2011ARQUIVONotícias

Mais pistas sobre uma futura função de reconhecimento vocal no iOS

Que o futuro iOS (o 5, talvez) terá uma função de reconhecimento vocal avançado, isso já sabemos: o Blog do iPhone revelou informações exclusivas de que a Apple já estaria fazendo testes no Brasil (leia “Apple pode estar realizando estudos regionais no Brasil para comando de voz no iOS“), informações estas confirmadas por um teste realizado em uma faculdade paulista.

A mais nova pista seria a notícia de que a Apple está também trabalhando em parceria com a Nuance, especializada em reconhecimento vocal. Segundo diversas fontes do site TechCrunch, as duas empresas estariam em negociações há meses.

A Nuance atualmente é a responsável pelo aplicativo de reconhecimento vocal mais conhecido da App Store, o Dragon Dictation (não disponível na loja brasileira), que transforma em texto escrito o que o usuário fala. Na prática, é uma forma de introduzir textos no iPhone sem o uso do teclado. Veja como ele funciona:

A vantagem desta função vir integrada ao sistema é que ela teria suporte a diversas línguas, inclusive o português. Ao compor uma mensagem de um SMS ou até um email, o usuário poderia simplesmente ditá-la, que o sistema se encarregaria de escrevê-la. E pelos testes que a Apple está fazendo (segundo nossas fontes) com os diferentes sotaques brasileiros, a função deverá ficar bem avançada, como nenhuma outra existente no momento.

Anote isso para o futuro: a Apple não inventou o reconhecimento vocal; mas existe algum projeto bom em prática atualmente referente a isso? Quantos de vocês usam regularmente este tipo de função? Vamos ver se, daqui a um ano, nossas respostas a estas perguntas serão as mesmas. ;)

TechCrunch

Botão Voltar ao topo