iOS

Com o Bloqueio de Ativação, o iOS impede que ladrões reutilizem iPhones e iPads roubados

Aclamada como uma das melhores novidades desde o iOS 7, a função Bloqueio de Ativação (Activation Lock) impede que se faça a ativação de qualquer aparelho com o sistema, sem que se introduza a senha do proprietário. Nós testamos a função e explicamos aqui como ela funciona.





Com ela configurada, ninguém conseguirá reativar seu aparelho a não ser que saiba a senha iCloud do proprietário, o que atinge diretamente o mercado negro de iPhones e iPads roubados.

Bloqueio de ativação

Ela funciona diretamente com a função Buscar Meu iPhone, que é normalmente configurada assim que você instala o sistema no aparelho. A partir do iOS 7, não é mais possível restaurar o aparelho sem antes desligar a função de localização no aparelho, o que exige a senha do iCloud.

Desativando o Buscar Meu iPhone

Neste caso, o que um ladrão que roubou o iPhone faria? Colocaria o aparelho em modo de Recuperação e pediria para o iTunes restaurar, apagando todos os dados e não precisando colocar senha nenhuma (todos os malandros experientes já sabem deste truque, não estamos revelando nenhuma novidade). Até o iOS 6 isso era o grande problema e a causa do grande interesse em roubos de iPhones e iPads. Mas agora, nem isso mais adianta, pois a Apple só ativa aparelhos que não estejam presos a uma conta iCloud.

Nós simulamos a situação de tentar reutilizar um iPhone encontrado. Formatamos nosso iPhone com a técnica mais comum de restauração de sistema, na tentativa de usá-lo como se fosse alguém que não era o real proprietário. Conseguimos instalar a última versão do iOS diretamente pelo iTunes e até chegamos aos primeiros passos, como configurar idioma e rede Wi-Fi, além de ativar com um cartão SIM. Porém, depois de todo este processo, a Apple exige que se introduza o usuário e senha da conta iCloud que estava cadastrada antes da restauração.

Foi impossível ativar a partir daí, apesar de todas as nossas tentativas. E o mais interessante é que, mesmo tendo apagado completamente todo o aparelho, a mensagem do dono ainda aparece ali, com um número de telefone para contato. Fantástico!

Bloqueio de Ativação

Como esta mensagem apareceu ali? Simulamos alguém que tinha perdido o telefone e tenha ativado no site iCloud.com a função “Modo Perdido”. Com ela, é possível fornecer um número de telefone e enviar uma mensagem para o aparelho que desapareceu, que será enviada mesmo que o sistema tenha sido completamente apagado. Antes, se você mandasse apagar o aparelho à distância, perdia toda a possibilidade de contato com seu iPhone; agora, felizmente, isso não acontece mais e a função ganha um real significado.

Bloqueio de Ativação

Com a mensagem e a forma de contatá-lo, resta a esperança da pessoa que encontrar (ou roubar e não conseguir vender) procurar você para devolver o aparelho. Ou, na pior das hipóteses, resta o consolo de que ninguém conseguirá usar o seu precioso desaparecido, o que pode desestimular muito a procura pelo roubo de iPhones e iPads.

É interessante destacar que não é necessário colocar o aparelho em “Modo Perdido” para que o sistema solicite a senha do iCloud ao restaurar. O recurso serve, no entanto, para você enviar uma mensagem ao aparelho, caso alguém o encontre.

A função Bloqueio de Ativação está disponível em todos os aparelhos (iPhones, iPads e iPods touch). Para ativar a função, basta ativar no aparelho o Buscar Meu iPhone (Ajustes > iCloud).

Cuidados ao comprar de estranhos

Com esta proteção extra, agora os cuidados em comprar aparelhos de estranhos devem triplicar. Já aparecem casos de usuários que compraram iPhones e iPads em sites como Mercado Livre e agora não conseguem reativar o aparelho e nem contatar o vendedor.

Por isso, não se deixe enganar: dispositivos muito baratos ou procedentes de pessoas que você não conhece podem deixar você com um lindo peso de papel que não servirá para nada. Não há maneiras alternativas de ativar o aparelho, nem com jailbreak e nem com IMEI, pois a ativação depende diretamente dos servidores da Apple e é independente do bloqueio ou não de operadora (são dois processos diferentes, como afirmamos no texto acima).

Problemas diversos

Claro que podem acontecer outros problemas que não estão associados à desonestidade de ninguém. No caso de falecimentos, em que o proprietário do aparelho não informou a ninguém a senha do iCloud, ou no caso da pessoa esquecer a senha e não ter mais acesso a ela. No primeiro caso, o ideal é contatar a Apple e tentar provar que a pessoa realmente faleceu, na tentativa deles desbloquearem o aparelho. No segundo, o jeito é tentar recuperar a senha esquecida e nunca, nunca perdê-la.

Ao revender seu iPhone, iPod ou iPad usado, lembre-se que você terá que ter o cuidado de desativar sua conta iCloud no aparelho antes de repassá-lo para o comprador, para que ele possa configurar sua própria conta e não ter problemas de ativação. Confira nosso tutorial para preparar seu dispositivo para a venda. ;)

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo