Notícias

[aperitivo iOS 6] Prévia dos Mapas da Apple ainda não cobrem o Brasil

Ontem a Apple finalmente apresentou seus tão esperados Mapas que ela pretende implementar no iOS 6, substituindo o atual aplicativo Mapas do Google. Tudo ainda está em versão de testes e ela ainda tem até outubro para melhorar os resultados, mas pelo que parece, o Brasil ainda não está mapeado no novo sistema.

O Blog do iPhone está tendo a oportunidade de testar a versão prévia do futuro iOS 6 e pode constatar que nem mesmo as principais cidades brasileiras (como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) possuem mapas de ruas.

Mapas das ruas

Ao olhar a cidade de Brasília, por exemplo, não se vê uma rua sequer, como se o mapa tivesse sido feito antes da década de 60. E o estranho é que, entretanto, ele indica com precisão pontos geográficos, como lagos e parques. Apenas um vasto campo vazio é mostrado na versão padrão do mapa, diferentemente de quando se procura por cidades americanas ou europeias (como o exemplo abaixo).

Mas isso pode ser temporário, pois ao tentar traçar um itinerário, ele mostra placas com os nomes reais das ruas, traçando uma linha onde não existe rua no mapa. Isso pode indicar que as ruas já constam no banco de dados dos mapas, mas ainda não foram desenhados.

Mapas em 3D


San Francisco, Califórnia

Os mapas em 3D da Apple são bem legais, muito parecidos com a solução apresentada pelo Google na semana passada. Você tem a impressão que está sobrevoando a cidade, e pode ver os quatro lados dos prédios e construções. Mas como já prevíamos, a visualização em 3D ainda cobre poucas cidades dos Estados Unidos e deve demorar um pouco até vermos ela em nossas terras.

O que se vê na região do Brasil atualmente são fotos de satélite, inclinadas em 45º, exatamente como se vê no Google Earth. Isto não é nada comparado à experiência de visualizar a cidade de San Francisco, por exemplo, com os mapas realmente em 3D.


Brasília

Confira um vídeo que fizemos, com a comparação entre a visualização em uma cidade americana e uma brasileira:

Claro, como dito no início do texto, ainda estamos visualizando uma versão beta de testes e muita coisa ainda pode melhorar até a versão final. Mas é muito provável que este ano não vejamos grandes evoluções para o território brasileiro. A Apple está implementando um ótimo sistema de mapas, mas que irá ainda demorar para que tiremos proveito disso.

Será que o Google cobrirá o Brasil mais rápido que a Apple?

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Phelipe

    Ideia evolucionária da Apple, mas no tocante aos mapas, a google saiu na frente…

    Vamos ver qual das duas se destaca no território brasileiro

    • Nenhuma saiu na frente ainda, Phelipe, não se deixe envolver pelo marketing promocional.
      Nem Apple nem Google ainda disponibilizaram seus mapas. Ambas estão trabalhando há meses nisso e o Google só fez todo o auê na semana passada para mostrar que estava seguindo por um caminho parecido do da Apple. Cada uma está apresentando resultados parecidos, seguindo caminhos diferentes. Mas até agora, é só aperitivo, nenhuma começou ainda.

      O que deve interessar para nós é o serviço DE FATO. Ganhará um lugar no meu iPhone aquela que conseguir primeiro disponibilizar mapas completos para o Brasil, não importando que marca tenha.

      • Overlord

        Tu estás falando só sobre os mapas 3D, não é, iLex?

        Porque em relação aos mapas das ruas, tivemos um baita retrocesso… pelo menos, atualmente.
        E a Apple está beeeeem atrás da Google.

        Meu medo é que a Apple leve um tempo absurdo para colocar mapas completos de cidades brasileiras… coisa que já tinhamos há um bom tempo como o Google.

        • Sim, sim, eu estava me referindo aos mapas 3D e à apresentação da semana passada.
          Claramente o Google tem muito mais experiência neste campo de mapas que a Apple e isso até afirmei em um artigo anterior.

          Eu tinha interpretado o comentário do Phelipe como se ele estivesse falando do 3D. Acho que me enganei.

        • Alexandre

          A Apple ainda está muito atrás nos mapas mesmo.
          Não tem Street View, não tem rotas a pé ou usando os meios de transporte públicos… Sinceramente, essas 3 funcionalidades são muito mais importantes e úteis que mapas 3D. Fora que o suporte a lugares “remotos” como o Brasil deve demorar pra ficar minimamente decente, e mais difícil do que ter os mapas para as cidades é mantê-los atualizados.

          É sempre bom uma opção nascer (se bem que já tinha o Bing, hehehe), mas mas até os mapas da Apple ficarem usáveis espero continuar podendo usar o Google Maps de forma decente no iPhone.

          • Fernando Gomes

            Vi muita gente empolgada com esse novo Mapas e com a função curva-a-curva. Sinceramente, acho mais fácil o mundo acabar em dezembro do que vermos essas funções disponíveis no Brasil. No dia que eu ver o SIRI em português e esses mapas funcionando no Brasil com navegação, aí sim vou acreditar que a Apple viu que nós existimos.

          • Lincoln

            Mapas 3D…

            sinceramente… pra mim não servem de nada… soa como firula pra vender para aqueles que sequer sabem utilizar um GPS mas gostam de uma boa imagem na tela.. o que realmente importa não é disponibilizado.

            Aliás, esses mapas são em parceria com o projeto TrackSource ou algo parecido? Havia escutado falar que seria uma parceria desse tipo, o que certamente seria mais revolucionário pelo fato de que os mesmos seriam constantemente atualizados por pessoas que participam do projeto e realmente entendem do assunto.

            Infelizmente, retrocesso para nós… ainda mais com os preços absurdos praticados em território nacional…

            Saudades do Steve… tão cedo, né?

            Abraços.

      • ATILA FARIAS

        Creio que dessa vez será o google… é q nem o google querer inventar um telefone… é o que a apple ta querendo fazer com os mapas.
        Com certeza vai funcionar 100% nos eua, e por aqui a gente sabe o final da historia.

      • Wilson

        ILex, ainda será possível ter o aplicativo da Google instalado ? Ou seja, ficar com os dois serviços ?

        • Só se o Google disponibilizar um app na App Store.

          • Leonardo

            Ou então vc digita maps.google.com no Safari e adiciona um atalho… Da para usar o mapas do Google normalmente.

            • Guilherme

              ja estou me preparando para quando a atualização chegar eu instalar o google earth…

          • Diego Diniz

            Se for isso mesmo, eu acho um retrocesso, por que mesmo que os mapas nativo da Apple sejam melhores que o do Google, eles pelo menos funcionavam no Brasil, agora vamos trocar por um melhor que não funciona pelo outro que pelo menos funcionava no Brasil. Vamos esperar a versão final do IOS 6, pra ver se vai ter alguma mudança.

          • Beto Andrade

            Já existe o web app

      • jamesson

        O Android já vem com mapas há muito tempo.. tanto o Google Maps quanto uma Navegação curva-a-curva, muito eficiente, com comandos de voz e tudo mais.. onde eu falo o nome da rua e o celular reconhece e me guia a té o local… é um aplicativo de navegação da própria Google que já vem à algum tempo nos celulares android..

  • Christian

    Talvez porque as bases são diferentes. A de visualização do mapa e a de navegação. Sabe-se que a navegação está sendo feita em parceria com a TomTom que tem uma ótima cobertura inclusive do Brasil, já a visualização dos mapas acredito que seja da Openstreetmap, que se olhar no site deles a cobertura do Brasil é praticamente nula. Isto é só uma hipótese.

  • Gabriel

    O mapas funciona por 3G ou off line

  • Fabian

    iLex, confirma que o curva-a-curva não vai funcionar no iPhone 3GS e 4?

    • Confirmo.

      • binho

        nada que um jailbreak não resolva

      • Felipe Drumond

        Queria saber por que motivo a Apple não leva algumas funcionalidades tão simples para alguns aparelhos. O iPhone 4 tem todas as condições de ter um curva-a-curva. Aliás, já roda vários deles!

      • Lucas

        tem alguma razão para isso?

        • Juliano do Prado

          Tem, vender milhares de iphones 4S. 🙂

          • Marcelo Andrade

            Errado. A resposta é bem simples pelo que li ate agora e chama-se SIRI. O SIRI sera integrado ao mapas e ao curva a curva. Como o iphone 4 nao tem o SIRI, nao vai ter o curva a curva..

            É impressao minha ou ninguem tinha percebido isso ainda?

            E outra, O curva a curva do Google é excelente… Eu ja testei em um Droid de um amigo e acredito que o Ilex esteja se referindo ao 3D quando fala que apple e google estao iguais.

            Neste ponto ele esta correto e nao vai chegar ao Brasil tao cedo. O curva a curva acredito mais porque as ruas aparentemente ja estao mapeadas no banco pelo teste feito sao nao estao ainda VISIVEIS!!!

            • Sândalo Jhony Gomes

              Pelo que eu sei o iPad 2 vai ter o curva a curva, estou errado? E ele não tem Siri.

            • Juliano do Prado

              Na minha humilde opinião, não tem nada a ver o iPhone 4 não ter curva a curva pelo fato de não ter Siri, ou vc acha que o curva a curva sera usado somente em conjunto com o siri? obvio que poderá ser usado separadamente, e outra, curva a curva é uma função muito basica, não vejo porque porque privar o iPhone 4 disso 🙁
              talvez o iLex poderia dar uma resposta mais técnica.

            • Marcelo Augusto

              Ahh claro, kkk, pq o iPad 2 vai ter Siri! kk .-.! nada ver com Siri, ta mais p/ o q o amigo acima falou, assim como ser RIDICULO nao ter Siri no iPad 2! E nao ter iOS6 p/ iPad 1, e assim em diante!

            • Davi Revoredo

              Essa Apple fica pior a cada dia!

          • Marcelo Andrade

            É impressionante como as pessoas nao conseguem assimilar as coisas. Iphone 4 tem SIRI? Nao…

            O SIRI nao sera integrado ao turn by turn como a propria apple demonstrou na conferencia? Quando li isso ja matei na hora que nao teria o turn by turn para o iphone 4.

            O que pode ter e um tracado de rota igual tem o google maps atual

            Mas nada que JB nao resolva. Acredito que vao conseguir fazer funcionar no iphone 4 o turb by turn. Nativo nao vai ter mesmo.

            E vamos esperar pra ver o resultado final. Acredito que o Brasil tera os mapas completos ja que as ruas estao no BD.

            • Pedro

              O iPad 2 também não tem Siri e terá esse recurso

            • Jrbs

              “Impressionante”

      • Bernard

        Ah não acredito…
        Acompanhei todo o evento (aqui pelo BDI) e comemorei um monte com esse GPS curva-a-curva nativo. Agora me vem essa bomba de que não vai funcionar no iPhone 4! Não ter Siri eu até aceito as desculpas de hardware que dão (mesmo não acreditando muito, mas aceito porque não me parece muito útil mesmo), mas agora essa do GPS é cretinice da Apple mesmo ¬¬

        • Binho

          relaxa, jailbreak tá aí pra isso mesmo.

      • Daniel Campos

        Os caras são uns gênios em deixar as coisas obsoletas.

        • Marcelo Augusto

          Pois é… Mais genio em deixar obsoleta do que lançar novidade ultimamente

        • Fernando Gomes

          Esse tratamento que a Apple está dando ao iPhone 4 é irritante. Ela mesmo está tornando o aparelho obsoleto. Sei que a idéia é forçar a venda do 4S e do futuro iPhone 5, mas poderia fazer isso inovando nos novos aparelhos, e não tornando os antigos em pesos de papel.

      • Felipe

        iLex, e no iPad 2? terá isso também ou só no 3? Ou não terá curva-a-curva nos ipads por enquanto?

      • Edguitarra

        Bosta! Jailbreak é claro!

  • Cristiano

    iLex, estou testando a versão beta tb, mas não estou conseguindo entrar na rede 3G da Vivo. No iPhone 4 não está aparecendo botão para ativá-la. E nem entra no automático. Vc conhece alguma solução? Alguém aí tendo o mesmo problema?

  • João Paulo

    Quanto a mostrar as ruas, é só questão de tempo. Se eles têm um acordo com a TomTom (e inclusive já têm o mapa das cidades brasileiras com todas as ruas – sendo que, pelo que vi no beta, ele identifica endereços via pinpoint MUITO melhor que o Google), não duvido que até o beta 2 já tenhamos esses mapas. No entanto, a parte de pontos de interesse ainda é fraca… e a dos programas da TomTom também… Espero que surpreendam!

  • Canastrao

    O problema é que se eu atualizar para o iOS 6 e a Apple retirar os Mapas do Google do meu iPhone, aí a situação vai ficar difícil. Assim como a Siri, esse aplicativo de Mapas é inútil para mim. Caso eu só possa usar o Google Maps pela Web, eu vou ser obrigado a mudar para o Samsung Galaxy III.

    • Se os mapas são a única coisa que te prende ao iPhone (conclusão que se chega pelo seu comentário), então você já deveria ter trocado de telefone há tempos. O Google Maps do Android sempre foi melhor que a versão para iOS, pelas limitações do próprio Google.

      A não ser que esta seja apenas uma frase de efeito, que surgiu com a desilusão com os mapas da Apple.

    • patrickgouy

      Que comentario…

      …canastrao!

      • Thom

        Uė, alguem se interessar por outro aparelho te ofende?

  • Carlos

    O Google Maps vai ser completamente removido? não vou ter nem como opção de aplicativo na App Store?

  • Douglas

    E mais uma vez a apple deixa o Brasil por último ”/

  • Marcelo

    Ilex, Vou poder escolher entre o maps do google e o da apple?

    • Marcelo

      Acredito que os mapas da Apple serão o default do sistema a partir do iOS6, e o da google passará a ser um aplicativo que você poderá baixar pela app store.

      • clovis

        Duvido que a Apple deixe passar um app que possa mostrar vantagem em relação ao seu novo ‘foco’ em que está investindo milhões.

        • Sergio Luiz

          Eu duvido a Apple autorizar a entrada do Maps da Goolge na App Store hahahaha

  • Righi

    Brasil sil sil!

  • Mvcmendes

    Será que eles estão com uma solução na manga pra substituir o Google Street View?

  • Ubbi

    Apos a atualização para o iOS6, não digo o BETA, será possivel ter acesso em ambos os mapas ? (Apple,Google).

    E como não li em nenhum post, gostaria de saber se esse GPS Curva-a-Curva funcionara nos modelos de iPad Wifi ou somente no 3G/4G.

    ?

  • valter

    Eu também testei, e sinceramente nao gostei do resultado dos mapas. Além de ainda nao ter o Brasil, as fotos de satélite não são tão boas quanto as do Google Maps.

    O siri quando a gente pergunta onde fica tao lugar, mostra um mapa vazio. Tomara que a apple coloque na versao final, a opcao para escolher entre google maps e apple maps.

  • Raphael Vinicius

    É triste ver como a Apple não tem consideração alguma com um mercado tão grande como o Brasileiro.

    Não entendo isso. Por que não procurar fazer coisas voltadas a um país de economia forte (6ª maior do mundo) e que não está em crise como os países europeus. Saiu o Siri para a Espanha e não saiu para o Brasil… Os mapas não sairão para o Brasil, ao menos até agora.

    Infelizmente a Apple não vê nosso país com bons olhos.

    • Teta de Frango

      Concordo contigo.
      Eu não entendo e fico revoltado com o descaso ao Brasil.

      Será que o maior mercado consumidor da América Latina não faz diferença nenhuma pra eles?

      Será que ter o iPhone mais caro do mundo não faz diferença no cofrinho deles? Foi matéria de capa da Veja inclusive.

      Eu aposto minhas fichas, mesmo ser ter dados que provem o contrário, que o Brasil em ascensão vende muito mais gadgets Apple que uma Espanha oficialmente declarada em recessão, pra dizer depressão.

  • Geraldo Rezende

    No meu iPhone 4 não habilita o botão 3D, vc está usando o 4S ou é um problema no meu?

    • Raphael Vinicius

      Calma cara, o IOS nem saiu ainda, só no outono de lá…

    • João Paulo

      Não é problema, só não vai ter.

  • Marcelo Brunelli

    Calma aí! iPhone 4 não vai ter turn by turn? Como assim? Não faz sentido deixar o iPhone 4 de fora… Decepcionante…

  • Breno Peck

    iLex, e a Siri já pode dar endereços fora dos EUA no iOS6? E tuitar ou postar no Facebook?

  • Juliano do Prado

    Bem lentinho hein..

  • Heitor

    Calma Gente é apenas o Beta 1 do IOS 6. tem até outubro pra melhorar isso e as demais funcionalidades..
    concerteza a apple nao iria liberar algo para todos os usuarios que nao esteja pronta… calma calma

  • Ricardo

    So um ponto,a apple esta seguindo um caminho parecido ao da Google e nao o contrario,pois nesse quesito a Google já tem uma esperiencia muito grande,porém espero que ela ofereça algo muito competitivo,e cobrindo o território brasileiro claro.

  • @GameT

    O recurso Turn-By-Turn tem voz?

  • jack

    Por isso que é beta e por isso ainda esta tosco para nois brasileiros ( E só será lançada a versão para usuários no final do ano) até lá acredito eu que tudo esteja como tem que estar perfeito.

  • Rodrigo

    iLex, responde por favor a minha dúvida e de muitos aqui… O curva a curva está funcionando offline ou você tem informação que vai funcionar dessa maneira? Valeu.

    • Marcio Araujo

      Essa tb é minha dúvida. O Siri já precisa da internet. Essa navegação curva-a-curva precisa tb? Alias, os mapas normais, mesmo sem navegação, precisam de internet igual o Google Maps ? Pq sem 3G e sem mapas offline nessa história, vai ser difícil usar essa navegação.

  • Rique_Alexandre

    So um ponto,a apple esta seguindo um caminho parecido ao da Google e nao o contrario,pois nesse quesito a Google já tem uma esperiencia muito grande,porém espero que ela ofereça algo muito competitivo,e cobrindo o território brasileiro claro,porém parece ser uma iniciativa bem interessante.

  • Warlen Medeiros

    Acho que deixar o i4 fora do curva a curva foi a pior parte, pelo que andei lendo pode ser pela ausência do siri… Mais sei lá isso n justifica e sinceramente é frustrante! Muita sacanagem ! Nós usuários do i4 já ficamos sem siri por puro marketing agora sem curva a curva pelo mesmo motivo! #faill….

  • Dorinhavasc

    Eu acredito que vai ter sim no Brasil, desde que já se tem as placas com os nomes das ruas daqui, mas como sempre a Apple ama deixar o Brasil atrás dos últimos.
    E sendo assim, acho que o google sairá na frente. 😉

  • Daniel

    Só eu que achei esses mapas mais feios que os atuais que usamos do google?

    • Daniel

      Por outro lado, fenomeal o recurso de 3D. Uma pena o Brasil ficar sempre de fora.

      Alias, para mim, a grande decepção dessa keynote foi o siri não ser lançado em português. No mínimo mais 6 meses de espera…

      • Jrbs

        Esse recurso 3D deve ser legal sim! Para quem tem helicóptero! #troll #prontofalei

  • Gabriel Oliveira

    E o transito? Dá p/ clicar e abrir em SP?

  • Lucas Araújo

    Eu espero tudo da apple, menos algo que os brasileiros possam usufruir definitivamente sem ter que esperar anos.

  • Junior Santos

    iLex, em relação ao Mapas do iOS saber os nomes das ruas, será que cidades do interior por exemplo ele saberá da mesma forma? Como a cidade de Varginha ou Lavras, por exemplo no sul de Minas? Pois se já estiver trabalhando com nomes de ruas, será um grande passo para o Brasil, mesmo sem a parte visual está completa.
    Abraços

    • Eis o resultado para a cidade de Varginha:

  • Roberto Hiroshi

    Eu acredito que a apple deva ter alguma estratégia montada para diminuir esse tempo na coleta de dados, para o maps…o jeito é esperar até outubro….
    Fuiii

  • Brunolv

    Não sei pq te, tanta gente chorando o turn by turn. Vc se confiaria em um turn by turn online com as redes 3G excelentes aqui do Brasil? Eu prefiro continuar usando mapas offline.

    • Vitor Sá

      Se o lugar que eu queira ir for dentro da cidade, não vejo muito problema, até pq já ouço músicas via streaming no carro e funciona muito bem (RJ – Vivo), mas se for pra outra cidade… Aí a coisa complica, pq 3G nas estradas brasileiras é algo praticamente inexistente.

  • Bruno

    iLex, desde o iOS 5 que percebo um problema na leitura dos Podcasts do APP de músicas. Ele simplismente não mostra os nomes dos capitulos como antes. Sabe dizer se o problema foi resolvido no iOS 6?

    Abraços

  • Ney

    Será que da pra levantar a quantidade de dados trafegados para o mapa em 3D ?
    E os mapas normais? São mais otimizados que o Maps do Google quanto a performance da renderização e dos dados trafegados? (Levando em consideração que o aplicativo esta em desenvolvimento ainda)

  • Abel

    Ótimo vídeo. Alguém sabe qual aplicativo usar para captura de tela direto no iPhone? (parece que foi usado um nesse vídeo)

  • Marcelo

    Uma coisa que aprendi é não conta com o ovo no … da galinha…

    Não sei pq tanta reclamação.. alguem compro um iphone 4 pensando que ele ia receber um gps integrado no sistema?? O real motivo pra ele não receber o gps ninguem nunca vai saber… as x foi uma limitação de hardware.. ou foi puro marketing… + não adianta agora fica reclamando….

    Eu imagino que quem precisava de gps e tem um iphone 4 ja tenha comprado algum… então não faz sentido fica agora reclamando pq um que não funciona offline (diferente do Tomtom…) não vai funciona…..

  • TiãoGavião

    Ficou muito bom, vamos aguardar o que vem por ai!
    Depois do susto com o MacBook de 15pol. eu já estou com medo do iPhone5 no final do ano. Justamente o ano que vou trocar de maquina e de iPhone, buá, buá 🙁

  • jcluccas

    Bom estou pouco interessado nessa visão em 3D, é bonito sim!! e dai?? qual a verdadeira utilidade disso??
    No final de conta iremos perder a opção de transito que hoje tem no google e ainda mais…o streeview… será que a apple vai colocar tudo isso em seu aplicativo para o Brasil?? acho difícil hein!! desfazer essa parceria com o google… é só pra ganhar dinheiro mesmo!!

  • Xamddy

    Mals hein… Se for pra não ter o Brasil, é melhor ficar com o sistema do Google. Lembro que o SIRI já não nos atende. Vamos ver o que a Apple prepara para nós brasileiros.

  • Alan Cardeque

    Minha experiência com Apps de GPS, no iPhone, não foi das melhores, e listo os problemas:

    a.) Tomtom está cheio de erros nos mapas.

    b.) A interface de utilização do APP é sofrível. Qualquer “toque” desapercebido invoca alguma função inútil.

    c.) O telefone aquece aburdamente quando utiliza o GPS ou o sinal 3G para localização. Ou ambos juntos.

    d.) Por conta do aquecimento, a bateria esgota-se absurdamente rápido.

    Eu até tentei utilizar o TOMTOM, paguei R$ 69,00 reais na época, mas considerei que o dinheiro foi jogado no lixo!

    Em tempo: Quer um GPS de verdade, compre um que seja dedicado, da Garmin. Aquele sim é de interface e usabilidade memorável. Quando os mapas da Garmin não dão conta do serviço, você pode recorrer aos mapas 100% gratuítos do Tracksource Brasil (http://www.tracksource.org.br/). Inclusive, só viajo e me localizado, utilizando as bases do Tracksource Brasil, em meu Garmin.

    • Marcelo Augusto

      o iGO My Way atualmente é o mais massa, na minha opniao, eu uso e aprovo! Ja tive pela appstore NDrive, Sygic(Lançou versao nova e tirou a antiga do mercado, o que me ferrou) e o do Apontador(q axo q nem tem mais na APPStore, mas nao era legal nao), e o que tenho atualmente é o iGo my Way, nunca testei tomtom… mas recomendo o iGo

    • Digoloureiro

      Eu acho que para o próximo iPhone será feita uma melhora no GPS com a ajuda da Tom Tom, tanto em hardware com software.

    • Digoloureiro

      Eu acho que para o próximo iPhone será feita uma melhora no GPS com a ajuda da TomTom, tanto em hardware com software.

  • waldemarJR

    Mas iLex, no Brasil, o curva a curva, já que está funcionando, funciona com a voz em português ou fica sem narração?

  • Abelardo Pinto

    Olá iLex, gostaria de uma dica/sugestão sua.

    Faço parte, a pouco tempo, do iOSDevProgram e nunca instalei uma versão beta do iOS no meu iPhone. Estou desenvolvendo 2 apps e gostaria de testa-los no iOS6 ainda na fase de desenvolvimento para solucionar possíveis bugs e também quero começar a estudar as novidades do novo SDK.

    A minha dúvida é a seguinte: Só tenho 1 iPhone (3GS), que uso tanto para testes quanto para uso pessoal, o beta do iOS vai atrapalhar muito (por não estar pronto ainda e estar possivelmente com alguns bugs) o uso pessoal do meu iPhone?

    Abs, e parabéns pelo Blog!

    • Abelardo, há riscos sim se você usar seu iPhone principal para instalar o beta, justamente por ser uma versão de testes cheia de bugs. Mas são riscos de usabilidade, não no aparelho.
      Você corre o risco de perder seus dados, por exemplo (faça sempre backup de suas coisas) ou, por exemplo, de ficar com o Wi-Fi caindo a toda hora (como está acontecendo com meu iPhone 4S com o beta).
      Mas a maioria dos devs brasileiros não tem como comprar um iPhone só para desenvolvimento e por isso usam o principal mesmo. Ou então compram um iPod touch.

      • Abelardo Pinto

        Obrigado pelas respostas iLex, minha preocupação é realmente com a usabilidade, afinal, ele é o meu celular do dia a dia, meu despertador, minha agenda de contados, meu leitor de emails, meu brinquedo também (jogos 😛 ), etc, etc, etc e se algumas dessas funções pararem de funcionar ou funcionarem precariamente por conta do beta, não sei o que vai ser. O difícil mesmo é analizar o que é mais importante para mim, todas as funções acima, ou os testes dos apps que estou desenvolvendo e dos estudos que começarei. Enfim, dúvida cruel. Mas muito obrigado pelas opiniões! Grande abraço.

        P.S. Caso algum outro desenvolvedor mais experiente que eu queira dar sua opinião, ficarei muito agradecido!

  • Francisco Vorcaro

    Será que a Apple lê o blog do iphone? Poxa, se ela o lesse e soubesse o quanto gostamos dele, poderíamos iniciar uma campanha e elogiar bem a google pelo bom trabalho que faz até então cobrindo o Brasil e todas as suas cidades com o aplicativo atual, quem sabe não instigava uma competição?

    Os mapas da Apple irão ficar bem legais, mas nem por isso a google merece nosso desprezo, afinal de contas, os brasileiros gastam com os aplicativos e computadores da Apple e merece ser visto por ela e por todas as outras como um mercado de respeito.

    Né? =p

  • Ernani Filho

    Por enquanto..

    Sygic ownage!

  • Felipe Souza

    E pra galera que ta pensando em não atualizar o iOS, será que vai continuar com o maps do google?

    • Daniel

      É realmente uma boa pergunta. Os dados são fornecidos pelo Google por causa de um contrato que eles têm com a Apple. Uma hora esse contrato de suporte a versões antigas vai expirar, e o Google tem todo o direito de abandonar o app. Vai depender da Apple fazer uma atualização transparente para os usuários antigos (que não serão poucos, com o iPad 1 preso no iOS 5) quando esse momento chegar…

      • Felipe Souza

        Eu vejo os mapas no iPhoto agora e me lembro do passado quando ainda era do google maps, a localização das fotos tiradas, tudo certinho, e hoje tudo errado.

  • André Silva

    ILex, só para esclarecer. Tenho um iPhone 4, se atualizá-lo com que maps ele ficará (uma vez que o curva-a-curva não funciona no iPhone 4)? Se isso acontecer talvez seja um retrocesso a atualização (leia-se: “compre um iPhone 4S), e estranho uma vez que o hardware pode rodar não só o Siri como GPS. Assim, a Apple poderia causar uma desconfiança em seus consumidores. Compro um 4$ hoje, no ano que vem, eles me soltam uma atualização que meu hardware roda, mas que a Apple não libera. Tenho muitos equipamentos da Apple (iPhones, iPad, MacBook Pro), e pela primeiro vez me desaponto e penso em fazer JailBreak em meus dispositivos.

    E parabéns ao BDI. Matérias fantásticas.

    • Felipe Souza

      Só pra complementar a sua pergunta, e a opção em 3D dos mapas da apple para o iPhone 4, está “liberada” essa opção iLex?

    • Fernando Gomes

      Depois o pessoal fica zoando quando alguma versão do Android não é compatível com os aparelhos antigos, por exemplo a versão 4 que não é compatível com o Galaxy S I. A Apple está indo pelo mesmo caminho. Do que adianta falar que o iOS 6 vai poder ser instalado no 3GS se as funcionalidades novas só estarão disponíveis no 4S pra frente ?? Antes falar que não vai poder instalar no 3GS, no 4, etc..
      Antes que me xinguem, tenho um iPhone.

  • Alan Cardeque

    Falar em mapas olha que interessante eu encontrei uma “solução” Garmin par ao iPhone, só falta testar: http://www.tracksource.org.br/desenv/iphone_streetpilot.php

  • Felipe Souza

    Depois que aconteceu com o iPhoto, da até medo de vê essa solução de mapas da apple.

  • Sândalo Jhony Gomes

    E a gente achando q a TomTom tava chorando… Eles estão é rindo à toa! 🙂

    • André Silva

      Estão mesmo e eu continuarei feliz com meu Sygic…

    • Felipe Souza

      Boa.

  • Diego Carreiro

    [OFFTOPIC] custa nada lembrar que o iTunes está recebendo atualização.

  • Puding

    Esse Fly não sei o que, é só um tapa buraco que a apple fez pela grande falta do Street View, enfiando goela a baixo nossa, para dizermos “ah o google não tem”, mas no fim isso é a coisa mais inutil, porra eu não tenho helicóptero não quero ver o topo dos prédios. Quero ver as ruas, onde fica o endereço, se é seguro andar pelo local, onde fica o ponto de onibus. Serviço lixo do tipo só se usa duas vezes: 1 – Para testar e 2 – Para mostrar a sua avó o quanto a tecnologia evoluiu. E muitos fan boys aqui acreditam que a apple vai alcançar o google em 4 meses. Esse iOS 6 foi um fracasso total ate agora, não tenho motivos nenhum para atualizar.

    Parabens apple, afundando a cada dia, Steve jobs deve estar se revirando no caixão uma hora dessas.

    • Sergio Luiz

      Bouaaaaaaaaaaaaaaa 🙂

      • Sergio Luiz

        Para mim , so o Maps que decepcionou … as outras novidades eu gostei !

    • Alan Cardeque

      É pensando bem, talvez seja mesmo. Mas eu não acredito que tu ficou tão decepcionado assim com o IOS 6. Vai receber atualização de graça para renovar o sistema e ainda fica reclamando? Compra um iPhone For Ass, e fica sussa, mano!!!

  • Marina

    Quando é o próximo evento da Apple? É o primeiro que eu vejo e eu li que era de 11 a 15 de junho, ou estou enganada?

    • A WWDC é um encontro de desenvolvedores que dura até sexta. Mas para nós, pobres mortais que não mexemos com isso, só o evento de abertura interessa, pois é quando a Apple apresenta várias novidades.
      O próximo evento agora só em outubro (provavelmente).

      • Marina

        Ah, agora eu entendi, obrigado mesmo, tava confuso, até imaginei que hoje iria mostrar o novo iPhone, mas parece que só em outubro mesmo.

  • Ticiano

    Prezados,
    Sou um usuário recente dos produtos da Apple (iphone4S) e desde que comprei pensei nas funcionalidades do aparelho (Siri e demais apps) tão divulgadas na imprensa que faziam o telefone ser o “MELHOR”. Porém a minha decepção com a empresa. Estão pouco se importando com os consumidores brasileiros (e demais paises de lingua portuguesa). Não só por um GPS que não funciona assim ou assado, mas pela principal função, o SIRI. Além disso, produtos cada vez mais caros e versões anteriores não atualizáveis.Não entendo pq alguns brazucas colocam esses @#$$ em um pedestal.

  • Maurício

    Acho que esse mapas foi um grande retrocesso em relação ao IOS5. O google trabalha com mapas há anos, tem uma cobertura grande sobre todo o globo. É evidente que, por pelo menos alguns anos, o mapas da apple vai ter uma cobertura infinitamente melhor que o google, prejudicando flagrantemente quem não mora nos Estados Unidos. Diferentemente do Siri, que é um recurso “plus” (não existia em outras versões do ios), o mapas, como eu já menncionei, parece-me um retrocesso (o siri não traz prejuízos, apenas vai demorar para chegar à lingua portuguesa, mas como já não tinhamos o recurso, tá valendo). O mapas prejudicou, eu me senti prejudicado, tinha um aplicativo de mapas nativo muito bom, e agora terei um que sequer cobre as capitais (eu moro interior). Para mim, a solução momentânea seria a apple manter o google maps como aplicativo nativo, juntamente com o mapas próprio da apple. Quando a apple conseguir, de fato, uma cobertura comparável ao google, aí sim dá pra pensar em retirar o google maps e deixar só o da apple. Do contrário, penso seriamente em não atualiazar.

    • Maurício

      Infinatamente menor*

  • Edguitarra

    Para Apple: o Brasil que se foda. Não veio lojas oficiais, nem siri e por que os mapas viriam? Para eles o nosso país não existe.

    • Osmar Junior

      É triste mas é o que parece mesmo.

  • Riichard

    iLex, eu estava aguardando a confirmação do ios6 com a melhora do mapa nativo, para saber se valeria a pena ou não comprar o navegador TomTom.. eu tenho o iPhone4..

    Pelo oq entendi, pra quem tem o iphone4s o mapa nativo vai ajudar, mas quem tem a versão anterior não vai ter os beneficios de GPS bom ne?

  • Gabriel

    Mesma coisa de jogar SimCity!

  • Ramon

    Isso não é nenhuma novidade da Apple deixar o Brasil de lado, eu sou um consumidor que gosto dos produtos da Apple mais do jeito que vai só estão me deixando a desejar, sempre que lançam alguma coisa o Brasil fica por ultimo ;x Affê

  • Júlio

    Uma dúvida:
    -De onde a Apple colacionou esses mapas? Como foram ( e estão ainda…) sendo colhidos? Já vi a viatura do Google Maps percorrendo as ruas da minha cidade. Como a Apple fez ( ou melhor: está fazendo para obter esses dados, principalmente a nível do solo???

    • Teta de Frango

      Tb já vi carros do Google Maps em BsB. Dá Apple nunca vi.

  • Eurico

    Pessoal o iOS 6 é beta ainda…….falta bastante tempo pra versão final chegar em nossas mãos. Se o mapas desse beta ta ruim então nao faça a atualização ainda…..
    Se por ventura lá em outubro qdo formos instalar a versão definitiva o mapa nativo estiver ruim ainda é só usar a solução do Google mesmo….
    Nao sou fanboy mas nao vejo onde que este ios 6 é ruim……putz FaceTime com 3G êh do caraiu….ninguém ta lembrando disso…..e da opção de por o do not disturb……..
    E sempre vamos ter a app store…..se alguma função nativa nao lhe agrada compre um aplicativo melhor……
    Nao comprei o lphone 4s por causa do curva a curva nativo…..mesmo sem siri em português nao troco meu iPhone por nenhum outro aparelho.
    PS: Se você tem 1 iPhone 4 use o navegador sygic que é excelente

  • Walter

    A Apple usa TIM como CEO, se fosse Claro ou Vivo, seria diferente.

    • Fernando Augusto

      Que criativo…

  • Israel santos

    Ate agora nao vi explicação para a m$&@@ do iPhone4 ficar fora desse mapa.
    (mode “chateado”on)

  • Raufemann

    Rí quando escutei “É difícil” na música huahuahua é difícil mesmo mas devagarinho a coisa vai ficar show de bola hehehhe

  • @ReiVersuri

    Infelizmente estou apreensivo com esse novo mapas do iOS 6, tenho receio de demorar muito para, pelo menos, o 2D ficar parecido com o que temos hoje oferecido pelo Google.

    Tomara que a Google lance logo o app Mapas.

    • Eu acho que o recado do Google ao fazer sua apresentação em um iPad foi bem claro: “usuários de iOS, mesmo que a Apple nos tire do jogo, ainda estamos fazendo coisas para vocês”.

      • Sergio Luiz

        Concordo ….. 🙂
        A galera ta arrancando os cabelos a toa !!

      • Rangel

        É..isso se a Apple simplemente não bloquear um futuro aplicativo do google de mapas por alegar que viola alguma coisa bla bla bla. Ai a coisa se arrasta pros tribunais e os usuários ficam a ver navios.

        Eu não duvido.

  • Marcos

    Adoro o Street View, Pra mim acho tão importante quanto 3 D pq te permite reconhecer o local ainda vc esta indo pela fachada. E não vi nenhum outro carro tirando fotos do chão além da Apple. O 3d parece até mais facil e rápido de se montar considerando que não precisa ir de carro rua a rua, e sim por ar.
    Vai me ganhar quem tiver o melhor streetview.
    E claro que a Google vai manter um app disponível
    E claro que a Apple não vai ter desculpa Pra barrar.
    E vale lembrar que o web app dos mapas no Safari já é muito bom.

  • DPGamer

    iLex creio que aqu tenho uma pergunta que não foi feita, a navegção curva-a-curva precisará de internet ou usará apenas o Sinal GPS?, sei que parece obvio…Pq vc não iria viajar pelo brasil com uma wifi nacional =P.. Mas gostaria de saber se em seus testes você percebeu que está função está disponível off-line…. Grato

  • Teta de Frango

    Ilex,
    Explica uma coisa que ainda não entendi.

    Qdo o novo iOS 6 estiver disponível para o público e este for atualizado em nossos aparelhos, aplicativos como o Google Earth, Google Latitude, Mapas (nativo), e apps webs como Google Street View e Google Maps deixarão de usar a plataforma do Google e usarão a nova plataforma criada pela Apple?

    • Rangel

      Nao. Aplicativos da google continuam usando estrutura do google.

  • Ikarus

    Com a entrada da Apple no serviço de mapas curva a curva, provavelmente os valores dos apps gps como o tom tom vai cair bruscamente, e quem não ficar satisfeito poderá comprar algum app gps 😛

  • Anderson Fernandes Oliveira

    Diverdade eu achei que a APPLE era melhor antes deter o iphone achava que ele era um sonho bla bla bla… agora que tenho acho que é como muita gente fala pura enganção

    Afinal tem vende uma FERRARI pelo preço de maior do que uma verdadeira FERRARI levando em consideração que aqui os aparelhos é muito mais caro que em qualquer lugar…

    E esquecem de avisar que voce esta comprando uma ferrari mais que ela tem um limitador de velociade e não vai andar a mais que 80km por hora…

    Do que adianta eu ter uma Ferrari e andar como um carro popular…

    Nesse ponto a samsung esta melhor que a APPLE !!! e quando no evento ele cita que os usuarios estão feliz eu acho que estão sim, porem os brasileiro não entrão na estatistica deles.

    Afinal em nada da Apple o BRASIL faz parte… EStou DESCEPCIONADO ! e aviso aos navegantes, não comprem o Iphone 5 ja espera pelo Iphone 5S afinal vc compra e logo depois qualquer mera atualização seu aparelho vai estar fora LAMENTAVEL isso !

    • Anderson Fernandes Oliveira

      E ainda tem esse teclado que é um saco de digitar. por isso os erros de portugues !

  • Juliano

    Acho que vai ser legal para nós usuários a concorrência entre os dois apps de mapas (se o google lançar o app na appstore logo)

  • Thyago Henrique

    ILex, pelo que entendi, no iOS 6 vão disponibilizar o Siri no IPhone 4?

  • Thom

    Há alguns anos eu estava vendo vídeos para praticar inglês e assisti o vídeo do lançamento do iphone original…Jons disse: porque vou gastar milhões para desenvolver um aplicativo de mapas se se eu posso fazer uma parceria com uma empresa como a google que fornece um aplicativo maravilhoso?
    Eu não entendo essa mudança e sei que os rumores disso começaram antes de sua morte, mas eu sinceramente esperava ver esses milhões investidos em hardware…

  • Rob

    Meu pai comprou um 3GS há alguns meses e ele está alucinado com o Street View. Ele toda hora detona a bateria do iPhone porque fica direto no Street View. Ou seja, se o 3GS dele for atualizado e não tiver mais como usar o Street View ele vai surtar. Por isso não poderei atualizar o 3GS dele caso o Google não nos apresente um aplicativo com o Street View, já que o webapp do Maps não tem isso.

    Eu mesmo estou muito chateado por saber que vou perder o Street View no meu iPhone 4S e iPad 3.

    • Teta de Frango

      Cara, confesso que ainda estou muito confuso sobre o que a gente vai realmente perder ou ganhar com os mapas propostos pela Apple.

      Não ficou claro, por exemplo, se as funções do google (street view, latitude, earth, maps) que hj usamos no iPad/iPhone/iPod deixarão de funcionar qdo o iOS 6 for sobreposto ao iOS 5 em outubro, ou se poderemos continuar usando os recursos do google e os novos recursos da Apple.

      Pelo que entendi lendo este texto, o atual app nativo Mapas (powered by google) será substituído pelo app Mapas (powered by Apple). Se isso acontecer, certamente perderemos conteúdo, visto que apesar dos esforços, a Apple ainda está engatinhando no processo de cobrir o mundo inteiro com mapas tão detalhados qto os do Google.

      Eu acho que vc não precisa se preocupar sobre o Street View, afinal ele é um web app, e deverá continuar funcionando mesmo sob o novo iOS 6.

      Dúvidas a parte, nem adianta eu perguntar, pq ele não responde mesmo, então alguém pergunte aí pra ver se ele esclarece com mais detalhes como será feita essa migração.

      • Overlord

        Querem um quebra-cabeças de primeira?

        E o velho iPhone 3G que parou lá no iOS 4 e possui, atualmente, o aplicativo MAPS?

        COMO FICA? 😉
        Com Maps ou sem Maps? 😉

        • gil0mendes

          É obvio que fica com os Maps ele usa as API’s do Google Maps, por isso não há problema

  • JAT

    Posso ate esta falando besteira, por favor me corrigem…
    Na minha opiniao, o SIRI, o MAPAS, etc.. Não devem chegar tão cedo aqui no Brasil, porque com ou sem esses apps, a venda de iPhone 4S vai continuar, e vendendo muito. Fiquei muito decepcionado ontem quando vi que nao iriamos ter o SIRI em portugues. Mas ta, até aí, tudo bem?
    Só que pagamos um absurdo (me incluo nessa, claro) por esses dois apps, e ao invés da Apple olhar por esse lado, acho que devem pensar tipo “ah, se lá já ta vendendo muito, vamos priorisar outros lugares onde ainda precisamos ganhar o mercado”. Ontem aconpanhado pelo BDI e saiu os países que o SIRI chegaria agora, eu quase mandei meu iPhone longe. Por isso acho que ainda vai demorar bastante para chegar o MAPAS, o SIRI pode está proximo, mas levará algum tempinho tambem.
    Por favor me corrigem se estou errado…

  • JAT

    corrigindo – priorizar…

  • gil0mendes

    Boas,
    Os itenerarios são traçados porque os dados são da TomTom.

  • Rogergalli

    Não entendo porque tanto barulho por esses mapas em 3D americanos.

    O BING MAPS faz isso há séculos !!!!

    Entra lá e procure uma grande cidade americana, clique em BIRD EYE e rotacione o mapa.

    Experimente com a sede do Facebook:

    http://binged.it/M2ofFe

  • Erwin KX

    iLex, Vc já tem o iOS 6? Como Você Tem Essas Imagens? Lançaram Versão de Testes?

    • Alan Cardeque

      Perdeu o Post no qual ele afirmou que conseguiu invadir o servidor principal da Apple? o iLEX conseguiu até envidências claras de que o iPhone já havia sido um protótipo de Da Vince…. Tem que vir aqui mais vezes, hein?

  • Matheus

    Adorei a pergunta no final do post. Eu amo a Google e a Apple, mas é como ver seus dois artistas favoritos brigando, por exemplo, e eu não sei pra quem torcer, haha. A Google se dá melhor nos serviços e aplicativos de internet enquanto a Apple se dá melhor nos aparelhos e tecnologia, agora, não sei qual mapa de quem vai ficar melhor, é difícil.

  • Steff

    Acredito que após o lançamento do iOS 6 a Google irá lançar um aplicativo de Mapas para iOS, assim teremos a opção de continuarmos do jeito que é hoje, sem precisar usar os mapas da Apple, caso estes fiquem desabilitados no Brasil ou não atendam alguns pontos básicos, como transporte público. E mais, talvez a Google, para concorrer com o Mapas da Apple, libere também o Google Navigation para o iPhone, o que somente existe no Android por motivos comerciais.

  • Vicente Pires

    Dica para quem quer GPS curva-a-curva com informação de trânsito é o Waze, tem pra iOS e Android.
    Os mapas são do Openstreetmap, quer dizer, quem faz os mapas é quem vive nas cidades.
    Olhando para o Distrito Federal, nem Garmin, nem Google, nem TomTom, nem Bing têm mapas tão detalhados e atualizados como os do Waze.
    O problema do app é que não tem mapas offline.

  • Edilson

    Sinceramente não entendo toda essa discussão e chororô sobre ter ou não ter isso ou aquilo. O iPhone é um smartphone, o que significa simplesmente que ele é um dispositivo que aceita novas/mais aplicações, de acordo com a necessidade de cada usuário. Independente do que a Apple fizer com o Maps, quem quer um GPS no seu iPhone,, tal qual para seu Android, basta instalar um app GPS. Eu tenho um TomTom instalado em meu iPhone desde sempre, e nem sequer me lembrava que existe o Maps nativo nele. Como dizem que o novo Maps está sendo desenvolvido em conjunto com a TomTom, então para mim nada deve mudar, pelo menos nada excepcional, porque esse papo de 3D é bobagem, só serve se você estiver parado vendo telas como se fosse TV. Para dirigir, o que importa é a função de voz orientando o caminho. Quem quizer ver imagens em 3D, use os serviços disponíveis via internet que existem a anos e pronto.

    Ao invés de pensar e reclamar tanto a respeito desses aplicativoa “novos”, por quê ninguém reclama do tamanho da tela do iPhone, que tem uma área inútil imensa? Não estou dizendo que a Apple deve vir com um novo modelo do tamanho daqueles mini tablets da Samsung, que são extremamente inconvenientes de carregar, mas já passou da hora da Apple ter um iPhone que use toda a frente da tela como display.