Notícias

Tim Cook confirma que Apple está interessada no pagamento via celular

Pagamentos pelo iPhone

O que era especulação acaba de ganhar uma “quase” confirmação oficial. Na apresentação dos resultados do primeiro trimestre fiscal de 2014 (que começou em outubro, por mais estranho que possa parecer para alguns), Tim Cook respondeu perguntas de alguns acionistas referentes ao futuro da empresa. Uma delas era exatamente sobre pagamentos móveis, aqueles que usam o celular como uma carteira digital.

Surpreendentemente, Cook respondeu de forma direta, sem rodeios.

A área de pagamentos móveis em geral, é uma das quais estamos intrigados. Isso foi uma das ideias por trás do Touch ID. É uma grande oportunidade.

Cook praticamente confirmou que, com o leitor de digitais do iPhone 5s (e futuros modelos), há também a ideia de implementar a autorização de pagamentos de forma biométrica.

Resta saber quando isso entrará em vigor, principalmente no Brasil. Se a Apple pretende mesmo usar contas do iTunes para servir de “ponte”, a loja nacional precisará primeiro começar a cobrar em reais.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daniel Oliveira

    Muito bom. Agora a Apple precisa começar a dar mais atenção ao Brasil. Um mercado como o nosso não pode ser menosprezado. Não tem 1 bilhão de habitantes mas 200 milhões já é alguma coisa…

    • Carlos Eduardo

      O problema é que o público alvo da Apple no Brasil chega a uma pequena fração disso ou você realmente acredita que todos esses 200 milhões de brasileiros que você cita no seu comentário tem grana pra comprar um iPhone ou qualquer outro produto da Apple?

      Considerando que apenas 4% das famílias brasileiras ganha mais de R$ 6780,00 segundo pesquisa do datafolha feita em novembro de 2013 http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandocanzian/2014/01/1398643-o-role-do-brasil.shtml.

      Teoricamente, estes 4% são pessoas que poderiam ser o público alvo da Apple por conta da renda. Digo teoricamente e poderiam, porque esta renda refere-se a renda familiar e não a renda individual, logo é preciso chegar ao número de pessoas que teriam condições de comprar um produto da Apple e agora vai um chute, mas duvido que haja mais do que 200 ou 300 mil brasileiros que tem renda (mesmo que seja pra pagar parcelado no cartão de crédito ou no carnê) para serem clientes da Apple.

      Ou seja, o mercado da Apple no Brasil é absurdamente restrito e é justamente por isso que a Apple não se importa com o Brasil, mas paga pau pra China, por exemplo.

      • Bernardo

        Cara, eu moro no RJ, aqui tem meros 6 milhões de habitantes e tem muito iPhone. O único lugar que não se tem muito iPhone é na favela, mas na “parte baixa” é meio que a cada 10 pessoas 5 iphones, isso na zona sul, parte sul da zona norte e grande parte da oeste.

      • Danilo Vieira

        Concordo com você em partes, pois eu não possuo uma renda tão elevada como esta mencionada por você e mesmo assim quis ter os produtos da Apple e hoje tenho varias coisas na qual ajuntei dinheiro ou parcelei para comprar ex: MacBook Pro,iPhone 5s e iPad
        Mas também acredito que a Apple não esta focada no Brasil por ser um público pequeno no mercado e também muito brasileiros só possuem o iPhone por status, a maioria é jovens que querem se amostrar com seus iPhone 4, 4S no máximo um 5, mas na real eles não sabe todas as utilidades que o aparelho pode trazer.

        • Felipe

          Parei de ler em “ajuntei”

          • Jota

            Olá Felipe, boa tarde!

            Sempre aprendi que devemos ter muito cuidado ao criticarmos as pessoas por supostos erros da nossa língua portuguesa. Você quer coisa mais estranha do que a forma “eu compito”, primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo competir? Desculpe, mas a sua crítica ao colega Danilo Vieira, é infundada, já que o verbo ajuntar existe e ele o usou de forma correta. Da próxima vez, pesquise antes de criticar, ou você acaba “pagando um mico”. Grande abraço.

            Fontes: http://aulete.uol.com.br/ajuntar

            http://www.portalprudente.com.br/apostilas/Agente%20e%20Escriv%E3o%20-%20Pol%EDcia%20Federal%202004/Nossa%20L%EDngua%20Portuguesa%20%20Prof%20Pasquale.pdf

            (pág 64/65)

            • Nayara

              adorei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            • Jon

              Toma tonto…chupaaaa….kkkkkkkkkkkk

            • Diogenes

              por isso eu sempre afirmo:

              BDI é cultura galera! 😀

            • Rodrigo

              A pessoa faz questão de responder em cima do primeiro comentário da matéria (tendo assim mais ‘ibope’ no seu pensamento) e ainda dá dessas.. aiai esse é o país que vai sediar a copa… antes era uma pergunta mas agora já é afirmação

            • Danilo Vieira

              Acabei de ver no que meu comentário deu e só lamento Felipe em te dizer que estou certo.

              Boa noite, Jota
              Só tenho uma coisa para te falar: obrigado mesmo pela ajuda, foi bastante útil. Abraço!

            • Homer Simpson

              Jota, estranho mesmo é conjugar o verbo “Polir” no presente do indicativo! kkk
              A aula do “ajuntar” foi boa!

              Abraço!

          • Douglas

            Kkkkkkk vai tonto

          • Alex

            Eu me matava depois dessa, se fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

        • Vinicius Marques

          Eu particularmente discordo, já que os jovens tem mais disposição a instalar vários apps/tweaks em seus iPhones. A maioria dos adultos com iPhone só usam para mostrar que tem, usar o telefone, um pouco de internet, e-mail, redes sociais e nada de jogos de desempenho. Não são todos, mas pelo menos a maioria…

          • Danilo Vieira

            Então Vinicius eu sou jovem tenho 19 anos e gosto muito de tecnologia e sei que o iPhone/Mac e iPad me proporciona tudo que preciso nesta área, mas quando vou conversar com alguns jovens – não todos – muitos não sabem o que é o parallax, jailbreak, tweaks e etc…eles não sabem tudo o que o celular pode proporcionar as vezes porque não querem ou porque não tem interesse (isso também é relativo)
            Sei que tem muitos jovens como eu que é amante por tecnologia mas acho que o público adulto é maior.

      • Cesar

        Quanto será que esses 4% da população representam do PIB neh?!
        muito provavelmente eh um mercado interessante para a Apple

      • CarlosM

        Caro Carlos Eduardo,
        Você fez um comentário direto ao ponto!
        não adianta sermos 200 milhões se poucos e felizmente estamos entre estes poucos , podem ter produtos Apple.
        A muito leio posts de colegas aqui, questionando qdo teremos algo efetivo da Apple no BR, é facil, acho que vai demorar muito, bom pelo menos é meu feeling, é só ir a ZL de Sao Paulo e pegar o trem, que cabem cerca de 2000 pessoas, quantos destes usuários de cada trem tem iPhone? a resposta é… um ou outro..gato pingado.
        Bom, nao vou me alongar, mas… seu comentário matou a pau.

        abraço,
        CarlosM

        • Juan

          As vezes que eu pego a linha vermelha do metrô tem ate MUITOS que tem iphone viu? principalmente o 5 ahahahah

          • Pitter

            Tudo roubado da galera da Gávea e Leblon

  • Leandro S

    Beleza! Vamo que vamo Apple! Curti a ideia!

  • Daniel Oliveira

    Quando digo 1 bilhão de habitantes refiro-me a China.

  • Roney Cezario

    Será ótimo, novos recurso são sempre bem-vindos e vão facilitar a nossa vida.

  • Fabr

    Se o Siri, que ao que tudo indica já está pronto, não chegou até hoje, o que dirá do sistema de pagamento digital. Levará ANOS!!

  • Carlos Eduardo

    Estranho vai ser uns malucos usando outras partes do corpo que não os dedos pra confirmar o pagamento no iPhone, encostando o nariz por exemplo no sensor do iPhone.

    Brincadeiras a parte, quando isso se tornar realidade vai ser algo muuuuuuuito bacana. Só espero que a Apple não queira cobrar também 30% de comissão pela transação.

  • iBrunotnt

    Muito legal a pena é que no Brasil praticamente não vai ter, a Siri até hoje não tem em português e não há previsão, a Apple tinha que prestar mais atenção ao Brasil, como a Microsoft e a Google faz.

    • Danilo Vieira

      Era o que eu mais queria também!

      • CarlosM

        rapaz..eu adoraria que isto acontecesse !
        agora..dado a fatia de mercado e o tamanho do Business da Apple hoje no BR, acho dificil.

        Porque eu acho dificil ? trabalho com implementação de um sistema ERP global e as empresas que fazem o rollout de fora para o BR tomam como base para implementar ou não algumas funcionalidade ou mudar um template, justamente o tamanho do business ($$$$) se é expressivo, então liberam mudanças e features, se não é… então no way.

        bom..vamos torcer para eles ficarem mais populares agora com a primeira de outras AppRetail Stores que teremos.
        Mas já vejo que o custo Brasil não vai facilitar isto não ..kkkk

        abraço,
        CarlosM

  • Luis

    KKKKK Eu quero um cartão do BDICARD tbm, faltou somente Internacional, rs.

    • @nde

      Luis, o mais top ainda é que é bandeira dupla 🙂

  • Thiago Carioca

    Pagamento com Iphone no Brasil??
    Só na copa de 2030!!!

    • Carlos Eduardo

      Pois é, além disso quero ver os gringos que vierem com seus iPhones 5S para o Brasil durante a copa e descobrirem que não são compatíveis com o 4G daqui.

      • Bernardo

        Você fala isso com se fosse culpa do governo. Quem não quis lançar o iPhone compatível com todos os 4G, que nem o iPad Air foi a Apple.

        • CarlosM

          Nisso concordo contigo Bernardo.

          O pobre 4G Brasileiro não teve o iPhone funcionando antes por uma decisão da Apple, afinal, o iPad air e o mini novo já tem todas as bandas funcionando nestes modelos e por opção da Apple, não incluiu a mesma feature nos novos iPhones, dividindo-os por faixas, provavelmente por conta de abastecimento para cada mercado.

          CarlosM

        • Vinicius Marques

          A culpa é mais do governo do que da Apple. Se o 4G é um investimento para a copa e a maioria dos países usa a banda americana para o LTE, seria muito mais inteligente colocar uma 4G da mesma banda da maioria, certo? A Apple só está fazendo o que todas as fabricantes faz: restringir os modelos para um determinado mercado.
          A não ser que o brasil colocou outra banda só para o povo ter de comprar os iPhones por aqui e não no exterior, se não foi uma burrice mesmo deixarem a TV analógica funcionar numa frequência que seira perfeita para um 4G.

    • CarlosM

      Bom ..dado o histórico de vinda de copas para cá..teriamos isto pronto em 2078 … kk na proxima copa no Brasil.

      Há campo e interesse, porém acho que há mercados mais interessantes para a Apple, mercadores menores que o BR porém mais rentáveis.

      CarlosM

      • Mauricio Mendes

        A FIFA teria que ser muito sem noção para trazer outra copa p/ cá…

        • Gabriel

          É só a CBF molhar a mão do Blatter novamente, e esperar a rotação dos continentes. Quando chegar a vez da América do Sul, pronto.

  • Jean

    Ow ilex, posta a parte de trás do cartão do BDI com o código de segurança.

  • Bernardo

    mais um motivo que vai fazer os brasileiros trocarem seus iphones por outro que não podem usar totalmente

  • Marcelo Linhares

    Com a qualidade do nosso sinal… As filas seriam enormes no caixa, esperando completar o pagamento.
    Também ainda não consegui entender como isso funciona direito. Vai ser autenticado pela impressão digital? Polegar? E se alguém disser que não fez determinado pagamento?

  • Marcelo Linhares

    Outro dia uma médica foi presa com um monte de polegar falso, batendo o ponto para os colegas…

    • Sim, e tem gente que é preso também por clonar cartões de crédito.
      Só não entendi o que tem a ver o seu comentário com o artigo.

      O scanner digital nunca foi infalível, mas atualmente é o mais seguro. É muito mais difícil alguém clonar sua impressão digital sem você saber do que clonar seu cartão. No exemplo que você deu, todos os colegas eram corruptos e eles mesmos ajudaram a fazer moldes dos próprios dedos.

      • Marcelo Linhares

        Na verdade esse comentário é junto do outro logo acima (depois de postado não tem como mudar). Está apenas complementando a minha pergunta sobre como será o serviço e suas possíveis falhas.

        • Marcelo Linhares

          Complementando o primeiro post… a impressão digital é bem fálível, a maioria das superfícies que tocamos deixam nossas impressões marcadas e disponíveis para cópia. Uma vez copiada já era, vc não tem como mudá-las. A velha senha digitada, se alguém descobrir, a solução é cadastrar uma nova. A impressão digital como faz? Obviamente levanto a questão baseando-me que a solução seja dessa forma mais arcaica. Espero que tenhamos uma solução um passo a frente da senha digitada e não apenas uma solução que caminhe paralelo.

  • Luan Cruz

    Saudade de quando a apple estava na vanguarda 😐

    • André F. Pelegrini

      ?

  • André

    Uhuuuuu urubu!

  • Vimprio

    O nome ficaria “Apple Bank”, “Itunes Bank” ou “Jobs Bank”?

    De qualquer maneira… ficaria lega. 😛

  • gilmar

    BDICARD !!! quanta criatividade.

  • DudaRJ

    iLex, como faço para ter um BDICARD?
    kkkkk Adorei!!!

  • Elton

    Em Toronto tem banner da Apple pra tudo que é lado, várias lojas, todo mundo com iPhone na mão, mas todo mundo mesmo.
    Não tem comparação com o Brasil… quem diz que o Brasil é um mercado atrativo pra Apple não faz idéia do que está falando.
    Se nem a Siri temos aqui, imagine uma funcionalidade como esta.