DicasTutoriais

[Manual BDI] Como sincronizar seu iPhone ou iPad com um novo computador

Sincronizar com novo computador

Situação: você trocou de computador e agora toda vez que você conecta seu iPhone, iPod touch ou iPad nele, aparece um aviso que lhe ameaça, dizendo que todos seus dados serão apagados. O que fazer quando queremos sincronizar nosso aparelho em um novo computador?

Veja neste tutorial como fazer seu computador reconhecer seu aparelho sem que você perca nenhum dado.

Apenas um único computador

A Apple revolucionou a indústria da música popularizando a venda digital de álbuns. Mas no começo foi muito difícil convencer as gravadoras de que o ato de transformar as faixas em arquivo digital não iria contribuir para a pirataria. Naquele tempo, serviços de compartilhamento como o Napster eram a dor de cabeça delas.

Com isso, a Apple acabou cedendo em algumas exigências para dificultar a troca de arquivos entre um usuário e outro. A limitação de trocas de arquivo por bluetooth, por exemplo, é devido a isso, assim como a impossibilidade de sincronizar o seu iPhone ou iPad com mais de um computador diferente. Você só pode sincronizar no seu, em nenhum outro, caso contrário todos os arquivos existentes no aparelho serão apagados.

Aviso de exclusão de dados

Isto é um problema para usuários que trocam de computador, por exemplo, que muitas vezes não sabem como fazer para sincronizar seu aparelho na nova máquina. É por isso que fizemos um passo a passo para você não ter dores de cabeça com isso.

Sincronizando com outro computador

Bom, se você quer começar a sincronizar seu iPhone, iPod ou iPad com outro computador, você precisa fazer alguns procedimentos chatos para primeiro salvar todos os seus dados e poder recuperá-los na nova máquina. Siga os passos.

Passo 1: autorize seu novo computador

Autorizar o PC antes de sincronizar

Para que os aplicativos do aparelho possam ser transferidos para o novo computador, você primeiro precisa autorizá-lo com a conta (ou contas) da App Store, caso contrário, o iTunes irá apagá-los do aparelho. Para fazer isso, abra o iTunes no computador (Windows ou Mac) e no menu Loja, selecione Autorizar Este Computador.

Autorizando o computador

Então basta introduzir o usuário e senha da conta desejada e, a partir deste momento, o computador está autorizado a lidar com seus aplicativos. Se você usar mais contas (ou de membros da sua família ou de outros países), deverá repetir o processo para cada uma delas.

Se você ainda tiver acesso ao antigo computador, o ideal é desautorizá-lo. Isso porque a Apple só permite você autorizar 5 computadores diferentes ao mesmo tempo e se você deixar os antigos autorizados, chegará um momento que não conseguirá autorizar mais nenhum. Se você está com este problema e não consegue mais acessar os antigos computadores, é possível desautorizar tudo pelo iTunes, na sua conta. Veja o link abaixo para saber como fazer isto.

Como desautorizar computadores no iTunes

Passo 2: faça uma cópia de segurança (backup) de seus dados

Conecte seu aparelho no novo computador e, com o iTunes aberto, faça um backup dos dados contidos no dispositivo para o novo PC. Para isso, fizemos um tutorial detalhado que explica o passo-a-passo (veja o link abaixo). Neste caso, não adianta ter um backup apenas no iCloud, pois o que estamos querendo fazer é passar para seu novo computador todos os seus dados. Por isso a necessidade de fazer o backup pelo iTunes.

➜ Como fazer o backup dos dados do iPhone, iPod ou iPad no iTunes do computador

Por garantia, ative o iCloud no seu aparelho e faça um backup também na nuvem, para ter um nível a mais de segurança com seus dados. 😉

➜ Fazer backup no iCloud

Passo 3: transfira as compras feitas no aparelho

Seguindo o mesmo processo do Passo 2, você agora selecionará a opção “Transferir Compras“. Isso fará com que todos os aplicativos presentes no seu iPhone ou iPad sejam transferidos para o computador. Se você baixou alguma música ou filme da iTunes Store pelo aparelho, eles também serão transferidos. Infelizmente músicas e fotos que você tenha colocado independentemente no aparelho não serão transferidas para o PC e por isso você terá que apelar para o Passo 4.

Passo 4: transfira suas músicas e fotos do iOS para o computador

Como o iTunes não transfere músicas do iOS para o computador (lembram do acordo que a Apple fez com as gravadoras?), teremos que usar um programa diferente para fazer isto. Ele se chama iTools e tem versão tanto para Windows quanto para Mac. Para saber como fazer, basta seguir o link a seguir:

➜ Como copiar as músicas e livros do iPad e do iPhone para o computador

Os álbuns de fotos também não são transferidos pelo iTunes e você também terá que usar outro programa para recuperá-las. Veja como fazer:

➜ Como transferir álbuns de fotos do iPhone ou iPad de volta para o computador

Passo 5: transfira os arquivos de um PC para o outro

Os primeiros 4 passos são suficientes para você já ter os seus dados mais importantes no novo computador, mas talvez em seus arquivos você tenha aplicativos que não estão mais disponíveis na loja e ainda queira usá-los. Por isso, o ideal é que você também faça uma cópia dos arquivos originais de um computador para outro. Para isso, você pode copiar manualmente todos os arquivos de aplicativos. Eles são encontrados nas seguintes pastas, de acordo com seu sistema operacional:

Mac OS X:
/Usuários/nome do usuário/Música/iTunes/Mobile Applications

Windows XP:
\Documents and Settings\nome_do_usuário\Meus documentos\Minhas músicas\iTunes\iTunes Media\Mobile Applications

Windows Vista ou Windows 7:
\Usuários\nome_do_usuário\Músicas\iTunes\iTunes Media\Mobile Applications

Pegue todos os arquivos e copie para a pasta de mesmo nome. Talvez precise que você selecione todos e peça para abrir no iTunes, para que a biblioteca do programa seja atualizada.

➜ Como passar todos os seus aplicativos iOS para outro computador

Faça a mesma coisa com suas músicas que não estavam presentes no aparelho. Elas estão no mesmo caminho descrito acima, mas na pasta iTunes Music. Se sua biblioteca não é grande e você tinha todas as suas músicas já no aparelho, o Passo 4 já fez todo o trabalho.

Passo final: sincronizando definitivamente o aparelho com o novo computador

Sincronizar

Agora você já tem todos os seus dados no novo computador e os riscos de perder alguma coisa são praticamente inexistentes. Pode, então, partir para o passo final e sincronizar seu dispositivo com o novo computador.

Se ao conectar o aparelho com o iTunes, o computador lhe mostrar aquele aviso assustador de que tudo no seu aparelho será apagado, simplesmente aceite e deixe ele apagar tudo. Depois, recupere o backup que você fez naquele iTunes e ele reinstalará todos os seus aplicativos no aparelho. As músicas e fotos que você tem no computador também poderão ser colocadas novamente no dispositivo.

Depois disto, seu novo computador e seu aparelho serão amigos e não terão mais desavenças. 😉

Veja mais dicas importantes em nossa seção de dicas.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Flavio

    Obrigado BDI
    Justamente o que estava precisando!!!

    Abracos!!

    • Felipe

      Já gastei umas 5 horas da minha vida tentando transferir meu iTunes de um PC pro outro ha alguns meses…

  • SamucaTosta

    Muito bom 🙂
    Algum dia vou precisar disso q eu sei :p

  • João Pedro

    Grande dica !!!

  • Mauricio

    Eu tenho uma dúvida que até agora não consegui descobrir como (e se é possível) fazer…

    Dois macs, um iphone.. O que eu quero é comprar um aplicativo em um Mac e aparecer no outro mac também, para que eu possa sincronizar a minha biblioteca em qualquer um dos 2 sem nenhum problema.

    A segunda solução do artigo resolve o meu problema? Se eu autorizar outro computador, significa que posso sincronizar com os 2 sempre que eu quiser e a biblioteca vai estar espelhada? Pelo que eu entendi, só em partes…

    É possível isso?

    • Rennan Toscano

      Eu nunca tentei, mas parece que é possível vc usar os 2 pcs, desde que vc sincronize as músicas (não sei se as fotos tbm) com apenas 1 deles. Ou seja, vc pode fazer backup e instalar/desinstalar apps (desde que a(s) conta(s) utilizada(s) para baixá-los esteja(m) autorizada(s)).

      Para manter a biblioteca (de apps) espelhadas, você pode marcar “transferir compras automaticamente” nas opções do iTunes ou seguir o passo 3 deste artigo, se não quiser baixar uma segunda vez.

  • Antonio Augusto

    Essa”Apenas um único computador” é uma restrição meio arcaica na minha opiniao. A apple deveria facilitar isso hoje dia. Eu tenho 2 computadores em casa (desktop e note) e tenho o computador do trabalho também. A coisa mais comum é a pessoa usar pelo menos 2 e ter esse trabalho todo para sincronizar, ainda que só da 1a vez, acho, de novo, arcaico.

  • Dorinha

    Nossa excelente tutorial, mui bem explicado.
    Agora já sei como deverei fazer no dia em que eu ” ganhar ” ( :P) meu lindo e desejado MacBook Pro, retina 15″ ( isto sim é um sonho de consumo bunito)
    A gente vive aprendendo aqui ! 😉

    • JanjaBoy

      Tenho pena do JanjaBoy……. 🙁

      • Dorinha

        😀 ….
        Aproveita e diga para ele que eu o amo é muito!!! 😉

  • Douglas

    Valeu BDI. Quando eu não sabia disso, eu fui conectar meu antigo iphone clássico em outro computador, e nem li essa mensagem, só cliquei em sincronizar… Naquele dia quase tive um ataque, eu perdi todas as minhas fotos, meus vídeos, um monte de coisa, fiquei p da vida…

    • Marcelo

      … daí comi um pão de batata, e a raiva passou. Boua!

    • Gaúcho Nerd

      … daí joguei o iPhone na parede e partiu em mil pedaços!

  • Cristhian Vieira

    Muito util meu novo e primeiro Mac esta pra chegar eu estava realmente pensando como faria, pelo visto o processo é simples como no Windows.

    Então vou fazer assim, primeiramente fazer um backup manual de toda pasta de aplicativos num HD externo no Windows, segundo vou colar esse apps nesta pasta no meu Mac /Usuários/nome do usuário/Música/iTunes/Mobile Applications, certo?

    Terceiro, vou abrir o iTunes e mandar importar pasta para biblioteca, assim terei todos os apps na biblioteca do iTunes do novo Mac.

    Quarto vou autorizar o meu Mac para sincronizar meu iPhone, iPad e iPod Touch com a minha conta na Apple, certo?

    Quinto, vou transferir as compras e depois efetuar o backup. Só assim então eu posso usar normalmente para sincronizar minhas coisas?

    Uma dúvida, como comprei um Macbook Air e mesmo sendo 128gb ainda acho pouco pra manter minhas músicas neles então usarei sempre meu HD externo, com músicas e videos, caso eu deseje sincronizar essas músicas do HD externo, qual o procedimento, eu deveria adicionar a pasta das músicas ao iTunes e sempre que for sincronizar, plugar o HD, no Mac ele vai manter a letra da unidade, como no Windows?

    Valeu iLex

  • Rodrigo

    Tenho vários app no PC que não estão no iPhone..
    A dúvida é: comprar transferir esse apps do PC para um MAC? Ou posso fazer como consta do Passo 5 pois os apps de PC e MAC são compatíveis?
    Abs

    • Passo 5.
      Tire do diretório do Windows e coloque no diretório indicado no Mac. 😉

      • Rodrigo

        Obrigado.
        Abs

  • Overlord

    Ótimo tutorial.

    Pena que a Apple foi obrigada a implementar este tipo de proibição por causa do acordo com as gravadoras.

    Seria tudo bem mais fácil se a sincronização fosse liberada.
    Fora que eu não seria obrigado a instalar o iTunes para incluir uma simples música nos meus gadgets.

  • Gharcya

    IMPORTANTE: Acesse o PC antigo e DESAUTORIZE o antigo.
    O limite é 5.
    Vc pode desautorizar todos, mas pode fazer isto APENAS UMA VEZ POR ANO.

  • Marcio

    Também uma dúvida simples aqui :
    Meu i-tunes está dando mensagem de erro , tenho 2 contas BR e ARG , e parece que a solução seria DESINSTALAR( apagar) e baixar e REISNTALAR o i-tunes novamente.(um para 64 bits)

    Se eu fizer ,não vou perder os meus apps comprados , fotos e videos ?
    O i-tunes REINSTALADO ja vem “zerado” se eu sincronizar com o i-phone não vai apagá-lo também?

    Por favor alguem me ajude aqui ….Apenas quero APAGAR o I-tunes e reinstalá-lo novamente sem perder meus apps.

    PS: Não uso nem uma forma de JAILBREAK (nunca usei)

    • Dimitri

      Pode desinstalar o iTunes e instalar novamente. Pelo menos no Windows não dá problema. Volta toda a biblioteca.

  • Manfredo Oliveira

    Esse tutorial serve pra quando eu for formatar também? Estava precisando!
    Muito obrigado! Ótima matéria 🙂

  • Allegri

    Muito bom..

    Já mudei duas vezes de note e me dei mal nas duas! Agora não mais! 🙂

  • Rodrigo Brandão Ferreira

    Nossa! Essa parte foi épica:
    “Depois disto, seu novo computador e seu aparelho serão amigos e não terão mais desavenças.”

  • Tarcísio Luna

    Hey iLex tem como sim sincronizar o iPhone com dois computadores… o iTunes gera um argivo de backup é só copiar o arquivo e jogar na mesma pasta do iTunes no outro pc e pronto. Eu fiz nos meus dois notebooks (Dell e macBook) funcionou de boa. Não lembro bem sem tem que fazer mais algum ajuste.

  • Tercio

    Uma dúvida:
    Tenho dois iPhones, um meu e outro do meu filho e apenas uma conta, a minha. Meu filho baixa dezenas de aplicativos que eu não gostaria de instalar no meu aparelho, mas quando sincronizo no mesmo computador, embora os aparelhos tenham nomes diferentes, todas as compras são transferidas para ambos. Como fazer para escolher quais aplicativos eu quero que sejam instalados em cada um dos iPhones? É possível com uma única conta?

  • Diógenes

    Parabéns pelo tutorial! Muito completo e explicativo! Vai ser ótimo para usar no forum rsrs

  • Flavio Augusto

    Ilex…….Mais uma vez, ótimas dicas – Obrigado!

  • Passarelli

    Ótimo post parabéns!

    Muitos não sabem o que fazer e acabam “deletando” tudo que tem!

  • Setangels

    Muito bom!
    De grande ajuda
    Um ponto: tenho no iphone minhas músicas todas separadas em albuns.
    Pelo itools consigo fazer essa transferência na boa, tenho que colocar na pasta itunes media/music certo?
    Encontrei tb o Detune, que pelo que entendi eh escolher as músicas e salvar na pasta que ele entende que é um álbum,
    É isso?

    []’s

  • Copeta

    Ótima dica. Já está nos favoritos para emergências. 🙂

  • Róger Barbosa

    Vcs estão tendo problemas em assistir videos no iphone 5 pelo app do youtube? meu videos não carregam! para de 2 em 2 segundos! ta horrível!!!!!!!!! tenho ipad com ios 5 ainda que roda tranquilo sem parar, com qualidade perfeita! mais o iphone 5 no ios 6.1.3 da RAIVAAA, alguem sabe oque pode ser? minha net é de 10megas

  • Michel

    iLex, a última parte “Se ao conectar o aparelho com o iTunes, o computador lhe mostrar aquele aviso assustador de que tudo no seu aparelho será apagado, simplesmente aceite e deixe ele apagar tudo”. Isto não é necessário, o que eu fiz foi passar a pasta do backup do computador antigo para o novo. Ela fica em
    ————————————————–
    Mac: ~/Biblioteca/Application Support/MobileSync/Backup/
    Windows XP: \Documents and Settings\(nome de usuário)\Dados de Aplicativo\Apple Computer\MobileSync\Backup\
    Nota: Para acessar rapidamente a pasta Application Data, clique em Iniciar e, em seguida, escolha Executar. Digite %appdata% e clique em OK.
    Windows Vista e Windows 7: \Usuários\(nome de usuário)\AppData\Roaming\Apple Computer\MobileSync\Backup\
    Nota: Para acessar rapidamente a pasta AppData, clique em Iniciar e, em seguida, na barra de pesquisa digite %appdata% e pressione a tecla Enter.
    —————————————–
    O nome do backup é o UDID do aparelho.
    Espero ter ajudado, abraços!

  • Júnior Krebs

    Se isso tivesse sido postado antes me ajudaria bem mais. Mas agora já sei onde recorrer caso formate meu PC. Obrigado BDI 🙂

  • Ricardo P.

    Perfeito o post! Muito bem explicado.

    • Francis

      Também achei isso. Muito obrigado BDi

  • Chico

    Ótimo post!!!! parabéns iLex!!!

  • Thiago

    Excelente post. Se tivesse esse tutorial nas três vezes que troquei de computador, não teria perdido horas a fio.

  • Sergio Carvalho

    Aqui não é o lugar, risos, mas vou tentar: por erro e acerto, fiz exatamente isto antes de vc publicar esse belo material. O engraçado que aparecem os bugs: meu iphone continua indicando a sincronização por wifi com o note anterior. E o atual está com a opção de sincronizar por wifi. Já viu isto? Tem alguma sugestão?

  • D4ni3lMac27

    Muito show esta dica,estava precisando muito este dias,vou fazer aqui.valeu BDI.

  • Andreidys Bellizzi

    Ja tem um bom tempo que eu não consigo fazer Backup no meu iphone,só da erro,tem alguma dica para a soluçao desse problema?

  • Felps

    Precisei disso esses tempos, pena que vcs ainda não tinham feita essa matéria, realmente perdi todas a minhas musicas :/

  • João

    Ou vocês podem fazer uma cópia da library dentro do diretório do windows e assim colar no outro windows e o PC novo fica automaticamente “nativo” como a biblioteca do iPhone

  • Ramon David

    Ótimo tutorial !! Mais seria de grande ajuda se vocês gravaçem um video com essa dica ( ajudaria bastante )

  • Khalil

    Fala iLex!
    Fiz tudo conforme o tutorial,transferi minhas compras e tal.No entanto,não consegui realizar o último passo:baixei um novo app no novo computador e quando coloco para instalar no meu iPhone simplesmente não acontece (aparece a mensagem de sincronização,mas muito rápido e ao final nada do novo app no idevice).Ajuda,por favor :0

  • Gabriel L

    Gostaria de saber como se “transfere as compras” no novo iTunes, não consigo achar!

  • Miguel

    Durante a utilização do wifi na casa da minha filha, acabei passando meus dados pessoais de páginas da web, para o PC dela, como desfazer isto?
    Não sei como fiz,só sei que assim está, alguém pode me ajudar?

  • Anna

    Muito bom. Mas e as motas e os calendários? Se eu deixar apagar, eles também vão voltar depois?

  • Eduardo

    Conclui apenas a etapa 1, ao conectar o iPhone no PC diz que o iTunes não pode conectar ao meu aparelho porque o registro de emparelhamento esta faltando.

  • Ariane

    Como que faz para acrescentar músicas de um outro pc no iPhone mais sem apagar as musicas mantendo as duas bibliotecas dos dois pcs ativos????Tem como??

  • Gabriella

    Boa noite!!

    Eu tinha um Iphone 4s e esse veio a estragar. Viajei e comprei um aparelho novo, sendo que, desta vez, um Iphone 5. Antes de sincronizar meus arquivos antigos do ITunes para o aparelho novo, tirei fotos e gravei videos com ele. Agora, quando fui sincronizar, voltaram meus arquivos antigos para o novo aparelho e os antigos sumiram. Isso quer dizer que eu os perdi? Se não, como faço para recuperar?

    • Infelizmente quer dizer sim que eles sumiram para sempre. Você gravou o backup antigo sobre todo o conteúdo que tinha no aparelho. 🙁

      • Gabriella

        Mesmo eu tendo feito o backup no icloud pelo aparelho novo? :/

        • Se você tem o backup daquele momento em que tinha feito os vídeos, aí sim, basta restaurar o aparelho e recuperar o backup do iCloud. Mas a esta altura, me pergunto se este backup do iCloud já não foi substituído pelo atual…

  • Diego

    Funciona em um iPhone com jailbreak? Tenho um 3GS que ainda tem o iOS 5.1.1 e preciso sincronizar ele com outro pc sem perder o jailbreak nem nada.

    É possivel?

  • Heloisa

    Resolveu meu problema! Excelente! Muito obrigada!

  • Daniel

    Fantástico, como sempre o blog arrebentando com dicas essenciais!!!

  • maria

    oii
    eu tinha um ipod 4 geracao sincronizado com meu pc com todas as fotos e musica
    comprei um novo ipod geracao 5 e eu ja tinha algumas fotos nesse novo ipod , fui sincronizar com meu pc esse novo ipod mais acabei esquecendo q todas minhas fotos iriam sair ao sincronizar com meu pq
    e foi oq aconteceu
    queria mito resgatar essas fotos q estavam no meu ipod
    como q eu faco?

    ps: ja tinha configurado o iclound se ajuda em algo
    aguardo resposta

  • Matheus Paes

    Estou tendo problemas aqui , o notebook que eu uso estava no conserto e foi trocado o hd , fui tentar sincronizar com o note consertado e dá esse erro O iphone não pode sincronizar devido a uma falha no inicio de sincronização …

  • Fabricio Camargo

    Esta dica ja está no meus Favoritos!!!

    Obrigado

  • Celio

    Alguem sabe como migrar 100% das configuracoes do itunes para o computador novo? Seguindo as dicas – pelas quais agradeço – as listas de reprodução nao aparecem no novo itunes, por exemplo.

  • Raquel

    Achei ótimo o tutorial, muito explicativo. Mas antes de ler esse arquivo, já tinha tentado antes e acabei clicando em “não autorizar” na sincronização com o novo pc. Já tentei reverter isso e não consigo. Você pode me ajudar?

  • Tigeruh

    Eu não consigo fazer a sincronizção do meu dispositivo ao iTunes, mesmo que ele conecte-se com o pc, ele não aparece para fazer a sincronização no iTunes. O que pode estar acontecendo, pois no pc da minha namorada ele conecta normal. Valeu.

  • RoODRiGoOB

    Alguém já se deparou com a seguinte situação!!!! Comprei um novo iPhone sendo ele um 5s, usava um 5 normal. Comprei esse 5s usando como tmb o outro 5. Fiz o backup normalmente e restaurei o aparelho e o entreguei a um amigo… FIz o procedimento normal de restauração no 5s porem qd escolho o backup feito na determinada hr pede para eu entrar com uma senha de um email q na verdade não e meu, mas tem a opção de iginorar, seguindo em frente totalmente realizado o backup qd vou conecta-lo ao iTunes em vez de aparecer meu aparelho no canto superior direito aparece uma mensagem sendo ela a seguinte ” nessesario sincronizar com o iSync…..” e não da mais nenhuma opção só de ejetar… Alguém ja se deparou com isso? Grato pela ajuda.

  • Creusa Christofoletti da Silva

    Olá! Será que dá pra recuperar minhas fotos. Comprei um iphone e já tinha o meu anterior sincronizado com o Itunes, pensando que ele acrescentaria minhas novos fotos mandei sincronizar e sumiu tudo. Implorando ajuda rsrs fotos de viagem. Obrigada