Curiosidades

Com a morte de Steve Jobs, não há mais ninguém para dizer “não” a um design ruim (atualizado)

A Apple está bem nas finanças agora, mas uma coisa podemos ter certeza: a longo prazo, ela perderá muitas das características geniais introduzidas por Steve Jobs enquanto vivo. E esta perda pode já estar começando, com a nova interface da Apple TV.

No dia da apresentação do novo iPad, as atuais Apple TVs receberam uma atualização de sistema, mudando radicalmente a sua interface de navegação. Agora, no lugar de menus horizontais, a tela mostra diversos ícones coloridos com cada uma das funções (como Youtube, Netflix, Música, etc), parecendo algo mais próximo de uma UI para telas multitoque do que para uma TV manipulada por controle remoto.

Segundo um ex-engenheiro da Apple, Michael Margolis, que fazia parte da equipe do box multimídia, a nova interface tinha sido reprovada 5 anos atrás por Steve Jobs. Hoje, sem ele, ela ganha espaço.

Curiosidade – a nova interface foi rejeitada 5 anos atrás, porque Steve Jobs não gostava dela. Agora não há ninguém para dizer “não” a um design ruim.

Será que a influência negativa da falta de Jobs na Apple começará bem antes do que imaginávamos?

via TNW

ATUALIZAÇÃO:

O mesmo engenheiro fez um outro comentário se corrigindo, devido à repercussão que sua afirmação criou:

Correção: Eu estava dizendo para o @aral que a Apple TV não foi desenhada por [Johnny] Ive, ela foi projetada por um (talentoso) designer da equipe de aplicativos para o consumidor. Eu não estava querendo dizer que esta equipe só tinha um designer. A maior parte da interface da Apple TV permaneceu inalterada desde a Apple TV “Take 2” e eu acho que é uma prova do quanto ela era boa. Um grande projeto é atemporal.

A nova interface do usuário não foi surpresa para ninguém. Há um esforço claro na Apple para fazer tudo combinar com o ‘look and feel’ de seus populares produtos iOS – começando com o Lion e atualmente o Mountain Lion.

Para ser claro – ele [Steve Jobs] não gostou da interface original. Mas isso foi antes do iPhone ser popular e antes do iPad sequer existir.

Dado que o iPad tem muito mais sucesso, fazer a Apple TV se parecer mais com o iPad foi provavelmente uma jogada muito inteligente – mesmo se alguns dos usuários da interface antiga não gostem da nova.

A nova declaração faz bastante sentido e está de acordo com o que vários leitores comentaram aqui mesmo neste artigo. Seja como for, eu continuo achando que esta nova interface tem mais sentido em uma tela multitoque. Seria um indício?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fabio Fonseca

    Espero que não! Mas… Será que o bom gosto do Ive não passa para as interfaces? Ou ele só apita em hardware?

    • Luiz

      Sinceramente, eu não gostei dessa interface, ta muito “popular”, não ta diferenciada como a Apple sempre faz, os icones poderiam se mais bem feitos eu acho, Steve Jobs estava certo

      • Lucas Fraga

        Parece a interface das novas TVs da sony Bravia, aquelas que tem conexão com a internet

    • TiãoGavião

      O inicio do fim, já era esperado só chegou antes.. O_o

  • Carlos Lino Jr

    Eu particularmente, acho esse ícones horizontais ridículos! :/

  • Se o Jobs não gostava nã quer dizer que é ruim…

    • ClarissaVs

      Quer dizer sim!
      Afinal ele revolucionou o conceito de celular e as características iniciais se mantém até hoje com satisfação geral, tanto pública como crítica.

      • Diego Azevedo

        Muito do que o Steve Jobs não aprovou não foi por ser uma má idéia, e sim pq a idéia não estava totalmente formada, ou não era a ideal para aquele momento. Na época do iPhone4, a rede 4G não era uma boa idéia, mas no iPhone4$ ela é.

        Além disso, não creio que os engenheiros só tenham começado a falar da AppleTV nova depois do afastamento do Steve. Esta interface já devia estar pronta (e aprovada) pelo Steve antes disso. A Apple é a empresa que é porque inova, muda conceitos, e estuda muito uma tecnologia antes de implementa-la. Não é do feitio dela produzir um aparelho às pressas.

      • Ciro Espitama

        O gênios cometem mancadas tb, minha cara. Ele são bons, mas não são perfeitos. Mozart não compôs apenas obras-primas, Pelé fez golaços, mas tb deu botinadas. Jobs cometeu inúmeros erros de gestão na sua primeira fase da Apple, não era um bom gestor de pessoas e tínha “teimosias” injustificáveis, como não permitir o uso do hotspot pessoal no iPad, não permitir o envio de SMS no iPad, sem falar naquelas que eram proibidas, mas depois foram adotadas nos dispositivos da Apple, tais como a sincronização por WiFi, usar o botão da câmara para fazer fotos ou o próprio hotspot pessoal do iPhone. Duvidar ou acreditar em tudo o que alguém diz ou faz é a melhor maneira de matar o nosso senso crítico. Devemos aplaudir os grandes homens por aquilo que fizeram de bom, mas não te-los como deuses onipotentes e perfeitos.
        Dito isso, concordo inteiramente com o Steve, o design é no mínimo brega!

      • Javar

        Meu Deus. Que resposta irracional. Vc acha que só o que o Jobs gostava que pode ser considerado bom??
        E não existe unanimidade quanto a interface não. Muita gente não gosta, e muitas outras já a acham datada pois vem desdo primeiro iPhone e já “enjôou” dessa mesma aparencia

      • JanjaBoy

        Clarissa, SJ foi bom, muito bom. Mas não criou o universo, esse tem outro criador, é o que dizem. 😉

    • Arlys Souza

      Acho curioso o fato de NINGUÉM ter reclamado da interface até sair essa matéria… rs
      Só porque saiu isso, agora a interface é uma porcaria e blablabla

      • Thiago

        Estava pensando justamente isso… Parece que as pessoas não tem opinião própria.

      • Stefano Angelo

        Acredito que a falta de comentários está mais ligada ao número de usuários da mesma. Afinal, quantos aqui possui uma?? Acredito que seja um pouco complicado você opinar sobre algo que não teve a oportunidade de usar/ter.

      • Javar

        Nao sei você, mas acredito que a maioria aqui ainda não a tinha visto.

      • Bruno Duarte

        Engraçado isso mesmo ! eu particularmente sempre leio as noticias mas nunca comento..

        E vejo direto isso… não só por essa noticia mas também por outras

        Curti MIL vezes

    • Copeta

      Os melhores anos de uma empresa é qua do seus criadores estão nela. Sem eles, a impresa muda muito, não tendo mais aquele espírito que a fez crescer. Mas não estou afirmando para Steve Wozniak voltar 😉

  • Raul Sampaio Correia

    Ou será mais um maluco querendo aparecer e chamar atenção, porque sinceramente eu achei o design bem melhor, e não vi quase ninguém achando pior.

  • Fabio Fonseca

    Entendi de cara que os ícones representam pequenas telas de TV, por terem a mesma proporção. Mas realmente ficou meio estranho

  • Junior

    Era de se imaginar que a Apple fosse colocar em prática aquilo que o Jobs havia rejeitado!!
    Digo… eu pelo menos imaginava isso!!

  • Guilherme Rutkosky Pacheco

    Lembra daquela onda de “web 2.0” onde tudo tinha esse “gloss” nos botões? Me parece isso, um retrocesso e uma interface feita só por engenheiros (com todo o respeito).

    • Sabe quem começou com essa onda de “gloss”, né? A Apple, com a interface Acqua do MacOS X, lá pelo ano 2000. Depois disso, todo mundo começou a imitar e acabou virando “padrão” na internet…

      • JanjaBoy

        Bem lembrado iLex.
        Mas, essa interface (Mac OS X) não foi criação do Jobs, já estava “quase” pronta no retorno dele.

  • Marcos P

    Sinceramente, duvido que isto tivesse sido apresentado há 5 anos. Mesmo porque, senão estou enganado, a segunda geração da apple tv só foi lançada em 2010, mas….
    #campodedistorçãoderealidade

  • Adroaldo

    Ilex, nao quero parecer paranoico mas eu imaginei esse “cenário”

    Antes do lançamento do iphone, tim cook vendeu parte de suas ações ( uma parte bem pequena, apesar do valor ser alto! E numa epoca mais ou menos boa para vender – eu venderia depois de lançar o novo ipad, nao acompanhei mas acredito que as ações subiram mais ainda!). Agora a apple paga dividendo aos acionistas. Isso gera um interesse maior nas ações, no meu ponto de vista. Estaria a apple entregando o “ouro” ja prevendo uma grande perda no futuro?

    Eu sei que a apple chegou aonde chegou por causa do pulso de steve, e isso faz até parte da cultura da apple. Será ela capaz de ultrapassar essa cultura e sobressair na adversidade ou estaria a apple polindo o ovo rachando para vender o mais rapido possível? ( no caso o tim e outros grande interessados vendendo ações em alta para sair do barco afundando com grande saldo na carteira!) Parece estúpido acabar com uma industria de bilhões de dólares mas ja vimos esse filme antes em outras empresas! Seria muito triste…

    Abraços ai a todos!

    • Adroaldo, eu particularmente não acredito que a Apple corra perigo a curto e médio prazo. Como você mesmo disse, Jobs deixou uma cultura forte na empresa, que deve perdurar ainda por alguns anos.
      Mas acredito que no passar de 5/10 anos, essa cultura não conseguirá mais se sustentar, porque as pessoas mudam. Jobs enfrentou pressões no passado e mesmo assim foi firme em suas convicções, mostrando posteriormente ao mundo que ele estava certo.
      Nem todos teriam a coragem de ter lançado um telefone totalmente sem teclado, pois em 2006 isso era algo absurdo. Basta a Apple ter um CEO não tão decidido, que inovações corajosas ficarão mais difíceis de acontecer.

      • Monty

        iLex, só para informação, em 2006 telefone sem teclado não era nada absurdo. Desde 2003/2004 eu já usava smartphone sem teclado físico, e praticamente só um botão. Era o XDA, e depois o XDA II, que já era na época um dos telefones mais desejados na Europa, talvez o mais, pois era o mais caro e com mais propaganda. A revolução mesmo foi a tela capacitiva (e o iOS), já que esse usava stylus, embora eu pessoalmente usasse 90% do tempo sem ela, mas na ‘unha’. 😀

        • A Apple foi MUITO criticada no início de 2007 quando apresentou um celular sem teclado. Lembro que muitos diziam que era “coisa de fanboy” defender o iPhone, e que ele nunca iria se firmar no mercado corporativo. Até mesmo Steve Ballmer tirou sarro disso, mas ele não é referência para nada. 😛

          • Monty

            Sempre racho de rir com o vídeo do Ballmer! 😀
            Mas acho que a crítica era mais para o uso corporativo, crítica, que, sejamos honestos, não ficou só em 2007. Até coisa de 2010 você ainda via gente falar que, para corporativo, blackberry era melhor. Mas de maneira geral, não havia crítica para o uso pessoal, havia? Mas só quis enfatizar que a falta de teclado físico e a tela gigante não foram revolucionários (e Jobs omitiu isso na apresentação, só mostrou os “com teclado”). Não sei nos EUA, mas na Europa esses XDA já eram objeto de desejo 4 anos antes do iPhone… A revolução foi a tecnologia da tela e o software.

            • Cristiano Pinto

              Eu tive em 2002 um SonyEricsson P800, bastante interessante dado que se podia usar com ou sem teclado físico, e já era uma boa antevisão de algumas tecnologias que se iriam impor nos anos seguintes – mas lá está, como se usava uma caneta (ou estilete) não era tão intuitivo de usar como a revolução operada em 2007 com o iPhone. O iPhone teve também inovações a outros níveis mas seria algo normal dado que face ao SE já teriam passado 5 anos, o que em termos tecnológicos, é um tempo imenso. Mas atenção, com este comentário não quero tirar qualquer tipo de protagonismo que o iPhone conseguiu, pois conseguiu ser verdadeiramente inovador face ao mercado onde se insere.

    • A quantidade de açoes que Tim Cook vendeu é insignificante perto do total que ele tem. Como ouvi por aí ele deve ter vendido só para pagar impostos ou coisa do gênero. E sobre a Apple, acho que o pagamento de dividendos foi por pressão dos próprios acionistas. Eles devem ter pensado “ou investe essa bagaça ou dá um pouco para nós”. Na minha opinião a Apple até demorou para pagar os dividendos.

      E sobre o post, eu acho que “deusificaram” Steve Jobs. Ele era genial sim, mas ele não era o único na Apple que era. O Jony Ive na minha opinião faria mais falta para Apple do que o próprio Steve.

      E BTW. EU não achei o design da Apple TV ruim. E BTW2. A 5 anos atrás ele achou uma porcaria. E como todos sabem, Steve mudava muito de idéia sobre as coisas, assim como qualquer pessoa. Então não dá para julgar uma opinião de 5 anos atrás. Até porque a realidade tecnológica era outra, e as possibilidades eram outras. Assim como um iPad/iPhone não seria bom a 10 anos atrás (e existiam tablets e smartphones naquela época e Steve dizia que era horríveis por causa da Stylus), talvez essa interface não seria boa a 5 anos atrás. Só digo uma coisa. Não é tão simples assim julgar uma opinião de 5 anos atrás, ainda mais de alguém que morreu. Steve pode ter ditado muita coisa nos rumos da tecnologia, mas nada que ele falou era lei.

    • Raphael

      Primeiramente, Tim Cook não pode vender boa parte de suas ações. Se não me engano, existem duas datas ainda distantes em que ele irá receber mais uma porcentagem de ações, digo, que ele poderá vender estas. Obviamente Steve não daria tantas ações de uma só vez, obrigando assim Cook de no mínimo manter o valor das ações para que quando ele possa fazer o que bem entender com elas, estas não estejam desvalorizadas. E como muito bem citou o Ricardo, os conceitos mudam, cinco anos atrás muitas coisas de hoje seriam completamente absurdas, e acho difícil esse desing ter cido feito a tanto tempo…

    • Monty

      Adroaldo, vamos lá:

      . Segundo as notícias, Tim vendeu uma parcela ínfima de suas ações, 2%. Pelo que li, o salário dele é muito baixo, coisa de US$800 mil/ano, o que dá menos de US$70 mil por mês. Isso é ridiculamente pouco para o cara mais importante da maior empresa do planeta. Por isso, o “grosso” do que ele ganha são em ações. Com US$800 mil ele não compra nem um apartamento de 120 m² bem localizado em SP, RJ ou BSB (sem falar no imposto, que está fora da conta). Por isso é natural que ele venda uma parte das ações para sobreviver, comprar sua casa, mulher querendo bolsa/sapato… (ok, no caso dele não tem a parte da mulher! Rsrs)

      . Não existe bem essa de “época boa para vender” (a não ser olhando para o passado, vendo o que já ocorreu. Digo no “presente”). Todas as ações já são precificadas com as informações e expectativas disponíveis no momento. Se é bom pra comprar, todos já compram, o preço já sobe, e já está automaticamente precificado. Se ele tem alguma informação privilegiada e a usa para benefício próprio, vai preso pela CVM deles.

      . A questão da Apple passar a pagar dividendos não tem nenhum impacto sobre o preço. O dinheiro já era do acionista, de qualquer maneira. O que muda é a alavancagem. Por isso os acionistas eram chateados com a Apple por ela ficar com tanto dinheiro parado. Eles não querem títulos soberanos, justamente por isso estão investindo em ações. Exemplificando, arredondando: vamos supor que a Apple vale US$500 bi, e tem US$100 bi em caixa, e tem 1 bi de ações no mercado, cada uma valendo, lógico, US$ 500. Se você compra um bilionésimo da Apple por US$500, você está comprando um pedaço da empresa que vale US$400 e comprando mais US$100 em cash (que na verdade são títulos, mas sem entrar nesse mérito). Então os US$100 já são seus. E para evitar que a ação caia para US$400 depois de distribuir US$100, ela pode recomprar ações na mesma proporção, que é o que vai fazer.

      . Não faz sentido lógico a suposição apresentada de “entregar o ouro”. Não é nem de ser verdade ou mentira, é que não faz sentido mesmo, percebe? Uma coisa é um investidor que acredita que a ação X vai cair, e a vende logo, beleza, aí tudo certo. Outra coisa é a empresa em questão fazer algo parecido… Não faz sentido… Em última análise, é até o contrário, se ela estivesse prevendo momentos difíceis, ia querer ficar é com mais dinheiro em caixa para superar esse futuro momento turbulento.

      . Sobre Tim vender porque o “barco vai afundar”, ele vai receber 1 milhão de ações da Apple durante sua gestão como CEO. Ninguém mais do que ele quer uma Apple bem sucedida, isso hoje valeria US$600 milhões.

      . Sobre o mérito do post, discordo frontalmente. E digo que até estranhei o BDI usar uma frase claramente desequilibrada, pescada de um ex-engenheiro desconhecido, de quem não sabemos as reais motivações, para afirmar como fato de que “não há mais ninguém na Apple para dizer ‘nao’ a um design ruim”. A frase é tão desequilibrada que não acho nem necessário contra-argumentar que é lógico que há sim essas pessoas lá. Se for para pegar uma frase de alguém, consigo pegar até de gente dizendo que Hitler foi excelente, mas isso não torna fato, claro. Só para lembrar, o iLex afirmou que o design do iPhone 4 era o pior de todos os tempos, né? 😛 Às vezes é só levar um tempo pra se acostumar…

      • Milton

        Obrigado por ter trago idéias desenvolvidas e ótimo teor argumentativo.

        Tb questiono a fonte citada pelo BDI no post e faço suas palavras as minhas, sem mais.

        Ressalte-se, porém, que o nível dos leitors do BDI e altíssimo em censo critico. Nisto o BDI pode se orgulhar: atrair esse perfil de leitor. Acompanho comentários no Cult of Mac, 9to5mac, dentre outros, e lá não há tanta freqüência de comentários, e posts, com censo critico preciso como aqui.

        Abraços

  • ClarissaVs

    Se equipe Apple passar a errar demasiadamente por conta de mal gosto ou qualquer deficiência sem Jobs, o que acontecerá, com certeza, é que igualmente decepcionante eles perderam a fatia, hoje gigantesca, no mercado. Sendo assim fico meus iPhone’s até ficarem ultrapassados, o que vai demorar bastante, e depois volto adquirir produtos de outras marcas. “Fazê o que?!”

  • Heitor

    Também acho que a Apple perderá parte de sua genialidade em algum tempo. É inevitável, visto que o maior resposável pelo que a Apple é hoje partiu.

    Mas também temos de convir que Steve Jobs disse uma vez que a tela do iPod era pequena demais para reproduzir filmes, e deu no que deu. Um design que há 5 anos ele não gostou, poderia ter o agradado hoje.

  • marco

    Eu sinceramente gostei da nova interface da apple tv ficou mais bonito chamativo depois que a apple anunciou a nova apple tv eu so estou esperando comprar uma tv nova com hdmi para comprar a nova apple tv.

  • Paulo Rocha

    Que questão se resume numa pequena frase que Jobs tinha: Nível de exigência alto.

  • Andre Rebitte

    Essa tela tá lembrando um pouco a interface metro do Windows Phone 7.5.

  • Steff

    Nao mexam no iOS!

    • Claudio Bauer

      Mexam sim! Há muito ainda a ser melhorado.

  • iLex, desculpe a sinceridade mas acredito que este é um problema muito simples de ser resolvido.

    Antes de Jobs partir ele deixou claro à Diretoria da Apple que não queria que ninguém “se intrometesse” nos trabalhos de Jonathan Ive. E eu acredito fielmente que ninguém esteja fazendo isto.

    Mas Tim poderia dar ainda mais liberdade a este respeitado designer e deixá-lo responsável pelas ideias de interface de navegação e/ou interface de usuário. Acredito que, desta forma, a Maçã poderá continuar mantendo seu excelente padrão de qualidade gráfica.

    Seria trabalho demais para Ive? Eu acho que não.

  • É bom saber que não sou o único a achar esse ícones feios, mesmo assim gostei do fato de se parecer mais com iOS agora, formando um certo padrão entre os dispositivos, mas mesmo assim os acho muito feios.

    • Ednilson Rosa

      Acho que se ficasse parecido com iOS ainda ficaria melhor. Pelo menos no iOS cada ícone tem uma arte diferente, ao invés desse monte de ícones com fundo “liso” e sem graça, parecendo interface de programa Windows…

      • Monty

        Mas os ícones com fundo ‘liso’ remetem à lógica minimalista da Apple, não acha?
        (Não é nem que eu tenha achado bonito, mas acho que vou me acostumar. Também não me incomodou tanto assim)

    • Francisco Vorcaro

      Talvez o que deixe esses ícones feios seja o tamanho. Por exemplo: O que fazia a visualização da tela do iphone 4 mais bonita e agradável do que a do iPad2? A tela retina!

      Talvez, a princípio possa parecer estranho enxergarmos mega ícones com uma resolução duvidosa. Quem sabe no futuro um ultra monitor com tela retina e a Apple tv integrada. ;o)

  • Pedro

    Me lembra um pouco o interface meio podre no psp ou do vita!!!
    Saudades do tio Steve!!!

  • gabriel

    ficou mais complicado antes parecia mais como o front row do mac

  • Copeta

    Acho que, a daqui a 10 anos, a Apple estará totalmente mudada. Vale lembrar que quando steve jobs saiu da Apple depois das ações baixas que o Macintosh trouxe, a Apple ficou a beira da falência, chegando até a IMITAR alguns design de outras marcas. Talvez, a Apple não conssiguirá segurar apenas com as invenções de seus funcionários,que podem achar que a idéia que eles tem na cabeça iria agradar steve jobs

  • Mário Leal

    eu gosto do interface ao contrario do que todos dizem

  • Ravate

    Foi alguém recém contratado da Microsoft que fez esses botões, só pode ser isso. Predeu a identidade Apple nessa interface.

    • Ricardo

      Realmente, ficou parecendo a interface Metro da Microsoft!

  • Ednilson Rosa

    Ainda bem que não fui só eu que achei essa nova interface muito ruim. Quem sabe em uma próxima atualização melhore…

  • Ravate

    Vou colocar mais um adicional, além de tentar colocar a identidade visual do iOS para iDevice na interface do Apple TV, pra mim foram também infeliz nesse ícone novo “computers”. O que uma casa com uma nota musical tem a ver com computadores? Discordo da casa, mas discordo mais ainda da nota musical. Se fosse o símbolo de algo relacionado à vídeo ficaria menos pior, pois trata-se de um produto para vídeo prioritariamente, e depois talvez música. Que horror.

  • JanjaBoy

    Não tenho Apple TV, nunca usei uma, não sei como é, só imagino, imaginando penso que essa interface gráfica ficaria ótima no iPad se esse for utilizado como controle remoto.

  • iEmerson

    Achei ridiculo esta interface no APTV… muito sem graça é por isso que Steve rejeitou e com razão, sem criatividade alguma colocaram alguns icones para dizer parecido com o iphone etc….. OHHHHHHHH Tim Cook, esta na hora de dar uns gritos igual ao Steve talvez o pessoal do design acordem….

  • Leo

    Eu ja me acostumei com a nova, mas eu gostava mais da outra. Eu sou meio suspeito pra falar de layout/design novo, eu nunca gosto de nenhum quando vejo a 1ª vez. Lembro quando vi o protótipo do iPhone 4 e pensei “aaaaaaaafffff, mega zoado… Jamais vou comprar” nesse momento eu digito em um iPhone 4 😛

  • LucasM

    Sinceramente achei a nova interface da Apple tv bem melhor que antes, só espero que a internasse do iOS nao mude para pior.

  • Tiago Guimarães

    O cara já tá fazendo falta, para citar um exemplo recente, não lembro da Apple lançando um upgrade “thicker, heavier, hotter…”. Dificilmente tio Jobs permitiria, “isso é uma m****!” ele diria.

    • João Pedro Vianini de Paula

      Eu acho que ele participou ativamente da criação do iPad de 3ª geração. Assim como do iPhone 4S. E, também acredito que ele não aprovou essa interface, porque ele tinha outro projeto para ela!

  • Matt Miranda

    Será que uma interface no estilo iPad ficaria mais agradável e clean? Talvez não, mas acho que ficaria melhor que essa.

  • Felipe Vivas

    Quando minha Apple TV atualizou, eu pensei que tinha ocorrido uma invasão alienígena! 😛

  • iRon

    Tenho Apple tv e não sou designer, então pra mim o que vale além de um visual agradável e a boa funcionalidade.
    Funciona pra mim que é assistir filmes . Rapidinho já estou vendo o filme que desejo. Vlw Apple.

  • Danilo Sato

    Essa interface estilo “touch screen pra TVs” não é muito prática, na minha opinião, claro 😉

    Mas também não é zuada 🙂

  • Marcio

    Acho que o novo iPad ja demonstra isso, nunca steve jobs permitiria um aumento de peso no ipad, nao importa qual melhoria fosse.

  • Diego Menezes

    salvemos a Apple. Vamos mandar emails para Tim Cook reclamando do design…. Vamos pentelhar a vida do John Ive. 😀

  • Lucas Pinho

    É iLex, foi o que eu disse em um dos posts sore o iPad, ele bateu recordes só pela cultura que o Steve deixou. Não digo que ele seja ruim, mas não é a obra prima que a Apple é acostumada a lançar, ou era…

    Eu não vou descer o sarrafo agora, pois posso queimar minha língua com os próximos lançamentos (iPhone 5 e talvez a TV da Apple), mas quando ocorrer esses lançamentos poderei dar minha opinião sobre o futuro da Apple.

    Ah e sobre esse design, o Steve fez bem em não usa-lo há alguns anos atrás…

  • Digoloureiro

    Qdo vi pensei: “que coisa feia, será que atualizo?” e a curiosidade foi maior e fiz a atualização, e me arrependi! A organização dos filmes esta melhor, mas os ícones são medonhos! Outra coisa que reparei foi que o recém iTunes Live sumiu!

  • Francisco Junior

    Para dizer a verdade eu fiquei meio decepcionado(não com a nova interface) com os subsmenus(sei lá como se escreve) terem continuado a mesma coisa.

  • Visitante

    Leio muito os comentários das pessoas nesse blog, muitas vezes esses comentários parecem aquelas conversas de bares, onde fala, fala e do assunto aproveita-se muito pouco. Claro que tem comentários que tras muita contribuição aos leitores.

    Nesse caso específico discute-se muito da aparência e pouco da funcionalidade até porque muitos confessam que não possuem a interface Apple TV.

    Eu tenho uma e achei que ficou muito melhor para o usuário, mas tem um problema técnico, que talvez possa ser daquela pecinha que fica entre o sofá e a interface (usuário) que não soube configurar e gostaria de por em discussão. Toda vez que uso o controle remoto o iMac responde também os comandos do controle, alguém sabe como evitar isso oi é mesmo um problema técnico da interface?

  • Pedro

    Quem sabe se pudéssemos usar o iPhone ou o iPad como controle…

    • Monty

      Mas pode! Qualquer um dos dois!

  • Antonio Saint Pastous

    Eu gostei como ficou, por sinal, achei muito melhor assim!!

  • Marlon Moraes

    Os icones da nova interface ficaram gigantes, (talvez seja em função da resolução da nova Apple TV ???) e independente da questão estética, tem-se um problema funcional, na tela principal, na 2a fila os icones ficaram cortados pela metade (Netflix, MLB.TV, Trailers, WSJ Live e YouTube) e temos que usar um deslocamento vertical para visualizarmos os demais, seria interessante que ficassem todos a mostra.

  • Jota Liza

    Eu já cantei essa ” premonição ” em algum post perdido por aqui:
    Com a morte de Steve Jobs, a Apple vai (aos poucos) perdendo a sua identidade, o seu diferencial…
    Até sua ” magia”!
    Infelizmente!
    🙁

  • Tiago

    A falta de Steve Jobs se resumi pelo lançamento do novo ipad, o simples fato de botar o nome de ”New IPad” mostra que a Apple esta perdida, sem um rumo, sem alguém para dizer pra onde deva ir! É uma pena, porque em um mundo globalizado as outras empresas percebem este tipo de coisas e atacam até roubarem a maioria de seus clientes. Eu tenho o IPhone 4s e Apple Tv, estou muito satisfeito, mas IPhone 4s (sem previsão de ter siri em Pt e Apple Tv sem poder se conectar com IPhone via bluetooth) se isso não se corrigir rápido eu posso mudar para outra marca.

  • Tiago

    Comprei a pouco mais de uma semana minha Apple Tv a 300 reais, na loja da IPlace e to usando mais para ver filmes pelo NetFlix e Jogar, mas poderia ter algo a mais, como instalar aplicativos ou ver previsão do tempo ou até mesmo acessar a internet, usando o iphone como teclado sem fio.

  • Braulio

    A verdade é que os clientes da Apple são diferenciados por sua exigência pelo belo, funcional e prático… Jobs sabia disso, e por isso os produtos da Apple são caros – e ainda assim vendem como água. Sem ou com ele, se a Apple começar a seguir tendências – ao invés de CRIÁ-LAS – seus seguidores acabarão inevitavelmente procurando caminhos no mínimo mais baratos, uma vez que “o melhor lugar comum é o mais barato”. Eu me incluo nesse universo, mas espero que isso nunca aconteça (Minha opinião). Abraços a todos.

  • Daniel Alencar

    Essa nova interface ficou diferente mas nao ruim. Mas eu tambem acho q parece muito serem icones para telas touch.

  • Lucas Ramos

    Eu nunca usei essa nova Apple Tv e não posso falar sobre o que eu achei sobre o design, mas essas mudanças não são preocupantes pelos menos agora, Steve Jobs era sim um Gênio, mas dentre todos os projetos que ele tinha em mente foram para frente ou era o exato? Quantos projetos nao devem ter sido barrados ou não era ideial? A cultura deixado por Steve Jobs na Apple é muito forte e irá permanecer por anos, o fato levantando aqui é Por quanto tempo? O fato de o design da Apple Tv ter mudado não quer dizer nada quem sabe isso não é mais uma distorção da realidade como a Apple sempre fez?! Eu vou esperar chegar no Brasil e experimentar e tenho certeza que irá ter um Review aqui no Blog e iremos dar uma opinião concreta!!!

  • Não exisitirá uma tela multitoque tão cedo, talvez haja um controle multitoque, mas não uma TV.

    Sejamos realistas, o homem criou o controle justamente para não se levantar até a televisão para mudar de canal ou algo do gênero. Adicionar a função de toque a uma telvisão seria um retrocesso muito grande que o ser humano moderno não está preparado.

    Mas a ideia de um controle com multitoque faria bastante sentido, além de ter muito a cara da Apple, visto que seu Magic Mouse também é multitoque.

    Uma coisa que não concordo nesse novo desing, somente é a artificialidade dos ícones, pois, para mim, parece que pegaram o ícone do iTunes no iOS e mudaram a cor…

  • César

    Mano, quem é que faria uma televisao touch screen? Eu to sentado no sofá, e tenho que levantar e ir até a TV pra tocar alguma coisa?
    Isso é completamente errado rs.

    • Leandro Fiore

      Mas César a futura iTV VAI ser touchscreen.

  • Otavio

    As pessoas nao sabem o que querem até que digamos a ela o que elas querem.

    A grande maioria aqui só está falando mal da interface pq alguém criticou primeiro. Se o elogio viesse primeiro todos estariam dizendo q é linda.

    Turma de Maria-vai-com-as-outras

  • Bill

    Realmente estranhei a inrterface no começo, mas agora me habituei e achei até mais intuitiva.

    iLex, pensei muito antes de clicar no link blogdoiphone.com no seu anuncio pelo blogdoiphone.com.br , ficou uma coisa muito direta, e poderia ser mais uma pegadinha. Já estava triste achando que tinham pego o .com.br também. Acho que pode ter muitas pessoas com essa dúvida também.
    Abraços.

  • Antonio Saint Pastous

    Eu gostei, principalmente pq uso o iPhone/iPad como controle! Pra mim ta melhor que antes!

  • Antonio Saint Pastous

    Eu gostei, principalmente pq uso o iPhone como controle! Pra mim ta melhor que antes!

  • dinho

    eu gostei 😀

  • Luis

    Parece trabalho para crianças. Algum joguinho infantil.

  • Eu gostei, a simplicidade da Apple me facina, meu filho também adorou!

  • Xerxes

    Engraçado… Eu não tenho Apple TV, mas quando fucei uma numa loja (modelo antigo) a primeira coisa que estranhei foi o design. Era feio e nao lembrava em nada a interface dos demais produtos da Apple. Agora eu acho que melhorou, está mais moderno, mas não recolucionário.

  • Felipe Palomaro

    Todo mundo chorando de barriga cheia…
    o design anterior da apple TV era horrível… era só texto jogado na tela…

    era prático, mas bem feio.

    agora, ele está mais visual, mais fácil de navegar e mais bonito.
    não sejam tão influenciáveis…