Curiosidades

Como funcionam as assinaturas de revistas digitais na Banca do iOS

Assinaturas de revistas no iOS

Muitos de vocês ficaram impressionados quando a segunda edição da Revista iThing baixou automaticamente no aparelho e ainda avisou que estava disponível para a leitura. Isso é possível graças ao formato Banca que a Apple criou, que facilita muito a vida de quem assina revistas digitais.

Confira como ela funciona e como aproveitar o máximo desta facilidade.

A história da Banca

Quando o iPad foi lançado, muitos apostavam que ele se transformaria na salvação do mercado editorial de revistas, porque era um modo fácil e portátil de ter sempre à mão suas edições favoritas. Porém, as editoras custaram para se adaptar, criando aplicativos próprios que não facilitavam muito a vida do usuário. As revistas ficavam presas em aplicativos individuais e para o leitor baixar a última edição, era obrigado a abrir o aplicativo e esperar o download, que nem sempre era rápido. Com o tempo, as pessoas se habituaram pouco a ler revistas no iPad, porque era muito trabalhoso.

Com o objetivo de facilitar este processo, a Apple lançou no iOS 5 a Banca (em inglês, Newsstand), que centralizava todos os aplicativos de revistas e gerenciava de modo mais fácil as novas edições, permitindo assinaturas e o download automático. Pela primeira vez, fazia sentido assinar revistas no iOS.

Mas nem todos gostaram da novidade. As editoras não concordaram em perder o controle sobre seus assinantes, pois a Apple dava a opção ao usuário de repassar ou não seus dados a elas. Com isso, os editores perdem uma importante ferramenta de publicidade e contato direto com o consumidor, deixando de empurrar diversos SPAMs.

O Sindicato Francês de Revistas Impressas chegou a organizar um boicote para que as edições não fossem adaptadas para o formato Banca, mas isso não durou nem 8 meses. Eles se deram conta que os usuários querem facilidade e que a iniciativa da Apple realmente dava resultado.

Mas mesmo com casos internacionais de sucesso, algumas editoras brasileiras ainda se recusam a se adaptarem completamente ao sistema da Apple. Mesmo a Editora Globo, que foi uma das primeiras a adotar a Banca, ainda apresenta problemas para seus assinantes, que nem sempre conseguem baixar as edições pelas quais pagaram por causa de questões burocráticas entre o modelo impresso e o digital. Basta ver as reclamações nas avaliações das revistas, na App Store. A pergunta é: porque as revistas internacionais conseguiram se adaptar completamente ao modelo proposto pela Apple e as brasileiras não?

É uma pergunta que não sabemos responder.

Transferências automáticas

A grande vantagem de se fazer uma assinatura de uma revista da Banca (como a iThing) é que você é informado no momento em que uma nova edição é publicada e em casos determinados, o sistema já baixa automaticamente para você, deixando-a pronta para a leitura. Mas o que é preciso fazer para ter essa facilidade? Veja abaixo:

 Primeiro, você deve assinar a revista, que em muitos casos, tem um preço. Em assinaturas gratuitas, nada será debitado do seu cartão de crédito. Mas atenção: como isso é considerado como uma aquisição interna no aplicativo, usuários que ativaram as restrições do sistema que impedem compras dentro de aplicativos (in-app purchases), não conseguirão fazer assinaturas, mesmo nos casos gratuitos. É preciso ir nos Ajustes e desabilitar temporariamente esta restrição.

Restrições em compras internas

Para que a transferência automática aconteça assim que uma edição for disponibilizada, você deve se certificar que esta opção esteja marcada no sistema. Vá em Ajustes do iOS e procure pela opção Banca, habilitando a transferência de conteúdo automática. É importante saber que elas só acontecerão quando o aparelho estiver com mais de 50% da bateria e estiver conectado a uma rede Wi-Fi (pela rede 3G a transferência só pode ser manual, para evitar surpresas na conta).

Transferências automáticas

Pronto, seguindo estes passos, você estará sempre informado das últimas novidades das suas revistas preferidas. 🙂

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marco Aurélio

    Show

  • muito útil

  • Gabriel

    Mas e se algum dia ela passar a ser paga, aparece alguma notificação informando ou continua assinado? É possivel cancelar a assinatura?

    • Se você assinou algo gratuito, aquela assinatura será sempre gratuita. Só poderá ser cobrado no seu cartão de crédito se você fizer outra assinatura paga.

      Por exemplo, no caso da iThing, se um dia tivermos que cobrar por ela, nós como editores teremos que criar OUTRO tipo de assinatura, paga. Não temos como mudar esta atual, que muitos já assinaram. Ou seja, o usuário é sempre avisado antes de ser cobrado, não há possibilidade de um editor cobrar por algo que o usuário não quis. 😉

      • Victor

        Mas mesmo que um dia se torne paga ela continuara valendo a pena!!
        Sem duvidas uma assinatura que vale a pena ter!!

      • Daniel

        Valeu iLex, essa era uma dúvida que eu tinha desde que assinei a revista na 1ª edição mas sempre esquecia de perguntar 😉

      • Ricardo Kundrat Eisenmann

        iLex e o caso de uma revista que custava US$ 0,99 e repentinamente passa a custar US$ 9,99 o princípio é o mesmo da revista gratuita para a paga? (uma nova assinatura terá que ser feita) Ou neste caso o usuário pode acabar prejudicado caso a revista queira agir de má fé e não informar claramente o aumento.

        Abs.

        • Matheus Rezende

          Ricardo,
          A assinatura é um contrato entre as partes, que dó pode der suas condições alteradas se ambas as partes concordarem. Tente entrar em contato com a editora, e se não resolver, procure outros meios como serviços de proteção ao consumidor ou quem sabe um advogado de sua confiança.

          • Ricardo Kundrat Eisenmann

            Valeu Matheus.

            Este exemplo não aconteceu comigo (ainda bem!!!), eu só queria entender o funcionamento para o caso de uma revista que eu assine aumentar o preço.

            Obrigado.

      • Murilo Silva

        Eu tinha a mesma dúvida!!!
        Valeu iLex por esclarecer.

  • Euzimm

    Nem sabia 😛

  • Victor

    A minha já esta assim!!
    E parabéns a revista!! Esta muito boa! O único problema é que já li ela toda! =\

  • Alex

    Muito legal essa iThing! meu iPad fica conectado no Wifi 24 Hrs! e não utilizei ele ontem, ele apenas ficou dentro da minha mochila, chegando em casa eu resolvi utilizá-lo e vi que ele baixou a revista automaticamente. Eu apenas abri o iPad e li!

  • Thales Martins

    A segunda edição baixou automática no meu iPhone, ainda não terminei de ler mas a revista está excelente, parabéns.

  • Guto

    Uma defecada ja li a revista! Lança umas matérias tipo “freemium” ! Hahahaha

  • Marcos Keniti

    Se eu tiver baixado a revista na conta brasileira, mas no iOS deixar como default uma conta americana, a atualização automática também ocorrerá?

  • Roberto Ti Wah

    Não consigo baixar de jeito nenhum a segunda edição no meu Iphone 4…
    Entro na APP STORE ou mesmo no próprio aplicativo Banca e ela não aparece, apenas a primeira edição que já tenho, com a opção de “ABRIR”…
    O que pode estar acontecendo?
    Grato

    • Você usa conta americana ou brasileira? Está conectado em qual?

      • Roberto Ti Wah

        Só tenho conta brasileira…

    • Renata Tedeschi

      Bom dia, estou tendo o mesmo problema. A atualizaçao automatica está marcada, mas não recebo a nova revista. E qdo vou a apple store só aparece a opcao de abrir a primeira edicao.

  • Raphael Victor

    iLex o ícone da revista iTring não atualizou na minha banca, isso é normal? É opção de vocês o ícone não atualizar? Porque gostei muito das Capas, seria show se elas também atualizassem no App Banca e dentro da Banca! 😉

    • Leo Negrisoli

      A minha capa está atualizada pra da segunda edição :S

      • Raphael Victor

        Leo Nossa cara a minha nada até agora, mas valeu em informação!

        • Raphael Victor

          pela informação*

          • Guilherme Marques

            Ontem, eu abri a edição antiga e na banca apareceu a capa antiga, acho que se você abrir a nova, provavelmente, irá aparecer a nova capa

            • Raphael Victor

              Valeu Guilherme, mas agora vou ter que esperar a próxima edição, porque baixei de novo e agora está atualizado! 😉

  • Carlos

    iLex, só uma dúvida, a iThing é publicada todo mês no mesmo dia? Ótima revista, estou amando !!! 🙂

  • Omar

    Aqui, eu tive que abrir a Banca, e baixar manualmente a segunda edição. Nos ajustes, a opção já estava ativada (acredito eu, pois nunca mexi, abri agora e estava ativado) para baixar automaticamente.

  • Leandro

    A minha 2a. Edição ñ baixou sozinha, embora todos os parâmetros estavam de acordo com o artigo. Fiqueoisabendo pelo feed do blog e corri pra baixar, porém fiquei frustado com o lance de atualizar automático da banca… 🙁 Será q fui mais rápido q a apple store?! 😉 rsrs E sim, eu fiz a atualização do app antes da liberação da 2a. Edição.

  • Muito legal o artigo. Amei que a revista baixou automaticamente aqui.

  • Pinguim

    Esse blog está mais ou menos assim: penso, logo postam! Ontem mesmo ao baixar a segunda edição da iThing (que por sinal está surpreendente!), fiquei me perguntando como funcionam as revistas no iPad! Sensacional, parabéns a todos!

  • Ivo Brasil Filho

    Assino a Época e nunca tive problema. Um valor fixo por mês que me permite baixar as edições do mês e posso cancelar a assinatura a qualquer momento. Sem precisar ligar pra editora e suplicar que cancelem. No Brasil a editora Abril nem deve querer entrar na Banca, gosta de manter os preços elevados em suas revistas que possuem 70% propaganda e 30% de matérias. Revistas eletrônicas que podem sair mais caro que as impressas. Vai entender a ganância.

  • André Luis

    Eu baixei a primeira versão normal mas nessa segunda edição apesar de aparecer o aviso de download só baixou a capa.
    Também não tenho nenhuma restrição de compras, possuo duas contas mas também não consegui.
    :-/

    • André Luis

      Consegui achar. Estava em Biblioteca da banca

      😀

  • João Gabriel

    Deviam mostrar isso pro pessoal da Digerati, porque ô aplicativosinho bazé que eles te forçam a usar. Sou assinante da MacMais digital e gosto muito do conteúdo,mas usar o aplicativo deles tem hora que desanima.

  • Guilherme

    Muito boa a revista mas tem um problema, eu acabo de ler toda a revista e quero ler mais. haha Muito bom ilex

  • William Youssef

    Nossa muita legal, vi o post no BDI, fui baixar e pela minha surpresa já estava tudo lá…
    Agora veio a resposta de como estava lá, a noite deixo a Wifi ligado e carregando o Iphone, tudo que precisava…

  • M. Kodama

    Muito boa a matéria. Agora entendi porque a revista não baixou automaticamente. Valeu BDI !!

  • Mr. Moa

    Ótima idéia tiveram o BDI além de dar uma aula sobre o app Banca mostra suas vantagens, suas iteratividades, como funciona e etc. Acho que essa revista não será paga nunca pois vocês iram adiquirir recursos com as grandes editoras as quais devem e muito a essa iniciativa.

  • Daniel

    Como faço para cancelar a assinatura da revista Ithing ? não é porque eu não gostei da revista só que eu acho mais pratico eu baixar manualmente. Ontem sem querer eu ativei a opção de assinatura e agora queria cancelar e não estou conseguindo, como faço para cancelar ?

  • Daniel

    Lembrando que eu já removi a revista da minha banca e baixei ela novamente e mesmo assim a assinatura volta a ficar ativa, já fui em ajustes e desativei a atualização da revista e mesmo assim ainda fica ativado a assinatura

  • Daniel

    por favor alguém me ajuda ?

  • Mayquel

    Tenho a revista no meu aparelho. Tô gostando bastante e me ajuda muito que sou novato no Iphone.
    Sobre as outras revistas eu tenho até interesse em assiná-las um dia, pois gostei bastante.

  • Vagner

    Não consigo encontrar o item “Banca” nos “Ajustes” do meu iPhone 5. Como faço ?

  • Bruno

    Suponhamos eu que eu queira cancelar minha assinatura, como faço?

  • Luis Caseiro

    Muito bom!!!! Já cá mora no iPhone 4 em Portugal!!! 😉
    continuem o bom trabalho!!!

  • Katia Freitas

    Olá.

    Sou nova no mundo iOS… tinha somente Android… e adorei esse Banca… vou baixar no meu iPad Mini.
    Minha dúvida é… (mas creio que não funcione, concordo com a maioria, absurdo esse monopólio no Brasil, não somente em revistas como livros!!! é muito difícil os lançamentos já virem a verão digital… ABSURDO!!!)… voltando, dúvida : tenho assinaturas das revistas Abril… funciona no Banca ?!?!

    Parabéns pelo blog e curiosa para ler as duas(é isso) edições da revista… iThing… a revista é mensal ?