2011ARQUIVONotícias

Veja como são feitos os mapas em 3D que a Apple pretende usar em um futuro iOS

Neste final de semana foi noticiado que a Apple comprou a C3 Technologies, que faz mapas em 3D de cidades inteiras. Mas como estes mapas são feitos?

Bem, quase da mesma forma que o Google faz com seu Street View, só que com aviões, que tiram fotos aéreas das cidades, que são posteriormente processadas e organizadas em um computador. A diferença é que o processo final gera incríveis mapas em 3D.

Há bem pouca intervenção humana no processo, conforme matéria da revista Technology Review:

Primeiro, um avião equipado com câmeras digitais reflex tira fotos aéreas. Quatro câmeras apontadas para os pontos cardeais fazem imagens em ângulo oblíquo à terra, dos lados e acima dos edifícios. Câmeras adicionais (o número exato é segredo) capturam imagens sobrepostas de ângulos cuidadosamente determinados, produzindo um conjunto final que contém todas as informações necessárias para uma renderização 3D completa dos prédios de uma cidade. O sistema desenvolvido pela C3 compara pares de sobreposição de imagens para medir a profundidade, da mesma forma que nossos cérebros usam a visão em estéreo, produzindo assim um modelo 3D rico em detalhes.

 A tecnologia foi inicialmente usada para finalidades militares, como simulações e treinamentos virtuais. Confira um vídeo da SAAB AB, agência de defesa sueca que usa esta tecnologia e mostra os 3 passos para formar as imagens:

YouTube video

Em nosso artigo anterior, muitos leitores se perguntaram quanto tempo a Apple vai levar para adotar tudo isso no iOS e, o principal: se ela vai ou não mapear cidades brasileiras.

Talvez tenhamos que esperar uns dois anos para saber a resposta.

via MacRumors

Botão Voltar ao topo