AppleNotícias

Não é rumor: Inauguração da Apple Store do Rio pode atrasar por falta de pessoal qualificado

Apple no Rio

Parece repetição de uma notícia que demos em primeira mão há exatamente 7 meses, mas infelizmente não é. A Apple continua com uma dificuldade enorme em encontrar empregados qualificados para trabalharem em sua loja do Rio, o que pode atrasar ainda mais a grande inauguração. O Blog do iPhone obteve informações internas que vão ao encontro com alguns boatos divulgados nesta segunda-feira.

O site americano 9to5mac divulgou que a loja brasileira poderia ser inaugurada só em março de 2014 e que a Apple estaria preparando funcionários americanos para passarem um semestre no Rio para ajudar nas vendas e ensinar os brasileiros o “jeito Apple” de vender.

Isso vai ao encontro com as informações que recebemos em outubro, que afirmam que a Apple ainda está procurando intensamente profissionais mais qualificados para a nova loja. Foi inclusive cogitada a ideia de se fazer anúncios em revistas direcionadas ao público da Maçã, mas a verba atual da empresa para ações de marketing para a loja está bastante limitada.

As razões para isso nós já discutimos no outro artigo: muitas exigências para um salário que talvez não atraia bons profissionais. A maioria dos candidatos ou não conhece nada da Apple ou então não fala inglês fluentemente, dois requisitos que a empresa não abre mão. Ao mesmo tempo, está cada vez mais difícil arranjar bons vendedores no Brasil e quem trabalha no varejo sabe disso.

Com isso, a notícia de que a abertura seria adiada para março faz todo o sentido. Mesmo que a Apple nunca tenha confirmado nenhuma data oficial, alguns sites apostavam na data do dia 7 de dezembro. Com isso, o lançamento do iPhone 5s/5c no país (que todos acreditavam que aconteceria junto com a inauguração da loja), fica com data ainda indefinida. Pode acontecer antes ou depois.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vinicius Vieitas

    Brasil…

  • Giuliano

    Não adianta com esses salários não vão conseguir ninguém mesmo.

    • Pkadmus

      Um profissional de vendas não trabalha por menos de 4mil Dilmas

      • Alexandre Magno

        A apple está sofrendo na pele o que todos os empresários cariocas já conhecem de perto: Total falta de mão de obra qualificada para o comércio de varejo. Quem é carioca sabe o quão ruím é o nível de atendimento ao público por aqui, desde padarias, restaurantes, lojas de rua ou atrações turísticas. Isso faz com que o custo por um bom funcionário, fique fora da curva de mercado.

        • Alexandre Magno

          Provavelmente encontrarão a solução ” importando ” do interior de SP ou de qualquer lugar no sul do país. Gente educada e competente que já falam 2a língua por questões imigratórias, e que aceitariam 4k para entregar mercadorias sorrindo, pois nínguém entra numa a-store para ser convencido de nada, certo?! 😉

          • Fernando

            Amigo você esta sendo injusto com suas palavra , e concerteza não e carioca
            Olha bem aqui sim tem ótimos profissionais no varejo , você deve ser um tremendo empresário chupa- sangue que so visa você .
            Me desculpa mas você não sabe o quando há aqui ótimos profissionais

            • Joao

              COM CERTEZA, você não sabe o QUANTO é importante um profissional saber escrever corretamente.

            • João Bezerra

              Como alguém que mal sabe escrever direito consegue julgar QUALQUER COISA?

            • Luis Eduardo

              Na boa, sou do Rio, mas o atendimento carioca é péssimo. Gente mal educada, mal humorada, que te olha como se vc fosse um idiota que precisa ser passado pra trás ou ignorado.

          • Fernando

            Meu amigo no mínimo você deve ser empresário chupa – sangue que paga mal !
            Aqui tem sim ótimos profissionais , e péssimos empresários de so visão seus direitos

            • MICHEL

              MY EYES… MY EYES!

          • Overlord

            “Provavelmente encontrarão a solução ” importando ” do interior de SP ou de qualquer lugar no sul do país”

            Besteira.

            Gente bem preparada existe em qualquer lugar do Brasil.

          • Msssouza

            É imssionante como a paulistada tem uma eterna inveja do Rio…. Não adianta, a primeira loja da Apple no Brasil vai ser no Rio e pronto!!! Podem tentar queimar o filme, mas a referência do que ainda há de bom no Brasil, está no Rio….

        • carlos

          Moro no Rio e, com certeza absoluta, cidade maravilhosa, acolhedora e carioca sorridente só em propaganda de político na TV. Obviamente que existem as exceções que não são poucas, mas nem de longe lembram as das propagandas.

    • Kaio Cesar

      Com certeza!

    • Fernando marques

      Eu trabalho sem problemas pelo o salário inicial, já trabalho numa grande empresa no Brasil e o meu atendimento eu tiraria de letra, porem não sei inglês, então se eles querem alguém que saiba inglês tem que pagar mais por isso, pelo o que eu to vendo eles estão querendo um super funcionário pelo um preço de um funcionário normal, eles tem que escolher ou paga mais para esses super funcionário, ou abre mão dessa regra e paga curso de inglês já que a apple deseja tanto !

    • Roberto

      Querem funcionários bilingues e que sejam experts na maça e o mais descabido é que os empresários querem pagar esses funcionários com bananas! Aí realmente não vão conseguir ninguém mesmo.

    • Copeta

      Principalmente no padrão Apple de qualidade. No Brasil.

    • Pkadmus

      Pensei que o requisito básico era só ter lido o Livro do Jobs.

  • Pkadmus

    Ter que falar inglês fluentemente é golpe baixo!

    • Ricardo

      Falar inglês hoje é o MÍNIMO que se espera de alguém que quer ganhar 4k.
      O povo que é VAGABUNDO e não estuda, internet pra auxiliar, cheio de coisa pra ajudar e nego quer só sombra e agua fresca.

      Vc viaja pra França sem saber francês, seu iPhone estraga e vc quer ir na Apple Store trocar mas não sabe falar com o cara, vai usar que idioma? Mandarin?

      • denys

        Ricardo… muitas lojas na europa principalmente, França e Espanha são poucos funcionarias que falam ingles. Em lojas da apple pode ser q todos falem. Franceses principalmente odeiam ingles. 4k está ótimo para 6h de trabalho e mais os bonus e benefícios.

        • Ricardo

          Não falo de vendedores “comuns”, falo de vendedores da Apple.

          A Apple é internacional, inclusive na garantia!

          -> Isso é choramingo de nego vadio que não estuda… <-

          Como um estrangeiro vai ser atendido em uma loja fora do país de origem?
          Tente falar português em uma Apple Store na Rússia..
          Tente falar russo em uma Apple Store Brasileira..
          Tente ser atendido em inglês em QUALQUER APPLE STORE DO MUNDO.

          Entenderam ou precisa de desenho?

          • Eduardo

            Eu entendi e concordo com sua argumentação.
            So nao concordo com a grosseria e o discurso altivo de um pseudo-intelectual tentando desprezar os menos instruídos.

            Nada mais inferior que gente que se sente superior.

            • iFumachi

              Só para descontrair:

              Nos EUA até mendigo fala inglês!

              8p

              Kkkkkk

          • Alan Tavares

            Discordo parcilamente. Inglês hoje em dia é realmente indispensável em qualquer área. Mas como vc mesmo disse, se vou na França e não sei falar francês, como vou querer trocar meu iPhone? E pq diabos vem um estrangeiro aqui e não fala português? São vadios também?

          • Frederico

            Você é o sujeito mais imbecil que eu já vi comentando por aqui. Parabéns!

          • Alex Borges

            Sua lógica é perfeita, porém posso te garantir, por experiência própria, que pelo menos nas Apple Stores de Roma (ITA), apenas uma pequena parte comunica-se em inglês. E não duvido que na França não ocorra a mesma coisa. Outra coisa: acho pouco provável que algum estrangeiro sinta-se entusiasmado a adquirir o iPhone mais caro do mundo ou outros produtos Apple aqui no Brasil.

        • Paulo

          Franceses podem até odiar inglês. Mas falaram perfeitamente e te atendem com um sorriso no rosto. Aliás, no meio da rua mesmo, cansei de receber ajuda em inglês, sem ter que pedir nada. É mais um boato que o pessoal espalha pela internet.

          • Luis Eduardo

            Pois é… mesma coisa na Alemanha, sem falar que TODOS os países nórdicos já tem o inglês como segunda língua (aprendido na escola comum, não em cursos)

        • Junior

          Ops… Acho que não, moro na França e posso te afirmar que se vc for em qualquer Apple Store por aqui todos falam inglês e outra isso é clichê de achar que Francês não gosta de inglês

          • Mario

            Verdade. Fui pra França, todo cuidadoso tentando falar em francês ou espanhol, com medo da reação dos franceses baseado em tudo o que me falaram sobre eles odiarem quando você fala em inglês com eles e em quase todos os lugares, de restaurante ao metrô, tentava falar em ouro idioma e as pessoas já puxavam pro inglês pra me responder.

      • Ramon Dias

        Concordo com você!

      • pkadmus

        Ricardo, é fácil falar que é o Mínimo falar “os inglês” escrevendo errado o “Portuga”, o Mínimo é escrever o português certo.
        A quinta série mandou “Lembranças”.
        Não é escrevendo em Blog que você vai mudar o Brasil.

      • Andre

        Fui na França tive e tive o prazer de conhecer a Apple Store (Paris) e tem vendedores falando PT-BR e muitos outros PT-PT :-).

        Experiência própria e´um MITO dizer que na França não se fala inglês. Na Galeries Lafayette e na Avenue des Champs-Élysées e nos demais pontos turísticos o que menos se ouve é o Frances !

        Fica a dica: na Apple Store – Paris você pode ser atendido SIM por um Brasileiro ou Português 🙂

  • Alexandre

    Pelo tanto de amigos que eu já convenci a trocar PC por Mac e android por iOS, eles deviam me contratar como gerente hahaha

  • Puding

    E quanto é o salário? Se é o mesmo nível do mercado, pode desistir que nunca vai achar pessoas desse nível.

  • Pedro

    Abre a mão que consegue …..

  • Raphael Oliveira

    O salário é um lixo para as qualificações lá em cima.

    O povo brasileiro não é burro Apple. Eu mesmo, trabalharia sim na Apple, mas não por menos de 4,5 mil. Quer alguém por menos que isso?? Tá pensando que aqui é a China?

    • Mario

      Hehehehe você trabalharia por 4,5 mil mas não por 4 mil que é o que a Apple ta oferecendo?

  • Rodrigo

    Ai spiqui ingrigii veri uel… mas num fui selecionado… e como não entendo de produtos da maça? Tenho um pomar no quintal de casa com muitas macieiras… vai entender… quem eles querem?

    • Philippe

      Como entrou em contato com eles?

  • Juliano Bazzi

    Isso só aumenta ainda mais a chance do iPhone 5S ser lançado no dia 15 de novembro aqui no Brasil? Ou é apenas um rumor falso?

    • Não existe “rumor falso”. Existem aqueles que se concretizam e aqueles que não.
      É um rumor. Ponto. 😉

      • Juliano Bazzi

        Eu estou confiando nesse rumor..
        Vou esperar mais essas semanas pra comprar o iPhone 5S brasileiro compatível com o 4G e garantia local (mesmo sabendo que o 4G só vai chegar na minha cidade daqui uns anos).
        Quem sabe ele também não chega com um preço mais agradável do que o comercializado em minha cidade (algo por volta de 3 mil reais).

  • Dhiego Lucio

    pra ser sincero, saber falar inglês deveria ser básico…..

    • Jeff

      se vc morar no USA sim…

      • Diógenes

        kkkkkkkkk
        muito boa!

  • Philippe

    iLex.

    Vc tem ideia do salário?
    Como faz pra entrar em contato?

    abç!

    • Me

      Se vc não sabe, não deveria nem tentar.

  • Champloni

    A Apple que desculpe, mas a questão aqui não é culpa do Brasil, mas sim por conta de salários. Eu trabalho em Vendas, sou apaixonado pela marca da Maça há quase 10 anos, sempre recebo solicitação de ajuda de vários amigos, o que comprova meu conhecimento, mas não iria trabalhar por menos do que ganho hoje, só pelo prazer de trabalhar com a tecnologia que gosto. Além disso, trabalho em outro ramo de de vendas…

    • Champloni

      Só um outro detalhe: Eu falo 3 idiomas, além do Português, então isso também não seria problema.

      • Jeff

        Nossa que chic, se candidata no the voice brasil.. kkkk

        • Ederson

          kkkkk…ri muito agora Jeff.

    • Rakdos

      Ensinar a reiniciar o aparelho, apagar os recados de voz e colocar senha não significa que você tem um profundo conhecimento sobre o funcionamento do aparelho…

  • John doe

    Fiquei sabendo que o Joel Santana só não ficou com a vaga por não ter conhecimentos avançados em informática, porque no inglês ele gabritou!

    Se a Apple pagasse uns 5-6mil eu até pensava em trabalhar na Genius Bar, mesmo assim pensaria, porque imagina o que deve ser aguentar esse povo brasileiro e suas perguntas cabeludas!

    “Como instalo o Android nele?”
    “Onde liga o tal do blututi?”
    “Como desliga o telefone?”
    “Como apaga as chamadas?”

    • Adriano

      Boa!kkkkkkkkk

  • art

    Se o Custo Brasil gera lucro maior (além dos impostos), que o salário também seja maior que lá fora.

    • Floydbh

      TAE… Entendeu a xarada! Custo de vida!
      O problema é que o custo de vida no Brasil é exarcebadamente alto! E multinacionais não aceitam pagar para funcionários Brasileiros, valores muito maiores que seus funcionários norte-americanos (neste caso).

      Isso não é Apple, é Brasil!
      Vide caso ps4, onde eles justificam os altos valores pelos impostos! Se são sinceros não sei! Mas que no Brasil tudo gera em função de impostos colossais e NENHUMA multinacional aceita…. ISSO É!

      • iFumachi

        Mas é compreensível, pois um povo que paga R$ 80k num carro que vale US$ 15k e acha caro fazer engenharia por R$500,00 por mês deve-se esperar oq?

        • Rodrigo

          Você está completamente correto , um dos poucos posts que li e vejo que é assim mesmo , dinheiro pra farra e diversão , carro do ano em 60x , e nada de aumentar o nível intelectual. Como esperar um país gigante como o nosso com as riquezas que tem , se a grande maioria não se profissionaliza corretamente , seja uma potência em algo. Isso me remete a uma frase que vi em algum lugar falando :
          “O BRASIL É O PAÍS DO FUTURO , POIS TUDO AQUI FICA SEMPRE PARA DEPOIS”

  • Allegri

    Também acho que é mais um problema de salário!

    Também sou poliglota e me interessou muito quando surgiram os rumores…

    Independentemente de ser no Rio, pois esperaria a de São Paulo, o que me fez desistir foi o baixo salário!

    Prefiro ganhar mal onde estou que, mesmo sendo “ruim”, é bem melhor do que vi que seria na Maçã mordida

  • Guilherme

    Se candidata vc a vaga Ilex

  • Wagner

    Jeito apple de vender???? Ja estive em apples store em miami, orlando, paris e roma e em nenhuma dessas o atendimento foi nada especial com um “jeito apple” de vendas….

    • Rodrigo

      Eu também , muito pelo contrário , funcionários muitas vezes parece que é o TIM. Especialmente a de NY.

      • Me

        A Apple que no Rio seja especial. Pense grande. Não arranje desculpas.

      • Rodrigão

        Concordo plenamente, xará. Já comprei tanto na Apple Store do SoHo quanto na da Quinta Avenida, e em ambas o atendimento é bem comunzinho, impessoal e nada simpático, não vi nada de diferenciado… Puro mito. Em outras lojas comuns de NYC mesmo, eram mais amistosos.

        E quanto ao tema do post, faço coro com o que muitos já disseram: um profissional de vendas com todas essas qualificações que eles exigem, no Brasil, custa bem mais caro do que eles estão dispostos a pagar. Vai ser difícil mesmo, especialmente que fale inglês fluente (quem fale inglês fluente de verdade ainda é luxo no Brasil, mesmo em cargos de nível superior, imagine para vendedor). Vai ser difícil equacionar isso. Creio que vendedor de loja que fale inglês fluente, no Brasil, você só encontre em lojas de altíssimas grifes, como Vuitton, por exemplo.

  • Welson

    Partilho do colega acima. Não vi nada de especial nas vendas na Apple de NY. Os caras simplesmente perguntam o que vc quer (e se é que podem te vender por vc ser brasileiro…aquela famosa enrolacao que não vai funcionar aqui, etc, etc), dai passam o seu cartão no iphone e já era. Um deles até ficou meio bravo porque eu fiz ele tirar da caixa e abrir/ligar o aparelho. Na boa, nada de especial no famoso “momento mágico da venda”. A verdade é uma só (o que eles pensam): eu tenho o que vc quer, não vou lhe dar desconto e ainda preciso ver se posso lhe vender meu produto (pq você é do Brasil). É só tirar pedido mesmo…

  • Tarlan Brunet

    Não é a toa que eles tem aumentado os preços dos seus produtos por aqui. Suponho que por dois motivos, piso para a exigência dos brasileiros de R$ 5.000,00 e para aumentar o caixa para Marketing, Só uma suposição, perdoem-me e corrijam-me se eu estiver errado!

  • Dalbert Batista

    Se agente para o iphone mas caro do mundo ?

    então nada mas do que junto pagar mas alto para seus funcionário !

    Mas queria poder fazer um teste assim quero saber como e a metodologia de trabalha da apple !!!

    • Paschoal

      Primeiro você precisa aprender a língua portuguesa, meu caro !

      • Caio

        huahuahuahua

      • Cesar

        Hahahahaha, é que é secreto o português dele, tipo um 007…

      • Jean Medeiros

        E fazer um curso de digitação básica . Kkkkk

    • Marcos

      Nusss, não entendi lhufas.

  • Ricardo

    Opa, para onde mando curriculo?

    • Marcelim

      pra apple…

  • Ciro

    Isso eu não consigo entender…há uns 2 anos ou mais, um brasileiro foi contratado pela Apple para trabalhar em Cupertino com programação. Esse mesmo brasileiro admitiu na época que não falava inglês, mas que se adaptaria a nova empresa/cultura.
    Agora, para se trabalhar numa Apple Store no Brasil, a Apple exige inglês fluente dos funcionários?
    Atitude estranha.

    • Guilherme

      Concordo, Ciro. Vi também a história do brasileiro contratado pela Apple sem o inglês totalmente fluente. Apesar de achar que o inglês deve ser básico para o mercado de trabalho hoje, acho que a empresa também deve olhar para o país e suas condições, afinal do que adianta exigir muito se não vão conseguir preencher as vagas por falta de qualificação?

  • Cristiano

    4k de salário é muito pouco, considere os impostos como o INSS e IRPF, quanto sobra? Se você possui um filho em uma escola decente, só de mensalidade escolar, material e uniforme já se foram 1k. Sobrou para o profissional viver menos de 2k. Quantos você gastam com supermercado, vestuário, lazer e saúde?

    • iFumachi

      Desculpe, mas escola decente não existe por menos de R$2k, na minha humilde opinião!

    • Alexandre

      Simples, matricule o pimpolho numa escola pública.

  • Mateus Miranda

    Não é que no Brasil falte gente qualificada. Isso nós temos. Contudo, também temos melhores ofertas do que a oferecida pela Apple no que tange à remuneração. Prova disso era (é?) a busca por um gerente no nível que eles queriam. Até encontraram gente capaz de gerir a loja, mas ninguém capaz de oferecer os serviços exigidos pela merreca oferecida.

  • Thiago

    Eu tenho 30 anos e desde que me entendo por gente sempre sou e de que no mercado de trabalho falar ingles é um diferencial. Super normal uma empresa americana pedir para os funcionarios falarem a lingua nativa da empresa. Sobre salario, eu trablharia ate por menos pq sei que dedicação e interesse sempre geram beneficios, promocoes e aumento de salario. Agora se nao quer trabalhar ai sao outros quinhentos. Nao me candidado pq estou satisfeito c meu atual emprego. Mas se tivesse q arrumar outro, me candidataria.

  • iJunior

    Acho que se pedissem “noção de inglês” ou um “inglês intermediário” e depois investissem no funcionário, o retorno seria muito melhor. Venhamos é convenhamos, você mora em um país onde a sua língua oficial não é o inglês, não tem muitas pessoas que dominam e falam fluentemente o idioma, mesmo com a internet o máximo que você terá é conhecimento. A fluência vem com a prática, se possível, diária e isso é muito difícil por aqui. Mesmo os fluentes, em sua maioria, penam para que saia um inglês “arroz com feijão”, de vez em quando, devido à falta de prática. Hey Apple, afrouxa um pouco que você poderá conseguir ótimos funcionários que só estão esperando a oportunidade de mostrarem o seu potencial! 😉

  • WPICCOLI

    Trabalho numa multi americana, e o meu inglês é intermediário, mas não “fluente”. Comunico-me numa boa com os americanos, melhor ainda com colegas europeus que não são tem o inglês como língua materna. Participo de treinamentos, reuniões por videoconferência e não creio que deixe passar algum ponto da mensagem, talvez fique boiando um pouco nas gírias e expressões, mas o Google tá aí pra isto! . Acho que a Apple está mal assessorada em RH, exigência tal é apertar muito o funil e mesmo tendo o grande atrativo de ser uma empresa lendária e que muitos gostariam estampar nos seus currículos passagem por lá, o perfil que eles buscam nunca seria igual ao que eles possuem nos States. Lá é o funcionário médio, que tem ótimos conhecimentos do produto, mas não precisam falar outra língua, vejam só! E não creio que os poucos brasileiros que trabalham lá veem como grande atrativo voltar ao Brasil, ainda depois de tudo que conquistaram (barreiras culturais e sociais). É igual aquela anedota do anúncio contratando estagiários com experiência! Portanto, ou a Apple se conforma em aceitar o pessoal com menor domínio do inglês em prol do expertise técnico, que é o que interessa ao público-alvo das suas lojas, ou aumenta a oferta do salário oferecido e o Inglês se desenvolve quando o funcionário é estimulado pra isto. Aí quem sabe até voltam os brasileiros, vejo até americanos querendo a falar português! Hehehe. Afinal Apple, quem é que não queria trabalhar com vocês? É só ceder um tantinho… ah, e já fecha acordo com as operadoras de cartão de crédito, brasileiro adora comprar parcelado à ver de vista! Ehhehe.

  • Bussade

    O salário é muito baixo para morar em uma cidade cara como Rio de Janeiro e de difícil adaptação para quem não conhece (medo mesmo, não por falta de motivo!).

    Conheço gerente de loja especializada em Apple que não foi por esse motivo apenas. Fluente em inglês, entende e é fã da Apple; não aceitou por questões financeiras que não compensariam toda mudança.

  • Luís Felipe

    Putz eu estaria perfeito para o trabalho falo inglês e adoro incondicionalmente a apple isso mesmo incondicionalmente #ateu (sem falatório tá!) e estaria tudo perfeito o único problema e que eu sou menor de 18 já tentei emprego com a Iplace da minha cidade e disseram que quando eu fizer 18 posso procurá-los pois preencho todas as exigências. #droga

  • Rachel

    Olha, acho q vou largar meu emprego e virar vendedor, viu?
    Porque vcs tao ganhando muito bem pra reclamar dos 4k da Apple.
    Eu tenho ingles e espanhol fluente + alemão e francês básicos, faculdade e duas Pós… e ganho menos que isso dai como jornalista (assim como 90% dos meus colegas de profissão).

    • Mark

      Está ganhando muito pouco ou na profissão errada… menos que 10 mil com seu currículo é perda de tempo.. ou jornalista está ganhando menos que auxiliar de serviços gerais no meu trabalho ( exigência, inglês e segundo grau)

    • Mark

      Inglês hoje no mercado equivale a alfabetizado a 20 anos atrás… até auxiliar de serviços geais aonde trabalho precisa ter inglês… (multinacional do ramo de combustíveis), qualquer coisa acima disso precisa no mínimo de formação universitária ( por exemplo, auxiliar administrativo).

      Em contra partida, ambas as funções são mais bem remuneradas que balconista da Apple…

    • Bragante

      Raquel, assim como mais de 95% da população brasileira.

  • Figueiredo

    Sou TI e fluente em inglês e espanhol.
    Estava procurando mudar de ares. Fiz a pre seleção da Apple. Tranquilo. Mas atualmente, ganho 3 vezes e meio o que a Apple me ofereceu…
    Apesar de applemaniaco, tô fora!

    • Renato Faria

      Se veio só postar o seu currículo e salário pretendido era melhor ter acessado a Catho 😉

      • Willian

        Uhauahauahauahauaj

    • Max john

      Como fez pra conseguir a entrevista ou chegar a uma seleção?

  • Felipe

    To vendo o pessoal falar nos comentários ai..
    Realmente vocês acham que falar inglês é ter qualificação alta? Hoje inglês é a língua universal, QUALQUER multinacional que você trabalhar vai te cobrar isso..

  • Alex iPilot

    A Apple tem razão quanto ao inglês… É uma vergonha ver os atendentes do McDonalds caindo na risada e tentando falar inglês com turistas… 🙁

    • Rodrigão

      Só uma cabeça de colonizado pra achar que isso é motivo de vergonha.

    • Marcelim

      Exigir inglês de chapeiro do Mac Donald’s, que ganha salario minimo + lanche no local de trabalho?
      Você deveria estar escrevendo pro Praça é Nossa

  • A Apple se adptando bem ao Brasil: muita exigência para pouco salário!

  • Juda Benhur

    Sou frequente frequentador das lojas de Ginza e Shibuya, em Tokyo. Posso afirmar categoricamente que os japoneses que lá trabalham não falam inglês com fluência, pelo contrário, falam o “inglês nipônico”, com vícios de pronúncia que só outro japonês entende. Mas sim, há poucos que conseguem fluir um inglês perfeito, porém não todos. O salário deles não chega a 3k doletas. Então, o que pesa mesmo no Brasil é o custo de ter empregados devidamente registrados e a ilusória perspectiva de que uma grande companhia seja obrigada a pagar um grande salário.

  • Rafael Pinheiro

    Minha humilde opinião: Eu tenho inglês fluente e conheço muito bem os produtos apple. Para falar inglês fluente, eu investi muito tempo e dinheiro. Para conhecer os produtos apple muito bem, também fiz muito investimento, principalmente de tempo. Eu respeito quem pensa ao contrário, mas sou da opinião que quem quiser minhas qualificações a sua diaposição, tem que pagar bem por elas, pois elas não foram obtidas de graça. Viver com R$4.000,00 em uma cidade como o Rio de Janeiro não pode ser chamado de vida, mas de subsistência. Qualquer kitnet no RJ é quase R$2.000,00, fora os diversos outros custos de vida.

    Se a Apple quer abrir uma loja no Brasil e ainda por cima na cidade mais cartão postal do Brasil, tem que cair na real que o custo é alto pois os melhores profissionais são disputados! Sorry!

  • Pedro

    A maioria dos que falam que “inglês é básico” certamente não conseguiriam ser selecionados…. uma coisa é fazer um curso e ter um pedaço de papel… outra é ser fluente.

  • Marccus Ph

    Nooh … que grilo hein !?

  • Marcelo Augusto

    Profissionais de vendas estão espalhados aos montes por todo o Brasil, mas vocês já pararam para se perguntar o porquê existem tantos desses profissionais?
    Eu digo profissionais de vendas e não vendedores!

    Não estou dizendo que acontece em todos os casos, mas em sua maioria, a iniciação da pessoa na área de vendas não requer muito estudo e conhecimento específico, logo, o cara vai se tornando o melhor naquilo que vai fazendo aprendendo enquanto trabalha, não enquanto estuda para aquilo.
    Ele vai se aperfeiçoando na prática e muitas vezes em palestras e cursos motivacionais.

    Ou seja, ele já está no ramo, essa prossição não exigiu dele um estudo mais aprofundado, e querem que ele faça inglês pelo simples fato de algum dia ele vir a precisar?

    É complicado, eu acho que a Apple deveria exigir um profissonal de frente de loja com fluência em inglês e o restante com conhecimentos somente no produto, e nesse ultimo caso existem aos montes. É um caso de revisão de conceitos.

    • André Pelegrini

      Quando li sua argumentação até concordei de início, mas aí surgiram dois fatores que me fizeram entender a sanha da Apple em não abrir mão desses requisitos na contratação:

      1º – Uma Apple Store é um loja internacional independentemente do local no qual esteja instalada. Seja no Rio, Barcelona, NY, Londres, Cingapura, Shangai não importa se você é nativo ou turista o atendimento é pensado para o cliente Apple. Só esse fator é forte o suficiente para se exigir a padronização da qualidade de atendimento bem como o domínio de uma língua franca, possivelmente utilizada em qualquer lugar do mundo.

      2º – Isso nos leva ao segundo fator, o Rio de Janeiro é sim uma escolha acertada, basta perguntar a qualquer americano médio, ou cidadão médio de qualquer lugar do mundo, sobre a capital do Brasil, a resposta em 90% dos casos é Rio de Janeiro. É nessa visão de mundo que a Apple aposta a visibilidade dela, tal qual um Mcdonalds ou Coca-cola, não importa onde esteja ou de que pais seja, se vc quer comprar um produto deles, vai comprar na maior facilidade.

  • Rafael

    Faço parte do processo seletivo, desde Maio passando por etapas. Existe muito rumor sobre tudo, nunca a Apple procurou gerente no Brasil, a mesma veio de Barcelona. Já pediram minha documentação para contratação, mas ainda não sei salário, muito menos data de início das atividades.

  • Sam

    Não é de se estranhar.

    A gde maioria de redes americanas como McDonald’s e Apple pagam MUUUIIITTOOO mal o pessoal ao redor do mundo. Americano adora ganhar vantagem e exigem demais dos funcionários pois eles trabalham com marketing e imagem e a imagem dos funcionários Apple devem ser de pessoas extremamente felizes e satisfeitas. Pure illusion…

  • Robson

    Na Apple Store só se vende iPhone? :/

    • Alexandre

      deve ter umas Tekpix lá também

      • Robson

        Amigo, você não entendeu meu sarcasmo: Em alguns comentários, alguns disseram que parte do quesito para contratação seria ter uma certa habilidade com os produtos da Apple, e muitos camaradas diziam ‘serem especialistas’ em iPhone e iPad, e por isso clama aquela minha ‘careta’ no final da pergunta: Na Apple Store só se vende iPhone? :/ :/ :/ :/

  • Renan Bocalon

    Infelizmente no Brasil, teria que acontecer algo desse tipo !
    Mas no meu ponto de vista, para quem quer trabalhar como funcionário da Apple tem que gostar e não apenas pensar no salário, se você gosta trabalhe se não gosta não trabalhe ! A ganância é um dos principais defeito do brasileiro !

  • RodrigoS

    Vocês que me perdoem mas a Apple que se dane!

    A questão do inglês fluente seria fácil de resolver: contratasse os vendedores com 4 meses de antecedência e os enviasse para os EUA para um curso de Inglês imersivo, e de quebra ainda poderiam ser capacitados in loco nas lojas da Apple.

    Mas o problema da Apple com sua lojinha é o mesmo de sempre no Brasil — sei perfeitamente disso, pois já vivi na pele — as empresas daqui querem profissional “pronto” a preço de banana!

    Acordem! Não tem mão-de-obra qualificada como vocês querem na quantidade que vocês querem no Brasil.

    Tem que arregaçar as mangas e investir em capacitação do funcionário ao invés de ficar de mimimi, espertos.

  • Diego

    Se me pagarem 5mil eu aceito, saio de SC e moro no Rio, mas é uma pena que profissionais qualificados trilingues não sejam valorizados..

  • jair

    O site americano 9to5mac, em momento algum fala que a Apple nao esta encontrando pessoas qualificadas aqui no Brasil para sua Loja, fala somente que os funcionarios Americanos irao vir treinar o pessoal aqui, o que e absolutamente normal. por favor BDI dexa de sensacionalismo!!!!

    • O texto mesmo explica que a informação não dada pelo 9to5mac foi obtida por nossas próprias fontes, o que nos faz acreditar que não seja um rumor.
      Eu acho que você está acostumado com alguns sites brasileiros que só copiam o que os sites internacionais publicam, sem adicionar conteúdo relevante.
      O Blog do iPhone é diferente. Nós temos fontes próprias de notícia que nos permitem oferecer conteúdo de qualidade aos nossos leitores, de forma mais completa e dinâmica.

      Imagino que você esteja conhecendo agora o BDI e não esteja acostumado com este tipo de conteúdo mais acurado e informativo, adaptado ao público brasileiro. Tudo bem, com o tempo você se acostuma. Enquanto isso, seja bem-vindo. 🙂

  • Jesus Araujo

    O único problema é que não moro no RJ (não vejo problema nenhum em mudar)
    Inglês fluente e sempre trabalhei com atendimento desde meu primeiro emprego.
    Já mandei meu CV, mas não recebi nem um automático dizendo que estão analisando minhas informações.

    Bom, resta esperar

  • TiãoGavião

    Já tó vendo a “cantilena”…mesma coisa que lançamentos da Maça no Brasil… 🙁

  • willian bispo

    Isso é bom, pois ela vai perceber que o grande erro na verdade foi ter escolhido o Rio de Janeiro como local pra inaugurar sua loja… sendo que A capital financeira do país é uma só e logo a demanda de pessoas qualificadas é bem maior mesmo.
    Rio é perfeito para Turismo… Não para investimento!

    • André Pelegrini

      Concordo, a linda Curitiba é realmente a cidade mais civilizada do pais! A prestigiada capital financeira não só daqui, mas do mundo! Nova York e Wall Street babam…

      Tem gente que vive nos anos 70 meu!

  • sergiostm

    Há um rumor que diz que cubanos serão contratados para trabalhar na loja.

  • Alex

    Tem um cara daqui do Blog que pegou o cargo de Genius pra essa Loja do Rio. Perguntem pra ele como faz pra entrar, rs.

    • RodrigoS

      Hahahahaha… então agora a gente sabe quem é a fonte das “informações internas” obtidas pelo Blog.

  • Jorge Mancuso

    Eita novela!
    iLex, esquece esta loja!
    Não aguento mais essa história.

  • Thyago

    Atendo todos os requisitos. Querida Apple, I’m here !

  • lordtux

    Huahauah, to rindo muito de uns comentários aqui, sério galera, ganhar mais de 4 mil conto pra vender Mac? 4 mil por mês, tipo, isso não é igual a maioria dessas lojas que tem por ai não que você tem que se matar pra ganhar comissão ganhando um salário muito baixo. Salário tá é muito bom, nem analista de TI junior ganha tudo isso não, se olhar nem a metade. Aposto que o grande problema mesmo é encontrar gente disposta a trabalhar no varejo e que ainda por cima fale inglês, um problema que nos EUA não acontece por exemplo.

  • Zié

    Acho que a Apple contratou o Nuzman como consultor de RH…

    Nuzman disse que hoje “quase todos” os motoristas de táxi do Rio falam inglês.

    fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,coi-sabatina-rio-2016-e-mostra-preocupacao-com-jogos,1072681,0.htm

  • Mauricio

    Fiz entrevista com eles em maio de 2013, fui até uma terceira fase. Falo inglês, sou formado, tenho login Apple developer, experiência em redes e projetos com equipamentos Apple , faço suporte etc etc.
    Queriam que trabalhasse 8horas por dia, 6 x1, cuidasse da equipe, como um sênior engineer, ter disponibilidade para trabalhar fora horário, viagens etc. Tudo bem. pedi 10k , queriam me pagar 4k.
    Me desculpem, não é questão de falta de profissionais, perfil, educação etc.
    Não estamos em um momento da economia que precisamos aceitar qualquer emprego por qualquer salário . Melhor trazer os americanos que estão desempregados no momento e trazer para trabalhar para cá.