Notícias

Mais pistas sobre uma futura função de reconhecimento vocal no iOS

Que o futuro iOS (o 5, talvez) terá uma função de reconhecimento vocal avançado, isso já sabemos: o Blog do iPhone revelou informações exclusivas de que a Apple já estaria fazendo testes no Brasil (leia “Apple pode estar realizando estudos regionais no Brasil para comando de voz no iOS“), informações estas confirmadas por um teste realizado em uma faculdade paulista.

A mais nova pista seria a notícia de que a Apple está também trabalhando em parceria com a Nuance, especializada em reconhecimento vocal. Segundo diversas fontes do site TechCrunch, as duas empresas estariam em negociações há meses.

A Nuance atualmente é a responsável pelo aplicativo de reconhecimento vocal mais conhecido da App Store, o Dragon Dictation (não disponível na loja brasileira), que transforma em texto escrito o que o usuário fala. Na prática, é uma forma de introduzir textos no iPhone sem o uso do teclado. Veja como ele funciona:

A vantagem desta função vir integrada ao sistema é que ela teria suporte a diversas línguas, inclusive o português. Ao compor uma mensagem de um SMS ou até um email, o usuário poderia simplesmente ditá-la, que o sistema se encarregaria de escrevê-la. E pelos testes que a Apple está fazendo (segundo nossas fontes) com os diferentes sotaques brasileiros, a função deverá ficar bem avançada, como nenhuma outra existente no momento.

Anote isso para o futuro: a Apple não inventou o reconhecimento vocal; mas existe algum projeto bom em prática atualmente referente a isso? Quantos de vocês usam regularmente este tipo de função? Vamos ver se, daqui a um ano, nossas respostas a estas perguntas serão as mesmas. 😉

TechCrunch

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • digoloureiro

    Isso seria o meu sonho, pq dirijo muito e tenho que fazer varias coisas juntas e muitas vezes fica dificil fazer tudo ao mesmo tempo, iria quebrar um galhão! Muito legal!!!

    • Alex iPilot

      Sem querer ser chato, mas sendo chato mesmo sem querer, vc sabe que não dá certo dirigir falando no telefone e pensando em várias coisa, não é? Mesmo no “viva voz”.

      Quando dirigir, apenas dirija, faça apenas uma coisa para que vc e outras pessoas continuem podendo fazer muitas coisas… 😉

      • Alexandre44

        Não gostei desse aplicativo pelo fato de ainda ter que digitar o destinatário, bem como clicar no ícone da rede social para a qual enviar a mensagem.
        Espero que a Apple esteja desenvolvendo uma função que faça tudo isso por voz, simplesmente segurando o botão início e falando “enviar mensagem para fulano” em seguida o texto, ou dizendo “postar no facebook”…
        Aí sim daria para mandar mensagens tranquilamente enquanto se dirige o carro.

      • Alexandre44

        Outra coisa: esse comentário ao Alex iPilot é típico de quem não consegue nem responder uma pergunta ao passageiro sentado ao lado enquanto dirige. Se tentar, o sistema trava. Só quando param o carro é que o gerenciador de tarefas consegue processar a pergunta… Essas pessoas realmente necessitam de atenção total no volante. Sem querer incentivar o uso de celulares no trânsito, mas já incentivando, na verdade, o que acontece é que tem muito motorista ruim por aí – a maioria – que, mesmo não usando celular, faz muita barbeiragem… não é o meu caso.

        • Vini

          Simplesmente falou tudo e ainda com trocadilhos que o que o procesador do Alex iPilot vai demorar um pouco para entender e concordo com a sua opiniao. Tudo bem que o telefone atrapalha um pouco mas na maioria das vezes a culpa é do motorista…#fazsenido

          • Alex iPilot

            Puxa! Se eu soubesse teria colocado algumas CARAPUÇAS a venda, hehehe! E para vc daria um DICIONÁRIO DE PORTUGUÊS de brinde, compatível com seu “procesador”, claro, hehehe… 😉

            • Fernando

              Puxa vida, achar que o que o Alex iPilot falou não tem sentido é mesmo que dizer que o mensalão não existiu.
              Nossa população dirige ao celular e não acha problemas nisso. Que absurdo.
              Sou piloto de provas de uma grande montadora aqui no Brasil e nem por isso dirijo falando ao celular pelas minhas capacidades automotivas.
              Vai tentar dirigir falando ao celular no Japão, por exemplo, para ver o que te acontece…
              Na Autralia, pega pela terceira vez a pessoa perde a habilitação permanentemente.
              Mas enquanto isso, aqui no “brazil” não dá nada né…

        • Pabloabugo

          Mas está dizendo que consegue escrever mensagens de texto enquanto dirige? Sem tirar a atenção do trânsito? E consegue falar no telefone em quanto dirige, segurando-o com uma mão?
          Legal, é possível… Mas tente (uma vez) ir do lado de alguém que faça isso, como acompanhante, e preste atenção no tempo de reação dessa pessoa em relação ao trânsito.
          Pra mim, uma pessoa que faz isso, só consegue enxergar o que esta na sua frente, somente consegue trocar a marcha trocando de mãos (mão esquerda no telefone, mão direita trocando a marcha), reage muito lentamente, um perigo. Pior que uma pessoa alcoolizada. E o campo de visão dela só funciona reagindo às coisas que estão na sua frente.
          Um motorista deve estar atento a todo o entorno, tanto ao redor, como a centos de metros dele, pra poder antecipar manobras e evitar “acidentes”. Essas crianças que se atravessam, esses manetas que acham que estão sozinhos na rua…
          E é claro que pode usar viva-voz, que tira um pouco da reação da pessoa, mas pelo menos mantém a visão focada no trânsito.
          E se não sabe o que tem a ver o tempo de reação, tempo de freado, relação entre velocidade e distância, deixe assim.

  • Este futuro IOS 5 vai ter as melhores coisas que eu nem poderia imagina nele!

    • Dizem inclusive que terá uma função revolucionária: o despertador irá sempre despertar na hora justa!
      Mas isso por enquanto é só rumor… 😛

      • Amazing! … Revolutionary!

      • Kkkkkk…

      • iWake: Reinventa o despertador. De novo!

        • Bom mesmo seria de despertasse mesmo com o iPhone desligado. Bom pros outros porque eu nunca desligo o iPhone. 🙂

          • TiãoGavião

            Eu desligo a noite, seria otimo ele despertar como muitos já fazem. Mais uma função muito bem vinda para o Iphone.
            Apple inovando, novamente, de novo, mais uma vez, Oi Noiz Aqui Traveiz! Kkkkkk

      • Ednilson Rosa

        Puxa, se vier mesmo este novo feature, será uma tremenda revolução! Vai mudar tudo, de novo! Kkkkk…

  • JanjaBoy

    Durante muito tempo usei o IBM Via Voice no PC. Funcionava MUITO bem.
    Em frases com: “ela vinha a passos no paço da pátria” usada por mim para testar o programa, sempre escreveu corretamente. Diferentemente da auto correção do iPhone.
    Pena que o uso no em terras tupiniquim era pequeno e a IBM parou no Via Voice 9.

    • Além de parar no n° 9, só funciona no Win. XP.

    • André

      Usei muito também o IBM Via Voice. Ajudou muito na universidade para digitar os trabalhos.

  • Miguel

    Torço para isso acontecer, vai ser bem interessante… Podia existir também no iOS 5 a opção de reconhecimento por face para destravar o aparelho…

    • Mauro Elias

      Verdade, o Kinect do Xbox reconhece o usuário pela sua “Lata”.

      • TiãoGavião

        Que é feio tbem??
        Ou vem aquela mensagem:
        Animal não reconhecido, kkkkkkkk

  • Alexandre Braúna

    Alguém sabe se o Drag Dictation, mesmo tendo sido concebido originalmente para o inglês, funcionaria para o nosso idioma com algum sucesso, ainda que pequeno?

  • Diego …..

    Show.

  • Imagine gravar aulas e palestras sem precisar digitar a gravação depois? FODA!

  • Moisés Lima

    Tomara q corrijam o bug da calculadora…

    Falando sério, o app do google tem um reconhecimento de voz surpreendentemente bom, em português. Embora eu só use pra brincar e ele necessite de conexão com a internet, mas funciona bem.

  • Algus Helm

    Eu uso o do app da google e é muito bom!

  • Ednilson Rosa

    A Apple precisa mesmo avançar neste campo. Este é um caso em que ela é que vai correr atrás dos concorrentes, já que o Anroid tem uma vantagem neste aspecto. Mas, como Apple é Apple, não duvido que façam algo que realmente revolucione os comandos de voz, assim como ela fez com os tablets, que ficaram por muito tempo como uma curiosidade sem empolgar o mercado até a Apple re-inventá-los!

  • Isso mudaria, mais uma vez, tudo!!!

    Sensacional a idéia, espero que vingue, pois até hoje tudo relacionado a interação com voz não passou de promessa.

  • zigfrid

    seria um sonho se isso fosse feito localmente no aparelho sem precisar de conexão pra funcionar tipo o Dragon Dictation.

    e eu ainda sonho em um programa q grave chamada localmente no meu iphone, sem precisar pagar serviço externo

  • Eles devem colocar isso no safari.. para campos de texto tipo o chrome lancou

  • Bruno Q.

    Pressinto que com esse novo iOS meu iPod touch 3G vai ficar obsoleto? Mesmo que ainda seja compatível, só tem microfone pelo fone de ouvido, dai perderia a brilhante facilidade de só abrir o app, falar e a magica acontecer =X

  • Tava procurando um App que fizesse isso, o Google faz, mas precisa de internet… esse Dragon Dictation funciona em português?

  • Lucas Dangas

    Porque que esse Blog não tem um “Curtir” do Facebook? sacanagem em!

  • Uma outra observação que quase ninguém fez: a possibilidade deste sistema chegar ao Mac OS X, muito provável que alguma futura atualização do Lion logo depois do lançamento traga isto…

    • Ninguem fez esta observação pq ja e sabido q o Lion traz a interação dos iGadgets, tornando tudo uma coisa só. Se existe p iPhone/iPad/iPod touch, existe para os Macs.

  • Telio

    Já me disseram que eu falo quando durmo.

    “Vou deixar o Iphone ligado do meu lado com a função de voz
    ativada pra ler pela manhã tudo que eu disse durante a noite…….”

  • Fe-raz -Psn

    Sensacional! Mas acho que so vou pegar um iphone 6 ou 5 S seja o que vier..

  • Gabriella

    O reconhecimento do Kinect é excepcional.
    Não uso muito no iPhone, porque, como eu tenha que ficar apertando o botã para fazer isso acaba dando mais trabalho.
    Mas quando estou usando o fone é muito bom, para pedir uma música.O ruim é que não pode pedir pelo nome…

  • Daniel Taiguara

    Não uso os comandos vocais!

  • Ramiro

    Qual a previsão pra chegar o IOS 5 ?

  • Cleber

    No Android isso jah funciona incrivelmente bem, alem do iphone tem um nexus one rodando o gingerbread e posso lhe assegurar que o reconhecimento de voz, inclusive a brasileira eh o melhor que jah vi ate hoje. Inclusive uso ele nas minhas aulas de ingles e o resultado eh muito bom. Se a Apple colocar isso no iOS 5 nao sera uma recolucao, ate pq, convenhamos, o voice over do iOS eh uma piada. Se ela licensiasse (glub) a tecnologia do Google, talvez fosse mais facio! 😉

    • Esse “facio” foi ditado no Android? 😛

      • o “facio” foi erro de software, já “recolução”….\o/

      • Wasgner

        Pior é o ” licensiasse” !!! Só espero que a Tecnologia não mate o Português!

    • Pabloabugo

      Mas, você está entendendo? VoiceOver é para acessibilidade… Reconhecimento vocal não é exclusivamente para isso.

  • Sergio

    Ilex

    Quando o iPhone esta bloqueado por senha,ainda assim é possível desliga-lo. Em caso de roubo , furto , perda do aparelho a função Findmyiphone fica inútil caso o larápio o desligue. Tem como alterar isso? Tipo tem que desbloquear o tefone para poder desligar?

  • Marcos Vinicios

    Bem so meio noob no assunto e não tenho um iphone ainda. eu tava pensando nisso esses dias, se não tem algum app que peça uma senha ao desligar o aparelho, e se tem como desligalo mesmo com senha.
    duvida gruél.

    quem souber responda por favor ..

  • Achei sensacional, não conhecia esse app e fiquei curioso pra saber como será o reconhecimento com nosso idioma. Usarei muito com certeza!

  • Iago

    Cara como vc troca o nome da operadora por BlogdoiPhone no seu iPhone?

    • Daniel

      É só com Jailbreak. Você tem Jailbreak? Então vá no Cydia. E procure por: MakeItMine.

      • Alex iPilot

        No meu 3G, 4.2.1, não mudou nada…

  • Daniel

    Nossa! Já estou imaginando controlar meu iPhone só com a voz quando precisar. Deve ser muito legal, você peie para ele fazer uma coisa e ele te entender direitinho e ainda confirmar o que você disse com aquela fala estilo Google mas com um jeito Maçã. Valeu iLex

  • Edmilton

    Ainda não uso o Voice over, acho ele pouco funcional. Fui usuário do Via Voice e espero que chegue uma boa solução nessa área para o iPhone e iPad.

  • Julio Cesar Bianki

    Reconhecimento de voz na interface homem máquina existe no Windows. Não sei se há a opção para o português, mas no inglês é simplesmente excelente. Quem quiser ver, tem vários vídeos no youtube. Dá pra jogar até os jogos nativos do Windows e ditar textos. Mas, realmente, isto num celular seria muito bom! Eu tento às vezes fazer ligações pelo comando de voz do iPhone, e muitas vezes ele tenta ligar para outra pessoa.

  • Deivide

    Mto se fala sobre direcao e celular e fica soh no bla bla bla. Moralistas de plantao tem o tempo, mas se o celular pudesse ser integrado ao veiculo e realizasse todas as suas funcoes por comandos de voz, sem a necessidade de tocar um botao se quer seria mto perfeito e creio q esta seja a principal funcao disso.

    Os moralistas q me desculpem. Mas vcs tirem de seus carros o radio, dvd, gps, computador de bordo e ate os controles de ar. Pq tdo isso tira a atencao do motorista.

    Se isso funcionar direito, nao precisaremos nem se quer olhar para o celular para atender ou fazer uma chamada. Vc simplesmente ATENDER ou IGNORAR chamada e ja era.