Rumores

[rumor] Apple pode apresentar ferramenta para criação facilitada de e-Books na quinta

Faltam dois dias para o primeiro evento especial da Apple de 2012 (que você acompanha a cobertura completa aqui no Blog), em que ela anunciará algo relacionado à educação.

O Wall Street Journal (fonte confiável de notícias sobre a Apple) aposta na apresentação de livros otimizados para o iPad e novas maneiras de interagir com eles. Além disso, diz que a Maçã revelará uma parceria que está sendo construída desde junho com a McGraw-Hill, editora especializada em publicações educacionais e médicas. Outras editoras do tipo, como a Cengage Learning, também devem ser apresentadas na parceria.

Para apimentar ainda mais as expectativas, o site Ars Technica diz ter obtido informações de fontes próximas ao assunto, que afirmam que a Apple também apresentará uma nova ferramenta que facilitará muito a criação de livros digitais, popularizando ainda mais o formato. Seria quase um “GarageBand para e-Books“, fazendo relação ao aplicativo de criação musical da Apple.

Confesso que há tempos eu espero uma ferramenta do tipo. Nosso livro especial, o “Segredos do iOS 5” (que pode ser baixado de graça aqui), foi feito com o aplicativo Pages, da própria Apple. Ele facilita muito a criação de arquivos ePub (padrão para e-Books), mas ainda é muito limitado. Com uma nova ferramenta, a Apple poderia facilitar e muito a criação de livros já no novo formato ePub 3, que permite incluir interatividade aos livros digitais.

Uma ferramenta que facilite a criação de livros poderia inclusive aumentar consideravelmente a oferta de edições em português compatíveis com o iOS. Hoje, somos obrigados a fazer conversões dos livros comprados nas lojas nacionais.

Só nos resta agora esperar por quinta-feira para conhecermos as novidades que a Apple nos apresentará. O Blog do iPhone fará, como sempre, a cobertura completa em português.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Nossa… Seria muito bom para distribuir todas as aulas que eu tenho. Será uma forma bem intuitiva de compartilhar conteúdo. Melhor que o PDF!

  • Pedro José

    Porquê ninguém ainda pensou que será anunciada a nova versão do iWork. Creio que será este o foque da conferência… 😉

  • Sérgio Jardim

    Excelente notícia caso se concretize.
    Hoje eu uso duas ferramentas para isto, o Calibre pra conversão de formatos e o Scrivener para criação e geração de epub e mobi. O Scrivener tem excelentes ferramentas para gerão de ebooks, além de ser também um ótimo software para escrever livros, teses etc etc que demandam grande pesquisa de referências pois ele também é um agregador, praticamente um banco de dados + editor.

  • Elccin

    opaa, boa novidade…
    too loko correndo atraz de algo desse tipo…

  • Telmo Curcio

    Bom dia,

    Está acontecendo algum problema com o fórum, pois todas as vezes que tentei acessar (inclusive agora) consigo apenas entrar na página de início, logo depois ao clicar em algum tópico volta um erro de database ou algo assim.
    Já tentei acessar de outro computador tb, pra tirar a dúvida de se poderia ser somente o meu, mas tb não consegui.
    O fórum está com algum problema?
    Valeu!

    • Monty

      Telmo, quando o fórum começou a ter problema, Bin Laden ainda vivia… 😉
      iLex está trabalhando arduamente nisso!

      • Alex iPilot

        Vivia e ainda estava na Folha de Pagamentos da CIA…

        Lembro que o iLex falou em novidades neste ano… Vamos aguardar.

      • Telmo Curcio

        Valeu….

    • Andre

      Aconteceu comigo também, e já tento acessar pouco antes do dia 14 de janeiro.

  • Saotome

    Um aplicativo desses será de muita utilidade em minha empresa, na montagem de manuais de instruções e de treimentos para uso em iPad e iPhones.

  • TiãoGavião

    Estou aguardando uma noticia dessas a tempos 🙂
    Espero que seja real, vários trabalhos na gaveta a espera.. 🙁

  • Alex iPilot

    O que eu mais queria é que a Apple resolvesse a limitação de não poder organizar e mover as fotos dentre os álbuns, diretamente no aparelho… Coisa básica, isso!

    Alias o app Fotos é meio capenga, permitindo até nomes duplicados de álbuns…

  • Alex iPilot

    Bem lembrada a possibilidade de conversão de livros comprados fora da iBooks Store! Irei fazer a conversão dos meus livros da SARAIVA… O app leitor da SARAIVA é uma das MAIORES PORCARIAS que já vi!

    O app é compatível com o suporte CHAT da Saraiva… Um bando de coitadas perdidas, sem treinamento algum, não sabem o que é iPad, tablet, app, pdf, ebook, … Voce reclama que comprou um livro DIGITAL e não consegue baixar, e te pedem para confirmar o endereço da sua casa para verificar a remessa! Voce pede para cancelarem uma compra, eles estornam o cartão e depois o livro aparece no app para vc…

    Bagunça e vergonha! Um verdadeiro exercício de autocontrole, porque dá vontade de dizer um monte de besteiras que as pobres meninas não merecem ouvir… Talvez mereçam ouvir apenas o conselho para estudar e largar a M#%$& desse emprego…

  • Alessandro

    Seria ótimo poder converter alguns pdf’s para formato ipub e poder ler no IPhone. Recentemente descobri este formato e voltei a ter prazer com a leitura de alguns livros.

    • Alessandro

      Corrigindo….formato epub!!!! Rs.

  • Jahdson Peixoto Quintino

    Ilex, o problema de baixar o ebook ” OS SEGREDOS DO IOS 5″ permanece e não é só no meu iOS que está assIm, testei em mais dois iPhones e apresenta o mesmo trancamento da pagina. Qdo gc tenta abrir o texto que te leva a baixar o ebook na metade tranca e depois da um bug e o blog sai do ar. Você já tentou baixar atualmente esse seu livro? Alguém com o mesmo problema? Valeu!!!!

  • Lycos

    No artigo, o iLex mencionou que usa o Pages para criar livros no formato ePub. Alguém sabe dizer se a versão para iPad também possui esse recurso de criar arquivos ePub?

    Grato pela atenção.

    Paz et Bonvm.

  • Pedro Matulino HN

    Daqui a pouco começam os rumores em outros sites que o evento será apresentado pelo Steve Jobs… oh wait!