Acessórios

Por que o carregador do iPhone é mais caro? A resposta é ‘qualidade’

Muitos de vocês já devem ter se perguntado por que o carregador original do iPhone tem o preço que tem? É verdade que produtos da Apple costumam ser naturalmente mais caros, mas o valor de R$99 é bem maior do que alguns de marcas genéricas encontrados por aí. Um especialista estudou a fundo o acessório e concluiu que há uma boa razão para isto: alta qualidade.

Ken Shirriff abriu um carregador e analisou todos os seus componentes para tentar descobrir a razão do preço. E ele ficou maravilhado com o detalhamento técnico de todas as peças.

O Adaptador de Corrente da Apple é claramente uma fonte de alimentação de alta qualidade concebida para produzir energia cuidadosamente filtrada. A Apple, obviamente, fez um esforço extra para reduzir a interferência EMI, provavelmente para evitar interferências do carregador com a tela sensível ao toque. Quando eu abri o carregador, eu esperava encontrar um design padrão, mas comparando o carregador ao da Samsung e vários outros projetos de alta qualidade da indústria, a Apple vai além desses projetos em vários sentidos.

O design da Apple fornece segurança extra em alguns aspectos. Como as super-resistentes tomadas AC e o complexo sistema de desligamento em casos de excesso de temperatura ou de tensão. A distância de isolamento entre primário e secundário parece ir além do que ela é obrigada pelas normas de segurança.

O carregador original do iPhone consegue colocar um monte de tecnologia em um espaço pequeno. A Apple fez um maior esforço para proporcionar mais qualidade e segurança do que os carregadores de outras marcas, mas essa qualidade tem seu preço: o custo elevado.

Ou seja, com o carregador original, você tem a certeza que seu aparelho não será danificado, como já aconteceu com uma brasileira que viu seu iPhone pegar fogo por usar um carregador “genérico” comprado no mercado chinês.

Para quem entende e gosta de eletrônica, pode ver os detalhes da pesquisa na página do especialista.

Pelo menos no que se refere à corrente elétrica, prefira sempre peças originais para o seu precioso. Afinal, ele custou tão caro e merece ser bem cuidado. 😉

via Gizmodo US

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandre

    E o que se poderia dizer em termos de qualidade dos novos carregadores “Apple Ultracompact USB Power Adapter” que vem nos iPhones comprados nos EUA ?

    • Ele estudou eles também e a qualidade é a mesma. 😉

    • Matheus

      Off Topic: Gente, alguém mais está com uma demora muito grande pra receber o novo iPad?

      • Luís M.

        Eu :'( 🙁
        A previsão é para segunda que vem!
        E eu comprei no dia do lançamento!

        • Luís M.

          Ps: esqueceram de falar que ele funciona como um abridor de garrafas! :p

    • Luís M.

      Gente, se usar o carregador do iPad no iPhone a bateria não fica descarregando mais rápido, mesmo carregando mais rápido?
      E a bateria não fica “viciada”?
      Ela não fica “guardando” menos carga?

      • Marco Antonio

        Baterias de íon de lítio n viciam como as de zinco-cádmio, n faz sentido a bateria descarregar mais rapido pq vc trocou o carregador, semenre irdi a diferença é so na corrente, então, em suma, não e não.

      • Diego

        Eu particularmente só uso o carregador do iPad no iPhone numa situação de emergência, procuro evitar ao máximo.
        A princípio, as baterias de Lítio não viciam, mas é claro que se forem carregadas com um carregador adequado. A medida que vc força a reação a andar numa velocidade mais rápida, isso vai ter efeito, cedo ou tarde, na vida útil de sua bateria. Não creio que ela vá descarregar mais rápido (pelo menos não nas primeiras vezes).

        • Gabriel Giovani

          Resumo: se sua torneira pode liberar 100 litros de agua, mas vc quer usar só 10, vc pode abrir pra sair 10, seu celular tbm pode abrir só o necessario

          Um pouco de fisica
          U(tensão)=r(resistencia).i(corrente)
          I=u/r
          A tensão dos dois carregadores é 5 volts, a resistencia varia mas de maneira controlada, a amperagem fica subordinada a esses dois fatores, num inicio de carregamento(bateria vazia) é muito dificil a bateria esquentar por excesso de carga entao a resistencia é baixa e a corrente alta, conforme aumenta a carga o celular aumenta a resistencia e a corrente diminui, o final de carga é a parte mais demorada
          Ou seja, enquanto os volts serem os mesmos ta tranquilo ta favoravel

  • Lindomar Filho

    Não me surpreendo… se é da Apple, sempre tem aquele Q de qualidade! 😉

    • Matheus

      Nem sempre. O carregador do meu Macbook Pro parou de funcionar com 3 meses. O mesmo aconteceu com o fone de ouvido do iPod touch e outro fone que vem com um microfone que comprei pra substituir o quebrado. O problema não é isolado, é só dar uma rápida olhada nos comentários na Apple Store sobre esses produtos.

      • Leandro Ap Perussi

        Com certeza você entrou em contato com a Apple a recebeu uma assistência de qualidade para trocar todos os seus produtos defeituosos??!

      • Kinho

        Concordo quanto ao fone de ouvido (carregador do mac não posso dizer nada pois não tenho um) mas os fones que acompanham o iPhone, pelo amor né, de som blz bonzinho e tals, mas pelo preço acho que poderia ser melhor, tanto do ipod touch qnd do iphone tive problemas, do iphone aqueles botoes q tem pra passar de musica e tal, aquilo lá não durou 5 meses, isso q nem usava todo dia, usava tipo uns 3 vezes por semana, por custa 99 reais, pelo menos na época custava isso um novo, poderia ser melhor hein.

        de resto ta massa =D

        • Daniel Zamora

          Só eu acho os fones originais do iPhone/iPod extremamente safados? Falta muito para aquele som ser “bonzinho”…

          • Gui

            Os fones da apple sao safados mesmo, eu tinha um ipod nano 2gb de primeira geração, ai eu lembro que na epoca durou 3 meses o fone, ai comecei a comprar o iphone e os fones continuaram a mesma coisa, só trocaram o rotulo, alias, melhorou de 3 para 6 meses (y) eu agora tudo que compro da apple troco por um bom fone e nem tento usar o deles.

      • Vinicius Eloy

        Tenta cuidar das coisas e nao socar em qualquer lugar que talvez dure mais, tenho um MacBook de 2004 que ainda funciona perfeitamente, o fone do meu iPod Touch ou do meu iPhone nunca deu nem chiado

        • Gui

          Não tem nada haver com cuidar, pq os fones nao duram nada comigo também, enquanto os meus da sony ou da ultimate ears duram anos.

        • Paulo Cotta

          Eu concordo com você. Tudo é por uma questão de cuidado. O fone de ouvido do meu primeiro iPhone (sim, o iPhone 2G) ainda funciona perfeitamente!
          Meu colega de trabalho, recentemente comprou de mim o fone de um iPod meu, que nunca tinha usado, pois o do iPhone 4 (que ele comprou no meio do ano passado) estava só o farelo.
          É só uma questão de cuidar, guardar em locais adequados, evitar fortes impactos.

  • André Moreira

    E posso dizer isso por experiencia propria.
    carregador comprado na china, pelo dealextreme… sim aquele super barato que te deixa com odio do de 100 reais da apple..
    Queimou um iPod touch 3G (perda total) e começou a queimar um 2G, fazendo barulhos estranhos quando se conectava.. o tecnico disse que começou a queimar mas não deu tempo porque tirei..

    Resumindo. Não vale a pena MESMO!

    • Gislene

      Queimou um iPod Touch 2G meu tbm. Eu percebi que toda vez q eu ligava na tomada e tentava usar o iPod, a tela reconhecia os toques em lugares totalmentes diferentes. Quando parei de usar, já era tarde.. o ipod ficava reiniciando sozinho e um dia não quis mais ligar. Por sorte, estava na garantia e me deram um novo. Depois disso, nunca mais usei esses carregadores xing lings.

  • João Paulo

    No final do texto ele diz que o carregador tem $1 a mais de componentes, mas custa $20 a mais. vai entender

    • O custo não está no preço das peças e sim em meses de estudo e pesquisa para chegar a isso.

      • mario mourao

        Engraçaco como o pessoal esquece que, no preço das coisas, não está só o preço dos materiais, mas também a mão-de-obra.

        Para fazer produtos bons, é preciso que haja profissionais bem remunerados.

        • Henrique

          Exatamente. Isso chama-se valor agregado. Você paga muita coisa embutida que não vê, mas aprecia em desfrutar da qualidade. Isso vale o preço, para quem é racional e inteligente. Fora assunto de tecnologia, lembro de uma passagem que ocorreu há anos, com uma turma de amigos meus. Estávamos todos em uma viagem no Ceará com esposas/namoradas e em uma daquelas praias desertas várias pessoas reclamando do preço da cerveja e dos tira-gostos (cerca de 4x o valor do supermercado). Tentei explicar para alguns que aquilo era o valor agregado! Pessoas se dispunham a servir você em uma praia deserta e isso tudo tem um custo intrínseco; é um serviço muito mais complexo e restrito do que abrir um supermercado na cidade e vender em grande quantidade. Mas parece que tem gente que não entende isso. Alguns, acredite, preferiram desfrutar a paisagem paradisíaca em jejum! Vai entender…

        • Dudrone

          se tem um componente a mais que custa $1, provavelmente pra quem o produziu custou $0.01…. e daí??? nada a ver essa de querer que o preço do produto seja o preço total dos componentes e ponto…

        • JanjaBoy

          Profissionais bem remunerado em produto fabricado na China, já não sei. O.o

          • Gilberto Filho

            Exatamente. Com certeza esse valor não é repassado à mão de obra.

          • Henrique

            Acho q a questão não é de mão-de-obra de fabricação e montagem de produtos, mas sim de engenharia, desenvolvimento de tecnologias, etc. Esse pessoal é extremamente bem qualificado e bem equipado para desenvolver suas pesquisas. Isso tem custo alto!

        • iJunior

          ou, se for na china, trabalhadores não tão bem pagos assim! ^.^

        • Rpassos

          pela Foxxconn???!!

      • Temistocles Sota

        Excelente resposta iLex, as pessoas não dão valores a profissionais, apenas ao que se pega, vc fica um bom tempo desenvolvendo algo mas quando vai vender, as pessoas somam o custo do que é material e esquecem que aquilo sem o desenvolvimento não serve para nada.

      • Monty

        Me desculpe, iLex, mas discordo frontalmente.

        As pessoas tendem a não gostar de fazer contas, mas quando são feitas, o resultado pode ser surpreendente.
        Veja só se os US$20 a mais fossem custo de P&D: Vamos fazer umas continhas de padeiro, pegando apenas 2011. Foram vendidos mais de 100 milhões de iPhones, todos eles com um carregador destes. Esses US$ 20 por unidade dá mais de US$ 2 bi, que é justamente TODO o investimento da Apple em pesquisa e desenvolvimento no ano de 2011. Repetindo: esses US$20 a mais, se isso fosse realmente custo de P&D, apenas no CARREGADOR, apenas nos iPhones (ignorando iPods/iPads/etc), já bancaria TODA a pesquisa da Apple para TODOS os demais produtos, inclusive os que nunca serão lançados. Fica claro, portanto, que não existe essa história de que o custo caro é o P&D. Não adianta querer justificar o porquê de os preços serem tão mais caros, a verdade é uma só: MARGEM. A margem de lucro da Apple é que é absurdamente alta, não é que “seu custo que é mais alto, e isso reflete no preço”. As pessoas precisam entender que para esses produtos não há relação entre custo e preço, é o mercado que manda. O iPhone custa menos de US$100 para a Apple e é vendido por US$700. Se custasse US$20 também seria vendido pelos mesmos US$700. Assim como se custasse US$200.
        Além disto, o investimento da Apple em P&D é sabidamente muito menor proporcionalmente do que as outras empresas (Google/MS/etc).

        No caso específico do carregador, não li o original a fundo, mas honestamente, relés de proteção contra sobretensão e sobretemperatura são coisas triviais, não há nem tanta engenharia nisso, não foi a Apple quem desenvolveu, é só a opção de usar ou não, e claro que usar é melhor, e um pouco mais caro (no caso, pelo que parece, coisa de US$1). Dos US$2 bi de P&D, acho difícil terem usado mais de US$1 mi no carregador (o que traria o custo do P&D do carregador para míseros US$0,01).

        É a mesma coisa do iPad com GPS e sem GPS. Um chip de GPS custa US$1 para a Apple. Ela não coloca no Wi-fi não é porque o custo ficaria mais alto, é porque ela pode cobrar US$100 a mais no 3G.

        Enfim, quem quiser pagar R$100 no carregador, manda ver. Agora justificar a “não-compra” do paralelo por conta de um caso de iPhone que explodiu é completamente absurdo, não faz o menor sentido. Se eu abrir uma companhia de seguro exclusivamente para garantir carregadores paralelos contra explosão de iPhones, dando 2 iPhones novos para o dono caso o dele exploda por conta do carregador, cobrando US$1 de cada um, eu estaria rico.

        • Você está discordando de algo que eu não disse.
          O que eu disse é que não dá para calcular o preço só no valor das peças. A Apple é uma das que mais investe grana em pesquisa de produtos.
          Fato.

          • Monty

            iLex, sem querer prolongar a discussão, mas não tendo como deixar sem resposta: eu estou discordando não só do que você disse (que o valor de P&D do carregador era o mais relevante) quanto, principalmente, do título, que atribui o fato de ser tão mais caro à qualidade (que custa só US$1 a mais, ou US$1,05 se incluir US$10 milhões de P&D que provavelmente não conseguiram gastar no carregador) enquanto eu atribuo basicamente à margem da Apple. Não que não tenha qualidade, que fique claro. Mas o motivo de ser tão mais caro é margem, não custo.
            Sobre investimentos em P&D, proporcionalmente a Apple é das empresas de tecnologia que menos investe (ou ‘mais inteligentemente/eficientemente investe’), basta googlar “apple P&D” ou “apple R&D”.

            • Henrique

              Monty, seu cálculo pode ser lógico, mas é equivocado. Você fez cálculos como se a Apple “lucrasse” o mesmo valor do carregador que já vem com os aparelhos em relação ao carregador vendido avulso. O cálculo não é assim… Vc fez um cálculo com parcialidade, puxando a sardinha para embasar o seu argumento. Concordo que o argumento é lógico e coerente. Mas em relação aos valores, acho que você está equivocado!

            • Roberto

              O mundo capitalista é assim. Visa o lucro.
              Não vejo problemas em pagar mais caro por algo de qualidade.
              A Dell vende 4x mais computadores que a Apple, e advinhe quem lucra mais?
              Já tive computadores de várias marcas (Sony, HP, Toshiba) e agora tenho um Macbook Pro, que utilizo no trabalho diariamente, adquirido em 2010 e acreditem, possui 88% de poder da carga original.
              Reforço que é uma questão de preferência.
              Existem pessoas que não pagariam mais caro por um Notebook ou qualquer produto da Apple por vários motivos. Mas que são produtos de qualidade, são.
              Abraço!

      • issacar

        iLex, eu já trabalhei com desenvolvimento de hardware e sei que é realmente muito trabalhoso chegar num ponto de equilíbrio entre alta qualidade e preço. Muitas tentativas e muitos meses de testes = dinheiro. Muita gente não leva isso em consideração e quer comparar um carregador peba de marca genérica que compra o hardware de um fabricante genérico sem qualidade e só faz mudar a casca. Resultado = problema.

      • André

        Nesse caso, esse valor extra em torno de $20 é só pro lucro da Apple mesmo. Qualquer projeto de fonte, mesmo o mais sofisticado ainda é algo bem simples. O investimento em P&D deve ser quase nulo.

        De acordo com o site da Apple, foram vendidos mais de 4 milhões de iPhones 4s nos 3 primeiros dias. Fazendo uma conta simples, teríamos $20 x 4.000.000, ou seja, $80.000.000 só para pesquisa e desenvolvimento de uma fonte! Alguém acredita mesmo nisso? E olha que no exemplo eu usei só o iPhone 4s (a fonte é a mesma para outros aparelhos) em seus 3 primeiros dias de venda.

    • Felippe Fidelis

      Se você pensar que o custo de um iPhone é de US$ 7, você se desespera ainda mais com os preços…

  • Lendo isso entendi o que acontece quando uso um carregador que comprei para carro/tomada. No carro ele funciona normalmente, mas ao usá-lo em uma tomada a capacidade da tela do iphone fica limitada. menos sensível, menos precisa…

  • Matheus

    Estudo Automação industrial , e tem materia de eletrônica , nossa muito interessante eu me perguntava por que o preço elevado ,.. Pensei que era apenas impostos , mas não vi ali componentes de alta qualidade e segurança em um espaço pequeno , caramba me impressionando novamente com a Apple

  • 2L

    A pessoa tem um iPhone e não compra um carregador pq é caro? Tá errado isso.

  • Cristian

    Eu pago o dobro mas não compro carregador e cabo genéricos. Ferrar com o iPhone por causa de R$50 ou um pouco menos?

    • Dudrone

      já que pagou caro pelo iphone mesmo né, pra quê economizar 50 pila num acessório genérico…

  • Madmediphone

    Eu usava no meu 3GS um destes genéricos . A tela não respondia quando estava carregando. E depois de carregar , notava um comportamento estranho da tela que as vezes não respondia ao toque.
    Notei também comprometimento da duração da bateria que só durava metade de 1 dia.
    Por isso no 4s só carregador da Apple mesmo que fique sem carga . Por sinal a bateria dura entrae1 dia e meio e 2 dias.

  • Matheus

    Fantástico e fascinante a forma sensata que a Apple consegue aplicar em seus produtos. Toda vez que compro um produto Apple eu estou seguro de que aquilo funciona e mais, eu pago por eles porque eu sei que tem qualidade e não são frutos de copias de outros fabricantes. 
    #choresamsung

    • Marcos Oliveira

      Simplesmente incrível.

      #choresamsung²

    • André

      Isso é um pouco de exagero.

      A bateria do meu Macbook Pro em 2007 estragou com 2 meses de uso, foi trocada e uns 2 anos depois estragou de novo. O HD do Mac Mini da minha mãe estragou com uns 3 meses. O wifi do meu iPhone 4s estragou com pouco mais de 1 mês de uso. Será que eu sou tão azarado assim?

      Em termos de hardware a Apple não tem nada demais, seu diferencial está no design e na qualidade do software.

      • natália.

        Pois é, já tive eletrônicos de marcas variadas e meu iPad, que não tem nem 3 meses, foi o que apresentou defeito mais rápido entre todos eles – parou do nada de reproduzir som e vou ter que encaminhar para a assistência -, nem o meu notebook CCE deu dor de cabeça tão rápido, hehe.

        Tenho iPhone, iPad, iPod e gosto um bocado dos aparelhos, mas essa idolatria é descabida.

      • hoto

        Tudo na sua mão quebra? O nome disso é ser “istrompa”

  • Vinicius V.

    Rapaz, tda vez q estou carregando o iphone e faço uma ligação recebo uns choques pequenos, não sei se é pq uso o carregador do ipad em vez do carregador do iphone ou algo do tipo..

  • Fabio

    Comprei um carregador de tomada num site chines, quando conectei no iphone começou a bipar, acender e apagar a tela.
    Joguei fora na mesma hora o carregador.

    • Edudalecio

      Tenho um que faz isso, o que faço eh usar so o USB e carrear no PC, mas ultimamente vou dormir com o iPhone 100% carregado e todos os apps fechados, quando acordo estou apenas com 85%..

      • Fabio

        neste caso tem que desligar a REDE 3G, faça o teste, pois o meu com 3G desligado, quando acordo tenho 97% de bateria.

        • Edudalecio

          Bom se fosse assim.. Ja tentei de tudo, desligar 3G, wifi e nada. Hoje vou testar com modo avião ligado, se nao funcionar o problema eh o carregador MESMO!

          • Henrique

            No modo avião, 8hs de sono, minha bateria cai de 100% para 98%, no máximo!
            Mas tem gente que precisa deixar ligado para receber ligações. Aí não dá pra usar o modo avião…

            • Henrique

              Muitas vezes, acabando de dar carga máxima e colocando no modo avião antes de dormir, ele fica umas 8hs e quando acordo continua 100%!!

  • Pedro Prata

    Por falar em “qualidade” e em carregador, o que falar do cabo USB? pq tem péssima qualidade? já tive 3 iphones e todos os cabos ficaram amarelos e partiram nas extremidades. Todos os meus amigos aconteceram a mesma coisa.

    seria interessante um estudo.

    • joao pedro

      o meu ainda não partiu mas ta quase, eu reclamo da qualidade do botão home e do fone, ja tive 3 fones, os 3 ficaram com o som estourado, ridículo

    • Madmediphone

      Pedro o vc fala é verdade. No meu 3GS aconteceu a mesma coisa no cabo USB , começou a partir na extremidade .

    • Henrique

      Estranho. Tenho 4 produtos da Apple em casa, entre iphone, ipad e ipod, todos vieram com o tal cabo e nunca ocorreu isso. Meu iPod tem 7 anos de uso e o cabo continua do mesmo jeito, só um pouco amarelado. Será que o problema não é a forma que vocês guardam o cabo? Eu sempre enrolo o cabo em círculos (para não haver dobra) e sempre guardo numa caixa específica. Tentem tomar esse cuidado com os próximos, talvez seja isso.

      • SYN G.

        Os meus cabos dos iPhones e do iPod nano também partiram nas extremidades… O carregador pode ser de muita boa qualidade, mas o que o carregador tem de bom, o fone de ouvido tem de ruim ! O economia porca da Apple nesse fone, poderia mandar uns melhorzinhos, com mais graves, porque esse é sofrível..

      • Alexandre

        Bom, mas o cabo não deveria exigir cuidados especiais, isso é claramente um problema.
        Cabos de outras marcas (absurdamente mais baratos) não apresentam o mesmo problema quando sob os mesmos cuidados, então isso é inaceitável.

        No meu cabo original do iPhone, a “capa” ressecou e rasgou perto das duas pontas. Pra efeito de comparração, o cabo do meu primeiro celular (um motobomba safado) tá inteiro como novo até hoje (e não sei porque ainda não joguei aquilo fora).

        • Diego

          Todo cabo deveria receber cuidados adicionais. Pq dentro dele passam filamentos finíssimos, toda vez q vc dobra vc esta partindo alguns destes filamentos.

          Meu primeiro iPod (touch 2Gn) veio cm um cabo que eu jogava na mochila, colocava os livros em cima e ia pra aula. O cabo começou a rachar na extremidade em 3 meses. Remendei a ponta e fiquei com ele por mais 1 ano. Depois, peguei um cabo usado de um iPhone q um parente trocou. Em 2010. Uso ele até hj. Meu cuidado é enrolar, não guardo em caixinha separada nem nada. Comprei um iPad (1ºGen) alguns meses depois, e o cabo continua 100%.

          Sobre os fones: O fone que veio no meu iPod Touch era o mais vagabundo que já vi na minha vida. O cabo ficava grudento se ficasse no sol, um negócio completamente fora de propósito. O que veio no iPhone da minha irmã, comprado na mesma semana, era outra coisa. A qualidade era mediana, o som era legal, e durou bastante. Quando comprei meu iPad, comprei junto aquele fone intra auricular, que custava uns 300 reais. A qualidade do som é fantástica, e isola muito bem os ruídos externos. Mas a vida útil é ridícula. Use ele na academia e vc vai precisar de levar na assistência em 3 meses.

          Ah, sim, o fone vem cm 3 borrachinhas para diferentes tamanhos de ouvido. Uma delas sempre encaixou meia-boca. Quando eu troquei o fone na assistencia, melhorou um pouco, mas um lado sempre encaixou melhor. Nunca descobri se o problma era nas borrachas ou no fone. Independente da fonte, é um saco vc ter q ficar procurando as borrachinhas toda vez q coloca o fone no bolso.

          Sobre a assistência: Levei meu fone uma vez (o intra auricular). Trocaram na hora, recebi um zero-bala. E junto veio a notícia: Não use para esportes, ele não é resistente ao suor (palavras do cara da assistência). Descobri que comprei um fone de 300 reais para usar em casa.

    • Diego Lima

      Tive um iPod touch 1G por 4 anos, uso contínuo. O cabo estava perfeito, só amarelou.

  • Flavio Cordeiro

    Eu uso o carregador do iPad 10w para carregar o meu iPhone, é ótimo porque o processo dura menos tempo, bem menos na verdade.

    Até hoje nunca aconteceu nada de estranho, mas sempre fiquei com a dúvida se isso poderia prejudicar o meu aparelho já que o carregador do iPhone é de 5w.

    Alguém sabe me dizer se a potência maior (dobrada, no caso) do carregador do iPad pode causar danos ao iPhone?

  • Bruno

    Senti na pele tbm… perdi meu carregador original e comprei um genérico chinês… 2 semanas depois, após algumas mensagens de dispositivo incompatíve,l meu 4S não ligava mais… a sorte é que ele ainda estava na garantia e a Apple me liberou um novo no ato…. genérico nunca mais!! rs

  • Danilo Dantez

    E os carregadores quadradinhos, também tem a mesma qualidade?

  • TiãoGavião

    Outro detalhe a comentar:
    Carregador do iPad é de 10W e o do iPhone 5W.
    Se vc colocar o carregador do iPad no iPhone, vai gerar muita corrente danificando o iPhone com o tempo. Em contra partida, carregador do iPhone no iPad, leva uma eternidade para carregar 😉

  • Muito bom, posso ate comprar capas genericas e algum outro item mas com um item como carregado não brinco, nunca é a mesma coisa e ainda mais se vc tem algo dentro da garantia.

  • iRon

    Por isso nunca comprei tomadas chinesas.
    É como comprar um bom carro e abastecer no posto mais barato da cidade para economizar. Quem tem essa mentalidade, geralmente não gosta da Apple.

    • joao Victor

      eu prefiro pagar mais, e ter garantia de qualidade.. 😉

      quem tem “essa mentalidade” é pobre (de espirito) 😛

      • Fabio

        Não concordo, pois no forum dizia que o produto era de boa qualidade pelos compradores.

        Apesar que nem sempre devemos confiar em foruns sobre referência de produtos.

        abraços

  • Podiam fazer um estudo pra saber o pq dos fones de ouvido serem tão caros também !

  • Alexandre

    Hummm 1 brasileira com celular que pegou fogo X milhares de pessoas usando produto genérico sem problemas.

    Desculpem, vou de genérico (se precisar, ja que os que vieram nos produtos apple estão funcionando até hoje).

    • Aproveita e compra um Hiphone, campeão, é muito mais barato.

      • Alexandre

        Ah não, preferi pegar o Lumia 🙂

    • Denner

      Continua a preferência pelo genérico. 😉

      • Raphael Pedroso

        Boa!

  • Lara Nucci Ruchiga

    Adoro os produtos da Apple.Aqui em casa temos ipod nano, ipads, iphones, macbooks e iMacs.Mas tem uma coisinha que acho ruim.É aquele cabinho branco que vem junto pra carregar os iphones, ipads e o nano.Ele quebra com facilidade.Aqui em casa tenho 3 danificados.E olha que sou super cuidadosa.Grande abraço a todos do BDI.

    • iRon

      O meu só esgarçou quando meu filho puxou a tomada pelo cabo, fora isso, os demais cabos estão ótimos.

    • Alex

      É verdade Lara, eu tenho alguns danificados também, e olha que tomo cuidado com eles. Mas comigo o maior problema é a fragilidade próximo ao engate usb, eu uso principalmente no carro e manusear o iPhone pra lá e pra cá vai danificando e com o tempo, da mau contato.

  • iRon

    Sou a favor de pesquisar preço quando se mantém a qualidade, mas se a qualidade é duvidosa, fico com o mais caro mesmo.

  • Marcio

    Utilizo o carregador apenas para o Ipad, visto que o Iphone está sempre conectado no Note e assim acaba carregando.

  • Antonio Marques

    Muito bom saber disso! Muito interessante, vou ler todos os detalhes…pode ser útil para meu curso de engenharia

  • Leandro

    e agora? tava querendo comprar aquele zagg sparq, será que vou ter a mesma garantia? alguém aqui já usou aqueles carregadores solar?

    • Warlen Medeiros

      Olá, eu uso o zag-spark a pelomenos 6 meses, comprei quando o BDI anunciou que estava com desconto. O aparelho funciona bem e nunca tive problemas no meu iPhone por usa-lo. Tenho um iPhone 4 16gb e sempre recorro ao spark nas emergências heheheh. Nada substitui o carregador original, mas pode comprar o spark sem medo é um pouco caro mais me salvou varias vezes Hehehe abraço!

  • Angela

    Por falar em carregador…
    Alguém sabe se tem algum problema carregar o Iphone no carregador do Ipad e vise-versa???
    Sei que um é mais potente que o outro!

    • Runk

      Na minha experiência de uso de vários anos de Ipad e Iphone, nunca tive problemas em utliizar o carregador de um no outro.
      Aliás, a única diferença que notei foi que o ipad demora mais para carregar quando uso o do iphone. Foi aí que percebi que há diferença de potencia entre eles 😛

    • Nenhum problema.

      Se usar o de 10W pra carregar o iphone ele vai carregar bem mais rapido.

      E vice-versa, claro.

    • Edudalecio

      Nao há problemas, e se vc pesquisar, aqui no blog mesmo tem uma matéria sobre isso.

    • JanjaBoy

      Vai ter gente que vai dizer que tudo bem que tanto faz.
      Eu uso o do iPad para carregar o iPhone, mas não uso o do IPhone para carregar o iPad.
      Tenho “medo” de sobrecarregar o carregador do IPhone já que o iPad tem um carregador com o dobro da corrente já que tem uma bateia maior.
      Mas já que a tensão é a mesma, pode ocasionar só numa maior demora.

    • Na própria Apple Store já diz que o carregador do iPad é compatível com iPhone e iPods

      http://store.apple.com/br/product/MC359BZ/A?fnode=MTc0MjU4NjA

  • João Paulo Canário

    Certa vez eu deixei meu celular carregando numa tomada e, depois de um tempo, começou a chover. A casa onde eu estava não tinha o teto forrado; o incrível é que tinha uma goteira em cima do local e o carregador ficou todo encharcado, fazia tempo que ele estava sendo molhado! Mas nada aconteceu, não houve curto circuito, o carregador está intacto, também nada aconteceu com o iPhone! Foi um susto grande quando vi! A sorte é que eu estava usando um produto de alta qualidade! Por isso prefiro tudo original da Apple!

  • Krikaoli

    Toda vez que eu entro no Gizmodo ele redireciona para o Gizmodo Brasil. Osso! Alguém sabe como acessar o Gizmodo dos EUA? Eu comprei um genérico há algum tempo, depois de balançar e sentir algo solto dentro nunca mais pluguei no meu iPhone. Se alguém quiser eu envio pelo correio de graça, custo do frete por conta do beneficiário da doação.

  • Daniel Alencar

    Era a simples palavra q eu esperava ver! Como TUDO da Apple até o carregador tem: Qualidade! Sabia q era isso q fazia ele ser caro. Eu também já me perguntei. Nossa ele é muito pequeno pra tudo isso! Lkkkk

  • Josmar Arruda

    No mesmo blog, o especialista também analisa um carregador ching-ling para iPhone. O barato realmente sai caro. Muito interessante a leitura também: http://bit.ly/JiK3yB

  • Copeta

    A Apple sempre um passo a frente na tecnologia

  • Geraldo Junior

    Por isso que eu sempre digo:

    O barato sempre sai caro.

  • Jon

    Boa tarde pessoal!
    sei que não tem nada haver com o post, mas queria que algúem me ajudasse a resolver um problema de reconhecimento do iPhone.
    sempre que tento sincronizar o iPhone com o iTunes, aparece a seguinte mensagem: “Este iphone não pode ser usado porque o serviço de dispositivo móvel da apple não foi iniciado”
    alguém sabe qual seria o possível problema que está causando isso, e quais procedimentos devo seguir para solucionar este erro?
    abradeço desde já a quem puder ajudar…

  • Francisco Junior

    Sabem aquele carregador do iPad que vem com um cabo maior para carregar o iPad mais longe da tomada? Porque tem um fio terra(que eu arranquei) e esse fio terra nem chega ao outro lado? Alguem sabe?

    • Diego

      Normas brasileiras. Tem que ter o fio terra para ser vendido no Brasil. Para resolver esse problema cm as tomadas ao redor do mundo, eles padronizaram o carregador e acoplam uma tomada compatível com o país.

  • Leandro

    Curiosamente meu carregador do iPhone 4 começou a fazer um barulho (como se estivesse vibrando) e esquentando um pouco quando colo o aparelho para carregar. Tenho dois iPhone e testei com o outro carregador e não acontece o mesmo problema. Acho que o meu carregador estragou. Alguém já presenciou este problema? Por via das dúvidas não estou utilizando mais o carregador.

  • Teta de Frango

    Qualidade superior deu pra perceber que tem, mas que é um trambolhão esse recarregador, isso é!
    A capa do meu iPad da Belkin tem um bolso na frente pra colocar a caneta Bamboo e outras bugingangas finas, e qdo coloca o trambolho do carregador quase não fecha o velcro.

  • DaNiLLo

    Tenho um Iphone Classic 16gb comprado na época do lançamento do Iphone e Todos os Acessórios (Cabo USB, Fone de Ouvido e Carregador) estão inteiros e funcionando normalmente, tenho tbm um 4S com tudo funcionando normalmente, 6 meses de uso. Se cuidar direito DURA e muitooooo! Qualidade da apple é FODA! CHUPA BOSTASUNG!

  • Thiago

    ok… mas e carregador de carro? qual comprar então?

    Hj ligo ele direto na entrada usb que veio de fábrica no carro…
    é a melhor solução?

    Thiago

  • Moska

    Por melhor que seja, nao vale 99 reais! Claro que nao confio em ching ling, mas qualquer outro carregador de celular que tenha porta USB serve para o proposito! Se for mais barato então…

  • Rejane

    Você omitiu a parte que ele diz que isso tudo justificaria U$ 1 a mais de custos. Mas tudo bem que ele não comentou a pesquisa por trás desse dollar também.

  • Daniel

    tem um “transformer” no meu carregador 😮

  • Diego

    Eu já vi esse cabo, aparentemente ele é igual ao cabo extensor que vem com o carregador do macbook. Eu imagino que a Apple quis economizar no cabo e usou o mesmo para os dois, por isso a presença do terra! hehehe

    • chepola

      é só aparentemente…. já tentei encaixar essa extensão no carregador do iphone e não entra. Só no macbook msm… 😀

  • agitoB

    Interessante, de fato. Mas por que será que a Apple não oferece por aqui um carregador semelhante ao usado no mercado francês? Pois, afinal de contas, ambos obedecem ao “IEC 60906-01”. Corte de custos?

  • Fabrício

    Descobri isso depois que um carregador que paguei 20 reais “explodiu”. Quando coloquei na tomada ele deu um estalo e começou a sair fumaça de dentro. Ainda bem que não aconteceu nada com o meu ipod.
    Mas ainda acho R$99 muito caro e depois disso fiquei só carregando ele no pc.

  • Madmediphone

    Alguém aí tem experiência com carregadores solares.
    Alguém sabe me informa se tem na BDI store tem carregadores solares para iPhone 4s?

  • Caio

    Comprei meu iphone usado e veio com um carregador paralelo que nem carregar o cel ele carrega… Optei por um carregador original justamente pela ma qualidade dos produtos genericos… O q acho absurdo é o valor agregado na percepção dos brasileiros… Carregador ipad EUA $29,00 ~ BRA $50,00 quase 80% mais caro… =\

    • Não sei que conta você fez aí com esses 80%, mas aqui 29 dólares dá mais de R$60. Se contarmos mais os impostos americanos (7%) e os brasileiros, gostaria que você me explicasse essa sua matemática aí.

      • Teta de Frango

        Acho que Ele disse $50 e não R$50. Na conversão daria aprox. R$105,00.

      • Caio

        Opa iLex, acho que você se confundiu com os sinais monetários que utilizei… mas explico sim minha matemática…

        Conforme eu disse o valor do carregador de iPad nos EUA custa $29,00 no site da apple

        No Brasil ele custa R$ 109,00 (comprando pelo site não vi em nenhum lugar o acréscimo de 7% citado no seu post) sei que essa taxa é paga quando se compra em loja física no exterior.

        levando em consideração o dólar a R$ 2,00

        Carregador Ipad EUA = $29,00 x 2,00 = R$58,00
        Carregador Ipad Brasil = R$109,00

        No post q fiz achei que o carregador estava custando R$ 99,00 que (dólar a R$ 2,00) daria $49,50 que arredondei para $50

        Usei a expressão aproximadamente 80% a mais usando o seguinte calculo (29 + 80% = 52,2).

        Sacou ? minha indignação é que tudo que é vendido no Brasil tem “valor agregado” muito maior que no resto do mundo…

  • Rangel

    Sei la. Me parece entao que a conclusao é que os produtos apple sao demasiadamente frágeis entao e que precisam de um carregador com varios filtros e tal para nao por fogo no telefone.

    Mas ainda assim, me parece meio “over” isso tudo, uma vez que o iphone carrega tbm via usb e nesse caso nao da pra ter a menor ideia da qualidade dessa usb.

    • Putz!

      Entende tuuudo e mais um pouco hein!

  • chepola

    tenho uma dúvida… é impressão minha ou no novo iPad há um microfone logo acima do câmera fronta?
    Percebi hoje qdo fui aplicar a película que ela ficou bem em cima…. então tive que fazer um corte…

  • Posso usar capa genérica, película genérica, smartcover genérica, etc mas usar um carregador genérico é muito arriscado, nem mesmo no meu antigo notebook HP eu usava um genérico, sempre usei original.

  • Teta de Frango

    Ilex, aproveitando a deixa do carregador, li por aí a recomendação de pelo menos uma vez por mês fazer a carga completa no iPhone, ou seja, deixar a bateria acabar até desligar e depois carregar até o talo.

    Agora, faz alguma diferença carregá-lo desligado ou em standby?

  • Murilo Esposito

    Eu uso um carregador da Belkin,de parede e de carro.Custou R$99,00 na A2YOU(revendedor Apple).E de qualidade ne?

  • Diego D.

    Essa regra aprendi na pratica, comprei 2 carregadores genericos mas os dois davam interferencia no touch enquanto estava carregando, por fim, dei um jeito de adaptar o carregador britanico que funciona perfeitamente sem interferencias!

  • Novelli

    Ja descobri pessoal! É pq ele funciona como abridor de garrafas! Rs

  • Flavio Ribeiro

    e sobre as capas que carrega o iphone ? não são seguras ?

    obrigado e o blog é muito bom 😀

  • Rakdos

    E existe alguma coisa a respeito dos cabos genéricos? Comprei um cabo de 2m, porque tava dificil de usar o iPad enquanto ele carregava com o fio curto.

  • FCbr

    Incrível como uma matéria pode levar a uma discussão totalmente incabível. Já já vão citar que a culta é do governo.

    Particularmente, eu não compro um carro para abastecer no posto da esquina, que vende o Etanol por R$1,30, quando todos os demais postos vendem por R$1,69. Tem alguma coisa errada ali.

    Eu não compro um iphone para usar um carregador de R$ 10.

  • Mais ou menos, mais ou menos… No final ele conclui que mesmo com a qualidade maior o preço final é praticamente puro lucro, considerando que ele custa mais ou menos só US$1 mais caro que os “concorrentes”, e que o da Samsung que é muito bom é vendido por US$10…

  • Osório Silva

    A parte eletronica pode ser de bom padrão mas o cabo é de péssima qualidade e muito frágil,com rompimento parcial nos conectores , tanto no Iphone quanto no carregador. Vamos melhorar a qualidade como um todo.

  • Ticiano

    Caso os colegas não saibam, mas os carregadores originais de outras marcas tb custam caro (Sony, por exemplo) mesmo preço do carregador do iphone. Recomendo usar o original mesmo. Quem já passou por problemas nesses xingue-lingues sabe o que to falando!!!
    No mais, o preço é muito superior ao custo do produto, não só do caregador, como do aparelho e demais acessórios, pois envolve custo de publicidade, desenvolvimento de novas tecnologias e claro, muito LUCRO!!!!
    Aproveitando os comentários, alguem já ouviu falar em carregador via wi-fi???

  • Paulo Roger

    E porque a fonte de alimentação dos Macbooks não dura nada??
    Selecione na Apple Store a fonte de 85w e veja os comentários dos usuários referente a esse componente
    que infelizmente eu também tive o mesmo problema.

    Durou apenas 1 ano, e já tive que trocar, não muito diferente das pessoas dos comentários.

    http://store.apple.com/br/reviews/MC556BZ/B

    • O meu vai fazer 2 anos e nunca deu problema.

  • Maikon Silva

    Alguém sabe me dizer onde eu posso comprar o carregador original (se é que tem para vender separadamente), Tipo, eu amava meu carregador, até um dia ele estar la carregando bem de boa, e vir uma amiga e sem querer deu uma joelhada que fodeo com ele todo, e de lá pra cá eu só uso os “genéricos” mesmo, mas quero um original…
    Sabem?
    Obg.

  • Danilo

    Apesar da qualidade do carregador, o fio do USB é de qualidade mediana…

  • @fabioluiz

    Ainda falando de qualidade. O outro dia eu estava me perguntando por que o SmartCover (no caso, o de couro) custa aproximadamente 250,00…
    Comprei esta semana uma Lens Pen (original, nada de cópia chinesa), para quem não conhece, ela tem uma ponta com um tipo de tecido que absorve e elimina a gordura da lente da sua maquina fotográfica. Paguei 55 reais + frete.
    Notei que ela tem EXATAMENTE o mesmo material que cobre a tela do meu iPad.
    iPad não tem tela oleofóbica, mas se você tem um SmartCover a gordura naturalmente é absorvida pelo “revestimento mágico”!
    Fica a dica

  • Cléber

    Galera seguinte Fonte é fonte tensão é tensão logo uma fonte de 5Vdc de baixíssimo Ripple é igual a qualquer fonte de 5Vdc de baixo Ripple. O que determina é a capacidade da mesma em fornecer corrente suficiente para suprir a demanda da carga, então uma fonte apple é mais cara pois vc está pagando 1º a marca e segundo um projeto um “pouquinho” mais elaborado. Pois qualquer fonte de baixo Ripple vc pode ligar para carregar qualquer bateria desde que seja compatível com a tensão, corrente e conector correto com as polaridade certa, mas lembrado que tem baterias por exemplo íon lítio que são muito usadas em celulares estas tem um circuito especifico para carregar com segurança e não explodir então as vezes vc não consegue carregar com outro carregador semelhante pois não tem compatibilidade de protocolo de comunicação entre o carregador e dispositivo, mas se vc carregar com a tesão correta atentando com o tempo de carregamento vc desmontado a bateria vc pode carregar diretamente no polo da bateria então qualquer bateria pode ser carregado com qualquer carregador com tensão e corrente compatível.

  • nathan

    legal que um dia depois que eu li esse post, meu carregador parou de funcionar…

  • Luana

    Alguém sabe me dizer se eu usar apenas o cabo do carregador não sendo o original, causarei danos ao meu aparelho? (Com o adaptador original)

  • Matheus Santana

    Fala sério né mano, qualidade ? aonde ? esses capacitores….

    • Matheus Santana

      pior ainda é o desenho do circuito impresso