Notícias

Apple pode estar testando uma solução própria para pagamentos com o celular

Pagamentos com o iPhone

Pagar compras com o próprio celular, sem precisar ter à mão a sua carteira ou um cartão de crédito, é algo que o mercado está correndo atrás já há alguns anos. Estudos estão sendo feitos e diversas tentativas já foram testadas (com ou sem o uso da tecnologia NFC), mas a verdade é que, até hoje, este tipo de pagamento ainda não se popularizou.

Muitos concordam que, se a Apple adotasse uma das soluções, viraria rapidamente padrão no mercado, devido a sua grande influência com o iPhone. Mas e se ela apresentasse uma solução própria de pagamento mobile?

Segundo o Wall Street Journal, a Apple está estudando profundamente uma solução de pagamentos no comércio em geral, usando iPhones como “carteira virtual”. E o pagamento seria feito através a mesma conta que usamos para comprar aplicativos na App Store, que já possuem um cartão de crédito associado.

A lógica é quase óbvia: a Apple já possui milhares de clientes cadastrados, com seus respectivos cartões de crédito. Usar isso para permitir que estes mesmos clientes façam compras em lojas e supermercados, usando apenas o iPhone, é um passo natural. E com a introdução do Touch ID, a segurança aumenta ainda mais, pois uma impressão digital é ainda mais segura que um código pin de 4 números.

O jornal diz que Eddy Cue, vice-presidente senior de Internet, Software e Serviços, já estaria se encontrando com algumas empresas para criar acordos que permitissem a implementação do serviço.

A Apple tem a faca e o queijo na mão para entrar neste mercado. Quem sabe ela já apresente algo a respeito na próxima WWDC, que acontecerá em junho?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • jefferson

    Também sempre achei que seria um passo natural e coerente, uma vez que possui milhares de clientes cadastrados com cartões associados a conta no itunes.
    Se isso acontecer, adeus carteira “cheia” de cartões…

  • Roney Cezario

    Seria tudo de bom, vamos aguardar.

  • Jonatas Pereira

    Isso faz falta demais…

  • Francis

    Muito bom, muito bom se isso acontecer.!!

  • Fábio

    Sinceramente preferiria uma solução descentralizada da Apple neste sentindo. Um app genérico e válido para diversas plataformas teria mais chance de se popularizar. Haja visto que IMHO as soluções facetime, iMessage, etc não são esse sucesso todo

    • Ocelo Filho

      Fábio, descordo de você. O iMessage, o FaceTime e o PassBook são sim soluções com muita importância e principalmente com muita usabilidade. Concordo com você que nem todo mundo usa, mas é lógico, nem todo mundo tem um iPhone e/ou iPad, mas a intenção da Apple é justamente essa, mostrar que tem o melhor dispositivo do mundo e controlar o mercado através de amarras atreladas a marca.
      De certa maneira, nós como consumidores podemos sair ganhando nessa brincadeira, pois assim ela incita as outras companhias de tecnologia a concorrer com ela, oferecendo soluções mais acessíveis a grande massa e para isso ela terá que ter diferenciais que a apple não trará. Nisso a apple buscará soluções para essa “vantagem” adquirida pelo mercado e virará uma guerra de evolução tecnológica e praticidade. Assim começou o ciclo e agora é só sentar e acompanhar as evoluções tecnológicas pra facilitarem mais a nossa vida e gerar um tanto quanto de segurança.

      • Allan

        As “amarras” que vc se refere foram a ruína da RIM e seu blackberry. Quando resolveram abrir já era tarde. O futuro está em soluções universais, o lojista antes tinha que ter uma máquina para Visa, outra pra master, outra pra Amex, dinners etc. A vantagem que a Apple tem hj é que as soluções universais como por exemplo o whatsapp funcionam melhor em seu sistema ( quem tem windows phone sabe que o whatsapp é bugado nesse sistema…) e criar um sistema de pagamentos exclusivo seria um tiro no pé na minha opinião…

  • Sakaisaurus

    Tenho usado (embora muito raramente) o tokpag do Itaú (http://blogdoiphone.com/2013/12/itau-tokpag/) e não tenho nenhuma reclamação a respeito. Quem sabe surja uma solução mais universal nesse estilo.

    • Taiolor Morais

      Concordo contigo! excelente aplicativo do Itaú. E tecnicamente falando poderíamos ter uma solução assim: iDispositivo se aproxima de receptor (usando tecnologia Apple iBeacon) que iniciaria um aplicativo nativo do iOS, para que o usuário confirmasse o valor, parcelas, etc usando o Touch Id ou senha App Store, que por sua vez já teria um cartão de crédito associado ou mesmo créditos (Gift cards).

  • AntaGomes

    Caminho natural, usuários agradecem..

  • Raphaela

    Seria lindo eu saindo apenas com o iPhone e um documento e comprando tudo. Espero que ao menos em suas lojas e revendas autorizadas isso ocorra logo!

  • Rogério Filho

    Para tanto a Apple terá que incluir/permitir o uso do Real BRL em sua loja caso contrário cada compra feita no Brasil custaria 6,38 % a mais de IOF !!!!!!!

    • Guten

      Pois é Rogério, nesse detalhe ninguém repara.
      E pior que o fato de permiti o Real não nos livra do IOF.

      Veja o caso do Steam. Está em Real e aceita cartões nacionais (e até boleto) e internacionais.
      Se vc usa os métodos nacionais, o processo é mais burocrático e a espera de confirmação é maior.
      Se usa o internacional, é instantâneo, mas virá junto com os 6,38% a mais.

      Se a Apple alterar seus processos para se igualar ao Steam, ainda teríamos que alterar os dados para cartões nacionais (ou a porção nacional dos internacionais) para escapar desse acréscimo.

  • M.Kodama

    Segurança é fundamental para isso dar certo. Torcendo para que essa nova forma de pagamento venha a se popularizar.

  • CaluTassi

    Tomara!!!
    Seria super útil!

  • Atailson

    A Apple e pioneira em inovacao, mas sinceramente nao vejo vantagem ou beneficio em utilizar um smartphone no lugar de um cartao de credito, visto que o tempo de transacao sera o mesmo e a cobranca seria neste mesmo cartao de credito. A unica vantagem seria a de nao precisar mais levar cartao de credito na carteira, mas pra mim isso nao significa incomodo algum.

  • Carlos Eduardo

    Tomara que a Apple não cobre 30% de comissão nas transações

  • Dalbert Batista

    Isso de certeza vai demorar muito nem gif Card. O Brasil tem esperando por esta solução a anos, pois se podres comprar um gif Card. Seria bom no Brasil e poder inserir o código no App Store brasileira, pena que até hoje não liberarão, agora imagina isso ae, seria uma maravilha mais tenho certeza que isso chegar no iphone 7 , só resta esperar

  • Mario Ueno

    Ansioso por esse dia! 😉

  • Jorge Mancuso

    Pensei que os vazamentos de informações da Apple haviam acabado;
    É por isso que a rapaziada fica ansiosa;
    A Apple devia distribuir remédios contra ansiedade junto com essas informações;

  • Jorge Mancuso

    Neguinho já esta pensando no iphone 7. e esquecendo de curtir o 5s
    Já estão pensando em Junho/2014 e esquecendo de viver o dia de hoje.
    Calma gente!