DicasTutoriais

[MANUAL BDI] Como transferir arquivos PDF para o iPad, iPod touch ou iPhone

Transferir PDF para o iPad e iPhone

O iPhone, e principalmente o iPad, são ótimos para leitura de livros eletrônicos e documentos digitais, pois além de economizar folhas de papel, é muito mais “portátil” ao permitir que carreguemos centenas de livros para onde formos. Mas nem todo mundo sabe como fazer para transferir arquivos PDF para o aparelho.

Há diversas maneiras de fazer isto, mas neste artigo mostraremos um tutorial específico para ajudar você a dar os primeiros passos.

♦ Aplicativo para a leitura de PDFs

A primeira coisa que você deve fazer é instalar no seu dispositivo um aplicativo que organize e leia seus arquivos PDF, pois o sistema do iPhone ou iPad não traz “de fábrica” um aplicativo específico para isto (apesar do sistema abri-los nativamente no Mail ou no Safari).

O mais conhecido é, sem dúvida, o aplicativo iBooks, da própria Apple (link). Com ele, você pode ler tanto livros em formato ePub quanto em PDF, além de poder organizar por “estantes” os documentos da forma que você quiser.

Mas o iBooks não é muito bom para ler arquivos PDF com o aparelho na horizontal, pois as letras ficam muito pequenas. Se você tenta dar um zoom com os dedos, ao passar para a página seguinte, ele volta a ajustar a folha na altura da tela. Neste sentido, o aplicativo Documents by Readdle (link) para iPad é muito melhor, oferecendo uma leitura de PDFs na horizontal de forma otimizada. Outro diferencial bem importante é que ele permite abrir documentos diretamente de serviços da nuvem, como o Dropbox.

Há diversos outros aplicativos para esta função, mas nós sugerimos estes dois, que são gratuitos. Escolhida e instalada a ferramenta, você precisará então transferir os PDFs para o aparelho. Há diferentes maneiras de fazer isto, as quais explicamos a seguir.

♦ Método 1: enviar por email

O Mail do iOS permite que você abra arquivos PDF recebidos por email e por isso, a maneira mais básica de transferir estes arquivos do seu PC para o iPad ou iPhone é enviá-los por email para você mesmo.

É simples: no PC, basta anexar o documento ao corpo do email e enviar para um endereço que você consiga abrir no iPad ou iPhone. Uma vez recebido, toque no ícone para baixá-lo e então abri-lo.

Toque no arquivo PDF para abrí-lo

Uma vez o arquivo aberto no iPad ou iPhone, basta tocar no botão de compartilhamento, situado na parte superior, à direita. Ele apresentará diversas opções de aplicativos em que você poderá abrir o documento. Escolha aquele que você deseja.

Toque no botão superior direito, para compartilhar o documento

Escolha o aplicativo para abrir o PDF

Pronto, você agora está com o documento no seu aparelho e já pode lê-lo. 🙂

♦ Método 2: transferir pelo iTunes no computador

Se você tem muitos arquivos para transferir, talvez mandá-los por email não seja a melhor solução. Neste caso, conectar o aparelho no computador pelo cabo USB e transferi-los pelo programa iTunes talvez seja uma solução bem mais prática para você.

Se você ainda não tiver o iTunes instalado no seu computador, instale-o através deste link.

Geralmente, é possível transferir arquivos para aplicativos através da função Compartilhamento de Arquivos no iTunes. Mas com o iBooks é diferente, pois ele sincroniza diretamente com a biblioteca do computador. Confira como fazer em ambos os casos.

➣ Sincronizando com o iBooks

Para ficar mais fácil de explicar, você precisará visualizar a barra lateral que sempre existiu no iTunes, mas que na nova versão 11 ela ficou escondida. Abra o iTunes e se ela ainda não estiver visível, aperte as teclas CTRL+S (isso no Windows; se você usa Mac, vá no menu Visualizar e selecione Mostrar Barra Lateral).

Conecte seu dispositivo iOS (iPad, iPod ou iPhone) no computador pelo cabo USB e espere aparecer na barra lateral do iTunes. Agora simplesmente arraste o arquivo PDF (ou vários deles ao mesmo tempo) para o dispositivo no iTunes, conforme a imagem abaixo:

Transferindo o PDF para o iPad

O documento assim irá aparecer no aplicativo iBooks do seu aparelho. Simples assim.

➣ Usando o Compartilhamento de Arquivos

Caso você queira que o PDF apareça em outro aplicativo (no nosso exemplo, o Documents), você deverá usar a opção Compartilhamento de Arquivos, no iTunes.

Clique no ícone do dispositivo na barra lateral do iTunes e depois, no menu superior que aparecer, selecione Aplicativos.

iTunes

Uma tela irá aparecer, mostrando um espelho do que você tem instalado no dispositivo. Na parte de baixo da tela, você verá a opção de compartilhamento individual por aplicativo. É aí que você irá transferir os arquivos diretamente para eles.

Compartilhamento de Arquivos

Selecione o aplicativo que você deseja e clique no botão Adicionar para transferir os arquivos PDF que você deseja ler no dispositivo. Eles serão então transferidos diretamente para o aplicativo selecionado.

Compartilhamento de Arquivos

Pronto. Boa leitura!

♦ Método 3: baixar da internet

Muitos documentos PDF que você precisa são baixados diretamente da internet, como em sites de universidades ou intranets de empresa. Para isso, é bem simples, pois o Safari sempre abriu normalmente arquivos neste formato.

Abra o Safari no iOS (ou qualquer outro navegador) e vá até o link para baixar o documento. Toque nele e aguarde que o PDF seja todo carregado. Quando isso acontecer, um menu transparente aparecerá, dando a opção para você abrir o documento em outro aplicativo. Se o menu desaparecer, basta dar um simples toque no centro da tela.

Toque no botão “Abrir com…” e selecione o aplicativo no qual você quer abrir o PDF e ele será transferido para lá. Assim, você poderá lê-lo a hora que quiser, sem precisar estar conectado à internet.

Baixar PDF da internet

♦ Método 4: Dropbox

Deixamos por último aquele que consideramos o mais fácil e prático dos métodos: baixar pelo Dropbox. Ele é o mais conhecido serviço de nuvem que existe, que permite você abrir no iPhone ou iPad arquivos que estão no computador, de forma fácil e intuitiva.

Nuvem (ou cloud) é a maneira como chamamos os serviços que oferecem servidores distantes, para guardarmos nossos documentos. Eles ficam armazenados nos computadores da empresa e podem ser acessados de qualquer lugar.

Quando você instala o Dropbox no computador, ele cria uma pasta compartilhada com a nuvem e tudo o que você guardar nela, poderá ser acessada no seu celular ou tablet. Se você ainda não tem uma conta lá, crie uma agora mesmo (link). Ele é ótimo e ajudará você em muita coisa, pode confiar.

Depois de criada a conta e instalado no seu computador, passe todos os documentos presentes no PC que você quer abrir no iPad (ou iPhone/iPod) para a pasta do Dropbox e espere sincronizar automaticamente com o servidor deles. A partir daí, você já pode abrir diretamente todos os documentos no seu dispositivo, seja usando o aplicativo Documents (que falamos no início deste artigo) ou o próprio aplicativo do Dropbox, que pode ser baixado neste link, com versão Universal que roda tanto no iPhone e iPod quanto no iPad.

Pelo aplicativo Dropbox, você também poderá abrir seus arquivos em outros aplicativos.

Dropbox

Pronto, estas são as principais maneiras de transferir seus PDFs para o seu iPad, iPhone ou iPod touch. Há diversas outras, mas com estas que indicamos você deverá ser capaz de fazer o básico com seus documentos.

Nossa coluna Manual Blogdoiphone tem o objetivo de explicar dicas essenciais para o uso dos dispositivos iOS. Guarde este artigo em seus favoritos, para compartilhar com algum amigo ou parente que um dia precisar. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lázaro

    Show de Bola.
    Ótimo Post.
    Parabéns a Equipe BlogdoIphone.
    Sucesso!!!

    • Sérgio

      Meu problema é que o itunes por alguma razão não mostra os aplicativos para Compartilhamento de Arquivos. Nada aparece. O que fazer?

  • Edson

    Legal!

  • Ariel

    Parabéns, ótimo tutorial!
    Valeu Equipe do Blog!

  • TiãoGavião

    Ótimo e completo 🙂

  • Guilherme

    iLex esqueceu de falar que tem o Mac, pode copiar colar no iBooks Author e criar tipo um Livro ;D Vlw espero ter ajudado ^^

  • Fernand:o_O

    E se ainda restarem dúvidas…

  • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

    O iPad é fantástico, mas de novo um dispositivo iOS sofre, pelas amarras da Apple. Se eu quiser passar na casa de um amigo, e passar 2 gigas de livro pro tablet por cabo, não tem jeito! Será que algum dia a Apple vai parar com essa bobeira, e fazer um sistema mais livre?

    • Na teoria, você não tem direito de passar 2GB de livros de outra pessoa para o seu iPad, pois há direitos autorais envolvidos.

      • Lima

        Não necessariamente…
        Pode ser de autoria do próprio amigo ou em uma licença que permita livre distribuição, como um compêndio governamental público…

        • Sim, mas vamos ser sinceros: qual a porcentagem de chances do seu exemplo ser real considerando a totalidade dos usuários?

          Eu também gostaria que os produtos da Apple fossem mais “livres”, só citei uma das razões de haver tantas amarras.

          Em um mundo perfeito, onde as pessoas não pirateiam livros, músicas e filmes e nem roubam propriedade intelectual dos outros, este tipo de amarra não seria necessário. Mas enquanto os que reclamam disso forem os mesmos que baixam coisas da internet, este mundo ideal não vai existir.

          • Ralf

            +1000 pra vc

          • Renato

            A Apple faz isso pq ela quer vender na App Store. Esta eh a unica razao.

      • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

        Concordo com seu comentário em partes, iLex. Para conversar disso, a gente teria que falar sobre o jeito como nós vemos a “propriedade” de livros e músicas. Eu tenho direito de ter o livro digital, se eu tiver o livro físico? Se sim, eu posso pegar muuuitos mega de livros na casa de um amigo que tenha a base de dados. Eu estou querendo comprar livros digitais há muito tempo, mas me recuso a pagar na versão digital um valor igual (ou próximo) da versão física.

        Mas de qualquer maneira, a minha crítica não é essa. Minha crítica é em relação às amarras que a Apple põe nos seus produtos, sabe-se lá porquê. Se você me perguntar, eu não sei dizer precisamente o motivo dessa burocracia. Uns dizem que é pra manter a segurança, outros dizem que é pra incentivar a compra pelas stores da Apple. Vai saber, né.

        • Não, você legalmente não tem direito de pegar uma cópia digital de um livro que possui no papel. São mídias diferentes. A questão de direitos autorais é bastante complexa, tanto que às vezes beira ao ridículo de fazer o consumidor pagar duas vezes pelo mesmo produto. Nem quero entrar nessa discussão, pois levaria horas e não chegaríamos a lugar nenhum.

          As amarras criadas no iPod (e herdadas no iPhone) foi uma maneira da Apple convencer as grandes gravadoras a transformar seus repertórios em formato digital e disponibilizar na iTunes Store, que na época era uma ideia nova e todas ainda tinham muito receio.
          O Napster criou um pavor nas gravadoras no formato digital, e se a Apple nao fizesse isso, a iTunes Store nao existiria.

          Portanto, não é apenas um capricho da Apple, há uma razão histórica para ser como é. Repito, eu também preferiria que fosse mais fácil manejar mídias no iPhone, mas entendo o motivo de não ser assim.

          • J3ff

            É Fato e também Histórico que os “Certos” “Pagam” pelos “Errados”. Bloqueiam ou Proíbem algo que alguns realmente usariam da forma “Ideal” porque “Outros” se Acham no Direito e até que deva existir a obrigação que forneçam “Facilidades” para “Adquirir” produtos de uma forma “Politico/Financeira” Ilegal. E nem vamos entrar no mérito do que é ilegal ou não. Pra isso tem as Leis. Seja de Direitos ou Deveres. Essas “Facilidades” que existem em outros OS não foram “Amarradas” porque os criadores dos tals OS não tinham uma Loja Online que precisava de Grandes Acordos com Gravadoras, Produtoras e Editoras para distribuir de uma forma em que as Mesmas se sentissem “Seguras” em relação as suas “Propriedades”.

          • Heitor Rodrigues dos Santos Amaral

            Apesar de não achar bons os motivos da Apple, entendi seu comentário.

            Sua resposta foi saudável e justa. Parabéns.

        • Stephanie

          Mas se eu posso emprestar me livro de papel pq nao posso emprestar meu e-book? E se eu li meu e-book e não quero ler de novo e quero doar para alguém, assim com livro de papel? Complicado …

    • EFrota

      Não só livros. As amarras são com qualquer tipo de arquivo. Meus amigos (novatos no iOS) não entendem pq é tão difícil gerenciar arquivos no iOS. Fotos, vídeos, música, etc.

      • Dimitri

        Exato. O motivo, em relação às músicas, eu também entendo. Mas, fotos? Por que não podemos transferir fotos de uma pasta a outra, de forma simples?
        Se adicionamos uma foto do Rolo da Câmera a uma pasta que criamos, e depois deletamos a foto do Rolo, ambas as fotos somem (a do Rolo e a da pasta).

        • Overlord

          “Se adicionamos uma foto do Rolo da Câmera a uma pasta que criamos, e depois deletamos a foto do Rolo, ambas as fotos somem (a do Rolo e a da pasta).”

          É só uma forma diferente de gerenciar fotos.
          Depois que tu entendes a lógica da coisa, fica muito mais fácil de utilizar.

          O Rolo de Câmera, de acordo com a própria Apple, contém o “original” de todas as fotos do teu aparelho.
          Quanto tu adicionas uma foto a um álbum, só é criado um link para a foto que está no Rolo de Câmera, economizando espaço.
          Ela não é “copiada” realmente. 🙂

          Pensa como se fossem atalhos de programas que tu vais entender como a coisa funciona.
          Tu podes ter de 0 a N atalhos para cada programa que possues no computador.
          Se apagares o programa original, não há porque deixar os atalhos que apontam para este programa
          lá, não é?

          A dica que dou é: não apagar as fotos do Rolo de Câmera… deixa elas lá em paz.
          Apaga sempre as fotos pelo álbum.

  • Giulliano Adami

    Bom demais o tutorial 😉

  • Diogenes

    Conhecem algum aplicativo que me permita editar o texto do PDF?

    Por exemplo, para que eu possa completar um formulário em PDF.

  • Binho Andrade

    Belo Manual. Valeu BDI!!

  • Sonia

    Como sempre: vcs são 10! excelente!
    Grata, tenham a certeza de que vcs estão ajudando a muita gente. Att

  • Carlos

    Documents By Readdly ( é só p/ Ipad ).
    E o melhor p/ Iphone qual é.
    Obrigado.

  • Thiago Lavor

    Não tem como passar prol o iCloud ?

  • Leonardo Cezar

    Completíssimo adorei o post de hoje!! 🙂

  • SongBird

    iLex você não acredita que hoje eu acordei disposto a procurar aqui no Blog algum artigo exatamente para esta finalidade! E você faz um exatamente com o que eu preciso!!! Muito obrigado!!

  • Misa

    Blogdoiphone, como sempre excelente post.Para nossa alegria! Abraços

  • Isps

    Uso o adobe reader para rabiscar os pdfs e quando estou com preguiça para ler uso o vbooks(a voz BR é menos enjoativa que a do iBooks)

    • Celso Rezende

      vbooks, suponho ser uma aplicação.

      Procurei no App Store e a resposta foi Sem Resultados.
      O nome informado está correto?

  • Renato

    Fiquei com um dúvida, seeu salvo um pdf no meu iphone ele ja aparece no ipad também? Eu achei que fosse igual as notas, mas não consegui sincronizar os dois de jeito nenhum, uso a mesma conta do icloud nos dois aparelhos

  • Orlando

    Vlw iLex, completo e tudo oq eu precisava saber… Blog do iphone sempre ajudando por isso eu gosto daqui kkk obrigado

  • TiãoGavião

    iLex…
    vai ter alguma atualização do “Segredos do IOS5” feito pelo BDI??

  • Fabiano Oliveira

    iLex, adorei o manual, porém surgiu um dúvida, como eu faço o contrário. Tem muuuuito pdf no iBooks e quero salvar no meu PC/Mac, como eu faço isso? Simplesmente fazendo uma sincronização? O backup do iPad salva esses arquivos também?
    Leve em considereção que é um iPad 2 com versão de 4.3.

  • Art Franco

    Ótimo Post!
    Me rendi ao iBooks essa semana, e já coloquei todas as apostilas de cursos que tenho aqui.
    E realmente, pelo Dropbox é infinitamente mais facil de transferir os arquivos..

    Agora, qual o melhor leitor de ePUB?
    Eu to testando o Overdrive, o BlueFire, o Stanza e o iBooks, mas não cheguei a uma conclusão ainda.. hehe

  • Moshe Dayan

    Parabéns pelo material, realmente é muito útil. Eu gostaria de acrescentar uma pergunta: como o Dropbox busca meus arquivos na nuvem, como faço para deixar os documentos disponíveis no dispositivo (iPhone / iPad) para edição e posterior sincronismo como o Dropbox? Assim também teria as alterações também no desktop.

    • George Menezes

      É só você ter o aplicativo no seu iPhone ou iPad e o desktop configurado com a mesma conta.

      O Dropbox cuida do resto “automagicamente” 🙂

  • Celso Rezende

    Por favor, alguém poderia me ajudar?

    Documents by Readdle é aplicativo para o iPad.

    Qual seria a aplicação com a mesma funcionalidade porém para iPhone 5?

  • philip

    vlw msm vc me salvou legal tava mo cunfuso com esse novo itunes nao sabia do ctrl+s vlw

  • Sergio

    Muito bom! Me ajudou muito!

  • Alessandro

    Muito bom !

    Funciona também para o Windows 8

  • José Carlos

    Post utilíssimo! Parabens pela iniciativa.

  • LUCIANO

    Olá! Será possível que vocês podem me auxiliar a editar o nome do arquivo no iBooks. Às vezes acrescento alguns pdf`s no aplicativo diretamente da Internet com um nome que não permite sua correta identificação e dificuldade sua localização pois estão nomeados por números por exemplo, ao invés do seu título. Obrigado.

  • WILSON

    Muito bom o seu post meu camarada, muito útil. Obrigado!!!

  • Sheila

    Ola, gostei muito do blog!
    Tenho a seguinte duvida: tenho vários PDF armazenados na biblioteca do meu iPad. Agora gostaria de grifar estes textos usando um editor de pdf. Mas baixei uns três gratuitos (pdf reader, pdf notes, etc) e tive a impressão que eu não consigo acessar os PDf que já estão no meu iPad….Tenho que baixar tudo de novo?

    Agradeço a ajuda!

  • Allison

    AAhh!! Muitíssimo obrigado!
    Estava procurando por essa barra (Ctrl+S) e nunca achava! hehe
    Obrigado!

  • Emerson Duarte

    Sou usuário de mac ha muito, muito tempo mas francamente a nova versão do iTunes me deixa irritado. É como se fizessem o que era tão simples ficar complicado sem nenhuma razão. Dificil gerencias músicas nos Devices também. Mas esse tutorial me fez ficar aliviado, consegui. Muito obrigado! e=)

  • Thiago

    meu Iphone não baixou Ibook como eu faço para transferir livros salvos em meu PC para meu Iphone ?

  • Kellen

    Muito útil! Obrigadíssima! Agora já posso ler meus livros no ipad! 😀

  • Renata

    Tentei transferir meus arquivos do ibooks mas so consegui ver os da ibookstores e mesmo assim parcialmente. Como tranfiro minhas pastas e pdfs do ibook do ipad para o ibook do iphone?

  • CARLOS DAMASCENO

    nao entendi?

    quer dizer q se eu tiver arquivos em meu pc, arquivos pdf, word, eoutros, nao consigo transferi-los via usb para o ipad?

  • Rosane Lacerda

    Bom dia, tudo bom? Vc pode me ajdar? baixei o Dropbox pq queria acessar tv on line, depois disso não consegui mais acessar a apps store, tampouco o you tube o q eu faço? Obrigada.

  • Felipe

    Obrigado, salvou minha vida!

  • Ana Paula

    Estou tentando salvar um livro do w-book pdf no FB para a minha ibook, mas não tem jeito.

    Explicarei tudo que acontece: clico no livro, vou no “abrir no word web app. “Baixa” o livro em pdf, vou em imprimir e deveria aparecer a opção de abrir pelo safari, como acontece no meu iPhone, mas no meu iPad a única opção que aparece é compartilhar. Só consigo, se aceitar esta opção, enviar o link para o meu FB.

    O que já fiz: fui em ajustes, geral e redefinir . Só não lembro se redefini todos os ajustes ou ajustes da rede.

    Enfim, não deu certo.

    Estranho é que comparo meu iPhone com meu iPad e parece que está tudo igual, mas no iPhone eu consigo e no iPad não.

    Por quê?

    Alguém pode me ajudar?

    Obrigada,

    Ana Paula

  • Jessica

    Eu baixei o ibooks porém quando eu abro o Itunes este aplicativo não esta na lista dos que podem trocar arquivos com o meu computador. o que fazer?

  • THAIS

    boa tarde , o meu iphone apple5c ficou com a tela toda preta e uma voz falando , não consigo visualizar nada . pode me ajudar

  • gizelle

    Muito bom! Parabéns!!! Me ajudou 100%

  • Rayana

    Perfeita a explicação foi de uma grande ajuda, obrigada 🙂

  • gabi farias

    MUITO BOM, ME AJUDOU MUITO!

  • Bell

    Olá, o fato é que meu botão de compartilhamento fica na parte inferior direita, e quando eu seleciono só aparece as seguintes opções: “Abrir em Google Chrome; Abrir em Safari, Copiar link”, enquanto na verdade, eu gostaria de abrir no Documents, mas não me aparece essa opção, mesmo tendo o app instalado. O que eu faço? Uso muito pdf e estou tendo muito trabalho com isso… Obrigada.

  • Carla

    Como eu vou saber se o meu arquivo é ou não PDF?

  • Thainá Rodrigues

    Extremamente útil, principalmente pra mim que tinha um arquivo muito grande e penava pare realizar essas transferências. Obrigadinha 😀

  • Giovanni Vicentin

    Agora está muito mais fácil… basta abrir o aplicativo iBooks, e arrastar os arquivos PDF para dentro dele.
    Quando for utilizar o iTunes, todos os arquivos que foram jogados no iBooks estarão prontos para sincronizar, basta apenas selecionar quais você quer e pronto. (Apenas no Mavericks isso claro).

  • Vagner Venturini

    Eu baixei microbiologia mas o livro tem 2gb quando descompactado para pdf. Não consegui adicionar a biblioteca do iTunes para ler no iPad. O programa da erro e encerra. Não consegui converter para .ePub . Em três programas eles também dão erro. Acho que está relacionado com o tamanho do arquivo. Podem deixar alguma dica aqui por favor? Muito obrigado.

  • Luan

    Tirou as minhas duvidas, mas funciona no IOS7?

  • Jhonatta

    Dúvidas… Eu tenho um iPad Air, quando eu clico no arquivo pdf do meu email, o ipad baixa o arquivo ou o próprio Safari vai ler?

    Se ele baixa, pra onde vai?

  • Julio

    Meu nome é Julio.
    tudo bem? hj utilizo um pc sony vaio, novo,… porém, não estou conseguindo instalar o itunes nesta nova máquina, coloco para baixar o itunes e nada. O programa simplesmente não aparece em lugar nenhum, não abre… o que acontece? preciso transferir 2 livros pro meu ipad e não consigo. Me ajudem por favor.
    sony vaio com core i5, Windows 8 e 64 bits.
    Muito obrigado.

  • Julio

    consegui instalar o itunes, precisava antes de um instalador do itunes para sistema Windows 8, 64 bits.

  • niti

    Estou em duvida sobre comprar o Ipad ou o tablet da Sansung. Sou estudante e preciso muito este aparelho para ler meus livros que estão no Hd externo, mas tenho medo que o ipad não aceite e em compensação a apple tem livros otimos para baixar e muito barato. Qual a opnião de vocês??por favor

  • Heliomar

    Valew pela força, ajudou muito!!!

  • iOS é tão bom que para fazer algo tão simples é preciso um tutorial.

    • Detectado mais um frustrado que nunca conseguiu comprar um iPhone.

  • Julio Bordin

    Preciso de uma ajuda!!!

    Trabalho na area comercial e geralmente estou externo, na qual gostaria de saber como faço para salvar um pdf tipo na área de trabalho no iphone, como geralmente fazemos com maior tranquilidade no computador, feito isso, posso anexar esse pdf em qualquer email que vou responder um orçamento.

    Falo isso por que, não consegui até hoje descobrir uma forma de por exemplo: se preciso responder um email e colocar em anexo um orçamento que esta no formato pdf, a única coisa que consegui fazer é clicar no pdf e enviar por email, porém só vai como email novo, ou seja, não consigo responder o email e anexar um arquivo.

  • Bia

    ajudou MUITO! antes eu tinha que mandar tudo que eu quisesse por email pq só sabia assim… agora consigo colocar pelo itunes, bem mais prático! 🙂

  • Midiã

    Excelente dica! Estava em dúvida e amo a indicações de vcs!!

  • Ricardo Evangelista

    Boa tarde. Alguém me atualize por favor, não consigo mais colocar meus PDF’s pra ler no ibooks. No celular não aparece mais essa opção abrir com o ibooks, e a que existe que é copiar para o ibooks não funciona. E pelo MacOs também não funciona, todos os PDF;s estão no programa consigo ler todos no programa pelo MacOs mas não sincronizam com o itunes par que eu possa coloca-los no iphone ou ipad. Alguém ajuda????

    • Ricardo, já pesquisou em nosso fórum?
      Lá é o melhor lugar para resolver esse tipo de dúvida, porque talvez haja outros usuários
      na mesma situação. Se resolvermos isso aqui, depois a informação se perderá no meio dos
      comentários e nunca mais ninguém vai achá-la. 😉
      Forumdoiphone.com.br

      • Ricardo Evangelista

        Não tem isso lá

  • ysakaren

    Ajudou bastante. Consegui facilmente.
    Obrigada!

  • Geronimo W. Machado

    Quero copiar e duplicar páginas do iBooks do iPad. Como fazer?