Aplicativos

Aplicativo Foursquare começa a receber tradução para o português [atualizado]

Desde ontem os usuários do aplicativo Foursquare estão notando uma leve diferença na tradução no serviço, com várias frases já em português. A promessa de se adaptar para a nossa língua vem desde o início do ano e parece tornar-se realidade agora.

A tradução completa deve acontecer em breve, com uma atualização do aplicativo.

Segundo Holger Luedorf, vice-presidente de mobilidade da empresa, o Brasil está entre os dez países onde o aplicativo é o mais usado no mundo. Mas afinal, o que é o Foursquare?

Entendendo o Foursquare

Estamos na era das redes sociais e o crescimento dos dispositivos móveis ajuda a popularizá-las ainda mais. Instagram, Twitter, Facebook, todas estas redes ajudam a você manter contatos entre seus amigos e a compartilhar o seu dia-a-dia com eles. Um deles é o Foursquare, que serve para você contar para todos os lugares interessante por onde passa.

Eu particularmente gosto de usar mais em viagens, mas há quem use todo o dia, fazendo o “check-in” em todos os lugares que vai. Isso porque você ganha pontos virtuais em cada lugar que vai, além de desbloquear “badges” (ainda não se sabe que tradução estas palavras receberão na versão oficial), que são medalhinhas de mérito para eventos que você realiza (como fazer check-in em 50 lugares diferentes, ou em diferentes aeroportos no mundo).

Por exemplo, você viaja e visita uma Apple Store de verdade. Não seria legal poder contar isso para todos os seus conhecidos, no momento que você está lá? Pois é para isso que existe o Foursquare, com direito até mesmo a um badge especial se você passar por 3 delas. 🙂

O aplicativo funciona com a geolocalização, determinando onde você está. Ele então lhe apresenta uma lista de pontos interessantes a sua volta, permitindo que você selecione aquele onde está. Se for a primeira vez, você recebe mais pontos por isso. Se for várias vezes, você pode ser eleito o Prefeito do local, e todos os que estiverem ali com o aplicativo verão seu nome. Isso até que alguém faça mais check-ins que você e lhe roube o posto. 😛

Ele também é útil para escolher um restaurante ou algum lugar para ir, pois é possível deixar dicas e comentários sobre lugares. Se você for em algum bar, por exemplo, poderá saber antes de entrar se alguém já reclamou dele ou se tem alguma sugestão de bebida. Para viagens em cidades que você não conhece, é perfeito.

Como toda a rede social, haverá sempre quem não entenda a utilidade e diga “Não, obrigado” para o serviço. Mas para quem gosta de compartilhar socialmente seus momentos pessoais, o Foursquare é divertido.

Se você ainda não tem e estiver interessado em experimentar, ele pode ser instalado gratuitamente pela App Store (link). É preciso se inscrever no serviço (através do aplicativo), mas este processo também é rápido.

Bons check-ins a todos. 😉

Dica do Daniel Vitor, imagem de Chrystiano de Castro

ATUALIZAÇÃO (16h40)

O Foursquare parece ter retirado momentaneamente a versão em português. A mudança definitiva deve acontecer junto com a atualização do aplicativo, em data ainda não divulgada.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Roney Cezario

    Gosto deste aplicativo, pena que não tenho muitos amigos com o iPhone. Assim fica meio sem graça.

    • Marcelo

      Os seus amigos não precisam ter o iPhone para usar o Foursquare. Todos os SO de smarthphones tem aplicativo próprio para o Foursquare.

    • Gregz

      Acessando http://m.foursquare.com também dá pra fazer check-in, ou seja, basta ter um celular com acesso a internet.

  • pena que na minha cidade NINGUÉM usa o Foursquare.. fora que se tiver 5 pessoas com iPhone aqui é muito, e o 4 só o meu D:

    • Virtuamigtec

      Nesse casso vc pode se tornar “Mayor” em todas as localidades e ser o chatice de toda a sua cidade sem ninguém para competir !!!! Huhuhu

  • Tuaregue

    Em Portugal isso é uma praga! Não só basta q a gente receba as notificações ( q se pode desligar, claro) como tb tem q mandar tweet’s e no FB. No twiter deixo de seguir a pessoa q está sempre a tweetar o local aonde está, para isso é como SPAM

    • Ué. Eu ganho badges e nunca publico nada no FB ou Twitter.

      • Tuaregue

        Obviamente que não estava a falar de ti!
        Tou a falar de outras pessoas, publicar no twiter através do 4sq em vez de enquanto n chateia, mas há pessoas q twita isso umas 10x ou mais em um dia e agora multiplica em 5 pessoas! A minha timeline estava cheia disso, tive q deixar de seguir estas pessoas, e alguns deles ainda perguntaram pq deixei de seguir? LOL

  • Bié

    Foursquare funciona em outras plataformas também… Android, BlackBarry…

    Estou tentando ganhar as medalhas oferecidas, mas nem sempre fico publicando no Twitter ou Facebook os lugares que faço checkin. Deixo apenas dentro do Foursquare mesmo.

    Abraço!

    @BieCesa

  • Daniel Alencar da Silva

    Rs legal, pena que nao consigo atualizar mais nada na minha app store, ela insiste em usar a conta errada! 🙁

    • Marcus Malacarne

      Nao sei se eu entendi certo seu problema, mas tenta fazer logoff da conta que esta aberta, e depois entre com a outra conta, pra ver se funciona.
      Faça isso em: ajustes > loja
      Clica no local onde esta o email da conta (id Apple) e clica em “finalizar sessão”.
      Depois clica nesse mesmo lugar, e manda logar com um id existente.

      • Marcus Malacarne

        Esqueci de uma coisa.
        Depois de fazer esse processo, voce entra na AppStore para baixar os aplicativos. Mas lembre-se, se voce tentar atualizar um aplicativo que baixou com outra conta, automaticamente o sistema vai solicitar a senha dessa outra conta, e depois se quiser voltar a conta anterior, tem que fazer todo o processo novamente, é um saco isso.

    • Albert

      Eu estava com este mesmo problema no meu iphone, consegui solucionar atualizando os apps pelo itunes, e depois passando para o telefone. Agora não deixo os apps ficarem sem atualização, fico praticamente todo dia abrindo a app store para ver se tem atualização, com apenas apps pedindo atualização da mesma conta, fica fácil de atualizar.

  • Marcus Malacarne

    Nunca usei o serviço, nem sabia pra que ele servia. Vou me inscrever, já que estou me organizando para uma viagem para os próximos meses.

    Janja

    • Marcus Malacarne

      Ops, cliquei em publicar sem querer, antes de concluir o comentário.

      Janja, lembrei de voce enquanto lia o artigo, nao sei porque… Hehehe

    • JanjaBoy

      Foursquare?
      Não, obrigado!

      • SamuEX

        Janja, sempre resolvendo o simples, de maneira ainda mais simples.
        Foursquare?
        GO TO Janja_reply

        • Dorinhavasc

          Risos…
          Virou mesmo uma Marca…:)

  • Eu utilizava o Foursquare tempos atrás, a idéia do aplicativo é ótima mas suas geotags nunca são precisas…

    Abandonei ele quando o Facebook liberou o serviço “Locais” no Brasil, permitindo fazer check-in assim como no Foursquare mas com a opção de adicionar os amigos do Facebook que estão com você no momento além de uma foto e/ou comentário junto…

    Já para dicas de restaurantes/bares perto de mim utilizo o app Veja Comer&Beber, que procura e indica locais próximos a você em categorias separadas como Premiados, Restaurantes, Bares e Comida Rápida, podendo também traçar a rota até o local. Utilizo mais raramente o Food Brasil também que além das vantagens do app da Veja também oferece dicas e avaliações de quem já visitou local.

  • Ué, mas fazer check-in no Foursquare, não significa que tem que obrigatóriamente postar no FB e Twitter, eu mesmo desativo algumas postagens, deixo só as mais interessantes, ou de lugares quando estou viajando.

    Ontem ao fazer check-in achei estranho a tela de conclusão, mas saí do app… aí eu fiquei curioso achando que tinha lido algo em português, conclusão, fiz um novo check-in e vi que realmente, começou a receber o português, espero que todo o app seja traduzido em breve.

  • lucas hingis

    Eu prefiro dar um Check In pelo Facebook ou mesmo usando a geolocalização do Twitter para quem me interessa, no caso, meus amigos.

  • iNox

    O 4sq (apelido do FourSquare) é multi plataforma, tem para iOS, android, windons e até para palm… Não existe a obrigatoriedade de vc publicar seus check ins no twitter ou Facebook, vc opta por deixa-la automática, manual, ou mesmo não vincula as contas dos anteriores ao FourSquare. Eu mesmo deixo na opção manual e só deixo no automático minhas badges, para fazer inveja aos concorrentes.

    Quando comecei, deveria haver uns dois ou três usuários na minha cidade, mas agora já esta começando a espalhar, o problema é que muuuuuita gente abre venue (os lugares) duplicados, e até triplicados, ou com informações completamente erradas, isso qdo tem alguma.

    Do tipo: vc vai a uma lanchonete do tipo cachorro quente e espetinho e ele está categorizado como Steakhouse ou Barber Shop, isto quando se deram ao trabalho de categorizar… Dificil…deixa o trabalho dos Super Users bem pesado..

  • Daniel Taiguara

    iLex dá para colocar fotos também do local fora deixar a opnião !

  • adrianozap

    E Janja. Lembrado e amado aqui hein. Rs

  • Fabiana

    Adoro as “medalhinhas” acho que podem adotar essa tradução.rs
    Vivo caçando Badges, receber uma badge causa um certo orgulhinho geek Hehehe.
    A competição pelo “mayor” em certos lugares na minha cidade é acirrada. 😛

    • Nem fala!
      Lutei por uns três meses com uma garota da minha cidade pra ser mayor do Shopping. Quando consegui foi quase a realização de um sonho!
      To indo todos os dias pra não deixar ela tomar de mim o posto 🙂

      • Já eu aproveitaria para convidá-la para jantar nesse shopping… 😉

      • Nerd Detected !

  • Ryu

    Não gosto desse tipo de aplicativo, “dá muita bandeira” para sequestrador…

    O nome desse app deveria ser “sequestre-me”

    • Monaski .’.

      Vc pode fazer o “check-in” na saida…

      assim o “sequestrador” ficará no vaco…

      hahahahahah

      😀

    • Jordany

      Boa kkkkkkkkk’

    • Alisson

      sim! claro! todo sequestrador anda com um iPhone ou afins para saber sua exata localização no momento! LOL

  • Monaski .’.

    Muito legal o 4sq… já uso a um tempinho, e ontem a noite percebi que algumas coisas estavam em Português, ia até comentar por aqui hj… 🙂

  • Emerson

    Eu adoro este programa ! Ele me ajuda com a minha agenda! Me lembra onde estive. E varias outras coisas muito bom.

  • Fabio

    Aqui no meu iPhone não vejo as opções de linkar com o twiitter, alguém sabe como fazer?

  • Fabio Traldi

    Aqui no meu iPhone não vejo as opções de linkar com o twiitter, alguém sabe como fazer.

  • TiãoGavião

    Mais um iAppSemNoção!! Ninguem merece, 🙁

  • André

    Na época em que eu jogava Pokémon, as badges eram conhecidas como insígnias 😛

  • JanjaBoy

    E o nome em português será: “Quatro Quadrados” ou “Quadrangular”?

    Quem aposta? 😉

    • Marcus Malacarne

      Se isso fosse um seriado americano sendo exibido no SBT, seria assim mesmo o nome.

      • JanjaBoy

        Quatro cantos, o quadrangular da pesada! 🙂

  • Daniel Coutinho

    Muito bom o programa, cada dia apareçe um contato novo no aplicativo vale a pena ter….

  • Ontem a tarde eu fiz check in na academia lá pelas 17h, depois que saí +/- 19h fiz check in no supermercado e estava em português já, meio que me assustei.
    Eu prefiro em inglês, mas fazer o que, né…

  • Virtuamigtec

    Fiz um passeio recentemente na cidade de Nova Friburgo e claro, levei meu iPhone, ao chegar na cidade, abri o app do 4SQ e descobri que naquele dia o restaurante “SPOLETO” estaria servindo gratuitamente um prato grátis para o primeiro a marcar presença no no aplicativo e esse alguém fui eu e nao paguei nada nadinha.

    • Virtuamigtec

      GRATUITAMENTE UM PRATO GRÁTIS FOI D+ !!!! Foi mal ae pessoal

  • Luck Strike

    Mas qual é o objetivo? Publicar locais dando notas para que outros saibam se vale a pena frequentar ou se é furada, ou é apenas uma competição entre seus usuários?

    • Virtuamigtec

      As duas coisas e ainda podendo divulgar o seu comércio e tb podendo receber ofertas exclusivas ou gratuitas ( leia o meu post )

  • Milena

    Eu faço check-in quando lembro..rss, porém, tenho amigos que a cada 10 passos fazem tb, mas eu nem ligo muito não, acho interessante para empresas, eu mesma cadastrei as 2 unidades de onde eu trabalho!! Sou a Mayor das 2!!rsrsrsrs

  • @leandro71

    Eu gosto desse app, tem uma interface manerinha. Lembrando q o facebook tb tem algo semelhante né…

  • Gilberto Almeida

    Que bom que NINGUEM que eu conheço ussa esse treco.

  • André

    O bom mesmo são os “specials”. Aqui em Belo Horizonte tem um restaurante que dá uma porção de frango de graça para 3 amigos que fizerem check in juntos 🙂 há vários estabelecimentos desta categoria

  • Virtuamigtec

    Existe um ótimo app cliente para o Facebook e o Foursquare: CHECKIN+ !!!!

    Ele permite em um único aplicativo fazer uso de CHECKIN nos dois serviços e ainda possui um modo em realidade aumentada e outro modo normal ( mapa ) muito bom esse app !!!

  • Ayrton Reis

    Eu acho bem legal o 4sq. Pra quem viaja bastante, dá pra usar um link de feeds do site do 4sq e plotar todos os seus check-ins no Google Maps. Fica bem legal :

    1) Vá em https://foursquare.com/feeds/ (tem que estar “logado” no site do 4sq)
    2) Copie o link do tipo KML. Dê “copiar” e não download….
    3) Vá em maps.google.com e “cole” o link anterior na barra de pesquisa do Google Maps
    4) IMPORTANTE : adicione ao final do link o seguinte : “?count=nnn” . Sem as aspas e nnn= número de checkins que vc quer ver plotado no mapa. Se não colocar esse “?count=nnn”, somente os últimos 25 checkins irão aparecer.

    Ayrton

    • Guts

      Ótima dica!

  • Danilo

    Eu nao tenho conseguido compartilhar o checkin com o Facebook mesmo após configuração no site do 4sq.
    Alguém sabe porque?

  • Ricardo

    Gosto de usar o Foursquare, principalmente em viagens. Só publico meus checkins “mais interessantes” no twitter.

    A questão das dicas (tips) é muito útil, principalmente em hotéis e restaurantes.

    Outra coisa que já está ficando comum nas grandes cidades, são as promoções. Por exemplo, em um bar: “Faça checkin aqui 3 vezes no mês, em dias diferentes, e ganhe um chopp.”

    Considero a rede já bastante popular, e vem crescendo muito. Moro numa cidade de 70 mil habitantes e muita gente usa…

  • Jose

    Tem muito neguin atoa nesse mundo…putz!!!