Notícias

Guerra de patentes proíbe venda de iPhones 4 e 3GS na Alemanha. Tarde demais?

A guerra de patentes tem estado presente nos noticiários há mais de um ano. Não costumamos comentar nada aqui por considerarmos um assunto chato e aborrecido, que pouco interfere no consumidor brasileiro. Mas hoje aconteceu um fato no mínimo curioso, que vale registro: um juiz em Mannheim obrigou a Apple a tirar do mercado alemão aparelhos com a tecnologia 3G, como o iPhone 3GS, o iPhone 4 e todos os iPads modelo 3G. O iPhone 4S continua à venda, normalmente.

Quem venceu no tribunal foi a Motorola, que recentemente foi comprada pelo Google, que a usa para tentar convencer a malvada Apple a parar de fazer mimimi só porque eles copiam o sistema dela.

A ação foi movida baseada na alegação que a Apple infringe certas patentes relativas à tecnologia 3G. Mas a União Europeia está achando tudo isso muito estranho e já está investigando para ver se não está havendo abuso neste pedido. A Apple também entrou com ação para questionar a decisão.

Mas talvez tudo isso esteja chegando tarde demais para causar grandes prejuízos à Maçã. Por usar um sistema diferente de antena (a híbrida GSM/CDMA da Qualcomm), o iPhone 4S não é afetado pela decisão judicial, permanecendo à venda. Considerando que ele representa mais de 90% das vendas de iPhones (e o mercado alemão representa menos de 1% das vendas mundiais), o desaparecimento dos modelos 3GS e 4 só forçam o consumidor a decidir de vez pelo 4S.

Acredita-se que o futuro iPad também não correrá perigo de processo, pois deve trazer a mesma alteração nas antenas que o 4S.

Uma vitória tardia, que só serve para publicidade contra o iPhone? O que a Motorola (e o Google) REALMENTE esperam processando a Apple por uma tecnologia que eles nem sequer inventaram (mas compraram de outro)? Resposta nos próximos capítulos.

via Fortune

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pepé

    que palhaçada… nunca nada será melhor que a apple!
    aquela maçã mordida linda, fará com que eu sempre escolha ela..
    hahaha.. sansung? motorolla? nem fud*ndo

    • Jonatã

      Sou usuário Apple e recomendo a todos como a melhor. Não vejo muitas vantagens para a Motorla nesta pseudo-vitória. Mas nem sempra a Apple estará na frente, com isto ‘eu’ não concordo.

      “O tempo é o melhor remédio… (Ecl 7:8)”

    • Luiz Fernando

      Acho que foi até melhor tirar os estoques de IPads 3g, assim a população fica ansiosa e compr logo o ipad 3

      • Matheus

        “Quem venceu no tribunal foi a Motorola, que recentemente foi comprada pelo Google, que a usa para tentar convencer a malvada Apple a parar de fazer mimimi só porque eles copiam o sistema dela.” HAHAHAHA

        • João Pedro Vianini de Paula

          Ênfase no SÓ porque eles copiaram o sistema dela

  • Caio Felipe Faria

    Motorola chata!

  • Isa

    Muito triste essa decisão ):

  • joao ribeiro

    obrigado motorola agora a apple vai aumentar mais as vendas dos iphones 4s e gerar mais lucro =D

    • Marcio

      Obrigado? Você vai ficar rico? afff…

      • Juliano do Prado

        kkkkk

        • Maria de Fatima

          O velho sarcamasmo no blog……

        • Maria de Fatima

          O iLex hj tá mau…!!! muito mau ..!! cuidado com cada comentário galera .. falou até do acento do carinha … huhuhuhuhu…..

          • Maria de Fatima

            Ptz .. isso era pra ficar lá em baixo….

    • Cristiano Pinto

      Quem compra neste momento um 3GS ou um iPhone 4 é porque não tem dinheiro para o 4S… Não concordo por isso que haja uma grande transferência de consumidores para o 4S, porque quem precisar realmente de mudar de telemóvel que tenha um preço mais acessível, irá escolher um da concorrência ou então espera até ter dinheiro para o 4S

  • Asser

    O fato é que a Apple realmente usa tecnologias e protocolos de comunicação sem fio já patenteadas pelas outras empresas nos seus aparelhos..

    Tanto é que esta sendo processada não somente pela Motorola, mas tbem pela Samsung e Nokia, este ultimo esta mais grave.

  • joao ribeiro

    detalhe que foi a motorola que conseguiu isso e a samsung ta tentando isso desde o ano passado uhsuahsuas

    • Asser

      Decisão judicial não é pastel que sai em um minuto..

  • Paulo Leising

    “Quem venceu no tribunal foi a Motorola, que recentemente foi comprada pelo Google, que a usa para tentar convencer a malvada Apple a parar de fazer mimimi só porque eles copiam o sistema dela.”

    Pouco parcial esse artigo?
    É por isso que é um blog, as opiniões pessoais são bem fortes aqui.

    • Parabéns, Paulo, você é bem consciente do papel de um blog.
      Mas já lhe adianto: geralmente a informação aqui é muito mais confiável que muito portal de notícias “conceituado” por aí.

      • Rafael Costa

        BDI > Qualquer site que publica rumor como notícia

        BDI > Any blog!

        PS. iLex, você já recebeu o e-mail da Apple com um pedido de endereço pra camiseta do iOS 5 Tech Talk? Eu recebi, respondi e até agora nada!

        • Não recebi esse email não. Quando foi?

  • daniel Nogueira Hammer

    QUE O GOOGLE MORRA

    • Se o Google morrer, metade da internet entra em colapso.

      • JanjaBoy

        Só metade?

      • Alan Gabriel K

        Deixa que eu corrijo:
        QUE A GOOGLEROLA MORRA!

        • JanjaBoy

          Se a Apple fechar, o “boom” será menor que o Google fechando.
          Eu acho!

          • Alan Gabriel K

            Na internet sim. Mas além do Google à outros mecanismos de busca, como o Yahoo, Search, etc. Já a Apple não, Apple é só uma… mas há concorrentes, como a Samsung (¬¬)
            Se a Apple ou o Google fechar algum dia, o mais certo de se acontecer é de suas concorrentes se prevalecerem, outro fato é o número de pessoas cometendo suicídio ou vindo ao caos, mas isso não é de grande importância 😛
            Eu acho.

  • Guilherme_RJ

    Jogada de mestre quando a Google comprou a Motorola.
    Parece um excelente fime de Mafia, quando uma familia, (Google) mesmo errada, atrapalha os negocios de outra (Apple) dai ela tem que se aliar a outra familia que esteja certa (Motorola) e que já teve seus direitos violados.

    OBS: amo os produtos e atendimento Apple, mas verdade é verdade.

  • Marcio

    Nessa história ninguém é santo, besta é quém fica com essa paixão loca, enquanto a Apple, Google, Motoenrrola ganham rios de dinheiro vendendo aparelhos por 2599 reais, nossa muito inteligênte.

    • Inteligente não tem acento.

      Eu não gosto de falar da guerra de patentes porque sempre tem os estressados que ficam enchendo o saco com mimimi…
      Eu acho uma bobajada esses processos, inclusive por parte da Apple. Não concordo em empresa que compra patentes de outros para processar concorrentes, sou da opinião que a ideia deveria ser de propriedade de quem a criou, não podendo ser vendida.
      Processar alguém por algo que não inventou eu acho demais.

      Mas enfim, como eu disse no texto, esse assunto é chato demais para ficar perdendo tempo nele.

      • Monty

        Só a questão de se proibir venda de patentes, sobre um aspecto mais amplo, tem dois graves problemas:
        1 – É algo que não é nem aplicável. Hipoteticamente, se um dia proibissem a venda de patentes (o que já acho meio absurdo), o que iria acontecer é que as pessoas abririam uma empresa sob a qual registrariam a patente, e venderiam a empresa, daria no mesmo. Ou simplesmente licenciariam a patente.
        2 – Ainda assim, se fosse possível, seria trágico, pois arrasaria com a inovação no mundo, o que seria péssimo para nós. Apenas as empresas enormes (Apple/Google/etc), que têm condições de explorarem comercialmente as próprias patentes, inovariam. Todos os demais, que certamente são a maioria (universidades, start-ups, inventores/cientistas, pequenas empresas, etc) simplesmente perderiam todo o incentivo de inovar, e provavelmente trabalhariam com outra coisa, já que não teriam a menor condição de ganhar dinheiro com suas patentes. Os prejudicados, naturalmente, seríamos nós (também).

      • As ideias têm que ser protegidas, imagina que eu te compro o site, tu passas-me todos os acessos e continuas a utilizar tudo na mesma acho que não ficaria bonito. Excelente blog que tu tens e que visito todos os dias continua assim.

    • Sabatine

      De fato, muito “INTELIGÊNTE”!

  • iOucle

    Google já está perdendo a graça !!!!

  • SamuEX

    iLex e seu humor refinado.
    Adorei a imagem inicial com a palavra “Kaputt”.

    🙂

  • LINDALVA

    MOTOROLA KKKKKK

  • Cezar

    Acho que o ponto é somente rivalizar, não me parece ser nada racional, pois a motorola não está processando nenhuma das outras fabricantes e tenho certeza que pelo menos uma delas deev usar a tecnologia (não conheço técnicamente como todas trabalham).

    Mas acho que o Google apenas gasta forças, dinheiro e tempo com besteiras… tenho certeza que o Google tem profissionais altamente qualificados para gerar novas tendências e tecnologias. O Google nasceu fazendo isso… agora que se tornou uma das grandes entrou num buraco sem fundo de correr atras da apple como um cachorro na rua corre atrás de carros.

    Acho que nós que consumimos produtos Google (google.com, gmail, picasa, etc), pois tenho certeza que mesmo ignorando o android, e eu só tenho apple, smart e tablet, devemos cobrar da google que se mova para frente, que se foque em nós, e não em qualquer tipo de dominação de mercado… acho que quem deixa ou não uma empresa dominar o mercado somos nós! Eles criam as tendências, os produtos, e nós dizemos “é isso que eu preciso!!!”.

    A Apple fez isso, inovou e ganhou o mercado de smarts e tablets. A Google quando fez isso monopolizou o mercado de buscas… eu não busco no google.com porque não há mais ninguém no mercado, eu busco no google porque ele é o melhor. E vai funcionar assim com tudo que a Google produzir, se for o melhor, pode ter certeza que vende.

    Acho que essa “vitória” foi uma derrota, poque quem sai perdendo é você, que quando vê isso comemora achando que a Google ta no caminho certo…

    E viva a Apple!

    • André Louro

      Nusss… Falo tudo!!

    • Leandro

      Isso é um comentário ou um novo post para o ilex?

    • Alan Gabriel K

      Melhor comentário.

    • Paulo Coelho

      “Mas acho que o Google apenas gasta forças, dinheiro e tempo com besteiras…”

      Todo mundo gasta dinheiro com essas besteiras, a Apple inclusive (destruir o Android). O que todo mundo esquece é que, pra chegar onde chegou, muita gente adquiriu conhecimento que estava disponível e alterou o que achou necessário, pois era possível. Essas mesmas pessoas hoje tentam segurar de todo o jeito as ideias que eles tiveram, impedindo outros de fazer o que foi feito anteriormente.

      A Disney é um claro exemplo de tudo isso: Utilizou a música do Steambot Bill e cenas que lembravam o filme e fez o desenho Steambot Willie. Hoje, é bem capaz de você não poder usar o música porque decerto foi tudo patenteado, sem prazo de expiração, como é comum nas coisas do rato.

      O que eu quero dizer é que, por mais que a ideia seja importante e deva ser preservada, não dá pra impedir meio mundo de refazê-la de maneira maior e melhor.

      Tomemos o caso das notificações do Android, por exemplo. A Apple implantou no iOS porque é uma boa ideia. E certamente melhorou, incluindo informações adicionais nela. Mas o gesto de Slide to Unlock, que nem sei se ela inventou (mas patenteou, certo?) não pode ser utilizado ao contrário para silenciar o telefone (como no Android).

      A postura dessas empresas só vai nos levar a um buraco em que ninguém mais vai poder pensar em melhorar nada, teremos que criar tudo do zero (porque o ato de respirar já foi patenteado).

  • Alex

    Realmente, é mto mimimi…

  • Daniel Alencar da Silva

    Bando de idiotas!

  • Joe

    Complicado.

  • Andre

    to ficando com nojo do google ja

    • Nojo do Google??
      O Google Reinventou a internet, hoje em dia não há algo que você não possa descobrir graças ao google, não há um lugar na sua cidade no seu país ou até mesmo no planeta que você não seja capaz de chegar graças ao googlemaps, não há algo que você precise conhecer que não possa ser visto dentro do google images. O google cobra de quem quer anunciar nele e deixa de graça para todos toda a busca do mundo. A Apple tem fantásticos produtos, eu sou apaixonado pelo meu Imac, mas quando o Steve Jobs pensava nas suas inovações eu aposto ele usava o google pra ajuda-lo.

  • Jrbs

    Nada para preocupar… daqui uns dias elas estarão aí se beijando.

  • Bruno

    ilex, se patentes não podessem ser vendidas, a Apple não poderia ter comprado o Mouse nem a GUI do OS da Xerox.

    Patentes são ativos intangíveis das empresas, e podem ser vendidas. Metade do que consumimos hj de eletronicos não existiria se não fosse o comércio de patentes e royalties.

    • Rafael Costa

      Na verdade, a Apple entrou lá, viu como foi feito, patenteou e vendeu produtos com isso… Foi CÓPIA! Mas “cópia com autorização” da diretoria da Xerox.

      • Não foi cópia, foi aprimoramento da ideia. Li ontem mesmo este capítulo da biografia do Jobs (talvez o mais fascinante de todo o livro) e lá explica direitinho isso, inclusive dos mais de 15 milhões que a Xerox ganhou com isso. 😉

        Sem a Xerox e algumas ideias revolucionárias que nasceram lá, talvez não teríamos os computadores, smartphones e tablets que temos hoje. 🙂

    • Alan Gabriel K

      Comprar patentes para aprimorá-las e vende-las, sim, isto está certo. O que está errado é uma empresa comprar uma patente pra processar outra empresa.

  • Mericlis Frasson

    n entendi,

    a apple q processa todo mundo e o google q é culpado?

    é muito mimimi mesmo

  • João

    Acabei de ler, o processo já foi suspendido

  • Madmediphone

    Bom para os advogados. Vão ganhando serviço e dindin.

  • Lucas Leite

    Sabe quem mais perde com isso? Somos nós mesmos. Essa putari* de processar concorrente… Se sua empresa é boa, tem que provar no mercado, nos novos lançamentos, não nos tribunais. Isso não só vale pro Google, mas para a Apple também. O problema, é que nesse ponto, a Apple já tem a preferencia dos usuários. Vi numa matéria aqui do blog mesmo, na qual mostravam pesquisas que os usuários dos iDevices eram os mais satisfeitos do mercado.

  • Elias

    ate os caras perdendo a decisao estao ganhando!!! PONTE QUE PARTIU!!!!

  • egis

    Ja voltou a vender tudo normalmente na alemanha.

  • Matheus Augusto

    Bom a única coisa que acho errado foi tirar os aparelhos 3G de lá , pois isso não é certo o consumidor não tem culpa

  • Matheus Augusto

    Bom a única coisa que acho errado foi tirar os aparelhos 3G de lá , pois isso não é certo o consumidor não tem culpa

  • Só mais meu NOKIA 1208

  • Herbert

    mesmo que nao goste, favor colocar mais posts da guerra de patentes

  • PauloAndre

    Democracia é isso, ne? Vem um monte de moleque geração Restart falar merda no blog. “Nojo do Google” é demais…

    Bom dia a todos, e bom trabalho, iLex. Parabens pelo blog.

  • Maxwell

    O pessoal ae fica falando mal do Google só porque é concorrente. (as vezes merece… hehehe).
    Basta dar uma olhada no app nativo Mapas que vem escrito Google, pelo menos no meu 3GS ta.
    Agora só falta o povo descartar o iPhone só por isso. Eta povinho frescurento.

  • renato_m1990

    Lawl.
    Sim, tardia foi, porem eles entraram ano passado na justiça não o.o?
    E a parada da investigação é contra a samsung, mas ai já eh outro história.

  • Nícolas Umaras

    Lógica de alguns:

    Motorola faz Apple perder direito de venda de aparelhos.

    Essa empresa porcaria chamada Google que comprou a Motorola para brigar com a Apple somente porque não teve criatividade para criar algo novo e fez aquela cópia descarada e sem escrúpulos do Android. Patentes são uma porcaria, deviam não existir ou sua venda ser proibida. Isso jamais vai afetar a Apple.

    Samsung é proibida de vender Galaxy Tabs.

    Viva, isso mesmo, se tem a patente tem que ferrar com a empresa mesmo. Não pode roubar a patente de outro. Viva Apple! Tomara que essa Samsung vá a falência!

    Não sou nenhum rater. Estou postando esse comentário de um Mac e tenho mais alguns iDevices, mas tem gente que se torna meio incoerente. A Apple nunca criou nada no iPhone. Ela aprimorou o Touch Screen e a Interface. Não foi graças a ela que touch screens foram inventadas, softwares passaram a existir ou que smartphones ficaram populares. Isso se chama evolução, se não fosse a Apple, seria outra empresa e isso é fato.

    Parem de defender uma empresa. Você pode comprar os produtos da marca x porque prefere ela, mas não precisa ficar xingando a y e dizendo que ama a x. Empresas não amam vocês, elas amam seu dinheiro, por isso é idiotice defender elas com unhas e dentes (note que defender é diferente de apoiar ou indicar para alguém).

    Muita gente xingou o Google, mas se esqueceu que depende dele pra várias coisas. Dizem que o Google é monopolista, mas existem outros serviços. Não são tão bons quanto, mas existem. Se isso é monopólio, a Apple também pratica com a App Store: ela é a maior (melhor) e o principal motivo para compra do iPhone (sem mencionar a censura).

    No fim, todas são farinha do mesmo saco. Não briguem por elas 😉

  • Joao miguel

    Percebam que eles proibiram as versoes que estao baixando o preço
    Quando lançarem o iphone 5 o iphone 4 s sera proibido
    Ou seja,eles excluem as versoes baratas e deixam as versoes mais caras a venda
    Eita governo “bão” em?

  • Junior

    tardia nada…eles vao abocanhar 2 bi… ta bom ne?