Notícias

Apple revela que guarda por 2 anos a gravação de tudo o que é dito para o assistente Siri

Siri em português
Não, o Siri ainda não entende o português. Imagem meramente ilustrativa.

Não é nada grave e não há motivo para nenhum escândalo. A Apple revelou para a revista Wired que grava registros do que os usuários dizem ao assistente virtual Siri, pelo período de 2 anos. Isso é feito para a melhoria do sistema.

O registro acontece da seguinte maneira: o usuário, ao usar o Siri, tem sua voz gravada e enviada para os servidores da Apple, que analisam o que foi dito e retornam a resposta para a questão feita (é por isso que a função só funciona com uma conexão internet). Mas este registro não é apagado imediatamente. A ele é associado um número aleatório, que mantém a gravação de forma anônima no banco de dados por 6 meses para ser utilizado no caso de você usar novamente a função. Isso ajuda ao servidor ser mais rápido na resposta, pois ele já interpretou anteriormente algumas palavras suas.

Esta gravação não é associada ao usuário e é feita de forma anônima. Ou seja, se ela quisesse, não poderia procurar por frases que você disse.

Depois de 6 meses, a gravação deixa de ser associada ao tal número aleatório e passa a fazer parte do banco de dados global, para que ele melhore o serviço naquele idioma. Depois de 2 anos da gravação realizada, ela é eliminada do banco de dados. É interessante notar que o próprio usuário pode apagar imediatamente todos os seus registros do banco de dados da Apple, simplesmente desabilitando a função Siri no aparelho.

Seja como for, os brasileiros ainda não tem o que se preocupar, pois a função ainda não está adaptada para nossa língua.

Vale lembrar que outros serviços como o Google guardam muito mais informações sobre seus usuários, nem sempre de forma anônima, e ninguém nunca pareceu se importar com isso.

fonte: Wired

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daniel Gmrs

    Muitas empresas e softwares fazem isso, mas como é Apple, vira notícia bombástica para a mídia…

    • Danilo rodrigues

      Quero saber que dia vamos ter a Siri em portugues…. Ngm fala sobre isso e uma funçao top que nao serve pra nada ainda no brasil…

      • Thiago Sousa

        Não servir pra nada já é exagero. Uso a Siri todos os dias. Só que obviamente que em português usaríamos muito mais e de forma bem mais completa o aparelho.

  • Elton

    Faz todo sentido!
    Eu imaginei que isso ocorria assim que tentei desabilitar a Siri uma vez e recebi o alerta dizendo que os dados seriam apagados.
    Eu só não imaginei que ficaria em uso por 2 anos… pensei em algo como 6 meses.

  • Tarcísio Luna

    Wow nada bom! como a gravação não está associada ao usuário se o mesmo pode apagar os dados desabilitando a siri?
    Ele tem que guardar a chave com o id do usuário para poder deletar quando o mesmo usuário realizar a ação. Assim sabe-se qual é o usuário, visto que a chave é única!

    • Leonardo Vilela

      boa observação…

    • Junior Maia

      Qual parte do texto você não leu?

      “A ele é associado um número aleatório”

      Sendo assim, entende-se que você fica registrado com um número aleatório fixo. Não com a sua ID.
      São coisas bastante distintas.
      Por que sempre as pessoas tem quem achar que é a teoria da conspiração?

      • Flavio

        Se é gerado um número aleatorio, então como ele deleta os dados ao desabilitar a Siri?

        “É interessante notar que o próprio usuário pode apagar imediatamente todos os seus registros do banco de dados da Apple, simplesmente desabilitando a função Siri no aparelho.”

        • Junior Maia

          Vamos novamente….

          “Sendo assim, entende-se que você fica registrado com um número aleatório FIXO. Não com a sua ID.
          São coisas bastante distintas.”

          O número aleatório fica fixo ao serviço acessado por seu aparelho. Mas isso sem acesso a suas particularidades de ID.

          • André

            Mas se é possível apagar, esse número aleatório fixo precisa estar de alguma maneira associado ao aparelho (mesmo não sendo o ID), mas se quiserem é possível sim saber de onde cada gravação veio.

            • Wesley Rolim

              Acredito que seja fácil responder essa pergunta. Quando esses dados são salvos e associados a um número a SIRI no aparelho reconhece esse numero nos servidores Apple. Ou seja a SIRI no aparelho ” sabe” onde esta gravados seus dados mas os dados acessados pelos servidores não tem vinculo com o aparelho!

          • Tarcísio Luna

            Andre falou tudo amigo, tem que estar associado de alguma forma ao aparelho e vc está associado ao aparelho pela sua conta, ou não? Como vc baixa seu apps na apple store? ¬¬

          • Tarcísio Luna

            Não há nenhuma teoria nem nada vindo da minha parte não, sou super fã da Apple e tenho vários produtos dela. Assim como iLex eu tbm acho que essa não é uma notícia pra causar escândalos… até porque hj é praticamente impossível vc ser 100% anônimo. Nos damos check in no foursquare, dizemos como estamos no Facebook, qualquer bobagem que vem nas nossas cabeças postamos no twitter e assim por diante… Até quem não tem todas essas redes sociais tem uma linha telefónica com informações e tals, enfim o meu comentário foi só pra informar que há sim como a apple saber quem falou cada frase que vc falou pra siri e saber que foi vc quem falou 😀

      • Pablo

        Pelo que escreveu, você acredita que deve ser um número aleatório fixo.
        Não entendi o que quis dizer com fixo. Quer dizer que as minhas frases estariam todas ligadas a um mesmo número que foi gerado aleatóriamente? Porque se for isso, nada mais é que um ID. E com isso seria mesmo possível apagar esses registros ao desabilitar a função. E aí seria útil para a função que foi descrita, de reutilizar uma frase já dita para agilizar minhas consultas. Porém também permite vincular ao usuário.
        Se o número é único para cada mensagem, não é possível associa-lo ao usuário e não seria possível apagar mensagens ao desabilitar a função Siri, e na verdade isso nem seria necessário. As frases ditas ainda poderiam ser utilizadas para agilizar consultas, porém de uma forma mais macro.

        Não acho que seja nada de outro mundo, só achei que ficou faltando alguma peça para encaixar as duas informações postadas, que no meu entender, acabam entrando em conflito entre si.

        • Pablo

          iLex, acho que faltou só uma coisinha que entendi melhor ao ler a reportagem em Inglês. Por favor, me corrija se estiver falando bobagem.
          Pelo que entendi, ao utilizar o Siri pela primeira vez, os servidores geram um número aleatório, esse número fica armazenado no servidor da Apple e no aplicativo Siri. Com isso, realmente não há uma associação entre o usuário e este número, e ao desabilitar o Siri, a Apple realiza o que foi explicado na reportagem.
          Resumindo, acho que faltou só deixar explicito que esse número aleatório gerado no servidor da Apple é guardado pelo aplicativo Siri, e é assim que é feita a associação.

          Parabéns pelo Blog!

        • Overlord

          Se os registros lá no banco de dados da Siri sao específicos a um usuário, há algum tipo de identificação.
          Pode não ser o teu Apple ID ou o número de série do teu gadget mas há uma ligação.

          • Aniello

            Gente, é simples entender esta questão. Temos os dados do usuário (Nome, saldo, email, apps comprados, músicas, etc) em um servidor. Temos os dados do Siri em outro servidor, em outro banco de dados.

            Os dados do usuário podem ser pesquisados por usuário. Assim a Apple pode verificar seus meios de pagamento, os IPs de acesso, etc, quando procurar por dados seus.

            Mas ela não pode procurar os seus arquivos de voz usados pelo Siri, pois eles são indexados por um número aleatório.

            O Siri sabe que eu sou o usuário 76347692345. A Apple sabe que eu sou o usuário [email protected].

            As buscas que a Apple faz para saber o que o usuário faz é feito no servidor que me conhece como [email protected]. As buscas que o Siri faz para responder rápido as minhas perguntas é feita na base de dados que me conhece por 76347692345. E não há um cruzamento de dados entre as duas bases de dados.

            O que a Apple afirmou é isto: que ela mantêm os dados pessoais armazenado em uma base de dados indexada por conta de usuário, nome, etc, e em separado outra base de dados com os arquivos do Siri indexados apenas por números aleatórios.

            É o padrão para qualquer base de dados de usuários que deve ser mantida privada (google, microsoft e muitas outras empresas seguem este padrão).

            Claro, em tese é possível que a empresa que possui ambos os bancos de dados faça o cruzamento de informações e unifique tudo, violando a privacidade. Mas isto não é um processo simples, cruzar dois enormes bancos de dados independentes, e que poderia ser percebido por auditorias internas e externas.

          • Pablo

            Na verdade, não. Não necessariamente.
            O que vou falar agora é o que imagino, pela minha visão de programador…
            O sistema Siri é um sistema independente, como um aplicativo que você mesmo poderia fazer. Ele não tem a informação de quem é você.
            É possível que ele pegue? Sim. Mas teria que infringir as regras a que os programadores estão sujeitos, Mas pra que dar essa volta toda, tendo muito mais trabalho?
            Se o objetivo fosse possuir essa informação, era muito mais fácil pedir login para poder utilizar o aplicativo.

            • Rei/SP

              Exatamente! seria o login como é em muitos aplicativos. Ref à privacidade, hj é possível obter muitas informações, dados que teoricamente seriam de caráter privado de qq pessoa pelo Google; tudo isso faz parte do que denominam “sociedade conectada/rede social” etc… óbvio que se deve preocupar no quesito segurança mas não seria este aplicativo que afetaria a nossa privacidade; o importante é saber fazer o bom uso do aplicativo, aliás, como tudo na vida.
              E ainda nem funciona no nosso idioma!

  • Celso F. Araujo

    Então o Siri em Português já sai com 2 anos de atraso sem ter sido lançado! 🙂

  • @romulogarciap

    Cansei de falar “fuck you” para Siri..

    • Lucas Pacheco

      Hahahaha sempre falo isso, esperando por respostas inusitadas dela.

    • Danilo Sato

      Querendo ou não, todos os serviços de muitas empresas estão “te bisbilhotando” de alguma forma. Se é anônimo, não vejo mal nenhum.

      No meu caso, o que tem lá é “What’s the weather for tomorow?” hahahahahaha

  • Douglas

    Não vi nada de grave nisso, pelo menos é anônimo.

    • TiãoGavião

      É dos ingênuos é que o mundo vive 😉

  • Copeta

    Não me importo muito. Se é apenas para servidor, tudo bem. É como o que acontece no iCloud. Acho até bem benéfico, vendo agora o real por que 🙂

  • Gatti

    Será que vem em português no 7?

  • thanya

    Essa e outras facilidades…Estão virando uma LENDA…!!
    Quem sabe um dia eles chegam aqui em terras tupiniquins,kkkkkk

  • João Gabriel

    Olá iLex,
    Vejo seu blog há muito tempo. Lembro que no lançamento do iPhone 3GS foi quando comecei a visitá-lo. Adoro seus posts e sua opinião sobre os mais diversos assuntos. Porém, de tempos para cá, comecei a perceber uma coisa. Apesar da qualidade de notícia continuar excelente, notei que cada vez mais, no fim do post ou até no meio você fazia QUESTÃO de colocar alguma coisa contra os concorrentes da Apple. Repito: não quero xingar seu trabalho de maneira alguma e sei que o blog é seu, mas mesmo tendo esse pensamento “anti-concorrência”, seria melhor que você não exprimisse tanto nos posts. Esse, por exemplo, fez questão de colocar no fim: “O Google faz isso e ninguém se preocupa”. Além de achar que isso está errado, já que eu mesmo controlo minhas configurações de privacidade, também acho que esse “ódio” todo quem vem carregado nos posts são ruins. Ódio é sempre ruim. Porque se interessar em saber no que a concorrência é ruim em vez de procurar saber o que a Apple pode melhorar? Gostaria que você pensasse nisso .

    Obrigado pelo ótimo blog,

    João Gabriel

    • João, em um mundo ideal isso não aconteceria. A culpa disso são os trolls e os usuários de outras plataformas que insistem em visitar um blog sobre iPhone para provocarem uma briga besta de plataformas que não leva a lugar nenhum.
      A intenção não é desmerecer o Google e não vejo como a frase dita no final do texto possa ser interpretada assim. É só uma lembrança que isso existe também em outras plataformas, não só na Apple. A mídia atualmente tem uma sede inexplicável de crucificar a Apple, esquecendo que outras marcas fazem o mesmo ou pior. Portanto, a frase foi justamente para cortar os que viriam aqui dizer “poxa, a Apple não é mais a mesma“, “ah se Steve Jobs tivesse vivo” e outras papagaiadas que todos estamos cansados de ler.

      Eu acho você inocente em acreditar que consegue realmente controlar todas as informações que o Google tem sobre você, mas decididamente não quero entrar nesta discussão.

      Não sou contra o Google, inclusive sou um usuário ativo de muitos de seus serviços. Se o Google quebrar, o BDI quebra junto. Portanto, a carga negativa da frase talvez tenha vindo muito mais da sua cabeça ao ler do que da minha ao escrever. Pense nisso.

      E se quiser continuar conversando sobre o tema, convido você fazer por email, pois você está desvirtuando o assunto do artigo e isso vai contra nossas regras. 😉

      • Rei/SP

        O Google é uma revolução, mudou muitos paradigmas. Recentemente, noticiou-se uma previsão: o Android tornará o Windows irrelevante, devido à forte expansão e evolução dos smart e tablets, trata-se de é um OS gratuito, acessível em termos de arquitetura.

        • Assim como fizeram a previsão há dois anos que o Chrome OS colocaria em perigo o Windows. Hoje, depois de 2 anos, o sistema não chega a ter 1% de participação.
          Portanto, previsão de analista é igual opinião de vaca. 😛

          O problema é que tem muita gente (e vejo que você se inclui) que acredita nessas previsões e já constrói toda sua opinião nelas. Nada contra, mas aí a pessoa tem que se conformar a mudar de opinião a cada 10 meses…

        • TiãoGavião

          Viva o Google!!
          Iniciaremos uma Teocracia em seu nome, rssss

    • Gabriel

      Muitas empresas tem em sua politica de seguranca e politica de conscientizacao pra NAO usar os servicos do google, como por exemplo o google translate por JUSTAMENTE guardar dados! Qualquer estudante de 1o ano de qlq curso tecnologo ja tem capacidade pra discernir que adicionando soh mais alguns campos no filtros, ou trabalhando com os cookies ja da pra identificar a origem do conteudo….

  • Floydbh

    putz…. agora sei porque o antigo papa renunciou…. deve ter escutado o que eu já falei para A siri! hehehsuhhuaahuahuauhahuahuhauhuhahuah

    • Leonardo Negrisoli

      Nossa… to nessa contigo!

  • Artur

    Ainda não consigo fazê-la entender “playlists” =/

  • Leonardo Negrisoli

    Certeza que além da legenda da foto e das ultimas frases do artigo vai ter gente falando “Siri em portugês????? *_________________*”

    Quero só ver… kkkkk

  • Miguel

    Não vejo grandes problemas associados a essa prática. É evidente a necessidade de amostras para o aprendizado do sistema, algo semelhante deve ocorrer com o SoundHound que, provavelmente, deve “saber” meu gosto musical. Entre a Apple saber o que digo à Siri e o Google minhas buscas web, prefiro a primeira.

  • MafiosaBe

    HAHSHAHSHAHS eu vivo chamando a Siri de bitch!

  • Lucas

    iLex poderia me descolar um iPhone igual o da foto? Ele ta com a Siri em português.

    • João Gabriel

      Leia a descrição abaixo da foto…

      • Lucas

        J. Gabriel acesso o blog pelo iPhone e la nao apareceu a frase logo abaixo da foto. Mais fiz essa pergunta pro iLex so para ver o que ele ia falar. Sei mto bem que o Siri ainda nao entende o nosso idioma. Mas vamos ver se agora no iOS 7 a apple apresenta uma versao atualizada do assistente de voz.

  • Eduardo

    Vamos fazer todo mundo falar assim: siri em português !!
    Como é aleatório o pedido de alguém vai se gravado hahaha

  • Bira Michels

    Fico imaginando a quantidade de gente que xinga a Siri kkkkk
    E fala palavrões kkkkkkk

  • djevandro

    eo siri em portugues !!

  • Fernando

    E pensar que eu já falei tanto “Va te faire enculer!” para a Siri em francês.

  • Perereca show

    Por mim pode armazenar o que quiser, o que eu queria mesmo, era que essa merda de siri funcionasse em português, nada mais que isso.

  • André Nascimento

    iLex, estou no Village Mall. Você quer fotos do futuro lugar da Apple store?
    Abraços

    • Douglas

      Não sou o ilex mas adoraria que você mostrasse D:

    • André, nos mande por email. 😉

      • Andre Nascimento

        iLex, vou mandar!
        Abraços

  • everton

    impressao minha ou a siri da primeira imagem está em PORTUGUES?
    (ignorei varios sinais de pontuaçao)

  • Dorinha

    Imaginem quantas besteiras a Apple já ouviu 😛

  • Ciro Espítama

    É como dizem, qualquer espirro da Apple é convertido em pneumonia pela mídia. Em nosso mundo “wired” tudo o que fazemos é monitorado, seja pelas empresas de tecnologia seja pelas entidades governamentais.

  • Davi gomes

    Nao sei pra que essa preocupação de guardar os registros, o siri serve basicamente pra mostrar pros amigos as respostas engraçadas que ela dá husashuhsa

  • Luís Felipe Meirelles

    Como eu queria minha Siri em portugues 🙁

  • Carlos

    Pergunte pra ela quando teremos Siri em português…(iphone 4

  • Rakdos

    Eu acredito que privacidade seja algo fundamental, mas vejo muita gente que exagera na preocupação. O que a maioria dos usuarios disseram de tão importante que possa compromete-los? Alguém andou contando planos de dominação global pro celular?

  • Daniel Pinho

    Vale ressaltar que o usuário não tem a voz gravada e enviada para a Apple, como foi dito. O próprio iPhone interpreta o audio e o que vai para o servidor é apenas o texto. O que volta, de igual forma, é somente texto, e o próprio iPhone dá conta de pronunciar pelo Siri. Isto é feito dessa forma pra dar agilidade ao sistema (arquivos de audio sao muito maiores do que texto) e para consumir menos banda do usuário.

  • TiãoGavião

    Ja falei para tomar cuidado com nuvem, Siri 😉
    Quem avisa amigo é….