Resenhas

[review] iPad mini, o iPad que cabe no bolso da sua calça

iPad mini no bolso

Este é um review que estávamos devendo há tempos para nossos leitores. O texto original foi escrito, na verdade, apenas duas semanas depois do lançamento do produto dos Estados Unidos (em outubro), mas tomamos a decisão editorial de só publicá-lo quando fosse anunciado o lançamento dele no Brasil. O que não esperávamos é que demoraria tanto assim para isto acontecer…

Muitos de vocês constantemente nos cobram sobre nossa opinião sobre o iPad mini e por isso, resolvemos publicar mesmo ele não estando ainda à venda oficialmente no Brasil, para que você conheça um pouco mais deste ótimo dispositivo que promete roubar muitas vendas do seu irmão maior. Se você gosta do iPad, irá amar o iPad mini. 🙂

Não falaremos aqui de questões técnicas, pois muitos de vocês já conhecem todas as características dele. Por ser um review opinativo, falaremos apenas das características de uso vistas do ponto de vista do usuário. Os detalhes técnicos específicos podem ser vistos no site da Apple.

O iPad que cabe no bolso de uma calça jeans

Quem não conhece o mini, estranha em imaginar como uma tela menor pode trazer alguma vantagem sobre a grande tela do iPad normal. Mas basta segurar um na mão para entender de imediato que ele traz o melhor do iPad, em um formato bem mais leve e portátil.

A grande vantagem do novo iPad mini, sem dúvida, é seu tamanho e leveza. Suas medidas, além de permitirem segurá-lo com apenas uma mão, possibilita que o aparelho caiba facilmente em qualquer bolso ou bolsa, sem ocupar muito espaço.

iPad mini

Leve como uma pluma

Assim como o iPhone 5, a leveza do aparelho é uma das primeiras coisas que se nota no iPad mini. Muito, muito leve, ele permite ler livros, textos e mensagens apenas segurando-o com uma mão, por diversos minutos sem cansar. Depois de dois dias usando-o, você nunca mais achará leve o iPad normal e estranhará toda vez que segurá-lo. É aí que percebemos como o iPad 2 (e principalmente o 3 e o 4) são realmente pesados.

Facebook no iPad mini

Definição e proporção da tela

A escolha da Apple em manter a mesma proporção 3:4 do iPad normal foi a mais acertada, do ponto de vista do usuário. Uma tela widescreen (16:9) é boa apenas para assistir vídeos e só. O resto das tarefas que fazemos com um tablet são muito mais confortáveis em uma proporção 3:4, principalmente para visualizar sites de internet e documentos PDF. Já até brincamos com isto no nosso artigo de primeiro de abril, mostrando a diferença entre a tela do iPad mini e do Nexus 7 (considerado o melhor tablet com Android da atualidade) para ler revistas. É gritante.

Revista vista nos dois aparelhos

E muitos reclamam, sem nunca terem visto um iPad mini de perto, da falta da tela Retina. Sinceramente? Na minha opinião pessoal, o fato de não ter ainda tela Retina não é um fator que atrapalhe o uso do mini tablet. Por ter a tela menor, a definição fica um pouco melhor que a do iPad 2, com o mesmo número de pixels em um espaço mais concentrado.

Mesmo eu já estando acostumado com a tela Retina do iPad 3, ler livros e revistas na tela do iPad mini não foi nada traumático. Quem não reclama da resolução de telas de computador, também não estranhará a definição do mini.

Apesar de ser bem provável que a Apple lance uma nova versão com tela Retina no final do ano (ou não, ninguém sabe), o fato desta primeira geração não a ter não é um fator decisivo para alguém não comprá-lo. Principalmente para quem ainda usa o iPad 2, pois sentirá até uma melhoria na definição.

Novo menu na Apple Store Online

Ao contrário do iPad 3 e 4, aplicativos para iPhone ampliados para a tela do iPad mini ficam com uma definição horrível, assim como no iPad 2.

Potência e processador

Quando a Apple anunciou o iPad mini, uma das primeiras coisas que questionamos foi sobre o processador A5 igual ao do iPad 2. Será que dá para confiar em um chip lançado em 2011? Bem, parece que sim, pois conseguimos rodar todos os aplicativos e jogos habituais (inclusive Real Racing 3) sem problema nenhum. Aliás, mesmo tendo um iPad 3 com tela Retina, eu ainda prefiro jogar Real Racing no iPad mini, pois é muito mais leve e cansa muito menos.

Real Racing no iPad mini

Qual é o público deste novo iPad?

Engana-se quem pensa que o novo iPad mini veio para substituir os iPads normais. Ele foi lançado, na verdade, para cobrir uma demanda de usuários que precisam de tablets menores e práticos de transportar, e não tinham ainda comprado o iPad por achá-lo muito grande e pesado. E há muita gente assim. Eu mesmo já conheci pessoas que gostam de levar em viagens de avião um tablet menor para ocupar seu tempo, e acabaram preferindo opções de 7 polegadas da concorrência por serem mais leves. Com o iPad mini, este público pode agora optar pelo melhor sistema operacional móvel que existe no mercado, com toda a sua segurança (por não ter vírus) e maior diversidade de aplicativos da App Store.

O texto riscado acima eu escrevi depois de duas semanas de testes, no início de novembro. De lá para cá, minha opinião mudou um pouquinho.

O iPad mini é capaz sim de substituir o iPad grande, a não ser que a Apple consiga fazer um futuro iPad 5 bem mais leve do que ele é atualmente. O fato de permitir levá-lo, discretamente, para todos os lugares fizeram-me deixar de lado o “iPadão” no meu dia-a-dia, e até mesmo em viagens. Ele cabe no bolso de uma calça normal ou de uma bermuda, ou é tão leve que levo na mão, discretamente, sem precisar sempre ter que andar com mochilas ou sacolas para escondê-lo na rua. E não há nada que eu faça no iPad maior que eu não consiga fazer no iPad mini.

Calendário

Por isso mesmo, se eu precisasse hoje ter que ficar apenas com um iPad e tivesse que escolher entre os dois, é muito provável que eu optasse pelo mini. É claro que o iPad Retina ainda é maravilhoso e sua tela é incrível, mas quando eu o uso hoje tenho a impressão que ele é enorme e pesado. A tela Retina não faz compensar os ganhos de usabilidade do mini.

Mesmo ele sendo universal, há alguns públicos que se identificarão de imediato com o iPad mini. Mulheres que gostam de levar apenas a bolsa para onde vão agora não precisarão mais se privar de ter sempre consigo um iPad. As crianças também adoram a leveza e a praticidade do mini tablet, tornando-se um dispositivos perfeito para elas.

Quando será lançado no Brasil?

Até o fechamento desta matéria, ninguém tinha a mínima ideia de quando o aparelho será lançado em nosso país. Por enquanto, a única forma de obter um é comprá-lo no exterior (através de uma viagem) ou então em sites de vendas entre pessoas físicas. O nosso fórum possui uma área de vendas em que os leitores negociam seus produtos e lá também é possível encontrar boas ofertas. Há também algumas lojas de eletrônicos que importam e vendem de forma independente, mas o preço geralmente é proibitivo.

Controles iPad mini

O preço oficial que a Apple cobrará por ele é outra incógnita. O Brasil sempre apresentou os maiores preços da América latina e a Argentina já está cobrando o equivalente a R$1.559. É um preço um pouco alto, mas infelizmente é difícil de imaginar que chegará por menos em nosso país.

Conclusão

Eu amo o iPad mini. Sério. Logo eu que, no passado, não acreditava na possibilidade de existir um. Mas se há um ponto a favor de minha defesa é que, um ano atrás, os que apostavam em um iPad menor achavam que ele seria na mesma proporção dos tablets Android de 7 polegadas. A sacada da Apple em manter a tela mais larga foi matadora e deu muito mais sentido ao mini, que é capaz de rodar normalmente os mesmos aplicativos que seu irmão maior. Não há assim fragmentação, como se imaginava na época.

Se você está pensando em investir em um iPad e está em dúvida, dê uma chance para o mini. Ele realmente seduz.

Para terminar, faço um pedido: não julgue o iPad mini sem primeiro segurar um na mão. Tem muita gente cometendo este erro, mas muda de ideia quando mexe em um. 😉

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vinicius

    A pergunta eh: pra quem um iPad maior eh melhor?
    Todo mundo que eu conheço prefere mini.
    Talvez uma tela maior realmente seja melhor para algumas pessoas, mas acho que eh deixado de lado por causa da mobilidade.

    • Paulo

      Tenho um iPad mini, ele só é tipo perfeito, muito leve e não ‘cansa’ ao segura-lo por muito tempo.

      • Felipe

        Concordo, ele é levíssimo, mas não sei que calça jeans tem um bolso que meu iPad Mini caiba! Cabe nem um Galaxy Note rsrs

      • Gui

        Já tenho o ipad “grande” a 5 meses e até hoje não entendi essa parada de “o grande deixa minha mão cansada de segura-lo” o_o
        Fico horas e horas lendo livros, vendo vídeos, mexendo nas redes sociais e o meu braço nunca fica cansado por causa disso… Eu sou mais forte que o resto da sociedade? hahaha

        • Victor Hugo Lazari

          Quando você segurar um ipad mini, vai entender bem isso.

    • Edson Miranda

      Eu uso muito pra estudo e slides … Ja usei o mini e ainda prefiro o iPad normal, isso vai muito de pessoa pra pessoa

    • Leonardo

      Eu prefiro o “normal” porque uso para digitar textos inclusive na faculdade… a tela “mini”, PRA MIM, não é boa ao ponto de trocar.

  • Michel

    Excelente review iLex!

  • Odisseu

    Ótima descrição. Quando peguei o iPad mini também me surpreendi de cara com a leveza. Concordo com tudo, também sou fã deste aparelho.

  • Guilherme

    Tenho um iPad 4 e você me deixou com vontade de comprar um rsrsrs.

    • Pepe

      Tb tenho um iPad 4 e um iPhone 5. Pouco uso o ipad… So iphone. Uso o ipad so em casa pra filmes da netflix e outros… Pra mim a tela maior e fundamental… O peso pra mim nao interfere pois iso smart cover e ele sempre fica apoiado, rs! Por mim esta perfeito!

      • Nathália Sarmento C.

        Mesmo caso aqui! A tela maior é fundamental pra mim também. Sair só saio com o iPhone e eolha q é o 4 ainda, mas tenho o galaxy s2 com aquela tela linda! rs

  • Klimberg

    Excelente texto…

  • Kaio Cesar

    Como imaginava que seria!!!! Otimo!

    • Rebecca

      É um ótimo aparelho sim! Eu tenho um iPad mini e um iTouch e amoo o meu iPad mini , ele é demais comcerteza quando chegar no Brasil vai fazer muito sucesso ! Ele é super leve, bonito e potente . Recomendo!!! 😉

  • Guilherme

    Eu tenho um e posso dizer com toda a certeza que foi o melhor gadget que já comprei! É prático e muito eficiente!

    • Bruno

      É tranquilo e confortave, digitar com ele na horizontal apoiado na meda so o smart cover? Uso bastante o meu iPadao assim. Fico curioso tambem com as revistas do iba que nao tem zoom, os carcteres nao ficam muito pequenos? Abs!

  • Marcelo

    Muito boa a matéria. Tenho um iPad Mini e tenho a mesma sensação. Mas acredito que sou adoção será maior quanto tiver a tela retina.

    • Max

      Acho vacilo da Apple !!! Não por retina nesse para lançar um com…

      • Overlord

        Vacilo nada: só uma estratégia da empresa.

        Porém, sou um que esperarei para comprar o mini com a tela Retina.
        Fiquei viciado na Retina e a sensação de utilizar um iPad ou iPhone sem ela é algo bem estranho.
        Dá a sensação, de no mínimo, estar segurando algo defasado tecnologicamente.

  • Acis

    Ótima matéria! Fiquei muito tentado a adquir o mini. Mas a pergunta deve ser a de todos os leitores deste blog, quando chegará ao Brasil?

  • Bira Michels

    Não teria coragem de por no bolso da calça.

    • michel Lopes

      Pensei que so eu estava pensando nisso …

      • Ana Karen

        Na verdade nao sei que bolso de calca o caberia kkkk mesmo assim eu também nao arriscaria

    • victor

      quando eu comprar o meu vou colocar dentro do plastico bolha

  • Renato Pessanha

    A pergunta que não quer calar: Branco ou Preto?

    • Philip Borges Costa

      Eu escolheria o preto por ser escovado. mas pra ipad mini. agora iphone branco

  • AndreM.

    E em relação a bateria??????

    • 10h, igual o iPad grande. 🙂

      • Natssa Zuila

        Eu uso uso uso o meu, e a bateria dura o dia inteiro.. Antes precisava a dar com o carregador do meu iphone mas com o Mini eh desnecessario.

  • Vítor

    fui numa Apple Store e peguei num iPad mini.. mal mexi e me encantei, É MTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO leve, é sem noção de tão leve, só pegando pra acreditar .. tenho um iPad 3, e acho q trocaria facilmente pelo mini

  • Nathália Sarmento C.

    Eu estava muito indecisa, mas aí que aqui as pessoas que tinham o iPad mini pra vender era o mesmo preço praticamente do iPad normal (tela de retina ou 4). Uma vez que eu gosto de ver vídeos, gosto de telas grandes (a do meu PC é de 26 e a tv 42 rs) e pra mim teria muito mais utilidade algo com a tela maior eu acabei comprando o novo iPad normal mesmo.
    A diferença de peso e tamanho do mini não superou o preço que era o mesmo por um equipamento que não inova na tecnologia quando comparado com o outro iPad. Além do que eu não saio tanto com ele então para a minha pessoa a mobilidade não era um grande diferencial.

    • Ricardo Kundrat Eisenmann

      É por isso que existem os 2 tipos de aparelhos Nathália, pois cada pessoa tem um perfil diferente, pela sua descrição seu perfil é o do iPadão mesmo o meu caso por exemplo é o contrário, uso meu iPad Mini muito para leitura (normalmente segurando-o com uma mão) e o transporto para todo lugar, e por isso estou muito satisfeito com o Mini, não estaria tanto se fosse com o normal.

      • Nathália Sarmento C.

        É Ricardo, eu entendi. Por isso que expliquei meu ponto de vista. Eu realmente acho que pra quem usa ele e leva pra todo canto claro que a mobilidade é um fator super relevante. Só falta a tela de retina, mas acho que o fator que funciona como diferencial aqui é o TAMANHO/PESO mesmo. Eu até usaria pra ler livros, mas tenho um Kindle q é só pra isso oq pra mim não trocaria por nada!
        Agora eu que sou meio megalomaníaca no que tange a tamanho não daria certo kkkkkkk

  • Diego

    Um ipad mini comprado nos eua q pegue o 4G, vai ser compativel com a rede 4G brasileira qndo lancada? Posso compra sem medo?

    • Ricardo Kundrat Eisenmann

      O 4G do iPad Mini atual não é compatível com o 4G Brasileiro, ele NÃO FUNCIONARÁ NO BRASIL.

      Você só conseguirá usar o 3G dele.

      • Vítor

        por enquanto, pelas informações q nós temos, não vai pegar não, pq o sinal 4G daqui é diferente.. maaas, li uma vez que o governo brasileiro tava preparando o sinal 4G de mesma frequência dos EUA pra ser leiloado aqui.. vai demorar? vai! mas pode ser q um dia la pras olimpíadas pegue

  • Natssa Zuila

    Eu tenho um branco com 3g e nunca penso em me desfazer… Me serve pra tudo e o melhor, eh muuuito pratico e leve.

  • Dênis

    Eu estou nos USA, e antes de vir para cá vendi meu iPad 2, pensando em comprar um modelo novo aqui.

    Fui na Apple Store com o intuito de comprar apenas o iPhone 5, e ia deixar o iPad para comprar mais pra frente.

    Quando cheguei lá e me deparei com o
    IPad Mini, fiquei maravilhado. Sério. O que o iLex disse é verdade: você precisa ver esse treco de perto, pegar ele na mão, e só aí você percebe a maravilha que ele é. Acabei comprando-o nessa ida à loja.

    Concordo com tudo o que o iLex disse. Ele é realmente muito mais conveniente, prático e gostoso de usar. Eu já era apaixonado pelo iPad 2, e me apaixonei “all over again” pelo Mini.

    Acho difícil algum dia eu voltar a ter um “iPadão”.

    • Luís. M

      Cara, já peguei num iPad mini de perto, tenho o iPad 3, não trocaria meu iPad por um iPad mini não cara.
      Até hoje eu acho a tela grande e com muitos pixels do iPad 3 impressionante. Acho o iPad meio pesado, mas isso continua não sendo problema ( fora que a bateria dele dura uma eternidade, acredito que a do iPad mini também). sinceramente, eu não trocaria meu iPad, acho que o próximo iPad que eu comprar também vai ser um iPad grande.
      Espero que não acabem com o estilo do iPad grande, não quero ele com esse estilo do iPad mini, não achei mais bonito que o iPad grande não 🙁
      Mais ainda acho que o próximo iPad poderia vir diferente, mas não igual ao mini (formato e cores)

      • Luís. M

        Enfim, gosto não se discute 🙂

        • João Pedro Vianini de Paula

          Não dúvido da capacidade do Ive, mas, pra mim, o design do Mini é o melhor até então.

          Duas observações:
          -Acho o botão Home do Mini infinitamente pequeno, não que seja um problema, mas “hã?”! (É menor que o do iPhone)
          -Acho que o ideal seria um iPad de 9.7″ com peso e design semelhantes ao do Mini. Aí seria perfeito.

          Mas, como você disse, gosto é pessoal e não se discute.

  • SongBird

    Eu ja segurei um mini e digo que é maravilhoso e bem leve… Mas, francamente, ainda prefiro (disparadamente) meu iPad 4. Pra mim, ou é 8 ou 80, ou se tem um iPhone, ou se tem um iPad “normal”. Claro que isso no meu caso. Me senti um pouco estranho mexendo no mini… Sensação de “está faltando um pedaço da tela aqui”. O iPad normal nem é tão pesado assim… Aliás, com o passar dos dias, você se acostuma tanto com o peso que ele parece mais leve! Mas na verdade nem me importo se o grande ou o mini é melhor! O que me importa é que a Apple lance um por ano, e não em cada seis meses (espero muito wue os iPads dos EUA não tenham baixado de preço por causa de um próximo novo lançamento agora)!

  • Daniel Mariano

    Tenho o iPad 3 e o iPad mini, e sinceramente prefiro o mini pra levar pros lugares, mas pra ficar em casa concerteza o iPad normal 🙂

    • Kalelbiel

      Matou a charada, hehe..

  • Ricardo Kundrat Eisenmann

    Tenho um iPad Mini, é meu xodó. Eu sempre quis um gadget para leitura de e-books, mas não queria um dedicado e o iPodão na minha opinião é muito grande e pesado pra ler, pois leio muito no trem e andando, preciso de mobilidade, aguardai pacientemente o lançamento do Mini e não me arrependo por nenhum minuto da compra.

    Comprei sem 3G pois quando necessário faço um acesso pessoal com meu iPhone 4 (o acesso pessoal é uma mão na roda também. Pra quem já tem iPhone não vejo sentido nenhum comprar iPad com 3G)

    O fato da tela não ser retina me incomoda um pouco (pois sou MUITO perfeccionista). EXCLUSIVAMENTE para leitura de livros e somente as vezes para navegar na internet a tela não fica perfeita, nestes momentos, as vezes, é possível notar os pixxels.

    É sem dúvida uma excelente compra.

    • Ciro Espítama

      Discordo um pouco da sua afirmação acerca das vantagens do Mini com 3/4G (aqui em Portugal ele pega em 4G na boa e é muito rápido). Por algumas razões:
      1) Normalmente aqui (não sei se no Brasil é diferente) os planos de dados para tablets são bem mais generosos em termos de tráfego incluído e velocidade que os de smartphones.
      2) Os iPads com 3G são os únicos que possuem GPS. Eu coloco o Mini em um suporte no painel do carro e tenho um super GPS/sistema multimídia. Ligado ao carro por bluetooth permite substituir com ganhos substanciais o sistema original do veículo.
      3) A bateria do Mini aguenta tranquilamente 10 de uso intensivo (vídeos, jogos, GPS, etc.). Se o uso for mais moderado são cerca de 2 dias sem carregar.
      4) O Mini também pode servir de hotspot pessoal, com a vantagem da bateria durar muito mais tempo. É mais vantagem colocar o Mini a servir de hotspot para o iPhone que o contrário.
      5) O Mini permite Facetime por 3/4G, tornando-o quase um “phablet”. Se adicionarmos a isso o iMessage, Viber e Skype (para ligar para telefones fixos e móveis “não-Apple”), com tráfego ilimitado e velocidades de até 100 Mbps, teremos um super aparelho de comunicações que deixa no chinelo qualquer Note ou similares, sem perder as funcionalidades de um iPad.

      • Duarte

        Ciro, tudo bem?
        Você sabe, se comprando um ipad mini no canadá funcionará bem em Portugal sem problemas e se dará para atualizar a língua para o português. Será que compensará comprar lá?

        Obrigado.

  • Rodrigo Meira

    Excelente texto ilex, mas ainda prefiro aguardar o Mini retina.

  • Ótimo texto, iLex! Tenho um iPad 2 e penso seriamente em vendê-lo. Mas tenho alguns receios:
    • as revistas da Editora Globo vão mesmo para a Banca? (Se não é assinante da editora Globo: as revistas da Editora Abril funcionam mesmo no Mini?);
    • dá para fazer uma ótima leitura das revistas sem nenhuma borda preta?

    Bem. De mesma forma, pretendo trocar meu iPad 2 por um iPad Mini, principalmente após seu texto!

    • Eu leio MUITAS revistas no mini e posso te dizer que não encontrei dificuldades. Testei a Auto Esporte, a Isto É e a Macmais, por exemplo, e ficam muito bem no mini.
      Não há nada de bordas pretas (como acontece na versão do Nexus 7, que testei) porque a proporção da tela é exatamente a mesma do iPad.

  • Natssa Zuila

    No caso o meu 4g*

  • Boris Blok

    Quando viajei a 2 anos atras para o exterior, surgiu aquela duvida: comprar um Mac 11″ ou um iPad 2, como eu já tinha um iPhone 4 e tinha acabado de vender meu MacBook, tive aquele raciocínio que não seria tão viável trocar a chance de ter um computador por um iPad. Comprei o Mac, depois de 2 anos ( janeiro deste ano ) pedi ao meu irmão comprar meu primeiro iPad 4 ( o mini já estava disponível para venda ), pois usaria para trabalhar e uma tela maior seria melhor, assim deixaria o Mac em casa e usaria somente o iPad… Me enganei! Não da para trocar um computador por iPad, não da, em relação a email, internet sensacional, faz o trabalho muito bem feito, mais poderia fazer o mesmo com uma tela menor e aparelho mais leve! Mais fato é, o iPad é pesado, depois de quase 3 meses usando um, percebi que seria mais confortável ter um mini e conjunto com o Mac. Hoje em dia continuo trazendo o Mac + iPad todos os dias para o trabalho e olha… imagino que se eu pudesse voltar no tempo ao ler este review do iLex pediria o iPad Mini preto! De qualquer forma não me arrependo, o iPad 4 é muito rápido enfim!

  • Cleiton

    E a bateria quanto tempo de uso dura??
    Acho que se sair a R$1599, sairia meio caro, pois eu lí que o ipad mini é uma opção para quem não pode comprar o grande, mas definitivamente, quando lançar, comprarei um! =)

  • guto

    tenho um é fantástico, comprem!!!!!!!! Troquei meu iPad 3 retina por ele.

    • Felix

      Guto, você trocou como? Com a assistência da Apple?

  • Thiago

    Tb amo meu iPad Mini com 3G. S2

  • Eu acho que a politica da apple em relação ao Brasil, voltou a ser como a dez anos atras, os produtos eram caros e nunca eram lançados aqui… A situação melhorou, os preços baixaram, e depois q o tio steve se foi a coisa voltou a ser como antes, é uma pena, pois conheço muitas pessoas (inclusive eu) que esta cogitando mudar pro android… Apesar de adorar a apple desde criança.. Não tenho como pagar R$2600 num iphone 5.

  • Jose Antônio

    É verdade que depois que vc tem o Ipad Mini nas mãos vc tem outra visão do produto. Estou vendendo meu Ipad 1 e vou comprar o Mini. Só estou em duvida entre o wifi ou wifi + celular!!

    • Ciro Espítama

      O 3/4G. Gaste mais €/US$100 e fique com um aparelho mais completo. Garanto que vale mais a pena.

      • José Antônio

        Ciro,

        Segui seu conselho e investi um pouco mais de $$$$ e peguei o 16Gb + celular!!!

        Valeu

        • Ciro Espítama

          Não irá se arrepender! Hoje com os serviços na nuvem a minha esposa (dona do Mini) não utiliza nem metade dos 32 GB do aparelho. É basicamente apps, alguns filmes e livros. Aproveite o brinquedo novo!

  • Felix

    E eu que comprei o IPAD 3, estou satisfeito com o aparelho, desde que comprei em AGOSTO/2012.

    Pergunto ao ILEX, existe obrigatoriedade de troca do IPAD por outro melhor, já que este modelo não existe mais no site da Apple ?

    Só tem para venda o IPAD 2 e o IPAD Tela Retina (IPAD 4 – Processador A6) e estou pensando em comprar assistência CARE da Apple para renovação por mais 2 anos.

    Matéria que me chamou a atenção.
    http://blogdoiphone.com/2012/10/apple-mata-o-ipad-3-com-apenas-7-meses-de-existencia/

    • Ninguém é obrigado a comprar nada.
      Se você é feliz com o modelo que tem, curta ele ao máximo e esqueça o que os outros dizem. 😉

      Eu mesmo pulei o iPad 4. Nem sei como é.

      • Boris Blok

        hahahah, é so um pouco mais rapido! haha

  • João Pedro

    Excelente review, parabéns!!!

  • vinicius

    Aqui em casa todo mundo adora apple,eu e meu pai temos iPhone 5,minha mae tem 4s,e minha irma mais nova iPod touch.Temos um iPad 3,mas as mulheres estao querendo esse mini.Que que vcs acham amigos?Eu acho qur vou ficar com meu 3,adoro ele e nao vejo necessidade de um mini,mas preciso de opinioes…

  • Edson

    Já eu quero um ipad de 15″ ✌

  • Copeta

    Tem gente que não compra porque estagnou no iPad 2, achando que o mini fora idéia de Tim Cook e não de Steve Jobs, então acha que ele é uma forma de submição da apple aos concorrentes, coisa que SJ não gostava. (Relato de alguem que conheço)
    Na realidade, eu prefiro o iPad maior. Sério. Já usei o mini mas prefiro o maior, porque acho o tamanho ideal para um tablet. Não é tão grande como uma tela de 13 polegadas nem tão pequeno como os celulares em constante crescimento, chegando a ter 7 polegadas.

    • Luís. M

      Concordo

    • SongBird

      O iPad maior é melhor, com certeza, hehehehe!

  • Sonali

    Pensava em comprar um iphone 5 pois o meu é o 4 ainda mas depois de pegar um mini na mão resolvi que vou continuar com o 4 e comprar o mini…o4 para usar de telefone e o mini para o resto…é fantástico!

  • André

    Comprei um no dia do lançamento em Portugal. Foi uma das melhores compras que já fiz. Na época, ensaiava comprar um iPad, pois tinha muito pdf para ler. Mas resistia pelo peso e, principalmente, pelo tamanho. Quando surgiram os boatos do mini, resolvi esperar.
    É muito leve, dá pra segurar por muito tempo. Mesmo tendo as bordas laterais bem estreitas, não fica reconhecendo qualquer comando quando se encosta naturalmente um pouco fora delas.
    Hoje, só uso o computador pra escrever uma tese. E para a leitura de livros de ficção, mais longos, ainda prefiro o kindle, mas mesmo assim, de vez em quando, uso o aplicativo do kindle quando só estou com o mini fora de casa.
    Nunca fiz nenhuma recomendação de produto em blogs, sites (mesmo lendo com frequência este blog) nem da apple, nem de outra marca, mas o mini é mesmo muito bom.

    • Ciro Espítama

      Faço minha as tuas palavras. Eu nunca me animei a trocar o meu velhinho iPad 1, mas ao acompanhar o uso do Mini pela minha esposa fiquei fascinado. Quando sair o Mini Retina será certamente o meu próximo iPad.

      • Ciro Espítama

        “minhas”

  • Vitor

    A questão é até quando vai haver uma atualização para ele, se vai ser 2 ou 3 anos de atualização.

  • Felipe

    Tenho 2 ipads 3 em casa, um meu e outro da minha esposa. Eu não diria que somos dependentes dos ipads mas, tanto eu quanto minha esposa, utilizamos muito nossos ipads, seja para lazer o trabalho ou estudo.
    Depois q comprei o ipad, quase abandonei meu pc, que hoje virou um media center. Também acabo recorrendo ao pc para a formatação de textos no padrão ABNT, eu digito no ipad e formato no pc.
    Já tive contato com o ipad mini e é realmente absurdo o quesito mobilidade. O tamanho menor da tela ou a menor definição não podem ser pontos negativos pra quem pouco tempo atras tinha somente um iphone 3gs.
    Meu interesse pelo mini só não é maior pois não sei se a tela menor seria tao boa quanto a grande na hora de digitar. Entendo que pra quem não digita grandes documentos de texto no ipad mini a diferença não seja notada.

  • vitor vieiralves

    Eu fui preconceituoso com o lançamento do mini, mas bastou entrar em uma loja da apple por dois dias seguidos, usa-lo um pouco e voltar no terceiro para compra-lo. Hoje em dia não me imagino usando o meu iPad grande, inclusive o vendi.

  • Marcelo Gomes

    Já tive o iPad original, o iPad 2 e continuo tendo o iPad 3, mas o que sempre desejei de verdade era um iPad menor, o que por algumas vezes quase me fez comprar algum tablet com Android.
    Comprei o iPad Mini em Dezembro e não consigo mais desgrudar dele. O iPad 3 que usava antes foi deixado de lado e será doado brevemente.
    Acho que quando lançarem o modelo com tela retina, quem hoje em dia não compra o Mini por não tê-la passará a comprá-lo, e o iPad normal ficará cada vez mais sendo lembrado apenas por alguns, que fizerem mesmo questão da tela maior.
    Acho surreal que ainda não tenha sido lançado no Brasil. Que eu me lembre, este é o lançamento que mais está demorando para chegar por aqui.

  • Anderson Santos

    Gostaria que coubesse nos nossos bolso$$$$$….

  • pauloAndre

    E como diria Raul… “Eu prefiro ser… essa metamorfose ambulante… do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”

  • Alex iPilot

    Já peguei e usei mas não compro AINDA… Fica uma sensação de que poderia ser melhor (Retina) mas não é… Não gostei dessa sensação, me incomodou…

  • RodrigoSales

    Tenho um iPad 3 e comprei um mini para a minha filha. Estou quase trocando com ela…. Realmente é impressionante qdo vemos o mini e achamos o iPad normal um trombolho!

  • João Pedro Gerab

    Tenho um iPad Mini de 32Gb e só wi-fi e nao reclamo de nada levo nas viagens uso o acesso pessoal do iPhone quando nao estou em casa e sinceramente nao si to falta da tela de retina, seria otimo mas estou satisfeito com ele principalmente pra rodar jogos como o iLex disse no texto, o Real Racing 3 nao trava e fica em uma resolucao até que boa hahaha. Otima materia iLex !!!!!!

  • Jeferson

    Tenho um ipad mini e não largo ele. Cabe no bolso da calca, dentro da minha agenda e na verdade substituiu totalmente a minha agenda. Já me acostumei a escrever nele. É sensacional. Ótima portabilidade.

  • Rique_Alexandre

    Faz tempo que nao entro no site da apple,porem vi que agora o iPhone 5 ja esta destacado no site da Apple,ou ja estava antes? Eles ja estão vendendo no site?

  • Mauricio

    Eu estou muito feliz com o meu iPad 2 ainda, até mesmo porquê não há necessidade de fazer upgrade pro iPad 4 exceto pela capacidade de 16GB do meu iPad que não cabe praticamente nada.

  • M.c.

    Tenho um mini desde o lançamento. Sempre achei o ipad grande e principalmente pesado, quase do peso do meu air 13″. Meu socio tem um ipad e percebi q ele leva pro trabalho diariamente em uma bolsa naquele estilo carteiro, ou seja nao é tao portatil assim, a meu ver. O mini é o verdadeiro tablet portatil, a tela é enorme, de excelente definicao. Nao ha reclamacoes!!

  • Vitor

    iLex, e a câmera dele é boa? Tanto pra fotos e vídeos?

    • Ciro Espítama

      Não sou o iLex, mas posso dizer que o vídeo é mediano, as fotos em ambientes iluminados são do nível das do iPhone 4 ou até melhores e por fim a video-conferência com a câmara frontal (principalmente em Facetime) são de ótimo nível.

  • Marcelo

    Tenho os 2 ipad mini e ipad 4 geração
    Dei o ipad pro meu filho 2 anos
    E fiquei com mini 4G LTE muito bom

  • Vinicius

    Tenho o ipad 4 e o mini e para o meu uso o mini se tornou indispensável. Coloco no bolso do jaleco (trabalho em hospital), tenho todos os medicamentos, doses, cid 10 nas mãos… Apesar de o texto dizer q não, a tela retina para o meu uso fez muita diferença sim. Esperando pela versão 2 do aparelho.

    • Ciro Espítama

      Pois é! Não havia pensado nesse detalhe. No bolso das minhas calças o Mini não cabe, mas no bolso do jaleco cabe tranquilo!

  • Roberto

    eu to querendo comprar um faz tempo, mas tá dificil de achar um preço bom aqui no Brasil… minha irmã trouxe outro gadget pra mim ao inves do iPad dos EUA =(

  • Alessandra

    Pedi para meu cunhado que mora no exterior um Ipad Mini, comprei às cegas mesmo, só vi uns reviews no YouTube e tal! Ele ainda não chegou! Após ler o texto, percebi que fiz uma ótima compra e sei que vou adorar meu primeiro tablet, melhor dizendo, primeiro iPad rs. Obrigada iLex!

  • TiãoGavião

    Excelente artigo 🙂
    Também digo: “se vc segurar o iPadMini com certeza não vai comprar um iPad1/2/3/4” 😉
    Simplesmente fantástico

  • Luis Alfredo

    Eu tinha os mesmíssimos preconceitos do iLex, talvez até por ser leitor assíduo do blog, porém mudei de opinião ao testar um em
    uma Apple Store gringa. Até o GarageBand tem sua usabilidade inalterada. Para não dizer que é perfeito, a leitura de quadrinhos cai de 9,5 para 8,0, no minitablet. Mas ainda é muito tranquilo ler, e bem mais gostoso de segurar pelo tempo da leitura.

  • Jacson

    Também prefiro o ipad normal, assisto filmes, e estudo usando-o como um livro… Dai a tela maior é mais conveniente…

  • Lengo

    Fico preocupado né nem com a tela, mas com o desempenho. Eu sei que roda todos os aplicativos atuais, mas depois que meu iPad 1 ficou muito lento com o iOS 5, fico com pé atrás em ter um sem um processador atual.

    Eu sei que cada caso é um caso, mas pela experiência que tive vou esperar não uma tela melhor, mas sim um conjunto processador/memória melhor. Todo o resto me parece ideal.

    • Por incrível que pareça, o Real Racing 3 engasga muito menos no iPad mini do que na telona Retina do iPad 3.

      • Enio Eto

        Acredito que seja porque o A5x não aguente processar a definição bem maior da tela, enquanto no mini a resolução é bem menor. To gostando bastante do mini, abraço.

      • Lengo

        Dessa informação eu gostei. É valente o pequeno.

        No iPad 4 comigo o RR3 nunca engasgou, mas essa tela retina esquenta o aparelho mais do que eu gostaria. Nada de outro mundo, mas um aparelho mais leve e que esquente menos é bastante tentador.

        Em tempo, muito legais os reviews do blog. Vão direto ao ponto.

      • SongBird

        Ja no iPad 4 não ha emgasgo algum… O A5X, convenhamos, foi um erro! Chega a ser sacanagem comparar um iPad mini que não precisa de um poder gigante de processador com um iPad que precisa desse poder mas a Apple não deu! O iPad 4 é simplesmente outro nível!

        • SongBird

          *engasgo

      • Antonio Augusto

        No Nexus 7 tbm nao engasga 🙂

        • Ô se engasga!
          Quer que eu faça um vídeo? 😉

          • Antonio Augusto

            hahaha!

            Manda ver. Seria no mínimo curioso e interessante ver os dois lado a lado se encarando em tarefas mais pesadas.

            No iphone 4 (velho de guerra) nem tentei jogar, mas no Nexus 7 gostei bastante da experiência. O tamanho dele, semelhante ao do ipad mini ajuda a não cansar também.

            Mas vou jogar mais um pouco e posto de novo. Jogos de carros nunca foram meu forte e Candy Crush tem consumido minha vida 🙂

    • Ciro Espítama

      Encare isso como colocar um motor 1.4 TFSI (120 cv) de um Audi A3 em um A1. O motor pode não ser o mais potente, mas em um veículo menor e mais leve terá um relação peso/potência muito melhor, por conseguinte poderá ter um desempenho melhor que o seu “irmão” maior ou inclusive pode ter desempenho semelhante ao A3 1.6 FSI. Traduzindo isso para os iPads, o Mini tem desempenho melhor e maior densidade de pixels que o iPad 2 e em algumas situações pode rivalizar em desempenho (não em densidade de pixel, obviamente) com o iPad 3.
      Minha sugestão de compra:
      Não quer gastar muito, desempenho não é fundamental e tela grande é imprescindível => iPad 2
      Não quer gastar muito, desempenho é importante e tela grande é dispensável => iPad Mini
      Dinheiro não é problema, desempenho é importante e tela grande é dispensável => iPad Mini WiFi + LTE de 64 GB
      Dinheiro não é problema, desempenho é importante e tela grande é imprescindivel => iPad 4 (ou Retina)

  • Paulo

    Tenho um iPad 2 e um Galaxy Note. Uso muito mais o Galaxy Note, justamente por causa de sua portabilidade. Teria mais usos para os produtos Apple (por causa dos programas Keynote e Prezi), mas o tamanho acabou definindo o “vencedor”.

  • Enio Eto

    Não possuía tablet até o ipad mini. Minha linha de entendimento do gadget é a mesma que você escreveu nesse review. Fácil de carregar, cumpre o seu papel com hardware mediano (no iphone 5 eu esqueço mais de 20 apps abertos e não engasga, o ipad mini já não aguenta esse esquecimento). A bateria tem uma autonomia razoável, mas longe das 9 horas declaradas pela apple. A resolução realmente não agrada mas não atrapalha também. Abraço.

  • RAVAGNANI

    Acho que a grande maioria que preferiu o iPad mini foi por ser uma evolução do iPad, mais fino, mais leve e com bordas menores, se é que vocês me entendem. Esta galerinha vai voltar pro iPad quando lançarem a nova geração com certeza. Quem gostou pela mobilidade e tamanho menor vai continuar com o mini.

  • Mateus Miranda

    Se a resistência do material do iPad preto for tão boa quanto a do iPhone 5, melhor optar pelo branco. Já tive umas dezenas de pequenos derrames vendo pequenos arranhões aparecerem no meu iPhone sem ter feito nada demais. Ele está com capa, e a parte que não cobre tem vários arranhões que incomodam. Agora, apareceram pontinhos na parte de trás do iPhone, mesmo estando coberta pela capa. provavelmente, alguma poeirinha ou areinha entrou e fez o estrago. Até me surpreendi, porque vi uma postagem aqui no blog dizendo que o iPhone é resistente, bastava usar uma capa. Pelo visto, é uma capa realmente fantástica, já que cuido pra caramba do meu e ele se arranhou tão facilmente. O iPhone é lindo, mas tô muito decepcionado com a resistência do acabamento. Por isso, se for comprar o iPad Mini, comprarei o branco.
    Isso é meio que um desabafo decepcionado e um conselho pros que comprarão os gadgets futuramente 😉

    • Ciro Espítama

      O branco tem a traseira metalizada e não se notam tanto os arranhões, mas recomendo uma capa traseira, na Amazon tem umas interessantes e baratinhas (£ 7-8). Mas acho que a smart cover não é tão boa no Mini quanto é nos iPad maiores, tanto na construção (totalmente no material da capa) quanto no desempenho (fica meio “folgada”).

  • @lcostal_

    O Mini é perfeito para as viagens. Pretendo comprar quando sair com tela de retina.

  • Marcos

    Comprei hoje o mini 16GB wifi e acabei de abrir o blogdoiphone com esta matéria. Embora não seja retina, achei muito boa a resolução. O preço foi bom (uns R$500,00 com o dólar a 2,08). Enfim, gostei muito do bichinho.

    • Antonio Augusto

      Como assim? Ele parte de 329 obamas! Comprou no Neon Eletro??? :))

  • José Antônio

    Fiz a troca hj do meu Ipad 1 pelo Ipad Mini.

    Simplesmente sensacional. Muito leve e confortável de usar!!!

  • Antonio Marques

    Cara, o iPad mini é um EXCELENTE produto…eu uso ele todos os dias excessivamente, uso mais do que meu próprio computador, seja ele como livro, e-mail, navegar, jogos e etc…
    O tamanho e leveza são as principais vantagens dele!
    Valeu cada centavo!

  • Lucas

    Tenho um iPad 3 e estou pensando em trocar por iPad mini, as vezes acabo nao usando meu iPad por causa do seu tamanho e do peso, vale a pena essa troca?

  • Marcelo Dias

    Não comprei um iPad até hoje, pois acho grande e pesado. Sempre disse que só compraria quando a Apple lançasse um modelo menor. Agora estou me capitalizando para comprar um mini.

  • Marcos Filho

    Faltou no texto um relato sobre a experiência de digitar na tela menor. O ipad grande traz um bom conforto nesse aspecto. O mini pode substituir o ipad maior no quesito produção de conteúdo?

    • É praticamente a mesma experiência. Diria até que um pouco melhor, pois é possível segurar mais confortavelmente o iPad mini com as duas mãos, por ser mais leve e menor.

      • Ciro Espítama

        Concordo. E ainda acrescentaria que é melhor para trabalhar com o teclado dividido, quase um smartphone. E para quem precisa dá para ligar tranquilamente um teclado sem fios, seja da Apple ou um outro qualquer, inclusive aqueles que vêm com adaptadores USB, usando um conector lightning/30 pinos ligado a outro 30 pinos/USB

  • TiãoGavião

    Sou chato quanto a analise de um produto, tem que servir a sua finalidade sem paixões pela marca ou outros. iPaMini realmente surpreende vc, primeira vez que um hardware inferior ao lançado no irmão maior( não sei se Jobs aprovaria 🙁 ) não faz nenhuma diferença no meu entender e testes.
    Aprovadissimo 🙂 quem pretende comprar iPads em futuro próximo, não deixe de antes colocar as mãos em um Mini para depois decidir sua compra 😉

  • Jose Antônio

    Ilex,

    Tenho o kit câmera e um adaptador HDMI que eu usava no Ipad 1.
    Existe algum adaptador para eu poder usa-los no Ipad Mini?

    Valeu

    • O adaptador Lightning/30 pinos funciona no kit câmera perfeitamente, mas não no adaptador HDMI (mais aqui).

  • Camilla Avella

    Eu amo ele!

  • Corchetti

    Adiquiri um Ipad mini há uma semana e estou fascinado pela praticidade e experiência de uso, conforme relatado neste artigo. Tenho um Iphone 4 e posso dizer quea tela de retina não faz tanta falta assim! Estou realmente satisfeito com o ele e não trocaria jamais por um Ipad. Obrigado Apple!

  • Rei/SP

    Já tive a oportunidade de testar o mini iPad e é realmente um excelente tablet, é leve, tem um design bonito, prático, tamanho muito funcional. Gostaria muito que tivesse a possibilidade de possuir um 3G celular, com fones/mic bluetooth funcionaria muito bem, mas acredito que não seria possível pois invadiria o espaço do iPhone.

    • Ciro Espítama

      Com uns fones Bluetooth, Facetime e o Skype a minha esposa utiliza tranquilamente como telefone, inclusive com um número Skype local para receber chamadas. Claro que o 3/4G tem que ser bom, mas funciona bem. Ela só utilizava o smartphone para receber chamadas de pessoas que tinham o número antigo e para o WhatsApp.

  • Tomamais

    HAHAHAHAHAH!!! Cabe no bolso da calça??? A pessoa da foto aí tá bem fofucha para caber, isso sim!

    • Antonio Augusto

      Pensei o mesmo. Meu mexus 7 cabe com certo esforço no bolso lateral de uma bermuda cargo :))

  • JEK

    Eu fiquei na dúvida do ipad 4 para o mini… o problema maior seria a GPU, será que a resolução do ipad mini por ser menor compensa a GPU ser maior fraca?

    Tô com essa dúvida!

    • Maurício. CARDOSO

      Estou colocando a venda meu Ipad tela retina. Comprei o mini e só vi vantagens…..a começar pelo peso e praticidade. E podendo ter tudo que o Ipadão faz. Show de bola! Não sinto saudades da tela retina. Que por sinal está guardado à espera de comprador

  • vanessa

    Gostaria de saber mais a respeito do 3g do ipad mini. Pq ele usa o nano-sim e tá dificil achar vendnedo no brasil. Além disso, o ipad mini vem desbloqueado, ou tem que desbloquear qdo comprado nos EUA???

    • Maurício. CARDOSO

      Cortei o chip e funciona direitinho no ipad mini.

  • Maurício. CARDOSO

    Realmente o peso do Ipad tela retina me incomoda muito. Compro muitas revistas e livros digitais e sinto no braço e mão o prejuizo. Depois de ler esta opinião, comprei um Ipad Mini e digo sinceramente….”Estou apaixonado por sua praticidade, leveza e capacidade de não me fazer sentir saudades do Ipadão. O qual já estou colocando à venda(semi novo).. Pena mesmo esse atraso de vendas no Brasil.

  • Carlos

    O IPad Mini “pega” a rede 4G aqui do Brasil?

    Obrigado!

  • Guilherme

    Se eu comprar um com conexão 3G, consigo usá-lo no Brasil???
    Obrigado pela atenção

  • Elizangela

    Ola, estou nos EUA e vou comprar um mini ipad. Gostaria de saber se o 4G vai funcionar como 3G no brasil. Obrigada.

  • alexis

    pra mim o mini eh mais uma boa opcao para ipad.

    Uso o meu ipadão no carro como uma “” central de comando”” musica, gps, apps de performance, games … o mini pode ser uma opção boa para carros menores ou para colocar junto ao vidro. ( o meu fica no console central no lugar de um DVD 2 din )

  • D Silva Junior

    Já estou no no meu segundo ipad mini, realmente se mobilidade for importante considere o mini ou também o seu concorrente o Galaxy Note 8, tenho os dois e pra mim são os melhores tablets do mercado. Experimente e tirem as suas opiniões.

  • Marlon Falzetta

    Comprei o meu hoje.
    Fui influenciado por vocês.

    Esse blog deveria ganhar comissão de venda!

    🙂

  • João Paulo

    Comprei ontem. Sinceramente, não tenho nenhuma reclamação. É meu primeiro produto da apple, é fantástico usar algo que não trava… Parece um comentário idiota, mas é fato… Android, não importa o hardware, vai travar em algum momento. Leve, bonito, funciona, bom para ler ebook, usar emails, ver vídeos… paguei 1179 reais por ele e acredito que foi um dinheiro muito bem investido.

  • clodoaldops

    Pretendo comprar um ipad-mini p/ levar “p/ cima e p/ baixo” pois já tenho um bom notebook que uso p/ tarefas “pesadas” como editar fotos/musicas/videos bem como p/ trabalhar c/ pacote ofice.
    Acho que esta é uma boa dupla: notebook p/ tarefas “pesadas” + tablet “just for fun”

  • Pedro Derbli

    “A tela Retina não faz compensar os ganhos de usabilidade do mini.” Isso é a mais pura verdade.