Curiosidades

9 de janeiro: há 5 anos, a Apple reinventava o telefone

“Hoje a Apple reinventa o telefone”

Nove de janeiro de 2007. Com estas palavras quase proféticas, Steve Jobs apresentava pela primeira vez uma das maiores criações de sua empresa e que revolucionaria toda a indústria de celulares: o iPhone. Este simples aparelho apresentou naquele dia características que pareciam de outro mundo, mudando a partir dali o conceito que todos tinham da palavra smartphone.

Era uma terça-feira, primeiro dia da Macworld Expo, uma das maiores feiras sobre Apple da época. Durante anos, a apresentação de abertura foi tradicionalmente feita por Steve Jobs, ex-chefão da Apple, que sempre aproveitava para lançar produtos ou mostrar dados e estatísticas da empresa.

Mas aquele ano seria especial. Havia muitos rumores que diziam que a Apple lançaria um celular próprio, o que não era fácil de acreditar, visto que ela era voltada mais para a venda de computadores (o iPod era considerado uma exceção na época). Mas os rumores eram fortes. A marca “iPhone” (nome lógico depois de produtos como iMac e iPod) já era de propriedade de outra empresa, a Cisco, e por isso era quase certo que, se o novo telefone surgisse, teria o nome de ApplePhone ou algo parecido.

A apresentação começou e durante meia-hora Steve Jobs falou de várias coisas: sucesso na iTunes Store, na linha de iPods e nas novidades da iTV, que a partir daquele dia passou a se chamar Apple TV (mais uma dica de que o nome do tal celular seguiria a mesma linha).

Depois de quase meia hora, o tão esperado momento chegou.

Era um anúncio importante para Jobs. Depois que terminou de falar da Apple TV, ele deu uma longa pausa de 13 segundos, coisa raríssima em suas apresentações. Deu um suspiro, tomou um gole de água, pigarreou e então começou a fazer o anúncio, sabendo que ele seria importantíssimo na história da empresa e, quem sabe, no fututo da telefonia mundial.


Ative as legendas no Youtube para ver a tradução em português

A apresentação foi realmente surpreendente, com vários momentos em que deixou de boca aberta quem assistiu, tanto lá no auditório quanto aqueles que acompanhavam por sites no mundo inteiro. O que muitos imaginavam que seria somente mais um celular, com teclas numéricas e uma maçã atrás, se revelou um dispositivo completamente novo, bem diferente do que se conhecia até então.

A tela maior, a ausência de teclado físico, o multi-touch, o Google Mapas, o acelerômetro, o scroll com inércia e o movimento de pinça para aumentar imagens foram as novidades que mais marcaram a todos, alimentando discussões até o final de junho, data de início das vendas do aparelho.

Além de ter influenciado totalmente o mercado de celulares, o iPhone ajudou a fortalecer a marca Apple, inclusive no Brasil, que antes era conhecida apenas por fabricar “aqueles computadores esquisitos que não rodam Windows“. O iPod mesmo não tinha sido tão eficiente nisso.

Quem pode acompanhar na época esta apresentação concorda que foi uma das melhores e mais emocionantes apresentações de Steve Jobs. Realmente um dia inesquecível. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tuaregue

    Só 5 anos??? Bolas!!! E como o iphone evoluiu em 5 anos!!!

    • Matheus Fernandes

      Há. Existe o dobro de tecnologia hoje. Mas é aquele esquema né. Dá pra ganhar dinheiro com isso ? Sim. Então daqui uns 2, 3 anos a gente lança aquilo então.

      • O dobro?

        Ok, se você está dizendo né…

      • Memorável..

        Essa e a apresentação do primeiro iPod deveriam ser ensinadas nas escolas de administração e TI.

  • Enrico

    foi um ano que marcou!! simplesmenet show! Obrigado iLex por este fantastico post!

  • israel santos

    o melhor do mundo puro e simplesmente o melhor.

  • gebittar

    pior que parece mesmo que foi a muito tempo….. relembrando isso e dmais

  • hahah, da ate medo imaginar se o iPhone nunca tivesse existido hein?

  • Joao

    A Apple é brilhante em certas áreas como foi o iphone, mas consegue ser burra e ignorante na maioria das outras e por isso a tendencia é ir ficando pra tras…A filosofia fechada da apple e seu “ditadorismo” vai ser sentença de morte (e isso já ocorreu no passado). O sucesso dela hoje é puro modismo. Apple é do tipo ame-a ou deixe-a.
    O próprio Steve Jobs disse “Se quiser usar nosso hardware vai ter que usar nosso software…”

    Mas essa é só minha opinião.

    • Alex

      Discordo totalmente. Exatamente por toda essa integração entre hardware e software é que os produtos da Apple são tão maravilhosos… E não me arrependo de ter desembolsado tanto dinheiro pra adquirir o meu MacBook Pro, o iPhone e o iPad… E se tudo correr bem, daqui umas duas semanas já tô comprando meu iPod Touch pra completar a “família” 🙂
      Diferentemente de quando a Apple ia mal, hoje ela tem poucos produtos, cada um focado num ramo diferente de mercado, o que me faz duvidar (e muito por sinal) que ela terá algum problema financeiro nessa década… ^^

      • Joao

        Fanatismos a parte…

        • Alex

          Não tem fanatismo… Simplesmente, pra mim, esses são os melhores produtos do mercado, por isso me esforcei para adquiri-los 🙂

          • Tiago Leal

            Eu tbm não acho que é fanatismo! Quem usa os aparelhos da Apple sabe da qualidade que é oferecida. O iPhone não é um telefone qualquer, o MacBook não é um computador qualquer e o iPod não é um tocador de música e vídeo qualquer. Cada um escolhe o que quer usar, eu optei pelo melhor. Eu não sei da experiência de outras pessoas mas eu tive alguns iPods, nenhum deles nunca deu problema algum, depois de 4 anos funcionam perfeitamente. Por isso, comprei o iPhone e o Mac e logo em breve pretendo comprar um iPad.
            Se qualquer outra marca oferecesse mais qualidade com certeza eu não usaria Apple.

            • Windsor Pereira

              Poow Tiago, só quem usa sabe do que a gente está falando, não tem como explicar experiência de uso.

              Por isso não desvalorizo tanto quem critica os produtos da apple, com certeza quando tiverem irão se apaixonar também.

            • Ronaldo

              De fato os produtos da Apple não são simplesmente mais um no mercado, eles fazem toda a diferença. Há 10 meses adquiri um MacBook Pro e minha experiência com ele é totalmente diferente dos outros computadores que já tive: é simplesmente fantástico. Adquiri também um iPad há 6 meses e estou muito grato pela quantidade de possibilidade de informação, entretenimento e conhecimento que ele pode oferecer.
              Uma coisa posso dizer: os produtos da Apple fazem toda a diferença na nossa interação com a tecnologia que temos disponível atualmente.

    • A Apple hoje é respeitada exatamente por isso… a sua integração entre software e hardware torna tudo mais simples e sem problemas… vc já instalou uma impressora num windows? e num mac? a diferença é absurda…
      Você já fez alguém que não entende de tecnologia aprender a mexer num android? Eu prefiro me jogar da janela a ter que fazer isso… o iPhone que minha mãe tem ela mexe em tudo sozinha e raramente pede minha ajuda… e não to dizendo só ligar e mandar sms… ela faz coisas que nunca faria em outro celular… manda emails, entra no msn, twitter, facebook, tira fotos e compartilha… pra ela que não é acostumada com tecnologia, o mundo da apple é mais simples!
      E isso vale pra muita gente…
      eu mesmo entendo dessas coisas mas prefiro ficar no mundo “fechado” (ou walled garden) da Apple… me preocupo menos com os problemas que eles trazem e foco na produtividade e no que eles podem me oferecer

      Qualquer um que já formatou um windows e passou 3 dias desinstalando e instalando coisas só pra fazer ele funcionar sabe do que estou falando…

    • Carlos Eduardo

      Não duvido que a Apple pode sumir algum dia, ou até mesmo que uma “New Apple” apareça no mundo (Quem sabe na China), mas definitivamente não acredito que será por conta da estratégia que ela adota em seus produtos.

      Desde que Steve Jobs voltou pra Apple, eles vem mudando a forma de vender seus produtos, criando outros produtos, etc, etc, etc, para que eles sejam mais produtos de consumo do que propriamente computadores.

      Quem trabalha com TI costuma achar que pessoas dotadas de menos conhecimento tecnológico são inferiores, pra Apple este tipo de pessoa é justamente o público alvo deles e pelo visto eles estão sendo bem sucedidos nesta estratégia. Durante décadas as empresas viram que o lucro estava no mercado corporativo e não no grande povão e a Apple resolveu apostar neste segmento, coisa que foi muito acertada na minha humilde opnião.

      Tanto isto é verdade que a própria Microsoft que sempre dedicou 99% do seu esforço para vender para governos e empresas, agora está investindo em produtos para o público em geral (Xbox, WP7 com integração com redes sociais, as propagandas para Windows 7 veiculadas na TV, etc).

    • O fato da plataforma (hardware + software) ser “fechada” é um dos motivos do sucesso da Apple.

      O feito é realmente fantástico:
      – A Apple consegue produzir um notebook MELHOR do que a HP, por exemplo
      – E faz um sistema operacional MELHOR que a Microsoft, por exemplo

      O resultado da soma dos dois é ter um Mac.

      Tudo simplesmente funciona.

      • joao

        E ainda tem a caridade de deixar rodar windows no mac kk

      • James

        Mas, na verdade, o Mac OS veio primeiro que o windows.Então a microsoft que tentou fazer um sistema melhor que o Mac.

  • Rafael Lapa

    O que mais me impressiona é que as tecnologias revolucionárias que vieram com o primeiro iPhone hoje, não significam NADA. É incrivel como a Apple tem a capacidade de lançar tantas coisas revolucionárias em tão pouco tempo.

    Por isso eu admiro tanto esse cara chamado Steve Jobs. Um revolucionário que reinventou o telefone, na verdade, inventou o Smartphone.

    Abraços

    • Monty

      Na realidade Jobs não inventou o smartphone. E tem pessoas se perguntando aqui “o que seríamos sem iPhone?”, eu respondo, por experiência própria: seríamos felizes! Tudo na vida realmente é relativo: Em 2003 (portanto, há 9 anos!) eu tinha um smartphone chamado XDA (que era fabricado pela HTC mas o nome HTC nem aparecia) da operadora européia O2. Ele era fantástico, lindo, uma telona touchscreen sem teclado físico, rodava Windows Mobile, rodava Excel! Anos depois troquei num XDA2, mesma coisa, “faster/lighter/thinner”, eu era o cara mais feliz do mundo com meu celular! Até o dia que mexi num iPhone… Aí deu vontade de jogar o meu XDA2 no lixo…

  • Francis

    E hoje, exatos 5 anos depois, não se pode definitivamente dissociar um do outro.!

  • João Vitório

    obrigado!

  • Hugo Torquetti

    Eu sou um fã incondicional não só da Apple mas principalmente do Steve. Esse jeito dele de fazer suas apresentações me cativa e encanta de tal forma que eu nem consigo descrever. Essa apresentação dele sem dúvida é uma das mais emocionantes. Eu chego a ficar arrepiado de ouvir ele falando e pensando o que essas palavras representaram não só para a história da telefonia como para a história da tecnologia como um todo.

    Thanks Steve. We’ll miss you.

  • Gabriel Oliveira

    O que seria de nós, sem nossos iPhone, iPads e iPods ?

    • joao

      Eu seria sedentario hauahuauaua

  • valberg

    Caramba 5 anos. Parabéns….. hauahauahauahauahu…

  • Juliano Dantas

    ..e depois do iPhone os smartphones se transformaram, assim como após o iPad os tablets se transformaram. É o efeito Apple de transformação e inovação da realidade.

  • Rangel

    pq foi colocado o video parcial da apresentacao? ficou estranho

  • Leonardo Negrisoli

    Parabéns para a Apple e para nosso brinquedo favorito 🙂

  • Carlos Alberto

    Interessante…
    Nao sou fã da Apple.
    Mas estava olhando aqui em casa: meu smartphone é um iPhone 4. Meu tablet é um iPad. E provavelmente meu próximo note será um MacBook air.

    • também não era fã… não tinha nem iPod… aí comprei um iPod touch… depois um iPhone… um MacBook, um iPod nano, um iPad, um Mac mini, etc etc etc huahuhauhauh

      • joao

        Hauah somos 2 kk

  • Franklin

    Thanks Steve Jobs :'(

  • O vídeo é de arrepiar!

  • Alex iLex

    iLex,

    Faltou o que seria até mais importante: dizer onde VOCÊ estava, como e quando surgiu a ideia do Blog, … Talvez num outro post… Obrigado, sempre!

    • Alex iPilot

      O anticorretor até mudou o nick…

      • JanjaBoy

        Hahahahahahaha!!!!! 🙂

    • Jordany

      Boa dica! Tbm tenho essa curiosidade…. Uma boa ideia para um post cheio de emoções e revelações hehehehehe

      Abraços, e curto muito o blog! ;D

    • SYN G.

      Também acho que seria um ótimo post, ”a história do blog do iphone”..

  • Leandro

    Semana passada e assinei o podcast da apple, das keynotes, e estava vendo essa apresentação… e não tenho o que falar… emocionante!

  • robert Venicius Alves de araujo

    me emocionei lendo…. =D

    • Francisco Junior

      2

  • kakosapo

    No lançamento,Steve Jobs disse que o iPhone estava
    5 anos á frente de qualquer outro celular,agora o Google
    acaba de lançar o Galaxy Nexus,exatamente 5 anos depois…

  • Victor Zavecz

    Cara, até arrepiei vendo essa apresentação…

    Não sou Appleboy, mas ver um cara falar que vai reinventar alguma coisa e provar isso preto no branco, realmente demonstra a genialidade que ele tinha… Uma grande perda.

    Isso devia servir de exemplo para aquela porcaria de empresa sul-coreana.

  • Rafa

    Quem via o iPhone naquela época, não imaginava o quanto ele mudaria, não só a industria de Smartphones, mas também, o nosso próprio modo de viver.

  • Um dia inesquecível!
    Quem não se emocionou vendo estes poucos minutos revolucionários daquele dia? Eu quase chorei aqui.
    Vai ser difícil não ver nosso titio Jobs na apresentação dos próximos produtos da Apple. Com certeza toda esta empolgação que sentimos e vimos neste vídeo, nunca mais será a mesma.
    Obrigado Steve Jobs!

  • Bussade

    Concordo com o final…

    Hoje as pessoas tem por objetivo final chegar a ter um Mac, algo do tipo “um dia ainda vou ter um!”.

    Antes agente via aqueles monitores arredondados, teclado diferente, até interessante, mas nem imaginava em entrar no mundo Apple. Era incompatível com tudo que tínhamos. Quando comprava um aparelho ( Palm, impressoras, etc.) imaginava: para que mandar um CD de instalação em Mac? Acorda, aqui é Brasil!

  • Algus Helm

    E eu naquela época trocando um Nokia 6120i por um LG easy shot…

  • Cristian

    E foi no dia 09/01/2007 também, que me tornei um admirador/fã dos produtos da Apple. 🙂

  • TiãoGavião

    Só tenho que dizer que:
    Think Different e 100% Apple 🙂

    Sempre sonhei em comprar os primeiros MacBooks, tempo($$$) não permitia na época. Hoje tenho toda a linha Apple + iBugigangas, iPhone é mais uma delas.
    Meu foco são os MacBooks 😉

  • Gabriel Neves

    Meu Deus, dessa eu não sabia! Justo no dia do meu aniversário a Apple reinventou o telefone! \o/

    • Will

      Parabéns! hahaha

  • André Tamarindo da Rocha

    Esse é um dia especial por três motivos: Dom Pedro I decidiu ficar no Brasil, a Apple lançou o iPhone e eu nasci, não necessariamente nessa ordem de importância, rsrsrs…

    • Will

      Mais um aniversariante? Parabéns para você também. haeuhaeuhaeuhaeu

      • André Tamarindo da Rocha

        Agradecido!

  • Roney Cezario

    Grande Steve.

  • clístenisCanuto

    “Direto do túnel do tempo!”
    show de bola o post iLex. PARABÉNS.

  • Joe

    Realmente foi inesquecível, lembro até hoje, na primeira vez que vi pensei que fosse magica.

  • Matheus

    Esse video me dá arrepios toda vez que vejo!

    • Cristian

      Essa apresentação, a do iPhone 4 e do iPad 1…já perdi as contas de quantas vezes eu olhei!

  • Felipe Araújo da Cruz

    Alguns meses depois estava com meu iPhone de 4gb. Me lembro das filas!!!!

  • Bruno

    O iPhone realmente foi uma revolução. E devo dizer que ele evoluiu pouquíssimo desde então. Isso mostra que desde sempre ele foi um produto de primeira qualidade.

    Por exemplo, pegue um telefone de qualquer marca hoje e um de 5 anos atrás. Não terão absolutamente NADA haver. O de hoje será INFINITAMENTE superior e mais moderno que o de 5 anos.

    O mesmo não de aplica a linha iPhone. O “iPhone 4S” de hoje é o “iPhone 3G” com firulas. (PS: usei o 3G em vez do “2G” pq são o mesmo telefone, só mudando a parte traseira e a rede de internet)

    Eu sempre fui muito cético com os produtos da Apple. Quando vi o iPad pela primeira vez, achei que seria um fracasso absoluto, algo completamente inútil. Hoje sou apaixonado pelo meu iPad 2 3G 64gb.
    Quando vi o iPhone, achei que seria ruim por causa do controle absoluto da Apple(como não passar fotos por bluetooth), mas aí veio a App Store e a situação e me convenceu a comprar mesmo assim….

    A Apple só não me conquistou com o OSX. Tive um Macbook Pro com o Lion mas não virou pra mim. Achei o OSX muito anti-prático de trabalhar. Prefiro usar Ubuntu ao OSX. O Windows 7 é perfeito para mim nesse aspecto.

  • Madmediphone

    O iPhone me introduziu no mundo Apple. O primeiro que conheci foi o Classic do meu irmão que ficou empolgado depois de entrar na loja da Apple em NY. Ele , esposa , sogros e o cunhado compraram. Na época funcionava com uso de um adaptador ao simcard da TIM . Fiquei embasbacado. Imagine em Teresina -PI , onde ele ia todo mundo o parava para olhar.
    Mas só adquiri o meu quando lançaram o 3GS. Hoje tenho um iPad 2 e um iPad nano e infelizmente continuo tendo raiva do meu desktop Windows que leve uma vida para abrir e fico obrigado a manter atualizado meu anti vírus quase de hora em hora. Mas um dia eu largo dele.

  • SamuEX

    Notem como ele, matematicamente, se posiciona ao centro antes de aparecer a palavra “iPhone” na apresentação.
    O efeito é fantástico vendo ele bem abaixo, no centro, da palavra iPhone.

    Steve tem muitos defeitos, mas algumas qualidades fantásticas e invejáveis. Uma delas é:
    Saber fazer uma apresentação como ninguém!

    • thiagocomputeiro

      Tinha muitos defeitos e fazia uma apresentação como ninguém…Infelizmente ele já se foi.

      • SamuEX

        Exato!
        Na empolgacao escrevi tudo no presente…

  • Carioca

    Ok, ok, vamos todos esquecer por um segundo que o iPhone original não foi um sucesso de vendas, e que estava atrás da vanguarda de celulares da época, pois não possuia 3G, coisa corriqueiras nos celulares de ponta da época, e tinha uma camera péssima, muito inferior aos bons celulares como o N95.

    O iPhone só foi virar o “iPhone” com a App Store e o iPhone 3, antes disso era mais uma curiosidade do que um telefone a ser levado a sério. Mas hoje em dia todo mundo esquece disso. Eu cheguei a ver um iPhone original na época e achei bizarro. Meu sonho de consumo continuou a ser o N95.

  • Humberto

    Pessoal é impressionante a sensação de utilizar um iphone, tenho um i4 e posso te dizer que é diferente de tudo o que já usei, não é fanatismo, é pura realidade.
    só para fazermos uma comparação o android tem várias marcas que utilizam esse sistema. O IOS apenas o iphone, então a chance de uma marca montar um hardware que se ajuste perfeitamente no android é muito maior e até hoje nenhuma das marcas somadas conseguiu ameaçar a supremacia do iphone.

  • Carol

    Nunca tinha visto o vídeo (na época trocava meu kyocera koi por um nokia que pra mim era o máximo rs)… E mesmo depois de tanto tempo é emocionante!!!

  • Alex iPilot

    Verdade: Steve Jobs morreu… Parece que Deus escolheu sua plataforma no céu… Pelo menos agora há Macs, iPads e iPhones no Paraíso, hehehe.

    PS: o Inferno já roda Windows há tempos…

  • Diego Guardia

    E pouco tempo depois Nascia um dos melhores sites sobre iPhone e dispositivo IOS: o BLOGDOIPHONE.
    Parabens!

  • Aian Cardoso

    Galera, quem tem curiosidade de ver o iLex, aqui vai um video em que ele usa o FaceTime com o pH na matéria do Fantástico 😛
    http://www.youtube.com/watch?v=dj6VGjYDR_g&list=UUhzZxjcMuDjH_1oj4BVPLlw&index=110&feature=plcp

    • Aian Cardoso

      Reparem que quando o pH liga apareçe ”iLex” hehehe

  • Tiago

    Mesmo depois de 5 anos, quando assito esse vídeo fico estupefato com essa apresentação.

  • Felipe

    Eu pergunto a todos: e como será os produtos da apple daqui a 5 anos sem steve jobs?

  • Rogério

    O impacto do iPhone para a Apple foi brutal. Antes dele a Apple era uma empresa ainda com um alcance bastante limitado. O iPhone trouxe o nome Apple para as massas (o nome, vejam bem! Poucos podem comprar um iPhone, mas quantos nunca ouviram falar dele?). E o sucesso do iPhone sem dúvida ajudou em muito a alavancar a venda dos demais produtos da Apple. Hoje em dia Apple é uma marca conhecida por todo mundo, até mesmo por aqueles que não conhecem ou não gostam de tecnologia.

    A Apple virou referência até para se fazer humor. Tenho filhos pequenos que adoram assistir iCarly e Brilhante Vitória (seriados infantis/juvenis do canal Nicklodeon). E em vários episódios os personagens aparecem usando notebooks, tablets e smartphones. Adivinhem a marca deles? O nome eu não sei, mas o logotipo é uma pêra! kkkkk

    Apesar disso achei o primeiro iPhone limitado demais. Nem o considero um smartphone. iPhone só passou a ser um smatphone de verdade a partir do 3G. E o iPhone 3G, depois de tanto tempo, ainda é um smartphone de respeito.

    Ótimo post! Uma data a ser lembrada!

  • Sonia Silva

    Nossa se eu soubesse que o iPhone era tudo isso eu ja o teria comprado em 2007 quando eu comprei um Nokia N95, esse foi meu último celular Nokia, durou menos de 1 ano.

  • Marcus Vinicius Malacarne

    Eu me emociono até hoje, quando vejo esse vídeo da apresentação do iPhone.

  • Cristina

    Sem exageros, meu mundo mudou depois de um Apple: nunca foi tão bom trabalhar ou ouvir uma música, ver um vídeo, me comunicar com os amigos! Isso é o que os produtos Apple proporcionam. E o iPhone foi uma revolução, hoje não consigo viver sem ele!!!

  • Não me canso de ver as keynotes do Tio Jobs…

  • reinventou mesmo, e até hoje, nunca foi lançado nenhum outro que pudesse superá-lo!

  • Beto

    iPhone simplesmente revolucionou TODA a indústria de telefones, como o nosso “iGod” afirmou 5 anos atrás.

    Apple é apaixonante ! Palavra de quem tem um iPhone 4S, iPad 2 e iPod Touch… Na próxima troca de notebook virá um Apple tb !

  • Dorinhavasc

    Fiquei aqui tentando imaginar a ansiedade que sentiu o Steve Jobs nesta apresentação?

    Realmente o iPhone foi uma grande evolução, e ainda hoje é o BIXO.
    Aqui em casa não somos Applemaníacos, e nem fãsfanáticos, mas tudo aqui é maçã. 😛

  • De arrepiaaaarrr!!! As apresentações do Jobs eram as melhores! o/

  • DVC

    Melhor apresentação do Jobs.