2011ARQUIVOBDI

Peça de colecionador: Action figure de Steve Jobs

Em 2010, a Apple e seus advogados impediram uma empresa chinesa de vender bonecos com a caricatura de Steve Jobs. O Blog do iPhone conseguiu colocar as mãos em um deles e mostra em fotos como ele é.

Conheça a história

No final de novembro, uma empresa de Hong Kong anunciou algo que agitou fãs da Apple no mundo todo: um action figure (boneco que ilustra um personagem) de Steve Jobs, CEO da Apple. Porém, a brincadeira não chegou a durar nem 24h. Os advogados da Maçã contataram a empresa pedindo para que o produto fosse retirado imediatamente do catálogo.

O uso não autorizado do nome e/ou imagem de uma pessoa constitui uma violação da Seção 3344 do Código Civil da Califórnia (sede da Apple), que proíbe a utilização do nome, fotografia ou imagem de qualquer pessoa em um produto sem o consentimento anterior dessa pessoa.

A empresa pediu desculpas e interrompeu as vendas. Porém, quem tinha já feito o pedido conseguiu recebê-lo, com alguns exemplares indo até parar no eBay, por um preço bem maior que os 90 dólares iniciais.

Mas os chineses não se deram por vencidos. Em meados de janeiro, a mesma loja recolocou o boneco à venda, mas com outro nome (“action figure do fenomenal CEO do Abacaxi“) e com o rosto coberto, como se fosse um ninja.

Os 300 exemplares a venda se esgotaram em poucas horas, mas nós conseguimos garantir o nosso. Confira as fotos.

Embalagem

A entrega levou pouco mais de 2 semanas. O boneco chega em uma caixa toda protegida de isopor, para que nada se rompa durante o transporte.

O aspecto de ninja tem a intenção de fazer com que os advogados da Apple fiquem sem argumentos para um processo, mesmo que isso faça referência a um fato acontecido com Jobs em setembro. Felizmente o capuz pode ser facilmente retirado, mostrando o rosto original.

Montagem

O boneco em si vem praticamente inteiro, apenas com algumas peças móveis que permitem uma certa personalização.

O braço esquerdo, por exemplo, vem com três variações: iPhone 4 preto, iPhone 4 branco e estrelas ninja.

Com isso, é possível alterar o que o boneco segura, mudando apenas a parte do braço, que se encaixa no corpo.

Para não ferir nenhuma propriedade intelectual (pelo menos na teoria), os criadores fizeram com que a base seja desmontável, para que o usuário decida o seu formato. Mas isso é apenas um subterfúgio legal, pois é possível formar facilmente o logotipo da Maçã.

1 2Próxima página
Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo