Desenvolvedores

[dev] Objective-C já é a terceira linguagem de programação mais usada no mundo

Que coisa curiosa. Durante anos, a Apple foi considerada uma plataforma de segundo plano entre os programadores, que sempre preferiram linguagens mais populares e que fossem compatíveis com o sistema que dominava: o Windows. Mas segundo os últimos levantamentos, o Objective-C já é a terceira linguagem mais usada. E subindo.

O Objective-C é a linguagem adotada pela Apple desde a volta de Steve Jobs, em 1996. Ela hoje é a base de programação para aplicativos no Mac OS X e no iOS, presente em nossos iPhones e iPads. Ela ficou popular com a NeXT, empresa fundada por Jobs quando este foi demitido da Apple, e que foi comprada pela Maçã em 1996. Hoje, é a linguagem de crescimento mais rápido entre todas.

O Java ainda é mais usado que o Objective-C, mas está em queda, enquanto a linguagem adotada pela Apple está em forte subida. Parece apenas questão de tempo para que ele assuma o segundo lugar.

Leia também: Saiba os primeiros passos para se tornar um desenvolvedor de aplicativos para iPhone e iPad

Fonte: TIOBE Software

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Stefano Angelo

    Do the evolution.

  • Breno Giesen

    não vou opiniar pq nem sei para que serve

  • Iago Andreucci

    Isso é ótimo para os Mac users

  • Sempre me apavoro ao ver linguagem de programação, muita doideira.

  • Daniel Gmrs

    =O
    Java e PHP caindo.. oO
    C# up! 😀

    • Luiz

      C# tambem caiu amigo

      e ainda o JAVA tem mais do dobro de rating do C#

      • Iuri André Stona

        Luiz, você não leu a tabela inteira, o que o Daniel Gmrs disse está correto.
        C# perdeu a posição porque cresceu menos que Objective C, mas cresceu.

      • Daniel Gmrs

        Preste atenção na % porcentagem, e vai perceber que Java caiu bastante, enquanto C# está crescendo..

    • Thiago

      Notícia boa: Java caindo…
      Notícia ruim: PHP despencando!

    • Iuri André Stona / Francisco Beltrão / PR

      C# e Visual Basic deveriam vir somadas, já que as linguagens rodam sobre a plataforma .NET. Portanto, .NET ocuparia a terceira colocação.

      • Fabio

        a plataforma é a mesma, a linguagem não

    • copeta

      A Apple sabe mesmo como mudar o mundo

    • Thiago Humble

      Csharp vai subir..

      a melhor!

  • Alessandro

    Eu sempre acompanho esse site da TIOBE e o crescimento de Objective C é realmente algo espantoso e muito interessante, uma linguagem que antes do iPhone estava lá pra número 40 e pouco neste ranking. Mas há algumas coisas a considerar, esses dados não querem dizer que Objective C é a terceira linguagem mais usada no mundo, mas que é a terceira mais relevante em buscas no último mês. Claro que isso mostra que a linguagem está sendo muito usada, já que eles usam como dados as pesquisas em sites de busca e a quantidade de treinamentos e cursos sobre as linguagens.
    Java ainda é muito forte, tem uma enorme comunidade de desenvolvedores, mas já vem mostrando (na minha opinião) sinais de “cansaço”, mas acho que ainda vai levar algum tempo para ser ultrapassada por Objective C, embora depois de muito tempo no primeiro lugar tenha sido ultrapassada por C (isso sim me surpreendeu, C é o Highlander das linguagens de programação).

    • Pedro Vaz

      Tb sou desenvolvedores e acho que o texto não esta adequado, provavelmente pq quem escreveu não deve ter nenhum conhecimento da área.

  • Vinicius Fontes

    Java caindo não surpreende, o que mantém o Java nas cabeças é o Android. Mas que o Objective-C é uma linguagem bizarra (pra dizer o mínimo), ah isso é.

    DISCLAIMER: sou desenvolvedor em Objective-C.

    • Alessandro

      Não acho Objective C uma linguagem bizarra, ela herda os conceitos OO de Smalltalk, enquanto as outras linguagens orientadas a objeto que se tornaram populares como C++ e Java seguiram os de Simula. Acho os conceitos de orientação a objetos de Smalltalk muito mais elegantes e condizentes com o conceito de OO puro, onde os objetos recebem e enviam mensagens;
      E não concordo que o Android é que segura java hoje em dia, Java ainda é muito forte no segmento Enterprise.

    • luvialca

      Bizarra em que sentido?

      • Vinicius Fontes

        Em vários aspectos. Algumas coisas que são super simples em outras linguagens são (na minha opinião) desnecessariamente complexas em Obj-C. Por exemplo, não existem matrizes! Você precisa inserir um array de arrays pra ter a mesma funcionalidade. Outra coisa é a maneira como os objetos e métodos são acessados. Por exemplo, em C, para acessar o elemento (1,2) de uma matriz você faz:

        minhaVariavel = minhaMatriz[1][2];

        Já em Obj-C, como não existem matrizes:

        minhaVariavel = [[meuArray objectAtIndex:1] objectAtIndex:2];

        • Rodrigo Ribeiro

          Ué, ma péra ae. Assim não vale!

          Vc tá comparando a atribuição de um valor que está em um endereço de memória com a atribuição de um valor que está em um objeto.

          No primeiro caso é “mais fácil” mesmo porque vc está utilizando liguagem C, que não é restrita pelo paradigma de orientação a objetos. Quando digo que não é restrita, quero dizer que como C é uma linguagem feita para o paradigma estruturado, o programador não precisa instanciar objetos, simplesmente pq este conceito não existe nesse paradigma, de modo que o desenvolvedor tem mais liberdade para manipular os dados que estão na memória.

          Já no segundo caso, como trata-se de um objeto, é necessário utilizar os metódos de acesso do objeto para acessar o conteúdo dele. Método de acesso é mais um conceito do paradigma de programação orientada a objetos POO. Em qualquer outra linguagem OO você também teria que utilizar os métodos de acesso.

          Resumo da opera, seu estranhamento é com os paradigmas da POO e não com a linguagem…. até porque, Ojective-C também é C.

          • Vinicius Fontes

            Ah, é bem possível. Obj-C é minha primeira experiência em OO, pra mim ainda é estranho.

          • Alex

            Falou certinho, a confusão não é de linguagem e sim de conceito OO, estão comparando coisas diferentes ! Eu sou Dev .Net / Java e Objectve-C

  • Pedro Alves

    “Durante anos, a Apple foi considerada uma plataforma de segundo plano entre os programadores, que sempre preferiram linguagens mais populares e que fossem compatíveis com o sistema que dominava…”

    Mas o cenário não mudou muito. A diferença é que hoje o iOS tem market share significante. Isso torna o objective-c uma pedra no sapato necessária =P

    • Como não mudou? Eu acho que você se contradisse na sua própria frase. Hoje a Apple tem uma liunguagem de programação que chama muito a atenção de todos.
      Acho que o seu erro foi achar que eu estava me referindo ao Mac. 😉

      • Pedro Alves

        Não não, eu entendi exatamente o que você disse. O que eu quis dizer é que hoje os programadores continuam preferindo linguagens populares relacionadas e sistemas operacionais dominantes. Quanto a isso, absolutamente nada mudou. A diferença é que hoje em dia o iOS é um sistema operacional dominante.

  • Raphael lins

    Eu iniciei meus estudos em Objective C e é meio complicado, se eu nao tivesse conhecimento em C++ ,tava ferrado.

  • Joao Carlos

    Quem sabe C se vira com as 5 primeiras linguagens, agora eu sei porque o pessoal insiste em ensinar C nas faculdades…

    • Pedro Alves

      Mas C é uma linguagem extremamente importante principalmente no aprendizado. Na área de pesquisa academica, onde geralmente precisamos de velocidade, também é uma linguagem bastante utilizada.

      • Vinicius Fontes

        Pra mim C é a melhor linguagem pra aprender a programar. Sintaxe simples, muito flexível e te ensina (na marra!) a lidar com funções e alocação de memória.

        Pra quem está aprendendo, lidar com strings é desnecessariamente complicado (em relação a outras linguagens), mesmo com a biblioteca string.h. Mas sabendo C, partir pra qualquer outra linguagem fica bem fácil.

  • Cade o Pascal nessa lista ? Hehehe

  • SamuEX

    Olha lá no meio da briga o bom e velho amigo VB firme e forte.
    Já o grande Java e o revolucionário PHP caindo vertiginosamente. Quem diria, não?

    Definitivamente o mundo continua dando muitas voltas.

    • Vinicius Fontes

      PHP é excelente… pra sites pequenos. É uma excelente linguagem web, uma pena que não escala muito bem. Ouvi falar que o python é muito melhor nesse quesito.

      • SamuEX

        Não discordo de você amigo.
        Eu apenas me divirto com essas coisas que acontecem na vida e que a tornam engraçadíssima, no meu ponto de vista.

        VB, uma linguagem hiper-mega criticada, porém continua forte deste o Windows 95 (com o VB) e hoje no Windows 7 com o VB.net. Eu particularmente sempre gostei do VB e ele sempre me salvou em todas as empresas que trabalhei, quando precisava desenvolver algo à toque de caixa.
        E por outro lado temos o tão valioso, encantador e adorado Java, sendo friamente subtituído.

        Ainda bem que não perdi muito do meu tempo com Java, vou “perde-lo” agora com Objetive C!
        Vida longa!

        • Vinicius Fontes

          O Java ainda é importante por causa do Android. Pelo bem ou pelo mal, praticamente 50% do mercado de smartphones é Android. Gostaria realmente de desenvolver para as duas plataformas simultaneamente, mas falta tempo (e sanidade!) pra isso. Optei por investir naquela que (dizem) é a mais lucrativa. Em uns 30 dias publico meu primeiro app e aí vamos tirar isso à prova. 🙂

          • SamuEX

            Boa!!!
            Me “sobra” sanidade para desenvolver em todas as linguagens que gostaria.

            Cara, não deixe de falar pra gente do seu App. Nem que seja postando nos comentários…
            Se você for um cara criativo (esperamos que seja) com certeza nosso amigo iLex te ajuda publicando sobre seu App.

            Sucesso!!

            • Vinicius Fontes

              Certeza que vou disponibilizar uns codes pra obter ele na faixa 😉

  • Bruno

    Isso é por causa do boom do iphone…assim ele que começar a cair, volta ao normal, é batata.

    • Carlos Maya JF

      POXA!
      Isso que é um boom passageiro de 5 anos!
      E a tendência à queda começará quando?

      • Bruno

        Isso já aconteceu no passado com a apple e ela não aprendeu a lição ainda…mas vc é novo, tem muito tempo pra aprender…olhe a sua volta!

        • Carlos Maya JF

          rsrsrs
          Valeu tio Bruno.

  • TiãoGavião

    Acredito que essas mudanças parecem uma montanha russa, sobe e desce 😉 e o povão dentro do carrinho.
    As vezes penso que grandes companhias se combinam, agora eu…não! Agora vai vc… 🙂
    Tipo, dança das cadeiras.

  • Rodrigo Rosa

    “Parece apenas questão de tempo para que ele assuma o segundo lugar.”

    Menos, bem menos. Objective-C está quase que restrita ao ecosistema Apple (vale lembrar que C/C++ também são homologadas pela Apple para desenvolvimento OSX/iOS).

    E pensar em Java restrita a Android é besteira. Java é a linguagem mais utilizada hoje para aplicações distribuídas. É largamente usada pela Oracle e IBM para seus produtos, e um sem número de produtos e serviços usam Java. É um ecossistema muito mais abrangente.

    • Acho tão pobre quando alguém usa o bordão “menos, bem menos”. Geralmente é usado por quem não tem argumentos fortes suficientes que não se sustentam se não menosprezar o que o outro disse.

      De qualquer maneira, o comentário fica para a posteridade. Adoro reler este tipo, anos depois. 🙂
      Pena que quem geralmente faz estas “previsões”, não volta depois.

    • Rodrigo Ribeiro

      Você está certo.

      Acontece que quem frequenta este blog acha que o mundo do desenvolvimento de softwares gira em torno dos smartphones, o que está longe de ser verdade…

      Java reina absoluta no segmento de sistemas para gerenciamento de empresas.

      Mas eu não fico nem um pouco orgulhoso disso, porque eu odeio Java!!! Se dependesse de mim essa me**a seria extinta da face da terra….

      E ao contrário do que os pseudo-especialistas aí pra cima disseram, o que salva o Java é o fato de que o mesmo código serve pra todas as plataformas, o que faz a empresa economizar horrores não tendo que portar seu sistema para outras plataformas. Também arrisco dizer que a similaridade da sintaxe de Java com C também pode ter contribuido e ainda contribui para a adoção da linguagem. Afinal de contas, praticamente todo programador tem familiaridade com C, o que diminui a curva de aprendizagem Java.

  • Lenon Marcel

    Achei o título da matéria um tanto exagerado. O TIOBE é um índice de popularidade e não é uma métrica de linhas de código ou qualquer outra coisa que sirva de insumo pra afirmar que “ObjC é a linguagem mais usada no mundo”.

    • Thiago

      Falou tudo Lenon!! Com certeza o Obj-C está em uma crescente bem alta, porém falar que é a terceira linguagem mais usada no mundo …. me desculpa mas não é bem assim e está longe de ser. E para o Obj-C ultrapassar o Java no quesito “Linguagem mais usada” vai demorar viu, e eu nem sei se isso um dia possa acontecer, talvez…

  • SamuEX

    Este debate está ótimo!
    Me lembro que na faculdade dizíamos:
    Política, Religião, Futebol e Linguagem de Programação não se discute. 🙂

  • Yelken Heckman

    O povo do C# tem uma inveja de JAVA que é uma coisa kk.