Dicas

#dica: Como lidar com backups corrompidos do iTunes

O iTunes é um grande utilitário, pois é capaz de fazer backups (cópias de todos os dados) do iPhone, do iPad e do iPod, permitindo que, em caso de necessidade de restaurar o sistema (ou comprar outro aparelho), possamos recuperar todos os nossos dados, como contatos, calendários, fotos, mensagens (leia também: “Aprenda a passar os dados de um iPhone para outro“).

Porém, há casos (raros) em que este backup, por alguma razão qualquer, fica corrompido, impossibilitando que se faça novos registros e dando dor de cabeça para o usuário. Felizmente, há alguns passos simples a seguir caso isso aconteça com você.

Se ao tentar fazer o backup do seu aparelho, aparecer a mensagem “O iTunes não pôde fazer o backup do iPhone porque o backup não pôde ser salvo no computador” ou “O backup não pôde ser iniciado porque não foi possível iniciar uma sessão“, isso quer dizer que os arquivos de backups anteriores no computador não podem ser mais acessados, necessitando que eles sejam apagados do Mac ou PC.

A título de informação, os arquivos a serem apagados encontram-se no seguinte diretório, de acordo com o sistema operacional:

No Windows Vista e Windows 7:
\Usuários\[nome_de_usuário]\AppData\Roaming\Apple Computer\MobileSync\Backup\

No Windows XP:
\Documents and Settings\[nome_do_usuário]\Application Data\Apple Computer\MobileSync\Backup\

No Mac:
/Usuários/[nome_do_usuário]/Biblioteca/Application Support/MobileSync/Backup/

Porém, a notícia boa é que você não precisará se preocupar com eles, pois pode fazer tudo diretamente no próprio iTunes, sem complicações. Veja como:

Passo 1: Abra o programa iTunes no computador e vá nas preferências (Menu Editar > Preferências no Windows, ou iTunes > Preferências no Mac)

Passo 2: Clique na aba “Dispositivos”

Passo 3: Selecione o backup do aparelho que estiver dando problema (se tiver vários, escolha o mais recente)

Passo 4: Clique no botão “Apagar Backup”

Depois disso, conecte seu aparelho outra vez no cabo USB e sincronize normalmente com o iTunes. O erro que acontecia antes provavelmente não acontecerá outra vez e você conseguirá realizar normalmente o backup de tudo o que está no seu dispositivo, para não correr o risco de perder nada. 😉

Se depois disso o problema persistir, talvez seja devido a alguma configuração do Windows, como algum firewall ou programa anti-vírus.

Confira esta e outras dicas sobre o sistema iOS em nossa seção especial de dicas, no menu direito do Blog. 😉

fonte: Apple

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gabriel

    Valeu ilex

  • Flavio

    Uma vez me ocorreu isto e identifiquei que o horário do iphone não era o mesmo com o do PC. Ao ajustar ambos o backup ocorreu normalmente.

    Abraço a todos

    • Cacau Freitas

      Boa resposta. Obrigada

    • Michele

      Estou passando por isso agora, o ano nem é o mesmo entre o arquivo de backup e o iPhone. Alterei até a hora do computador mas não adiantou… E o iTunes travou…

  • Gabriel

    Valeu a dica ilex

  • Iago

    Isso nunca aconteceu comigo, nem sabia que existia, mas sempre é bom saber comp se livrar de problemas comp esses, vlw BDI

  • Lévis

    brother.. se tivesse visto isso mais cedo eu nao tinha restaurado o ipod e instalado tuuudo de novo agorinha!! que jaja ta acabando… fogo eh fazer isso qd se tem 440 apps!!! uehehueu

    • JP

      Dos quais vc usa 10…rs

  • Minuleo

    Por coincidência, tomei esse erro do backup às 10:30. Felizmente um post sobre o assunto apareceu no BDI e a preocupação se foi. xD

  • Diego Chiquito

    Sensacional!

  • Gastrinho

    Ilex, muito boa a dica! Porém eu tenho uma dúvida:

    Como proceder na compra de um novo computador onde o iTunes nunca tenha sido utilizado para sincronizar o iPhone ou qualquer outro iGadget? Ele irá fazer automaticamente o backup do iPhone? Os aplicativos e as músicas serão transferidos para suas respectivas bibliotecas no iTunes? É necessário desautorizar o computador antigo antes ou algo do tipo?

    Se julgar interessante, fica a dica para um novo artigo.

    Grato!

    • Alex iPilot

      Aconteceu comigo meses 2 meses atrás… Eu formatei meu micro e nem me preocupei em salvar o arquivo de becape, imaginei que bastasse conectar o iPhone e o iPad no novo iTunes… Assim foi, mas TODOS os apps nos aparelhos ficaram desorganizados (22 telas para arrumar!) e livros e vídeos perderam a referencia do local de origem, dando mensagem no iTunes de “não localizados”, mesmo estando recolocados no mesmo caminho anterior à formatação.

      Um trabalho do caramba rearrumar os apps, apagar dezenas de livros e filmes e recolocar tudo depois (músicas eu não tinha). Pelo menos não perdi coisa alguma.

  • Juliano do Prado

    Eu não sei se tem alguma coisa a ver com o post, mas eu fiz um video de 3GB no meu iPhone 4 e não consigo extrair pro computador, não vai de jeito nenhum… ou ele vem com tamanho “0 byte” ou simplesmente da erro ao extrair…

  • Alex iPilot

    Interessante é que no becape do iCloud os apps que saíram da AppStore (como o VLC) não serão restaurados, estarão perdidos, como disse o iLex no post anterior.

    Considero isso errado. Tecnicamente, para ser chamado de becape ele deveria garantir a restauração completa, ficando idêntico ao original. Os apps inexistentes na AppleStore poderiam utilizar a cota dos 5Gb para serem salvos. O usuário deveria ter essa opção… Vamos ver como ficará quando for lançado.

  • Daniel Alencar

    Aconteceu isso comigo um dia mas aí eu apaguei um backup e voltou a funcionar. Obs.: nem sabia, apaguei porque não queria aquele backup, e muito menos sabia que o que estava causando o problema. 🙂
    O iLex abandonou mesmo o Windows! Esse backup aí é recente viu! Rs 😛

  • Ruter JR

    ILEX… ja viu o bug do IOS 5 com videos? não permite excluir os mesmos… nem pelo device nem pelo itunes…

  • João Pacheco

    Nossa iLex.. valew,, estava sofrendo com isso há uns 2 meses…

  • Rafael Barbosa

    E quando acontece de aparecer a seguinte informacao: “This device isn`t elegible for this requestest build“ ao tentar atualizar o iOS? O que faco? Alguem sabe?

  • TiãoGavião

    Sempre boas as dicas BDI 😉

  • kakosapo

    Será se funciona quando aparece: “seu iPhone/iPad não pode ser atualizado pois”…

  • Meu iPad toda vez que eu vou sincronizar ele no iTunes, o iTunes trava na parte de vai sincronizar as musicas =/
    Já faz 1 mês que estou tendo esse problema, alguém pode me ajudar ?

  • Kira

    Pessoal não sei se tem alguma coisa com este tutorial, mas faz um tempão que estou procurando na net e não estou encontrando, comprei um iphone usado queria saber com faço para passar os aplicativos para o computador, pois, quando eu vou na opção sincronizar aplicativo diz que irei perder todos os me aplicativos.

  • Valeu pela dica, nunca aconteceu isto comigo, mas agora se acontecer eu vou saber como resolver.

  • Amauri

    Por incrível que pareça acabou de acontecer comigo…rs
    Li a notícia e passado uma meia hora conectei o ipod touch para sincronizar, quando voltei estava do mesmo jeito, tinha travado.Fechei tudo e conectei novamente e deu a mensagem de erro.Lembrei da dica e já resolvi o problema.
    Valeu Ilex

  • Maurício Cardoso

    Comigo não atualizava nem fazia backup do iphone e ipad. O problema era o antivirus Kaperskay. Tenho sempre que desativá-lo para atualização. Cheguei até a desintalar o itunes….Compartilho, pois outros podem ter o mesmo problema.

  • danielle mansur

    Isso já vem acontecendo comigo há 1 mês.
    Fiquei feliz qdo vi o tuto, fiz como indicado, mas o problema persiste.
    Não existe mais o backup do Ipad lá nas preferências e o ele segue não conseguindo fazer backup.
    Meu Ipad é o 1.
    A impressão q tenho é q ele ‘trava’ no passo 4. Ali ele fica mais de hora, se eu deixar. E dali não passa.
    SErá q alguém mais tá com esse problema?
    Alguém poderia me ajudar?

    Obrigada

  • Ulisses

    Por favor me ajude,

    Hoje o meu iphone 4 apagou do nada e depois que reinicie apertando os dois botoes e conectei com o itunes ele nao é reconhecido. ja atualizei o itunes e nada. O que faço??? Me ajudem!!!

  • Karol

    Adoro a sessão de dicas!! Elas sempre ajudam!!!
    Valeu BDI!

  • junior

    para assistir filmes no aparelho é normal ter que converter para mp4,alguem sabe algum site que ja tenham filmes para baixar nste formato…tks!!!!!!!………..obrigado!!!!

  • vini

    Quando instalei o ios 5 perdi algumas capaz de álbuns no iphone 4 e não consigo recolocá-las manualmente nem sincronizando novamente as músicas. Alguém sabe como me ajudar. obrigado.

  • TATHYANA

    adorei! obrigada

  • Anelisa

    Boa tarde!

    meu marido resolver mexer no meu iphone para atualizar e ele conseguiu sumir com todas as informações que haviam no iphone, desde contatos, fotos até aplicativos!
    Ao conectar novamente no itunes, ele entra no backup e trava no passo 2… Simplesmente nao consigo acessar nada, ele não devolve os dados para o meu celular!
    O que pode estar acontecendo? Qual procedimento posso fazer?
    Obrigada

  • joice

    ola,
    eu tento sincronisar meu iphone e quando ele passa pro segundo passo, realizando backup ele fica….
    e nao saii dessa etapa. fiz isso que vc sugeriu acima, mais nao resolveou meu problema.
    o que devo fazer?

    • Estou com o mesmo problema da joice, alguem pode ajudar? ja deixei virar a noite e fica no segundo passo… realizando o backup… a barra para em algum ponto…. e n anda mais… ja reinstalei o itunes… já apaguei todos os backups anteriores e nada.

  • Elianete

    Olá,
    Infelizmente eu cliquei em sincronizar notas com o outlook , e ao invés do itunes enviar as notas do iphone para o outlook (eu queria salvá-las) … ele fez o inverso apagando as minhas informações mais importantes que estavam no notes do iphone.
    Vi que tem um backup do dia 18/02 e acredito que as notas estejam lá, mas apenas de eu ter 2.5Gb livres no HD do micro, a opção restaurar não executa, pois acusa falta de espaço e deixa oHD zerado. Somente com reboot os 2.5Gb voltam a aparecer livres.
    Vou viajar e não tenho tempo de trocar o HD agora, mas preciso das notes do iphone.
    Pergunto: Alguém sabe como eu posso recuperar parte da informação guardada no backup do itunes? OU ainda, alguém sabe onde elas ficam no computador?
    Desde já agradeço pela atenção de todos!
    Abs, Elianete

  • Adeilson

    Olá ILex, fiz tudo conforme o seu tutorial mas mesmo assim o itunes continua mostrando o mesmo erro… o que será que está acontecendo? Pensei que era problema de espaço em disco mas tenho 30gb livres. Desde já, agradeço.

  • Camila

    Eu atualizei a versão do meu iphone 4 e a copia de segurança não esta funcionando. Quando atualizei o software e fui resgatar o backup apareceu a mensagem “não é possível restaurar porque o back-up foi corrompido ou não compatíveis com o iphone que está sendo restaurado”. No final o iPhone foi atualizado mas perdi TODOS os meus dados. Por favor, me ajudem!

    • Noé

      Oi camila, aconteceu o mesmo comigo, o que voce fez? porque eu nao sei o que fazer.

      • luciana

        Ola, conseguiram resolver???
        Estou aqui quebrando a cabeça!!!!!

  • Anderson Luis

    valeu cara tava ficando doido aqui !!

    Valeu iLex!

  • Noé

    por favor me ajudem fui atualizar meu iphone e perdi tudo, agora só aparece na tela um cabo usb e na outra tela emergência, o que faço? estou aflito, tentei com o botão direito do mouse e só aparece o nome ejetar, e agora? perdi meu iphone?

  • Dione henrique

    Gente muito obrigadooooo mesmo , nunca costumo comentar blogs e sites mas dessa vez me ajudouumuitooo , fui pesquisar no google o que acontecia com o backup corrompido , nao estava conseguindo atualizar o meu ipadmas acredito que agora da certo tava mandando eu apagar o backao corrompido , valeu gente ajudouu muitoooo obrigado mesmooo deus abencoe a cada dia vcs .. E bom final de semana .

  • Ale

    VALEUUUUUUUUUUUUU! aconteceu comigo e já resolvi! =)

  • alexisrj

    Aparentemente nao eh btao raro assim ! valew a ajuda !!!

  • Gabriel Dias

    Muito obrigado me ajudou muito, não sabia o que fazer, eu ficava restaurando toda hora pensando que era algum problema com o iPod ou com os aplicativos, mais não era, muito obrigado pela ajuda e sucesso !

  • Camila

    Eu tinha várias fotos e vídeos… Aí fiz o backup e restaurei o iPhone (pois foi solicitado para poder atualizar o iOS). Quando fui restaurar o backup deu aquele erro. Fiz o que você solicitou aqui.. mas agora como vou recuperar minhas fotos e vídeos se o backup foi apagado?

  • Sheila

    Meu iGloud esta mais claro que as outras opções e não consigo acessar para fazer backup, alguém sabe como posso resolver isso?

  • Luis

    Pessoal, preciso muito de sua ajuda, tenho um iphone 5 e minha camera nao estava funcionando, fiz varios procedimenos que a Apple pede e nada. Por ultimo, fiz um backup e restaurei o sistema para ver. Pra piorar me surgiu um problema pior, quando vou restaurar o backup ele diz:
    “O itunes nao pode restaurar o iphone de Luis porque o backup era corrupto ou nao era compativel com o iphone que esta sendo restaurado.”

    Pelo amor de Deus.., hehehhehe… O que posso fazer???

    De qq forma ja agradeco a stencao de voces! Sou super fa de vcs…

    • gabrielle

      comigo tambem esta acontecendo isso

  • Luis

    Ilex,

    por favor, vocês que entendem devem saber disso fácil… Eu diria até que é um assunto interessante…

    Um arquivo de backup corrompido não serve para nada?

    Como disse no comentário anterior, fiz um backup e não consigo restaura-lo. Diz que o arquivo esta corrompido. O que me intriga é que, comprei o Dr. Phone e através dele posso “ver” o backup inteiro. TUDO. Esta tudo la. Por algum motivo o iTunes não consegue restaura-lo.

    Ja entei de tudo quanto é jeito, através de Mac, PC, versões anteriores de iTunes, versões anteriores de IOS…

    kkkkkk…

    Enfim, to mais intrigado do que realmente afim de recuperar meus dados…

    Minha última tentativa vai ser entrar em contato com os desenvolvidores do Dr. Phone pra ver o que me dizem… Como eles conseguem “ver” meu backup perdido… kkkk…

    Um abraço!

  • Glendha

    Nossa! muito obrigada mesmo!!!! me ajudou muito ^^

  • geriel

    puta que pario valeu velho ja estava preocupado muito boa essa dica valeu mesmo

  • Rhanda

    Obrigada, você me salvou… Tinha muito tempo que eu não utilizava o iTunes, precisei para arrumar algumas coisas e não estava fazendo Backup, ai li aqui e consegui.. Muito obrigada mesmo!

  • Domingues

    Bom dia. E no win 8, qual o caminho pra encontrar no pc??
    Obrigado

    • Alexandre Alix

      Vá direto no ITunes, é bem melhor !

  • Alexandre Alix

    Muito obrigado pela dica ! Deu certo no IPhone 4s com ITunes 11.0.5.5 ! Abç.

  • Giovani

    Boa tarde pessoal.

    Estou tentando voltar para a versão 6.1.3 do iphone pois a 7.0.2 pra mim é uma porcaria.
    Consegui achar e baixar o firmware certo que no caso é o iPhone3,2_6.1.3_10B329_Restore.ipsw
    Feito isso, inicio o procedimento para restaurar, apertando o Shift junto com o “clic” do mouse, e então pede pra selecionar este arquivo e aparece a mensagem que o iTunes apagará e restaurará seu iPhone para o iOS 6.1.3, verificando a restauração com a Apple.

    Em seguida, clicando em Restaurar, dá inicio ao processo mas logo em seguida para e dá a seguinte mensagem:

    O iPhone de “nome do aparelho” não pôde ser restaurado porque o arquivo de firmware estava corrompido.
    Desconecte e reconecte; em seguida tente novamente.

    Se alguém puder me ajudar ficarei eternamente grato.

    Att.

    Giovani

  • kellem cristina

    boa tarde, amigo eu não sabia dessa dica que vc postou e sincronizei meu iphone ao itunes e logo depois tive que restaurá-lo s e deu exatamente esse erro, só que quando tentei restaurar do backup mais antigo o mesmo não aparece na lista de backups o que eu faço para recuperar o backup mais antigo?

  • Robson

    Boa =)

    Resolveu meu problema!!!

    Obrigado. ^^

  • Leandro

    obg
    resolveu migao
    tudo de bom

  • Priscilla Chierici

    Olá iLex, tentei seguir os passos que indicou mas não deu certo 🙁
    Tentei desativar anti-virus, firewall, apaguei todos os backups do itunes e nada.
    Continua não deixando fazer o backup e diz: “O itunes não pôde fazer o backup do iphone porque o iphone está desconectado.”
    Não sei mais o que tentar, poderia me auxilar?
    Agradeço de coração!
    Abs.

  • Carolina Nascimento

    Valeu Ajudou muito *-*

  • rafael ribeiro

    bom dia pessoal, preciso de ajuda, tinha um iphone 5 e ontem fiz um backup, pois a noite pequei um 5s e quando fui restaurar o novo a partir do backup, apareceu a mensagem que ” nao é possivel realizar o backup pois ele e corrupto ou incompativel com o aparelho, alguem sabe o que posso fazer?

    • Rafael Zanon

      To com esse problema, como vc resolveu Rafael?

  • Thales Paizante

    e como eu faço pra restaurar esse backup corrompido ?

  • Nadiny

    Só comigo que não funcionou, eu acho.. o meu ipod touch 3 não ´ta sincronizando e já fiz tudo isso q disseram e não deu jeito.. alguem pode ajudar?

  • Renan

    Cara, eu fiz o backup de um iphone4 e passei para um iphone5, quando eu estava passando para o 5 que apareceu a mensagem (que o itunes não poderia restaurar…) eu tirei o celular do pc e ele já estava com todo o backup, sem erro. Como deu certo eu nem me preocupei, mas agora toda vez que eu conecto o celular no itunes ele abre a tela como se não tivesse nada no iphone (começar como novo iphone ou do ultimo backup) e eu queria simplesmente usar o itunes sem passar por isso, pois tenho medo de escolher qualquer das duas opções e perder os dados do celular desde aquele dia. Obrigado pela atenção, e fico no aguardo de alguma ajuda.

  • Andréia Alves

    Meu iphone estava com este problema, e agora resolveu!!! Muito obrigada pela dica!

  • Michele

    Estou mudando do iPhone 5 para o 6, Fiz o backup do 5 e ele aparece no iTunes com o nome “Unknown”, mas minhas fotos e outros conteúdos estão lá pois vi com a versão teste do Dr. Fone, só que não consigo restaurar o backup! Um desespero… E ele ainda ficou com a data de 22/12/2000 22:00 e eu não consigo alterar nada disso. Por favor, consegue me ajudar? O iPhone 5 já foi formatado e foi embora… Obrigada!