Curiosidades

[conceito] Como ficaria o iPad 5 se tivesse o mesmo design do iPad mini

Mockup iPad 5

Quando o primeiro iPad foi lançado, em 2010, ele trazia um conceito que foi imitado por toda a indústria: as laterais (bezels) serviriam como apoio para as mãos, para ser possível segurá-lo sob qualquer orientação. Inclusive, a frase dita, na época, por Jonathan Ive foi que “não tem forma certa de segurá-lo“, pois não há parte superior nem inferior. Você pode girá-lo e ele continuará tendo o mesmo espaço para colocar as mãos.

A concorrência seguiu esta fórmula até mesmo nos tablets de 7 polegadas, sacrificando assim o tamanho da tela.

Com o iPad mini, este conceito mudou. Como a Apple não queria sacrificar a proporção da tela, ela diminuiu a borda lateral, deixando-a mais estreita. Com isso, percebeu-se que uma borda menor não era assim algo tão proibido, não prejudicando em nada a experiência do usuário.

Por isso mesmo, alguns boatos já trataram de tentar prever que o próximo iPad (o de 9,7 polegadas) poderá já trazer o mesmo tipo de layout que o iPad mini, com as bordas laterais menores. E um designer já tratou de criar alguns modelos em 3D mostrando como ficaria o novo produto.

Mockup iPad 5

Mockup iPad 5

Mockup iPad 5

Mockup iPad 5Mockup iPad 5

Não há ainda nenhuma previsão concreta de quando a Apple irá lançar o iPad 5. O último modelo (iPad 4) chegou ao mercado em outubro, 7 meses depois do iPad 3. Por isso, não se sabe se a Apple mudou apenas a data de lançamento (para adequar seus produtos com o novo conector Lightning) ou se ela pretende tornar padrão o lançamento de 2 gerações no mesmo ano.

Ficaremos sabendo com certeza apenas nos próximos meses.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Valdinei

    Eu achei mais bonito 😀

    • Beñat

      Eu também

    • Pedro HH

      sim, esses designs de alumínio são muito bonitos, e que ajudaram no charme do iPad Mini, e iria ficar muito bom no iPad normal. Ainda espero comprar o meu xD

    • Jose Airton

      Também ! Achei o designer mais diferentes da linha toda da Apple de iPads e ele puxa mais o Designer do iPad Mini só que maior !

      • Walter

        Você sabe a diferença entre design e designer??? Parece que não.

        • Jeff

          Seja inteligente e solidário: Explique – Não critique.

      • Jeff

        José,
        Designer é quem projeta (pessoa) o talvez vc quisesse dizer no comentário seria: design.

        • Jose Airton

          Me confundi mesmo com as palavras !

      • Jose Airton

        Gente não prestei a atenção no titulo da informação, agora criticar meu erro de ortografia já demais não se pode errar uma vez que certas pessoas já estão em cima de você !
        Eu me confunde nesse palavra de Designer e Design ! Eu errei ! E dai ? Se eu errei ou não ! Fique pra você, porque somos seres humanos erramos toda hora no mundo e não é só porque eu errei minha opinião é pra todo mundo achar ! O nome já diz uma opinião pessoal,se você achou ruim minha opinião o problema é seu !

        Me confundi ! E DAI ?

        • José, olhe pelo lado bom: hoje você aprendeu uma coisa nova, graças aos “chatos” que lhe chamaram a atenção.
          Deixe o orgulho de lado e leve para o lado construtivo, afinal, o beneficiado com isso foi você e mais outros que leram os comentários e também não sabiam.

          Conhecimento é para ser compartilhado. Aproveite o lado bom disso. 😉

        • Jesse Braga

          Herrar é Umano

    • Copeta

      O design é muito bonito mas o que eu não concordo é as laterais ficarem igual as do iPad mini. Tomara que fique assim mesmo mas sem essas bordas.
      Alguém percebeu que esses mockups ficaram menores em comparação ao iPad de baixo? 🙂

      • SongBird

        Copeta, me pergunto a mesma coisa: eu realmente gostei do iPad “grande” ser sem as bordas iguais as do “mini”… Mas o mini não tem as boras porque você pode segurá-lo com uma mão apenas e ele é, consequentemente, mais leve, fazendo a borda ser dispensável… Mas e um iPad que pesa mais de meio quilo, caso você queira segurá-lo com uma mão pela borda? Como segurar? O dedão vai ficar em cima da tela? Não imagino como poderia ser…

        • SongBird

          *borDas
          Ops, hahaha

    • Luiz

      Também achei mais bonito, diminuindo as bordas.

  • Beñat

    Tenho o iPad 3 e só vou trocar o meu pelo 5 se realmente mudar muito o design e por dentro

  • Lucas Leite

    Não combina. A apple acertou em “adaptar” o design do iPad maior quando transformou em iPad Mini. Mas o caminho inverso, não rola.

  • Wilsians Humphreys

    Eu acho que ficou melho.. eu tenho o ipad 1 e o 2 , e nao fiquei nem com gostinho na boca de pegar nem o 3 nem o 4 , agora um 5 , desse jeito ja me chama mais atencao… nao vo pega o ipad mini , pq sei que o ipad mini 2 ja vai vir com certeza esse ano bem melhor hehe

  • SongBird

    O pior: estou morrendo de vontade de comprar o 4… Estou com o dinheiro guardadinho lá no banco, mas não sei se espero até Março pelo menos, pra ver se a Apple não tem nada para o primeiro semestre em mente! Mas a vontade de ter logo me consome, hahahahaha!

    • No

      Aplica o dinheiro em uma renda fixa de 3 meses que tenho certeza que vc vai esperar para naum pagar multa. 😀

    • vc

      esperaa!

    • SongBird

      Vou esperar… Afinal, se o iPad 5 sair com este design puxado para o “mini”, eu com certeza vou ficar babando por ele! hahahahaha!
      Mas se a Apple decidir lançar dois iPads por ano (um em Março e outra atualização no fim do ano) nós estaremos sempre babando pelos mais novos, visto que aqui no Brasil o modelo chega 3 ou 4 meses antes de anunciarem o próximo.

  • Marcelo

    A parte traseira só ficou horrível só, mais nada.

  • Vinicius

    Boatos? Do jeito que a Apple anda pode-se dizer que essa já é a versão que será apresentada 🙂

  • Luis Cesar

    Até porque se houver a mudança de design, o iPad ficará um pouco menor (como mostrado nas fotos) e certamente ficará mais leve. Logo o esforço para segurá-lo será reduzido. Pra mim o iPad certamente terá uma redução (muito bem vinda) das bordas.

  • Matheus

    Me da impressão que lá tela fixa menor mas é so impressão .

    • Pedro HH

      é a mesma situação do iPhone 5 preto. Parece que ele é mais fino, em comparação com o 4s

  • Wendell Leon

    Por encrivel que pareça não gostei muitodo design do iPado mini. Sera que é por que nunca segurei um? Ele de perto é realmente lindo?

    • Jose Airton

      O iPad Mini é muito leve ! E também puxou mais o design do iPhone 5 que também é bonito ! Trouxe um do Canada ! Não esperava que ele fosse tão leve e também poder segura-lo com uma só mão !

    • André

      O IpadMini é muito prático, muito mais leve e mais fácil de segurar.
      Comprei o Ipad porque achava o laptop muito pesado, agora com o mini acho o Ipad muito pesado…..
      A borda fina as vezes atrapalha um pouco mas compensa pelo design e tamanho da tela.
      Para os jogos a tela do Ipad é melhor pelo tamanho, mas para os demais aplicativos o mini é imbatível, principalmente se você carrega ele para todo lado.

  • Adolfo Dias

    há muita gente que não tem mesmo nada que fazer
    e que tal por o botão num canto?

  • Alexander

    Prefiro do jeito que é agora, ficou parecendo tablet samsunguete…

  • Bruno Bougleux

    quando lançaram o iphone 5, eu disse que era só um beta de uma verdadeira publicação que ocorreria em 2013. todo mundo riu… agora que estamos em 2013, os boatos estão cada vez mais periódicos… sabem o que isso significa, né? Que eu serei quem vai rir por ultimo!

    • Tirar vantagem de algo que ainda não existe não é muito sábio.

      PS: eu não ri de você na época.

  • Matheus

    Eu não vejo este conceito como algo que é realizável se levarmos em consideração o iPad Mini, pois o Mini cabe na mão tranquilamente e é fácil de segurar com uma mão sem se cansar ou sem precisar ficar procurando posições. Não funcionaria da mesma forma com um iPad em tamanho normal, mesmo reduzindo seu tamanho de “borda”…

  • Rafique

    Se ele for realmente assim, será lindo D+ rsrs

  • Arthur Vasco

    Eu estava pensando nisso hj.. Acho bem provavel que a Apple seguirá assim com o iPad 5, nao tem outra coisa (boa) para ela fazer com o iPad..

  • Douglas

    Não sei se interessa pra alguém, mas pra mim interessa e bastante.

    A vivo (santa catarina – Joinville) estará renovando seu estoque de iPhone 5 no dia 25 ainda deste mês!

    Chega de espera!

  • João Pedro

    Leio esse blog a muito tempo mas nunca comentei em nenhuma publicação, esse é o meu primeito comentário kk.

    iLex, como nunca disse nada em seu blog tenho que lhe dizer que suas ironias são hilárias e gosto do modo que você trata os arrogantes UHAUAHUHUA.

    então, mas sobre o assunto desse post eu acho que a apple não deveria lançar um novo iPad sem nenhuma inovação forte..

  • Beaguinho

    A curto prazo eu não vejo nada pra Apple fazer para deixar o iPad mais amazing, o que ela vai fazer? Colocar um processador quad, sendo que não tem App ainda disponível que exija tal desempenho? Eu não conheço mto e nem pesquisei, é mais pela minha experiência de Apps do dia a dia e pelo que tenho visto nos blogs. Daí ela vai ficar mexendo em design, arrendondar cantos, afinar, diminuir bordas, mudar posição disso, daquilo…

    Será que iremos ver Apps realmente profissionais e que substituam o uso de uma aplicação no PC? Como por exemplo um aplicativo de cálculo de concreto armado, é algo extremamente complexo e na minha opinião não se adapta à interface touch, assim como tem o AutoCAD, mas mesmo assim quem usa no PC não consegue substituir ele usando o iPad é apenas um complemento. E se não adapta à interface não há necessidade de se preocupar em fazer um iPad com mais desempenho.

    Ou seja, se não aparecer um conceito novo, eu não vejo no que a Apple pode melhorar nos próximos iPads (a curto prazo, próximas 2 gerações).

    • Marcelo

      Concordo contigo. Não há muito o que incrementar em desempenho que justifique uma troca nem sequer no médio prazo. Melhorar design, pelo menos pra mim, é perfumaria.

  • Caio

    Gostei, se o iPad 5 for “igual” ao iPad mini (:

  • Luiz

    Bom já esta na hora da Apple mudar o design do iPad né,ta certo que e meio difícil,mas ele é o mesmo desde a segunda geração!