Curiosidades

[curiosidade] A segmentação dos celulares com Android, em uma imagem

Um usuário do Flickr resolveu fazer uma comparação entre vários celulares que usam o sistema Android, da Google. O SO é bem criticado pela segmentação, pois deve se adaptar a cada fabricante e seus diferentes aparelhos. Veja a comparação com os aparelhos da Apple, que possui a simplicidade como uma de suas principais vantagens.

Nem todo mundo se dá conta, mas este detalhe é importantíssimo do ponto de vista de design de interface. Para o usuário comum, aquele que não lê manual e não quer precisar saber de detalhes técnicos para poder operar seu celular, a uniformidade dos aparelhos da Apple é um ponto fortíssimo. A prova disso é que ninguém que conhece o iPhone ou o iPod touch precisa reaprender a usar o iPad, tudo já é padronizado desde o primeiro dispositivo.

E para o desenvolvedor então, nem se fala.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Márcio Saeger

    Convenhamos,

    O fornecedor do hardware e software da Apple é um só: A Apple.
    Os android’s possuem 239785632795 fornecedores e de hardware, então fica complicado ter um padrão nisto.

    (Não sou fã do andoid)

    • Mateos Tschá

      Outro detalhe não citada:
      Se você não gostar do botão único do iOS, azar o seu. Se você gostar do SO em si, somente do botão que não, você vai ter que ficar parcialmente satisfeito ou mudar de SO.

      Já no Android não…

    • Felipe B.

      Falou tudo! Realmente todos os modelos ali são de fornecedores diferentes.. é obvio que cada um vai criar o seu próprio modelo, o unico problema disso é que eles não tem um padão certo sobre estes 4 botões, acho que todos deveriam seguir uma sequencia correta!

      • alex model

        concordo plenamente com voce nisto, pois a ordem fica meio complicado pois eu ja tive um android e quando ia mexer em outro aparelho com o sistema android eu me confundia pois parecia outra coisa mesmo sendo o android!!!! se a ordem for seguida isso ja vai ajudar e muito…

    • Dugdig

      Tenho iphone 4 e Samsung Galaxy S.

      Acho invalida essa comparação, visto que justamente são esses botoes que dão mais acesso às opções dos programas e atalho para o tal.

      Da mesma forma que usuários do iOS tem facilidade em manipular iphones, usuários do Android tem facilidade em manipular entre aparelhos Android.

      Essa comparação num blog do android seria como:

      Android = Facilitação através de diversificação de botões.
      iOs = Botão único, sem opção de escolha para usuário.

      Apesar disso concordo que deveria haver uma padronização de layout dos botoes.

      • Eu não entendi com o quê você discordou. Pode ser mais específico? Porque desse jeito, me pareceu que você não entendeu o artigo.

        • benedito

          Pelo que entendi o tópico cita a facilidade do uso de aparelhos da apple (“Para o usuário comum, aquele que não lê manual e não quer precisar saber de detalhes técnicos para poder operar seu celular, a uniformidade dos aparelhos da Apple é um ponto fortíssimo”), e acredito que o amigo ai foi muito feliz em seu comentário, pois isso é relativo.. essas segmentações dos aparelhos Android pode ser complicada para alguns e muito util para outros.

        • Samuel

          Muitos não entendem. E alguns deles insistem em comentar…

          • benedito

            Outros não tem opinião própria e preferem tomar um pensamento de terceiro como verdade absoluta ao invés de sentar e discutir.

      • Cleberson

        Como assim “iOS botão único sem opção de escolha pro usuário”??
        E por acaso algum celular com Android dá pra personalizar o que os botões fazem?

        Essa de “usuário de iOS só faz o que a Apple quer” já caiu por terra faz tempo, hein?

        • Arthur Oliveira

          Não entendo como botões podem causar tanta confusão e discussão entre usuarios:
          Não deve ser possível configurar os botões, mas obviamente 4 botões são mais do que 1 botão, e isso dá mais liberdade ao usuário.

          • BlackShadow

            “… mas obviamente 4 botões são mais do que 1 botão, e isso dá mais liberdade ao usuário. …”

            Senhoras e senhores, atentem-se!
            Este pode ser um gênio do novo milênio,

            Parabens pela sua análise deveras abalizada!
            Continue assim!

            • Celular com teclado físico qwerty então é rei… hehehehe

          • Renan Decarlo

            Concordo.

        • Arthur Amorim

          Os 4 botões podem ser configurados, mas para isso é preciso ser usuário ‘avançado’, ou melhor, não ter preguiça de ler durante 10 min.

      • weg

        Concordo com você, o defeito de um vira a qualidade do outro, dependendo do ponto de vista.
        Tenho um N1 e um iPhone. Ambos tem defeitos e qualidades.

        Mas para mim, o botão único do iPhone sempre foi um defeito. Para entrar no multitasking, agora tem que dar um duplo clique. Daqui a pouco vão colocar uma funçào que precisa de um clique triplo.

        Mais botões são muito úteis. Até o Windows Phone tem um botão de voltar e de procura.

        Pelo menos que a Apple colocasse algum gesto multitoque para acessar estas outras funções. Principalmente no iPad acho isso um disperdício. Aquela tela enorme, e para entrar e sair de Apps depende daquele único botão perdido no canto.

        E sim, algumas funções extras dos botões no Android podem ser configuradas.

        • Walter Junior

          clique triplo no botao home foi implantado no iOS 4.2q foi lançado em nov/2010…

    • Dante Labate

      Desculpe,

      Mas a apple fabrica seu proprio processador, os demais itens que compoem a famila iPhone/iPod sao de outros fabricantes… por exemplo o LCD retina da geraçao 4, quem fabrica é a LG.

  • Vinicius Covre de Assis

    SO = OS ?

    • Leonardo Barbosa

      Sim = Yes

      • Boa! Eu não teria respondido melhor! hahahahaha

    • lukiano kardozzo

      eu acho q SO esta se referindo sistema operacional

    • S.O. = Sistema Operacional (em português Brasil)
      S.O. = Sistema Operativo (em português Portugal)
      O.S. = Operating System (em inglês)

  • Dudu

    não concordo com a comparação, ppois como mesmo se diz matéria ele se adapta com a fabricante celular, se o Ios, fosse liberado a outras empresas com certeza aconteceria mesmo… não tem como a google obrigar as emepresas a adotar 1 segmento somente…

    • Mas é justamente esse um dos pontos mais negativos do Android!

      O iOS, que todo mundo mete o pau, que a Apple é fechada, etc e tal… pois bem, no iOS, justamente pela Apple ter essa postura fechada, que existe maior integridade. O hardware é o mesmo. A interface é a mesma.

      No caso do Ipad x Iphone mudam algumas guidelines, lógico, mas para o desenvolvedor que desenvolve para o iPhone, por exemplo, se funcionar no dele, vai funcionar no do cliente – o hardware é o mesmo, as atualizações são liberadas para Apple para todos que possuem o iOS…

      Experimenta isso com Android agora, onde cada fabricante tem uma versão do SO deles rodando, e cabe as fabricantes atualizar ou não… É um pepino nas mãos, e quem paga é o consumidor no final das contas.

      Eu n sou avesso ao Android, mas esse ponto é REALMENTE relevante.

      • benedito

        Oque tem haver a apple ser fechada com isso amigo?
        É ela que fabrica o hardware e o SO, diferentemente dos aparelhos que tem Android, que são diversas outras fabricantes..

        Quando criticam a Apple por ser fechada acredito que estão se referindo à pouca liberdade que os desenvolvedores tem para criar seus aplicativos, o não rodar java, o não poder instalar apps de terceiros fora da appstore, a dependência do iTunes para sincronizar a biblioteca (que se fo*** os Linux users) etc e etc.

    • Essa falta de padrão para justificar a utilização em vários tipos de aparelhos é o que faz o sistema ficar bom em um celular mas ruim em outro, também há o problema de customizações no “S.O.” particulares de cada empresa e que dificulta a atualização do software.

      Hoje temos celulares com Android em várias versões (1.5, 2.0, 2.1, 2.2) e em algumas não será possível qualquer tipo de atualização.

      Prefiro ficar com o “S.O.” da Apple pois tenho certeza que nada fugirá do controle (coisa que não está muito bem definida com o Android da Google).

      Abraços
      Versuri

      • iAlex

        idem supra!

      • Gerson

        Desde que você sempre gaste mil e poucos reais para comprar o último modelo né?
        Pq quem tem o 2g e não tem os novos iOS não estão assim tão satisfeitos.

        A questão é que as indústrias (incluindo a Apple) precisam vender sempre novos aparelhos.
        Então o suporte aos mais antigos é descontinuado e a fragmentação de sistemas acontece inevitavelmente.

        O iphone possui uma fragmentação menor porque geralmente as pessoas que adquirem os produtos da apple estão menos preocupados com preço e mais com qualidade. Por este motivo, trocam de aparelhos mais facilmente.

        Quanto ao tópico em si. Não vejo nenhum grande problema nos botões.
        Se a pessoa compra um smarthphone, normamente essa pessoa possui finalidades com tecnologia e se adapta fácil a problemas mínimos (antes eram 38923428 botões, agora são 4 ou 1) como este..

        • Eu ia dizer que revender um celular Android de um ano não é a mesma coisa que vender um iPhone de um ano, mas aí vai ter gente que vai se incomodar. Então vou ficar quieto.

          • Fabio

            Pode até ser. Mas se fôssemos pensar só em valor de revenda, a gente só ia comprar Gol e Voyage… e nem preciso dizer que barbaridade isso é!

            Dito isso, simplicidade versus customização é uma briga antiga. Coisas “idiot proof” tem suas vantagens, mas pra quem é um pouco curioso, opções de customização fazem toda a diferença.

    • E o Google se importa com o que os fabricantes fazem de seus aparelhos? Nem mesmo os celulares do Google seguem um padrão. Compare o Nexus One com o Nexus S e verás que os botões estão invertidos.

      E tem certeza que o Google não pode obrigar os fabricantes a seguir um padrão de posição de botões? Onde vc leu isto? A Micososft exigi dos fabricantes botões iguais para o WP7, por exemplo.

      Mas no final das contas, a questão se volta pro mesmo lugar: simplicidade vs. complexidade.

  • Igor

    Android = Windows.

    iOS = Mac

    • LuisRPP

      Android = Linux

      • Jb junior

        Ai ferrou de vez !!

      • Pedro

        Android é feio, mal acabado e absurdamente incompativel com tudo que existe de moderno?
        Se sim, então realmente Android = Linux rsrs

    • yuri valladares

      Essa comparação não é certa.

      A microsoft não produziu o Android.

      Mas em termos de caracteristicas dos sistemas que sao “abertos” para diversos fabricantes, ai tudo bem.

      • llumina

        Comparar Android com Windows podendo comparar com Linux, que é realmente onde ele é baseado, é tenso.

    • Raul

      Não acredito que você falou isso.

      Android = Windows.

      TENSO muito TENSO

  • Pelo que li a respeito do android (ainda nao possuo um, e talvez nem venha a ter) as versoes do sistema nao se atualizam, ou seja, a pessoa compra um smartphone com a ultima versao do android, e ficara com ela para sempre pois devido a fragmentacao, nao sao geradas atualizacoes. So isso pra mim ja é o suficiente para nao comprar um celular com android.

    • Carlos

      Isso é uma inverdade, amigo! O Android tem atualizações constantes assim com o iOs que agregam funcionalidades e melhorias! Acontece que os fabricantes de hardware precisam disponibilizá-las por conta das diferentes capacidades dos diferentes hardwares! Isso que torna tudo tão mais fácil pra Apple, ou seja, eles não precisam se preocupar com aparelhos que não tem multitouch ou GPS, pois sabem q sempre vão ter as mesmas condições! Comparativamente, o Android ter boa performance em diferentes fabricantes, mostra que ele é muito mais portável que iOs poderia ser (se a Apple abrisse para outros fabricantes, como comentou o amigo, tiraríamos isso a prova) …

      A estratégia da Apple é manter o sistema operacional deles no hardware que eles mesmos fabricam, o q facilita sua vida e lhe permite criar um software de boa qualidade, mas a verdade é que ela vai contra a maré fazendo isso! Ainda assim gosto muito mais do iPhone! 🙂

      • Henrique

        Amigo, a inverdade é sua. Apesar de receber atualições do sistema (que só corrige pequenas falhas) ele nao pode ser atualizado para versoes mais recentes. O meu pai comprou um com androi 1.6 há 3 meses e já estamos na 2.2, mas o dele será 1.6 para sempre (com pequenas correções).

        • AFreire

          Ambos são inverdades parciais.
          Os telefones poderiam ser atualizados para versões mais novas sim senhor.
          E muitas vezes o são como o X10 que estava na 1.6 e acabou de receber a 2.1 oficial.
          O problema é que cada fabricante faz a sua atualização e muitos por razões comerciais, postergam a atualização ou simplesmente nunca fazem (ESSE é o problema).
          Ainda assim, se ninguém reclama de fazer um jailbreak e instalar um SO modificado, não tem por que não considerar atualizar via um SO Android não oficial também.

        • AFreire

          Eu acho uma babaquice considerar um sistema pior ou melhor só por causa dos botões diferentes.

          • Eu acho uma babaquice não ler o artigo direito e depois querer dar opinião.

            • Rodrigo

              Android. Em breve no bolso mais próximo do seu iPhone. 😛

            • Samuel

              [2]

          • Onde está escrito no artigo que um é melhor que o outro devido as diferenças nos botões?
            Não entendi!!!

          • AFreire, me sugeriram ser mais educado em minhas respostas, então vai:

            Eu acho uma babaquice não ler o artigo direito e depois querer dar opinião. Muito obrigado pela sua participação e volte sempre! 🙂 <- sorriso

            • Guilherme

              Hahahaha rachei d rir… mas concordo com a replica

              o artigo trata sobre uma CURIOSIDADE referente a fragmentação… e os pseudo macmaniacos e androidstas transformaram numa polemica sobre qual SO eh melhor a partir do analfabetismo funcional de ambas as partes #TENSO

              a proposito, sobre um comentario ai… nao ej a google q faz o nexus One e nexus S… a fabricante eh a HTC

              e a fragmentação inegavelmente é um ponto negativo… fator q inclusive ja foi abordado no blog em posts como o dos desenvolvedores do Angry Bird reclamando exatamente desta questão. Abraço

            • Rodrigo

              Guilherme, o Nexus S é fabricado pela Samsung, mesmo hardware do Galaxy S, com algumas melhorias e o novíssimo Android 2.3

        • Glauber Lobo

          Opa. 2.2 não, acaba de sair mais um …

          Agora é 2.3.

          Enquanto isso, só Deus e a Samsung sabem se vou poder atualizar o meu Galaxy 5 que é 2.1 para o 2.2, isso porque estava prometido para novembro, que depois virou dezembro e agora, nem falam mais.

          Quem dirá se consigo o 2.3, esse nunca….. e o aparelho foi comprado recentemente.

          • O Google apresentou hoje a versão 3.0 já, sairá no início do próximo ano.

          • Rodrigo

            É amigo, infelizmente é assim, depende do fabricante.
            Atualização na hora que sai, só mesmo um com Android “puro” (Nexus One ou Nexus S).

      • yuri valladares

        Na minha opnião, a Google que sempre foi uma empresa aberta, devia fechar um pouco, se ela disponibilizasse o seu SO só para os proprios aparelhos, teria uma chance de fazer prejuizo há Apple.

        Eu nao posso falar muito mal do Android até porque nunca mexi realmente um. Alias, mesmo diversas fabricantes se “juntando” e pondo o Android em seus produtos, a Apple ainda sai ganhando.

        O lema da apple que faz essa diferença.

  • Bruno felclef

    Esse argumento é inválido, uma vez que os produtos Android dão um leque maior de escolha aos usuários, sejam eles power users ou não. Há quem possa achar unfriendly um único botão no iPhone e muito mais óbvio uma “casinha” para home, uma seta para a esquerda para voltar, uma lupa para pesquisa, etc.

    Sem contar que vc está nivelando por baixo, como se usar smartphone fosse coisa para imbecis e desenvolvimento algo para iniciantes.

    Se você falasse das atualizações, ok… Mas falar dos botões é kinda senseless…

    • Carlos

      Assino embaixo, amigo! 🙂

    • @nerdbu

      Desculpe-me falar, mas essas história de que Smartphone não é algo para iniciantes é querer olhar por cima do telhado.
      Tenho dois exemplos bem simples pra você:
      Um amigo meu tem um Motorola Milestone, fazem apenas 4 meses. Ele comprou no mesmo dia que eu comprei meu iPhone. Ele nem sequer abriu o manual de instruções ou instalou o cd de aplicações no computador. A agenda do telefone, ele levou sorte por eu te-lo ensinado a usar o Gmail, e o celular sincronizar seus contatos organizados, foi só colocar o login e a senha de serviços da Google, se não fosse isso, ele estaria até hj passando a agenda de um celular para outro.
      Outro exemplo aconteceu à alguns dias, fui em um Happy Hour, e numa mesa ao lado tinha uma “patricinha” com um iPhone, com uma bumper cheia de brilhantinas, eu atendi meu telefone e coloquei na mesa após usa-lo, qdo ela viu que meu telefone tinha fundo de tela, ela veio me perguntar como poderia fazer no celular dela tbm. HAHA.
      Ou seja, tantos usuários de iPhones, quanto outros smartphones, muitos deles compram o telefone pela beleza, principalmente muitos aqui no Brasil. O que não é o caso de quem acessa um blog como este, por exemplo, pois só este motivo já mostra a existencia de um interesse maior sobre o gadget que possui.
      Este mesmo amigo que referi-me acima, falou que arrependeu-se até a ultima gota de não ter pego um iPhone também, pois seu Android é complicado até mesmo para se procurar um game, enquanto isso, cada vez que abro meu iTunes, fico rindo muito da cara dele…
      iOS é simples, fácil e ágil e isso é fato mais que comprovado.

    • Henrique

      Tu ta vendo muito programa de moda, “honey”. Mas enfim, o problema nao é a quantidade dos botoes ou o desenho em um celular – o problema é que cada celular tem um numero de botoes diferente do outro, dai tu ja viu né.

      • @nerdbu

        O problema discutido no comentário foi a funcionalidade ou a facilidade para certas coisas básicas num telefone, e não a beleza….

    • Prefiro dar um iPhone para meu pai sendo tudo padrão e quendo eu lhe der outro mais novo ele não vai se enrolar para usar (e reclamar).

    • Melo Júnior

      Ué, o iLex não vai responder a este comentário não?? Concordo com você Bruno!

      • Tanta gente boa já respondeu… O “iLex” não sabe mais do que ninguém aqui. 😉

  • leandro

    é bom ter alguns padrões, mas no design não concordo. acho a variedade e diversidade coisas indispensáveis… em questão de s.o. e apps a apple (ainda) comanda. mas poder escolher vários tamanhos de tela, com teclado físico ou touch, de slide ou barra, etc etc que o android proporciona é indispensável

    • Gerson

      É justo, querer escolher displays de formatos diferentes, com botões a mais ou a menos, pode ser muito interessante mas o preço que se paga é alto. E não estou falando de $$
      A padronização é o sonho de todo desenvolvedor.

  • Carlos

    aproveito o comentário do amigo pra enfatizar que o Android enfrenta essa diferença de hardwares pra manter o mesmo software funcionando! Tenho um iPhone e sou fã, mas não podemos deixar de mencionar a robustez do Android por se portar tão bem em tão diferentes hardwares! Problemas que o iPhone não enfrenta e, que ajuda muito no sucesso que conquistou até aqui!

    Acho isso um enorme ponto favorável para o Android!

    • Henrique

      2

    • Tulio C.

      Eu avalio um smartphone e seu OS por desempenho e nao por forca de vontade.. É uma máquina, não uma pessoa..!!

  • Fico impressionado com a quantidade de informação distorcida que é divulgada nos mais diversos blogs. A fragmentação do Android não é nenhum impedimento, como já foi dito pelo desenvolvedor do TweetDeck, que mantém apenas 2 programadores para desenvolver pra Android (todas as versões).
    E a fragmentação também acontece no iPhone! Sim, quem comprou o iPhone de 2007 não pode usar o iOS 4.x, ou estou errado? Se pode, ele tem todos os recursos como o suporte ao “Multitasking” (que um workaround).
    Voltando ao Android e a fragmentação nele. Com ela é possível que um usuário comum possa ter seu primeiro contato com um smartphone, pagando em torno de R$700,00 em um aparelho pré-pago. Com o iPhone isso não acontece. Um usuário que utilizou o Android na versão 1.5, por exemplo, também tem perfeitas condições de usar um Android 2.x ou qualquer outra versão, a não ser que tenha problemas mentais.
    O iPhone é um aparelho muito legal, longe de ser considerado por mim um smartphone, mas é um super celular. Já o iOS, me desculpem, mas prefiro a liberdade do Android. Eu tenho cérebro e opinião, e não preciso que o Sr. Jobs pense o que é melhor pra mim.

    • Eu tenho cérebro e opinião, e não preciso que o Sr. Jobs pense o que é melhor pra mim.

      Você já parte do pressuposto que os leitores e editores aqui do Blog são fanboys e seguem tudo o que o Jobs diz. Isso se chama alienação de sua parte e impossibilita qualquer boa discussão.
      Talvez quem tenha distorcido a compreensão do artigo seja você mesmo. Em nenhuma parte ele fala que o iPhone é melhor ou pior que o Android, apenas realça que uma unificação na interface é melhor para usuários não-geeks. Isso é melhor para você? Pode não ser, se você for um usuário mais descolado, que gosta de alterar e customizar o sistema. Esse é um caso diferente do apresentado no artigo e não é porque VOCÊ não passa por isso que não seja verdade para os menos experientes (que são a maioria).

      Você nem analisou os argumentos apresentados, generalizando. Eu aconselho colocar esse seu “cérebro” para funcionar ANTES que sua “opinião” o influencie, senão a informação que chega a ele pode ficar “distorcida”, por mais simples e inocente que seja o texto 😉

      • Rennan

        Head Shot!

        Booa iLex

        • Guilherme

          Tidiculo esse negocio q andoidista tem de querer dar uma de “hype”, “cool”, “formador de opinião”, “não-alienado”, q acreditam q google é Deus, que querem se mostrar os diferentes ditadores de tendencia e o @$%# a quatro… enquanto em seu desesperado grito de individualidade, se juntam a um grupo que mundo a fora podem ser chamados de “fatass freaking geeks” q por sua vez não vêem o papelão q fazem e em sua “demonstração de não alienação” inconscientemente revelam seu altissimo grau de alienação… e portugues claro… babacas q querem dizer q são os descolados revolucionarios, q vivem num mundinho dentro da casca de um ovo… soh uma dica a estes…. Arrumem uma vida, ou um gatinho pra ter 7 delas pra cuidar…

          • Guilherme

            *ridiculo :o)

    • Cleberson

      “Longe de ser considerado um smartphone”?

      E por que não seria?

      Pergunta: O que um smartphone (qualquer outro) faz que o iPhone não faz?
      Responta: Erm… Hmm.. Deixa eu ver… Ééé… Bah…

      • Cleberson

        E complementando a minha resposta: o que que tem de tão “prisioneiro” no iOS que não tem em todos os outros sistemas?

        Joguinho pirata não se instala em NENHUM celular sem que se hackeie seu S.O.

        Ou vai reclamar que o iPhone não manda arquivo por bluetooth? -.-

        Não sei que MANIA que as pessoas tem de falar que o iOS é “fechado”, só porque precisa usar o iTunes pra sincronizar o iPhone (o que é uma MARAVILHA, porque tudo que eu faço no meu mac, incluindo emails e eventos no calendário, fica sincronizado automaticamente), ou porque a AppStore não tem app que faz qualquer coisa. Do jeito que falam parece que o Jobs aperta uns botões no escritório dele e de repente nenhum iPhone lê mais email, daí aperta outro botão e nenhum iPhone toca música… ¬¬

        Isso não existe.

        • Hori

          Ele acha q só é Smartphone se for complicado de usar. Ja o iPhone é muito fácil de usar…

  • Renato

    Segmentado ou não, o Android tá crescendo, a Apple que não abre os olhos pra ver hehe 🙂

    • A Apple não está preocupada com o avanço do Android, ela está mais preocupada com a sua produção para atender a demanda do iPhone e do iPad.

      Se ela conseguisse produzir mais venderia muito mais.

  • É engraçado.
    No Engadget, o site de onde essa imagem foi tirada, ninguém reclama lá de informação tendenciosa ou distorcida. Por que só por ter saído em um site de iPhone o pessoal fica ofendidinho?

    • Tem o Blog do Android (http://www.blogdoandroid.com/) mas até lá o Android não é atualizado.

      Vejam a quantidade de celulares com Android e analisem quantas diferenças possuem além dos botões mencionados aqui no Blog do iPhone. http://www.andro-phones.com/2010-android-phones.php

      Se você for capaz escolha o seu Android em menos de 5 minutos, comparando todas as diferenças e sem se confundir, ficar indeciso ou achar que escolheu errado.

      Eu escolho o iPhone pois sei exatamente como ele é, o que ele faz e do que é capaz, no Android tenho lá minhas dúvidas.

      Abraços
      Versuri

  • LuisRPP

    Tudo bem, o Android tem suas desvantagens, mas como eu gostaria de não precisar do “iTunes” e ter um celular mais aberto!

    • Fernando

      Ufa, taí uma grande constatação. Sou refém do iTunes. Fazer o quê ??? Amo essa merda de iPhone.

      • SergioPG

        Eu também só aguento o iTunes por causa do iPhone!

      • Carlos

        No começo pensava assim tb, não gostava da idéia de ter um aplicativo para fazer a “ponte” entre o conteúdo que quero ter no celular e meu conteúdo no computador, mas hoje vejo de uma forma completamente diferente, adoro a integração iPhone x iTunes e confesso, não consigo viver sem essa dupla. Acho muito mais simples espetar o iPhone na USB e mandar o iTunes transferir tudo pra mim sem qualquer esforço adicional.
        Voltando ao ponto do tópico concordo que a segregação do Android é um ponto fraco e forte ao mesmo tempo, temos a vantagem e liberdade de escolher hardware e funcionalidades que não existem no iPhone mas ficamos reféns dos fabricantes quanto a atualizações de SO, todos sabemos que algumas empresas simplesmente não irão atualizar o Android de alguns telefones mas aí vão dizer que o iPhone 2G tb não atualiza mais pro iOS 4, é mas o 2G já tem 4 anos e para os padrões atuais do mercado consumidor está mais do que obsoleto.
        Além do iPhone 4 tenho um Galaxy S e a patroa tem um Xperia X10 Mini, portanto tenho contato com ambas plataformas, EU gosto mais do iOS acho mais simples e objetivo mas também gosto da flexibilidade que o Android possui.

        Acho por exemplo a interface do Android muito bagunçada e cheia de tranqueira mas há quem prefira esse poder de personalização, no iPhone é tudo padronizado “clean” e ao mesmo tempo funcional.

        No meu caso o que mais me atrai nos Android Phones é a diversidade de hardware, poxa TV Digital não é essencial mas é legal pacas, já pensou na época da Copa do Mundo vc no trânsito sem poder assistir ao jogo do Brasil ? E ainda dá pra gravar ….. Smile Shot, quem precisa disso ? Pois bem, pode não ser necessário mas se quiser está lá pronto para uso… São coisas que talvez nunca veremos num iPhone mas para alguns usuários são “plus” que fazem toda a diferença. Outro destaque no caso do SGS é a tela, poxa a tela do Galaxy S destrói o Retina Display, o Super AMOLED da Samsung é nota 1000!!! Mas há quem prefira a Retina certo ?

        Por outro lado, o GPS do iPhone funciona melhor que qualquer outro que tenha usado no celular, o meu SGS veio bugado como milhões de SGS mundo afora, já resolvi o problema e agora está legal mas o do iPhone ainda é muito mais sensível, faz o lock muito mais rápido que o SGS e a precisão é fantástica, antes que alguém diga, já fiz testes sem o SIM Chip, ou seja, nada de triangulação via Cell Tower ou download de Efemérides via 3G ou WiFi… O GPS do iPhone é como o GPS dedicado que uso no carro simples assim.

        Acho as fotos tiradas do iPhone “levemente” melhores que as tiradas com o SGS, idem para a filmagem, no iPhone tirou a foto o geo tagging já foi junto. No SGS algumas vezes o geo tagging não é gravado justamente pela deficiência na determinação da posição informada pelo GPS.

        Espetar o celular na USB do micro e ver lá a unidade reconhecida como USB Mass Storage é prático quando se precisa pegar um arquivo ou música, aí ponto pro SGS mas ao mesmo tempo espetar o iPhone e clicar em sincronizar no iTunes é tão prático que deixa a gente até mal acostumado.

        Agora falando de Design/Acabamento e Qualidade de Fabricação o bicho pega…O Xperia X10 Mini é muito bem acabado e bem construído já o Galaxy S parece um xing-lingão….Como disse a tela é fucker demais com Gorilla Glass e tudo mais mas a parte traseira do Galaxy S e a antena da TV para ser algo oriundo de um “legítimo” xing-ling MP9999.

        Nisso a Apple mostra o pq de sua tradição, design e acabamento perfeitos, claro há quem ache o iPhone 4 quadrado demais porém os materiais empregados e a construção são primorosas e dignas de um produto que no Brasil custa quase R$ 2.000,00, eu sou chato pra essas coisas, pagar esse valor que é praticamente o valor do SGS num produto feito de plástico vagabundo é dose mas como disse o hardware compensa. No iPhone os materiais são o top da indústria, aço inox e vidro são materiais nobres nesse tipo de produto e são altamente recicláveis, nem preciso falar mais nada….

        Enfim, gosto dos dois aparelhos que tenho e gosto do Xperia X10 Mini da patroa pq é perfeito para mulheres que querem um aparelho compacto, que não chama muito a atenção mas não economizam nos recursos: GPS, WiFi, Camera de 5MP, há esqueci de falar… o GPS do Xperia é pau-a-pau com o do iPhone.

        Para o meu perfil e necessidade o iPhone 4 ainda é imbátivel, pra multimídia em geral o Samsung Galaxy S é uma perfeita central móvel e o Xperia é prático, compacto e cheio de recursos. Se fosse para escolher um sem dúvida ficaria apenas com o iPhone !

  • Porém os desenvolvedores não fizeram apenas o mesmo app do iPhone rodar no iPad, incluiram mais funções, design mais apropriado para o tamanho e resolução da tela, etc.

    Os desenvolvedores também não reclamaram disso, pois, em alguns casos, possuem um segunda fonte de renda com o iPad.

    Se os apps dos celulares com Android funcionam também no Tablet então podemos dizer com certeza que o o Tablet é um Androidão (coisa que o iPad não é um iPhonão).

    Abraços
    Versuri

  • Cleberson

    Isso PARECE (na verdade não é) ser bom pro consumidor, mas pro desenvolvedor é uma porcaria.

    Você não fica meio confuso quando vai comprar um carro novo, ao escolher os opcionais? O X vem isso e isso, mas não vem aquilo, o Y vem aquilo mas não vem isso mas tem aquele outro… só que esse é tantos mil a mais, e outro é a menos, mas por uma pechincha você leva esse opcional só que sem aquele outro…
    e por aí vai.
    Vai na loja e fala:
    -Quero um Android!
    -Tá, tem esse com câmera boa e pouca velocidade, tem esse com bastante velocidade e câmera ruim, tem esse sem cartão de memória e com wifi, tem esse só com 3G e câmera e roda flash, tem esse sem internet nenhuma e cartão de 16Gb com Froyo (claro que inventei as configurações, não conheço os hardwares)…

    a primeira coisa que Jobs fez quando voltou pra Apple foi enxugar totalmente a linha de produtos, e funcionou de uma forma louvável.

    eu prefiro o “menos é mais”…

  • Spilger

    O consumidor não quer nem saber se o Android roda em diferentes hardwares, e por isso ele é melhor ou pior… isso é problema do Google, pois ele quem bolou esse sistema e a forma como ele é distribuído.
    Interface única e fácil favorece a permanência dos clientes dentro da mesma plataforma.
    O Android pode ser a maior maravilha da engenharia de software… isso não vai adiantar nada. Ser fechado faz parte do “sistema”apple, e isso faz a interação com o usuário dos seus produtos ser infinitamente mais fácil.
    Qual a porcentagem de gente que sabe ou entende alguma coisa de sistema e interfaces??
    Como diria o Capitão nascimento: “O sistema é f…” hehehe
    F… e ter um sistema com mil interfaces e achar que isso é uma vantagem so pq ele funciona em muitos hardwares. 99% não quer saber disso…e nem eu.

  • O pessoal que está contestando a atitude da Apple de manter o padrão ou elogiando a possibilidade de customização do Android se esquecem que nem todos são nerds ou que as mudanças no celulares é uma coisa de fácil aprendizado.

    Dê um iPhone para a sua avó, pai, mãe e deixe eles se acostumarem e depois dê um novo.

    Agora dê um Celular Motorola com Android e depois dê um Celular Samsung com Android e vejam o que eles dizem e qual a possibilidade de erro no uso.

    Nem todos são especialistas em celulares, nem todos possuem a curiosidade de “futucar” as funções.

    Sou a favor da padronização sim e essas customizações de hardwares e softwares que o Andoid traz aos celulares (ou vice-versa) mais atrapalham do que contribuem.

    Nota: Não estou dizendo que o Android seja ruim, acho até um execelente SO mas acho ruim a forma da sua disponibilização.

    Abraços
    Versuri

  • Experimente decidir sobre qual celular comprar com Android comparando as diferenças entre Hardwares e Softwares (http://www.andro-phones.com/2010-android-phones.php). 5 minutos é pouco para decidir?

    Prefiro ficar com meu iPhone, eu sei como ele é, do que é capaz de fazer, e como será no futuro.

    Abraços
    Versuri

  • Iran B

    Para mim, ter um smartphone com android e o mesmo que ter um computador com linux, sabe quando? Nunca. Nem de graça.

  • Olha, ja tive um iPod Touch que quebrou o home button. Sem Jailbreak ele teria virado um caro peso de papel. Isso aconteceu quando eu estava negociando um 3GS e desisti da compra por este motivo. A unica sorte que eu tive foi que ele estava no ULTIMO dia da garantia. Mas isso me deixou desanimado com o aparelho.

    • Guilherme

      eu tive e ainda tenho ipod touchs, iphone e agora tb ipad…. nunca fiz jailbrak e nem ipod nem iphone nunca chegaram perto de virar peso de papel…

      nao entendi o teor do comentario, e o motivo do JB, mas se for o mesmo de uma grande parcela (pegar app de graça) entao pra mim isso eh uma p… hipocrisia… vc pagar 300 dolares no aparelho pra robar 99cent de dolar dos desenvolvedores de app… isso eh hipocrisia #putafaltadesacanagem

      • AlyCWB

        Acredito que você confundiu tudo.

        Me parece que ele estava comentando que o HOME BUTTON quebrou e que pelo Jailbreak você deve poder trocar o home button por algum outro ou fazer algo a respeito. Por isto que sem o Jailbreak ele teria virado peso de papel, pois não da para ficar sem Home Button.

  • O Ilex moderou 2 comentários meus aqui, acredito que seja para o bem comum do Blog, acho que está virando “flame” entre “iphoneianos” e “androidianos” (Star Wars???, Star Trek???).

    Abraços
    Versuri

    • Eu estou tentando evitar flame mesmo, mas não moderei nenhum comentário seu. 😉
      Aliás, você está arriscando criar outro flame aqui, pois quem é moderado sempre leva para o lado pessoal e fica ofendido comigo, me chamando de censurador.
      Por isso que as regras pedem para não questionar a moderação nos comentários, adultos resolvem diretamente por email.

      • De forma alguma fiquei ofendido com a possibilidade dos meus comentários terem caído na malha fina, talves eu pudesse ter me excedido realmente.

        Você sabe que eu gosto do blog!!!!! rsrsrsrs

        Abraços
        Versuri

        • Não estava me referindo a você, até porque nós já conversamos sobre esse tipo de coisa de longa data. 😉

          Estava falando de outros casos, de gente que acha que pode escrever o que quiser aqui e o blog tem obrigação de publicar. As vezes o próprio sistema coloca no automático e a pessoa já começa a agredir, ofendida com a “censura”.
          Por isso que quanto menos discutirmos esse tipo de coisa aqui nos comentários, menos arma daremos aos trolls. 😉

          #vidadeblogueiro

  • Willian Sousa

    Android é bom por ser Linux, para programadores da plataforma.
    iOS é bom por ser proprietário da Apple, não fazendo tanta diferença entre os aparelhos mais novos.
    Porém, prefiro um iOS com Jailbreak do que ele puro.

  • Ótimo post iLex, mas ainda há muita gente mal-informada por aqui. Pois é RIDÍCULO comparar iPhone com Android!! iPhone é um Hardware, Android é um Software!!

    É como comparar Microsoft Windows com um Notebook da HP. O correto mesmo seria comparar o Android com o iOS. Aí sim, seria certo!!

    O pessoal deveria se informar mais antes de comentar besteira!!

    • Software Apple (iOS) + Hardware Apple = iPhone
      Software Google (Android) + Customização Software Fabricantes + Hardware Fabricantes ∞ = N (elevado à n) aparelhos diferentes.

  • markus_x4

    Android, kkkkk, peguei um motorola dext pra fazer o root, trocar a rom,, adivinha por que !
    O android tava muito pesado pro aparelho, e tava esquentando e automaticamente desligando.
    Nuss lindo isso, olha que tava com a rom original eim…
    Android = instavel , igualmente ao windows.
    ios = Mac

  • markus_x4

    Padrao sempre, desing sempre

  • Gharcia

    CAra, eu fiquei impressionadíssimo. Depois de anos lendo manuais, com gosto, sério, de todos os aparelhos possíves… qdo comprei o iPhone 3Gs ele veio um guia rápido e só.

    • Walter Junior

      e precisa d mais doq isso???
      o iOS eh um sistema tao [email protected]#% d bom q ele se auto explica…

  • André

    Acho que padrão sempre é interessante, mas limita também.

    Não acho que seja um problema absurdo os botões estarem em posições diferentes para fabricantes diferentes. Se você sempre comprou celular da marca X e um dia mudar para a marca Y, vai correr este risco.

    Agora o que eu acho uma @#$#@#$ sem tamanho é a Apple nao permitir que os aplicativos possam redefinir os botoes. Você acabou de baixar um aplicativo, vai ter que aprender a usar e ele nao pode usar o botao de volume para fazer fotos. Não… você é que tem que ficar como um idiota, caso queria fazer uma ego-shot, apertando a tela touchscreen inumeras vezes até achar o lugar onde está o botão de fotografar. Isso para mim é chamar usuario de imbecil.

    • Gerson

      Eu tiro ego shots com muita facilidade depois de ler uma dica sobre isso aqui no BDI.
      Vc pode enquanto esta olhando Pra tela encostar o dedo e soltar somente quando quiser tirar a foto, com isso vc pode direcionar a câmera Pra vc e soltar somente qndo estiver Pronto.
      Nem precisei de JB, só li o blog.

  • Victor

    Rapaz ILex.. tu tem uma paciência em…. Não sei como tu aguenta esse povo!!
    TODO artigo escrito aqui tem gente pra discordar… se não concorda, pq continua lendo??

    • Helbert

      Amigo Victor.
      Ainda bem que tem gente pra discordar das coisas.

      “Toda unanimidade é burra.”

      Pense nisso! 🙂

      • André M.

        Discordo! hehehe

        • Walter Junior

          nao concordo nem discordo, mto pelo contrario….

    • Helbert

      Por mim a Apple tinha que acabar com esse botão físico.
      É a única parte do aparelho que quebra mais facilmente.

      Outra coisa … não tenho dados concretos, mas chuto que são pouquissímos as pessoas “ou geeks” que vão a operadora e comprar o celular pela versão do android.

      A graaaaaaande maioria (99%?) vai comprar o celular pelo hardware dele (marca, qualidade de foto, musica, etc), pela beleza, ou se é pequeno ou até mesmo pela marca. Se vai ir android, symbian, ios, Samsung OS, pouco importa. Ou mesmo pelo status, coisa q o iPhone oferece.

      Quem gosta de customizar ou conhece android é coisa de minoria da minoria.

      Just my opinion.

  • Paulo Andre

    Concordo com o iLex.

    Já tive Iphone, tenho um Ipad, e meu telefone é um HTC Desire.

    Na Apple tudo é mais simples. A interface é bem mais amigável. Simples assim.

    Isso nao quer dizer que o hardware dos Androids sejam ruins… Como eu sou usuário dos dois OS, consigo ver as vantagens e desvantagens de cada um…

    Enfim, nao vamos ficar nos debatendo por causa disso. Os sistemas (e hardwares) sao diferentes. Nao quer dizer que um seja melhor ou pior que o outro; tem público pros dois, podem ter certeza.

    Abraços!

    • Nao quer dizer que um seja melhor ou pior que o outro; tem público pros dois, podem ter certeza.

      É isso aí. 🙂

  • Antunis

    Hoje sou dono de um Iphone 4, mas há dois meses atrás eu tinha um Milestone, e admito que eu sou grande fã do Android, mas foi justamente pela dificuldade de atualização do Android, em que a Motorola disse que não iria atualizar o Milestone para Android Froyo, foi quando mudei de idéia, e até hj essa atualização está apenas na promessa, é já saiu uma nova atualização (2.3). Outro detalhe, eu comprei o Milestone logo no seu lançamento e em pouco mais de 6 meses ele já estava desatualizado pois a Motorola já estava lançando o Milestone 2, isso foi a gota d’água, pelo menos o Iphone que eu comprei tem um ano de intervalo até que seja lançado outro modelo, e ainda tem desvalorização, que quando fui vender o Milestone eu não consegui nem metade do valor que eu paguei nele, isso com apenas pouco mais de 6 meses de uso…

  • Já tive contato com o Android e poderia citar aqui vários problemas que ele tem em relação ao iOS.

    Claro que o iOS tem vários pontos negativos, mas sem sombra de dúvidas ele ainda é o melhor do que qualquer outro no mercado.

  • Paulo Renan

    Eu tive um iPhone 3G por um ano e decidi me desfazer dele há 6 meses pra experimentar o Android. Pois bem, usei um Milestone durante 3 meses e depois vendi pra comprar o iPhone 4. Hoje em dia eu penso que ele é um sistema tão bom ou melhor que o iOS. Ele possui muitas vantagens em relação ao sistema do iPhone. Agora com o iPhone 4 eu sinto falta de muitas coisas que o Android possui, como por exemplo a barra de notificações, os 4 botões físicos, que são muito úteis. Entretanto também possui alguns defeitos. Eu fiquei abismado com a péssima qualidade gráfica da maioria dos aplicativos, via de regra eles são tão funcionais quanto os do iOS mas com uma interface muito menos polida. Senti falta da fluidez que o iPhone possui. Parece a mim que o iOS teve toda a interface tanto dos aplicativos quanto do sistema pensada no toque (isso se reflete na facilidade e beleza dos botões e menus dentro dos aplicativos), já o Android é bem mais espartano. Fora a quantidade (e qualidade) dos aplicativos para o iOS. É inegável que hoje em dia um smartphone não é mais considerado tão somente pelas suas capacidades técnicas, mas depende profundamente de seus aplicativos para ter sucesso, pois os smartphones se tornaram praticamente app phones. Com relação à facilidade de uso, pra mim isso é discurso infundado. Depois que eu presenciei um senhor que aparentava ter uns 40 anos tentando achar a alavanca que deixa o iPhone no modo silencioso e não conseguindo achá-la porque o iPhone estava de cabeça pra baixo (ele não se deu conta que o botão home é a parte de baixo do telefone), eu mudei de idéia. Esse mesmo coitado recebeu uma mensagem e ao invés de deslizar o slide para abri-la no aplicativo de mensagens ele lia um pouco, a tela desligava e ele apertava o botão home para ligá-la novamente, assim fez umas 6 vezes até conseguir ler toda a mensagem. hehe. A fragmentação pra mim não chega a ser um problema como disseram em um dos comentários. A conclusão a que eu cheguei depois de ter experimentado os dois sistemas é a de que ambos são ótimos, rápidos e confiáveis. Eu daria tanto um Android quanto um iPhone para a minha avó, pois ambos são fáceis de usar. A diferença reside no fato de que cada usuário tem uma capacidade diferente de adaptar-se a novos dispositivos. Há os leigos que subutilizam o aparelho e os entusiastas que lêem fóruns e manuais sempre que possível.

  • Max

    Na minha opinião Android e iPhone é como escolher entre PC e Mac.

    Prós:
    Android= Liberdade de escolha de fabricante, liberdade de conectividade, liberdade de aplicativos de interface com PC, customização, as melhorias/correções são mais rapidamente implementadas.

    iOS = Confiabilidade, UI simples, performance conhecida/controlada, design, pelo menos 2 anos de updates futuros.

    Contras:
    Android = design, UI pode ser complicada para usuários mais inexperientes, fabricantes descompromissados em fornecer updates, falta de padronização entre fabricantes.

    iOS = Pouca conectividade (Bluetooth), memória não expansível, preso ao iTunes, preso a políticas esquisitas da Apple em fornecer funções somente quando lhe convém, pouco customizável, somente um fabricante pode impactar no preço final ao consumidor.

    Portanto, tudo depende do perfil de cada um. Aqueles que são mais usuários tendem a preferir o iPhone. Os mais Power Users vão de Android, e as pesquisas de opinião confirmam isso.

  • Felippe

    Aew iLex, arrebentou…

    criou um tópico polêmico e com vários comentários…
    ou melhor, vou me reposicionar..

    Aew iLex, arrebentou

    criou um tópico interessante e inteligente que foi polemizado por varias pessoas que não souberam interpretar o que vc queria passar ou não tiveram dinheiro pra comprar um iPhone, compraram um cel/smart com Androide e ficaram bravinhos ou se sentiram ofendidos ao perceberem que a Apple foi mais inteligente e saiu na frente no quesito USABILIDADE.

    uhasuhuhas

    fantástico =D

  • Wasgner

    Ow!!! Faltaram os botôes do XING-LING… Que por sinal são os melhores! HAUhauahuaha
    Tem um pra cada função!!!
    HAuhauahuah

  • Jabbah

    Só pra lembrar:

    Smartphone ≠ SmartUser

    Pra mim, quem faz o telefone é o usuário. Tem gente que vai usar todas as funcionalidades de um Iphone ou um Android, e tem gente que vai usar só pra ligar, mandar torpedo e MMS.

    As duas plataformas permitem transcender o que um simples Dumbphone faz. Inútil a briga por qual é melhor. Escolha o que melhor te atende, e seja feliz. Não tente “converter” os demais…

    Sds, Thiago.

    Sent from my DroidBerryPhone.

  • Guilherme

    tem ctz q vc acessa o BDI? Tendencia com certeza vai ter se nao o iLex moderaria um blog com nome de blogdosmartphone talvez… agora nem por isso criticas deixam de ser feitas como vc afirma, sendo o BDI sempre o primeiro a levantar a bandeira e partir para o front como para questoes de descaso da apple com o consumidor brasileiro, a iniciativa q ganho voz nos 4 cantos do mundo que foi a briga pelo direito igualitario do brasileiro receber um bumper case, entre outros…

  • Andre Gonçalves

    Acho engraçado as pessoas quererem discutir fatos. O que esta posto é que a Apple possui padronização e que os Smarts com Android não. Fim.
    Melhor ou pior, Jabbah ta corretissimo, varia do uso a ser dado pelo prorpietario. Agora se quiserem discutir migrações de informações e adaptação dos usuários obvio que aquele que possui maior padronização terá maior facilidade neste quesito e assim sendo aquele que possui um Apple pode sincroniza-ló com todos e poderá utilizar qualquer um deles sem dificuldade já que o SO (IOS) é padrão da marca a todos os seus dispositivos.

  • Gabriel quadros

    Nada melhor para causar uma grandes discussões do que comparar estes dois sistemas…
    Se deixar, a discussão nao termina nunca.
    Cada um usa o que melhor lhe atender e pronto!

  • Rodrigo

    kkkk ….

  • Helbert

    Por mim a Apple tinha que acabar com esse botão físico.
    É a única parte do aparelho que quebra mais facilmente.

    Outra coisa … não tenho dados concretos, mas chuto que são pouquissímos as pessoas “ou geeks” que vão a operadora e comprar o celular pela versão do android.

    A graaaaaaande maioria (99%?) vai comprar o celular pelo hardware dele (marca, qualidade de foto, musica, etc), pela beleza, ou se é pequeno ou até mesmo pela marca. Se vai ir android, symbian, ios, Samsung OS, pouco importa. Ou mesmo pelo status, coisa q o iPhone oferece.

    Quem gosta de customizar ou conhece android é coisa de minoria da minoria.

    Just my opinion.

  • O Windows é um SO instalado em vários tipos de computadores porém os MacBooks, iMacs, etc continuam sendo os mais desejados, alguma comparação entre Android (Google) e Apple?

    Ahh sim, os PCs com Windows são muito mais customizáveis, diferentes entre si e os da Apple totalmente fechados, qual são os que apresentam maiores problemas de Drivers? Vírus? Durabilidade?

    Quem quer trocar um Notebook por um MacBook (ou um Android por um iPhone)?

    Parei por aqui.

    Abraços
    Versuri

    • Max

      Não concordo! O Mac é bom para usuários padrões, que irão utilizar softwares comerciais e fechados. Já se você necessita de mais flexibilidade, principalmente no meio científico, tem que ser Windows ou Linux mesmo. Concordo que a grande maioria dos usuários é padrão, mas tem muita gente que precisa de mais flexibilidade tanto de hardware quanto de software.

  • Felipe

    Como ficou “polêmico” o topico !
    Os blogueiros de hoje em dia estão “malandrinhos” =P

  • Denilson

    Senhores:

    Respeito android, realmente é um bom sistema operacional. Mas não nos esquecemos de uma coisa muito importante, o vanguardismo da apple, primero com o iPhone e agora com o iPad. É fato que o android tentou copiar o iOS em vários detalhes, ou não?? O que era o android antes do iPhone ?? Sequer existia!! Mas que bom que veio!

  • Rnotor

    Acho q independente de todos os argumentos o iphone mostra mais do que bons numeros com seu unico aparelho e OS, a apple pode ser o que for mais a cada keynote revoluciona mais uma vez. O android por outro lado apenas cresce devido ao falta de qqr outro sistema para se por nos aparelhos e como sao muitos os fabricantes acabam ficando sem escolhas. Com um iOs publico, a google perderia mt espaço independente dos problemas q um ios pudesse ter com a divercificaçao de aparelhos como ja foi dito ai em cima.

    #detalhe: como tem usuarios de android em um blog de iphones hein.. me surpreendi.

  • Tbolzani

    Resumindo toda essa discussão desnecessária:
    A grande vantagem da Apple é que o fato deles padronizarem hardware e software gera muito mais simplicidade e facilidades para o usuário. Ser adaptável a vários aparelhos pode ser bom pra quem vende o sistema mas para o usuário que precisa suporte e confiabilidade isso não significa nada deixando o IOs em conjunto com o aparelho da maçã muito mais negócio para o consumidor.

  • Rafael Rafaelli

    Acompanho o blog a um bom tempo e achei o post um tanto tendencioso, defendo ambos os lados e acho a concorrência entre as plataformas algo fenomenal para o consumidor.
    sou usuário das duas plataformas e acho que da para dizer que se por um lado os usuários de iphone podem achar ruim a imagem de vários hardwares diferentes fragmentando, os usuários do android podem tambem dizer, “olha a apple, 10 anos e é o dispositivo é igual.” não duvido que a imagem dos dispositivos da apple tenha sido usada em um blog de android para um comentário de mesmo teor tendencioso.

    as duas imagens representam REALIDADES das duas plataformas, cabe a cada um conseguir enxergar as coisas boas e ruins de cada uma.

    • Só é tendencioso se não concordar com a sua opinião. Se concordasse, você não diria isso. Lindo isso.

  • Bruno Valente

    Uma coisa é certa: depois que criaram o SI de unidades, e foi padronizado unidades de medidas, peso, força, distância, etc, tudo ficou mais fácil, tanto a comunicação entre as pessoas como o estudo da ciência. Dessa forma, sobrava mais tempo para pensar no que realmente interessa: nos problemas e em suas soluções.

    Sou a favor sim da padronização. Já tive Symbian, já tive Android, já usei Windows, já usei Linux. Parei de sair testando as coisas quando descobri Mac OS e o iOS. A padronização é sim uma coisa benéfica, e não se enganem, logo logo o Android será padronizado. É tudo uma questão de tempo. Como são muitas empresas fabricando, ninguém tem tempo “a perder” com essas coisas.

  • Homero Machado

    Depois de varios celulares e smartphone que ja tive. Depois de varios computadores e notebooks, pra mim hoje so existe uma marca. APPLE. Incomparavel.
    “Punto e basta”

    • Leandro

      Tendencioso? Heheheh o nome é blogdoiphone! Caracoles! Realmente pelos comentários já da para saber quem tem iPhone, quem tem droids, e principalmente, quem gostaria de ter um iPhone! Para os menos avisados, quem cuida da tributação no Brasil não é o jobs ok? Parabéns pelo blog!

  • Eduardo

    Vi no twitter a Gameloft se desculpando com os donos de alguns modelos de smartphones com android porque o jogo que ela ia dar não estava funcionando nesses modelos. Esse é um ponto fraco do android na minha opinião.

    Acho que o Google devia impor uma condição aos fabricantes de celulares com android que obrigassem os mesmos a lançarem atualizações.

  • Souzabsb

    É muito salutar o crescimento do Android, pois está fazendo a apple se mexer pra se manter na ponta.

    Se o principal concorrente do ios fosse o symbian, com certeza não teríamos tanta evolução no iphone.

  • Rilton

    Falando em padronização Apple, esses dias, alguns clientes meus que atualizaram seus iPads, me ligaram se queixando que o botao de travar o layout da tela tinham perdido essa funcionalidade, eles achavam que tinham danificado o botao ja que agora ele deixava mudo (igual no iPhone), tive que explicar para eles que a função de travamento de layout tinha sido modificado, agora fazia parte do sistema e nao mais físico. ou seja teria que apertar o botao HOME duas vezes e depois deslizar o dedo na parte inferior que se abria e so assim usar o botao de travamento que ali existe, muitos nao gostaram pq era mais fácil o botao físico para travar. Final da historia, ate a Apple pode fazer modificações na função dos seus botões, mudando a finalidade pra quilo que foi pensando inicialmente.

  • Overlord

    Adoro estes comentários. Sempre me fazem rir. 🙂

  • iLeander

    Segmentação, a dura verdade!
    Pessoal gostaria de saber quando falam no Android e em liberdade vocês se referem a que? Em desenvolver aplicativos? Para iphone você desenvolve via SDK, ou com um bloco de notas usando HTML5. Se fala muito sobre prisão e liberdade, no iphone você sabe a quem culpar sobre qualquer falha ou problema que nesse caso é a Apple, no Android você tem o Google, a fabricante do celular e não esqueçam as operadoras!! Conhecem aquela frase “Cachorro com muitos donos morre de fome?”. A concorrência é muito boa pois faz com que as empresas desenvolvam sempre coisas novas. Outra coisa se fala muito em preço e isso é verdade, o Iphone não é barato, mas você já viram do que ele é feito, as peças os detalhes de acabamento? É igual aos Macs, custam mais, duram mais e são revendidos com excelentes preços por causa de seus acabamentos. Esses dias estava abrindo o meu Mighty Mouse e para minha surpresa por dentro do fio USB que liga o mouse ao mac ele possui um cabo de aço agora vejam os detalhes do negócio.

    No android temos celulares de todos os preços, é meio Macgyver você pega uma banana, coloca uma antena, um decodificador de tv digital, um receptor de radio e instala o Android 2.2, tcham tcham tchammm… voce tem o mais novo e super mega Smartphone o Bananastone S.

    Parabéns pelo blog acessos todos os dias!!!

  • Elson

    Pessoal fica discutindo o inevitável, a Google já está dentro do Iphone com seus apps e Iphone já está dentro da Google com seus métodos que mudaram a forma que se opera um celular.

    Trocando em miudos Android tem muito de IOS.
    e IOS já tem coisas de Android.

    Viva a criação de novas tecnologia, e vamos sempre aproveitar o melhor de todas elas.

    Façam suas escolhas e utilizem bem delas.
    []‘s

  • Rick

    Então, eu não sei se já postaram, pois eu estou com preguiça de ler TODOS os comentários… mas…
    Na verdade, a google só fornece o android básico, sem nenhuma modificação

    As fabricantes que modificam o SO.

    No caso do Milestone ( ou Droid, tanto faz ) é o Android purinho purinho, ele sai da fábrica e vai direto pro celular 😉

    A SE por motivos desconhecidos resolveu modificar o X10, mas ficou muito estranho.
    Isso só atrapalha na hora de atualizar.

  • Mariana

    O artigo não fala qual é melhor ou pior mas realmente não entendo pra que tanta discussão com o obvio! iPhone é iPhone, com toda sua facilidade de uso, bastante intuitivo. Já o andróide faz parte dos “outros”. Ninguém vai numa loja comprar um andróide. É o contrário, as pessoas compram um celular e recebem o andróide. Eu ja tentei usar um mas foi desastroso. Horrível, muito difícil pra desinstalar app, a manipulação totalmente irritante. Meu marido ganhou um quench da empresa dele e deixa desligado na mochila e só usa o iPhone. Nem de graça ele quis usar. Quem fala mal do iOS é pq está realmente com dor de cotovelo. Única explicação!

  • Rafael

    Se houvesse um único fabricante de cel para o Android, é claro que haveria um padrão. Uso tanto iOS como Android e devo testar o WP7 em breve.
    Os botões básicos de interface de navegação do android na real são 3, os demais q cada fabricante insere da forma q quiser são atalhos para facilitar e q são bem intuitivos. Mas concordo que a operação com o iOS é mais voltado para leigos.
    Um configuração avançada no android não é para os q não conhecem determinadas expressões ou não estão acostumados com o mundo mais geek.
    Mas fiquem de olho no WP7. apesar de ter aparecido só agora e ainda ter poucos apps em sua marketplace, ele esta bem simples de usar. Todos os fabricantes seguem padrão de interface com diferenças apenas em tipos de tela e tamanho e alguns tem flash duplo. O manuseio do OS é bem simples e fácil de usar.
    Minha única critica a Apple é o fato de não haverem mudanças significativas em seu OS. Já cansei um pouco do visual.

  • Não tem como discordar do artigo mesmo não. E muita gente realmente distorceu o que foi dito lá em cima.

    Mas na boa, eu pessoalmente, não troco um Android por 10 Iphones. 1, que o troço é caro para caramba, e outra, que não tem Xda-Developers pro Iphone 😛

  • Nicandro Filho

    Concordo que é um ponto negativo na disseminação do Android, tanto pros usuários como pros desenvolvedores (Que ajudam a disseminar mais ainda o SO), essa falta de homogeneidade.

    Para que serve a Open Handset Alliance se nem pra padronizar os botões do aparelho serve? Acho que a única preocupação deles é um estabelecer um preço mínimo para venda dos aparelhos.

    Tem mais cheiro de cartel do que de aliança