Curiosidades

Patente da Apple revela planos de transformar a Smart Cover do iPad em uma tela secundária

Patentes não querem dizer muita coisa além de que os engenheiros da Apple continuam trancados em salas da empresa, bolando projetos criativos que podem ou não virar realidade um dia. Mas indicam possibilidades que podem aparecer no futuro.

Quando a Microsoft mostrou a sua criativa capa inspirada na Smart Cover da Apple, mas com a adição de um teclado, fizemos questão de elogiar aqui a boa ideia deles. Mas mal sabíamos que, bem antes, a Apple já tinha pensado em variações de sua própria criação, muito mais legais.

É o que revela uma patente de um ano atrás, em que a Apple prevê o uso da Smart Cover como uma segunda tela, dobrável e multi-touch.

A patente é realmente incrível e eu pelo menos não vi outro produto parecido em comercialização atualmente. Ele aproveitaria a maleabilidade da Smart Cover (com seus ímãs para segurar e destacar quando quiser) e a transformaria em outra tela, que poderia ser transformada em teclado virtual ou simples extensão do que acontece na tela do iPad.

E não é só isso. O toque criativo que faz a ideia ser muito superior àquela da Microsoft é que a tela seria dobrável, permitindo inclusive que informações fossem disponibilizadas enquanto o tablet é apoiado.

A questão agora é saber SE e QUANDO esta tecnologia seria viável economicamente para produção em larga escala. Mas a torcida é que não demore muito para chegar em nossas mãos. 😉

via Engadget

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leonam

    A criatividade da apple e de seus designers sempre nos surpreendendo!

  • Lucas Silva

    e a Apple sempre surpriendendo…

  • Fatima

    Uma palavra: Incrível !!!!

  • Raphael lins

    Na boa, é estranho ver tudo isso ai , patentes da apple e produtos de 10 anos atras que apple projetava? Quem é que garante que isso tudo ai é pura verdade, pode ser apenas rumores ou até noticias falsas!
    É a minha opnião!

    • Raphael, não seja ingênuo.
      Nós não publicamos coisas no “achômetro”. Está tudo registrado no site governamental dos Estados Unidos.
      A patente foi requisitada em agosto de 2011, mas só ficou pública agora. Isso é normal para preservar as criações intelectuais.

      Sugiro você procurar a definição de “patente” e entender como ela serve como documento de registro para invenções e criações.

      • Cesar

        O que impede uma empresa de fazer 1.000.000 de patentes e cobrar dos outros antes dela mesma fazer os produtos em questão? Pode a Microsoft ter que pagar royalties pelo teclado por essa patente?

        • Cesar, essa é a grande falha no modelo atual de patentes, o que faz que muitos ajam como “trolls de patentes”, que não produzem nada e só tirem dinheiro de quem teve uma ideia semelhante.

          Até hoje, a Apple nunca fez isso, só processando produtos similares que ela lançou no mercado antes do concorrente. No caso dela, ela faz mais para se proteger do ataque de outros.

          • Luiz

            Como já dizia Tim Cook “Não podemos ver a pintura da Apple com a assinatura de outra”

          • Alex iPilot

            Algum tempo atrás pesquisei sobre marcas e patentes quando registrei algumas marcas aqui no Brasil…

            No modelo brasileiro, é necessário um produto/protótipo funcional para registro de patente. Não se pode registrar patente de “uma ideia”…

        • João Martins

          O que impede é justamente o fato de que, para registrar a patente, você deve mostrar detalhadamente no documento como aquilo funciona. Cada detalhe coberto. Só assim você patenteia.

        • Lucas Arruda

          Tudo que a Apple faz de diferente, ela registra uma patente.

          Algumas ela usa para “enganar” concorrentes, outras para coisa que testa mas nunca lança. Geralmente a Apple faz diversos protótipos de tudo quanto é tipo de coisa e vai refinando-os até chegar num produto final para o consumidor.

          Geralmente elas são usadas mais para defesa do que para ataque. Até porque depois de conseguir a patente, não quer dizer que você vai conseguir proibir alguém de fazer essa coisa, até porque muitas vezes a pessoa nem tem conhecimento dessa patente. O modelo é um pouco furado mesmo, mas serve como uma certa defesa caso alguém tente falar que já criou isso antes.

        • Danny Memoria

          Creio que deve-se levar em conta que caso uma pessoa realmente tenha uma ideia acerca de um produto, ela deve sim receber royalties por sua invenção caso seja um dia copiada. A política brasileira, no entanto, é bem mais eficaz, exigindo mais do que uma simples ideia para efetivar o registro da patente. É importante levar em conta que não é impossível que duas pessoas tenham ideias iguais ao longo dos anos.

          E quanto ao amigo postou duvidando da veracidade das informações, apenas cito que o iPad como nós conhecemos hoje já tinha sua ideia geral no gatilho antes mesmo do iPhone ser lançado, apenas por uma jogada de marketing é que resolveram lançar primeiro este, e não aquele. Só para constar, a ideia “crua” do iPad remonta ao início dos anos 90!

  • Iago

    Quando eu penso que a Apple esta ficando pra trás depois da bateria de coisas legais que a Microsoft esta “inventando”, a Apple vem patenteia essa maravilha. Incrível. *o* quero já isso. pelamor

  • Caio

    Uau!!! Espero repetir essa palavra quando ela chegar.. Mas esperando que o preco seja acessivel..

  • JanjaBoy

    Isso é “muderno” como diz um amigo meu. :p

  • Luís M.

    Se a SmartCover normal já custa 250 imagina esta!

  • Bauem

    Muito interessante, mas acho que a Microsoft está na frente, mesmo que a dela seja mais “inferior”, já que ela conseguiu por em prática essa tecnologia. Quem sabe esteja nos planos dela algo mais sofisticado e parecido com essa nova smart cover da Apple?

    • Bauem, não é a mesma tecnologia.
      E não tem porque ficar criando briguinha entre “Microsoft x Apple” aqui, ainda mais com suposições bobas do tipo “Quem sabe esteja nos planos dela algo mais sofisticado e parecido com essa“.
      Não é esse o objetivo do post. 😉

      • Bauem

        Eu não estou criando briga.
        Acho excelente essa ideia de capa que pode desempenhar outras funções. Se existisse algo do tipo para iPad, eu compraria na hora, já que uso o meu para trabalhar e não gosto de carregar peso extra, ou seja, uma capa-teclado seria ideal. Como o Surface tem isso, pelo menos nesse quesito, ele é superior (eu disse nesse quesito!). E, pelo jeito, não será superior por muito tempo, visto que a Apple aparentemente tem planos para fazer algo melhor.

  • Rakdos

    Prefiro que as capas continuem sendo capas. Se a idéia do tablet é ser pequeno, ficar abrindo pra transformar em um trambolho perde a vantagem…

    • Bom, mas continuaria sendo opcional. Você só compra a super capa se quiser…

      • Rakdos

        Na teoria sim. Apesar de não ser costume da Apple, normalmente os itens opcionais acabam virando obrigatórios depois de um tempo. Quem tem um Wii sabe do que estou falando.

        Apesar de não se anularem, gosto mais da ideia da traseira sensivel ao toque (ta, isso não pegou bem, hahaha). Só acho que para um tablet ser bom, a “área de trabalho” dele tem que ser compacta.

        Se os próximos aparelhos forem desenvolvidos para serem operados com muitas parafernalhas, como teclados fisicos, ou na velha posição de “L”, deirão de ser algo compacto numa mesa de trabalho. Ai vale mais a pena voltar para os notebooks, que pelo menos possuem um hardware mais robusto.

  • Gabriel

    Ainda bem que eles trabalham desse jeito. Sempre registrando as patentes.
    Garanto que quando lançarem, vai chover neguinho desinformado falando que é copia melhorada da Microsoft.

  • Jorge Junior

    A única diferença (e, na minha opinião, é um benefício) da smartcover da Microsoft é que o teclado teria mais “tato” do que um teclado virtual liso… a não ser que a da Apple viesse com alguma “divisória” de teclas, caso contrário, estamos mais acostumados com elas separadas… 😀

  • André Luis

    chuva de patentes 😛

  • Binho Andrade

    Sempre espero criações maravilhosas, quando se trata da Apple!

  • Marcelo

    Não vejo motivos pra fica comparando MicrosoftxApple.. acho que hj as 2 tão fazendo um excelente trabalho com produtos inovadores… e concorrencia sempre é bom.. por mais q vc use produtos da Apple.. inovações da Microsoft ajudam a Apple a inovar e vice-versa…

    Qnt as capas… acho q não da pra falar em uma “vencedora”.. pq as propostas são meio diferentes.. a capa da Microsoft é melhor pra digitar… por ser mais “tatil” e sem conta que ela ja esta pra ser produzida… a da Apple teria mais possibilidades… mas pra digitar teria o mesmo problema que digitar direto no iPad.. e ela é só um conceito..

    • Sério, eu não entendo o que está provocando alguns comentários de “Microsoft x Apple”. O artigo induz a isso? Se sim, por favor, me diga, para eu arrumar urgentemente.
      Não há “melhor e pior” aqui, apenas a notícia de algo legal planejado pela Apple, que talvez nunca chege ao mercado.
      Como diz a ótima propaganda da Ford, inovação só ter serventia se estiver disponível para o consumidor.

      Tem gente que, por alguma razão, fica ofendido quando o nome Microsoft é citado. Não entendo.
      E você está dizendo “a capa da Microsoft é melhor para digitar” sem nunca ter tocado em uma. Interessante.

      • Romero

        Adoro esse blog!

  • Pablo Reis

    Não curti. Se a maior portabilidade de um tablet, como o iPad, é justamente em não ter um teclado extra e ocupar um espaço mínimo, pra que eu vou comprar isso? É q nem teclado físico pra iPad. Pra quê, se existe notebook no mercado?
    Tem que tomar cuidado para não notebookizar o iPad.

  • Elcin

    Muito massa!!!
    e prova mais uma vez que os engenheiros da Apple não brincam em serviço e não são muito bons pra desenhar mãos… kkkkkkk

  • lordtux

    Muito bom, acho mesmo que isso será possivel quando aquelas telas maleaveis puderem mesmo ser fabricadas em larga escala e de modo barato, porque se não o preço disso será um facada.

  • Copeta

    Pelo menos, quando as telas flexíveis estiverem mais socializadas, quem sabe isso sera uma boa idéia

  • Paulo Junnior

    Imagina só qual seria o preço dessa nova Smart cover ?

  • Rubens

    Você pode pensar uma coisa agora, e ela realmente vir a ser realidade em anos ou décadas depois, pois depende de ser viável ou não. O tablet por exemplo, a ideia vem dos anos 60, a microsoft fez um esboço no início dos anos 2000 com o surface, mais foi a Apple que conseguiu colocar em pratica e fazer ser rentável o projeto.

  • Antonio Marques

    Nossa, dessa eu não sabia! Muuuuito legal!

  • Emerson

    Essa Smart Cover será para novas gerações de iPad ou o meu New iPad suportará?

    • Aniello

      Com certeza esta capa, quando (se) for lançada, não será compatível com os iPads atuais. isto por que ela precisa ter uma conexão lógica com o iPad, para trocas de dados. Na segunda ilustração do artigo dá para notar que faz parte da patente esta conexão.

      Como atualmente a smart cover se prende ao iPad apenas por imãs, sem conexão lógica, seria incompatível.

      A única possibilidade de tentar fazer compatível seria com uma troca de dados via bluetooth, mas não sei se poderia ser tâo versátil.

  • Aniello

    iLex, pelo que eu entendi na patente uma das possíveis utilizações dos espaços 318, 314, 312 e 310 da primeira ilustração seria colocarem células solares para recarregar o aparelho.

    Para mim foi o detalhe mais útil da patente, pois ajudaria muito na autonomia da bateria. Se for bem feita a idéia, não precisariamos nunca mais recarregar o aparelho.

  • Junior Santos

    Tudo muito bom e muito bonito, mas imagina o preço desta brincadeira aqui.. Sim!
    Aqui no Brasil? 😛

  • Guilherme

    3 meses depois a Samsung lançará uma capa chamada Clever Cover q terá os mesmos recursos…

  • Dynho

    Se não dobrasse o valor do aparelho seria viavel, mas vindo da apple onde qualquer acessorio custa os olhos da cara ou um rim. Essas rodas de magnesio não seria pra qualquer um.

  • Concordo com o ilex sobre o porque o nome da “Microsoft” aparece muitas vezes nos comentarios !esse não é o objetivo do post! Comparar uma com a outra?? EU pelo menos acho que não.Kkk esse nome nem é citado no post!, mas as pessoas não viram que é um plano da apple! Assim como muitos outros! Pra mim a smart cover ja foi uma revolução! Pelos fatores dos imãs e do jeito que a apple faz com que pareça essencial para o seu tablet ! Mas uma case que alem de proteger vira um teclado virtual ou uma certa “continuação” da tela? Eu Compraria na hora! É bem provavel que a apple faça isso! inove! All over again 🙂

  • Mard

    Acho que vai demorar ainda, ou não, a grande barreira ao meu ver é esse sistema de dobras casando com a tela e o touch.

  • Breno

    Cara….se isso se tornar realidade algum dia, meu Deus!

    Sensacional!

  • Marcus

    achei genial e revolucionario, só não gostei da caneta utilizada na quarta imagem, para o que você precisa de uma stylus se você nasceu co dez dela nas mãos