Notícias

Nono dígito chega ainda este ano a mais cidades de SP, RJ e ES

Nono dígito

A cidade de São Paulo ganhou, no ano passado, um dígito a mais nos números de celulares. Isto foi necessário devido à escassez de combinações que impediria no futuro a criação de novos números.

Mesmo que outras regiões ainda não necessitem disto, a ANATEL resolveu padronizar o formato em todo o país até 2016. Com isso, novas cidades ganharão o nono dígito ainda este ano.

Quem mora em áreas de DDD 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 (interior de São Paulo), verá seu número mudar a partir do dia 25 de agosto de 2013. dois meses depois, no dia 27 de outubro, ganham o novo dígito as áreas de DDD 21, 22, 24 (Rio de Janeiro), 27 e 28 (Espírito Santo).

O assunto é de extremo interesse para os usuários de iPhone, pois a inclusão do nono dígito acabou ocasionando problemas em serviços como iMessage, FaceTime e WhatsApp. Mas depois das experiências vividas no ano passado, espera-se que a transição desta vez deva ser bem mais tranquila.

Para usuários das cidades que receberão a mudança este ano, existem já aplicativos dedicados que deverão receber atualização para as novas áreas. Até a data da mudança, o Blog do iPhone manterá todos informados sobre o que fazer para que usuários de iPhone não sofram com a transição. 😉

via Estadão

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daniel Gmrs

    Que droga.. meu número tem uma ordem e progressão muito boa de se pronunciar, agora vai estragar tudo.. rs

    • iJunior

      kkkk o meu também tinha, até tomei um susto quando eu vi a foto, meu numero é 98888-88** (outros números) fiquei triste com o 9, pudia ser um 8 em vez de 9.

      • Daniel Gmrs

        O meu é repetido em 2 numeros.. tipo 22443355

        • Victor

          e o meu é 9966 ** 22 ou 81 21 ** 21

          agora… 999 666 cré Deus pai

    • Juliano

      O meu é 8118-XXYY

  • Paulo

    ufa… ainda bem que aqui em Santos (DDD 13) não vai mudar… não sei porque, mas acho que esse 9 na frente não muda nada… qual a diferença? antes podia ir de 0000-0000 até 9999-9999, agora pode ir de 9-0000-0000 até 9-9999-9999.

    • Diego

      Vai mudar sim, todo DDD 13

    • Bertuzzi

      é para aumentar as possibilidades de numeros … 8-9999-9999 , 7-9999-9999 … colocar 0 a esquerda não faz diferença … 0345-6780 não tem por exemplo

      • Bruno Pereira

        Bertuzzi, é obrigatoriamente o número 9, ou seja, não poderia adicionar outro número a não ser o 9.

        • Philip

          o 9 são para os ja existentes, futuramente sera 8, depois 7, 6 e assim por diante.

        • Bertuzzi

          Bruno é como o philip falou , 9 foi para adotar o padrao depois vai ter o 8,8,6 … tem materias mais explicativas sobre o assunto 🙂

        • DVC

          Os “9” são pra iniciar. Depois os outros números serão liberados.

    • Bruno Pereira

      Eu pensei nisso também.

    • Rodrigo

      Agora realmente não faz diferença, porque não se esgotaram as combinações, mas acredito que vão começar a permutar o “9” para outros algarismos, quando se fizer necessário.

    • Renan

      Se você analisar que a atual numeração dá uma combinação de 99.999.999 (noventa e nove milhões, novecentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa e nove) números de telefone, com mais uma casa, ao acrescentar mais um dígito as combinações passam da ordem de novecentos milhões.

      Acho um tremendo exagero, afinal de contas há o DDD que segmenta a área e um mesmo número da região 19 pode ser o de outra pessoa na região 11, 12, 13, 71, etc..

      Com o amadurecimento do consumidor brasileiro no ramo de telefonia móvel, as operadoras oferecem pacotes melhor formatados e com mais vantagens (ligações ilimitadas para números da operadora, roaming ilimitado para receber chamadas fora da área de domínio, mensagens ilimitadas, dados, etc…) o que acaba deixando a restrição do DDD complicada, por isso esse absurdo de possibilidades.

      Se as operadoras oferecessem um serviço de qualidade à preços acessíveis, não seria necessário a aquisição de um chip de cada operadora (prática muito comum hoje em dia, muitas pessoas tem mais de um número de mais de uma operadora) e o nono dígito poderia esperar um pouco.

    • Edson Rodrigo Vieira

      Amigo.. é que os que existem hoje não podem ficar diferente dos que virão. Então so que existem hoje, TODOS, ganham o 9 na frente. Amanhã (futuro próximo), será liberado o número 8, por exemplo, e só isso duplica toda a capacidade pois acrecenta-se a gama de 80000-0000 a 89999-9999, entende?

    • Wilson Campos Jr

      Não podia ir 0000-0000 a 9999-9999 como você disse, mas sim de 6000-0000 a 9999-9999, celulares (SMP), porque telefones iniciados por 1 são utilizados para tridígitos (190,192,193… etc.), e iniciados por 2, 3, 4, 5 são telefones fixos (alguns com 5 também foram usados para celular em São Paulo por falta de números).
      E agora range todo do 7 ficou para SME (Nextel), que poderá ir de 7000-0000 a 7999-9999
      Aumentou muito a capacidade de números disponíveis para celulares com a inclusão do nono dígito em São Paulo.

    • Douglas Drumond

      Os prefixos iniciados até 4 ou 5 (não tenho certeza) são reservados para telefonia fixa. Com o nono dígito, o número 93232-3232, por exemplo, torna-se disponível para celular, mas 3232-3232 continua sendo fixo.
      Os 5000 (ou 6000) prefixos ocupados por celulares anteriormente continuam ocupados da mesma forma, mas agora há mais 5000 (ou 4000) disponíveis.

    • Vitor Sá

      Os celulare em SP podiam começar, dependendo da operadora, com o número 9, 8, e 7, se nao me engano. Talvez tivesse um ou outro número a mais. Acredito que agora, colocando um 9 na frente, vc permite que onde só era possível colocar alguns números (9,8,7), seja possível colocar qualquer um (0-9). Com isso vc aumenta consideravelmente o número de linhas disponíveis.

      OBS: Essa é a lógica que pensei, posso estar enganado.

  • Breno Giesen

    deveria todas cidades funcionar com 1 digito a mais, mas não ser obrigatório por enquanto
    a transição seria natural

  • Marcelo

    Sou a favor de troca tudo de uma vez…. agora que ja fizeram os testes em São Paulo…. podiam ja muda todos os outros… Pra quem liga bastante pro interior e outros estados isso vai ser um problema… Vai fica aquele negocio…. lugar x… ja ta com o 9… não ta…

    • JanjaBoy

      Tem um monte se software (aplicativos) para fazer isso por você. 😉

  • Lucas Oliveira

    Meu número vai ficar (xx) 99991-11xx, mas aqui na Bahia só deve chegar lá pra 2016.. –‘

    • JanjaBoy

      Ou depois…..

  • Leonardo Serrano Putti

    Vi em vários outros sites que no interior de SP seria nos DDD’s 12 A 19, ou seja.. este ano.. TODO O ESTADO DE SÃO PAULO teria o nono dígito..

    • Carlos Eduardo

      É, foi o que eu também li em outros sites.

  • Pedro Fernandes

    Canpinas também =P bom pelo menos estamos sendo avisados com antecedencia né =D

  • Juda BenHur

    Bem, creio que eles deveriam é diminuir o tempo para reciclar os números sem uso e/ou os cancelados. Assim, essa frescura de adicionar o nono dígito acaba. Aposto que logo mais, vão adicionar 8, depois 7 e isso não vai ter fim.

    A reciclagem de números é a medida certa. Número sem uso por mais de um ano ou cancelado, pode ser reutilizado.

    • bryanuhlig

      Concordo com você , muitos números jogados no lixo . Afinal sempre que você vai trocar o celular mesmo que você não queira a moça da operadora coloca na caixa chip que dizem ser brinde. Fora que o número de pessoas que usar chips de operadora como se fosse descartável é grande.Conheço pessoas que pega Chip de graça que algumas operadoras dão e depois que usa a carga e os benefícios ,descartam.

    • Daniel

      Concordo com você! Trabalho em operadora e eu sei a quantidade de número que tem desativado ou em desuso a anos e a operadora não libera novamente ele pra habilitação! É um absurdo! esse dias mesmo, pesquisei toda a faixa de números terminados em 1234 aqui na área 12 aonde moro! 95% deles eram pré pagos que já estão desativados a MUITO TEMPO! E a operadora não os libera novamente, aí enfiam esse 9º dígito garganta abaixo do Brasileiro.

      Outra coisa simples! Limita a no máximo 2 linhas por CPF do cliente e acaba a frescura! Já peguei cliente com mais de 50 Linhas pré no CPF dele! Agora eu pergunto, ele usa isso?

  • iBeto

    Dinheiro com isso eu nao ganho né 🙁

  • Luigi

    iLex é 12 a 19, vi em outros sites D:

  • Gabriel

    Ah beleza ninguém tem iPhone por aqui, nem tive esse monte de problema com iMessage ou FaceTime.

  • Bruno Bougleux

    Como estou em Minas e somente faço ligações locais… em 2014 ou 2015 eu me preocupo com isso! heheh

  • Anakin

    iLex, agora com ainda mais tempo de uso, aquela capinha ultra fina que você usa continua efetiva na proteção do seu iPhone 5? Apareceu alguma marca nas laterais como aquelas deixadas por algumas capinhas (e mesmo bumpers) nos modelos antigos?

  • Julieta Araújo

    haha
    O meu 8779-7987… Meu número não será mais um palíndromo. XD

    • Nelson

      Certinho você divulgar seu número na internet. Parabéns!

      • Breno

        Mandou o numero daquele sujeito babaca q liga pra sua mina!!!
        Quero ver a quantidade de trote q ele vai receber!!!

        Ou entao ta carente e quer que fiquem te ligando

    • Wilson

      esse número nem é palíndromo…

  • Sivaldo F. da Silva

    Pra que isso só para encher o saco mesmo, enquanto as operadoras estiverem vendendo chip a R$ 1,00 ai pela rua vai ter sempre milhoes de linhas sem uso, sou a favor de passou 3 meses sem ligar sem por credito passa fogo na linha e poe a venda de novo, o que mais tem é gente com um aparelho e zilhoes de chip em casa, esse nono digito é uma merda

    • Breno

      Mas é bonito falar que a oepradora tal tem 1.000.000.000 de usuarios!!!

  • Glauber

    O mais inteligente seria diminuir as áreas e com isso aumentar em mais 1 dígito o código de área de todo o pais. Tipo quem hoje é código de área 21 viraria, 211, 212, 213… e a grande região que hoje é 21 (Rio e Grande Rio) seria dividida em várias outras regiões. Com isso, não haveria qualquer mudança nas ligações locais.

    Mas no Brasil fazer o mais simples e inteligente e que cause menos transtorno para a população não rola, né. Se pode ser chato, complicado e atrapalhar a vida dos outros, porque ser diferente?

    • Carioca

      Excelente !!!

    • Carlos Eduardo

      Lembro que há muitos anos (lá pelos idos de 1990) era assim em SC, o DDD de Blumenau, por exemplo, era 473, ai este último dígito, no caso o 3, foi incorporado ao número, na época o meu numero fixo era algo como 25-9999 e virou 325-9999.

    • Fabio R.

      Era exatamente nisso que eu estava pensando!

  • Rodrigo

    Qto blá blá blá por causa de um digito que venha 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e até 1 e 0 na frente já virão em alguns países onde os neros tem até 10 – 12 digitos (sem incluir codigos de cidades e pais) acorda galera! Blá blá blá ou nao o digito a mais esta aí! Conformem-se!!

  • Vitor

    Não seria do 12 ao 19?

    • Samuel

      12 a 19 (Y)

  • bernard

    mudar o ddd ou colocar o nono digito da no mesmo!!! tem que mudar para crescer…. idependente das pessoas terem 15 chips em casa, o brasil é muito grande e a telefonia está cada vez mais acessivel… as redes precisavam sim serem ampliadas.

    só acho que podiam ter uma plano de migração pro pais todo logo, assim já padroniza logo!

  • Paulo Victor

    Entra dígito, sai dígito, mas o serviço de telefonia continua uma b*sta. Fato.

  • Alexandre

    Parece que ninguém aqui tem mais de 30 anos … na época da TELERJ, TELESP …, os celulares tinham 7 dígitos. Um tempo depois acrescentaram um “9”.
    Enquanto estiverem vendendo chips sem controle, muitos e muitos dígitos virão. Meu primeiro celular era 996-****.

    • Rodrigo

      O telefone do meu avo tinha 5 dígitos! E alguns só 4 antigamente era assim!

  • Dhaniel

    Alguns países usam códigos únicos para o país inteiro. Se você muda de cidade ou estado, mantêm o número.
    Atualmente as pessoas têm maior mobilidade e é péssimo ficar trocando de número por causa do DDD.

  • DVC

    Se a Claro funcionasse, já tava bom!

  • Bob

    Não fossem tantas pessoas com 3, 4, … 7 linhas com seus bônus e celulares pentachips isso não seria necessário tão cedo!