Notícias

Versão 3G do iPad 2 possui antenas de recepção similares às do iPhone 4

Muita gente ficaria bem feliz se o iPad pudesse fazer também ligações telefônicas, como a concorrência faz. E pelo que descobriu o pessoal da iFixIt, a limitação parece ser apenas por software. Segundo eles, as antenas usadas no tablet em versão 3G são as mesmas do iPhone 4.

Os três modelos de iPad 2 (Wi-Fi, GSM e CDMA) possuem a placa-mãe diferente, assim como a antena interior. No modelo da Verizon (vendido por enquanto apenas nos Estados Unidos), vem integrado o chip Gobi da Qualcomm, exatamente o mesmo usado no iPhone 4 da operadora e que é compatível tanto com a rede GSM quanto com a CDMA. Muitos pensavam (inclusive nós) que a Apple iria aproveitar para lançar apenas um modelo 3G para as duas redes, mas por alguma razão isso não aconteceu; a parte GSM resta inativa.

O mesmo processador Gobi integra também um receptor GPS, enquanto que na versão GSM ele é separado. Esta última também é a única a possuir um conector para o cartão micro-SIM, que agora se localiza ao lado da entrada para fones de ouvido.


Placas dos modelos Wi-Fi, GSM e CDMA, respectivamente

Não dá para entender muito bem porque a Apple não adotou a mesma tecnologia para ambos os modelos. A explicação só poderia ser de custos, pois se sabe que a versão GSM é vendida muito mais do que a CDMA, por ser aceita na maioria dos países. Se ela custar menos para ser fabricada, poderia nesse caso justificar a escolha.

A mesma iFixIt já tinha confirmado anteriormente que a memória do iPad 2 é mesmo de 512MB.

via AppleInsider

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Guilherme Inoue

    Esser 512mb que quebram as pernas… Ainda assim mes que vem to com o meu em mão (espero) xD

    • E o dobro da versão anterior…

      • Guilherme Inoue

        Eu sei, mas msm meu iphone 4 sofre as vezes em algumas apps em especial jogos… ou quando abro varias janelas do safari… Acredito que os 2 nucleos ajudem a dar um folego maior (afinal do 3gs pro 4 com chip A4 ja foi um salto grande… Nao espero um abismo entre o A4 e A5… afinal o intuito é ser um ipad e nao um macbook air tablet hhehe)

        • Rafael Nogueira

          Cara, nunca vi o iPhone 4 sentir qualquer dificuldade! O iPad acho que merece mais memória por conta de abrir abas com sites completos e apps mais pesados, mas o iPhone, além de abrir versões reduzidas no navegador (adaptadas para sua tela), os apps não consomem tanto.

          O iPhone 4 em termos de hardware é perfeito. O iPad, contudo, fico tocando nesse ponto da memória, visto que possuo o 1 e vou te dizer que é triste os 256 dele, MUITO triste! Dependendo dos sites mais pesados, duas abas já são suficientes para o navegador manter apenas uma aberta… com apps em segundo plano então… Se o 1 possuísse 512 (sem necessitar de qualquer outra alteração) seria perfeito e ainda estaria “0km”, visto que o A4 já é muito muito bom! Para a potência do A5 (extraordinária), o iPad 2 vai ficar limitado em um futuro próximo, novamente pela memória, merecia 1 GB tranquilo! Mas….. colocaram na balança e preferiram manter o preço (que não é tão fácil de manter quando evolui o hardware como evoluiu). Mesmo assim preferia a memória! hehe

          • Takashi

            então acho que você ainda não testou o novo imovie no iphone 4 o.ob
            no Ipad2 ele roda mto bem até, mas no iphone 4, a coisa já é um tanto diferente…

      • Mauro Elias

        Refresca a minha memória, o iPod touch 4g tem quanto?

        • Guilherme Inoue

          se nao me engano 256 igual o ipad 1

          • Walter Junior

            exatamente… 256…
            oq eh uma puta sacanagem da apple, jah q o iPod touch sempre teve a mesma qtdd d RAM q o iPhone
            tipo
            itouch 1g e iphone classic: 128
            itouch 2g e iphone 3g: 128
            itouch 3g e iphone 3gs: 256
            e agr a sacanagem
            itouch 4g: 256 e iphone 4: 512…

            nao axo certo, neh… mas…. se iGod kis assim….

            • The Dark Knight

              Sem falar que a Apple vende o iPod Touch, que é um mp3 player, quase como se fosse um console oficial
              de games portáteis (em alguns anos irá se tornar mesm), era justo que o touch tivesse a mesma
              memória do iPhone 4!

            • The Dark Knight

              Não vejo necessidade nenhuma de usar celular pelo iPad!!! É totalmente desnecessário
              e isso significa que a pessoa teria que ter duas linhas separadas pq toda pessoa que tem um iPad
              com certeza já tem um celular no bolso. Isso só seria útil para aquele grupo de pessoas que tem mais de
              um chip de celular e olhe lá…. pq seria uma confusão, imagine se o telefone do iPad tocasse na maleta(uma ligação importante de empresa), o desespero para atender aquela coisa gigante e ainda tendo que encontrar na parte menor da maleta, aquele fone com botão e microfone que vc teve que comprar separadamente (se vc não tiver um iPhone) plugar no iPad, atender a ligação no meio do metrô de São Paulo e ainda logo depois ser assaltado por isso o.O

              iPhone = Um Celular
              iPad = Um Notebook bem mais portátil

            • Ticão – 3Gs 4.2.1 – Vivo 9.1 – SP

              “… toda pessoa que tem um iPad com certeza já tem um celular no bolso.”

              The Dark Knight, não tenha tanta certeza.

      • Guilherme Inoue

        Eu sei, mas msm meu i4 sofre as vezes em algumas apps em especial jogos… ou quando abro varias janelas do safari… Acredito que os 2 nucleos ajudem a dar um folego maior (afinal do 3gs pro 4 com chip A4 ja foi um salto grande… Nao espero um abismo entre o A4 e A5… afinal o intuito é ser um ipad e nao um macbook tablet hhehe)

        • TiãoGavião

          O problema do Iphone4 não é a RAM, é o processador que na realidade é de 800mhz e não 1Ghz. Tanto que se vc comparar o Iphone4 com o Ipad1, Ipad1 é bem mais rapido no processamento. Basta vc usar nos dois o “Geekbench” e comparar.
          É por isso que a Apple não divulga claramente o hardware(coisa bem chata isso) como é o caso do processador do Iphone4 e agora a RAM do Ipad2, por isso desconfio desses 512 que estão divulgando, foi assim com o Iphone4 tbem.
          Pessoalmente eu compro pelo hardware qualquer coisa, gosto de saber “claramente” o que uma maquina tem dentro de uma case bonitinha!!!

    • Guilherme Inoue

      *esses… Alem disso eh uma otima noticia pra galera do jailbreak (eu nao tenho coragem de fazer jb no touch, ipad nem iphone) pq possivelmente qndo sair… o povo dará um jeito de habilitar o telefone… de qqr forma o skype resolve bem minha vida… e eh possivel msm q a estrategia de antenas especificas seja por custo afinal o fluxo de venda e exportacao do modelo GSM é maior principalmente pela sua difusao… Assim o volume puxando o preco pra baixo, alem de mais é mais barato usar componentes ja disponiveis no mercado, do que desenvolver um novo (pelo menos a curto prazo, onde a ideia é pagar o investimento e por o produto no mercado)… Se mesmo com comppnentes terceirizados (antena qualcomm) e ja existentes temos uma oferta abaixo da demanda… imagina se tivessem produzindo um componente novo hibrido (cdma/gsm)? O cenario poderia ser pior talvez…

    • Rodrigo

      Eu queria entender por que que quebra? O iPad com 512MB roda coisas melhores do que muito tablet ai com core i7 4gb de ram.

      Memoria RAM que a Apple fornece em seus Gadgets é o suficiente para rodar bem qualquer aplicativo no periodo de 1 ano, ou seja, quando é atualizado o proprio gadget, que ai a apple pensa se atualiza tambem a memoria RAM.

      Num adianta nada ter 4gb se o sistema não vai usar isso. Isso só geraria custo.

      E outra, eles deram um gás no processador. Coloca 512MB no processador do iPhone 1 pra ver se resolve o problema de velocidade dele? O ganho será menos de 10% de velocidade;

      Acho q seu conceito de memoria RAM está completamente equivocado.

      • Rafael Nogueira

        Tens o 1??

        A falta de memória dele (256Mb) é o único ponto que incomoda de verdade! Não adianta dizer que o sistema não usa, porque quase sempre está no limite… O próprio navegador sozinho sofre com isso. O 2 por enquanto parece perfeito, mas os apps evoluirão e acredito que vai se ver limitado por isso também.

        • Rafael Nogueira

          E logicamente não para ter o verdadeiro exagero de 4GB que vc afirmou… Me refiro que o iPad 1 merecia 512 (assim como o iPhone 4 tem) e o iPad 2 com 1GB, nada mais.

  • De fato, acho que todo mundo esperava mais memória.

    iLex, que usa Windows ainda não está conseguindo entrar pelo endereço “http://blogdoiphone.com.br”, o jeito é burlar escrevendo “http://blogdoiphone.com.br/2011”.

    Passa a ideia pra galera.

    😉

    • Não precisa tanto, uso Windows e acesso normalmente:
      Quando na página aperte F5, caso não resolva nada, tente limpar os dados do seu navegador.

    • erik manzato

      aqui ta normal cara sem problemas e gambiarras

    • Marcus

      Usando o Firefox no Windows, tambpem não estava acessando a página pelo endereço normal, aparecia só a tela de manutenção, com o cabo branco.

      Bastou seguir a dica do João Fylho que funcionou normalmente, só recarreguei a página.

    • De fato, limpei o cache e voltou a funcionar normalmente.

    • Ticão – 3Gs 4.2.1 – Vivo 9.1 – SP

      Arnon, o seu navegador está carregando o “cache” do site, ou seja a página que está guardada na memória do seu computador.

      Para mudar o que está memorizado pelo seu computador aperte F5. Isso deve atualizar a página.

      e mesmo assim não funcionar tente limpar as páginas armazenadas no seu computador. Use algum programa para limpar os arquivos temporários de internet.

  • Wellington

    Eu sei que sempre queremos mais memória e processador melhor, mas pessoal, voce acha que os engenheiros que estudam full time no desenvolvimento não sabem que 512mb é o suficiente? Acha mesmo que eles errariam em cálculos para colocar menos ou mais memória?
    De jeito nenhum, através de diversos estudos eles tem a matemática que prova que o processador/memória é compatível para o device, para rodar os aplicativos, browser, etc …

    Sim, eu queria um iPhone com 2gb de ram, processador Dual Core, etc… mas, pra que tudo isso? Não sei se entenderam o meu ponto de vista, senão… whatever =D

    []’s

  • Meu primo já esperava o i5 pro iPad 2…
    E memória RAM de 4 Gb… 512 é pouquíssimo. Mas na outra versão com certeza será uma grande diferença..

    • Xand

      Eu ri muito do seu primo….kkkkkkkkkkkkkk

      • Diego

        Eu ri mto do seu primo [2]

        Porque claro, a Apple compra uma fabricante de processadores para continuar usando os da Intel. Faz todo o sentido do mundo. Ainda mais um i5 (que ela não usa nem no macbook), num tablet.

        Minhas apostas pro iPad 3 são:
        Processador i7, 4Gb de RAM e vai rodar Mac Os X. A tela vai ser melhor que a retina display, com resolução igual a do iMac 27′, 2560 x 1440. 4 entradas USB, gravador de Blu-Ray, suporte para cartão SD/micro SD espansível até 256 GB, câmera frontal e traseira com 10MP e bateria que aguente isso tudo rodando pelas mesmas 10h.

        Ah, claro, versão de 7 polegadas tbem

        • exatamente, ri muito ;D mas as novas linhas de Macbook não tem i5 e sim i7.
          ;D

          • Diego

            Só do Pro. O macbook (branco) usa Core 2 Duo. Assim como o Air (de 11 ou 13, Core 2 Duo). E na linha dos Macbooks pro, o mais simples usa i5, só os outros usam i7.

  • nrunner

    Ilex, ou alguem que saiba.

    a versão 3g(GSM at&t) do ipad2 funciona normal aqui no Brasil? sem precisar de nenhum procedimento extra???

    é que percebi que algumas pessoas que estão vendendo no ML, o ipad2 com 3g, pararam de vendê-lo pois disseram que não funcionam aqui só com um futuro unlock.

    e creio que tinha lido aqui que funciona… só não lembro qual matéria ou se foi um comentário, enfim, será que alguem pode me tirar essa duvida?

    e a respeito da matéria, então podemos em breve ter no cydia um app para ligar? ou já tem?

    desde já agradeço pela atenção.

    • Guilherme Inoue

      ate onde eu sei eles sao factory unlocked assim como o 1… mas nao posso dizer com ctz (eu vo pegar o wifi only… e usar o personal hotspot do i4 pra compartilhar net qndo precisar) afinal onde eu vou q demanda 3G o iphone ja resolve (carro, em movimento em geral) e onde possivelmente usarei o ipad a maioria (se nao todos) dos lugares tem wifi…

    • Diego

      Provavelmente eles estavam vendendo o 3g da Verizon.
      http://blogdoiphone.com.br/2011/03/atencao-importadores-o-ipad-2-3g-americano-possui-configuracoes-diferentes-para-gsm-e-cdma/
      Esta é a matéria que diz que o da At&t ou qualquer um europeu pode ser usado no Brasil. O meu iPad1 funciona normalmente

  • Bruno Santos

    QUERO O MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUU

    até hoje nao vi um iPad ao vivo. rs e meio que até evito pq apple é contagioso encostou levou hauhauhauhauhauhua, isso aconteceu com i phone 4 rs

    • Marcus

      O iPad em sí, eu também ainda não ví ao vivo…
      Uma vez ví pra vender em uma loja em Maringá/PR, mas a caixa estava lacrada, logo, só consegui ver a caixa

      Na minha cidade, não tem nenhuma loja que venda nada da Apple. Nem o iPhone (quando estava disponível) era encontrado por aqui. Todas as lojas quando o vendiam precisavam fazer pedido, nenhuma tinha a pronta entrega.

      Cidade do interior é phoda….

  • Allan

    O ipad 3 virá com 1GB de ram, o Ipad 4 com 2 GB de ram e assim por diante… Apple Conta Gotas Mode ON

  • JanjaBoy

    Breve no Cydia “iTelephone” para iPad2 😉

  • Porque não se fala que no iPad 1 (Com JB) é possivel enviar e receber SMS e MMS através do Swirly SMS? A antena também deve ser similar. Eu ainda acredito que a restrição é somente de software para o iPad de primeira geração também.

  • Pedrão

    Quero um iPad :S pena que os produtos da apple são tão caros no Brasil, senão eu ja teria MUITA mais coisa do que apenas um iPod Touch..

  • Dan Cautella

    Isso é comum e nenhuma novidade para os modelos 3G de iPad/iPad2.

    Como ele tem um MODEM 3G, este para funcionar é como um telefone celular, e tudo é limitado com o software ( de efetuar ou não ligações e outras funcionalidades de um telefone celular. Os MODEMs 3G hoje, para computadores, na realidade são telefones celulares ( tem um numero de telefone, mas pela programação do software somente efetuam a transmição de dados pela rede 3G, e os SIM/Micro-SIM destes tem uma linha de telefone, e se você quiser utilizar eles em um celular vai conseguir, mas pagará uma bala pelo uso da voz ).

  • Gabriel

    e se eu usar aquela gambiarra chinesa que transforma um ipod em iphone, sera q ela nao funciona no ipad?? alias, aquela coisa funciona??
    kkkkk

  • ithiago

    Será que o touch 5 terá um update muito forte e digno?

    • Natalia

      Acho q nao

  • Eu lembro de ter lido no site da Apple, na descrição do iPad 2 3G, dizendo que tem ‘modo cellular’.

    “Wi-Fi
    Digital compass
    Assisted GPS
    Cellular”

    Será que é isso?

  • Tekquila

    Pra mim a função celular seria sim muito útil no iPad2 (ou até no 1). Para aqueles que reclamam que não seria prático usar algo tão grande pra falar ou de ter que usar o fone de ouvido o tempo todo, lembrem-se que existem vários fones bluetooth pequenos e que existem comandos de voz para fazer ligações. Dá pra manter o iPad na mochila ou pasta e ficar só com o fone bluetooth no ouvido: perfeito.

    O motivo pelo qual a Apple não tenha habilitado a função telefone no iPad é que muitos (como eu) teriam só o iPad e não iPad + iPhone 4. É tudo pensado…

    Tem que ter um iPhone 4 lá pra fazer ligações + Hot Spot pro iPad Wi-fi… Daí a Apple vende mais…

    Taí algo que me faria fazer o jailbreak: venderia meu iPhone 4, compraria um iPad2 wi-fi+3G e só alegria.

  • Digoloureiro

    Um amigo me disse que leu que a Anatel já aprovou o ipad 2, será? Vc já sabe de algo iLex?