Notícias

O que significa o “OUTROS” no armazenamento do iPhone, iPod ou iPad e como diminuí-lo

Temos um artigo mais atualizado sobre este tema e você pode lê-lo por este link. ;)

Quando você conecta seu iPhone, iPod touch ou iPad no programa iTunes, ele apresenta uma barra colorida com o conteúdo que tem no aparelho, como músicas, vídeos, aplicativos, livros e fotos. Mas geralmente também apresenta uma categoria diferente, denominada “OUTROS”. O que é isto e como fazê-la ocupar menos espaço?





Cada cor da barra representa uma categoria de conteúdo:

Áudio: são as músicas que você possui no aplicativo Músicas
Vídeo: é o conteúdo do aplicativo Vídeos. Não conta os vídeos feitos pelo aplicativo Câmera
Fotos: todas as fotos que estão no seus álbuns de fotos, inclusive as presentes no Compartilhamentos de Fotos, se ativo.
Aplicativos: são contados apenas os aplicativos, não seu conteúdo
Livros: todos os livros presentes no iBooks, seja em ePub ou em PDF. Revistas na Banca também são contabilizadas aqui.

Tudo o que não se encaixar em nenhuma das categorias acima, é classificado como “outros” pelo sistema. Nesta categoria, podemos encontrar:

– conteúdo interno de aplicativos, como progressos dos jogos, por exemplo;
– mensagens, SMS, contatos, emails, notas, favoritos, lista de últimas chamadas, histórico do Safari, cookies;
– arquivos do iOS (o próprio sistema é considerado como “Outros”);
– edições de revistas dentro dos aplicativos;
– arquivos gerais dentro de aplicativos do tipo GoodReader ou gerenciador de arquivos;
– arquivos de memória (cache) e temporários dos aplicativos;
– arquivos corrompidos por problemas do sistema.





Portanto, grande parte do conteúdo presente em “Outros” você utiliza normalmente no seu dia-a-dia, dentro dos aplicativos. O que você pode fazer é tentar eliminar o excesso, como os arquivos temporários e os corrompidos, que insistem em ficar ali. Para isso, há um programa ótimo de computador (Windows e Mac), chamado PhoneClean, que faz uma varredura do aparelho e elimina tudo o que pode ser retirado, sem apagar nenhum conteúdo relevante. Se você ainda não o conhece, confira nosso artigo sobre ele.

Se você quiser reduzir ainda mais o tamanho dos “Outros”, pode também apagar revistas que já leu, ou eliminar arquivos em aplicativos de vídeos (que não seja o nativo do sistema) ou de gerenciamento de arquivos (como o Documents ou GoodReader, por exemplo). Vá em Ajustes > Geral > Uso e veja o que pode estar ocupando espaço. Por exemplo, no Safari, você pode apagar a Lista de Leitura Off-line se ela tiver ocupando muito espaço (basta arrastar o dedo da direita para a esquerda).

Lista de leitura off-line

Lista de leitura off-line

Cookies e históricos de páginas internet também ocupam espaço no “Outros”. Você pode apagá-los na totalidade ou então escolher individualmente quais o que não usa (veja aqui como fazer). Você pode também fazer uma limpa em suas mensagens, apagando SMS antigos que não necessita mais.

Outra maneira de diminuir o tamanho do “Outros” é, acredite, atualizando o sistema. Cada vez que você atualiza o iOS, mesmo que seja direto no aparelho (over the air), diversos arquivos inúteis são eliminados. Mas isso, claro, só pode ser feito quando a Apple libera uma nova atualização.

Por último, uma outra dica para reduzir o tamanho do “Outros” é fazer uma coisa que nem todo mundo faz todos os dias: reiniciar o aparelho. Desligar e ligá-lo de novo ajuda o próprio iOS a fazer uma limpa no que está sobrando no sistema.

Conteúdo original – Direitos autorais © 2013 Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo