Rumores

[rumor] Segundo revista, Apple pretende abrir 30 lojas próprias no Brasil até 2016

Apple Store

É realmente impressionante a informação trazida pela revista EXAME desta semana (edição que começa a ser distribuida hoje) sobre os planos da Apple para o Brasil: abrir cerca de 30 Apple Stores no país até 2016, aproveitando o embalo da Copa e das Olimpíadas. Outra informação interessante é que, segundo a revista, a loja do Rio está prevista para ser inaugurada agora em abril.

Executivos da Maçã teriam vindo ao Brasil em março para estudar possíveis pontos para novas lojas, além de negociar com fornecedores. Na capital de São Paulo, por exemplo, o Shopping Cidade Jardim seria um possível local, também voltado ao mercado de luxo.

O número de novas lojas apontado pela revista realmente impressiona. Em três anos, 30 Apple Stores em um país que sempre foi excluído do circuito da Apple (o próprio Steve Jobs achava inviável economicamente uma loja no Brasil — leia). E com o preço elevado de seus produtos, o que faria a marca decolar no país?

Talvez os números de vendas das atuais Apple Resellers (APR – revendedores autorizados) não seja tão ruim mesmo com os valores altos. Ao mesmo tempo, os lugares luxuosos onde os rumores indicam que serão as lojas (Village Mall, Cidade Jardim) já demonstram que os preços provavelmente não serão menores com as lojas.

O fato de não temos o Siri em português, o iPhone 5 nem é vendido na loja virtual da empresa e o iPad mini nem deu as caras ainda no país, faz realmente sermos incrédulos ao saber que a Apple irá abrir tantas novas lojas em um espaço tão curto.

Por tudo isso, a notícia ainda é considerada apenas um rumor.

dica do Cleber Borges

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daniel Taiguara

    Se abrir 2 ( Sampa e Rio ) já é muito !

    • Marco

      ta louco ? kkkk mas sério … muita gente compra produtos apple nos EUA com garantia de 1ano para a apple store … se ter umas 20 no Brasil … daí que vai ta bom, pq todo mundo não vai terque ir em São Paulo ou Rio !!! tenque ser até 2015 umas 2 em sampa , 2 no rio , 1 salvador , 1 fortaleza , 1 brasília , 2 Curitiba e tals !!!

      • Davi Reis

        Concordo!

      • Francisco Neto

        Tento uma em SSA seria uma mão na roda.

        • Binho Andrade

          Aí seria SENSACIONAL!

      • João Pedro Vianini de Paula

        1 em BH.

        • Alcides

          Outra em Avanhandava.

      • Max

        Com dificuldades de encontrar funcionários capacitados ao nível deles, acho pouco provável 30 lojas em tão pouco tempo!…

        • Zen

          Amigo,

          Não concordo contigo, porque tem profissional bom pacas e o problema que os caras querem gênios. Na Califórnia o pessoal da Apple não são tão bons assim. E ai que os caras pecam e não realizarem treinamentos com os caras daqui, porque eles já querem funcionários sabendo de tudo.

        • Zen

          Esqueci de comentar também que qualquer empresa que se preza precisa investir no treinamento de funcionários da maneira que eles querem. Só uma observação quando veio a fabrica da foxcomm que monta a apple no Brasil eles queriam 200 engenheiros já com um grande conhecimento em produtos da Apple e iam pagam uma mixaria pensando que estavam na China e ai fica difícil e depois saiu divulgando que não tinha profissional na área de tech para montar uma equipe. Pura mentira, tinha muitos candidatos e a maioria desistiu depois de saber o salário e a jornada de trabalho. Ninguém é escravo, principalmente um engenheiro que estuda mais de 05 anos .

          Obrigado e acredito que você vai refletir na sua opinião. Fora que os Americanos pensam que Buenos Aires é a capital do Brasil. Então como pode ser um gênio um pessoal deste ! Gosto muito dos produtos Apple e realmente são de ótima qualidade , mas quem realiza são funcionários comuns e a maioria sem formação.

          Valeu e Abraços !

          • Igor

            Olá Zen,

            Estás certo em dizer que tem gente qualificada. No entanto, a verdade é que proporcionalemnte são poucos. Como a lei da oferta e da demanda também é aplicada neste caso, pessoas competentes, principalmente em áreas especializadas, são supervalorizadas por aqui. Está todo mundo querendo elas e, se você não é uma empresa já bem estabelecida ou se custos são uma questão relevante a viabilidade do projeto, você não tem como pagar.

            Em países com uma melhor educação, mais pessoas tem conhecimentos e competências mais elevadas, o que facilita para que as empresas encontrem pessoas certas, que estas pessoas possam agregar ao máximo no lugar onde trabalham (sem precisar de treinamento de coisas básicas do zero) e receberem um salário justo.

            No Brasil, as proporcionalmente poucas pessoas com bom conhecimento/experiência são imensamente valorizadas, pois todos precisam de gente boa mas nem todos precisam ter, só que já tem muito dinheiro. Por outro lado, milhões de pessoas sem competência alguma para várias novas vagas que nosso desenvolvimento está criando, acabam tendo que aceitar empregos super desvalorizados.

            Se o conhecimento geral da população fosse melhor e nivelada, seríamos todos mais eficientes, teríamos empresas mais inovadoras, com atendimento melhor e salários seriam mais nivelados e mais altos para todos, só não para quem é super valorizado hoje.

            Temos sim uma falta de gente capacitada, e você só pode ter alguém bom se pagar muito, muito mesmo.

      • Renato

        Pessoal acha que abrir loja é assim… só querer… me desculpem mas eu acho que fora das nossas maiores capitais, e leia-se São Paulo, Rio e no máximo Brasília, manter uma loja Apple nos padrões que é lá fora é algo muito difícil aqui no Brasil. O Brasil economicamente vai bem, mas ainda estamos longe de termos o consumo de produtos da Apple como algo comum dentro da nossa população. Dúvido que muitos de nós, que temos produtos Apple trazidos do exterior por quase a metade do preço vamos começar a comprar aqui só prá poder ir na loja brasileira. Sem base alguma, mas afirmo com convicção que boa parte dos produtos Apple e leia-se iPhones, iPads, Macbook Air, Macbook Pro e até iMac (meu caso… rs) foram comprados lá fora. E aí? Como se sustenta uma loja que oferece produtos para uma classe que está habituada a comprar lá fora por metade do preço? Acredito que esses compradores são boa parte dos proprietários de produtos Apple. Para quem o preço não faz diferença (gente rica de verdade) será muito comoda um loja da Apple brasileira, pois atravessam a rua e encontram o que querem, mas para a grande maioria que economizar é fundamental e unir o útil ao agradável (no caso de uma viagem), a loja da Apple não será algo muito atrativo. Portanto acho que esta estimativa de 30 lojas no Brasil é no mínimo fantasiosa.

        • Vitor Sá

          Concordo. Ter uma ou duas lojas, até acho interessante. Mas, a meu ver, o Brasil não tem capacidade de sustentar 30 lojas dessas no Brasil. Sem contar com a dificuldade que está encontrar uma boa mão de obra por aqui…

        • Dimitri

          Renato disse tudo. Lógico que não vão abrir 30 lojas! Talvez três. Os eventuais clientes dessas lojas brasileiras trazem do exterior, pois compensa muito mais.

          • Realmente!

            • Italo

              Acho q a divisão tem q ser assim, 1 loja grande em SP, afinal é a maior cidade do país e uma das mais importantes do mundo, 1 loja no RJ por que é uma cidade com um grande fluxo de turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, 1 loja em Brasília pq é a capital do país e é importante que tenha, 1 loja para a região Nordeste, talvez em Fortaleza ou Recife, e 1 loja na região Sul, em Curitiba de preferência. Acho importante q tenha uma loja na Região Nordeste, Sul e Centro Oeste pq facilita muito já, evita um deslocamento para o Sudeste para comprar algum produto, ou fazer uma troca de produto, e outras coisas. OBS: Sou de Fortaleza-CE e ficaria muito feliz se a minha cidade recebesse uma AppStore um dia 🙂

        • Cristhian Vieira

          Concordo e acrescento, mesmo gente muito rica, não é trouxa, sabe que ir pra NY ou Miami é rápido, fácil e mais econômico, e nunca pagariam 10.000,00 reais num Macbook, apenas em caso de extrema urgência, mas num geral obviamente que se os preços não forem revistos as lojas não lograrão venda de equipamento, apenas acessórios e olhe lá, atá pq ate onde eu conheço da soberba humana, não importa muito a origem, e sim que vc ostente a marca (original claro).

  • Augusto Mattos

    Por mais que seja caro, já começa a facilitar as coisas pra nós brasileiros.

  • Puding

    Dúvido muito. Por enquanto será SP e Rio, e num futuro talvez Curitiba e Brasilia, só.

    A do RIO é engraçado pois ainda não tem nenhum rumor sobre construções, sempre vaza alguma coisa e Abril está tão próximo…

    • Vinicius Mello Lima

      Tem um shopping de alto padrão chamado Village Mall (o nome até é escrito certo em inglês, pra você ver) com um espaço não inaugurado e dizem que vai ser lá há muito tempo.

  • Guilherme

    Pelo menos algum rumor (idéia) já tem…

    Espero que Porto Alegre tenha sua loja própria! Lá tem um mercado muito bom…

  • Claudio

    Talvez seja por isso q nao temos iPhone 5 iPad mini, ser lançado na inauguração

  • Marco

    Uhuu … pelo menos umas 3 em São Paulo né kkkkkk

  • Diego

    Caramba como os brasileiros são materialistas!!!!Ficar feliz por chegar mais lojas aqui no Brasil e ser colocado como artigo de luxo e aplaudido por brasileiros que mesmo tendo dinheiro vivem em um país emergente é de uma falta de bom senso descontrolada.A única notícia que prestaria aqui no Brasil é a empresa Apple colocar os preços mais baratos…Mais no mês de Junho vamos saber quanto pagamos de impostos e quanto pagamos de lucro,agora tanto governo quanto as empresas estão na mira da classe menos ignorante do país…

    • Rodrigo Barreto

      A lei que determina de descrição completa de impostos nas NFs foi pra frente?

      • diego

        Sim a medida de impostos na nota fiscal entrará em vigor em 10 de Junho,mas devemos ficar espertos pois tem varias pessoas não querendo que isso aconteça…..

    • Marcelo

      Se você não é materialista, por que está preocupado com o preço?

      • diego

        Colega,o materialismo a qual me refiro está bem descrito na minha mensagem ,é o fato de muitas pessoas comprarem por esse preço,qualquer coisa em excesso,ou que seja injusto é um defeito,que deve ser repudiado….
        As pessoas pagam o valor que for e isso é um materialismo fora do normal,devemos querer comprar as coisas,mas isso não pode nos fazer perder o bom senso do que é ou não vendido por preço justo…
        Eu tenho meu limite para muitas coisas,outras ainda estou buscando conquistar,mais o que quero de bom para mim quero também para os outros….

  • George

    tomara…. Um rumor desses seria um sonho… mas acho q tem demanda sim. Nossa economia esta em desenvolvimento.. Europa e EUA em crise… BRICS…. serao o futuro.

  • TiãoGavião

    Isso esta virando palhaçada, nem abriu uma se quer. Eu heim 🙁

  • claudson

    Que velha um pra minha cidade aracaju-sergipe.

    Alguem sabe onde eu posso encontra o app do Blog do iphone ja procurei e não acheei quem acha manda pra min porfavor.

  • zigfrid

    MMM, proximo iphone vai estar 5000 desse jeito

  • Marcus Vinícius

    Pode até ser, mas acho difícil, pelo menos se for verdade a notícia da dificuldade em contratar pra nova loja do Rio. Se estão com problemas para encontrar gente qualificada em uma loja, imagina a uma média de 10 por ano. Por outro lado, acho inviável uma quantidade tão grande de lojas num período tão pequeno de tempo, a demanda não é tão alta como nos países desenvolvidos. Mesmo se analisarmos a classe média-alta (a maior parte da demanda) que aceita pagar tal quantia, uma parcela significativa prefere comprar os produtos da Apple no estrangeiro que sai bem mais em conta, mesmo não tendo garantia no país.
    Concluindo, se a Apple realmente pensa no Brasil com olhos tão abertos assim, uma redução no preço (mesmo que não tão grande) parece ser necessária, caso contrário todas essas lojas próprias serviriam mais pra “subsidiar” a compra no exterior, retirando o custo de volta ao país que comprou o aparelho para trocar em garantia, dado que poderia fazer isso em uma loja própria no Brasil. A menos que a Apple decida instalar tais lojas mas não validar a garantia internacional por aqui, causa que acho improvável mas não impossível.
    A única consequência palpável disso tudo por enquanto é que, quanto mais lojas, mais estabilidade de preços teremos nos produtos da Apple por aqui, o que é muito bom, visto que os preços seriam pressionados pra baixo, mas o quanto devem cair só o tempo dirá.

  • Ricardo

    Desconfio, a nao ser se esse seja uma estratégia da apple em se firmar de marca de luxo para grife de alto padrão, mantendo-se presente nos espaços físicos da alta sociedade. Esta estratégia e melhor do que a Nokia tinha com a vertu, ao invés de conquistar pela marca, conquista pela sua presença na alta sociedade.

  • Ivo Brasil Filho

    Na revista Mac Format de abril, há um mapa curioso de lojas pelo mundo. Aonde no Brasil aponta loja em Sao Paulo, Rio de Janeiro e Belém?!?!

    • Calvinista Marineiro

      Belém???!?!? Xibababá!!!

  • Júnior Krebs

    Acho difícil, tantas em tão pouco tempo, e ainda mais no Brasil, que é meio renegado pela marca e os preços são “premiuns” de mais.

  • Marcelo Gorges

    Com certeza em Balneario Camboriú/SC ira abrir uma loja da Apple, pois nunca vi uma cidade pra ter tanto magnata como aqui…

  • Philip Borges Costa

    BRASILIA!

  • Guilherme

    Tenho certeza absoluta que em Campinas irá abrir uma! Depois de SP e Rio, Campinas divide o terceiro lugar com Brasília em franquias internacionais no país.

  • Elton

    Um loja no shopping Cidade Jardim em SP?!?!?! Pra que isso?
    O shopping é voltado para o alto padrão da sociedade paulistana… e na boa, o iPhone não é um Rolex.
    Menos Apple, bem menos vai… Lá fora não tem tanta frescura, porque aqui vai ter?

  • Pedro HH

    30 lojas, e com certeza todas irão abrir em cidades que sediarão os eventos. Aquela sensação que em seu estado não irá ter nenhuma dessas xD

  • copeta

    Eu acho improvável. Mas recentemente as coisas tão mudando…
    Mas daqui a um tempo o Brasil vai ser mais e mais visto pela Apple. Tomara que com isso os preços caiam também.

  • copeta

    ”Se Steve Jobs estivesse vivo isso Não aconteceria”

    • JanjaBoy

      Olha o copyright!!

      • João Pedro Vianini de Paula

        Kkkkkkk

  • Elton

    Bom, se isso acontecer provavelmente teremos propagandas dos iDevices na TV aberta, bem como enormes banners espalhados pela cidade.
    🙂

  • Caio

    Tomara que a Apple faça uma loja aqui em Recife, afinal, é o estado que mais cresce economicamente no Brasil e tem o segunda maior shopping do brasil (RioMar Recife)

    • Joao

      O segundo maior shopping não é o RioMar Recife, é o Salvador Shopping.

  • Rodrigo Barreto

    Owww… 1º de abril é depois de amanhã!

    • TiãoGavião

      Com certeza 😉

  • Thiago Lino

    Não temos iPad mini, nem Siri em português, nem mão-de-obra qualificada talvez, mas, afinal, somos ricos não é mesmo?!? Pagamos várias vezes pelos iPhones/ iPads entre os mais caros do mundo. Qual o problema afinal? :/

    • Thiago Lino

      *mão de obra

  • Ricardo

    Não acredito nisso, embora seria maravilhoso…

  • Andre

    O blog deveria era perguntar porque a Apple vai lançai um novo iPhone. É muita falta de respeito com seus clientes!!!

  • Andre

    Adoro a Apple. Não vejo a hora.

  • Marcelo

    Não acho que o preço alto é (será) um impeditivo, afinal eles já vendem on-line e nas lojas parceiras do jeito que o brasileiro gosta: 12 vezes sem juros! E na loja física o apelo com o tratamento dos vendedores e os serviços oferecidos, se seguirem o padrão mundial, é muito maior.

  • Diego

    Tendo no coração do Brasil, São Paulo e Rio já ajudaria

  • Ivson Passos Jr

    Abrir loja é fácil. Quero ver vender pelo preço justo de um produto fabricado no Brasil. 🙂

  • Castor

    Eu acho demais mesmo é alguém acreditar nisso. No Reino Unido são 36, Japão 7, Canadá 26, Alemanha 10, Australia 18.

    Aguardem: 30 lojas Apple no Brasil.

    • ☠EDINHO☠

      Concordo!!! E muita pretensão achar que serão 30 aqui!

  • Diógenes

    Acho que o iStagiario da exame colocou um “zero” a mais nos números….
    3 e não 30 😛

  • Guilherme

    Um forte indicativo de que isso é verdade está aqui:
    https://jobs.apple.com/br/search?#&t=0&sb=req_open_dt&so=1&lo=0*BRA&pN=0&openJobId=BRIS

    A Apple postou hoje várias vagas de empregos relacionados com Apple Stores.

    As vagas estão em português, enquanto todo o resto dos trabalhos estão em inglês.
    Acho que é verdade, hein?

    • Você não leu o Blog nos últimos dias, né?
      Se lesse saberia do truque da “atualização automática” das datas.

  • Jupiter

    Pois é…. a meu ver 3 no máximo… e isso para ver como caminha…. SP e Rio por questões de serem mercados mais atrativos…. Brasilia por questões politicas… e só…. daí pra 30 é viajar na maionese…. desculpem-me a sinceridade…. – Jupiter.

    • André Tamarindo da Rocha

      É mais fácil acreditar em coelhinho da Páscoa…

  • Victor

    Se esse rumor for verdade Fortaleza está inclusa no meio das cidades que irá ganhar uma loja Apple… Primeiro porque aqui está se desenvolvendo muito, 4 shoppings estão sendo feitos com previsões de lançamento até 2017 (sendo um de luxo), também é uma cidade que irá sediar a copa, sem falar que é umas das cidade doo Nordeste que mais cresce, e outros fatores…

    • Joao

      Devemos deixar o nosso orgulho regional de lado, cada cidade tem diversos fatores que são beneficos a Apple, nem por isso acredito que todas receberão, aqui mesmo em Salvador tem shoppping de luxo, como o Shopping Barra, que tem grifes internacionais, e o Salvador Shopping, que não é de luxo, mas também não é um shopping popular (tem até samsung store nesse shopping), nem por isso eu acredito que veremos uma Apple Store por aqui, embora espere.

  • Pedro Fonseca

    Alguem sabe dizer se é verdade que nos USA, eu pegar meu iphone 4s na loja da apple com mais U$200,00 eu troco por um 5?

  • Fersaito

    Aqui no Japão que o povo em condições de comprar tem 7 lojas apple somente, imagina que no Br vao abri tudo isso.

    • Fersaito

      Tem

      • Cristhian Vieira

        Quem foi o Japão na balada geográfica territorial, querida. To pretérita!

  • Celso F. Araujo

    A matéria da Exame (ou mesmo a postagem do iLex) está me cheirando brincadeira de 1º de abril.

  • krikaoli

    Estou incrédulo no número de lojas também. Mercado de luxo… Que pena… A falta do português na Siri é um verdadeiro descaso com o nosso povo e a nossa cultura. Vou mandar mais um email para o Tim Cook sobre isso.

  • Murilo

    Fala sério!
    devem estar contando 30 lojas com todas as Apple Premium Resseler instaladas pelo Brasil…

  • Wilsians Humphreys

    São Paulo é a mais rica , acredito que teria umas 3 ( 2 em shoppings + 1 propia )
    Rio tem muito turistas e tals , acredito em umas 2
    Florianopolis acredito em 1
    Salvador 1
    Brasilia 1
    Campinas 1
    Curitiba 1

  • Juan

    Hoje é Pascoa e o coelhinho vem trazer os Ovos, em dezembro chega o Papai Noel! Se tiver 2 Sampa e Rio em 2099 vai ser muito! kkk

  • Juan

    Não manda iPhone, mesmo fabricando a bagaça aqui,
    Não manda o iPad Novo nem Mini, aqui chega tudo um ano depois quando chega!
    Vai abrir loja aqui para que?!? Vender Lisa e Macintosh… kkk

  • Luiz

    Poxa, não estão conseguindo preencher as vagas para vendedores em uma loja, o que dira para 30.

  • Tiago Ribas

    Bom é muito improvável que isso aconteça parece mas 1º de Abril.

    Esse historia esta muito estranha, eles devem ter escutado que a Apple estudou 30 lugares aonde abrir uma Apple Store mas até ai abrir 30 é coisa. Ou que tem planos de abrir 30 lojas na America do Sul.

    E claro que não é rentável abrir uma Apple Store no Brasil, enquanto continue com os altos preços os produtos da Appple continuaram sendo um produto de nicho. Só se a Apple tem um plano para isso mudar e ninguém sabe.

    Só por curiosidade na:
    – Itália tem 12 Apple Store.
    – Espanha 10 (Tinham planos para abrir mas lojas, mas foram cancelados.)
    – China 8.

    E o Brasil vai ter 30 ??

  • Pierre

    O problema da Apple, é que ela voltou a ter os preços altos novamente.
    A oportunidade de se comprar um produto é quando tem um amigo ou parente que viaja para o exterior, porque mesmo pagando os impostos, fica bem mais em conta.
    O iMac é um belo exemplo, pagar em torno de R$ 6.000, no modelo de entrada é uma realidade distante de muita gente ( me incluo nesta lista ).
    Aliado aos preços, aquelas velhas reclamações, de ficarmos fora dos lançamentos, tais como iPad mini, nunca chegou por aqui, a sonhada Siri em Português e outros detalhes.
    Mas quem sabe, pode melhorar.

  • Leandro

    Para abrir tanta loja somente se os preços fossem IGUAIS aos dos Estados Unidos. A diferença de preços nos Macs e macbooks é um absurdo!

  • Ops

    Acho que ninguém esta prestando atenção na conhecidencia de ter 30 iplace espelhadas pelo Brasil.
    Aqui em Porto alegre tem 2 Iplace e vai abrir mais uma. O grupo gaúcho a tempos passados deu a dica para apple de abri suas lojas próprias no pais que a própria iplace iria ajudar. Caso abra essas lojas acho que seria as próprias iplace, mas caso n seja a apple ira abrir onde mais tem fluxo de turistas e que também mais clientes como Rio,São Paulo, Porto Alegre por ter um dos maiores números de clientes da apple do Brasil e ser divisa de los ermanos artinos e uruguaios.)Salvador, Brasília e fortaleza, mas cho difíceis de abrirem 30 lojas se nao for as iplaces. O mais certo das capitais onde teria apple é Rio, São Paulo, Porto Alegre e Brasília por dois motivos maior número de consumidores pois sao capitais onde mais se vende produtos apple e segundo motivo é também por ter um forte números de turistas, claro que Porto Alegre e Brasília n se comparam a números de turistas com Fortaleza e Salvador, mas n é so turista que conta e sim clientes fies da empresa.

    gente desculpe se pareço arrogante sei que tem gaúchos que acham que sao o centro do mundo, mas n sou assim so citei Porto Alegre pois foi uma pesquisa de marketing que fiz para um trabalho na própria disciplina.