Notícias

Apple alega que marca ‘Gradiente Iphone’ caducou e não tem mais validade

xinfrimPhone

Apesar da Gradiente estar disposta a vender (e caro) a marca “Iphone” no Brasil, a Apple parece disposta a brigar para ter o direito de continuar usando a marca. Segundo publicação de hoje no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a empresa entrou com recurso pedindo a extinção do direito da Gradiente de usar a marca, por ter demorado muito para ela usar.

Entenda o caso

A Gradiente anunciou em dezembro passado que estava lançando um novo telefone, com o nome de Gradiente Iphone (veja mais aqui). De fato, o direito de uso do nome foi dado à empresa em 2008, como resultado de um pedido feito em 2000.

A brasileira até se mostrou disposta a negociar, com o claro intuito de se aproveitar economicamente da situação.

Mas existe um fator importante aí que agora os advogados da Apple trouxeram à tona: toda a companhia que registra uma marca tem até 5 anos para usá-la em algum de seus produtos, sob pena de perder a exclusividade sobre o nome. E é justamente isto que a Apple está reclamando.

Agora uma briga promete se desenrolar. A Gradiente ganhou o direito da marca em janeiro de 2008 e ela caducaria em janeiro de 2013 se nenhum produto chegasse ao mercado neste meio-tempo. A Gradiente anunciou em dezembro o tal Gradiente Iphone, mas até agora não se viu o produto em nenhuma loja. Ela realmente usou o nome em um produto real ou isto foi apenas uma manobra jurídica para tentar tirar dinheiro da Apple?

É isso que os advogados da Apple vão questionar. Se a Gradiente não conseguir provar que realmente vendeu algum aparelho antes de janeiro, ela poderá perder o direito sobre a marca e a Apple assim não precisará mais se preocupar.

Pois é, pelo jeito esta história ainda vai longe. Quem vencerá?

via Valor Econômico, dica do Leandro Cardozo

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • bryanuhlig

    Viva a Apple

    • Viva…

      • Jp

        Viva hahaha

        • Gui Golfetto

          viva

          • Mario Jr

            Armou e se deu mal…

            • Joao Ribeiro

              A Gradiente tem todo o direito de usar a marca, e vende-la para a apple ou pra quem for. se fosse eu ou qualquer um de vocês também venderia e muito caro. Eu cobraria um altíssimo aluguel pela marca, no limite entre viabilizar o produto no brasil…

  • Dg

    Apple concerteza !xD

    • Iron Junior

      concerteza = palavra introduzida pelo “dicionário Orkut”, depois migrada para o Facebook.

      Só não existe no dicionário da língua portuguesa…

      • Renato

        Não esqueça do “simplismente” e o famosíssimo “com migo” e por aí vai… fascinante o nosso internetês!

      • Bruno Reis

        Hahahahahah sensacional mandou bem

    • Marcelo

      Poxa colega!
      Se tivesse escrito concerveja até passava! Rsrsrs

      Abrasso

  • Edson

    Que briga!

  • Alexandre Diana

    Apple, de um jeito ou de outro claro que vai ganhar. Ou ganha na justiça ou “ganha” o nome comprando o nome da Gradiente.

  • Eduardo de Abreu

    Quem vencerá? No Brasil?? Quem pagar mais! #pilantragemdagradiente

    • JanjaBoy

      Pronto!
      Então a sacanagem é uma coisa criada no Brasil?
      Ou seja, maracutaia não existe pelo mundo, né?

      • iMax

        A galera mora no Brasil e gosta de botar o país pra baixo!!!
        Vergonha nacional…

        • André Guimarães

          Vergonha é o país que vivemos. Acho ridículo esse povo que fica defendendo o Brasil mas não faz nada para melhorá-lo e ainda acha ruim quando alguém fala a verdade. Maracutaia não nasceu no Brasil, mas com certeza tem moradia fixa. Basta uma viagem para fora do país para vermos o tanto que estamos atrasados. E não precisa ir longe não. Portanto não adianta só reclamar, ou reclamar de quem reclama e sim fazer algo. SO DO IT!!!!!!!!

          • iMax

            Cara, a mudança começa pelo modo como vemos as coisas…
            Falo de quem acha que “Lá fora” é um mar de rosas…Pessoas como vc só sabem criar tumulto…o que vc fez pra mudar também??? Votou NULO??
            Só acho que o Brasil tem MUITOS valores sim!!! Claro que corrupção existe e muito! Mas se vc só olhar com pessimismo não vai conseguir nada!! E nem se divertir!!!

            • André Guimarães

              Concordo que a mudança começa pelo modo que vemos as coisas, porém não concordo com falar mal de alguém só pq a visão do pais dele não bate com a sua. Lá fora (dependendo do país claro) é um mar de rosas sim senhor. Já saiu do Brasil por um acaso? Paraguai não conta ok?
              Se falar o que pensa na internet que é livre, é causar tumulto, vc esta no lugar errado.
              Sobre o que eu já fiz???? Simplesmente me mudei desse pais que uma pessoa passa 2 dias em uma fila pra ser atendida em um hospital. Mas aqui é um blog sobre iPhone e não vou misturar as coisas e perder o meu tempo discutindo com vc que como já disse deve conhecer no máximo um Paraguai da vida. E antes que vc perca seu tempo tentado argumentar algo comigo, conheci 23 países antes de decidir em qual iria morar, portanto sei muito bem o que estou falando. Faz o seguinte….faz um intercâmbio na Disney,(lol) quem sabe sua visão muda…pra melhor claro.

            • Carlos Eduardo

              Fala um valor q o Brasil tem IMax???

            • PHD

              Não é um mar de rosas, mas os tributos pagos por eles são muito mais bem empregados.

            • Leonardo Brito

              Negocios, apenas negocios, ou se algum de voces tivessem essa marca não iriam fazer caixa com ela, principalmente estando a beira da falencia como a Gradiente está. Muitas vezes deixamos nos levar e tendemos a punir por uma marca porque gostamos dela (eu sou um) mas acima de tudo temos que defender nosso pais.

              Outro dia iLex você falou que a Gradiente estava pensando somente nela e você acha que a apple está pensando em você ou em mim? ou está preocupada em baixar o preço dos iPhone no Brasil?

              Outra coisa, antes de cada uma criticar o Brasil em seus defeitos não esqueça que o pais é formado por pessoas (eu, você) e nos somos culpados por isso, principalmente quando compramos produtos piratas, ou importamos por baixo dos panos os iPhone da vida, num é mesmo iLex!

          • JanjaBoy

            Você tem toda razão, só reclamar não adianta! 😉

            • Ah e hospital publico que nem existe na amada terra dos sonhos USA? Se toca né Brasil tem muita coisa errada mas todos tem… Lá nao morrem no hospital, morrem em casa pq nao tem nem chance de hospital

            • André Guimarães

              Engraçado como pessoas limitadas pensam né? Então só existe os USA no mundo fora o Brasil né…..triste.

          • Fabio Amaral

            O que vc faz para melhorar o país ?

            • Miguel Dornaes

              Sei que a pergunta não foi feita a minha pessoa mais ainda assim eu gostaria de dizer. Para fazer algo de bom não precisa começar como um revolucionário e sim desde o básico, como: Respeitar as pessoas, não querer se dar bem a qualquer custo, sendo honesto, não compactuar com os erros a desonestidade de outros. Isso já é um bom começo

            • Leonardo Brito

              Ele vai morar em 24 outros para decidir onde morar!!!!
              Contribuiu muito para melhorar o Brasil, num é mesmo.

          • Fabio Amaral

            Eu só sei que se a Gradiente não provar que vendeu algum aparelho até a data limite de Janeiro dificilmente vai ganhar a briga com a Apple, se ganhar ai sim ela irá ter que sentar e negociar a compra dos direitos de usar o nome iPhone… até lá… muita água vai rolar.

            Abraços.

          • Bruno Lopes

            Estamos atrasados?? Passei 1 mes em Toronto, no Canadá, e quase não aguentei. Claro, tecnologicamente eles são mais avançados que a gente, mas lá só tem pessoas grossas e mal educadas, do tipo que é bem raro de se encontrar no Brasil. A vergonha são pessoas que só criticam o nosso país, que na verdade é MUITO bom.

            • Thomas Gonçalves

              Li o seu comentário e me admirei. Morei 2 anos em Toronto, Canadá. Lá as pessoas só deixam de ser educadas se você contribuir com a má educação. Pessoas muito boas lá, um governo ótimo. Um país com regras, e o mais importante: o povo aceita as mesmas.

            • André Guimarães

              Olha Bruno, não sei aonde vc foi em Toronto nesse seu um mês, deve ter sido lá pelos lados da Dundas St. (área de brasileiros), pq morei em Toronto por 4 anos, bem em Downtown e a educação das pessoas e principalmente o respeito ao próximo e as leis, como foi muito bem colocado pelo Miguel, é impressionante. É o segundo melhor pais do mundo em minha opinião. Volte lá e passe mais de um mês, que sua opinião vai mudar com certeza, Mas não vai por intercâmbio não…lol

            • Leonardo F. Moreira

              Como é que é?!?!?! Pessoas Grossas e mal-educadas no Brasil é RARO?!?!?!?!?

              Onde você mora?!?! No meio do mato?!?!?!

              Basta dar um “rolezinho” no trânsito que vc logo vai ver as pessoas “educadas” e “polidas” que são os brasileiros né?! Cedem passagem, não xingam, não avançam o sinal, não buzinam quando o trânsito está lento por causa de um acidente, nem andam pelo acostamento quando a Rodovia está parada.
              Da uma voltinha no centro da cidade pra ver as pessoas “maravilhosas” que são os brasileiros, não furam fila, não tentam tirar vantagem dos outros, não roubam!!! Aqui é o paraíso!
              E os políticos então?!?! Eu sorrio de orelha a orelha quando vejo o jornal! É só político fazendo o bem, trabalham de sol a sol, de segunda a sexta para fazer um país melhor, quase nem existe corrupção, os políticos estão muito mais preocupados com a população do que com fazer “conchavos políticos” para conseguir alguma pasta importante para seu partido! Realmente são pessoas ilibadas!
              É verdade que em muitos países do “primeiro mundo” também existe pessoas de todo tipo, mas falar que no Brasil é raro encontrar Grossas e Mal educadas já é piada.

          • Adriano Camargo

            André, eu te pergunto o que vc faz para mudar o país em que vive???
            É muito fácil desdenhar o país, o povo o político, mas me responda o que você faz???

            • André Guimarães

              Não tem nada de fácil em falar do próprio país e existe uma diferença enorme entre desdenhar e falar a verdade. Eu trabalho com COMEX (Comércio Exterior).

        • Arthur Fischer

          Mas o Brasil não dá exemplo. Vergonha de quê??? Eu tenho vergonha é de ser um brasileiro e ver tanta corrupção tomar conta do meu país. Isso sim é vergonhoso.

          • JanjaBoy

            Eu fico pensando se é só brasileiro que pensa assim.
            Será que os italianos acham que é normal a corrupção na itália, os portugueses, espanhóis, gregos….?
            E nos EUA, UK… também tem, não ache que o mundo é lindo. O bicho “ômi” não é fácil.

            • DescartesDF

              Faço- me essa pergunta toda vez que leio os comentários.
              Não conheço outros países, mas será que assim tb? Principalmente de que não vive mais no país?
              E outra, se mudou daqui por ser ruim, porque raios se dá ao trabalho de “voltar” aqui para reclamar?

            • Junior Max

              O problema que quando o país está em risco, economia baixa, etc e tals, os europeus por exemplo, quebram tudo, vão pras ruas, e o brasileiro fica em casa falando mau e coçando o saco.
              Ninguém faz nada mesmo nesse país chamado Brasil.

      • iMax

        Até que não é feio esse aparelho…

  • Diego

    Hauahauah
    Morri agora!
    Quer c dar bem e não faz nada direito em Gradiente Br?!.

  • Ezequiel

    Apple 🙂

  • Apple !

  • Thyago Damico

    Apple com certezaa! ;D

  • Emerson

    No site do INPI.gov.br a unica marca REGISTRADA (deferida) com o nome IPHONE que se tem esta em nome da APPLE, o que se tem em outro nome é da TCE INDÚSTRIA ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA S/A (atual GRADIENTE) que são dois registros e estão ARQUIVADOS por desistência do requerente, essa gradiente… é muito engraçada.

  • Marcos MP

    Pelo geito vai dar apple…

    • Edu

      Meu Deus!!! jeito com G….se não tivesse o H no meio dos 2 eu até entenderia…

      • Marcos MP

        Pedi sua correção? Mais mesmo assim valeu…

  • Jonathan

    Torço pela vitória da Gradiente. Viva o que é nosso.

    • Renan

      Concordo, que ganhe a Gradiente! A Apple já tem bastante dinheiro e com os preços que pratica por aqui, já estava na hora de devolver essa grana de alguma forma!! KKKk (Modo ironia ligado)

    • Marcos MP

      posso até pensar messe modo que tu falou de dar ‘valor’ a empresa nacional.. mais no meu ponto de vista mesmo a gradiente sendo brasileira nao estou do lado dela, pois ela esta falida, e fez tudo isso apenas para conseguir levantar grana através de outra empresa milionária… ja que seus produtos não são bons de venda e nem de qualidade e não rendem tanto dinheiro quanto precisam.

      • joão ribeiro

        depois de GEITO ainda usa MAIS no lugar de MAS?

    • SongBird

      Torce pelo quê? Viva o quê? A sacanagem? A falcatrua? Se erguer pisando e se aproveitando dos outros não merece apoio, torcida e nem comemoração, amigo.

      • Mario Jr

        Concordo com você.

  • Gabriela Johansmeier

    Os Xinglings não foram rápidos o suficiente para produzir um Hiphone pra Gradiente?

    • Carlos Eduardo

      Ou então a Gradiente achava que a Apple pagaria pra ela pelo uso da marca e com este dinheiro ela pagaria os chinas pra fazer os Iphones dela.

  • Valter Dias Ribeiro

    Em um tribunal no Brasil, tudo pode acontecer….a falta de ética ainda impera.

    • JanjaBoy

      Você NÃO deve lembrar quando a Apple estava em processo com a Apple (gravadora inglesa, dona do nome Apple desde 1966). Bem, nessa época a Apple computer queria levar a “briga” para um tribunal na Califórnia.
      Será que era porque num tribunal inglês tudo poderia acontecer? Ou seja: a falta de ética impera na Inglaterra, é isso?

      Explica aí quem era que queria fazer a sacanagem, falcatrua, roubalheira, pilantragem. Acho que não era o pessoal da Apple Records. 😉

      • Celso

        E o nome Iphone nos EUA era propriedade da Cisco e não da Apple!! Teve que fazer acordo senão tava proibida de usar o nome por lá. Esse pessoal é muito ignorante, so no Brasil que tem esse tipo de acontecimento??? Acordem e pensem, vao se informar!

      • Valter Dias Ribeiro

        Caro,

        Não vamos confundir alhos com bugalhos.

        Lá a lei funciona sem concessões e defendem os interesses baseados em princípios, usos e costumes e de acordo com os interesses do país doa a quem doer, e lá dentro eles vão até o fim. A Apple Computer JAMAIS conseguiria ganhar esse processo, é algo que até o próprio SJ se arrepende.

        Eu dei a “sorte” de morar um bom tempo em Londres e todo dia eu esbarrava na Leicester Square com o Abu Hamza (procura no google) dizendo que era necessário exterminar os infiéis, os USA estavam babando querendo extraditar o cara e adivinha porque NUNCA conseguiam? Apesar daquela cara redonda, barba longa e nem falar inglês direito ele era BRITÂNICO, quem tinha que resolver se o investigariam (apesar de dizer com todas as letras que ia explodir o Empire State). Os USA nada poderiam fazer, ou seja, cada um com seu cada um.

        Agora aqui, Brasil. O que se pode falar não é? Vamos apostar que a Gradiente ganha? Se ela aparecer com uma notinha de despacho de um Xing-Ling Phone para qualquer lugar do Brasil (devem estar revirando as gavetinhas agora), a Apple vai ter que pagar e todo mundo sabe que a Gradiente está contando com esse dinheirinho para salvar suas dívidas. Acompanhe o Diário Oficial e corre pra comprar umas ações da IGBR3 assim como alguns magistrados e políticos o deverão fazer antes de sair a notícia porque isto é um jogo onde vai ter muita gente ganhando e a Apple desembolsando um poucos dos 200bi que tem em caixa para resolver o problema. Imagine só a Apple mudando o nome do iPhone só no Brasil? Hahaha.

        PS. Nos últimos 6 meses as ações da IGBR valorizaram 36%, consegue me explicar o porquê?

        • JanjaBoy

          Não vamos confundir alhos com bugalhos, não, não vamos não!

          Só que NÃO existe essa que “lá” os caras vão seguir a lei. A lei é sempre uma interpretação, vai que se entende que não é bem assim…….

  • Alex

    Apple tá cortando gastos desnecessários (em adquirir a patente da Gradiente) e vai até as últimas instâncias que o Jurídico a permitir, pra tentar reaver a marca iPhone, aqui no País. Seria legal se o pessoal do Blog fosse atrás desse Advogado que tá com o caso em mãos e advogando em favor da Apple aqui no Brasil pra acompanhar os desdobramentos desta ‘novela mexicana’.

  • Sergio

    Sabe que vai ganhar com isso tudo………..os advogados…….isto é Brasil

    • Jrbs

      Amigão pelo contrário… isso é o mundo!

      • Marcus Malacarne

        Sempre achei que eu devia ter partido para o curso de direito… Uma pena eu ter me identificado tão pouco com essa área.

        • JanjaBoy

          Fazer curso de direito para fazer umas coisas bem erradas…… …..acho que não.

  • Yuri

    Isso ainda vai longe mesmo, mas não pelo assunto e sim porque a justiça do Brasil é lenta e toda perfurada com corrupção.

  • MARCELO

    a patetica e mediocre industria nacional…. se nao fosse a ridicula politica tributaria de importaçao nesse pais idiota ja estariam (com louvor) todas no buraco….

  • Jrbs

    Tô nem aí!

    Que vença o melhor “adevogado”! 😉

  • Hugo Saraiva

    Eu acho ridículo o que a Gradiente está fazendo. Por mais que realmente ela tenha direito ao nome, está claro que é um golpe para arrancar grana da Apple.
    Porém, o argumento dos advogados não se sustentam porque o produto está realmente a venda.
    Uma busca rápida no Buscapé mostra isso!
    No Ricardo Eletro tem até comentário de usuário com data de 22 de janeiro.

  • Giancarlo

    Kkkk quem será que vai pagar esta conta se a Gradiente vencer?? iPhone no Brasil só para filho de senador e deputado depois desta “aquisição” da Apple!

  • Christiano

    Gradiente só fez isso pra aparecer na mídia! Eu nunca compraria um cel dela e não indico.

  • Daniel

    Agora que não vai ter Siri em português mesmo!!!!!!!!!

    • João Pedro Gerab

      Porque ??? Isso não vai influenciar em nada na qualidade dos produtos da Apple, bom é o que esperamos né

  • bryanuhlig

    Apple compra Gradiente logo e da esses celulares como Brinde na compra de um iPhone.

  • Julio Morbeck

    Não complica Apple, paga os cara e pronto, pois como a tal justiça brasileira funciona a passos de lesma essa história vai longe.

    • Paulo Victor

      Você pagar algo somente pelo fato de “não complicar” é a mesma coisa que aceitar/admitir que a outra parte esta certa, coisa que no meu entender, não é verdade.
      A Gradiente está tentando se reerguer de um jeito nada honesto.
      Se fosse competente pra criar produtos bons, não estaria falida/quebrada/esquecida.
      Está usando isso pra botar o nome na mídia novamente, mas cá entre nós, se até aquela propaganda do iphone dela é ridícula, imagina o aparelho.

      • Fernando

        Estar dentro da Lei não é honesto?

        • Mario Jr

          Usar as “brechas da lei” da FORMA como a Gradiente está fazendo? Não, isto não é honesto…

          • Fernando

            Brecha na Lei? A Gradiente pediu o registro em 2001. Existia iPhone? Se ela usou a marca com oportunismo a questão é outra menos legal. Não entendo como pessoas tão “esclarecidas” não enxergam uma coisa muito simples.

    • Vitor Sá

      Se bobiar isso é exatamente o q a Apple quer, esfriar o caso…

  • Leonardo Negrisoli

    É horrível ler “Iphone” kkkk

  • Marcelo

    Acho totalmente ridiculo brasileiros defendendo uma empresa americana. Sendo que a Apple não tá nem aí pro Brasil. Não monta fábrica, não faz investimentos etc. Seus produtos não são 10% do que é consumido aqui. Até pq, seus produtos são pra poucos. E no meio desses poucos, a maioria compra apenas para ter status. Pouco se importando para o que realmente os produtos da Apple são capazes. Nem vou entrar no mérito da Gradiente pq seus produtos são descartáveis. Agora se ela registrou o nome, tem direito. A Apple nunca iria fazer uma pesquisa em todos os lugares do mundo para saber se alguém teve a mesma idéia de um nome de celular.

    • Carlos Developer

      Não monta fábrica? Aquela pequena construção da Foxconn em Jundiaí que “monta” produtos é o quê? De que caverna você veio, amigo?

    • Max

      Vc é acionista da Gradiente? Tem emprego lá? Defendo o melhor produto independente do país que o desenvolve.

      • Mario Jr

        É exatamente isto mesmo, Max.
        Não é defesa desta ou daquela empresa. Mas defesa da ética. E sem duvidas, defesa de produtos com qualidade.
        Duvido que os defensores do Iphone (Gradiente) passem a usá-lo no lugar de seus iPhones (Apple).
        Além de quê, quem tiver capacidade mínima de ler “entrelinhas” vê a clara utilização das brechas da lei por parte da Gradiente. Esta empresa quer se reerguer e a primeira coisa que quer vender não é um produto imaginado e construído por ela, mas sim um nome, uma Marca CONSTRUIDA por outra empresa.
        Não falo de LEI, mas de ÉTICA. Nem sempre o que é legal é ético e eu imagino que não precise citar exemplos para que possamos perceber isto, mas lá vai…:
        – As férias dos juizes (Mais de 60 dias por ano) são legais. Mas são éticas?
        – As verbas indenizadórias milionárias dos deputados são legais. Mas são éticas?

        Enfim. Acredito que a maioria que “está do lado da Apple” na verdade tenta estar do lado do que acreditam ser ético, independente da empresa ser brasileira ou não. Até porque, não importa quem ganhe a batalha/guerra: nós, consumidores, não temos nada a ganhar diretamente com isto.

        Abraços e boa noite/reflexão.

        • Celso

          Para com isso. A dona do nome Iphone nos EUA era a Cisco!!!! Vc ta delirando. Quem registrou é o dono e fim de papo. A Apple que faca um acordo com a Gradiente e pronto. Agora esse papo que aqui as empresas são antieticas? Para.

  • Stenio

    Essa é uma briga simples, similar a de Davi e Golias. Só não sabemos como será o final agora.

  • Italo

    Eu acho q a Gradiente tem mais chance de ganhar, pq não é possível q ela não tenha vendido nenhum aparelho dela com a marca IPhone em todo o Brasil, nem q seja pros seus próprios funcionários , acho muito difícil.

  • Diego

    Dale Gradiente heheheh!

    Ela tem o registro, pedido em 2001! Ela assim tem o direito de ser devidamente indenizada. Simples assim. Isso já aconteceu no mundo todo, não só com marcas, mas também com domínios de internet.

  • Felipe Zanatta Pereira

    Se a justiça brasileira for feita, com certeza a Apple ganha a briga! Está na cara que a Gradiente está querendo se aproveitar da situação para lucrar em cima da Apple, pois, se de fato ela entrou com o pedido do registro da marca em 2000, ganhou em 2008 o direito de utiliza-la e até o momento não o tinha feito… um mês antes de vencer o prazo para caducar o pedido…. claro que cheira m&%$#@ isso.! Ela bem sabe que a Apple lançou sem iPhone em 2007 e justo com a “marca” que ela se dizia dona e até então não tinha entrado com nenhum processo contra a Apple por isso… só agora? Ah… pare né!

  • Camila – Leitora Compulsiva

    Não sei porque é que até agora a Apple não alegou o lance da “marca notoriamente conhecida”, que independe de registro no Brasil!

  • Jagarnojd

    As pessoas têm que entender que muito embora a Gradiente tenha o registro deferido em janeiro de 2008, se ela quiser ter exclusividade do uso do nome ela tem que RENOVAR o registro a determinado período de tempo e provar que efetivamente o usa.

    Se fosse assim eu criaria uma empresa de registros e ia atirando para todos os lados, registrando tudo em meu nome.

    A Lei de Propriedade Intelectual (Lei 9.279) estipula nos arts. 143 a 146 a caducidade da marca. Mas eu resumi nos seguintes:

    Art. 143 – Caducará o registro, a requerimento de qualquer pessoa com legítimo interesse se, decorridos 5 (cinco) anos da sua concessão, na data do requerimento:

    I – o uso da marca não tiver sido iniciado no Brasil; ou

    Art. 144. O uso da marca deverá compreender produtos ou serviços constantes do certificado, sob pena de caducar parcialmente o registro em relação aos não semelhantes ou afins daqueles para os quais a marca foi comprovadamente usada.

    Simples, a Gradiente quis ter notoriedade com o anúncio em dezembro. Eles quase perderam o prazo e a busca, agora, é demonstrar que a marca foi comprovadamente usada. Alguém já viu um Iphone da Gradiente para vender? Comprou? Humm…

    • Julio

      Os Chineses conseguiran vender duas vezes a marca iPhone pra Apple. Os Mexicanos tb conseguiram vitoria semelhante com o nome Ifone, que por sonoridade deu o mesmo que iPhone. Sendo assim, em todo o mundo a frase vale:
      De cabecinha de juiz e bundinha de nenem, tudo pode acontecer.

    • Anderson

      Sim, a marca foi utilizada no Brasil sim, o produto já está a venda e não tenho duvidas que já foi adquirido por centenas de pessoas. Essa guerra que a Apple tá travando é perdida.

  • Julio

    Corrupção existe em todo o mundo. Lá fora eles falam baixinho e se envergonham dela, tentando ocultar. Aqui a gente fala abertamente

    • JanjaBoy

      BINGO!

    • Valter Dias Ribeiro

      Falam baixinho e se envergonham porque quem age contra a lei é preso independentemente de usar paletó ou sandálias havaianas… Aqui falamos abertamente e só falamos, falamos e só falamos, grande coisa.

  • Elienay

    Eles venderam pela Loja Online… e agora? 😡

  • Luca

    Já vi esse Gradiente iPhone no SHopping Eldorado…

  • Danilo

    Vi hoje o Gradiente iPhone no site da Ricardo Eletro

    • Marcos MP

      Também vi la! R$599.00

  • Guilherme

    Se a Apple entrar na justiça por causa disso, a Gradiente deveria entrar com um processo contra a Apple, pelo uso indevido da marca, além de indenização por todos os iPhones vendidos, iria parar de vender por aqui… Ela está disposta a entrar em acordo, se a Apple não quer por bem, fazer o que…

    • Celso

      A justiça hoje ja deu ganho de causa pra Gradiente. A Apple que se acerte com eles e pronto. Todos aqui se tivessem o nome Iphone registrado iriam querer uma grana da Apple pra ela poder usar. Ou não??????????

  • DescartesDF

    iLex,

    Tava lendo os comentários (alguns ridículos, diga-se) e me bateu a dúvida se vc lê todos. É isso, mesmo? Vc tem que ler essa tranqueira toda para moderar? Até dos publicações antigas?
    Se for, vc deve rir para caramba e, ao mesmo tempo, quase infartar com outras opiniões. Eu, que leio só alguns “de vez em quando”, já fico com vontade de mandar uns aqui para os quintos! hehehe

    • Mario Jr

      Pior que já pensei o mesmo…
      Haja paciencia…

  • Tarcizio Carbone

    to vendo que vai longe mesmo. uma querendo tirar proveito da outra que ja aproveita a anos dos brasileiros….he he he
    O Blog poderia fazer uma enquete ou algo do tipo como uma “brincadeira”, tipo: Por quanto voce acha que a gradiente deveria vender a marca iphone para a apple?
    eu chutando longe, pela pendenga que anda a gradiente e pelo tanto de $$$ que a apple tem. acho vao querer algo proximo a R$ 10 milhoes pela marca….uma merreca para a apple mas uma grana boa para a gradiente….

  • Derek

    Me admiro com a Gradiente,sabendo q a empresa mais valiosa do mundo tem o direito dessa marca ,apos anos de mercado,querer AGORA usufruir desse nome. A Gradiente comprou uma briga e tanto eu quero ver se ela perde a multa astronomica q vai ter q pagar!

  • Guilherme

    alguém aqui comprou o iPhone 5 pela loja virtual da Vivo, teve tudo aprovado (cartão) e depois teve a compra cancelada sem motivo pela Vivo? falta de respeito!!! :/

  • Felipe

    Antes de janeiro a gradiente já estava vendendo o aparelho em sua loja online…

  • Dorinha

    Nossa sempre que a Apple entra na justiça , na briga com outros, o auê aqui no blog é sempre os mesmos, mas quando o Brasil está envolvida a coisa fica muito mais fedida, credu….
    Gente corrupção existe pra todos os lados, e empresa querendo se dar bem também, o mundo está cheio disso. O problema é que aqui a lei é muito falha e cheias de brechas, e isso não vai mudar, pois “aqueles” que podem muda-la, não estão nem um pouco interessados nisso, por que se mudar ” eles” serão os primeiros a se ferrarem. Isso sim causa vergonha, indignação, e revolta.

  • Allan Scofield

    Quanto será que esse povo ganha pra ficar discutindo assuntos políticos nos comentários? u.u’

  • Danilo S.

    Acho errado falar que a Gradiente só quer se aproveitar da Apple. Essa pode ser ‘a grande chance dela ‘de voltar ao mercado’. São negocios, qualquer um faria o mesmo. Afinal a marca iPhone é dela. Mesmo que todo esse esforço não adiante em nada.

    • Você se contradiz no seu comentário.
      Afirma “negócios são negócios” e “esta é a grande chance dela”, quase confirmando que o que a Gradiente quer é se aproveitar da situação. Se reerguer criando produtos bons, ela não faz. Portanto…

    • Repare que em nenhum momento o texto diz que é errado o que ela está fazendo, diz apenas que o que ela quer é tirar vantagem financeira disso, lançando um produto fraco e “fake” (mesmo que seja vendido realmente) só para cumprir a burocracia e não perder o direito do nome.

      O que todos estão criticando na verdade é esse teatro todo que a Gradiente está fazendo. É ingênuo quem realmente acredita que ela está mesmo pensando em lançar um telefone com a marca iphone com a intenção de realmente ganhar dinheiro com vendas.
      Este modelo não irá existir daqui um ano, pode escrever.

  • Rei/SP

    A Gradiente deu entrada no pedido do registro da marca “GRADIENTE IPHONE” no ano de 2000, o INPI demorou 8 anos p o registro, possivelmente por questões judiciais da própria Gradiente, porém, nada há de antiético por parte da Gradiente em negociar a marca, a Apple pediu o registro em 2007, ela chegou tarde, somente isso…

  • Pablo

    Quanta besteira estão falando do caso…

    Como a Gradiente é a vilã da história se ela criou a marca em 2000? muito antes do ressurgimento da Apple com Ipod, Iphone, Ipad

    Menos galera, menos…

    Vai dar em acordo, assim como deu na China com a marca do Ipad.

    • Idelfran

      realmente concordo com vc. Se a empresa de Jobs nao registrou e não tinha criação no Brasil não há o que questionar. Sou fans dos produtos da Apple e não por isso que vou defende-lá. O justo é apple pagar pelo compra do nome, pois a Gradiente registroou primeiro.

      Só assim a apple dar mais atenção ao Brasil, que depois de anos decidiu colocar uma loja física.

      • É isso aí, vamos todos pensar de forma vingativa e não com a razão: “a Apple demorou para trazer loja física, então tem mais que se ferrar!”.
        Crianças mimadas fazem isso.

        Ninguém aqui discutiu o direito legal da Gradiente. Ela tem direito e ponto. Só se questionou o comportamento moral dela. Por favor, parem os dois de achar que o pessoal aqui é idiota.

  • Christian

    No texto diz “até agora não se viu o produto em nenhuma loja” si. Realmente nao se vê nenhum produto da Gradiente em uma loja porque o foco de vendas dela e somente pelo site lá tem a venda esse iPhone gradiente.
    Corrigindo o texto uma marca não caduca ela expira ou prescreve .

  • bald

    Gradiente só fabricou lixo até hj !