Notícias

Primeiro passo: Anatel já homologou a bateria do iPhone 4S no Brasil

Aos poucos, o iPhone 4S vai ficando cada vez mais oficial no Brasil. A Anatel acaba de homologar a bateria do novo modelo, o que indica que ele já está sendo analisado pelo órgão brasileiro.

Todo o aparelho eletrônico que emita frequências de rádio precisa ser certificado pela Anatel para poder ser comercializado no território nacional. Por isso, a homologação da agência é fundamental para que o iPhone 4S chegue aos consumidores brasileiros.

Mesmo com o indício de que a homologação avança, isso não significa que o lançamento esteja próximo. De fato, dependerá das estratégias de mercado da Apple, que decidirá quando ele virá para o Brasil.

No ano passado, a agência brasileira também tinha aprovado apenas a bateria em um primeiro momento e só depois o aparelho, como forma de pressão para a Apple adotar uma política melhor de garantia no Brasil. A filial brasileira até adotou uma solução de fachada, mas que não resolveu efetivamente a situação dos que possuem o aparelho fora do prazo de garantia, coisa que a legislação obriga.

Atualmente, quem quiser arrumar um iPhone que não se enquadra na garantia, terá que pagar uma taxa inicial para a empresa Itautec (cerca de 800 reais) independente do problema. Na prática, não é uma real solução.

dica do Felipe Trevisan

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas Barbosa

    Hehe cada vez mais perto!

  • Vocês podem chutar uma data para a venda no Brasil? Estou ansiosa!

    • LP

      Também tenho curiosidade de saber o palpite do nosso blogueiro iLex para uma possível data de lançamento do 4S no Brasil. Seria um palpite, mas um palpite qualificado \o/
      Já vi gente falando em “final de novembro” e “perto do natal”.

      • São realmente as datas mais prováveis: entre última semana de novembro e primeira quinzena de dezembro.
        Mas com a Apple, qualquer previsão é apenas teoria…

        • LP

          Legal! Acho que se não chegar depois do Natal eu tô feliz!
          Abraço

        • José Djair Casado de Assis Júnior

          Podíamos fazer uma brincadeira de chutar a data?
          Meu palpite é 23/11/11

          • LP

            09/12/11

            • Lucas

              Poderia chegar dia 16/12…meu niver hihi!

        • Danilo

          iLex você tem alguma notícia sobre aquele rumor que circulou no meio deste ano de que a apple iria inaugurar a loja de musicas na iTunes Store do Brasil ???
          Os rumores apontavam para outubro, mas o mês já está acabando e parece que ninguém se lembra.

      • Amigos, creio que o lançamento oficial seja em dezembro, mês de Promocoes e muitas concorrências. Abraços a todos, vou aguardar ancioso.

    • Eduardo Coelho

      Chutar uma data? Isso é fácil: 16/12/11

      • Lucas

        Meu niver hahahha LIKE A BOSS!

        • Sohel

          Eu tenho o 4S ele e incrivel compensa comprar o meu e de 64GB.Enviado via iPad

  • Bruno

    Nosso poderoso està chegando!!!

  • O meu 4S está a caminho! 😀

    • Cristian

      O meu também…e de milhares outros brasileiros. 😉

  • Rafael Vannucci

    isso memso Brasil, peça por peça enche-se o 4S…
    A garantia podia melhorar aqui neh?

  • Sonia

    Sinceramente, eu até tenho condições para comprar um Iphone 4s, mas não estou nenhum pouco entusiasmada para comprar , diferentemente do seu antecessor. #prontofalei.

    • Tepple

      Concordo com você, meu iPhone 4 ainda me deixa bem satisfeito.
      A não ser que eu ganhe algum de presente.

    • Cláudio

      Compra, menina, tenho certeza que você não vai se arrepender.

  • George

    Fico pensando como deve ser um processo desses de homologação por parte da Anatel. Certamente não deve ter o menor critério.

    Para ser construída, uma bateria dessas foi motivo de milhões de dólares em investimento em pesquisa e desenvolvimento. A equipe possui centenas de engenheiros a maioria doutores e PhDs.

    Tudo pra que? Para um burocrata da Anatel chegar e falar PODE, NÃO PODE…? Com que fundamento?com que embasamento técnico? Com que conhecimento de causa?

    Com certeza é só um procedimento para cumprir tabela e atrasar o lançamento de produtos, tanto estrangeiros quanto nacionais…

    • Ryus

      Discordo. Há critérios e padrões a serem seguidos. Um deles é verificar se satisfaz as normas ambientais brasileiras. Ter sido projetado por PhDs e construído por operários não garante a adequação à legislação local. Outro exemplo é o modelo da tomada do carregador que depende de país a país.
      A falta de fiscalização ou homologação pode gerar irrelevantes problemas de importação e comercialização de lixo hospitalar…

    • Tbm me pergunto o mesmo… O produto foi autorizado nos países mais desenvolvidos do mundo e querem controlar o que aqui, que é tudo uma bagunça só?!

      Faça-me uma garapa…

      • Richard

        se for pensar assim, até esses celulares xing-ling ia ser aprovado..
        pq até um xing-ling tem que ter um engenheiro bom pra fazer, vc por exemplo se pegar pra fazer, não faz nem a tampa traseira 🙂

        pessoal, vamos nos alegrar por ter sido aprovado.
        se tivesse sido reprovado ai sim poderiamos falar alguma coisa.

        colocar a culpa na anatel pelos produtos importados demorarem para chegar em nossas mãos.. essa é boa 😀

      • Danillo K

        A homologação da Anatel possui a finalidade de verificar se o os equipamentos possuem condições técnicas e de segurança mínimos para comercialização no Brasil. Claro que submeter um produto da apple, a princípio, pode parecer descabido devido a sua reconhecida qualidade, mas a legislação, que inclusive impede a venda formal dos chingue-lingues no Brasil, deve ser observadas por todos.

      • Alex iPilot

        Sabe porquê muita coisa por aqui é uma bagunça? Porque há um MONTE de gente que pensa assim, pequeno. Como é que se muda isso? Educação.

    • OmarBH

      Tecer comentários sobre o que se ignora é, no mínimo, perigoso. Ofender sem conhecimento, é lamentável.
      Existem padrões nacionais que garantem a compatibilidade e a eficiência dos produtos estrangeiros e nacionais e isso precisa ser avaliado antes que entre em nossas casas e interfira em nossa saúde.
      Os países “desenvolvidos” produzem muito lixo, muita radiação desnecessária, muita química ruim e seria temerário que estivesse na mão de um comentarista de blog a permissão para a entrada destes problemas no Brasil, na confiança “cega” (ou ingênua) de que as indústrias multinacionais sempre querem o melhor para todos.
      Além disso, existe algo, muitas vezes aviltado no comentários desse blog, que se chama soberania nacional. Ninguém pode entrar aqui chutando a porta e colocando sua banquinha pra vender algo que sabe-se lá do que é feito e como funciona.
      Se, de fato, a Anatel funciona, é outra questão, mas seu papel é muito importante. Ela (Anatel) já foi objeto elogios em outros posts, sobre efetivação de garantia, que a “nobre”, “respeitadora” e “desenvolvida” Apple nega aos seus consumidores do Brasil.
      Não é só o Brasil que exige certificação e muitas vezes produtos fabricados e certificados em países “desenvolvidos” e vetados pelos institutos de controle brasileiros apresentaram sérios problemas.
      Vamos deixar de pensar pequeno, de subestimar o Brasil e babar-ovo para países que são tão esculhambados como outros, mas que ainda (e até quando não se sabe) têm Euros para encobrir suas falhas e erros.

      • Clap clap clap

        Não podia ter colocado melhor.

      • PaK

        Muito bem observado.
        Concordo plenamente!

      • Daniel

        Muito bem colocado.

        Gostaria de acrescentar também que existem algumas divergências entre os países sobre as freqüências que podem ser usadas para cada tipo de transmissão, e um dos deveres da Anatel é não deixar que um aparelho qualquer atrapalhe as nossas comunicações só porque veio de um país desenvolvido e “não merece ser inspecionado”.

        É muito fácil falar que não serve pra nada, mas sem esse tipo de controle teríamos toda uma estrutura prejudicada, além de produtos potencialmente perigosos nas mãos.

    • Francis

      Parece até que estou vendo: dois burocratas, sentados um na frente do outro, tomando um cafezinho de praxe, resolvem, depois de muito pensar, soltar o carimbaço. Pronto, é isso aí, estamos conversados. Quanto ao critério, deve ser mesmo zero, conforme vc observou.

      • A avaliação que fazemos leva em conta não só a aderência às normas vigentes no país, como também as que dizem respeito às frequências de transmissão e recepção , potência e outros itens técnicos.

        Classificar o trabalho da Anatel como puro exercício de vaidade, sem conhecê-lo, é no mínimo ignorância. Veja alguns dos parâmetros usados para homologação no sistema SGCH – http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/Tela.asp?SISQSmodulo=10199

        • George

          Seu trabalho tenho certeza que é muito bem feito, os procedimentos são validos, mas o que se critica é a legislação e a operação como um todo. Se o objetivo é evitar que lixo entre no pais, então que o governo fiscalize as fronteiras. Acho difícil alguém que tenha a intenção de vender produtos perigosos ou de baixa qualidade procure a anatel para um processo de homologação.

          Infelizmente a anatel é como qualquer repartição publica neste pais. Todo mundo sabe que existe, todo mindo reconhece a importância dela existir, mas NÃO FUNCIONA.

    • Alex iPilot

      Então você pensa que se foi feito por “doutores e PhDs” de países desenvolvidos, com base em milhões de dólares de pesquisas, não há problema??? Assista ao documentário “The Origins of AIDS” – original “Les Origines du SIDA”…

    • JanjaBoy

      Veja só, eles também não ficaram “calados” por que os Drs., os Phds e todos “bam-bam-bans” já tinham aprovado nos países de primeiro mundo. 😉

      http://blogdoiphone.com.br/2010/04/ministerio-das-comunicacoes-de-israel-proibe-a-entrada-do-ipad-no-pais/

    • Pool

      Que cabeça pequena, baba ovo de americano…

  • Lucas P.

    Oi gente eu sei q eh off-topic mas.
    Eu vou comprar um Mac Mini no Natal e estive pensando. Agr q vou ter um notebook e um Mac Mini eh melhor deixar o meu iPod sincronizado em qual iTunes? No do Mac Mini d 500 HD, i3, 2GB d RAM ou no mísero notebook positivo com Intel Celeron, 1 GB d RAM e 120 HD?

    Se poderem responder agradeço estou na duvida

    • Rodrigo Georgette

      Nos dois, utilizando o iCloud

      • Lucas

        eh pq hj com o PC-Free e o iCloud nem precisa mais de iTunes xD

        mas vou deixar td sincronizado no Mac Mini msm, ele eh mt mas fod* e potente xD

  • Não vou comprar mesmo =(

  • Pedro Spadotto

    [2] =(

  • Geison

    Quanto será que vai custar no Brasil? Mais caro ou igual ao 4 ?

    • Coala

      Cara, provavelmente vai seguir o mesmo preço

  • Noticias otimas!!!! Ta perto

  • Ae iLex saiu nos créditos da Notícia na Globo.com!!

    Parabéns pela agilidade!

    abs

  • Raphael Braga

    E se eu mandar o aparelho para algum país? Eles consertam?

  • Roney Cezario

    Maravilha.

  • Miguel Pietroski

    Um off-topic rapidinho, alguém conseguiu ativar o iMessage? Aqui está “Esperando ativação” desde 12 de outubro kkk

    • Felipe Hosang

      Que operadora? o meu TIM foi sem problemas.

      • Miguel Pietroski

        Minha operadora é TIM SUL SC…

        Tentei várias vezes e nada… :/

        • Dorinhavasc

          Nossa aqui em casa o iMessage foi assim puf-paf, terminou de instalar o iOS 5, pronto apareceu… e estamos usando, os outros coitados que são free como; o wats app, viber, voxer e textme …. estão até juntando poeira. 😀

          • Dorinhavasc

            Sim e aqui temos operadoras variadas, como vivo, claro e tim.

            Sim tu verificou lá em: ajustes=>mensagens, tanto seu “iMessage”, assim como seu “Enviar como SMS”, tem que estar ligado, e outra funciona com internete somente.
            Espero ter colaborado.

  • Vinicius Moll

    iPhone 4S no brasil sem usar o SIRI? PRA MIM, não vale a pena comprar! Final de 2012 sim, promete!

    • Leandro

      o iphone vai ser lançado dia 21/12/2012… hahahah esse fim de ano promete…

  • Rhamon Diego

    O meu chega dia 5 de setembro e eu estou super ansioso imagina esperar até o natal e ainda na incerteza. =0

    • Cristian

      5 de setembro?? Não seria novembro?

      • Rhamon Diego

        KKKK tem razão é isso mesmo =) viajei na hora do post.

  • Fabio Rocha

    Nem me fale e assistência técnica/garantia, estou tendo uma dor, mas uma dor de cabeça com a TIM.

  • Carlos Arcas Neto

    Ja que o assunto é homologação da bateria. Paguei minha lingua fiz um dia desses um comentário de
    tudo que faço durante o dia e que ainda chego em casa com 40% de bateria.
    Depois da ios5 adeus. há quatro dias que minha bateria mia as 16hs. da tarde. Alguem observou aumento
    de consumo depois da ios5 ??

    • PaK

      Carlos, a minha bateria está durando mais depois da atualização.

      Fique atento as dicas para durar a bateria, já ditas aqui no blog: http://blogdoiphone.com.br/2011/10/bateria-ios5/

    • Francis

      Realmente, o consumo da bateria do Iphone está muito elevado depois do iOS5. Mesmo utilizando as recomendações do BDi, a coisa continua braba.

    • Beto CPB

      Sim… No iOS 5 a bateria está gastando MUITO mais rápido !

    • Julius Cardoso

      a minha tá durando o dobro depois que segui as dicas do blogdoiphone. das dicas eu só não obedeci o bluetooth que uso sempre pra compartilhar internet do 3GS pro macbook e o equalizador que não dá pra ficar sem.

  • lukas

    Alguem connhese esse aplicativo dizem ser muito bom Dragon Dictation

  • Lucas P.

    Outra duvida off topic

    O espaço extra do iCloud pode ser comprado com os créditos do iTunes Gift Card? Pq Tava clicando em comprar (msm com só 10 centavos xD) e apareceu algo lá falando sobre mais créditos na conta eu axo

    E o iTunes Match tbm? Posso usar o iTunes Gift Card como dinheiro?

    Aguardo por resposta

  • Na loja da Vivo a atendente me disse que chega no fim de dezembro, depois do Natal… mas pra mim isso não faz sentido!

  • Anderson Luis

    Eu estou mais curioso msm e pra saber qual orgão meu teri que vender pra comprar o 4s aqui nessa merda de país e aposentar meu 3gs.

    Quantas dilmas ?? eu aposto que chegara a versão de 16 gb por 2399. querem apostar?

  • Karol

    Como blog foi bloqueado no meu trabalho (olha o BDI roubando a atenção :), li uma reportagem sobre o assunto no globo.com e qual a fonte deles? BDI!!!
    Parabéns ao blog e obrigada por nos manterem sempre atualizados!

  • Bem gente minha ansiedade se deve ao fato da minha versão atual ser a segunda geração. Prometi q só compraria um novo qdo tivesse algo muito inovador, ou seja, SIRI. Agora sim!

    Chuto a data 14/12 🙁

  • Cristian

    Agora que começa a minha dúvida cruel, por causa da verba limitada: iPhone 4S (que será/seria meu primeiro) ou iPad 3, para aposentar meu iPad de 1ª geração!? Os dois, no ano que vem ficará pesado para comprar, hehe…

  • Não tenho a mínima curiosidade para saber quando vai chegar. Não vou comprar e nem nada, estou satisfeitíssimo ainda com o meu iPhone 4

    • Gustavo Zanandrea

      Ta então porque vc leu este post ?

      • Lucas

        HEADSHOT!!!

        FLAWLESS VICTORY!!!

  • André

    Esse negocio de ter que pagar 800 contos pra itautec caso tenha que fazer um diagnostico do iPhone é decepcionante pelo cuidado que parece que a Apple tem com seus clientes, ou seria uma estrategia somente no Brasil? É de chatear, o negocio é torcer pro iPhone nao dar problema…

  • Denis A. Ozorio
    • Francis

      Valeu, Denis, estava querendo muito ler essa noticia em que o BDi partiu na frente.

  • No Brasil tudo demora mesmo… 😛

  • Marcos Fraga

    Falando em bateria, parece que alguns 4S realmente vem apresentando problemas com o consumo de energia.

    Acho que a tecnologia de armazenamento de energia não vem acompanhando o desenvolvimento da velocidade dos processadores (vide Lei de Moore).

    Também pudera: 3G, Wi-fi, memóroa RAM, Siri e um processador dual-core de 1Gz…

    Colocaram um motor de Ferrari com um tanque de combustível de Uno Mille.

    Agora os engenheiros que se virem pra resolver o problema.