Notícias

[opinião] iOS 5: cópia da concorrência ou evolução natural?

A apresentação de ontem na WWDC, onde Jobs e sua equipe apresentaram o futuro iOS 5, fez nascer discussões em diversos grupos de pessoas. Os usuários de iPhone, iPod e iPad ficaram eufóricos com tantas novidades que já eram esperadas há tempos; já os usuários da concorrência encheram o peito para dizer, finalmente, que a Apple deixou de ser original ao copiar funções já existente em outras marcas.

Quem tem razão nisso tudo? Todos.

Até domingo, muitos se perguntavam: o que ainda pode melhorar no iOS? Um sistema redondo, bem elaborado, que consegue ainda ser mais agradável no ponto de vista de utilização do usuário do que a maioria dos sistemas concorrentes. Deixando de lado os questionamentos geeks (que adoram mexer no sistema e personalizar tudo), o que realmente interessa para o usuário comum é que ele possa acessar com facilidade as funções do aparelho, sem precisar decorar o manual.

Como já falamos aqui (leia o texto na íntegra), a concorrência não inova, apenas corre atrás do iPhone. Em vez de criar realmente produtos revolucionários, apenas se baseiam em copiar algumas boas ideias e complementar com funções que faltam no iPhone. Repetindo a frase citada aqui no outro texto, “Me parece muito limitado pensar que a evolução do mercado só possa depender de funções que a Apple propositadamente não colocou”.

Mas sabe-se lá por que, a Apple insistia em deixar alguns buracos bobos em seu sistema, como a impossibilidade de simplesmente apagar um número individualmente na lista de chamadas recebidas, ou adicionar um aviso no calendário de aniversários (o que já colocou em risco diversos namoros e casamentos).

De repente, Steve Jobs parece ter jogado todo o orgulho para o ar e dito: Ok, se tem funções boas na concorrência, por que não adotá-las? Afinal, não é isso que todos eles fizeram com o iPhone?

Como eu mesmo disse durante a cobertura do evento ontem, as notificações são fortemente inspiradas no sistema Android. Aviso no alto da tela e cortininha que é puxada para baixo com a lista completa (como na foto acima). Muito inspirada, não tem como negar.

Mas querem uma opinião de usuário? Ok, pode até ser cópia, mas… qual é o problema disso?

Alguém aqui tem ações do Google ou da Apple? Deixando o fanboyzismo de lado, nós como usuários só temos a ganhar com isso. Eu não me importo de onde a ideia veio e nem se ela é melhor ou pior que a original (é melhor, mas isso não vem ao caso agora). Como usuário de iPhone, temos que ficar felizes que uma ótima forma de notificações agora faz parte da nossa realidade, sem precisar hackear o aparelho ou mudar de marca.

Os fandroids não tem a mínima moral de cantar vantagem com isso, não eles. Quem conheceu o projeto do que deveria ser o Android em 2006 e o que ele é hoje, sabe que, se não tivesse existido o iPhone, o sistema móvel da Google não lembraria em nada o que é hoje.

Em vários pontos, o iOS 5 trará um poder incrível para o iPhone e o iPad, eliminando as pequenas diferenças que existiam na concorrência e tirando dela muitos de seus argumentos.

Quem ganha com isso? Nós mesmos.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • @Rico_Monteiro

    A discussão é chata mesmo só acho engraçado q quando outros fazem é cópia e tal… quando a Apple faz é concorrência normal. hahahaha

    • André

      Concordo com você. Se fosse a LG, Microsoft, Nokia, qualquer empresa que tivesse um celular vendendo horrores, seria mais que óbvio que a concorrência teria que fazer tudo o que ele faz e mais alguma coisa para poder ser competitivo. Quando queremos reafirmar nossos gostos ai apelamos para o – fulano só copia e ciclano é inovador, mas isso faz parte e sempre fará parte no mundo capitalista. O que eu acho que aconteceu é que a Apple percebeu que em termos de recursos a concorrência estava chegando muito perto e com grandes inovações, por isso acabou montando um mega update. Mas ainda me preocupo com a qualidade deste update. Se os últimos tiveram diversos bugs, o que dizer deste que inclui dezenas de alterações e melhorias. Estou ansioso, como todos, mas mesmo quando lançar vou aguardar algumas semanas para ter certeza que não vou sofrer com lentidão ou bugs bizarros.

      E novamente, parabéns para a Apple por este incrível update!

    • Anderson

      Será que nenhum usuário do android já ouviu falar sobre evolução natural da espécie, conforme a teoria de Darwin???

    • Tava pensando justamente nisso, rs

      ps: tenho um N8, com muito orgulho, e estou esperando ansiosamente pelo meu ipad2 que deve chegar da suiça(chique,né?) essa sexta….
      não sou fanboy de nenhuma marca, peguei o N8 porque a camera me satisfaz melhor, infelizmente o i4 nao tem o bendito flash xenon….e o android, sei la…nunca me animou, apesar de ser bem bacana.

    • Issacar

      Bom, já usei um Android e sinceramente achei o iOS bem mais fácil de usar! Agora com a novas funções vai ficar show de bola.

  • Belo artigo.. Realmente, a briga entre fanboys não é necessária. Vamos ser todos felizes juntos (cada um com seu OS, claro) 😀

  • Bruno

    Sempre quem ganha é o usuário e não há revanchismo. Podemos gostar muito de um lado (apple ou google), mas temos que ser felizes por existirem ambas, senão com certeza dos 2 lados não teríamos muitos features.

    Quanto mais cabeças pensando, melhor. E no final é isso mesmo, todos ganham.
    Parabéns ao Google pela idéia genial das notificações, a Apple demorou muito para implementar algo parecido.

    • Arthur

      O engraçado é que poucos anos atrás a briga era entre Apple e Microsoft quanto ao SO que era melhor. Agora que a Apple deu destaque ao SO de celulares, a briga é outra, e com outra empresa… Agora eu gosto da Microsoft, que ‘se ligou’ e resolveu seguir seu rumo e inovar.

  • Diego

    Concordo em gênero, número e grau! Uma pena eu ser um usuário do iPhone 3G e não ter acesso à todos esses recursos! Foi a melhor atualização da história do iOS, sem dúvidas!
    Aproveito para parabenizar o excelente trabalho de vocês, é o melhor site sobre iOS em português!

  • Evolução natural =D
    Tudo que é bom sempre vai acabar sendo aproveitado! Porém, melhorado!!

  • Victor

    é manero novo ios5 e copiar não é ruim.. se funciona valido… o problema é copiar sem saber pq ta copiando.. a apple copiou talvez pq ela mesma nao conseguia ver uma maneira tao eficientes como o android achou.. e isso eh fantastico.. é valido copiar para beneficio..

    valido dmais

  • Eduardo P.

    Chupa Google!

    • Italo

      Esse é o tipo de comentário que não acrescenta nada.
      Primeiro, o Android não é só do Google. Ele é da Open Handset Alliance, um grupo de várias empresas e, por ser opensource, tem grande contribuiçaõ da comunidade.
      Segundo, se a Apple copiou o sistema de notificações do Android, é porque eles reconheceram que havia um sistema que funciona bem, e simplesmente seria idiotice reinventar a roda nesse caso. Copiaram o sistema, como o Android faz como o menu de aplicativos em comparação ao iOS por exemplo.

      São sistemas com propostas diferentes, sim. Se um tira ideia do outro, signifcia que estão aprendendo com as boas ideias e concertando os defeitos.

    • Thy

      Esse é o típico comentário FAIL!!!

      • Lucas Barbosa

        conCerta depois

  • guilherme

    venho acompanhando desenvolvimento do ios e tambem do android, pois convivo com várias pessoas que tem o android, e acho que a apple tem copiado o android e os aplicativos provenientes do jailbreak, que eram usados pra dar funções simples mas que o ios não tinha e a apple não autorizava na app store.

    realmente vai melhorar muito o ios, maas com idéias de outras fontes e não a apple.

    • Marcos

      Concordo com vc Guilherme e acho que varias das ideias vieram tanto da concorrencia quanto dos tweaks do Jailbreak, mas um que podia ter sido utilizado é o SBsetings esse sim faz falta no meu iphone.

  • Eu penso assim maioria das empresas ja copiaram o iPhone pelo visual uns serviços enfim..
    Só porque a Apple pegou algo igual de outros celulares ela ta se queimando? Nada hver.. Acho que a Apple tem todo o direito de “copiar umas coisas” hoje em dia nada se cria tudo se copia!!

  • Ale

    É cópia da concorrência sim. E?

  • Leo

    hsuasua grandes coisa , querendo ou nao eu ainda posso falar”eu tenho um iphone !”

    • João Pedro Vianini

      Gosto do iPhone pelo que ele é. E não pelo status que ele dá.

      • iPrest

        2

        • João Paulo

          O que dá status é andar de Ferrari. Esse pessoal que cha que abala com um telefone celular não conhece o mundo em que vive…

          • Raphael de Souza

            Ou você que não conhece o mundo que ele vive.

    • Conheço gente que ganha 800 reais por mês e tem iphone. Status pra caramba!!! kkkkk

  • Andre

    Eu acho…. que o importante é ser feliz. O resto a gente corre atrás.

  • Marcelo

    Bom concordo com tudo isso, e como usuário feliz do iPhone, e não um fanboy, gostei muito das notificações e [email protected]$%-se se elas vieram do android ou não, o iPhone copia e é copiado assim como os outros.

    Agora, (off) quando nós veremos o resto de coisas (200) novas no iOS 5?
    Eu sei que vocês já apresentaram muitas (acompanho no twitter) mas e o resto?

    Também seria interessante se houvesse um post sobre as novas api’s, e o que pode-se se esperar dos apps exclusivos do iOS 5.

    Desde já muito obrigado pelo MELHOR conteúdo sobre iPhones na blogsfera brasileira.

    • Bruno

      developers não podem falar abertamente das novas APIS fora dos foruns da Apple, quando tu baixa tu é obrigado a aceitar TOS e etc…

      A não ser que o iLex tenha conta de desenvolvedor e queira arriscar…

      Mas eu posso garantir, as mudanças da API estão fantásticas.

  • Dirceu Escobar

    CONCORDO PLENAMENTE!!! =)

  • Particularmente eu acredito que Jobs sabe bem o que está fazendo e sabe muito bem o que iria ouvir ao anunciar as mudanças. Talvez tenha sido uma jogada esperta, pois se igualando aos sistemas dos concorrentes, o usuario que dizia nao ter um iPhone por n motivos e brechas no iOS pode mudar de opinião.

    A realidade é… nesse mundo nada se cria, tudo se recicla. Já foi-se o tempo em que originalidade era algo essencial. Tudo tem um pouco de algo parecido. Ninguem pode falar que hoje em dia existe um produto no mercado em que as pessoas falam que nunca viram nada parecido antes.

    Eu sou fãzaço da Apple a tiro meu chapeu. O importante não é se é copia ou nao, importante é que eu vou ganhar com esse sistema novo. Meu iPhone 4 já era um puta celular, agora, vish… vai ser melhor ainda.

    Todo murmurinho é bom a favor da Apple… sejam os comentários apoiando ou os contras!

    • Allan Anderson

      Concordo com o Renato! O importante são as funcionalidades.

  • @guedesTI

    “Tchê !!! falow pouco mas falo Bonito”

    • storke

      Uai!!! Falou pouco, mas falou bonito!!!

      • Fernando Mauro

        Meu! Falou pouco mas falou bonito.

  • AndreSS

    Boas idéias e boas ações foram feitas para serem copidas, sem nenhum demérito.

  • Overlord

    Que frescura esta estória de ficar falando que é cópia, quer seja da empresa A, B ou C.

    Prefiro “perder meu tempo” aproveitando os novos recursos (alguns, porque os outros terei de esperar até setembro). 🙂

  • Ryu

    Design é uma coisa que dificilmente é puramente original

    Quando o iPhone foi criado, tablets touch já existiam, icones também e por aí vai…

    O que aconteceu foi apenas a inserção de coisas que não existiam. Não acho que seja cópia..

  • Danilo Matos

    Ótima materia e texto impecável!

  • Jeorgelis

    Boa garoto. Esses apple fã boys e fandroids nao estao com nada.

  • Silas

    Com certeza o iPhone vai ficar incrível com o IOS 5!!
    Agora só falta eu ter um iPad p/ poder usufruir as novidades nele também(^.^)

  • André Melo

    a sincronização automática de músicas já está em funcionamento?

    abraços pessoal.

  • Carla

    Como se diz em Direito: “nada se cria, tudo se copia”. A tecnologia avança rápido e concorrência é isso aí… Só temos a agradecer. Melhor pra nós! Parabéns Apple!

    • Alex iPilot

      Foi o Chacrinha quem inventou essa frase: “Na TV nada se cria, tudo se copia.” Ele era advogado? Hehehe…

      Não sou contra cópias mas elas devem, obrigatoriamente, ser mais bem feitas do que o original…

      • O Chacrinha não era advogado, foi o direito quem copiou a frase. 😛

      • Carla

        Pelo jeito e copiou do Direito! kkkkk…..

        • gabriel

          isso é tirado de uma lei da quimica que diz: na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma.

          • Carla

            Isso aí! Viu como tudo se transforma, se copia e cria seu próprio espaço? Cada um com seu jeito. E isso aconteceu com nosso maravilhoso iOS 5 agora! Vamos que vamos transformando, copiando, criando, etc… mas, deixando marcas na história! Assim é a “delícia de maçã”!
            E que chegue logo setembro!!

          • ifire

            Lavoisier, apesar de ser considerado pai da quimica, essa lei é bastante usada em física.

  • Guilherme Dias

    Bom, sou usuário de um Androi (Galaxy S), e um iOS (iPad), acredito que, a cópia não é o problema, e, sim os usuários, eu vejo defensores do Android falaram mal do iOS e vice-versa, particularmente acho isso ridículo, tanto a Apple quanto o Google copiam funções um do outro, e, sem essa festa de cópia nenhum dos sistemas estaria onde está… tudo bem, a Apple teve algumas várias idéias que o Google copiou, e vice-versa.

    A cópia, por mais que seja falta de criatividade, é perfeita para nós, e, analisando de forma imparcial, se uma empresa copia um produto ou funcionalidade, ela está “dizendo” que a outra “tem mais criatividade”, digamos assim.

    O Android é o que é hoje, graças ao iOS, e, o iOS teve algumas melhorias, excelentes digasse de passagem, graças ao Android, não é concorrência, é uma parceria, que formalmente não existe. Só temos a ganhar com isso, quem não gosta das atualizações (eu já ouvi pessoas reclamando da “falta de capacidade da Apple”), é só não atualizar o sistema, continue com o seu atual, e, deixe para quem é racional o suficiente, usufruir daquilo que as empresas copiam umas das outras.

    • PauloAndre

      E digo mais: A iOS é o que é hoje graças ao jailbreak. A Apple utilizou muitos dos recursos que surgiram no jailbreak, e aprimorou.

      Quem ganha com isso?

      Todos os usuários.

      Nao interessa quem copia quem. Sempre haverão inovações no Android, no iOs (e no iOs com jailbreak). Quem ganha com isso somos nós.

      Abraços!

  • Tiago

    Uma imagem tão bonita em cima e depois vem aquela coisa feia ahah
    Como ainda ontem disse no twitter, a Apple “lixou” mais developers de tweaks do cydia que o resto das pessoas..

  • Olha, tirando os méhhss da Apple em recursos bestas, outros são de cair o queixo e acompanhando a apresentação de ontem, faz sentido a Apple so ter liberado tudo agora e isso valeria uma análise bem profunda. O wi-fi sync, independência do iTunes, tudo isso faz muito mais sentido se você considerar que o iCloud faz parte desse bolo e que foi muito melhor lança-lo junto do que te-lo lançado ontem.
    Nisso dá para ver que a Apple acertou em cheio em não liberar nada antes e fazer o trabalho direito.

  • Guilherme Dias

    Bom, sou usuário de um Androi (Galaxy S), e um iOS (iPad), acredito que, a cópia não é o problema, e, sim os usuários, eu vejo defensores do Android falaram mal do iOS e vice-versa, particularmente acho isso ridículo, tanto a Apple quanto o Google copiam funções um do outro, e, sem essa festa de cópia nenhum dos sistemas estaria onde está… tudo bem, a Apple teve algumas várias idéias que o Google copiou, e vice-versa.

    A cópia, por mais que seja falta de criatividade, é perfeita para nós, e, analisando de forma imparcial, se uma empresa copia um produto ou funcionalidade, ela está “dizendo” que a outra “tem mais criatividade”, digamos assim.

    O Android é o que é hoje, graças ao iOS, e, o iOS teve algumas melhorias, excelentes digasse de passagem, graças ao Android, não é concorrência, é uma parceria, que formalmente não existe. Só temos a ganhar com isso, quem não gosta das atualizações (eu já ouvi pessoas reclamando da “falta de capacidade da Apple”), é só não atualizar o sistema, continue com o seu atual, e, deixe para quem é racional o suficiente, usufruir daquilo que as empresas copiam umas das outras.

    Foi mal, esqueci de apagar a tag que coloquei =P
    Não presta atenção da nisso!!

  • aLex

    Cópia? No máximo, cópia de cópia que é mesma coisa que uma idéia original. Sejamos todos felizes com as inovações trazidas pelo novel iOS!

  • Yuri Ferraz

    Quero que o IOS copie a opção de gravação telefonica que sempre tive no N95.
    Em tempos de falso sequestro, mal atendimento de call center e ameaças por telefone, sempre é uma mão na roda gravar tudo.

    • Daniel Alencar

      Yuri Ferraz, gravar ligações no N95 não era nativo, você tinha que hackear o aparalho para instalar o aplicativo, realmente era muito bom, mas se vier nativamente no iOS será muito bom.

      • Rodrigo

        Não Daniel, eu tenho um N81 da Nokia com mais de 3 anos de uso, e nele tem um gravador de ligação nativo, inclusive já o utilizei várias vezes e em algumas foi bem importante.

    • Daniel Alencar

      Sem comentários, realmente o Android é a cópia do iSO modificada. “se não tivesse existido o iPhone, o sistema móvel da Google não lembraria em nada o que é hoje.”

  • Nilson

    Eu acho que o Android é cópia do IPHONE com JB.

  • Tanto o Android quando o WP7 se gabaram e quiseram ter seus minutos de fama ontem.

    Mas justiça seja feita. o iOS (antes iPhoneOS) foi o pioneiro e mudou o rumo dos sistemas operacionais móveis.
    As críticas até então só o fizeram evoluir, possibilitando coisas como a App store.

    Porém sem concorrência é fácil se deixar levar e guardar features para serem lançadas quando forem mais convenientes (ringtones, Facetime só no iphone 4 em diante por ex.)

    O Android teve que nascer já no ioS3 pra poder competir de igual pra igual. Correu muito atrás e hoje está em pé de igualdade com o iOS. A ponto de features feitas no primeiro serem agora aproveitadas no segundo.
    O Windows Phone 7 então… teve de nascer já na cola do nem sequer lançado iOS5. Mas também já chegou lá.

    É MUITO mais fácil começar tendo parâmetros. Fico indignado de ver droidfans e wp7fans se gabando sendo que em 2008 sequer existia um celular decente pra rodá-lo. Wp7? Tava na prancheta.

    O iLex colocou bem na foto. O pessoal pega pesado com a turma da Apple.
    Copiar todo mundo copiou, mas inovar mesmo, só a apple fez em 2007. E fez de novo com o iPad.
    E vai fazer de volta com o iPhone 5, tenho certeza.

    A concorrência? É boa pra todo mundo! “Devemos copiar aquilo que deve ser copiado”.

  • DarthClayton

    Estranho essa discussão, acho que fica dificil apontar quem copia quem.Integração, conectividade, evolução…todos tendem a isso e acho que quem ganha somos nós mesmo. Acho ótimo esta “guerra” de sistemas, porque assim vamos ter sempre novidades! Já imaginaram se só tivessem iOS? Tenho um iPhone porque procuro o melhor, e qdo for mudar de aparelho, vou procurar o melhor…não me interessa se será iOS, Android e até mesmo um WindowsPhone…melhor desconsiderar o WinPhone rs.

  • Vinny

    por mim, que todo mundo copie todo mundo nas melhores funções de OS, que todos nós saímos ganhando..

    para ser incontestável a aceitação do iphone pra mim, falta só a liberação da troca de arquivos de audio, fotos e video através de bluetooth, com qualquer outro dispositivo que o contém da mesma forma. é um dos principais motivos (já que os outros foram sanados agora pelo iOS 5) que me mantém em dúvida se adquiro ou não outro iphone, já que vendi o meu.

    de resto, ganha disparado em tudo (menos no volume do som do aparelho,que é meio irrelevante já que dá pra ouvir também).

  • Se copiou ou quem copiou quem não importa. O importante é a função funcionar bem e o usuário estar satisfeito. Pronto. Isso de ficar discutindo sobre de onde venho tal ideia é coisa de gente que não tem o que fazer.

    Se o usuário de Android acha que o iPhone é ruim, continue usando Android. Se o usuário de iPhone acha que Android nao presta, continue no iPhone. Simples assim.

    As pessoas precisam parar de querer impor aos outros o que elas acham que é o melhor. No caso, fanatismo por marca/modelo de aparelho e sistema operacional. Deviam ficar felizes que há tantas opções, cada uma suprindo as necessidades de alguém. Já pensou se só existisse iPhone ou só Android? Tenho certeza que com uma concorrência zero os fabricantes não teriam feito metade do que há hoje em funcionalidades.

    Eu uso produtos Apple porque acho mais práticos e atendem minhas necessidades. Simples assim. Já usei Android por exemplo e gostei, mas o iPhone me atendeu melhor. Como disse, supriu as minhas necessidades. As do pedrinho, zezinho, luizinho são diferentes das minhas, podendo o Android, Palm, Windows Phone ou outro ser o adequado a eles.

    Vamos acabar com essas discussões sem sentido e voltar nossa atenção a tudo de bom em relação a tecnologia que está vindo por ai.

    Ah, só pra constar, o texto ficou ótimo iLex, como sempre! 🙂

  • Para mim o iOS5 estará ótimo (vou ter só em setembro) e se surgir algum processo de patente da parte da Google, Microsoft, RIM, contra a Apple não serei que vou pagar.

    O que posso dizer aos Androidianos? A minha cópia (no meu iPhone) ficou muito melhor que o seu original….hahahahaha

    • Daniel

      Melhor em questão estética. Ainda faltam notificações contínuas e propagação e interceptação de broadcasts para ser tão completo. Indo por esse lado, a “cópia” da home screen do iOS também foi melhorada, com a inclusão de widgets e posicionamento livre sem ficar acidentalmente jogando um app pra tela seguinte toda hora.

      Sem criancices, por favor. 😉

  • Rafael

    Acho que posso falar bem sobre isso, possuo um iPhone 3Gs e um Samsung Galaxy Tab. Estas novas funções simples que o iOS não possuía (notificações, poder apagar somente uma ligação e por aí vai) realmente faziam falta.

    Quanto ao meu tab, o que irrita muito é a verdadeira confusão que é o android market, a quantidade de apps ruins e a dificuldade de se apagar um app que não gostei (não é fácil como no iphone, é preciso entrar nas configurações do sistema). Porém o Android já tem um “SBsettings” built-in e vários apps que sempre foram pagos na App store possuem versão idêntica para Android grátis (Ex: Whatsapp, Angry birds etc).

    Se a apple resolveu “copiar” as coisas boas do Android, quem sai ganhando somos nós, o Google poderia fazer o mesmo e “copiar” as coisas boas do iOS.

    Quem realmente vai perder espaço no mundo do iOS é o jailbreak, cada vez menos necessário, o sistema está ficando muito completo! Somente pessoas que fazem JB para usufruir de pirataria continuarão adeptos.

    PS: iLex, tenho uma sugestão de post. Fazer um vídeo ou uma galeria de imagens mostrando a evolução do iPhone OS 1.0 atéo iOS 5, não seria legal?

  • Agora o jeito é dar o meu 3G pra alguém e comprar um iphone4, kkkkk, melhor espera sair e o 5 e comprar o 4 mais barato na tim, pq do jeito q anda num da pra fica pagando oq as operadoras cobram no brasil por aparelhos, e a apple tornado os aprelhos obsoletos tao rapido ta foda, mas faze oq acontece o mesmo com os nots.Paciencia,

  • Cristian

    Se foi cópia ou não, pouco me importa, o que vale, é que parece ter ficado ÓTIMO ! Isso que importa na minha opinião!

  • Marcus

    Parabens, ótimo artigo.
    As mudanças foram muito boas, e eu gostei de ver esse novo modo de pensar da Apple, tudo que tem de bom nos iGadgets a concorrencia tenta copiar, porque não copiar o que tem de bom nos concorrentes?!?!?!

    • Guilherme

      é verdade…. a concorencia pode copiar mais a Apple nao???

      o pior foi depois q a Apple lançou a função SIRI, eles fizerão a IRIS..kkkkkkk

      e a Apple n pode copiar???

  • Abel

    Pois é, vai entender: se é igual e sai no Cydia, é inspiração; se é igual e é oficial, é cópia.

  • animalbhz

    Fato… o Sistema de e-mail do 3.1 é idêntico ao Mail da Apple. Nem ligo da copia não… O que é bom tem que ser copiado e melhorado os japoneses são o que são hoje por isso.

  • Bruno

    Eu tenho um iPhone 4 e um Galaxy com Android, sempre utilizei os dois, gosto de ver as diferenças entre eles e aproveitar o melhor de cada sistema. Como o proprio iLex disse ninguem aqui tem ações da Apple.

  • Haytham

    Só sei que o departamento jurídico de muitas empresas invejosas e hipócritas já deve estar se preparando pra atacar..

  • Algus Helm

    Só espero que essa “curtininha” seja mais fácil de puxar que as dos aindroids…

  • Fernando Augusto

    Cópia ou não, eu quero é turbinar meu idevice.

  • Julio Escobar

    Sinceramente ando com receio de fazer novos updates nos meus igadgets devido aos problemas com os ultimos disponibilizados. Continuo com o 4.2.1 e creio que ainda vou esperar para ver o que acontece.

  • Marlos

    Gostei muito das novas implementações da Apple. Acredito que não é por falta de conhecer as necessidades, falta de competência ou falta de recursos que eles deixam os tais buracos (eles usam o aparelho e não vivem e marte… eles tem internet, né? rs). Como o iLex disse anteriormente, isso ocorre por interesse comercial, pois, como eles conseguiriam estimular updates se não houvesse o que melhorar? Acredito que fazer uma revolução todo dia é difícil, até pra eles.
    Nessas ‘coisas abertas’ é onde atua a concorrência… e nasce aí a briga. Mas peraí, a coisa aberta é um nicho, uma necessidade… o Android botar isso em prática não significa que eles ‘só fazem o que falta no iPhone’… é o iPhone que não faz o que falta.
    Eu, particularmente, gosto mais das coisas simplificadas alá Steve Jobs… mas, sinceramente, acho que a Apple desconsidera e ignora que esses recursos ausentes serão implementados pela concorrência e também acha que todo mundo terá o mesmo comportamento. É como se eles deixassem o buraco, já planejassem implementar para a nova versão e já criassem os textos de como vão caracterizar revolucionariamente a melhoria… Pois é no mínimo engraçado algo como aconteceu na WWDC: “WTF? Preciso de um computador pra ligar o telefone? (risos)” Peraí, esse ‘defeito’ era responsabilidade deles, nenhum outro telefone faz isso; aí apresentam a solução com termos: “Amazing”, “Magical”, “Wonderful” pra coisas que são ridiculamente óbvias como as notificações ou coisas mais antigas como multi-tarefa… intens que já estão mais que presentes na vida de quem é entusiasta do assunto. Tem coisas mágicas, sim, mas me dizer que é mágico colocar um atalho pra câmera na lockscreen… isso tem desde os nokias com camera VGA.

    • Lucas Barbosa

      esse cara sem duvida não usa twitter. acho que nem ele leu tudo que escreveu

      • Marlos

        ?
        1- Você não é obrigado a ler meu comentário.
        2- Não é pelo fato do Twitter estar na moda que eu sou obrigado a usar.
        3- Com certeza você não usa livros.

    • Rodrigo

      Fico lendo os posts do pessoal e acho engraçado como alguns beiram o extremismo islâmico, defendendo a ferro e fogo a Apple como se fosse o alcorão, rs.

      Não entendo como a maioria não nota que é apenas uma empresa, que assim como as outras visa apenas sua supremacia para obter maiores lucros advindos desses mesmos extremistas.

      Acho que a confecção do Ios5 talvez mostre que a Apple tbm esta preocupada em mercado e não apenas em supremacia. Pois a apple as vezes me lebrava a Sony antigamente, sempre com sistemas unicos que te faziam ficar preso a marca. Com isso ela perdeu muito mercado e deu espaço para outras empresas que procuravam facilitar as coisas para os consumidores, como LG e Samsung.

      Acho que o novo Io5 fará com que mais pessoas adotem os Iphones, pois conserta diversas falhas que muitos não gostavam (inclusivers os extremistas, mas que só agora dizem que é melhor com essas funções novas).

  • Thiago

    Concordo com o iLex. Contudo, o iOS 5 especificamente não trouxe nada revolucionário, apenas evolucionário. E por parte da Apple senti falta de algo que realmente colocasse-a adiante dos demais concorrentes. Decepcionado não estou, pois as mudanças foram agradáveis e muito úteis, mas ao final da keynote de ontem (após alguns minutos de euforia para com o novo iOS) senti um gostinho de “e ai?”. ou melhor, “one more thing..??”. Talvez seja pela expectativa que fora criada, mas faltou algo mais na minha opinão.

  • Otavio Braga

    Não ligo, pois sempre que a apple traz um novo recurso para o iOS ela se empenha em traze-lo com qualidade, e isto é o que importa. (:

  • makoto

    iphone concorrência , cadê……….

  • Se copiou ou não pra mim isso não faz a menor diferença.
    Uso o iPhone não porque acho ele a última coca-cola do deserto, mas porque em minha profissão ele é o melhor smartphone.
    O android não compete bem na área de apps médicos. o iPhone apesar de só ter cerca de 6000 apps na categoria (e a grande maioria ser lixo) tem pelo menos uns 10 apps que são muito bons.
    O Android tá chegando perto nesse ponto , mas ainda tá longe.
    Então pra mim: eu acho que cada melhoria é uma melhoria: se foi copiado do android, Otimo! significa que é bom, afinal, os caras do google não iam se prestar a fazer porcaria.
    Cópia por cópia, o google e a apple nunca criaram nada de novo!
    o gmail não foi o primeiro email, o ipod nao foi o primeiro mp3player, e por aí vai – mas as duas empresas lançaram serviços exemplares! então palmas pras duas.
    Quem sabe daqui a 10 anos, os sistemas móveis não serão unificados? Já são semelhantes, e se não fosse intrigas e disputas de fabricantes talvez esse dia estivesse mais próximo.
    bom, por enquanto: esperemos o iOS5! oba!
    será então que quando o iphone 5 sair, vai sair com ios6? ou será que a apple vai manter o ios5 por muito muito tempo agora?!
    vlw!

  • Arthur Lima Saraiva

    iLex,

    Eu compartilho a minha conta da app store com a minha esposa. Eu dei uma pesquisada e vi em muitos forums que tem MUITA gente que faz o mesmo, no mundo todo.

    E essa dúvida é compartilhada por todos: Como vai funcionar o iCloud nesse caso? É possível compartilhar a conta e mesmo assim ter duas sincronias separadas para o iCloud, ou ele invariavelmente usa a conta da app store?

    Gostaria que, se possível, voce testasse isso. Poderia inclusive fazer um post sobre isso, pois tenho certeza que muita gente aqui tem a mesma dúvida.

    Obrigado, fica a dica e a duvida.

  • Túlio Tadeu

    Parabéns iLex,
    reportagem muito boa a sua…
    mostrou personalidade.

  • Guilherme

    Para mim ainda ficou faltando os Widgets…

    Uma tela com somente um campo de busca não faz sentido para mim…

    Acredito que a tela de buscas que fica vazia poderia armazenar Widgets e a cortina poderia ter o campo de buscas na parte superior dela… assim a atual tela de buscas seria uma tela de Widgets isso seria muito bom tambem…

    Ou melhor o campo de busca pode ficar na parte superior da cortina, mas escondida da mesma forma como no email… então você puxa para baixo e o campo de busca aparece para você realizar a sua busca…

    Quanto a copiar ou não do android para mim não importa o que importa é que agora tem no iPhone e esse era um recurso que eu gosto muito no android… sempre que pegava um celular com android eu descia a cortina e pensava “como não tem isso no iPhone”… agora tem e aparentemente melhorado, não testei ainda então não posso afirmar que esta melhor, mas que parece melhor isso parece…

  • Thy

    Eu comparo fanboy a fanático religioso…ambos idiotas que defendem uma tese sem argumentos…
    Muito bom o artigo pois eu não me lembro de ter lido no blog uma critica a algum outro dispositivo por ter copiado o iOS…

    A Sacanagem que eu não li ainda aqui é o fato de tirar fotos com o botão + de volume…..quem introduziu isso foi o Camera+ e foi BANIDO!! E depois a Apple copiou descaradamente a função….não sei o que rolou nos bastidores mas se a Apple simplesmente pegou a ideia e copiou isso sim é uma baita sacanagem!!!! Agora do meu ponto de vista de usuario essa função é excelente!!! rss

  • Lucas

    Ótimo artigo! 😀

  • JanjaBoy

    Quando se diz “Eu não me importo de onde a ideia veio e nem se ela é melhor ou pior que a original”
    OK, é o certo e eu concordo.
    O problema é que no mundo Apple, o “mundo” copia a Apple.
    Lembro que a troca de usuário veio antes no Windows e tempo depois já tinha fanboy falando que a Microsoft tinha copiado da Apple. Quando o próprio Jobs declarou que tinha “melhorado” a troca de usuário. 😉

    • Eric

      Falou tudo. É por isso q o pessoal vai crucificar bastante a Apple por ter feito essa cópia. Mas agora falando sério, sem discussões bobas. As atualizações foram mto boas, porém, ficou faltando algo. Melhorias no multi-tarefa. Depois q se usa o Android o multi-tarefa do iOS é ridiculo. Qq um percebe q o iOS foi remendado um multi-tarefa enquanto o Android foi desenvolvido multi-tarefa. Mas gosto muuuito do iOS. (Apesar de atualizar meu iPad com o 4.3.3 e ficou um lixo…)

  • loliveira

    Desculpe em primeiro lugar por não ler os comentários de todo mundo.
    Em segundo por que vo copiar esse testo e colar no Facebook, logico deixando os créditos para o autor.

    Não tiro nem coloco uma virgula no que esta escrito ai.

    Excelente comentário

  • FB

    Benchmarking….

    É a coisa mais normal na economia altamente globalizada e concorrencial, principalmente deste mercado.

  • Daniel

    Concordo plenamente que no final quem ganha são os usuários, e que se a idéia é boa, vale a pena ser copiada… ou até aprimorada! Notificações na lock screen já eram esperadas para a próxima versão do Android, mas era algo tão óbvio que o Google também vacilou em demorar pra fazer isso, e agora teve que engolir a Apple fazendo antes, e muito bem-feito, pelo visto. E não foi a primeira vez que isso ocorreu: o sistema de multitarefa do iOS 4 também é muito parecido com o do Android, tirando apenas os recursos mais avançados (muitos dos quais dependiam do sistema de notificações, então nem tinham como copiar antes).

    Agora, parafraseando você mesmo, iLex, informe-se melhor das outras plataformas, para não ficar tão limitado 😉 Android copiou muito do iPhone, principalmente no começo, mas já segue um caminho bem original hoje (sabe me dizer alguma coisa que o Gingerbread copiou do iOS? Ou o Honeycomb?). Falar coisas como “a concorrência ainda corre atrás e só copia” em aberto só demonstra parcialidade e ignorância da situação geral. Você já disse diversos absurdos por aqui, como que reconhecimento de voz no Android é igual ao do iPhone, ou faz retweet de rumores insanos como um Android 2.4 (ao mesmo tempo que fala de jornalismo investigativo, ironia…) só por ser uma notícia negativa sobre o “campo concorrente”. Claro, você não tem obrigação nenhuma de saber tudo sobre outras plataformas, mas não saber a respeito também tira seu direito de comentar sobre elas, a risco de sacrificar a credibilidade. Minha sugestão pessoal é apenas deixar de fazer tais comentários desnecessários (que mais demonstram insegurança que qualquer coisa), e ignorar os trolls, que são igualmente irritantes em qualquer plataforma.

  • josé

    Essa briga de fanboys ta dando no saco já, todos os foruns e blogs de tecnologia acabam em briguinhas por conta desses mimis de qual OS para smartphone é melhor, acho que cada um gasta a grana que tem como quiser e no fim o que conta pra um OS ou outro é o Hands-on nao tem jeito, eu comecei a usar o iOS qdo comprei meu primeiro iphone um 3GS depois comprei um milestone passei tanta raiva com android que hj eu naum troco o iOS por nada 😀

  • tuca

    acho bobo defender tão arduamente um smartphone. Tenho um iphone mas não vacilaria em trocar por outro quando ele não me agradar mais ou a concorrência acabar por superá-lo. Acho até que não fiz isso até agora porque gastei dinheiro com aplicativos e se mudar pra outro sistema não tenho como exercer uma “portabilidade”.
    Quanto as novidades do iOS 5, não achei que foi tão surpreendente assim. A grande maioria já tem à disposição pra que fez o jailbreak. Não teve inovação, pelo menos pra mim; só cópia, seja da concorrência, seja do que o cydia oferece. Não acho ruim isso. Todo mundo se copia. Acho ruim não ter uma alguma coisa sensacional e “mágica” faz um tempo. Vai ver eu não me deslumbro muito fácil.

  • Fabricio

    Isso é fato. A Apple revolucionou o mundo da telefonia móvel. Isso é fato, ninguem é perfeito, mas há caminhos para se chegarem lá. Muito se copia e pouco se cria. Todos fizeram cópias descaradas do iPhone, todo mundo simplesmente deixou de lado o teclado físico e adotaram o telefone celular com um produto 3 em 1. Todos quiseram touchscreen. Certo,o OS da apple nunca foi perfeito, nunca foi um Symbian ou teve suas facilidades, nunca foi um Android ou teve sua compatibilidade,a Apple sempre procurou caminhar com suas próprias pernas, e sempre teve mérito nisso. Agora, se para a maioria dos usuários do iPhone eles precisem ou de jailbreak ou elogiar o OS vizinho, o que há de tão mal a Apple usar de uma coisa boa para os consumidores ficarem mais satisfeitos? Porque agora que ela copiou uma coisa que nem sequer é o principal de um telefone, agora todo mundo acusa com o dedo mais sujo?

  • Claudio

    Copiar é normal, claro que sim. O que não é normal é a Apple que recentemente tentou processar os outros por também copia-lá agora também faz o mesmo.
    claro que só temos a ganhar se ela copiar o que os outros tem de melhor. Mas cá para nós: um pouco de humildade não faz mal para ninguém . Todos podem ter boas idéias que podem ser copiadas , adaptadas ou seja que termo se quiser usar. Nenhuma delas ( Apple , googgle , etc) tem o produto perfeito. Somando o melhor de cada teremos sim belos produtos.

  • Claudio Bauer

    O fato é que se a Apple (diga-se Steve Jobs) não fosse tão radical em suas posições esta discussão nunca teria começado.

  • Adersen Arantes

    Amigos, quem copia quem?
    Na realidade todos fazem suas copias, talvez um poço melhorado. Sabemos que a Appel revolucionou a mundo dos celulares, estas empresas fizeram fotocopias do Iphone, e agora com dor de cotovelo vem falar que o novo sistema é um clone dos deles… Fala serio!!!???
    Por anos usei Motorola, depois que comprei o meu Iphone 4 não sei como pude viver sem ele todos estes anos….

  • Laxus

    Vai ter algum JB para o novo IOS?

    • Thy

      O mundo acaba em 2012?

      • JanjaBoy

        Hajahahaaaaaa!!
        #eurimuitoalto

    • Armando Soares

      Na verdade, o exploit usado no llimera1n, atualizado para o 4.3.3, já fez o jailbreak tethered no iOS 5. As fontes são o MuscleNerd, comex e i0nic.

  • Sergio Ito

    Primeiro quero parabenizar o blog pela excelente cobertura feita ontem e que revelou diversas novidades do mundo da Maça, rs

    Segundo que o importante é saber copiar e reconhecer que seu produto pode ser melhorado com coisas que já existem em outros sistemas. A concorrência é um grande aliado nosso e é extremamente desgradável ver esse ataque mutuo entre fãs da Apple, fãs do Google e fãs da MS.

    Ansioso para que chegue as novidades logos para ter aqui no meu Iphone 4 e Ipad 2

  • Luis Felipe Reis

    O fato é que, se ja “copiou isso” COLOQUEM OS WIDGETS DECENTES PELAMORDEDEUS D:

  • André

    Grande texto, parabéns…

  • Fábio Costa

    Que bom que estamos começando a ter concorrentes próximo ao iOS. Essa melhoria é prova viva de quanto a concorrências nos faz bem. Espero que o Windows Phone 7 venha ser à altura da Apple e da Google, pois se todas inovarem e copiarem boas idéias umas das outras, só temos a ganhar.

  • Luis Felipe Reis

    Ei iLex, quando vai ter outro evento aqui em Brasília? abçs

  • Miguel

    Sincronismo wireless no iOS 5, já no iOS 6 será possível carregar a bateria wireless kkkkkk

    • jv

      pior é q ja existe tecnologia pra isso

      • Luis Felipe Reis

        é tu João?

  • Sktos

    O mundo nao acaba em 2012 , pelo menos pra quem tem iphone , heheeh Parabens por seu texto iLex.

  • será possível editar ou excluir músicas diretamente no iphone ?

  • Érico

    A Apple norteou todo o surgimento desta enorme gama de “celulares” parecidos com iPhone. Qualquer empresa que produza aparelhos similares tem, de alguma forma, que se dobrar aos novos mandamentos ditados pela equipe de criação da Apple ou ficar de fora do mercado. Não há escolha.

    Assim, este processo de copiar e colar é natural quando se chega a um estágio tecnológico já avançado, onde quase todas as possibilidades foram testadas em algum grau. O ambiente se torna cada vez mais exigente e, assim, qualquer movimento é analisado com suspeitas de estagnação.

    A Apple sabe que é chegada a hora de inovar mais uma vez, deixando a melhor surpresa para meados do segundo semestre. Agora é hora de aproveitar as velhas novidades do novo iOS 5 e esperar para ver o que mais será assunto enquanto o tempo não passa.

  • gomes

    O fato é que a apple copiou a ideia e aprimorou supriendentemente o recurso.
    Afinal o sistema de notificação da apple é muitoooo melhor muito bonito e interativo. #FATO

  • Anderson

    Gosto do iOS & Android, gosto da apple e tbm do google, mas essas coisas são passageiras, existe algo melhor, Nele esta toda a SABEDORIA!!!

  • Valdelino

    É normal mesmo, tanto q em breve é bem provável que o Android coloque a notificação na tela bloqueado como será no iOS5. Sempre pegando as boas idéias da concorrência e melhorando para tentar conquistar o cliente.

    Como já foi dito, quem ganha com isso somos nós q sempre teremos novidades e opções diferentes a escolher de acordo com a necessidade.

  • Carlos

    Se a Apple não estivesse processando a Samsung por copia tudo bem. Agora qual é o argumento da Apple?

  • Luiz Alexandre

    De tudo o que vocês falaram até agora de novidades, senti falta da possibilidade de troca dos “widgets” da Bolsa e Tempo por outros. Acho que deveria haver essa possibilidade com programas que fossem feitos especialmente para isso.

    Já no iPad, os widgets, a meu ver e de outras pessoas, seriam realmente interessantes se flutuassem sobre a tela. Não consigo deixar de pensar que eu poderia ficar conversando no FaceTime, em formato de widget, enquanto visse meus e-mails, por exemplo.

    A falta da liberação full do bluetooth também continua sendo irritante.

    Para mim se tivesse essas duas alterações, sendo os widgets a mais esperada, estaria perfeito.

  • Acho um fato engraçado quando as pessoas falam comigo desesperadas dizendo que o iPhone não tem manual. Ele é intuitivo, não deve ter medo de testar.

    Por isso que ele ainda é o melhor smartphone.

    Se o Galaxy S é idêntico ao iPhone 3GS, o código do Android é idêntico ao código do Java, várias empresas possuem notebooks idênticos aos MacBooks Pro, por que a Apple não pode colocar recursos que já existem em outros sistemas no seu sistema de uma forma similar?

    As notificações não são iguais porque não são, mas são muito similares. Mesmo assim, é um recurso bom e os usuários só tem a ganhar.

    E quantas cópias o Android tem do iOS? Muito mais do que um simples sistema de notificações.

    Ou seja, é realmente uma evolução natural do sistema. Uma hora ele ia ter que ter esse recurso banal de deletar chamadas individuais. Eu sempre deleto tudo de uma vez, mas para algumas pessoas isso é útil não sei pra que.

    A Apple copiou o Nokia 1100 só porque ele tem esse recurso? Claro que não! É uma evolução natural! Se fosse assim, todo mundo copiou o primeiro Motorola, só porque ele faz ligações assim como todos os celulares de hoje!

    Acho que os usuários de Android tem mais é que calar a boca. O Android é a cópia do Java e a interface é uma cópia muito mal feita do iOS. A Apple teria sim o direito de copiar um simples sistema de notificações. Ainda assim, há vários conceitos ótimos de usuários por aí que a Apple poderia ter adotado. Ela adotou esse porque é mais prático.

    Enfim, o iOS só vai evoluindo com o tempo e quem ganha são os consumidores.

    O único problema é quando infringe patentes. Se nesse caso não infringiu, que os novos recursos “copiados” sejam bem vindos!

  • ifire

    Não estou entendendo, a Apple copiou algum recurso do Android, aonde ? o intelliscreen existe no cydia antes do Android ser lançado, tirar fotos usando o botão do volume também é um tweek e a tela que desce, todos sabem que é o sbsettings, se a Apple cópiou não foi do Android, o iPhone tem mais de 215 patentes novas o suficiente para processar a Google ou qualquer outro tem alguma patentes da qual a Apple esteja usando, esta perdendo tempo processa ela logo, VAMOS PARAR COM ESSA DE QUE A CONCORRÊNCIA É SAUDAVEL, a Apple não fazia MP3 player e nem telefone movel, mais mesmo assim inovou e revolucionou, essa é a grande diferença, ela não precisa de concorrência para inovar.

  • Bona

    Ligacao perdida do Steve Jobs! Ri muito! Talvez ele queria responder a pergunta do post e vc nem atender o cara! Sacanagem!

  • Joflabet

    Falam, criticam… Mas o iPhone continua sendo o melhor e mais completo celular da atualidade.
    Parabéns pelo artigo.

    • Eric

      Melhor sim. Mais completo, não…

  • Luís

    Olá amigos!!

    Gostei bastante desse artigo. Aliás, depois de quase três anos acompanhando o site, é a primeira vez que senti vontade de comentar.

    Em primeiro lugar não sou fanboy de absolutamente nenhuma marca. Sou fanboy da tecnologia. Gosto de ver como as coisas evoluem. Gosto de tentar imaginar o que essas grandes empesas escondem para o amanhã.

    Eu já fui usuário de iPhone, tenho um iPad e um MacBook white (valente… é de 2007 e ainda não está pedindo água). Há um ano eu deixei de usar o iPhone justamente pelo fato de várias funções que eu gostaria que ele tivesse já existissem na concorrência. Como geek assumido, parti direto para um Motorola Milestone. E gostei demais. Para quem gosta de fuçar, o Android é um sistema muito bom. No Milestone eu pude e posso usar as famosas roms customizadas e “limpas-do-lixo-chamado-motoblur”, posso modificar o sistema ao meu bel prazer, posso inclusive praticar overclock (coisas difíceis de se fazer no iPhone). Só que até isso cansa de vez em quando. O touch do Milestone não é tão preciso quanto o do iPhone. Além disso, apesar de poder fuçar o sistema ao máximo, tem coisas que são bem tediosas de fazer, como as atualizações para as roms customizadas de Android. Eu confesso que ontem, durante a apresentação do IOS 5 eu vi novamente a possibilidade de voltar para o iPhone. Achei a sacada do iCloud perfeita. E para aproveitar direito, é melhor que eu tenha todo ecossistema da Apple ao meu dispor.
    Ainda não sei se largarei do Android de vez, afinal sou geek. Mas tenho certeza que um iPhone vai pintar por aqui também 🙂

  • Marcus Alcazas

    É sempre bom e agradável usufruir dos lançamentos da maçã, eu particularmente não me vejo utilizando outro celular que não seja um iPhone mas mesmo com todos esses avanços no iOS ainda não consegui ficar longe de um bom jailbreak, por exemplo, uso muito pouco os botões físicos no meu iPhone (faço praticamente tudo pelo toque na tela), ícones rotativos, principais ajustes a um toque, alerta de carregamento total da bateria, enfim, existe uma gama muito grande de recursos no cydia que mostram a verdadeira capacidade deste aparelho e até arrisco dizer que o jb de alguma forma acelerou a implementação de muitos dos recursos que hoje existem no iOS, exemplo disso é nova função que será adicionada a câmera tornando possível tirar fotos pelo botão do volume. Esperando ansioso pelo JB do iPad2.

  • miguel30

    primeira vez que comento, mas passo todos os dias passo por ca e ate vi aqui no blog do iphone o wwdc 2011 da apple em directo. Agora vamos ao assunto. Sempre adoraria ter um iphone mas nunca o conseguirei o ter, porque e caro, aqui no meu pais portugal ta uma grande miseria, como sabem ate tenho no meu pais o fmi. No caso deste topico, a google que cuide bem do android porque na minha opiniao ta indo por agua abaixo. Virus, crashes, roms instaveis e fragmentacao. Eu ja experimentei tanto o android como o ios. Mas ios foi na fnac. Aquilo e show e tudo funciona bem nao e como o android. Voce compra e ja tem problemas. No caso do blog do iphone quero dar os parabens porque para mim e o melhor blog do iphone sem duvida e a malta e 5 estrelas. Obrigado blog do iphone por colocar o site sempre actualizado sobre informacao de produtos da apple. Abraco

  • Henrique S. Baloneker

    De qualquer forma vou encontrar tudo novo no IOS de novo…
    Pois nunca usei android e nem blackbarry!

  • Steiner

    Enfim, essa atualização é MUITO BOA… em Setembro troco meu BB Torch pelo iPhone 4.. KKK minha mãe furtou mue iPhone 3GS e me deixo com um BB Bold, ai torquei por um Torch que meu irmao me deu e agora vo roubar o 4 da minha mãe…

    • Claudio

      E sua mae roba o 5 de sua vo q trocou por um ipad de seu tio que deu o ipod pro cachorro

  • Talvez seja por este motivo que o Android cresceu tanto né?
    Não teve orgulho de copiar o que a concorrência tinha de melhor.

    A Apple ameaçada, deixou o orgulho de lado e trouxe coisas boas da concorrência. Noticicações, BBM…

    Concorrência é isso mesmo. Quem ganha são os usuários que se beneficiam das melhorias e investimentos.

  • Melissa

    Falou e disse! Texto perfeito!

  • Junio Lima de Sousa

    Esse post foi ótimo. Deixa bem claro e uma boa resposta aos alienados fandroids que ficam falando besteiras por ai.

  • TiãoGavião

    Vejo muito do Android em vc!!! 🙂
    O que faltou, coisa simples que até o Symbian tem!! Pastas da galeria que possamos editar no aparelho, coisa simples e faz uma falta! Vc bate 1000 fotos como fiz em uma viagem e vc não pode criar pastas com os locais, dados para facilitar a vida quando vc passar para o pc.

  • Concorrencia…. o melhor departamento de P&D que a sua empresa pode ter….

    Possuo aparelhos dos dois sistemas (um Milestone e um iPod touch) e vejo que cada vez mais terá menos graça comprar um novo aparelho….td vai se tornar igual e previsivel….

    Cheguei a conclusão que irei esperar o Win8 para comprar meu tablet….

  • É igual carro….qual a diferença entre comprar um Palio e um Gol ou um 207?

    • rodrigo

      a diferança é que o 207 não tem versão pelada para concorrencia com as outras duas… Pq o carro completo eu não iria de 207 nem a pau……

  • Antonio Carlos

    A Apple Bebeu muito mais na agua do Jailbreak do que na Fonte dos Androids …
    o nome teria que ser assim ” Ios 5 – Back to the Jailbreak ” rs

  • rodrigo

    Putz!! Tinha que limitar para 140 caracteres cada comentário…Isso parece microsoft x linux no século passado. Não vejo motivo para levantar bandeira de qual sistema usar. Cada um tem suas prioridades e gosto. A vantagem do IOS é que ele é projetado para um hardware proprietário… capit?

  • Patrick

    Nesse mundo quem copia quem?

  • Rodz

    Só acho que o iOS5 não foi a “revolução” que supostamente seria. Considerando a última versão do Android e até do WP7 com o Mango, o iOS5 ficou apenas no mesmo nível que os outros. Nem melhor, nem pior. Tá junto, do lado. E estamos acostumados a estar na frente com o iOS. É isso que me incomoda.

    Passar a andar do lado quando sempre se andou na frente é, pra mim, um retrocesso. Estava esperando algo diferente, revolucionário, único, que só quem tem iOS poderia experimentar. E isso não veio….

  • Dinilson

    Os meninos da Maça são fda: A propaganda é a alma do negócio. Eles mostraram em junho, 1001 novidades no novo iOS5, deixando todo mundo de agua na boca, mas só irão disponibilizar em setembro? Claro q a novidade só virá com o lançamento do iphone5 e aí de novo aquele corre corre pra comprar o novo gadget. Já pensou se a Apple fabricasse mulheres com o símbolo da Maça nas costas? O que eu iria fazer com as minhas do modelo 3gs, já desbloqueada e que roda o software na versão 4.3.3? Iria ficar ruim pra eles porque em materia de mulher não existe nenhuma melhor q a nossa brasileira. Que venha o number 5…

  • Engraçado ver os comentários desse post e comparar com o post da patente da Apple…