Dicas de iPhone e iPad

Dicas para gerenciar melhor a sua conta da Apple | ID Apple

Como funciona a conta da Apple que dá acesso a todos os serviços da empresa

O ID Apple é a identificação pessoal que faz o usuário ter acesso a todos os serviços da maçã. Sem ele não é possível, por exemplo, usar o iCloud, instalar aplicativos, usar o FaceTime, sincronizar suas senhas e nem descobrir a localização do seu aparelho caso você o perca.

Na verdade, não há razão para você não criar o seu, principalmente se quiser aproveitar ao máximo tudo o que o seu iPhone, iPad, Mac ou qualquer produto Apple possa lhe oferecer. Criar um ID Apple é grátis e bastante fácil.

Entenda melhor o que é o ID Apple e como é importante você ter um.





O que é um ID Apple?

ID é a sigla para “identity”, palavra em inglês que significa “identidade”. A Apple resolveu uniformizar a nomenclatura no mundo todo e adotou no Brasil o nome de ID Apple para a conta que dá acesso aos seus serviços. Em sites estrangeiros você poderá ver também chamado de Apple ID.

Quando você compra um produto da Apple, como um iPhone ou um computador, a primeira vez que você o liga, verá que será solicitado se você possui um ID Apple para se conectar. Se não tiver, pode criar um ali mesmo, na hora. Caso já tenha, basta informar seu e-mail cadastrado e senha secreta.

A mágica em tudo isso é que se você for usuário de longa data e estiver configurando um dispositivo novo, a conexão à sua conta ira trazer de volta todo o seu histórico de mensagens, notas, senhas, sites favoritos, contatos registrados e diversas configurações já existentes, poupando você de muito trabalho.

Se você tiver um backup na nuvem, poderá inclusive ter no novo dispositivo uma espécie de clone do seu antigo aparelho, como se você tivesse apenas mudado o hardware dele. A sincronização é feita para facilitar ao máximo a vida do usuário.

ID Apple no iPhone


Serviços ligados ao ID Apple

Quando você configura um iPhone, por exemplo, o sistema até permite que você possa não se conectar a nenhuma conta da Apple. Porém, isso irá limitar muita coisa que você pode fazer com o aparelho.

Para se ter uma ideia, você não poderá nem mesmo instalar apps nele, porque a única maneira de se instalar oficialmente aplicativos no iOS é através da App Store, que precisa de um ID Apple.

Eis os serviços que necessitam obrigatoriamente de um ID Apple para serem usados:

  • Lojas de aplicativos, músicas, filmes e livros: se você quiser baixar algum app, livro, alugar um filme ou ouvir o Apple Music, vai precisar estar conectado a uma conta da maçã.
  • iMessage: o serviço de mensagens gratuitas entre usuários da Apple só funciona com uma conta vinculada.
  • FaceTime: mesma coisa para fazer ligações por vídeo ou por áudio com outros usuários.
  • iCloud: a grande nuvem da Apple, que permite fazer backup de dados, configurações, senhas, notas e contatos, além de identificar a localização do aparelho em caso de perda, não funciona sem uma conta Apple.

Na prática, é quase inviável usar qualquer produto Apple em sua plenitude sem ter um ID. E não há razão para não ter um.

ID Apple no iPhone


Como criar um ID Apple

Para ter um ID Apple, você precisa ter um dispositivo da marca, pois a única maneira de criar um é através de um iPhone, um iPad, um Mac ou uma Apple TV.

No site iCloud.com até é possível criar um ID pelo navegador internet, mas ele será limitado a compartilhamentos de documentos dos aplicativos Pages, Numbers e Keynote para iCloud, além de um pequeno espaço de nuvem (1 GB) para registrar contatos, notas e poucos arquivos no iCloud Drive. Então o melhor é fazer pelo dispositivo mesmo.

Inclusive, há um limite de contas que podem ser criadas em um único dispositivo. É bastante comum usuários que compram iPhones usados nos procurarem porque não conseguem criar no aparelho uma nova conta. Nesses casos, leia este outro artigo que fizemos:





Protegendo seu ID Apple

A segurança do seu ID Apple é muito importante, pois ele dá acesso a todos os seus dados e informações guardados na nuvem. Por isso, é muito importante configurá-lo com uma senha forte e não deixar ninguém ter conhecimento dela.

Outra maneira de proteger sua conta é ativar a autenticação de dois fatores do ID Apple. Com isso, você só poderá conectar a conta em um aparelho quando receber um código de confirmação em um dispositivo de segurança.

Outros pontos muito importantes para não perder o acesso à sua conta é nunca esquecer a senha, ou não prestar atenção no momento de configurar as perguntas de segurança. Nós já falamos aqui no Blog de algumas dicas para você não cometer erros.


O que fazer antes de passar o iPhone/iPad para outra pessoa

Quando você for passar seu iPhone ou iPad para outra pessoa (seja porque vendeu o aparelho ou o presenteou para alguém), é muito importante que você desconecte seu ID Apple completamente, para que seus dados e informações pessoais não sejam expostos. Além disso, por causa do Bloqueio de Ativação, fica impossível restaurar um iPhone ou iPad que esteja bloqueado em uma conta do iCloud.

Por isso, fizemos um outro tutorial completo para estes casos:

Gostou do que leu? Há diversas outras dicas muito legais sobre iPhone e iPad aqui no blog, todas organizadas em nossa seção de Dicas de iPhone. Confira!
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close