Notícias

Agora é para valer: emulador Delta é liberado na App Store

Se você sempre sonhou instalar em seu iPhone emuladores de NES, SNES, N64, Game Boy (Color), Game Boy Advance e Nintendo DS de forma fácil, sem precisar instalar perfis de configuração que duram apenas 7 dias, esse dia chegou.

Nesta quarta-feira, chegou à App Store oficial da Apple o popular emulador Delta, que é considerado o melhor aplicativo de emulação de diversos consoles antigos de jogos para iOS que existe até então.

Essa publicação acontece após algumas idas e vindas nos últimos dias, em que clones de apps criados pelo desenvolvedor Riley Testut terem experimentado aproveitar a onda das mudanças nas regras da loja que passam a permitir este tipo de aplicativo.

Agora, o próprio Testut disponibiliza seu emulador, não apenas na sua loja própria para os usuários europeus, mas também para todos os usuários do mundo.

A surpresa é que, inicialmente, o desenvolvedor havia comentado que só iria disponibilizar seu app na AltStore, que é a primeira loja alternativa de apps que pode ser instalada em dispositivos de usuários da Comunidade Europeia.

O lançamento da AltStore para iOS também foi feito nesta quarta.

Emulador de vários consoles

O Delta é gratuito e não tem publicidade. Além disso, ele é compatível com ROMs de diversos consoles, com a promessa dessa compatibilidade se expandir ainda mais no futuro.

Além disso, ele é compatível com controles físicos compatíveis com iOS e compatível com códigos cheats.

Mas uma informação importante para quem não é íntimo com esse mundo de emuladores: os jogos não estão disponíveis junto com o aplicativo. Como o desenvolvedor não pode distribuir as ROMs dos jogos (por questões de direito autoral), é o usuário quem precisa ter esses arquivos.

Europeus terão que instalar a loja alternativa

O curioso é que o Delta não está disponível na App Store para usuários que vivem na Comunidade Europeia. Para estes, é preciso instalar a AltStore PAL no aparelho para poder baixar o app.

Para quem não vive na Europa, o app pode ser baixado neste link. Aproveite e baixe logo, vai que a Apple mude de ideia…

Botão Voltar ao topo