2011ARQUIVONotícias

Apple libera o 2º beta do iOS 5 para desenvolvedores, com conserto de falhas

Em um dia da semana totalmente nada usual para liberações de sistema (sexta-feira), a Apple disponibilizou ontem o segundo beta do iOS 5 exclusivamente para desenvolvedores com dispositivos cadastrados.

Esta segunda versão aparentemente não apresenta nenhuma grande novidade, a não ser o fato que a Apple arrumou muita coisa que não funcionava, principalmente no que se refere à tradução para o Português. Vários menus e telas foram devidamente traduzidos, sobrando apenas um ou outro ponto sem tradução que deverá ser regularizado até a versão final.

Já é possível restaurar o backup do iCloud quando se restaura o aparelho, mas a velocidade disso depende muito do tamanho dele e da qualidade de conexão que você tem à disposição. Veja o vídeo que o iPhoneDownloadBlog fez da sincronização sem fios:

Outro ponto interessante é que a Apple agora ativou a sincronização do iTunes pelo Wi-Fi, função que era apenas teórica no beta anterior. Com isso, será possível sincronizar músicas e fazer o backup com o computador sem precisar conectar o aparelho no USB. Tudo é “pelo ar”, confira (em inglês):

O aplicativo Mensagens (onde funciona também o iMessage) recebeu uma pequena reformulação gráfica. As mensagens (SMS ou iM) possuem uma pequena linha pontilhada no topo, destacando se é uma mensagem de texto (SMS) ou uma iMensagem.

As notificações também receberam leves novidades. O painel da Central de Notificações (Notification Center) agora mostra um pequeno texto quando não há nenhuma notificação nova, coisa que antes não acontecia.

Se você recebe uma notificação com o aparelho na tela bloqueada, agora um pop-up sem botões aparece, destacando-a. Depois de um tempo, porém, ela volta para a forma de lista, como acontecia no beta 1. Há também a possibilidade de arrastar a lista inteira das novas notificações, puxando para baixo uma pequena aba.

O novo aplicativo Reminders assumiu finalmente seu nome oficial em português, passando a se chamar Lembretes.

Ainda no âmbito das traduções para a nossa língua, o verbo “tuitar” foi oficializado no sistema, usado em diversas partes.

Além destas, outras pequenas mudanças aconteceram, sem muitas novidades significativas. O sistema parece estar mais estável e alguns aplicativos não estão mais fechando do nada, como acontecia no primeiro beta.

Esta versão roda somente em aparelhos de desenvolvedores que estejam registrados nos servidores da Apple. Instalá-lo sem ser registrado pode resultar no bloqueio total do dispositivo. A versão pública final deve sair entre setembro e outubro deste ano.

Você pode ver algumas das novidades do iOS 5 em nosso artigo anterior.

Botão Voltar ao topo