Notícias

Apple discretamente muda o arquivo de atualização do iOS 5.1.1 para o iPhone 4

ATUALIZAÇÃO: A versão 2.0.2 do Absinthe já é compatível com o novo firmware e, portanto, este artigo está desatualizado. 😉

Olhem que coincidência: no mesmo dia em que é divulgado um novo método de jailbreak, a Apple silenciosamente muda o arquivo de atualização do iOS em seu servidor. O que isso quer dizer? Que quem atualizar hoje pelo iTunes o seu iPhone 4, não conseguirá mais realizar o jailbreak no aparelho com o Absinthe 2, mesmo não havendo uma atualização do sistema.

Não é a primeira vez que a Apple altera o firmware sem lançar uma atualização pública. Em dezembro passado, ela alterou no servidor, sem prévio aviso, o firmware do iPhone 4S, para corrigir uma falha do sistema que não identificava cartões SIM. Estas atualizações que não são atualizações acabam criando confusão nos usuários, que passam por problemas e não sabem que eles já foram corrigidos no servidor.

Desta vez, a Apple alterou o build (código que identifica a versão precisa do firmware) do iOS 5.1.1 para o iPhone 4, o que demonstra que houve mudanças nele.

Quem já atualizou para o novo build, diz que o Absinthe não identifica mais o aparelho como sendo válido para jailbreak. Ou seja, a Apple rapidamente arrumou a brecha que permitia o hack. Até o momento, apenas o firmware do iPhone 4 apresentou a mudança, os dos outros dispositivos ainda não foram alterados até a publicação deste artigo.

Quem precisar restaurar o sistema e ainda quiser continuar fazendo o jailbreak, sugerimos baixar a versão anterior do iOS 5.1.1 (com build 9B206) neste link direto.

via Cult of Mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alan Cardeque

    Geralmente eu baixo de getios.com. Mas vou logo fazer a minha cópia.

  • Tito

    Tentaram…rs
    Mais eu fui mais rápido….quero aproveitar a oportunidade e parabenizar este site…que pra mim é o melhor no Brasil neste assunto. Grande e forte abraço a esta equipe ! Vida longa e prospera BDI !

  • Raphael Pedroso

    iLex, você não acha que isso está indo longe demais? A Apple nunca gostou do jailbreak, isso é obvio.. Mas lembra no começo do Macintosh, que o Steve falou que a Apple, acreditava em escolhas? Pessoalmente, acho que isso é uma atitude um tanto egoísta, manter o usuário preso apenas em uma coisa.

    • Não acho. Ela está no direito dela de tentar impedir que alterem o sistema que ela fez.
      A filosofia da Apple é muito forte: é ela que se sente responsável de como o seu usuário irá interagir com os seus produtos. E temos que admitir que esta estratégia está dando certo, pois graças a isso temos um sistema sólido e estável hoje. Claro que dá para melhorar muito o sistema, mas ninguém pode reclamar de instabilidade e insegurança no iOS.
      O Android, com toda a sua liberdade, é a plataforma móvel que mais tem vírus. Para você e eu, que entendemos um pouco mais do sistema, isso não seria problema, mas para a grande maioria de usuários que só quer usar o aparelho sem se preocupar com questões técnicas, é um pesadelo o mundo com vírus.

      E acredite: é uma minoria que gosta de mexer no sistema e alterá-lo com coisas novas (segundo o próprio Saurik, não passa de 10%). O resto prefere um sistema estável e seguro.

      Quanto à epoca do Macintosh, não dá para comparar. Em 1984 o Mac era revolucionário, mas era caro e imaturo. Hoje o mercado é outro e a Apple dominou desde cedo, com preços que todos poderiam ter acesso (nos EUA).

      • TiãoGavião

        Por mais que eu defenda o Jailbreak e sua liberdade, tenho que concordar com o iLex 🙂

        • Copeta

          É por isso que o jailbreak em algumas vezes ajuda a Apple a achar brechas no sistema que ela corrige e tornando assim mais seguro ainda

      • RennanNT

        Exato.
        As coisas funcionam muito bem do jeito que está.

        A Apple mantém o sistema estável e seguro, e incentiva-nos a não usar o jailbreak.
        Os hackers ficam constantemente procurando falhas de segurança, ajudando a Apple a melhorar o iOS.
        Os usuários que não sabem bem o que estão fazendo, ficam mais cientes que correm alguns riscos adicionais ao fazer o jailbreak e pode escolher melhor se vale realmente a pena.

      • Raphael Pedroso

        Tudo bem, concordo. Na maioria das vezes, o usuário não sabe mesmo oque está fazendo.

        O que estou querendo dizer, é que ela (na minha opinião) deveria ser mais “dinâmica”, ou seja, aberta para outras (novas?) coisas. 😉

        • Lucas GB

          Depende, Rapahel. Ela já é bastante aberta. Implicitamente, ao meu ver, ela “permite” o jailbreak… duvido que ela não teria como identificar e “brickar” o sistema do usuário. Mas, como disseram aí em cima, esse ecosistema heterogêneo (oficial e não-oficial) encontrou um equilíbrio peculiar que está sendo ótimo para os dois lados. Poxa, está claro que o pessoal da linha de frente do JB é do bem e ajuda de mais o desenvolvimento de soluções de sistema. E a apple, de forma quase legitima (numa espécie de arrendamento insano intelectual), está se servindo dessas soluções do pessoal e as implementando, quando estável na nível “apple-like”.

          Enfim, não sei do que mais você, em específico, sente falta de “liberdade” no seu iOS, mas eu estou tranquilo, e não me considero tãoooo conservador assim.

          Um outro ponto, é interessante notar que a maioria das pessoas que conheço que usam android não possuem a liberdade clara como é posta não (sem o super-user/acesso root)… a única coisa que eles tem, que não acho tão legal assim, é a possibilidade de baixarem aplicativos de outra fonte, só. E mesmo assim, por não ser esperado, causa muito conflito no sistema.

          Como disseram, tem muito o que melhorar o iOS, mas… realmente eu gosto do percurso que segue (e, confesso, o do Windows também tem me seduzido).

          abs

      • NATODJY

        Boa noite iLex sabe qual e o maior problema e que muitos hoje em dia usam o jal somente para baixar apps de graça ou crakeados da net e deixam de praticar uma coisa muito legal que e usar seu aparelho de uma forma sadia sem burlar as leis concordo plenamente com vc um abraço.

      • Alberto Neto

        Concordo plenamente com o iLex 🙂

  • JanjaBoy

    Eu fiz ontem à noite. 🙂
    Dorinha falou que esperaria três dias como aconselhou o BDI, acho que ela vai ficar triste….. O.o
    Vamos dar um jeito!

    • É só não atualizar pelo iTunes, ela não precisa ficar triste com nada.
      E já houve atualização do Absinthe para reparar erros, no final ela estava certa. 😉

      • Alexandre W.

        Boa tarde iLex.
        Como proceder agora? Fazer Backup, restaurar p/ configurações de fábrica, atualizar o iOS que vc deixou, e depois continuar normalmente como ontem?
        Obrigado!

        • Salinet

          Tem como usar o firmware que você disponibilizou atualizando pelo iTunes?
          Eles andaram bloqueando a opção de usar o firmware que a gente escolhesse pelo iTunes certo?
          Dá umas dicas aí….

        • Salinet

          Gente, como atualizar usando o firmware 5.1.1 que tem aqui no BDI? Eu vi a dica de atualizar apetando shift mas isso é com WIN certo? Como faço isso no MAC.

          A burrice é grande ou realmente não estou conseguindo.

          Valeu pela ajuda

          • Frederico Matthes

            Ola! No Mac é a tecla option.

      • JanjaBoy

        Eu já fiz com o 2.0.1. 😉

      • Dorinhavasc

        Hum que bom, gostei de saber que nem está perdido, se não tivesse jeito, ficaria triste sim. 😀

        E obrigada iLex.

  • Degas

    Fiz no meu novo iPad ontem tudo beleza 100%. Porém quando fui fazer no iPhone 4 nesse instante, não deu. Até achei estranho mesmo… Baixando NOW a versão antiga disponibilizada aqui. Abs!!!

  • Victor Carneiro

    Tem um site que disponibiliza as firmwares dos iDevices, será que por lá vai ficar disponível a versão antiga?

    Logo que vi a confirmação do @pod2g no inicio da semana pelo twitter dizendo que podiamos atualizar pro 5.1.1 fiz isso no meu iPhone 4S e no iPad 2, ontem logo que saiu o Jailbreak já fiz dos dois, apenas tive um probleminha no iPad, mas restaurando consegui fazer o Jailbreak posteriormente.

  • Douglas

    Nossa iLex, quanta percepção, eu nunca saberia disso 😛

    • Copeta

      Verdade, parece que eles todos os dias dá uma revisada geral no aparelho vendo os mínimos dos mínimos detalhes

    • Lucas camargo

      É justamente por isso que eu leio esse blog todos os dias faz 2 anos 😀

      • Marcos

        Eu também!

  • daniel

    caramba, a Apple é absurdamente safadinha !!

  • Lohana

    Olá!
    E como faço para atualizar com esse arquivo antigo, é só executar? Ainda estou baixando

    • Aian Cardoso

      Ola.
      É so conectar o iPhone, abrir o iTunes e na aba “Resumo” logo em baixo terá a opção “restaurar” em seguida, segure CTRL e clique em restaurar e uma janela se abrirá ai vc seleciona o arquivo que voce baixou.

      • Lohana

        Valew pelo bizu 🙂

        • Aian Cardoso

          😉

          • Lohana

            Consegui fazer sem problemas e já estou com o jailbreak. Valew pela ajuda pessoal 🙂

      • Houdini

        Só um detalhe; é shift e não ctrl.

      • Marcéu

        Esse bizu da tecla CRTL me salvou de atualizar meu iphone 4s do IOS 5.0.1 (com jailbrake) pro 5.1.1 no iTunes correndo o risco de descobrir depois que a apple tbm alterou a build pro 4S e ficar sem jailbrake. Vlww

        • Marcéu

          Corrigindo: é SHIFT!!!

    • Aian Cardoso

      Ola.
      É so conectar o iPhone, abrir o iTunes e na aba “Resumo” logo em baixo terá a opção “restaurar” em seguida, segure CTRL e clique em restaurar e uma janela se abrirá ai vc seleciona o arquivo que voce baixou.

      • Daniel

        Instalar a IOS SEM realizar o download direto da apple nao gera aquele erro (acho que é 3012)????

  • Douglas

    Realmente esse blog é o melhor que tem! Estava quebrando a cabeça pra atualizar o meu e quando graças ao iLex, vimos que o a Apple tinha atualizado o build. Parabéns, e não dê ouvidos as pessoas que vem aqui criticar sobre o que você posta em relação ao Jailbreak , pois como você mesmo disse: “ela [Apple] que se sente responsável de como o seu usuário irá interagir com os seus produtos.” Portanto, cada um tem a livre vontade de optar o que fazer com seu iDevice. Obrigado!

  • Luiz Victor

    HAHA, eu consegui fazer mesmo depois de ter dado essa att da apple, tipo meu jailbreak deu problema, dai restaurei e disse que tava tranferindo software, depois fiz o JB de boas sem problema algum

  • Josean

    Cara! muito bom o “Blog do iPhone”, mostra as mudanças, diz os problemas, e dá as soluções. realmente estão de parabéns!!!

  • iEmerson

    Caso vc tenha customizado a ipsw com o redsnow, vc ira conseguir retroagir, aconteceu comigo eu cheguei em casa e fiz a restauraçao porque houve um problema, quando finalizei fui tentar fazer o jail e não consegui, um amigo meu me falou sobre essa atualização 9b208, lembrei que eu havia customizado uma ipsw 5.1.1 9b206, dai entao foi so rodar o itunes e restaurar, consegui o jailbreak novamente.

  • iEmerson

    Só uma dica, caso vcs estejam na ios 5.1.1 9b206, criem uma ipsw customizada junto ao redsnow 0.9.11b4, só para garantir, existe alguns tutoriais é bem fácil. Só uma dica rapida, para restaurar precisar estar em dfu, caso de erro 1600, baixem o programa ireb e de andamento ao programa, finalizando façam novamente a restauraçao com o ipsw customizado que vai dar certo, eu fiz e esta tudo ok aqui.

  • iLex, voce já comentaram aqui que o 5.1.1 corrigiu uma falha? Quando tínhamos uma ligação perdida, fazendo o slide na caixa de mensagem que aparece quando o aparelho está bloqueado, o iphone fazia a ligação para o número sem pedir a senha de desbloqueio. Se isso já foi comentado, favor desconsiderar.

  • Caco

    ainda bem que baixei o meu o ntem à noite e é da versão 206. Agora vou atualiza-lo.
    Alias, alguem sabe como atualizo pro 5.1.1 sem mudar a BB? o redsnow já está compativel para fazer uma versão “NO BB”?
    Digo isso pq meu iphone 4 é T-mobile Alemanha, desbloqueado pelo site da T-mobile. Mas o medo é algo de voltar o bloqueio e perder o desbloqueio pelo gevey.

  • Danilo Barbosa

    iLex eu tenho a firmware do iOS 5.1.1 salva no meu pc, caso eu faça a atualizaçao a minha buid vai ser a 9B206 que é a da firmware salva ou a 9B208?

  • Chiquinho

    Amigo, como faço pra instalar essa versão anterior? Sou leigo nisso… Obrigado.

  • Anderson

    Estranho, eu tenho esse build instalado e o Absinthe funcionando normalmente.

  • Leandro

    Caralho, ainda bem que li isso agora…tava quase terminando de baixar a atualização.

  • Copeta

    Mal foi lançado e já corrigiram :p

  • Leandro

    Duvida de uma amigo meu: quem tem gevey pode fazer esse jailbreak

  • fernando

    So como o iPhone 4 ou com 3GS também?

    • Até o momento, apenas o firmware do iPhone 4 apresentou a mudança, os dos outros dispositivos ainda não foram alterados até a publicação deste artigo

  • Naila

    A atualização pra 9B208 é só pro 4s ou se eu atualizar meu 3gs direto também vai pra ela?

    • Até o momento, apenas o firmware do iPhone 4 apresentou a mudança, os dos outros dispositivos ainda não foram alterados até a publicação deste artigo.

      • Bruno

        Ilex, tenho um iphone 4 e ele esta com o jaibreak, não pretendo mudar, mais o meu novo ipad 3 esta com a versão 5.1 e para fazer este jaibreak vou atualizar ele pra 5.1.1, só que de acordo com o que vocês comentam aqui no BDI, com o jaibreak ele fica vulnerável, eu faço jaibreak só pra ter uns Tweaks como o barrel, abdroidLock XT, CallBAr, Full scren for safari, iGotya, LabelSlide, Nc Colors, Speed Intensifier e Zephyr, enfim gosto de mudar algumas coisa no ios, se a apple tivesse esses tweaks nao faria o jaibreak, pois compro os apps na app store, respeitando os desenvolvidores. minha pergunta é: tem como conseguir esse tweaks sem jaibreak?

  • Luís M.

    Qual foi o erro corrigido com essa atualização?
    Foi somente a brecha para fazer jailbreak?
    Obrigado!

    • Aian Cardoso

      Aparentemente sim…

  • Jorge

    Vocês estão realmente de parabéns! Não sabem como quebrei a cabeça tentando entender onde eu estava errando…
    Tô o dia inteiro tentando fazer o jailbreak no meu iPhone 4, depois de ter sucesso no iPad 2.
    Obrigado pela dica!

  • Leonardo Negrisoli

    Apple malandrinha

  • Marcelo

    Impossível baixar a atualização, acho que esta congestionado!!!!

  • Gunter Braga

    Graças ao BDI eu fiquei sabendo há tempo e já fiz meu jailbreack.

  • marcio

    hahahahaha
    essa apple é foda mesmo, só ta esperando o jailbreak lançar e mudou imediatamente o firmware, sacanagem, eu ontem fiquei umas 3 hrs tentando entender pq meu iphone nao fazia jailbreak, fiquei muito puto!

  • Daniel Alencar

    HAahahahha sacanagem! Mas eu me preveni antes mas sem intencao. Assim que saiu o 5.1.1 eu baixei! Agora eu fiz o JB e ta normal! Nao coloquei o 08 rs!

  • Lucas camargo

    Pra quem estiver procurando alguma firmware indico esse site: http://www.felixbruns.de/iPod/firmware/ uso ele desde o iPod Touch 2g e nunca tive problemas.

  • Thiago C. Carvalho

    Galera, to atualizando meu iPhone 4 pro iOS 5.1.1 atraves de uma Firmware que baixei ontem por um site já que se eu atualizar pelos Servidores da Apple não poderei fazer o Jailbreak.
    No iTunes consta que esta atualizando o Software do iPhone, mas esta demorando demais… carregou ate um certo ponto e parou. Ja deve ter uns 30 minutos (ou mais) que ele está do mesmo jeito.
    O que acham? Ta tudo normal? Ou fudeu tudo?

  • Amélia Tavares

    Amigo, meu iphone foi roubado, aí , fiquei sem saber se bloqueava o IMEI dele e perder a chance dele ser rastreado. E aí que é que vc me aconselha?

  • Ednilson Rosa

    Depois que atualizei pra 5.1.1, passei a ter erros esporádicos de SIM INVÁLIDO ou ERRO DE SIM. Quando isso ocorria, reiniciava o iPhone e voltava ao normal. Cheguei retirar e limpar o SIM algumas vezes, pra ver se não era mal contato, mas só resolveu quando fui a uma loja da Claro e troquei meu SIM CARD.

    Pode ter sido coincidência esses erros terem acontecido justamente após minha atualização pra 5.1.1. Ou pode ser que esta versão tinha, novamente, algum bug relacionado ao reconhecimento do SIM, como o mencionado no post. Será que não foi realmente coincidência ter saído essa versão ontem?

  • Monique Nunes

    Fiz o Jailbreak e agora está dando erro ao instalar pelo cydia, alguém sabe o que pode ser?

  • Lopadiniz

    Baixei a versão do iOS 5.1.1 9B206, porém não estou conseguindo instalar. Alguém sabe me dizer como faço pra escolher a versão 9B206 na hora de atualizar?

    • Thiago C. Carvalho

      Quando você for clicar em Atualizar segure o Shift (caso você estiver usando Windows) e seleciona a Firmware onde você tiver salvado ela.
      Mas cuidado, eu fiz isso e acho que meu iPhone travou! Ele começou a atualizar mas parou, já tem mais de uma hora que ele ta do mesmo jeito. Não sei o que fazer. =/

      • helton

        comigo ja conteceu o mesmo quando fui atualizar para o 5.1.1

        somente resolveu baixando a firm e atualizando atraves do ultimo redsnow usando a opcao extras – > restore… depois ficou perfeito….
        avise aqui se resolveu…

        • Thiago C. Carvalho

          Vou tentar fazer isso agora! Qual é a ultima versão do Redsn0w? Tem o link de Download pra me passar?

  • iLex, o que eu fiz foi fazer o jailbreak do meu iPhone 4 pelo redsnow, que é tethered, e baixar no cydia o Rocky Racoon 5.1.1 , que deixa o jailbreak no iPhone untethered .

  • Will Freeman

    iLex socorro! Acabei de fazer o jailbreak SnowBreeze v2.9.4 no meu iPhone 4 com iOS 5.1.1, aparentemente tudo saiu muito bem, porém o aparelho não telefona mais! No íncone da operadora fica escrito “Sem Serviço”, e agora?

  • ivancjr

    Amigos fiz tudo certo mas esta dando erro (11) o que fazer?

    • Alex Kazam

      iLex…eu estava pensando…será que o blog nao poderia fazer um post sobre os tweaks mais legais?

  • Teta de Frango

    Rápido e rasteiro!

  • Salinet

    Aos que leram minhas perguntas… resolvido.
    Basta apertar restaurar segurando a tecla OPTION no Mac.
    Blz… amanhã farei a atualização e JB.

    Abraço a todos

  • LINDALVA

    meu iphone que comprei na espanha travou, socorrooooooooooo, estou em Rondônia e ninguém da geitoooooo

  • Isnard

    Fiz o Jailbreak, e por incrível que pareça, meu iPhone 4 ficou mais rápido, o home button, mult-tarefas, tudo, até agora nenhum contra.

  • TiãoGavião

    Jailbreak já atualizado!!
    Suportando o novo firmware do iPhone 4 GSM, build 9B208.
    😉 🙂

    Apple vai ter que correr atras novamente, rssss

  • Marcelo(ilhabela)

    Vlw iLex …………consegui fazer no iphone 4 ficou perfeito………….Agora to querendo fazer no ipad

  • paulo

    É, parece que já atualizaram o jailbreak e agora ele já é compatível com o build 9B208.

    • Andre

      Fiz no meu iPhone 4, mas tive q rodar o Abshinthe 2.02 duas vezes… aí sim apareceu o icone do Cydia…

  • Bruno Gaudard

    Boa Tarde! Tenho um Iphone 4 com o IOS 5.1.1 build 9B206 e estou com um problema, não sei se tem haver com esta build, eu fiz o jailbreak com o “absinthe-win-2.0” e o mesmo não apareceu o Cydia e quando vou restaurar pelo iTunes no modo de restauração ele dá o “erro 21”, e quando restauro no modo DFU, ele dá o “erro 1602”, já pesquisei tudo sobre este erro, já testei todos os procedimentos que encontrei na internet mas não adianta, continua dando os mesmos erros. Preciso restaurar o meu Iphone para realizar o jailbreak novamente, uma vez que já lançaram o “absinthe-win-2.0.1” corrigindo alguns erros. Preciso de ajuda, não sei mais o que fazer!!!!

    • helton

      use o ultimo redsnow, opcao restore, fica em um submenu nas opcaoes extras, baixe a firm original selecione ela e clique em “remote” e va seguindo as instrucoes

      avise aqui se deu certo..

      • Bruno Gaudard

        Bom dia amigo, Muito obrigado pela ajuda, mas o ultimo redsn0w, a opção restore é só para o chip A5, e o meu é A4, não sei mais o que fazer!!

        • helton

          o redsnow aqui funciona com o iphone 4 tb… testei agora com da minha esposa… so nao restaurei….

          deixa seu email qualquer coisa que podemos ir tentando resolver…

  • claudio

    ilex consigo fazer jailbreak iphone 4s A5

  • Alberto

    Gente tentei fazer o jailbreak hj o dia todo, mas o windows esta detectando um cavalo de tróia! O site do greenpois0n ta fora do ar!!!

  • Leonardo

    iLex, eu achei 2 bugs graves no iOS mexendo esses dias atras, como eu relato para a Apple para que eles corrijam em uma futura atualizacao ?

  • Erik Moschini

    GALERA.. O MEU IPHONE 4 ESTA COM A VERSÃO (9B176)
    EU CONSIGO FAZER O JAILBREAK COM O Absinthe 2.0 ??

    OU TENHO QUE IR PRA VERSÃO (9B206) ??

    • Vanderlei

      não sei mas eu atualizei meu iphone 4 do 5.1 para o 5.1.1 e a versão que instalou foi a 9b206, fiz o jail com o absinthe 2.0.2, está 100%

  • Vanderlei

    Pessoal, fiz essa madrugada a atualização no itunes e instalou a versão 9b206, fiz o jail normalmente, não sei pq não instalou a versão 9b208 como cita a matéria, o que aconteceu?

  • DÚVIDA PREÇO 4S!

    Fugindo do assunto, desculpe-me. Eu estou com uma dúvida, respondam apenas se já foram para os Estados Unidos. No site da Apple diz que o iPhone 4S 16GB DESBLOQUEADO está por 649 dólares, mas eu queria saber se lá nos Estados Unidos, na loja da Apple está pelo mesmo preço ou se existe uma loja confiável que venda por um preço menor, por exemplo, 599 dólares 4S 16GB DESBLOQUEADO. Obrigado desde já 😉

  • Marcelo

    Só eu tive problema com o aplicativo Djay e com o music ou alguem mais ?

  • itair pires

    teio um iphne 4 e esta travando por que mudou o codigo de ceguransa e nao cosigo abrir como faso pra abrir esa coisa todas a veses tento abrir da codigo invilido

  • Alexandre W.

    Atualizei meu iPhone 4 ontem pelo iTunes p/ iOS 5.1.1 e acabou instalando sozinho a versão 9b206 (depois de corrigir o erro 3194). Usei o Absinthe v2.0.2 e foi tranquilo. Fazendo Backup e restaurando antes acho que vale a pena!

  • jader loureiro

    oi amigos depois da atualizar o meu iphone4 a bateria esta acabando muio rapido pqp dura meno que um iphone 3g ajuda

  • guilene

    eu tenho o iphone 4s A5 e da um erro (erro3015) au fazer a atualizacao