Rumores

Patente da Apple mostra botão Home com scanner digital e tecnologia NFC

iPhone dourado

Nos últimos dias, muito está se falando no possível sensor de impressao digital do próximo iPhone, principalmente com o resgate de uma informação que veio a tona sobre um hipotético botão Home (aquele que fica na parte frontal do aparelho) com um círculo metálico em volta, muito similar ao que apareceu no convite para o evento do dia 10.

No convite da Apple, o que mais chama a atenção são os diferentes círculos brancos com borda cinza, que se diferem dos outros. A princípio, alguns leitores chegaram a cogitar que a intenção era formar a letra “C” (se referindo ao provável iPhone 5C), mas o mais comum foi acreditar que era apenas um produto da cor branco/prata (como já existe no iPhone 5).

Convite da Apple

Porém, na sexta-feira, algumas imagens divulgadas pela internet (que podem não ser verdadeiras) trouxeram uma discussão à tona sobre a possibilidade do botão Home trazer um círculo de alumínio em volta dele (como na imagem inicial que ilustra este artigo). Este círculo estaria relacionado ao scanner de impressões digitais tão esperado no próximo modelo.

Suposta caixa do iPhone 5S

Historicamente, todas as caixas que “vazaram” antes dos eventos da Apple nos anos anteriores se mostraram falsas e por isso, a credibilidade da imagem é bem baixa. Porém é curioso notar o círculo prateado em volta do botão frontal, quando a grande mídia ainda não cogitava. Na verdade, o primeiro a tocar nesse assunto foi o jornalista Clayton Morris, da Fox News, em entrevista ao podcast de Leo Laporte, na metade de agosto. Porém, a informação não tinha sido muito considerada pela mídia até hoje.

YouTube video

Por isso, juntando as diversas informações vindas de fontes diferentes, é bem lógico pensar que as probabilidades de que seja verdade aumentam. E para reforçar ainda mais isto, o site Patently Apple descobriu uma recente patente da Apple que mostra justamente um sensor de impressão digital no botão Home com um círculo prata em volta. Coincidência?

Patente Apple

Não, não pode ser coincidência. São muitas informações diferentes apontando para o mesmo lugar.

Segundo a patente, o dispositivo também conteria circuitos da tecnologia NFC, que permite comunicação próxima, sem fios, entre dispositivos.

NFC no iPhone

Mas o que seria este círculo metal em volta? Bom, se analisarmos bem, é justamente a especialidade da Authentec, empresa adquirida pela Apple recentemente. Ela desenvolve tecnologia biométrica para dispositivos móveis, mas apenas um produto seu chegou ao mercado: o Toshiba REGZA T-01D, vendido apenas no mercado japonês. Repare na foto abaixo que há uma borda cinza no sensor de impressão digital (destacado no quadrado vermelho). Esta tecnologia permite que o dedo seja escaneado sem a necessidade de movê-lo para baixo, como acontece nos scanners biométricos de computadores (e de outros celulares). Basta apenas apoiar o dedo para que a leitura completa seja feita. Bem cara da Apple.

Sensor biométrico
Imagem via AppleInsider

Juntando A mais B mais C, temos bastante material para nos deixar com grandes expectativas para o evento de terça-feira. Se isso se confirmar, será o ponto alto do novo iPhone 5S (S de Scanner, provavelmente).

Você confere a cobertura completa aqui no Blog do iPhone, no dia 10. Não perca!

Botão Voltar ao topo