2011ARQUIVONotícias

Versão 3G do iPad 2 possui antenas de recepção similares às do iPhone 4

Muita gente ficaria bem feliz se o iPad pudesse fazer também ligações telefônicas, como a concorrência faz. E pelo que descobriu o pessoal da iFixIt, a limitação parece ser apenas por software. Segundo eles, as antenas usadas no tablet em versão 3G são as mesmas do iPhone 4.

Os três modelos de iPad 2 (Wi-Fi, GSM e CDMA) possuem a placa-mãe diferente, assim como a antena interior. No modelo da Verizon (vendido por enquanto apenas nos Estados Unidos), vem integrado o chip Gobi da Qualcomm, exatamente o mesmo usado no iPhone 4 da operadora e que é compatível tanto com a rede GSM quanto com a CDMA. Muitos pensavam (inclusive nós) que a Apple iria aproveitar para lançar apenas um modelo 3G para as duas redes, mas por alguma razão isso não aconteceu; a parte GSM resta inativa.

O mesmo processador Gobi integra também um receptor GPS, enquanto que na versão GSM ele é separado. Esta última também é a única a possuir um conector para o cartão micro-SIM, que agora se localiza ao lado da entrada para fones de ouvido.


Placas dos modelos Wi-Fi, GSM e CDMA, respectivamente

Não dá para entender muito bem porque a Apple não adotou a mesma tecnologia para ambos os modelos. A explicação só poderia ser de custos, pois se sabe que a versão GSM é vendida muito mais do que a CDMA, por ser aceita na maioria dos países. Se ela custar menos para ser fabricada, poderia nesse caso justificar a escolha.

A mesma iFixIt já tinha confirmado anteriormente que a memória do iPad 2 é mesmo de 512MB.

via AppleInsider

Botão Voltar ao topo