Notícias

[opinião] iOS 5: cópia da concorrência ou evolução natural?

A apresentação de ontem na WWDC, onde Jobs e sua equipe apresentaram o futuro iOS 5, fez nascer discussões em diversos grupos de pessoas. Os usuários de iPhone, iPod e iPad ficaram eufóricos com tantas novidades que já eram esperadas há tempos; já os usuários da concorrência encheram o peito para dizer, finalmente, que a Apple deixou de ser original ao copiar funções já existente em outras marcas.

Quem tem razão nisso tudo? Todos.

Até domingo, muitos se perguntavam: o que ainda pode melhorar no iOS? Um sistema redondo, bem elaborado, que consegue ainda ser mais agradável no ponto de vista de utilização do usuário do que a maioria dos sistemas concorrentes. Deixando de lado os questionamentos geeks (que adoram mexer no sistema e personalizar tudo), o que realmente interessa para o usuário comum é que ele possa acessar com facilidade as funções do aparelho, sem precisar decorar o manual.

Como já falamos aqui (leia o texto na íntegra), a concorrência não inova, apenas corre atrás do iPhone. Em vez de criar realmente produtos revolucionários, apenas se baseiam em copiar algumas boas ideias e complementar com funções que faltam no iPhone. Repetindo a frase citada aqui no outro texto, “Me parece muito limitado pensar que a evolução do mercado só possa depender de funções que a Apple propositadamente não colocou”.

Mas sabe-se lá por que, a Apple insistia em deixar alguns buracos bobos em seu sistema, como a impossibilidade de simplesmente apagar um número individualmente na lista de chamadas recebidas, ou adicionar um aviso no calendário de aniversários (o que já colocou em risco diversos namoros e casamentos).

De repente, Steve Jobs parece ter jogado todo o orgulho para o ar e dito: Ok, se tem funções boas na concorrência, por que não adotá-las? Afinal, não é isso que todos eles fizeram com o iPhone?

Como eu mesmo disse durante a cobertura do evento ontem, as notificações são fortemente inspiradas no sistema Android. Aviso no alto da tela e cortininha que é puxada para baixo com a lista completa (como na foto acima). Muito inspirada, não tem como negar.

Mas querem uma opinião de usuário? Ok, pode até ser cópia, mas… qual é o problema disso?

Alguém aqui tem ações do Google ou da Apple? Deixando o fanboyzismo de lado, nós como usuários só temos a ganhar com isso. Eu não me importo de onde a ideia veio e nem se ela é melhor ou pior que a original (é melhor, mas isso não vem ao caso agora). Como usuário de iPhone, temos que ficar felizes que uma ótima forma de notificações agora faz parte da nossa realidade, sem precisar hackear o aparelho ou mudar de marca.

Os fandroids não tem a mínima moral de cantar vantagem com isso, não eles. Quem conheceu o projeto do que deveria ser o Android em 2006 e o que ele é hoje, sabe que, se não tivesse existido o iPhone, o sistema móvel da Google não lembraria em nada o que é hoje.

Em vários pontos, o iOS 5 trará um poder incrível para o iPhone e o iPad, eliminando as pequenas diferenças que existiam na concorrência e tirando dela muitos de seus argumentos.

Quem ganha com isso? Nós mesmos.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados