Rumores

[rumor] Gol pode estar testando rede Wi-Fi em voos domésticos no Brasil

O serviço de rede internet durante um vôo é o sonho de todo geek que precisa viajar constantemente pelo Brasil (o/). A TAM já disponibiliza algo próximo disso, que é a possibilidade de realizar ligações durante a viagem (reveja nossa matéria exclusiva sobre isso), mas por enquanto, apenas chamadas telefônicas e torpedos são permitidos, sem a previsão de uma rede sem fio para os passageiros (como acontece nos Estados Unidos e Europa).

Segundo alguns leitores, a companhia Gol pode estar já testando internamente algum serviço do tipo.

O primeiro a notar foi o nosso leitor Rafael Frederico, que antes de desligar seu iPhone para a decolagem, percebeu que tinha uma rede Wi-Fi disponível dentro da aeronave. O vôo ia de Brasília para Curitiba. Quase um mês depois, o leitor Marcos Júnior também notou a existência da mesma rede, em uma viagem de Brasília para São Paulo. Em todos os casos, a rede estava bloqueada por senha, não podendo ser acessada.

Segundo os comissários, o “aparelho” [que permite a conexão Wi-Fi] foi instalado recentemente e ainda está em fase de testes. Eles não sabem se será um serviço disponibilizado para os passageiros ou se servirá apenas como uma rede interna, para a troca de arquivos e informações.

O Blog do iPhone tentou contatar a acessoria da Gol, mas eles preferiram não se manifestar sobre o caso por enquanto.

Enquanto isso, alguns novos aviões da TAM que fazem rotas internacionais se mostram cada vez mais equipados. Em uma viagem feita esta semana da Europa para o Brasil, um leitor percebeu que todas as poltronas da classe econômica contavam com uma tomada elétrica na parte de baixo, assim como uma porta USB (para recarregar iPhones, iPods e iPads) e até mesmo uma porta ethernet, ainda sem funcionamento. Esta porta poderia, no futuro, muito bem servir para o serviço de conexão internet no voo através de cabo. Por que não?

Torçamos para que as empresas aéreas brasileiras estejam realmente investindo neste tipo de tecnologia, pois este é um enorme diferencial em uma concorrência cada vez mais acirrada.

Enquanto esta evolução não chega, fica a dica para quem viaja de avião com seu gadget: procure sempre embaixo da poltrona se há uma tomada ou conector USB, para que você possa carregá-lo durante o voo. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Manoel Junior

    Engraçado que não é possível utilizar o novo padrão de tomadas brasileiro nessas tomadas da TAM. #Fail

    • Para o iPhone e iPad, não tem problema nenhum.
      Aliás, até hoje não vi um gadget que tenha o terceiro pino, portanto, as tomadas continuam sim compatíveis.

      • Leandro Melo

        Em casa somente meu novo microondas que tem esse terceiro pino, acho que não vou poder leva-lo no voo da TAM.. 😉

        • Pedro

          Notebooks HP já estão vindo com esse novo padrão de 3 pinos ¬¬

          • Leonardo

            Notebooks Sony Vaio também vêm com 3 pinos…

          • thiagoD

            Olha que mágico, existem aqueles adaptadores de 3 para 2 pinos e TCHANAM! Problemas resolvidos em QUALQUER lugar e QUALQUER tomada!

            • Bruna

              Ou você pode fazer que nem eu e pegar um alicate e arrancar o terceiro pino, que não serve pra nada além de atrapalhar… Tudo continua funcionando normalmente, tchanam.

            • Pablo

              Você já ouviu falar em aterramento? Pesquise na internet sobre o assunto descobrirá que o 3º pino não é um “enfeite”.

      • O prolongador do carregador para os novos Macbooks Pro (acabei de comprar um), utiliza o terceiro pina e já em conformidade com o novo padrão.

        Até mais!

    • JanjaBoy

      Nessa pode sim.

    • Renan

      Já tem tomada e usb pra carregar e o cara ainda reclama?!? Quer mais o que?

    • AlanCB

      Na matéria fala: “aviões que fazem rotas internacionais”… Vamos ter o padrão brasileiro??? Atende todo mundo ou só o Brasil?

  • iGuh

    Tomara.

  • TiãoGavião

    Nada mais do que o natural, empresas investirem em nosso conforto, resta saber quanto isso vai custar…
    Aqui onde moro até alguns onibus já oferecem esse serviço(parece mentira, mais moro no Brasil). 🙂

    • Qual empresa é? Preciso ir para Santa Maria, será que tem Wi-Fi?

      • TiãoGavião

        Soul….região metropolitana de Poa!!

        • TiãoGavião

          Intermunicipais não sei. A Soul oferece o serviço(esta estampado em seus onibus) não testei, não ando de onibus, mais posso me informar se vc quiser!?

      • Guilherme

        Se você se refere a Santa Maria – Rio Grande do Sul, tem sim… (de Porto Alegre até Santa Maria, ou ao contrario).
        A empresa de onibus que oferece é a planalto transportes, mas não são todos os onibus, de uma pesquisada.

      • Miguel

        A Viação BrasilSul tem “wifi @ bordo” como tem escrito atrás dos onibus…

      • Walid Hak

        Aqui em Goiania tem uma Linha chamada de CityBus ela é mais cara que as normais, so que dentro do Onibus tem Ar e tem internet WIFI onde qlq um pode conectar. Ela foi feita na tentativa de empresarios pararem de andar nos carros mas não deu muito certo.

  • Claudio

    Viajei de Lan para NY e a aeronave tinha todas essas opções. Por sinal, consegui carregar meu Ipad e Iphone durante todo voo.

  • Adriano Garcia

    Duro é conseguir alcançar a tomada sentado na poltrona do meio… 🙂

    • TiãoGavião

      Duro é conseguir se mexer em qualquer uma das tres, pior ainda são os voos internacionais via Alitalia, ninguem merece!!

      • Maurice

        Acho q vc é muito exigente ou não esta dentro da realidade.

        Viajo de Varig, Tam, Air France, Lufthansa e Alitalia para a Europa. Inclusive, pelo menos uma vez, em todas elas de Business e posso afirmar… A melhor Econômica é a da Alitalia. E a melhor Business é a da Air France.

        E podem falar o que quiser, mas as Companhia Aéreas dizem que celulares podem interferir na instrumentação de vôo. É mentira!

        É somente uma questão de como elas ganham dinheiro com isso.

        • Melhor econômica é da decadente Alitalia????
          Discordo totalmente disso. A não ser que tenha melhorado muito de dois anos pra cá.

  • Paulo

    Aproveitarei que estou viajando e verificarei no avião.

  • mauricius

    Ônibus para santa Maria com wifi = Planalto.
    Tem duas opções de poltronas, a executiva e a normal mas o ônibus é o mesmo.

  • Felipe Castelloes

    A pergunta pode ser idiota, mas pensa bem, se nos voos da TAM, já se pode usar celular, da pra usar algum modem (da claro, vivo, tim..)??

    • A conexão EDGE do serviço é tão lenta, mas tão lenta, que na prática fica quase impossível se conectar.

  • Henrique

    A empresa de onibus Piracicabana ja disponibiliza wifi!!

  • Gutto Vantroba

    A Delta Airlines já oferece esse serviço em seus voos desde o segundo semestre de 2009. Em dezembro/09 estive nos USA e num voo entre Atlanta/GA e Sacramento/CA (cerca de 6h), pude usar gratuitamente a rede wifi, tendo conexão de muito boa qualidade durante todo o trajeto. Conforme a companhia informava naquela oportunidade, o primeiro acesso de cada passageiro era “free”, sendo que a partir do segundo (num novo trecho) haveria uma taxa de US$4,99. Mas na volta (mesmo trecho) consegui nova conexão “free of charge”. Excelente servicço que, se já funciona lá em Airbuses, pode muito bem funcionar aqui, pois a tecnologia é da aeronave e não da companhia. Vamos ver até onde vai o interesse das brasileiras em disponibilizar isso, já que os preços de nossas passagens aéreas domésticas não são nada baixos comparados com os de outros países.

  • Ticiano Cordeiro

    Fiz 2 voos Fortaleza milao Fortaleza pela empresa “Air Italy” e tinha essas tomadas disponiveis nas 2 aeronaves tanto na ida como na volta.

  • Cleyton

    Também havia notado essa rede em um voo que peguei a um tempo atrás… Acabei esquecendo de mandar imagem, mas tenho ela aqui 🙂

  • Vinícius Demori

    E esse iPhone 4 com as torres de sinal do iOS 3?? Hahahahah tem que instalar o iOS 4 nele! kkkkkk

  • itripx

    Na verdade a Gol não irá disponibilizar Internet pelo WI-fi e sim uma Intranet, como podem ver nessa reportagem do estadão: http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/tag/intranet/

    “Pereira reafirmou o plano de lançar este ano uma plataforma de entretenimento nos voos, permitindo que os usuários acessem conteúdo por meio de seus próprios dispositivos móveis. Para isso, a empresa vai usar um sistema de comunicação já instalado nas aeronaves e utilizado na operação dos voos. “Quando o avião chega ao portão, carregamos o servidor e estabelecemos uma espécie de intranet, permitindo que os passageiros usem seus próprios dispositivos”. O diferencial da plataforma, disse ele, será o baixo custo de implantação e também de utilização por parte dos clientes.”

    Infelizmente ainda não teremos internet nos voos do Brasil no momento, a Delta já disponibiliza isso nos voos internos nos EUA.

  • Sempre quis isso nos voos….hahahah….tomara que de certo, sempre preferi a TAM, mas acho que vou começar a viajar de GOL se isso acontecer…….

    Sobre as tomadas, na minha viagem pro Canada feita no começo do ano, percebi que tinha tomadas e USB no avião, não tinha o eternet só….mas o ruim de ser a cabo é que os iPhones, iPods e iPads não poderiam usar…

  • Ludtke

    O ônibus que faz a linha de Porto Alegre para Gramado, RS tem WIFI gratuito durante toda a viagem de 2:30 horas e a velocidade é de 4 Mbps, medido com o speedtest.net.
    Quando estive lá em janeiro, fiquei até espantado… hehehe… achei que tinha descido em outro país.

  • Vinicius

    Posso afirmar com certeza: Ela está testando! Meu amigo, comissário da empresa já me contou, e também disse que os planos serão absurdos de tão caro

  • Raphael Braga

    E eu já achei a melhor coisa do mundo quando peguei um ônibus do aeroporto de Confins (BH) para o centro da cidade e descobri que tinha Wi-Fi de graça nele HAHHAHAAHHAHAAA…

    Mas nos casos dos próprios aviões, deve haver uma cobrança. O que já desanima grande parte dos usuários, mas pelo menos serve para aqueles que realmente precisam. Aí se tudo for bonitinho como queremos, adeus ligações de R$10 o minuto e olá Skype/Viper \o/

  • digoloureiro

    E ai iLex nenhuma brincadeira com a sexta feira 13?

  • Desta entrada USB e novidade para min.

  • Os ônibus da Azul que levam os passageiros de SP para O Viracopos em Campinas tem (isso, é sem acento mesmo) wi-fi.

  • Edu Reyes

    Usar internet em Voo pode ser legal. Mas telefone, vai ser insuportável!!!! É como ficar horas num elevador com alguém falando ao celular ao seu lado. Não vai prestar.

  • José

    Num vôo de BSB-São Paulo dia 15 de abril eu também vi esse Gol Wi-FI…

  • Carlos

    Eu já partipei…
    Na semana passada estive em uma conexão SDU/NVT Também visualizei a rede.
    Espero logo entre em vigor..

    Abs

  • Gustavo

    Não é rumor não…
    Há algumas semanas atrás eu peguei um avião da gol com o wifi, tentei conectar de tudo que é jeito…
    Mas tem senha né, eu queria perguntar para aeromoça mas desconfiei que nenhuma delas sabia disso então resolvi nem perguntar (vai que gera problemas…)