Notícias

Boa notícia: Apple agora permite período de teste gratuito de aplicativos da App Store

Com as novidades desta quarta-feira, qualquer um de vocês que tentar baixar, comprar ou atualizar um aplicativo do iPhone, iPad ou iPod touch, será avisado de que os Termos e Condições da loja foram alterados e você precisa aceitá-los. Em outros idiomas, a Apple destaca no início o que mudou, mas na versao em português nós ainda não temos direito a esse tipo de respeito, infelizmente, sendo obrigados a ler todo o contrato.

Desta vez, o que mudou foi a inclusão de um termo importante, pois introduz na App Store a possibilidade de testar gratuitamente aplicativos por um tempo determinado.

Esta é uma reivindicação antiga dos usuários, que muitas vezes compram um aplicativo e logo descobrem que ele não condiz com o que parecia (aliás, esta é a desculpa mais usada entre os que pirateiam apps). Mas a implementação não era assim tão simples, pois a estrutura da App Store deveria ser alterada.

A solução que os engenheiros da Maçã encontraram foi de usar as assinaturas in-app, do mesmo tipo que são usadas atualmente para as revistas da Banca do iOS.

Determinadas Assinaturas In-App pagas podem oferecer um período de teste gratuito antes de cobrar a sua conta. Se você decidir que não quer comprar a Assinatura In App, desative a renovação automática nas configurações da sua conta durante o período de teste gratuito.

Pelo que dá a entender no texto dos Termos, o aplicativo poderá liberar a totalidade de suas funções através de assinaturas dentro do próprio app. A primeira assinatura seria “grátis” e, depois de um tempo, ela seria renovada, custando determinado preço. Se o usuário testar e decidir não renovar esta assinatura, ele pode apagar o aplicativo do aparelho ou desligar a renovação automática na configuração da conta do iTunes, e quando o aplicativo perguntar se quer renovar, pagando, basta responder que não.

Esta é uma ótima solução que permitirá a todos nós testarmos os aplicativos antes de pagarmos por ele. Porém, por ser através de uma assinatura interna do aplicativo, somente aqueles que adotarem o sistema poderão ser testados. Isso quer dizer que você não poderá testar todos os aplicativos que quiser, gratuitamente; somente aqueles que permitirem isso.

Isso deve acabar, finalmente, com as “versões lite” dos aplicativos. Além disso, aplicativos caros como os navegadores GPS poderão, finalmente, serem testados na prática antes de comprados.

A mudança é excelente e já deveria ter sido adotada há tempos. Mas, antes tarde do que nunca. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Opaaaa

    • Luiz

      Gostei

    • Sergi T.

      Como eu sei quando um aplicativo permiter ser testado?

  • Eu li os novos termos um pouco antes da meia-noite de hoje

  • Thiago da Matta

    Eu queria mesmo era que o título do posto fosse esse:

    “Boa Notícia! Apple libera a categoria jogos na App Store brasileira”.

    • Você quis dizer: Brasil muda a lei e libera, certo?
      A culpa NÃO é da Apple.

      Aliás, andei aqui pensando: será que não seria interessante a gente criar uma petição online para mudar logo a legislação brasileira e acabar com essa idiotice de não poder ter jogos na App Store?

      • Eduardo

        A culpa é da Apple, sim, porque os Apps precisam se autorização para serem comercializados no Brasil, assim como o próprio iPad precisa de autorização da Anatel para ser vendido.
        Se isso demora, o único efeito é um certo atraso na disponibilização (como acontece com o iPad), mas não sua inviabilização.
        A Apple nao gosta disso e boicota, querendo que nós, brasileiros, façamos o trabalho de espernear por ela para a revisão da Lei.

        A necessária revisão dos apps tem como fundamento-raiz a SOBERANIA do nosso país.

        • Jack

          Soberania do país.
          Esse paíz aqui é uma piada, pra ser roubado não precisa ter classificação etária, agora pra baixar um joguinho sim?
          Por favor, nossas leis e impostos são um atrazo de vida.

          • Ednilson Rosa

            “paiz”, “atrazo”… tá precisando de um corretor ortográfico aí, heim! 😉

            • Michael

              ta falando sério??

      • Leonardo Negrisoli

        Mudar a legislação por causa de jogos?
        Acho um pouco demais querer mudar a legislação brasileira, se a apple adaptou sua iTunes Store (Filmes) pro Brasil, pode muito bem fazer isso com os Games também.

        Abs

      • Marcio Araujo

        Sinceramente não sei o pq disso até hj. Como foi dito acima, eles adaptaram a iTunes Store, poderiam fazer o mesmo com a App Store.

        Outra coisa estranha, pela lei não se pode vender nada em dólar no Brasil, a não ser que a loja não seja no Brasil. Ou a App Store já está fora da lei, ou ela não é no Brasil, portanto não tinha que obedecer essas leis referentes à jogos.

        Fica a dúvida e quem puder que esclareça.

        • Alexandre Carvalho

          Perfeito o seu comentário… Disponibilizar jogos NÃO pode (por causa da lei e blá blá), mas vender em dólares pode??? A loja brasileira é um verdadeiro LIXO sem jogos. Enquanto isso, a gente compra nas lojas de fora…

          • Luciano Borges

            Concordo plenamente com o comentário.. como assim temos que comprar em dolar e não podemos ter categoria de jogos? Pelo que entendi, o problema é somente a categoria, pois os jogos existem mas estão categorizados como entretenimento, mas não é a mesma coisa? Não entendo isso.. mas ninguém está nem aí para as lojas de apps das concorrentes.. e pior.. tem a categoria de jogos sem nenhum problema.. será q estão sendo processados por conta disso? Creio que não!

  • Jhonnyfail

    Opa, xD
    Se eu quiser, posso testar o iMovie gratuitamente por 1 semana? +\menos

    • JanjaBoy

      Pode comprar que não vai se arrepender. 😉

    • Alexandre Carvalho

      Não é bem assim… Vai depender do desenvolvedor! Agora, qual é o interesse de disponibilizar um app de 0,99 para teste? Duvido que eles disponibilizem dessa forma. Para apps mais caros, talvez funcione o sistema!

      • Djair Casado

        Pra mim faz toda diferença testar o aplicativo independente do preço!!! Qual a diferença entre um aplicativo de 0,99 e um de 9,99 se nenhum dos dois atende sua expectativa?

  • Henrique

    Vamos ver, na prática, como vai funcionar.
    Pode haver um efeito perverso também. Alguns NOVOS apps que “seriam” disponibilizados gratuitamente podem gostar do novo sistema e passar a cobrar depois de um tempo!

  • Beaguinho

    Não gostei de ser dessa forma. Deveria ser para qualquer App e gerenciado pela Apple o período.

    Dessa forma vai ficar a cargo do desenvolvedor determinar se vai querer colocar essa opção do App, ou seja, desenvolvedor picareta que faz software de má qualidade vai continuar sendo beneficiado.

    • Debora Pascoarelli

      Nooosaaaa! concordo plenamente! 🙂

      • Ednilson Rosa

        Também acho! A Apple deveria fazer algo como no Market, em que você tem um tempo pra utilizar o app antes de tê-lo definitivamente cobrado. Se desinstalar antes desse tempo, ele não é cobrado.

        • Matheus

          Verdade, esse mecanismo da Market é muito bom, já salvei muitos reais devolvendo aplicativo que comprei e achei ruim.

  • Fabio Rocha

    Legal! Demoraram para disponibilizar isso ao público…

  • André Renato

    Tem outro problema, ” a primeira assinatura passa a ser grátis” quer dizer que os apps poderão começar a cobrar por mês para funcionarem….

    • Daniela

      Pois é, pensei a mesma coisa! Por mês ou por ano! Hj quando compramos um app, ele é nosso, para sempre, mas agora com essa possibilidade de assinatura não sei não! É capaz de alguns apps começarem a cobrar uma licença anual ou coisa do tipo!
      Tomara que não!

      • Rodrigo

        Somos 3… Assinatura vem na minha mente como algo com uma certa periodicidade. Duvido nada desenvolvedores de Apps mais elaborados cobrarem assim. Só espero que não tenha plano bimestral, trimestral, semestral e anual… Se a Apple deixar isso acontecer, não quero nem ver! :/

  • Beto

    Essa foi uma noticia MELHOR do que a do “New iPad”..,

  • George

    Não acredito que isto resolva o problema das versões lite e da possibilidade de não testar a aplicação antes de comprar, pois se trata de um in-app purchase, ou seja, contratado dentro do aplicativo.

    Ontem, ao atualizar a Apple TV, esta mudança já foi percebida com a Netflix, que permite assinar dentro do próprio aparelho e efetuar pagamentos.

    Ainda não vejo nenhuma solução no horizonte para termos os “demos” na App Store e são raros os aplicativos que comportam o modelo de assinatura.

    • Marcelo

      Tambem acho que isso não vai muda muito os aplicativos que já são sem assinatura (que vc compra e usa indefinidamente)…

      Esse sistema só deve valer pros que ja utilizam assinatura.. como o Netflix.. acho até que fizeram por causa dele… vc tem direito a 1 mes gratis e a partir do segundo é cobrado automaticamente se não cancelar…

  • André

    O outro lado da moeda é que isso pode abrir espaço também para que as empresas vinculem a atualização do app com a assinatura… Imagina ter que pagar para ter novas funcionalidades ou por ex atualizacao do mapa de um aplicativo que vc ja comprou…

  • Alex Retamero Dias

    Melhor ainda se fosse: Boa notícia: Siri em português liberado.
    Nem tão cedo isso será uma verdade.

    • Dynho

      Sabe qual é a minha previsao pro siri em portugues?!
      Lá pelo iOS 8.xx quem sabe, não sendo pessimista.
      Ou o mundo acabe antes.

  • Ana Karolina Lima

    Mudança muito bem vinda!

  • Monty

    Pessoalmente, acho que essa inclusão foi para assinatura de jornais/revistas, onde é comum ter o ‘primeiro mês grátis’. Aí funcionaria legal. Sinceramente, não entendi que foi para apps.
    Pagar mensalmente, automaticamente, por apps, é pior do que ter o lite/principal, na minha opinião.

    • Exatamente! Também não vi nenhuma referência a aplicativos normais.

      E mesmo que o faça, me pareceu dizer respeito a uma nova modalidade para Apps, assim como é feito com a Newstand, a de “assinaturas”. Você paga todo o mês durante um certo período, e o desenvolvedor PODE (ou não) liberar um período de testes antes.

      Sinceramente, isso é péssimo. Pq se realmente abrir brechas para Apps comuns (que não são jornais ou revistas) cobrarem assinaturas, poderemos começar a ter apps com prazo de validade de licença, ou cobrando por algo que seria cobrado uma única vez.

  • João Werny

    Comprei o iPhoto ontem (ótimo APP por sinal) e não foi descontado de meus créditos, pensei em ser um bug mas será que já é isso?

  • Diego

    Fugindo totalmente do assunto do post mais essa é boa e preciso contar a vocês…
    Navegando em um blog desses da vida, achei um post sobre o novo iPad e li um comentário muito “interessante” de um certo individuo que era assim.

    ” Eu nunca compraria um tablet ou Smartphone que os meus olhos não conseguem enchergar todo o potencial da tela”.

    OH GOD WHY!!!!

    • Ricardo Gouveia

      Talvez o cara é cego! Vai saber… kkkkkkk

  • Maicon

    Muito, muito bom, no Android esta opção já tem a um tempo e é muito boa!

  • Ricardo Gouveia

    Muito bom hein!?
    Mas eu acho que a Apple poderia obrigar os desenvolvedores a adotar o sistema em todas as aplicações.

  • Tuaregue

    Ainda bem que há pessoas q tem paciência para ler tudo o q está escrito nos termos. hehe

    • Francis

      É mesmo. Até isso o BDi fez por nós. Muito grato BDI. Vlw!

  • Adriano Santos

    Ótimo, vou adorar isso nos apaga que tô desenvolvendo.

  • TiãoGavião

    Uma importante mudança, visto tantos problemas com usuários e compras de apps bem ruins.
    O que me preocupa:
    “desative a renovação automática nas configurações da sua conta durante o período de teste gratuito.”
    O que induz o usuário ao erro, deveria simplesmente poder usar por um período “X” e se não concretizar a compra ele é deletado, complicadinho a coisa heim

  • André Luis

    Aí Sim!
    🙂

  • Roney Cezario

    Que maravilha, agora sim vamos realmente ver o que compramos e se vai nos atender.

  • george

    “…Além disso, aplicativos caros como os navegadores GPS poderão, finalmente, serem testados na prática antes de comprados.”

    Realmente… Eu paguei pelo Sigip, odiei e tive que comprar o tomtom.

  • Felipe Passos

    MAs será que isso de “assinatura” não poderia ser um caminho para você ter que pagar sempre que houver uma atualização !?

    Espero que os desenvolvedores de app não pensem desta forma !

  • Wagner

    Sei que nao tem muito a ver com o tema do post, mas gostaria de saber se alguem está tendo problema em baixar/atualizar aplicativos pela Appstore através do aparelho, toda vez que tento aparece a mensagem ” Não pôde conectar a Itunes Store “…
    Será que é congestionamento ou alguma configuracao errada?

    Obs: A conta é americana, sem cartao de credito registrado.

    • Camila

      Estou com o mesmo problema, apesar da minha conta ser brasileira. Você conseguiu solucionar? Já tentei de tudo. Obrigada!

  • Alexandre

    O ideal seria um bloqueio automático do app após o término do período de testes e com o pagamento ele passasse a ser 100% liberado e de propriedade do cliente.

  • Janaina Clemente

    Gostei dessa idéia, só basta alguém testar e dar seu relato.

  • Jrbs

    Seria legal também a possbilidade de vender apps por um tempo determinado (exemplo 4 meses, 6 meses, 1 ano e definitivo)

    • Rodrigo

      Posso estar enganado, mas assim os Apps provavelmente ficariam mais caros (no modo de compra definitivo).

  • Rangel

    Por isso que eu gosto da concorrencia! Amazon app store do Android já tem isso a algum tempo. A propria apple ja faz isso em alguns paises.

    Tem que evoluir…

  • JOAO ROBERTO MARTINS

    Olá iLex, oi turma seguinte alguém já atualizou a versão da IOS 5.1??
    Algo novo além das novidades citadas na propria atualização pela Apple??
    será que vai funfar para os 3Gs também ???
    diminuiu ou não o Consumo horroroso da bateria? ??
    TCHAN TCHAN TCHAN…. \o/
    Se alguem souber comente aqui….pRA GALera

    • Francis

      Me parece que o consumo horroroso da bateria diminuiu. O meu Iphone 4 começou a manhã com 100% e agora às 17:15h está com 88%. Bom, não ?

      • Joao Roberto

        E já e uma miriade de prazer para nos
        Minha duvida amigo e por conta de meu amigo iPhone 3Gs saca…
        Queria saber se as melhorias estão presentes nele também, e se as que estão presentes permanecem também né. Ainda estou aguardando pra saber se alguém instalou e se ficou legal nele

  • Copeta

    o desenvolvedor determina o tempo determinado de duração de testes de cada aplicativo, certo?

  • Dorinhavasc

    Bom saber, mesmo que não seja para “todos aplicativos”, mas já é um grande começo, quem sabe mais pra frente vire geral, ou seja, para todos. 😉

  • Ricardo

    Acho uma boa, mas será que os apps gratis não passarão a ser cobrados?

  • Sincermaente não acho que isso acabe com as versões “lite”. Muitas dessas versões (como a do Angry Birds) tem fases diferentes do App Full e alguns ganham $$ com anúncios nelas!

    Sem contar, que tem gente que quer ter a versão lite, só pra abrir e usar um pouco eventualmente, sem precisar pagar nada.

    =)

    • Murilo

      Concordo em número e gênero!

  • Juliano Bazzi

    A Apple bem que podia adotar isso nos Apps dela né? Quero testar o iPhoto kkkkk

  • Eduardo

    Espero que muitos passem a oferecer este período de teste.

    Da mesma forma que o George, comprei o Navitel pra usar o GPS e mapas do Brasil e não gostei.

  • Puding

    Isso é certeza que será adotado, pois irá acabar com a pirataria de um vez por todas.

  • Antonio Carlos

    E vão “testar” ?

  • Murilo

    Como vou viver sem minhas versões lite?

  • Vinícius

    Para tal funcionalidade, devo ter o iOS 5.1?

  • Dionisio

    Não era mais fácil quando comprar, se vc não apagar em até dois dias , o app será combrado? Ora, se vc não gosta, vc não apaga do ipad?

  • Ruter Jr

    eu tinha muito receio em comprar apps… geralmente eu compro só jogos pois é facil achar comentarios e videos sobre eles… já os aplicativos é mais dificil… não da pra saber olhando apenas a print dele se é bom ou não. agora vai ficar legal!

  • Bruno

    E Steve Jobs se revira na tumba…

  • Leonardo Negrisoli

    Não entendi ainda como funcionará…
    Pelo que ta escrito isso funcionaria para as In-App Purchases e não pra compra do App na App Store né?

    Tipo se seu quiser testar o iPhoto agora como eu faço sem comprá-lo? Fiquei meio lost nessa :S

  • Denis

    Mas ao final das intermináveis 57 páginas onde está a opção (li e aceitei)??? Não encontrei.