AplicativosResenhas

Testamos o Photoshop Touch para iPad, a nova ferramenta gráfica da Adobe

Conforme anunciavam os rumores, foi lançado hoje o aplicativo Photoshop Touch, versão para iPad de um dos mais famosos programas profissionais para computador. E nós o testamos para saber se ele é mesmo tudo isso que promete. A conclusão foi meio decepcionante.

Primeiro de tudo: Sim, ele é uma grande evolução do Photoshop Express que já existia para iPad, mas infelizmente a Adobe ainda não fez todo o dever de casa. Ele ainda não permite que os profissionais que trabalham com imagens ou os amantes do design dispensem a versão do computador, pois faltam muitas funções chaves inexistentes ainda no formato mobile.

Mesmo limitado, ele ainda traz muitas possibilidades que ainda não eram encontradas juntas em outros aplicativos. Para fazer edições rápidas e de emergência, ele pode sim quebrar um galho, mas para imagens mais complexas ele ainda não é capaz de atender os profissionais mais exigentes.

Para começar, não há muitas opções para texto. Esqueça sombras ou controle de espaçamento entre linhas e letras, pois não é possível controlar isso. A única coisa que dá para fazer com palavras é entortá-las (wrap) ou aplicar alguns efeitos.

Não há suporte a Actions (ações pré-gravadas que facilitam a edição de imagens) e nem o uso de plug-ins de terceiros. Você pode abrir arquivos criados no PS Touch (.psdx) direto no Photoshop do computador (Windows ou Mac), mas o contrário não dá muito certo: se você tentar abrir arquivos .psd no iPad, você perderá os layers.

Outro limitador é que você só pode trabalhar com imagens de no máximo 1.600 x 1.600 px. Para o tablet e imagens para sites está ok, mas para trabalhos mais sérios, é complicado.

Além disso, a única maneira de abrir arquivos no PC é através do uso do Creative Cloud, um serviço de armazenamento na nuvem (internet) da própria Adobe, de inscrição gratuita. Não dá para entender, mas não é possível recuperar arquivos e nem adicioná-los ao aplicativo através do compartilhamento de arquivos (file sharing) do iTunes e (o pior) o PS Touch não abre arquivos de outros aplicativos. Ou seja, mesmo se você tentar enviar o arquivo por email para o seu iPad, não poderá abri-lo com a função “Abrir com” existente desde o iOS 4. Não há interatividade do app com outros.


Não dá para abrir arquivos no PS Touch em outros aplicativos

Mas nem tudo são espinhos. Uma função bem interessante é o “Camera Layers“, em que você pode tirar uma foto no iPad visualizando os layers já existentes. No exemplo que já vem no programa, você pode tentar encaixar um chapéu de pirata no rosto de um amigo ou até mesmo no seu.

Diversos tutoriais explicativos (em inglês) estão disponíveis para ensinar ao usuário várias técnicas de edição com o aplicativo.

Para fazer com que o Photoshop de seu computador seja compatível com os arquivos do PS Touch e Creative Cloud, você precisa instalar um plug-in especial.

Para quem gosta de brincar com imagens e criar efeitos legais em fotos, o Photoshop Touch pode ser uma boa pedida. Mas profissionais mais experientes ainda não encontrarão nele uma boa ferramenta de trabalho. Pelo menos até a Adobe resolver melhorá-lo.

Para quem quiser experimentá-lo, ele pode ser adquirido na App Store (link) por $9,99. Compatível apenas com iPad 2 ou posterior, com iOS 5.

Se você experimentou o aplicativo, deixe suas impressões aqui nos comentários. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • espaçatura não existe, é espaçamento…. hehehehe

    • Ops! 😛

    • Felipe Palomaro

      O certo, ceeerto mesmo, é espacejamento…

      • Daniel Alencar da Silva

        Hahaha todo mundo comete erros! 🙂

      • Luiz Alexandre

        Segundo o dicionário Priberam espaçar é o mesmo que espacejar. Portanto, espaçamento está tão correto quanto espacejamento.

  • Frederico

    Mas, enfim, é uma evolução né?

    E vai demorar muito, muito mesmo para alguém deixar de depender 100% do PC para trabalhar.

    Principalmente para o pessoal de desenvolvimento.

    • Bem que o ‘App Gratís’ poderia descolar esse for free. 😉

      • Pedro

        Será que o Simão fala inglês?

        • Luiz Paulo

          kkk,acho que fala sim pois ele já descolou vários apps grátis!

  • Bruno do Amaral

    Achei bacana, para minhas necessidades (notícias para o TechTudo). Mas senti falta de ferramenta de redimensionamento com valores numéricos – por exemplo, é difícil configurar uma imagem para uma largura precisa de 620p.

    Outro problema foi a integração com o Facebook: simplesmente não funcionou. Já tentei reiniciar, mas não deu jeito.

    Mas dá para importar fotos do Camera Roll do iPad, então, de uma forma torta, ele consegue abrir JPEGs externos.

    • Tem sim Bruno, no menu & tem uma opção de redimensionar a imagem para a largura/altura que você quer, em pixels.
      A primeira imagem deste artigo eu editei no aplicativo, fazendo o crop e colocando a imagem em 600px. 🙂

      • Bruno do Amaral

        Putz, nem tinha visto isso. Aliás, achei legal ter tutoriais, pq nem tudo ficou muito óbvio para mim (como o esquema de salvar/exportar uma imagem). Esse tipo de função mesmo foi a primeira coisa que eu procurei. Enfim, valeu pela dica! 🙂

  • Marlon Fuhlendorf

    Uso o photoshop por diversão, nunca fiz curso e tals…Uso sempre pra arrumar as cores em fotos e a pele em geral, e essa é minha dúvida, ele vem com o “carimbo” ou outras formas pra se arrumar imperfeições na pele? Tipo tirar espinha…etc?

    • Andre

      Vem com “carimbo” sim e funciona legal. Tem até um tutorial ensinando a usá-lo onde conseguimos retirar pessoas de uma foto

  • Torres

    Acho engraçado as pessoas quererem que um aplicativo mobile faça tudo que um aplicativo profissional de desktop faz. Isso nunca vai acontecer!

    Tablet não foi feito pra substituir computadores (nem desktop, nem notebook). São produtos diferentes, com foco de uso diferente. Portanto, NUNCA vai haver um Photoshop completo como a versão de computador para Tablet.

    Não estou defendendo a Adobe, não sei usar Photoshop, nem tenho instalado. Mas o que acontece é que as vezes as pessoas esquecem que por mais fantástico que um iPad possa ser, ele NÃO SUBSTITUI UM COMPUTADOR.

    • Jean

      Apenas te falo: Nunca diga Nunca.

    • Hans Bauer

      O Steve disse que ia substituir os notebooks se eu nao me engano

    • Andre

      Nunca, é algo bem forte, sempre existirão quebras de paradigmas, proporcionando experiências jamais previstas, isso gera os grandes sucessos. A versão atual não supre o uso do photoshop através de um desktop, entretanto vai seguir uma linha de evolução, seja através da Adobe ou através de um concorrente que irá quebrar a barreira do óbvio.

    • Gabriel Rimi

      Nunca é muito tempo. Meu iPad2 já apresenta um desempenho melhor que meu desktop (sim, é antigo mas atende às minhas necessidades).
      A tecnologia muda muito rapidamente. Não é recomendável usar o “nunca” em assuntos como este.

    • Marcelo

      Concordo com a parte do “Acho engraçado as pessoas quererem que um aplicativo mobile faça tudo que um aplicativo profissional de desktop faz.” + NUNCA acho um pouco demais…

      Por mais “mágico” que o iPad possa ser.. ele ainda tem suas limitações de hardware… não da pra quere q ele faça tudo q um pc faz… e até pelo preço.. não da pra querer que um app de 10 dolares faça tudo q um q custa + de 10x esse valor faz…

      + acredito que isso é só questão de tempo… em umas 2 ou 3 versões futuras do iPad ele ja deve ta conseguindo roda bem um Photoshop completo…

    • Fernando marques

      Olha o Adobe Photoshop 7.0 Lançado em Abril de 2002, foi um marco na era do photoshop, o programa era tão completo, que até hoje as versão CS5 mantém varias ferramentas da que usava no photoshop 7, mas agora veja que o programa é de 2002 , precisava pc para usar esse programa;

      Windows
      *Pentium® III ou 4 ( que o máximo da época era 2,6 ghz)
      * Microsoft® Windows® 2000 com Service Pack 4, ou Windows XP com Service Pack 1 ou 2
      * 320 MB de RAM (384 MB recomendado)
      * 650 MB de espaço disponível no disco rígido
      * Resolução de monitor de 1.024×768 com cartão de vídeo de 16 bits

      Acredito que seja mais uma questão de não querer fazer um programa tão bom, quanto antigo photoshop 7

      porque hoje um IPAD 2 acho que chega muito próximo, se não o próximo ipad 3 seja possível um versão melhor.

    • André Silva

      A IBM achou que algumas tecnologias NUNCA iriam funcionar, e funcionaram. Muitas tecnologias que temos hoje foram os “nuncas” de 10 ou 15 anos atrás. Adaptações levam tempo. Mas, algo é fato: A Apple já possui tecnologia mais do que suficiente para substituir os PCs por tablets.

  • Peço desculpa mas escreve-se “ainda traz” e não “ainda trás”.

  • por 10 obamas realmente não esperava um programa que substituísse o PS de desktop.

    • Ramses

      Por isso nao. Se vc comparar os jogos como street fighter IV, Fifa 12, Real Racing, Gta Rio ou Infinity Blade e outros com jogos de gráficos semelhantes para PS I ou II, saem muito mais caros do que as versões para IOS.
      Até mesmo um programa com a qualidade do Garage Band para PC seriam bem mais caros.
      Concordo com o argumento de Fernando, hardware tem, falta mesmo é vontade ( ou motivação $ ) para os caras produzirem um programa que, pelo menos, se nao com todas as ferramentas, que pelo menos quebre bem o galho como o iWork mostrou bem.

  • Harlane Castro

    O artigo deixa muito claro, para profissionais que fazem o uso avançado da ferramenta ele realmente deixou a desejar, mas uma gama muito grande de usuários como eu que usam somente para web e para edições simples e rápida ele é sim uma mão na roda, e tem as principais funções que não encontramos em nenhum aplicativo do gênero como por exemplo o carimbo. E já que aqui é pra dar opiniões, embora muita gente discorde eu acho sim que o tablet vai substituir o computador, pois a grande maioria usa o pc ou mac para coisas simples.

  • Denner

    Isso me lembra Bill Gates na década de 80: ” 64k eh mais que suficiente para um computador”
    #mãedináfail

    • hahahahahaahahahaha! 🙂

    • Stambassi

      Eu tive um TK 90X Color com incríveis 16kb de memória.

      • iRon

        E eu tinha um Cp 400 onde aprendi a programar em basic.

        • Leandro Salina de Melo

          Eu achei um folheto do CP500 que eu tinha e fiz uma comparação e precisaria de pelo menos 2000 unidades pra fazer a mesma coisa que meu iPhone 4 faz..

        • Alexandre

          Nossa eu tb tive um CP-400. Meu primeiro computador.
          Foi nele que aprendi o Básica tb. Aliás, com aquele encarte que vinha com ele, lembra?

      • Edgar

        Orra TK 90X era de boy…tela colorida na TV…tive um TK 83 e depois um TK 85 branco e preto…todos em basic…depois passei pro Apple III desktop…lembro do programa Logo, da tartaruga

        • Essa de “era de boy” me parece recalque de quem nunca teve um… 😉

      • Perilesjr

        Tive um Commodore 64 e o MSX da Gradiente. Quanta tecnologia…

      • anderson

        Eu tenho um TK 90 da Microdigital, e ainda funciona!
        Depois meu pai comprou um CP500 e o meu vizinho, lembro como hoje, o pai dele era dono de casa lotérica e comprou um Apple II para rodar o programinha de apostas na loteria. Era demais! uhauhauha

  • RAVAGNANI

    Que pena.

  • clístenisCanuto

    realmente, pelo preço não era de se esperar um ps completo né!?
    mas olhem o lado bom, dá pra fazer só com ele o q precisaríamos de uns 2 ou 3 app. rss
    pra “apagar” imperfeições eu uso o ReTouch e pra trabalhar com camadas eu uso o SketchBook.
    Então, por, 9,99, vale a pena. rss

  • jckruger

    Na AppStore fala que o app está disponível em Português,porem não encontrei opção para a troca de idioma,alguém pode me ajudar???

    Desde já . Valeu

  • ERICK Luis

    No dia em q o iPad tiver 4GB ou mais de ram e uma placa de video de 512MB ou mais, aí sim podemos exigir um photoshop profissional, e outra, photoshop sem um mouse é punk! A não ser uma pen touch, mas mouse é obrigatório!

  • Kaio Cesar

    iLex, os layrers funcionam normalmente?????…..

    • Kaio Cesar

      layers*

  • Dorinhavasc

    Ih…lendo os comentários aqui, logo lembrei que, meu marido Janja comprou este programa hoje, logo cedo, acho que ele vai ficar um pouco decepcionado então. 🙁

  • AIRLES

    Pra quem acha que um iPad nunca ira substituir um pc, esta totalmente enganado, a era dos PC esta acabando. Vai chegar o dia em que tudo sera possível em tablet. (e nao falta muito pra isso acontecer)

    • Fowler

      Na primeira semana de uso do iPad2 que eu ganhei da esposa, a vontade era de jogar na parede. Nunca havia usado nada Mac e apanhei um bocado para me adaptar.
      Hoje eu digo que para o usuário normal, daqueles “não gammers”, “não dowloadmaster”, etc, o iPad já substituiu o notebook, como é meu caso.
      Acho sim que até o final de 2014 notebooks serão minoria por aqui. Basta ver as campanhas contínuas da Dell em prol dos preços dos notebooks que despencam dia após dia.

  • Henrique

    Eu particularmente acho que $9,99 seria um preço bom demais para um PS completo. Portanto, não me surpreendi com as limitações descritas. Acredito que a Adobe vai incrementar o app em breve, incorporando novas ferramentas. Temos que lembrar que não é simples produzir um app dessa categoria. .. Vamos ter calma e aguardar! Quem usa só o básico do básico pode usar outras opções gratuitas ou opções mais baratas, de $0,99 ou $1,99.

  • Ai, ai, se soubesse que teria essa matéria talvez não tivesse comprado. Pensei que ao menos tivesse uma função básica para desenho. Necas de pitibiribas, só foto-manipulação mesmo. Só espero que nos próximos updates ela não cobre por recursos adicionais como faz com o Adobe Ideas que ao pagar o pacote completo se quiser mais camadas tem de pagar 0,99 por cada uma delas.

    • Fernando Chagas

      Tem sim função básica para desenho, vc pode iniciar um projeto do transparente, a partir do tamanho que desejar com o limite máximo de 1600 x 1600.

  • Darllan

    Basico. Nao vale pagar R$9,99 pode acreditar.

  • Fernando Chagas

    Olha, o NUNCA nunca é nunca, os primeiros photoshop já foram piores que o Touch, acho o iPad fantástico e o PSTouch veio para iniciar uma carreira de sucesso, trabalho com o Photoshop ha mais de 15 anos e confesso que fiquei empolgado com o Touch. Isso abre a nossa mente para o que pode vir por aí, com o novo iPad3, ou seja lá qual for o nome, sendo mais poderoso com mais resolução de tela, vejo que logo virão atualizações e melhorias. Parabéns para a Adobe, pelo menos ela já começou!

  • Daniel Pinho

    Penso que será extraordinário se a Apple acrescentasse ao iPad o suporte a “canetas digitais” de ponta bem fina – isso quebraria o paradigma de que certos apps só podem ser rodados no PC pela precisão do mouse (vide PhotoShop). O sistema continuaria sendo como é, feito para usar com os dedos das mãos. Porém, alguns apps específicos que requerem mais precisão poderiam usar a canetinha…

    • João Pedro Vianini de Paula

      Sei lá viu. Ou ia ser muito caro, ou iam ter que mudar para tela resistiva.

      Prefiro deixar assim e comprar uma stylus como a Griffin Stylus!

    • Suporte a uma caneta com reconhecimento dos níveis de pressão (como uma mesa digitalizadora, também chamada de tablet, da Wacom e outras). Acredito ser possível adaptar o hardware para isso. E aí sim, se inicia uma nova era do uso de tablets para manipulação digital. 😉

  • Asser

    Nao é compativel com ipad 1???? certeza>??

    • Daniel Pinho

      Não, já tentei baixar no meu e não deu. Fiquei triste, mas depois de ler este artigo formei uma opinião melhor e fiquei feliz de não ter gastado $9.99 doletas. 🙂

  • luciano

    Na app store o Photoshop Touch mostro que o aplicativo tem a opcao em português, alguém sabe como mudar o idioma?

  • Puding

    ISso ja era mais do que obvio, o Ps original custa em media 500 dolares, estamos falando da sangue suga Adobe, o que podiam esperar em 10 doletas?

  • Victor Zavecz

    Terceiro parágrafo iLex:

    “Mesmo limitado, ele ainda TRAZ…”

  • Matheus Pfuetzenreiter

    Ia lá baixar, dai me lembrei que primeiro preciso ter um iPad, haushauahau

  • Copeta

    Que limitações! Acho que não vale a pena gastar 9,99 dolares nisso!

  • Fabiano Rabaneda

    O iPad 1 começa a morrer.

  • Denis Michael Lazaro

    Trabalho com retoques e criação de pagem desde o Photoshop 3 , hoje eu uso o cs 6 , me descepcionei muito com esse app, posso dizer que nem o básico para meu ramo serve

  • Henrique

    Acho que não é o foco da Adobe lançar Photoshop para profissionais que usam ele no PC, pois há muitas limitações de hardware. Quem trabalha com design gráfico não usa iPad, usa mesa digitalizadora.

  • Como o fórum ta off vou perguntar aqui.
    Vale a pena trocar meu iPad 2 3G 64GB + Smart Cover poliuretano verde com menos de dois meses de uso em um iPhone 4 32GB com um ano de uso + R$1000,00?

    • Leo

      Ta de sacanagem né??

    • Brunu

      Um iphone com 1 ano de uso já tá meio judiado, principalmente pelo botão Home. Mas tudo depende do cuidado que o dono teve com ele. Eu vendi meu iphone 4 32GB há 2 semanas por 1.000 e estava novo, mas se vc vender para algum conhecido dá pra pegar mais.

      Faz um calculo iPad 2 64GB 3G – 2.569,00 (2 meses é quase novo)

      Se vc aceitar os mil reais + iphone, estaria pagando num iphone velho 1.569,00.
      No mínimo você não está fazendo um bom negócio.

      Boa sorte e dá uma pensada 😉

      • Brunu

        Ah, esqueci da capa q custa 150 reais, ou seja, o iphone sairia 1.700,00, ou seja, super valorizado para esta versão e ainda com 1 ano de uso.

        • Daniel Pinho

          Nas lojas Premium Reseller vc compra um iPhone 4S 16gb por R$2.049,00 parcelado em 10x… Melhor que pagar 1700 num iPhone 4 usado.

  • Tborges

    Alguém sabe ou já usou Lightroom pro ipad2?

  • Leandro.ES

    Sinceramente, não vejo muita utilidade profissional nesse app do photoshop para iPad. Trabalho com photoshop e acho horrível e muito sem jeito trabalhar com touch screen. Precisão zero! Duvido que esse app cairá nas graças dos profissionais da área. Na minha opinião, é mais um app que servirá para diversão. Para essa finalidade acho bem bacana! É óbvio que levo trabalhos e artes no iPad, porém já prontos. Poderiam até perguntar o que eu faria emergencialmente para alterar ou retocar um trabalho no escritório de um cliente… Nesse caso a resposta é simples: usaria meu macbook pro que sem dúvida estaria comigo.

  • Eu baixei hoje o Photoshop Touch. A principio eu gostei. Então resolvi fazer uma arte um pouco mais complexa, com vários layers e bastante efeito e imagens importadas… Aí ele começou a travar, fechar sozinho (varias vezes) até que não consegue mais abrir o próprio arquivo que fiz. Diz que aquele arquivo não possui um formato compatível. Lamentável. Tenho um iPad 2 de 64Gb. Tomara que a Adobe descubra logo esse “bug” e corrija.

  • @edutrl

    PS touch funciona sim no iPAD 1.Baixe pelo itunes no mac,depois instale o programa iphone configuration tool,click em aplications,depois add e ache o app,depois conecte o ipad(feche o itunes)e instale.aqui tem um link que usei p/ instalar o imovie na epoca,o processo eh igual.qq duvida so falar. http://www.redmondpie.com/how-to-install-imovie-on-ipad-1-guide/

  • Armando Tanaka

    Aproveitando … alguém conhece um app de desenho vetorial tipo “CorelDraw” para o iPad ??

    • Tem o iDraw. Eu uso e é muito bom! Além do iPad existe tb para Mac.

  • iLex, de pirata?!? 😛

  • Leonardo CP

    Achei bacana para um uso não profissional. Mas desde que baixei achei que a idéia era essa: o Photoshop touch substitui uns quatro ou cinco programas de retocar foto e desenhar.

    Brincando com as fotos achei que uma canetinha faz falta mesmo (eu não tenho), pois o dedo fica tampando tudo na hora de trabalhar, ficar indo e vindo o zoom leva muito mais tempo, acho que com uma canetinha iria ser mais rapido.

    Recomendo para uso pessoal e diversão.

  • Com o lançamento do iPad 3 eles farão uma fuckin atualização! (eu espero)

  • Jair Canela

    Instalei no meu Ipad 1, rodou normal……