Opinião

[opinião] A mensagem de Steve Jobs é clara: nada de iPad 3 em 2011

Rumor só é bom quando vem de fonte confiável, conhecida e faz algum sentido. Este ano, porém, parece que o número de boatos desconexos cresceu enormemente, sendo reproduzido sem filtros por boa parte da mídia.

Nos dias que antecederam o evento especial da Apple, no início de março, muitos rumores apareceram por todos os lados: iPad com conexão Thunderbolt, entrada para cartão de memória SD, tela Retina, iPad 1.5 com adiamento de lançamento para junho, e até mesmo (vejam só vocês) um iPad 3 ainda este ano.

O do iPad 3 é ainda mais grave, pois jornalistas considerados sérios e respeitados (como John Gruber) defendem esta possibilidade. Mas será que a Apple colocaria em risco a satisfação dos seus clientes lançando uma grande atualização do iPad apenas alguns meses depois do já evoluído iPad 2?

Steve Jobs parece ter respondido indiretamente a esta pergunta, na sua última apresentação:

A mensagem é clara: a vontade da Apple é que, no final do ano, 2011 fique conhecido por todos como o ano do iPad 2. Repare que ele poderia ter dito simplesmente o ano do iPad, se a intenção fosse lançar mais um novo modelo ainda este ano. Mas não.

É verdade que tudo pode acontecer daqui até dezembro, mas uma coisa que a Apple sempre seguiu foi uma lógica própria. Para reproduzir uma “notícia” que fuja desta lógica, seria preciso uma razão muito, mas muito forte. Como achar um protótipo verdadeiro em um bar, por exemplo.

Além de Jobs ter dado a dica que não terá outra versão este ano, há também razões que levam a acreditar que a Apple não fará isso.

Uma mentira, repetida mil vezes, acaba tornando-se verdade. Alguém que queria dominar o mundo uma vez disse isso mas, Gott sei Dank, não triunfou.

Alguns já estão repetindo tantas vezes os mesmos boatos que começam a acreditar neles, servindo de base para outros novos rumores. Desconfie principalmente quando você perceber um ponto de interrogação no fim do título da matéria: é um truque para salvar a pele do editor caso a “notícia” não se confirme (conhecido também como CTRL+SHIFT+S ou Save Ass).

Mas claro, como afirma o título, esta é apenas a opinião deste humilde editor. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • adrianozap

    Parabéns Ilex. Sempre embasado.

  • Save Ass? Morri de rir! LOL

    • Marcio Rodrigues

      Rsrsrs, eu também não aguentei, tive que rachar de rir. Mais é isso aí, num Brasil de bundas e bundas, “save ass”.

    • Rafael Brasileiro

      Não sei porque eu lembrei da INFO quando eu vi o SaveAss

    • Marcus Malacarne

      hahahaha…..
      Confesso que também ri muito desse comentario.

  • Antonino

    Quem fica divulgando essas notícias são sites/blogs que não tem o que divulgar e fica colocando isso só pra ter quantidade. Não sabem que o mais importante é qualidade e não quantidade. Parabéns ao BDI por sempre informar a notícia o mais real possível.

  • Michel Pilla

    É mesmo sem sentido. Isso é arte de quem não tem o que fazer e quer ganhar audiência.
    Bom domingo a todos!! 😀

  • Algus Helm

    Só falta dizerem que vão lançar o iPhone nano de novo…

    • Marcus Malacarne

      Ué…. Você não sabia que vão lançar o iPhone mini esse ano?
      É só você procurar na internet que vai achar notícias em sites “conceituadíssimos”, e ele será um modelo mais barato, para conquistar um público ainda maior.

      Bazinga!

  • Ótimo post, não dá pra acreditar em tudo o que se lê por aí, tem que ter bom senso!
    iLex, acho que seria “vir” ao invés de ” ver” na frase “Desconfie principalmente quando você ver um ponto de interrogação no título da matéria”.
    Parabéns pelo blog!

    • Eduardo Novais

      De acordo com a norma culta do protuguês, o advérbio quando necessita de que o verbo fique no futuro do subjuntivo, ou seja “quando você vir” está corretíssimo!

  • DMML

    Concordo iLex.
    No fórum o pessoal também discutiu essa possibilidade, mas não seria nada “Apple like”.
    E certamente os donos de iPads 2 ficaram, no mínimo, furiosos.

    Off Topic.
    Em fortaleza, a loja ibyte já começou a fazer propaganda do iPad 2. Colocaram um banner gigante na frente da loja com a propaganda de costume (mais fino,…). No interior da loja, tem um iPad 2 para demonstração. Mas perguntei para um vendedor e ele informou que só teria os preços e disponibilidade do produto em julho/agosto. Achismo?
    De qualquer forma, tirei umas fotos.

  • Edu

    Belo texto.
    Só acho que pra bancar esse “ano do iPad 2” a maçã deveria lançar em mais países mais cedo, por mais aparelhos no mercado etc…

  • digoloureiro

    Meu Deus, tem horas que acho os rumores da Apple meio ridiculos, como esse de um iPad 3 ainda este ano, ou alguns lamentando pela compra do iPad 1 no lançamento no Brasil! Tudo bem as atualizações são legais mas podemos ter calma, pq a Apple tem ética em seus lançamentos bem feitos e garantem um produto bem valorizado por um bom tempo, isso o iLex sempre reforça aqui. Se vejo uma matéria com titulo tipo “iPad 3 pode ser lançado ainda este ano” nem perco tempo e no máximo abro o BDI e dou uma olhada se fala algo a respeito!

  • Gabriel

    E no ano que vem ? Vocês acham que teremos um ipad3 em 2012 ?

    • Overlord

      Pelo histórico da Apple de um iPhone/iPad novo por ano, seria o mais lógico.

      • Pedrão

        ah, do jeito que a apple é, ela sobrevive 2012, enquanto nós, não sabemos. hahahaha

  • TiãoGavião

    Que rumor besta, no minimo sem noção!!
    O mesmo produto lançado duas vezes em um ano!? Só se a Apple pirou de vez, seria suicidio comercial e queimar fogos(hrs de desenvolvimento) antes da festa. Eu heim!!

  • Eu ainda acho que esta lista de rumores sobre novos lançamentos é só uma jogada das concorrentes para tentar reduzir as vendas atuais fazendo com que o consumidor espere pelo novo produto e não compre o atual, mas parece que não tá funcionando com a Apple afinal não conheci ninguém que esperou pelo novo se podia comprar o atual…

  • Dr. Branco

    É mais facil lançarem a nota de 3 reais no dia 1 de abril do que isso acontecer !

  • Comprei um iPad 1, porque não quero esperar e vi que tudo que tem a mais, posso fazer com o iPhone 4

  • Meus parabéns pela analise iLex

  • Fabio

    Mas a nota de 3 reais vai ser realmente lançada em abril. Olha no site do banco central para ver!

  • O mais ridículo seria pensar que por exemplo o iPad 3 chegaria sem nem mesmo o 2 ter aterrissado por aqui. Não daria nem tempo direito da Apple cobrir o globo com o iPad 2.

    • Fernando Penteado

      Sem falar que, neste momento, eles não possuem em estoque peças suficientes para falar o 2.

  • Helbert

    Mas e rumores sobre o iphone5 ????

    Uma coisa que eu acho estranho: acabaram de lançar o ipad2 e ja “falam” do 3.
    Será q o lançamento do ip5 é tão certo assim ????
    Será que os problemas no japão não podem impactar o ip5 ?

    Podiam tanto não lançar o iphone5 este ano.
    Ai meu ip4 fica atual mais tempo ….

    😀

  • BCC

    Excelente artigo! Dias atras vi no G1 uma matéria ridícula do iPhone5 que a fonte era um blog taiwanes… eu nao acreditava naquilo, ainda mais falando que ele vinha para apagar a má impressão do iPhone 4…. lamentável….

  • Roberto

    Seria fora do padrão mesmo, um iPad3 esse ano. Mas, existe “alguma” lógica “nisso (não que eu aposte nisso): lançar um novo modelo no final do ano criaria um novo calendário para o iPad ser lançado no fim do ano, numa época que as vendas são maiores e ele aproveitaria a novidade, e o consumo em alta. Nada mal.

    • Pedrão

      realmente, é algo que poderia até ser considerado.. mesmo eu achando pouco provavel 😛

    • Então vc considera que o volume de vendas está em baixa hoje? Por isso seria melhor colocar próximo ao Natal para aumentar as vendas? Precisa disso mesmo?

  • Rafael

    Acho que o iOS 5 vai vir com o iPhone e iPod 5, não?
    Não tem sentido lançar outro iPad esse ano.. ¬¬

  • Regix

    Considerando que já possuo um iPhone 4, será que ainda vale a pena investir num iPad 1 aqui no Brasil? O que vocês acham?

    • Carlos JF

      Eu estava na mesma dúvida no final do ano passado. Mas decidi esperar pelo iPad2. Acredito que a aprovação na ANATEL e venda no Brasil não deverá demorar TANTO como no ano passado. Pelo menos já defini que só com WIFI já bastará…

      • Regix

        É verdade. Acho que é melhor esperar também. O meu será apenas com o Wifi. Já usava o Miwi e agora ainda tem o acesso pessoal para compartilhar a conexão de dados.

  • Marcos Freitas

    Não faz sentido esse tipo de rumor. Primeiro porque a Apple SEMPRE tem o costume de atualizar os produtos uma vez ao ano e segundo porque eles já não estão conseguindo produzir iPads 2 para suprir a demanda atual, então imagina precisar dividir as sua fábricas em duas linhas de produtos. A reserva ficaria tão ridícula que você compraria agora e receberia em setembro.

  • Monty

    Muito lúcido o post, é bom ler alguém preocupado com a verdade, e não apenas em conseguir leitores.
    Adorei a sutileza do “Gott sei Dank”!

  • Pô, e há um outro motivo infinitamente mais óbvio que não haverá iPad 3 esse ano, além desses todos motivos coerentes que o iLex postou: Até agora o iPad UM não tem concorrência! E a Apple está no dois já!
    Por que diabos então ela lançaria o 3 esse ano sendo que não há concorrência direito para a PRIMEIRA geração do produto dela???

    Cada uma viu…

  • George harisson

    O poderia vir no iOS 5 e um novo método de menus. Mudaria tudo de novo kkkkk

  • Thy

    É uma pena que jornalistas sérios acreditaram neste boato, eu já acho um saco os lançamentos anuais programados:

    1 – Pressiona os desenvolvedores, podem ocorrer falhas como no ios 4.3 ou se for confirmada que existe uma falha na tela do ipad 2. (espero que não)

    2 – Deixa os produtos anteriores obsoletos muito rapidamente, convenhamos, 3G para 3GS não teve aquela mudaaaança que foi com o 4, é capaz de o 5 ser assim, ai qual a graça? não seria melhor adiar um lançamento para que seja uma mudança bem mais radical e ousada do que simplesmente um upgrade de ram e processador?

  • Gabriel

    Ótimo texto. Não existe razão para a Apple lançar outro iPad no mercado esse ano.

  • Vitor Hugo

    Já tá na hora dos rumores dos iPods de 2011 começarem a sair, não?

  • Francisco junior

    mensagem subliminar!!!

  • Lauro

    A Apple deveria estar é preocupada em melhorar a qualidade de suas atualizações, que demore um pouco mais a lançar uma atualização, mas quando lançar que lance um produto de alta qualidade, sem esses bugs que nos atormentam.

  • RaphaTevfik

    Eu não sei, mas acho que este ano não vai ter iPhone 5… Acho muito estranho a apple continuar com comerciais do iPhone 4 com o anúncio do 5 tão perto… Fora que não seria mais o ano do iPad 2 e sim do iPhone 5 pq né >
    hauahauaha

  • Gustavo Rezende

    Ótima leitura das entrelinhas da apresentação de Jobs!
    Não vejo sentido nenhum em um lançamento “prematuro” de outo iPad no mesmo ano.
    Porque lançar a evolução de um produto antes de aproveitar todo seu ciclo de retorno de vendas ainda mais com a concorrência comendo poeira.

  • Evandro

    Eu acho que não haverá o lançamento do IPhone 5 este ano, já que o Jobs afirmou indiretamente de 2011 seria o ano do IPad.

  • Leozitor Floro de souza

    lol, nao entendo como os caras conseguiam especular um lançamento do ipad3 pra esse ano, se estive jobs tivesse esse plano ele estam realmente querendo receber na cara um “Vai toma no **” dos clientes.