Opinião

O descaso e mau atendimento do pós-venda das operadoras brasileiras

Infelizmente, não é de hoje que recebemos diversas reclamações de leitores a respeito do mau atendimento do pós-venda das operadoras no Brasil. E não é uma específica, são todas, seja por causa de funcionários despreparados, seja por falta de vontade mesmo. De fato, o esforço que todas mostram no momento de trazer o cliente para a sua base não é o mesmo após a venda.

Nosso leitor Rafael Kent resolveu colocar seu desabafo em vídeo, relatando sua péssima experiência que teve com a TIM (apesar de gostar da operadora e não querer trocar). Exemplos assim, infelizmente, acontecem com todas as teles brasileiras.

Há quem reclame que a Apple não respeita o consumidor brasileiro, mas se nem as empresas nacionais o fazem, como podemos esperar algo diferente das estrangeiras?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Sacanagem !

    • Tiago Albuquerque

      Ele tbm é muito radical. Poderia ter aceitado o Branco, DEVERIA ter ido ao Procon. O aparelho após 30 dias na assistência ele tem direito a um novo aparelho, n tendo o 3gs ele teria direito ao 4 equivalente ou ainda melhor, o dinheiro de volta. No lugar de ficar com essa pega o dinheiro de volta e compra um novo .

      • Carlos S

        Desculpem, mas se o iphone fosse apenas branco nem teria comprado o meu.

    • leo

      Reclame na anatel!

  • Tambem acho ¬¬

    fritas

  • Adisson

    Eles só querem vender =/

    • Alisson Casagrande

      Cara! olha só!

      Eu tive um problemaooo ano passado com meu iPhone! um 3GS de 32GB!
      Comprei pelo telefone pela operadora vivo.

      O iphone nao funcionava o lado esquerdo do Display.
      Aqui o video q gravei do problema: http://www.youtube.com/results?search_query=alicasa777&aq=f

      Liguei na vivo em 3 dias úteis eles me mandaram um novo aparelho, e em 10 dias úteis mandaram buscar o antigo. Sem mesmo nem conferir o problema! se era do aparelho ou “mal uso”.

      Ok!

      Dois meses atras eu comprei um iPhone 4 e advinha? a mesma merda de novo! o iPhone veio e nem ligava!
      Liguei na vivo e eles tomaram o mesmo procedimento!

      Detalhe: eles tem um numero próprio p/ Smartphone

      • Jonathas

        Essa experiência é realmente incrível, assim como seu azar em adquirir aparelhos defeituosos.
        Na TIM não consigo falar com o atendente nem para contratar serviços.
        Você liga o atendente atende e não fala nada, depois coloca no mute e fica por 10 min. tranqüilamente. De você vencer essa barreira ele tira do mute, te atende e não responde nada, pois são mal informados pra Caralho.
        Mas depois do telemarketing não temos atendimento de qualidade, salvo raras exceções.

      • Bruno Melo

        Caracaa você conseguiu ser sorteada na loteria da morte da Apple 2x o0! Mas que bom que tudo deu certo. Eu não tive problemas com o 3Gs que comprei na loja on line da Fnac. Porém tive umas curiosidades . Como por exemplo, quando eu efetuei a compra do iPhone, no email de confirmação dizendo que a minha compra foi faturada no cartão de crédito, veio descrevendo o seguinte produto: Vivo SP Apple iPhone 3GS 16GB Preto + SIM CARD. No entanto quando eu recebi o iPhone, NÃO havia SIM CARD nenhum.. Dai eu optei em deixar pra lá.. mas hoje eu me arrependo por isso.

        Uma observação muito boa é: NUNCA DEIXEM DE ANOTAR O N° DE PROTOCOLO!

      • Ricman_1103

        Tive um problema semelhante com o meu iPhone 4 e uma política da vivo que eu achei bem interessante Eh que eles te mandam tratar com o meio de contato da compra. Se você comprou na loja, eles te mandam pra loja. Enquanto isso na vivo Eh ótimo, tem o ponto dos atendentes, que são horríveis. Nao cumprem a lei e ainda são (desculpe pelo termo) completas antas!

      • Marcus Malacarne

        O mesmo ocorreu comigo, Tavares com quase 8 meses com o iPhone 3G, 8gb preto da vivo. Ele começou a apresentar um problema no botão do vibracall. Liguei lá, eles estavam em falta, pediram pra esperar um pouco. Na virada de mês, no dia 2, uma funcionaria me ligou falando que tinha chegado novo estoque, e ela estaria enviando o meu novo celular (eu ainda estava com o velho, em momento algum eu tive que mandar o aparelho para analise). Alguns dias depois chegou a encomenda, com o novo celular, e mais dois dias veio o boy da operadora buscar o celular defeituoso. E o melhor de tudo, já nao existia mais o iPhone 3G, então eu recebi um 3GS 16gb, e nao paguei nada a mais por isso.

  • Alpheu

    Realmente é uma falta de respeito com os consumidores que pagam e caro pelos serviços prestados de péssima qualidade, e pode generalizar que todas são péssimas !

  • Louis

    Só quem tentou cancelar uma conta ou recuperar dinheiro cobrado por “engano” sabe como é o atendimento. Não importa a operadora, mas eles usam o método do cansaço.

    Mas hoje to feliz!!1 Chegou meu bumper direto da Alemanha!! =D
    Encomendei por Portugal e usei a dica do Blog, valew aiii!!

  • Ricardo

    Minhas reclamações sobre o facetime no site reclameaqui…
    A Tim respondeu (mas não resolveu), a Apple não…
    http://www.reclameaqui.com.br/791073/apple-computer-brasil/facetime-nao-funciona/

  • sera que ele esqueceu de tirar a película e por isso não ouvia nada tb? rsrsrs

  • mitcha

    Hoje um amigo tb estava reclamando da TIM… sem sinal de internet e ninguem resolvia..

  • Lucas P.

    Eu acho que tanto a Apple (e qualquer outra empresa) quanto as operadoras, somos tratados como um país de terceiro mundo (apesar de ser mesmo um país de terceiro mundo), desde de que seus lucros estejam garantidos, não tão nem aí.

  • Marco S Junior

    iLex,

    Valeu mesmo, com as dicas do Blog, acabei de receber dos Correios, meu Bumper !!!!!
    Pode acreditar já estava sem esperança de receber… em minha casa e sem nenhuma despesa!!!
    Tomaaaaaa Steve Jobsssssssss

  • Maicon

    Vou divulgar no meu twitter tmbm! @IamMaicon

  • Azevedo-DF

    A Tim também já me tirou do sério várias vezes com as cobranças indevidas e a falta de gente qualificada para resolver os problemas.

  • Andre Luiz

    Realmente eu não sei se é melhor eu continuar na Oi ou mudar para a TIM. Atualmente eu estou com medo de mudar para a TIM, tem muita gente reclamando.

  • Chiko

    Como disse o consumidor chateado ai no vídeo, infelizmente, no Brasil (ta em outros lugares do mundo também), há um descaso com o consumidor, seja telefonia, empresa aérea, tv’s por assinatura e outras.
    Troca de produto com defeito, serviço mal prestado é tratado como se fosse um favor, nós brasileiros temos que reclamar sim, reclamar no procon, na empresa, na ouvidoria da empresa e na justiça, sei que o judiciário brasileiro é moroso, mas os juizados especiais já aceleraram as coisas um pouco e em causas de até 10.200 reais não precisamos de advogados, um servidor do proprio tribunal “traduz” nosso pedido ao termo do judiciário, dá trabalho? dá, mas as empresas precisam sentir no bolso e através de todos os meios o preço por tratar mal o consumidor.

  • Fabiano Fernandes

    Estou a exatos 30 dias com meu iPhone 4 parado esperando a troca na Vivo. Nem a reclamação junto a Anatel resolver por completo, só ganhei 3 meses sem pagar conta.

    A operadora é responsavel pela venda e garantia do aparelho e não mantém um estoque mínimo para possiveis problemas.

    E assim continuamos nossa vidinha safada

  • Carl

    Amigo, entre no site de ANATEL e faça uma reclamação online. Quem vai te atender é um atendente da TIM em conferencia com a ANATEL. Normalmente, eles sempre resolvem.

  • Bruno Melo

    NOssa! a reclamação do Rafael é também minha reclamação!!! Ha um descaso total das operadoras no pós venda, e isso é descarado. .. Brother total de apoio, nós temos que mudar isso.Não queremos mais ser otario das operadoras….

  • Realmente poucas empresas tratam o consumidor com respeito, mas no caso das telecoms num acho que seja “nem as empresas nacionais nos respeitam”, Tim, Claro, Vivo… são empresas estrangeiras ou controladas por elas, acho que até a Oi/Brasil Telecom também é. A diferença é que encontramos mais funcionários brasileiros trabalhando nelas, pra que possam nos desrespeitar e fazer pouco caso no idioma materno.

  • Michel

    Eu to nessa, meu telefone ta na allied, tomara que de tudo certo…10 dias que ta la, hoje eles me mandam o laudo tecnico do aparelho…

  • Chiko

    Falo mais, muitas vezes as operadoras e empresas gastam mais com “desculpas” e “defesas” do que gastariam para resolver o problema, tipo esse caso: http://www.jornaluniao.com.br/noticias.php?editoria=&noticia=NzgyMA==
    http://marcosproenca.blogspot.com/2009/05/juiz-da-bahia-escreve-sentenca-para.html

  • Gustavo

    Boa tarde,

    Venho informar que não são só as operadoras que fazem você de tonto…
    Estou, desde o lançamente do IPHONE 4 tendando comprá-lo, mas sempre que chego a uma loja VIVO, dizem que tem fila de espera, etc…
    O meu contato disse que se eu quisesse, o DISTRIBUIDOR me venderia por R$3.000,00 em 2 x para tê-lo…
    Absurdo…
    Alguém aí vai para a ALEMANHA??? rsrs quem sabe assim né??

    Abraços

  • Lucas Moreira

    Sabe o que é pior? É que tudo isso é nossa realidade.
    E cara, vá até o Procon que eles te são obrigados a te dar o iPhone na hora, é seu direito.

  • Guilherme

    Ontem coincidentemente twittei sobre isso, pois adquiri meu aparelho no lancamento, via portabilidade de claro p/ tim, eqto tava com numero provisorio td ok, dps q portou, o face time morreu e ai q os problemas começaram, atraso no recebimento ja da 1a fatura, facetime q ta morto desde a portabilidade, nao teve update ou procedimento q revivesse, so com outro chip msm, cobertura 3g da regiao é precaria (campinas/sp) na propria loja da tim no shopping o sinal muda para EDGE, sinal em geral eh ruim, e o servico d atendimento ao cliente eh piada… informacoes faltando ou desconexas ou msm conflitantes de atendente para antendente… #TENSO

  • Rafael

    Fui cliente VIVO durante 1 ano, e nunca tive maiores problemas com atendimento, sempre prestativos e atenciosos, caso a ligação cai-se tornavam a me ligar na seqüencia, me arrependo amargamente de ter migrado meu número para a Claro, funcionários despreparados, mau educados, não passo uma semana sem ter um problema na rede, ou não envia sms, ou não navega, e é sempre assim, e o atendimento nunca te ajuda em nada, fora as diversas vezes que liguei e a ligação cai, ou simplesmente não sou atendido … sinceramente estou pensando seriamente em pagar a multa da minha fidelidade e voltar para a VIVO.

  • Bruno Priori

    Boa tarde,

    então.. sou cliente da Vivo…. já tive diversos problemas com a operadora. Estou de total acordo com o video de que não existe um programa de pós-venda, o q é absurdo principalmente qdo se trata de serviço.

    Mas justiça precisa ser feita. Hoje eu tenho um iPhone 4 adquirido na loja da Vivo… mas já tive um iPhone 3G dessa mesma operadora e tive um problema parecido ao relatado no video.
    Qdo o meu iPhone tava completando cerca de 10 meses que eu comprei ele começou a apresentar um pequeno defeito no botão principal. Liguei pra Vivo para relatar o problema e na mesma hora eles abriram um pedido de troca do aparelho. Em 15 dias eu recebi um iPhone novo em casa e não tive que devolver o meu imediatamente não… tive um prazo para transferir todos os dados de um aparelho para o outro.. e depois de mais uns 20 dias que eles foram recolher o aparelho com defeito.

    A Vivo tem muitos problemas… mas nesse ponto achei o serviço mais do que eficiente.

  • Karine

    E a pergunta persiste: Qual operadora nao dá dor de cabeca???? Tô com a Oi, mas o sinal tá uma M em varios pontos da cidade… ia mudar para Tim, mas diversas pessoas tiveram problema tb… acho que vou apelar para o sinal de fumaça que deve funcionar melhor e nao dar dor de cabeça!!

    • Moisés Lima

      Eu fui cliente Claro por quase 10 anos (desde q a claro era BCP). Depois de cobranças não devidas, truculencias pra te cobrar a mais, descaso e indiferença, mesmo vc sendo cliente antigo e fiel, portei pra Vivo.

      Posso dizer que foi uma das melhores decisões que já fiz. Atendimento incomparavel, velocidade da internet infinitamente superior, sinal mais forte mesmo em cidades do interior.

      Esses dias me ligaram e me ofereceram um plano mais barato e com mais vantagens pra mim. Deixaram de ganhar mais dinheiro pra me ajudar a ter um serviço melhor.

      Recomendo a Vivo 100%

  • Ricardo Tuka

    Na boa, o amigo tem todo o direito de reclamar, mas só do que está errado. O Código do Consumidor especifica que um produto com defeito de fabricação constatado em ate 90 dias após a sua compra deve ser reparado em ate 30 dias após a comunicação do defeito ao local indicado para que seja feito esse reparo, se o amigo não quis enviar o aparelho por SEDEX como foi pedido, o problema é dele, pois no código do consumidor não especifica como deve ser feito esse envio, e no momento da abertura do chamado, junto ao código que é informado para envio via SEDEX é atrelado o código do IMEI do aparelho que recebe seguro por algum extravio ou dano no envio e recebimento. Tanto a troca de balcão que é oferecida no caso de constatação de problema após 7 dias da venda, como a garantia estendido de 1 anos são condições promocionais. E se passar dos 30 dias após o envio e o aparelho não retornar funcionando, ou se retornar com o mesmo problema, aí sim a empresa é obrigada a enviar outro aparelho novo e igual ou que possua iguais funções, ou então devolva todo valor do aparelho na nota fiscal (Valor cheio, sem descontos por subsídio ou promoção). Ou seja, acho que o amigo aí não tem tanta razão assim e acho que está só querendo promover um blog. Concordo que o atendimento pós vendo no Brasil é terrível, isso em qualquer operadora telefônica, mas isso é uma tendência mundial, a Verizon que o diga. Agora se não tem um aparelho iPhone 3GS 16GB em estoque, é simples, pede o valor de volta.

    • Não concordo.

      Acho que as operadores deveriam trocar o aparelho na hora. Principalmente o iPhone que não tem assistência técnica.

      Com certeza a Apple não deve saber deste procedimento.

    • Você tem razão mas o problema é outro, o grande lance é que você manda a Deus dará sem não ter nenhum tipo de documento de prova, e convenhamos você não está na inglaterra e nem nos estados unido, você está no brasil, e ai que te pergunto…você confia na IDONEIADE das empresas brasileiras??

      E tem mais, não EXISTE assistência, ou seja, não existe essa de 30 dias, pois foi o que me disseram quando da primeira vez do problema do primeiro IPHONE NOVO, portanto eu estou certo, pode até entrar com outro argumento mas por agora não.

      E tem outra coisa, eu só estou no vídeo PEDINDO respeito e nada mais.

    • Michael

      Meu amigo, vc tá mto enganado. O prazo a que vc se refere chama-se prazo decadencial, que é de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis (caso do iphone). Esse prazo se interrompe com a Reclamação do consumidor, vide § 2° do art. 26 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

      Aconselho o amigo a procurar um Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de sua cidade e formular uma reclamação, que pode ser por meio de advogado ou vc pode comparecer pessoalmente que o próprio servidor reduzirá a termo. Peça uma Tutela Antecipada, que por meio de uma liminar o juiz mandará a empreza entregar o aparelho sob pena de incorrer em multa diária. Além disso, peça indenização pelos danos morais sofridos bem como as despesas materiais (taxi, onibus, telefone e etc) que vc puder comprovar.
      É um direito seu. É simples resolver.

      abaixo transcrição do art. 26 do CDC.
      Espero ter ajudado.

      Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

      I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;

      II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

      § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.

      § 2° Obstam a decadência:

      I – a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca;

  • Digo

    A loja da Vivo do Shopping Ibirapuera faz a mesma coisa tenho um iPhone 3gs 16gb e o botao do meio nao funciona!! Ja tentei trocar diversas vezes!!! e nada!! Nao sei como a justiça dessa merda de pais nao faz nada contra essas operadoras!!! Ai eles falam que a apple nao olha para o Brasil!! Logico aqui e tudo uma merda so tem pilantras!!
    Morei em Miami por 8 meses. Tive um iphone la e tive problemas!! Cheguei na loja da apple onde comprei e na hora foi trocado!! A vendedora com um baita sorriso no rosto pega seu aparelho com defeito nem olha e te da um novinho!!
    Bem isso e Brasil!

  • O PROCON já aceita reclamações direto via SITE.

    Muito boa a atitude.

  • Homero_machado

    Infelizmente o cara do video tem toda razao. Mas penso que todas as operadoras sao iguais. Sorte ai.

  • Paulop

    Minha reclamação sobre o face time http://www.reclameaqui.com.br/821227/tim-celular/face-timeiphone4/ quem tiver passando pelo mesmo problema vamos nos unir para nossa reinvidicacão ter mais força,,quem tiver alguma idéia de como fazer isso porfavor poste aí e vamos nos unir,,valeu.

  • Roger

    parei de assistir quando disse

    “iphone é bacana para mostrar portfolios”

  • Samira

    Ótimo vídeo e reclamação!! Mas, infelizmente estamos em um país onde não há respeito com os consumidores e nem temos quem nos socorra. Pagamos e só nós temos deveres e direitos quase nenhum !!

    Eu pra ter o novo iPhone 4 passei por maus bocados tb ;;; sou cliente Tim desde 1997 ( hoje sou cliente do plano Liberty + 100) , ou seja, há 13 anos, desde o lançamento do iPhone Classic que sou usuária do produto. Acompanhando ano a ano sua evolução. Aí teve o lançamento do iPhone 4 e a TIM em Fortaleza-CE simplesmente não vendia com nenhum plano!! Ou seja, eu como cliente do plano Liberty + 100, não poderia comprar um iPhone 4. Tinha que OBRIGATORIAMENTE fazer uma NOVA habilitação para poder adquirir o aparelho, isso chama-se VENDA CASADA que no Brasil é CRIME!! Só vendiam dessa forma …

    E podia esperniar, gritar, chamar a imprensa etc que não resolvia … acabavam os aparelhos e você que estava esperniando ficava sem e pronto!!

    Então fui OBRIGADA a pagar a vista R$ 2.160,00 pelo iPhone 4 de 32GB (paguei a vista pq quis, pq parcelava em até 10x) + R$10,00 de um novo chip e mais uma nova habilitação pelo valor de R$ 39,00 que tenho que mantê-la por até 60 dias. Depois disso é que posso cancelar !!

    Agora pq essa política somente no NE?? Pq em SP apesar de não ter o aparelho pra comprar se vende até no pré pago. E aqui esse desrespeito como cliente. O Não cliente tem mais valor na TIm que o seu cliente de longas datas !!!

    Não gosto da Tim, mas, após uma longa pesquisa com amigos vi que é a menos pior!! Um amigo comprou aí em SP um iPhone 4 pela Claro, já está com cerca de um mês q ão consegue ativar o FaceTime e eles dizendo que vão resolver e nada ;;;

    Então não tem boa e não temos que nos socorra. PROCON para problemas urgentes como o meu não resolveria. Pois, tem que se abrir reclamação, esperar 10 dias pra uma audiência conciliatora que nunca se resolve nela .. e daí sim dar início a briga na justiça !! Se tivesse percorrido esse longo caminho estaria sem o aparelho até agora ;;;;

  • Claudio Bauer

    Cara

    Parabéns pela sua postura: Educada e ao mesmo tempo de exigir seus direitos.

    Valeu a dica: eu nunca anotava número de protocolo e pedir a gravação nem pensar,. Vou mudar já de atitude.

  • Roger

    sem ofensas, mas pra mim cheira golpe que quer dar em cima da operadora, pois adquiriu um 3gs na epoca do lancamento do 4 e fez de tudo para obter um aparelho novo.

    • mauso cuestas

      Sem ofensa a sua inteligência:
      Por que então inventar um defeito tão fácil de ser constatado?
      Por que então levar o aparelho até a loja?
      Por que então enfatizar tantas vezes que o que ele simplesmente quer é ele quer que troquem o aparelho defeituoso por outro do mesmo modelo que ele comprou?

    • Amigo, sem querer ser chato e me contendo quanto a suas duas colocações

      primeiro: Eu trabalho com VÍDEO, tenho alguns clipes(que julgo bacanas) na MTV e pelo YOUTUBE e SIM, uso o IPHONE para colocar meus VÍDEOS e minhas FOTOS, por tanto É SIM UM SUPORTE DE PORTFÓLIO.

      segundo: Pimenta no dos outros é SEMPRE refresco, mas tudo bem, de 40 e tantos comentários só tive o seu do contra, tem gente que acorda num dia ruim sei lá, tem gente que também vê um vídeo de quase 10:00 minutos e não entende NADA do que o vídeo falava, e tem gente que simplismente distorce tudo, se você não percebeu o ASSUNTO é bem MAIOR do que um iphone nisso TODOS os brasileiros compatuam comigo.

      terceiro: Comprei o IPHONE no dia 26 de JULHO quando a TIM NEM TINHA AINDA ANUNCIADO NADA COM RELAÇÃO A IPHONE 4 , 5 ou 10 MIL!! E eu poderia MUITO bem ter COMPRADO um iphone 4 na EUROPA sendo que estava por lá e por lá fiquei 22 DIAS!!! Mas me foi dito que eu TERIA o meu aparelho funcionando(COMO JÁ HAVIA ACONTECIDO) e era pra eu ficar tranquilo.

      Bem, espero que o seu dia melhore…valeu

      • Carlos S

        No auge da sua inocência vc descobriu que o mundo não é perfeito como queremos, infelizmente.

    • Ah, e a propósito, como disse mais acima, a pimenta no dos outros é sempre refresco, se você é um cara de sorte e nunca passou por isso e não precisou “aplicar golpe” pra quem sabe ser ouvido indico a ver esse link http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=TIM+IPHONE+TROCA&id=&BuscaTipo=E&x=0&y=0&BuscaTipo=G

      Sendo reclamações velhas ou novas ta lá a prova de que a TIM não ta NEM AI pra ninguém, o IPHONE é um mero bode espiatório, o problema é MUITO MAIOR.

      Sem mais…

  • mauso cuestas

    E vamos continuar aparelhando as agências “reguladoras”!
    Enquanto estiver entrando “doação” de operadora pra finaciamento de campanha política, que importância tem como elas estão tratando o consumidor?… #tropadeelite2

  • Overlord

    Se no PRÉ-VENDA, as operadoras já nos tratam como lixo, imagina o quê acontece no pós… 🙁

    Só ver como as operadoras trataram seus antigos clientes em vários episódios envolvendo a venda do iPhone 4…

  • Wesley

    Aproveitando as reclamações, deixo a minha e acredito q é a mesma de muitos! Comprei um Iphone 4 na Claro, há 2 meses. Adquiri Plano Novo, Mini-SIM, Pacote da dados, e o FACETIME não funciona!! Já reclamei com a Claro e sempre estendem o prazo para resolver. Minha conta veio cobrando R$ 27,00 relativo ao envio de 60 SMS internacionais, q são usados para ativar o Facetime, mas mesmo assim não ativa. Depois de muito reclamar pelo Tel. retiraram o valor da minha conta, mas a atendende me pediu para desativar o Facetime, para não gerar cobrança na proxima conta….tive q rir! Compro o produto e não posso usar o FACETIME. E para finalizar, não venham falar q é problema da Apple ou do aparelho, pq peguei meu chip claro antigo, do modelo grande, cortei e coloquei no Iphone e esse sim, ativa e usa o Facetime normalmente, porém essa linha não está mais em uso.

    • Joze

      Mesmo problema aqui amigão.
      Comprei dia 23/09 e naaada de Facetime ativar, o terceiro prazo que me passaram para resolver o problema é dia 29/10.
      É triste pagar CARO em um celular, mudar seu plano, numero e etc e eles não terem o mínimo de respeito pelo cliente.

  • Marcos Andrade

    Cancelei minha linha com a TIM ontem!

    Acho um absurdo ate hoje eles não terem conseguido resolver o problema do FaceTime, mudei para VIVO.

    att,

  • Fernando

    Mas que a Apple também faz parte desse rol, isso ela também faz.

  • Marcos Colla

    Parabéns ao rapaz q fez o video e ao iLex q postou ele aqui.. isso é muito importante.. infelizmente procon é lixo nao funciona.. é demorado aqui em Ctba.. eles atendem 50 pessoas por dia.. um absurdo.. e a ANATEL parou de funcionar depois q encheram de pessoas de partidos politicos la.. antes as operadoras tinha medio da Anatel.. agora devem pagar uma verbinha e nao sao incomodados… Triste isso no brasil..

  • Marcos Cosac

    Esse Blog é de mais… estava vendo aqui essa matéria e gostaria de contar outro caso, minha noiva iria viajar para a Europa, dai falei com ela pra habilitar o roaming internacional, ela ligou na operadora TIM e conversa vem conversa vai, ela fala com a funcionaria da TIM que queria habilitar o roaming para a Europa, a funcionaria pediu para ela aguarda.. com uns 3 minutos a funcionaria volta e pergunta: não estou achando esse PAÍS EUROPA kakakakaka minha noiva ate riu no telefone, e a funcionaria insistiu perguntado a onde fica esse PAÍS EUROPA.. nossa dai eu falo, que funcionários são esses?????? Abraços a todos

  • MARCELO

    Serve para provar pros falastrões que realmente NAO VALE A PENA comprar no Brasil e pagar R$ 1.000 reais mais caro que nos USA usando como desculpa a falsa ilusão da garantia bla bla bla nem essa questão do desbloqueio de fábrica…

  • Vinícius

    serio, eu ligaria e tentaria algumas vezes, se não houvesse um acordo a coisa é mais simples: procon e pediria o meu dinheiro das parcelas q eu paguei do aparelho de volta e o cancelamento das proximas parcelas, entraria numa outra operadora, compraria um aparelho novo e já mandaria desbloquear ali mesmo, sem encheção de saco, sem passar raiva como o cara do video ta passando, muita perda de tempo com a TIM, já fui cliente Oi com um Palm e nunca tive problemas, o aparelho era muito limitado e eu entendia isto, migrei para a VIVO e continuo não tendo o menor problema, a ultima vez q liguei para eles foi a umas duas semanas por causa do horario de verão que sempre dá algum problema, mas que foi resolvido em poucos minutos.

  • paulo

    esse cara do vídeo não lembra o Justin Long (que fez o Mac da campanha Get a Mac e o hacker do filme Duro de Matar 4.0) ? 😛

  • John

    Ainda bem que nunca aconteceu nada disso comigo, sou da operadora VIVO e os atendentes sempre me atenderam muito bem, sempre ouviram minhas reclamacoes, e sempre fizeram tudo no prazo! Ufa,,,espero que nunca aconteça comigo!

  • Glauber

    Incrivel, pensei que só estivesse acontecendo comigo.. também estou tendo problemas com a TIM.. abri um protocolo com reclamação na ANATEL e tô esperando pra resolver dentro dos 5 dias que a ANATEL me deu.. pra quem não sabe 133 o telefone da anatel, acho que por lá é mais facil resolver do que pelo atendimento da TIM, mas tem que tá com o protocolo do atendimento com a TIM para abrir um com a ANATEL.
    assim que terminar os 5 dias úteis volto aqui pra dizer o que resolveram.

  • Realmente, as operadoras brasileiras brigam para saber qual delas é a pior! A TIM tem bons planos, como o companheiro do vídeo falou, mas o atendimento e a cobertura são simplesmente ridículos. Eu mesmo já abri reclamação no site RECLAMEAQUI depois de perdi 2 meses tentando resolver um problema na minha caixa postal, por telefone. Funcionou? Sim! Sabe porquê? Porque aquele site é uma forma de canal aberto onde todos podem ver a reclamação de todos. Resumindo: só funciona quando você coloca o DELES na reta e não o seu.
    A VIVO tem os planos mais caros, mas em compensação tem o melhor pós-venda. Não digo que nunca tive problemas com a VIVO, mas eles sempre tentaram resolver.
    A Claro eu nem comento. Todo mês tinha uma cobrança indevida. Ganhei mais de R$ 2000,00 em créditos nas minhas faturas devido a cobranças indevidas (depois de brigar por 1-2 meses).

    Entendo seu sofrimento, meu amigo, e sempre procuro fazer o que você fez: lutar pelos meus direitos de consumidor.

    Espero que seu drama se resolva.

    Um forte abraço

  • Evandro

    O mais correto seria a Apple arcar com assistência técnica de seus produtos juntamente com quem os vendem.

  • Dan Bastos

    Boa atitude, porém, procure se informar sobre prazo de concerto, troca ou restituição no CDC (lei consumerista). Procure um Advogado ou vá a um Procom Municipal e faça valer os seus direitos. Um video reclamando da empresa só surtirá efeito se elaborado dentro de uma razoabilidade aceitável, o que pode não ocorrer em momentos de raiva. Alie a reclamação a uma ação face a empresa que julga estar desrespeitando o seu direito. Boa sorte!

  • Piriquito

    Cara, isso é uma falta de respeito com o consumidor. ¬¬’

  • Como diz o post, o péssimo atendimento acontece com todas, então não temos pra onde fugir.

    A solução seria UM BOICOTE EM MASSA, todos pararem de usar celular, daí queria ver se não melhorava ! Nos Estados Unidos isso funciona, por que aqui não pode funcionar também?

    Vamos armar um movimento, as operadoras sabendo disso, e se o movimento começar a dar certo, elas irão ficar com medo e começar a melhorar as coisas. Fica aí a sugestão.

    Vou contar a minha história com a VIVO e como a reclamação com a Anatel resolveu, talvez sirva para alguém:

    Já fazia 1 mês que o meu celular não recebia ligação, ligava toda semana pra saber o porque e nada de resolver. Foi quando abri um chamado na Anatel, depois disso no dia seguinte um funcionário “de um atendimento especial” entrou em contato comigo para saber o que estava acontecendo. Depois de 2 horas o meu problema estava resolvido.

    Resumindo, o atendimento foi péssimo em todos os casos, somente com reclamação e um atendimento mais especializado que o meu problema foi resolvido.

    Precisava disso? A gente paga um preço absurdo de ligação e tem um serviço de m*.

    • Klaus

      BOICOTE EM MASSA!!!

      Assino embaixo!!!

      • Nada melhor como o BDI para organizar isso !

  • Andre

    Só lembrando, a TIM ou qualquer outra operadora tb é estrangeira. TIM é uma empresa italiana. A verdade é que as teles (fixo e móvel) são uma bagunça, todas.

  • Eduardo

    Meus últimos problemas foram resolvidos de forma facil: comprei um smart nokia E72 na vivo. No dia seguinte, sem ter feito uma ligação, a tela ficou preta. Voltei na loja e trocaram o aparelho na hora. Aliás, esse é o procedimento legal!

    No meio do ano comprei um iPod Touch de 32G em Miami. Com 2 meses de uso começou a dar problema. Levei na nova loja da Apple que abriu aqui em Floripa. Dois dias depois me ligaram para ir retirar um novo. Esse é o procedimento da Apple: prazo de garantia mundia de 1 ano e, verificado o problema, o produto é substituido.

  • Reinaldo

    Eu acredito em Vc e no teu problema. Essas empresas patrocinam atos dos governos federal e estaduais, veja as propagandas destas empresas de telecomunicações em eventos de interesse político, é o resultado das privatizações, cada dia, uma notícia sobre o envolvimento “atípico” delas com “personalidades” do nosso mundo político. Em suma, como se diz, se sentem à vontade porque têm “costas quente”. Seria uma boa solução p ambas as partes é trocar o ap junto à operadora por um mod 4 mais a diferença, A vantagem é manter o cliente fiel à operadora e cliente satisfeito c um ap atual, tão simples mas dizem que estes serviços junto so cliente são terceirizados, só fazendo “barulho” como Vc está fazendo p chamar a atenção dos responsáveis.

    • Cara, o valor dos aparelhos é o mesmo, só que na época que comprei dia 24 de julho acho não havia nem previsão do 4 ser vendido pelo brasil e nem muito menos pela TIM, é palhaçada mesmo!

  • matheus

    A minha experiência pode crê que é pior.
    No outro dia depois do lançamento do iphone 4,eu fui a uma loja da TIM oficial em minha cidade (batatais-sp)assim que chequei lá,perguntei se havia como eu comprar o i4 lá na loja,porque no site da TIM ainda não estava deixando comprar.Bom fui lá e perguntei para a vendedora,nisso,ela chamou o gerente porque ele sabia da tabela de preços,mais o pior foi que o aconteceu,como eu estava sozinho e tenho apenas 17 anos,o gerente antes de tudo,alem que já ser sem educação,ele me faz uma pergunta de mal gosto,a pergunta foi:
    Mais você tem condições de comprar um iphone 4?
    Velho, a primeira coisa que eu queria fazer era poder pegar a cadeira que eu estava e jogar nele, mais eu fui curto e grosso, eu respondi, lógico que tenho, se não tivesse dinheiro e vontade de ter um i4,porque estaria aqui perdendo meu tempo perguntando a vc como fazer para comprar.
    Bom depois parece que ele começou há respeitar um pouco mais, dizendo que se eu quiser,poderia encomendar mais ai antes de eu sair eu já fui falando que não queria mais, que iria ver na loja da oi.
    Agora uso a oi, que acabei comprando o i4 em ribeirão preto em um shopping e já o tirei na mesma hora, a diferença, de como me trataram na oi foi outra, ele são MUITO educados, explicam tudo que vc quer saber até o que não quer, depois ligam pra vc para perguntar a experiência com o novo i4, isso é atendimento.
    Boa gente é isso, depois conto outra palhaçada que a TIM me fez também. Obrigado.

  • Fiquei até com medo de comprar meu iPhone 4 na TIM :/

  • Nathan Cordeiro

    Muito boa a ação do Rafael. Eu já tive um problema com meu iPhone 3G, no início do ano passado. Como sou de menor, minha mãe que havia feito a compra na Tim, foi reclamar, sendo que estava na garantia. Tivemos problemas na hora de assistência, que deram apenas números para telefonar. Até ter uma discussão com o gerente, não havíamos conseguido uma assistência. Meu iPhone voltou concertado, desde então (mais de um ano e meio), não tenho problemas com meu iPhone 3G. Comprarei o iPhone 4 quando chegar na minha cidade (que pode ser hoje, amanhã, ou daqui a um mês, pois nenhum vendedor TIM daqui sabe).

  • @oinkbrasil

    Meu problema com a TIM não foi o iPhone, na epoca não existia ainda no Brasil… mas realmente a central de atendimento da TIM é ótima.. tão boma nessa de joga pra loja que joga pra central que joga pra loja que hoje eu sou cliente Claro, tenho minhas reclamações da Claro também mas aomenos até hoje ela sempre me atendeu em tudo que solicitei… ao contrário da TIM que não conseguiu em 3 meses alterar meus dois celulares para um plano familia…

  • FabinhuLondon

    OoOoO Brasilllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!

    Po o cara ta envocado…..
    kkkk

    so pra relatar….
    eu tinha um 3G e ele “pifo” fui na O2 aki em londres fiquei 5 minutos falando com uma atendente e 24hrs estava com um telefone novo….
    detalhe: como nao tinha + o 3G 16Gb preto eles me perguntarao se eu aceitaria o 3GS 16Gb preto no lugar…….adivinha minha resposta? ((tive que pagar somente o correio express….))

    na loja da Apple aki eles troca na hr….. ja troquei o 3g meu e do meu primo, 3gs meu e do meu amigo e por ultimo 2x o iphone4….. 6 trocas no total…..

    boa sorte a todos voces….

    • Gustavo

      Cara , vc não foi lesado, vc é sim baita de um experto ? Se fosse aqui no Brasil eles te mandavam a PQP !!!!!!!!

      • Carlos S

        a Apple iria a falência no Terceiro mundo, só tem oportunistas e golpistas

  • Wasgner

    Casos e casos!!!

    Fico só com uma coceirinha na cabeça! Se eles oferecem um modelo branco a ele, poque não quis sendo que ele enfatiza que a necessidade era de ter um telefone… Não importa se o 4 ou 5 ou 10 mil!!!

    Todas as operadoras tem seu problema de atendimento, passei por todas… Sou cliente TIM a 3 anos!!! Tudo é perfeito, sou pós e em todas as lojas sempre fui bem tratado e resolveram minha questão. (Olha que tenho cara de marginal hein!!!)

    Sério!!! Cada um escolhe uma forma de disseminar suas opiniões!!!

    Parabéns!

  • Danilo

    Caramba, parabéns.
    Gostei do vídeo.
    É uma forma muito inteligente de mostrar o descaso com o qual nós somos tratados.

  • Rafael

    Infelizmente nenhuma operadora aqui no Brasil presta :/

    E pra quem estava dizendo que a Oi é estrangeira, não é não, ela é totalmente brasileira.

  • Eui

    tocante, o cara foi inteligente em coloca isso em video. ainda mas, teve a sorte de o video aparecer aki no blog.

  • Klaus

    Assino embaixo tudo o que voce disse, e complemento, as empresas são assim, pq o povinho BRASILEIRO é assim, e deixa, permiti isso acontecer!!! Só uma analogia bem rápida, na França, estão fazendo uma revolução pelo o aumento de 2 anos para se aposentar, agora aqui!?! Brasil?!!? ninguem quer nada com nada e aceita tudo!!! Me admira muito você ter essa iniciativa, quem sabe com seu exemplo, sejamos mais diferentes não só com as empresas de telefonia mas com toda falta de respeito que as empresas como um todo tem conosco!!! PARABENS!!! Sorte para voce conseguir resolver o seu problema, torço muito por isso, é muito ruim, desagradável essa situaçao!!!

  • Willian Yo

    Faz uma reclamacao na ANATEL e ja era !

    http://focus.anatel.gov.br/focus/ATENDIMENTO/ATENDIMENTO.ASP

  • Kin

    Favoritado e compartilhado em minhas redes sociais

  • Carlos Santos Rodrigues

    Com a Vivo tenho altos e baixos. Mais altos é bem verdade. Meu iPhone 4 chegou ontem, e olha que eu tinha feito o perdido na sexta. Muita eficiência achei. Aqui ES é Vivo as outras nem preciso comentar.

  • REALMENTE, EU FIQUEI NA TIM UNS 7 ANOS E SO TIVE PROBLEMAS, AI COMPREI MEI IPHONE 3GS NA LOJA A2YOU NO SHOPPING PAULISTA E DEPOIS DE UNS MESES DEU PROBLEMA, FUI LA E FIZERAM RAPIDINHO O PROTOCOLO DE TROCA, AINDA NAO CHEGOU MAS EM BREVE

    AI MUDEI DA TIM PARA OI, PELO FATO DE TER MAIS GENTE QUE CONVERSO SEMPRE QUE TEM OI, AI COMPREI O IPHONE 4 PELA OI, E A SUPRESA CONTINUA, O FACE TIME NAO FUNCIONA NEM A PAU

    OU SEJA NINGUEM PRESTA !!!

  • Diego

    mesmo problema comigo, to com meu iphone a quase 3 meses assim, e eles falaram que o problema nao é deles, que fui eu que quebrei. acho que isso é porque meu iphone é o 3g, mes que vem vou cancelar essa merda de plano com a TIM, que por sinal é plano empresarial, tenho mais de 6 chips pra minha familia com 2500 minutos e nada de trocar. vou mudar pra claro mes que vem

  • Eu comprei o I phone 4 pela tim dia 27/09/2010 e até hoje não me entregaram, estão me enrolando faz 1 mes acho q vou cancelar pois a Tim está enrolando demais!

  • Marcos

    Descaso é pouco.
    Eu duvido que alguém conseguiu comprar no Brasil nos últimos dez dias um IPhone 4.
    Pq só por aqui acontece essas coisas???
    Estou decepcionado!!!

  • Hehehehe… a Claro está bem perto disso !!!
    Veja meu post: http://goo.gl/o6Gq
    Eles também querem que eu envio o aparelho para não sei onde…
    Detalhe, um smarphone é muito mais que um telefone. Eu tenho muita informação profissional e pessoal em meu aparelho (o meu é um Blackberry) e mais de US$100 em aplicativos. Isso vai parar na mão de quem ?

    Obrigado e parabéns!

  • Daniel

    Comprei um Iphone 3GS 32GB na vivo há pouco mais de 1 ano, e logo na primeira semana verifiquei que o mesmo estava com o acelerômetro descalibrado. Depois de muita briga consegui trocá-lo, 3 meses depois, simplesmente porque os funcionários não são bem treinados quando se trata de Iphone (eles não conseguiam ver o problema).
    Ainda acho que a Vivo tem o melhor serviço de atendimento ao consumidor. Estou pensando em pegar o Iphone 4, vou continuar na vivo, apenas irei comprar em outra loja. Espero não ter problemas.

  • Rodrigo Mazzola

    bom ver isso… to saindo da claro.. tava entre vivo e tim… vou pra vivo 2x… uma por esse epsodio da tim, 2 pq um cara comentou como a vivo procedeu com ele.

    fica ai meu apoio a vc.. sou um mas sou consumidor

  • Alexandre

    Meus caros, comprei meu iphone 4 na vivo no dia 22/09 e fiz a burrada da portabilidade para ela, estou sem a funcionalidade 3G desde a data, tenho um chamado na Anatel que ja vai fazer um mês e não tenho uma solução…

    Pensei que a VIVO fosse uma operadora idonia, me dei mal…

    Realizei até uma reclamação no reclameaqui e nada, descaso total.

    Por favor comentem minha reclamação no reclame aqui no link:

    http://www.reclameaqui.com.br/815093/vivo-celular/rede-3g-nao-funciona/

  • mauso cuestas

    Deixa eu defender a TIM um tantim:
    No lançamento do iPhone4 fiz a encomenda do meu pelo site e fiquei aguardando aprovação que não chegava nunca.
    Resultado: Depois de peregrinar, comprei mais barato na loja da Vivo, mudei de plano (pagando R$35,00 a menos por mês). Depois de muito tempo, a resposta da TIM foi que minha compra não seria aprovada porque fugia do meu perfil de consumo… Detalhe: li isso com um iPhone 4 na mão!
    Obrigado TIM por me dar a oportunidade de comprar um iPhone por menos e economizar no plano!!

    • LOOSERS!!! Bem, é isso mesmo cara, eu acho que coisas assim são o começo do fim, se não ta preparado pra correr 100 km nem comece correndo 1km, ou seja…não rola!!!

      Só que acho que a Lei do mais forte sempre vence, assim como você que ta em outro canto e com o mesmo aparelho que te negaram, quantos mais??O começo do fim, o começo do fim!!!

      • mauso cuestas

        Ô Rafael, a “defesa” foi só pra descontrair um pouco. É muito válido o que você está fazendo, porque não é todo problema que pode ser simplesmente resolvido com a troca de operadora e/ou plano, como no meu caso. Sou solidário a você. E sei que seu gasto e desgaste com isso beneficia a todos nós, mesmo os de outras operadoras. Pro alto e alvante!

        PS: Com um sobrenome desse, tinha de ser super-heroi mesmo! 😛
        PPS: Cap. Nascimento me passou a fita: governo ganha muitos milhões em impostos sobre as tarifas e as operadoras financiam políticos, oficialmente e via caixa 2. Anatel está tomada pelos pelegos. Então senta o dedo nesses porras, Zero2. 😛

  • Leandro

    Estou saindo da Nextel e migrando para a TIM com o plano Mundi Empresa 400… na Nextel o atendimento é fantastico porem o custo e alto quando nao se utiliza muito o radio.. Hoje pago 120,00 para ter 200 minutos e vou pagar na TIM 99,00 para 400 minutos… sera que foi uma boa escolha? Ainda nao recebi meu iPhone 4 mas esta previsto para amanha…

    Alguem ja teve Nextel e foi para uma operadora normal de celular?

    • nós conte se vai chegar mesmo amanhã, porque pelo que to vendo, grande chance de você não recber nada amanhã!

      • Leandro

        rsrsrsr… pois é amigo… na verdade estou esperando desde o lançamento no dia 17/09 que foi quando pedi… me informaram na terça que ja estava em transito e que chegaria ate sexta… a pelicula da invisible shield que comprei nos EUA chegou antes pelos correios….

        • O que tenho a fazer é torcer por você, mas se der dor de cabeça, toma uma neosaldina e manda pra gente o seu relato depois rs…

  • Johannes

    É isso aeww!!!
    Corretíssimo!

  • Fabricio Fontes

    Sou de BH e comprei o meu na TIM faz 1 mes, após me ligarem oferecendo. Eu ja tinha um 3gs e era cliente OI. Portei pra tim. Ja havia lido varios relatos de problemas com facetime e pensei, comigo tb dará problema. Mas felizmente ativou de prima esta funcionando perfeitamente. O sinal da tim é horrivel e o controle de conta online nunca funciona. Atendimento é pessimo. Estou testando o 3g da tim. Ate o momento ta com boa velocidade. Mas penso em voltar pra oi daqui a alguns meses

  • Leandro

    Pessoal, a focalprice comecou a vender o bumper da apple por 3.73 com frete free…. SKU:IPA34B

    fiz uma compra la a uns 15 dias e estou esperando chegar (se chegar…rsrs)…

  • gabriel lapa

    eu vou contar o meu problema fiz um plano tim pois queria mudar eu era claro!mas queria comprar um iphone por um preço bom entao fiz o plano tim liberty+50 e a primeira confusaofoi que a tim nao poderia liberar os 50 minutos!comprei o iphone 3gs de 16gb preto e na placa dizia que eu tinha internet 3g ilimitada gratis por 6 meses GRATIS!dez dias depois minha conta vem no preço de 884.08 era pra vim 189.90 me cobrando pela internet 3g meu pai ficou muito irritado comigo e eu disse que era cupa da tim meu pai ligou e uma atendente falou que nao poderia solucionar o prolema e que tinha de ir na loja

  • Francisco Magno

    Apoiado 100%, vou tentar ao maximo expandir esse blog.
    abraco

  • Roberto

    Amigos…

    Acho super valido todos brigarmos pelos nossos direitos.

    Mas assim, se vc tentou e não deu certo, basta ingressar com uma ação nos Juizados especiais, demora, sim demora, mas vc estará resguardando o seu direito……

  • Fabiano Cruz

    Infelizmente todas são iguais…
    Nós ficamos com medo de que algo aconteça de errado e, aliás, pagaríamos para não precisar dos serviços de pós venda das operadoras.
    É até engraçado. Nós já temos tanta certeza que vai dar errado que temos medo de exigir nosso próprio direito.
    Somos o lado fraco da história.

    Isso se aplica para outros setores também. Por exemplo, carros. Muita gente tem problemas com concessionárias ou oficinas.

    Quando queremos comprar somos tratados como reis. Quando exigimos nosso direito de ter aquilo que compramos em perfeitas condições, somos tratados como leprosos.

    Aprovo iniciativas como esta de equilibrar a balança. Gostaria de somar a minha voz com a de vocês.

  • Diogo Moraes

    Boa Rafael !!!

    Eh numa hora dessas eh que deixo de me estressar com meu iphone 4 bloqueado…

  • Haytham

    O meu antigo 3GS tava com problema de wifi,sinal,3G e etc…
    Fui na loja,eles iam trocar…mas aí aquela maldita gerente fez alguma macumba e ele voltou a funcionar,mas n foi apenas um dia q meu iphone deu problema…era constante!
    Mesmo assim,pelo menos percebi que a VIVO foi menos complicada do que eu esperava.
    N gosto nem de lembrar do problema q foi o FACETIME,esperando o Blog do Iphone escrever alguma novidade pela parte da vivo,pq eles ficavam com raiva quando falava que sabia q iria voltar a funcionar naquele dia,vi na internet!Eles: AONDE?Como o senhor sabe disso?
    Eu:SEGREDO!

    SÓ TEM UM PROBLEMA!O CALL CENTRE DA VIVO LEVA UMA ETERNIDADE PARA TE ATENDER…O DA TIM,AO MENOS É RÁPIDO!

  • Luigi

    sou cliente Tim a anos, e tive um problema muito chato, eu pedi pra mudar de plano em maio logo apos a compra do meu iPhone 3GS, e adivinha só, não mudaram meu plano fiquei 18 minutos falando com a atendente e nada! 2 meses atras eu liguei la reclamando e eles mudaram meu plano e peguei um pacote de dados maior, a partir desse dia minha internet no celular nunca mais pegou, não consegue conectar na rede de dados do celular, ja fiz de tudo, restaurei e etc.. mudei meu chip pra outro celular e nao conectava, liguei semana passada e a atendente mandou eu trocar o SIM pois o meu é muito antigo, vamos ver agora se isso muda

  • victor

    sem querer jogar a solucao pra cima de ninguem, mas o blog do iphone tem poder pra mudar mta coisa errada. campanhas poderiam ser feitas que com certeza gerariam frutos.

    a galera das operadoras estao de olho nesse blog. acredite.

    abracos

  • Edguitarra

    Cara eu tive um problema com a Tim e fui para a Vivo mas foi muito pior, mas muito mesmo. Como o seu caso comprei um Iphone, mas pela Vivo e veio com problema. Fiz a aquisição pelo tele-atendimento, quando liguei o aparelho estava tudo louco, o sinal de telefone não aparecia e uma série de outros problemas. Aí liguei para tentar trocar, então veio a decepção, ficaram me passando de atendente para atendente, depois de cinco horas eu gritava tanto que quem atendia o telefone só pedia para me acalmar. No fim das contas consegui. Mas a conta no fim do mês veio com um monte de ligações que não fiz e mais uma vez tive que ligar lá e reclamar. Fico nervoso só de lembrar desses episódios. No seu caso a mulher trocou na hora e agora no segundo episódio estão te oferecendo alternativas. Eu dou uma sugestão, vamos mudar para: “todos contra as operadoras de telefonia celular”. Ainda que o Brasil tem uma dos serviços mais caros de telefonia celular do mundo. Ou seja as operadoras cagam na nossa cabeça e a gente aceita.

    • Edguitarra

      A e hoje estou na Tim novamente.

  • Lucas

    iLex… só uma correção ortográfica, no título e no corpo: é “mau” atendimento. bom/mau, bem/mal.

    Esses descasos, só acontece no Brasil mesmo. Parabéns por difundir e denunciar!

    • É, eles foram maus mesmos. Tinham o iPhone no estoque e não quiseram entregar…

    • mauso cuestas

      Lucas, você está certo. Mas sempre que vejo essa explicação fico curioso com uma coisa:

      Se mal/bem e mau/bom, por que então o “certo” é maLdade, e não maUdade? Ou você já ouviu falar em bEndade?… rs

  • Thiago

    Vi o video e o site do cara e desejo sorte à ele, ta protestando da melhor maneira, educado sem perder a razão. E realmente, só no brasil acontece essas coisas, vai ver se isso acontece em país “sério” se a operadora nao leva uma multa gigantesca e ainda indeniza o consumidar por uma nota preta. Em país de primeiro mundo o consumidor é levado a sério, no brasil que consumidor é a mesma coisa que troxa.

    Eu larguei da TIM a pouco tempo, adoram fazer promoção pra pré-pago, o que nao é o meu caso. Fui na VIVO, fui super bem atendido, fiz pedido de um iphone 4, chegou em 3 dias úteis e no dia que comprei o aparelho, portei 2 linhas e abri um numero novo pra mim, em planos que nos facilitam muito. Uso muita SMS e enquanto pago agora 10 reais por 100 msgs sempre, na TIM tinha que implorar promoção de 15reais 100 menssagens. No mesmo dia que portei o numero a TIM fez contato desesperada perguntando o pq de eu pedir a portabilidade e aí sim me oferencendo 300 promoçoes. INFELIZMENTE agora é tarde, ja mudei 🙂

    Estou muito satisfeito com a vivo pq além de bem atendido, o plano é bom e nao tive problema com nada, nem com aparelho, nem com face time.

  • Júnior

    Foi ótimo você colocar o vídeo, mas acho que esperou demais para ter ido no PROCON da sua cidadem, o que seria correto logo após a primeira dor de cabeça. Fez bem em exigir os seus direitos dentro da loja, eu até montaria uma verdadeira campana para que todos pudessem ver o descaso da loja, mas existem realmente empresas safadas (e digo com bom senso que entre elas estão TODAS as Operadoras de Telefonia do Brasil) que acho que mesmo assim ainda continuariam atendendo mal os seus clientes.

    Com a reclamação do PROCON você poderia ter proposto uma ação na justiça (pequenas causas mesmo) e mesmo após a solução do problema ainda caberia a reparação moral (até 40 salários mínimos) pois a material somente com um novo aparelho mesmo.

    Se todos agissem assim as empresas começariam a repensar sua maneira de agir. Só existe o velho problema que é a Justiça Brasileira ser muito, mas muito capenga. Esse povo ganha super bem e trabalham super mal. Ações assim deveriam ser decididas rapidamente pois é o público que merece respeito e não empresa pilantra.

    Quando começassem a ter prejuízo no pagamento de indenizações certamente exigiriam melhor atendimento em todas as lojas e começariam a minimizar ao máximo o problema com o cliente.

  • Ivan Trigueirinho

    Os problemas que tenho com operadoras de telefonia ou de tv por assinatura são os melhores exemplos para a palavra IMPOTÊNCIA.

    Problemas com SKY, VIVO e TIM já me deixaram além de muito decepcionado, frustrado e cansado por ter ficado horas em ligações desperdiçadas, sem falar na incompetência para resolver isso.

    O PROBLEMA é que somos reféns dessas empresas. Troca para outra e os problemas persistem….

  • ricardo

    É.
    Já me estressei também com a TIM (mas não quero trocar de operador pois toda a minha família usa e meu pai é cliente deles a mais de 10 anos)…

    Comprei meu 3GS pela Loja Virtual. Fiquei acompanhando a entrega e no site diz que é no máximo 7 dias úteis. Passaram uns 10 e o aparelho ainda não tinha chegado. Para minha surpresa, no site, deu como APARELHO ENTREGUE, sendo que não recebi o celular…

    Liguei atrás, das várias tentativas, todos os atendentes não sabiam o que falar e o motivo dessa “falsa entrega”. Todos eles pediram para eu abrir uma reclamação. Aliás, nenhum atendente sabia me dizer como o aparelho chega.. se é por sedex, ou por alguma empresa tercerizada.. Na verdade, uma atendente disse que o celular chegava na Loja Tim da cidade e eu tinha que retirar lá.. então lá fui eu na loja mas a funcionária disse que nunca chegam celulares lá quando se compra pela internet e ela não poderia me ajudar.. Então liguei novamente pra TIM e outra funcionária disse que poderia estar nos Correios… então lá fui eu checar nos Correios.. e nada!

    Fiquei puto da vida! Nem a TIM nem EU sabiamos o motivo da falsa entrega….

    Não perdi tempo e fui no PROCON.. o que não adiantou, já que o cara do PROCON não fez nada…

    Fui apelar pra Justiça.. que está até hoje…

    (Na verdade, também usei o Reclame Aqui.. o qual ajudou bastante, pois a TIM entrou em contato semanas depois da reclamação)
    Ela alega que houve erro na Logistica e o celular voltou para o estoque…

    ….

  • Guathan

    Muito bom o post e estou de acordo plenamente !!! O problema é que temos consumidores imbec…… que tem coragem de falar que o cara é radical, como pode !!!

    Por isso as operadoras deitam e rolam, por termos estes tipos de consumidores, igual o Tiago Albuquerque

    • Sergio Heg

      Concordo contigo plenamente! O cara faz um video explanando seu problema e ainda acham que ele está querendo se promover etc.! Na verdade, o brasileiro é tratado como merece: péssimo consumidor que mal usa seus direitos e só olha para seu umbigo! Não há união como na maioria dos países desenvolvidos. Lá, as operadoras não são “boazinhas” não , mas o povo RECLAMA E MUITO, sem contar,que o valor das indenizações são bem mais altos do que recebemos aqui, o que é um incentivo ao desrespeito.

  • Também sou cliente TIM e meu drama foi outro: saí do brasil em junho de 2009 com aparelho bloqueado, a operadora não informou em momento nenhum sobre as tarifas de Roaming de dados no exterior e chegando, já estava em minha espera uma conta de R$ 3500,00 que terminei de pagar só agora em setembro de 2010.

    PHIODDA!

  • Victor Carneiro

    Antes de comprar meu iPhone 4 pela Claro numa loja fisica, enfrentei um certo problema com a tim, eles não tinham o aparelho pra vender, o que passa a não ser aceitável devido ao número de propagandas no site, revistas e por e-mails.
    Ligando pra la tive contato com os mais diversos tipos de atendentes, alguns muito ignorantes e outros que me atenderam bem, mas os ruins eram a maioria.

    Algumas ligações que me deixaram irritado foi quando uma atendente disse que não havia o aparelho mas tinha vendido um no dia anterior, dai me surgiu a duvida: “se eu liguei ontem pq não me venderam?”, além desse problema, q aconteceu mais de 1 vez, tive varias informações de atualizações de estoque em vários horários como sábados às 16h ou durante a semana 1 da manhã, o que me fez ficar acordado ou adiar compromissos.

  • Gilberto Almeida

    Infelizmente sugiro ao amigo ir morar na Europa ou nos EUA, porque lá o consumidor tem algum tipo de poder.

    Aqui na republica das bananas não adianta reclamar, não adianta procon. As multas contra as empresas são tao pequenas que para elas é melhor continuar do jeito que são.

    Eu tive problema com o meu, caiu o botão de volume, comecei a tentar ver algum lugar para resolver e vi que ia ser um calvário ! Imagino ele !

    Mas ja que tem tudo registrado, tinha que entrar na justiça… pelo menos ia ganhar um dinheiro desses FDP´s !!!

  • Gabriel Silva

    Eu fui numa loja da Vivo aqui em BH no começo da semana para estornar a cobrança dos SMS internacionais na minha conta. Claro, não preciso nem dizer que ainda não consegui ativar o Facetime, né? Assim como milhares de pessoas por aqui.

    Ae eu perguntei pro atendente pq ainda estava impossível ativar o Facetime no meu iPhone, se tinha alguma previsão. O cara me solta o seguinte: “O Facetime NÃO ESTÁ ATIVADO NO BRASIL AINDA!!!”
    Olhei pra ele com aquela cara de “WTF?”… Retruquei, falando que algumas pessoas conseguiram ativar, enquanto outras estavam enfrentando problemas ainda… e perguntei de novo se tinha previsão para arrumar este problema. O vendedor chega e completa com a seguinte frase: “Acho que ano que vem a ‘êipou’ corrige esse problema de ativação”.

    Depois disso, fui estornar meus SMS internacionais. Tive que fazer uma ligação dentro da própria loja da Vivo para uma central de atendimento. A atendente teve a cara de pau de falar que não podia estornar, que blablabla… e falou que eu era o PRIMEIRO CLIENTE a ligar pra lá solicitando o estorno. Eu não aguentei e comecei a rir, falando em seguida: “O primeiro cliente que VOCÊ atende né? Pq eu mesmo conheço outras duas pessoas que tem Vivo aqui em BH e também não conseguiram ativar, e já conseguiram estornar essa cobrança”. No final das contas, acabei conseguindo gerar outro boleto com o valor corrigido.

    Resumo da ópera: BAGUNÇA TOTAL! Falta de informação e respeito ao cliente. Pra venderem o aparelho, fazem de tudo, oferecem descontos, enfeitam a loja toda… enfim…. na hora de corrigir os problemas que os clientes apresentam, não fazem NADA, jogam o problema apenas para as costas da Apple e deixam os clientes sem condições de utilizar todos os recursos do iPhone mais caro do mundo!

  • Christiano

    Cara, PROCON neles!!!!!!!!
    Já tive diversos tipos de problemas e o Procon sempre me ajudou.
    Eles vão atrás mesmo, sabem pra quem ligar e se a loja não resolve eles entram com processo.

    No mínimo você ganharia o iPhone 4 como eles não tinham mais o 3GS.

    Flw

  • mcastanho

    Com a Claro, estou no meu 3o. IPhone 3G , fiz as duas trocas sem o menor problema, entrei na loja, comentei o problema no pré-atendimento, e já me direcionaram para o caixa para fazer a troca do aparelho, até fiquei espantado com isso.

  • Hoje uma funcionária da TIM me ligou para eu trocar meu plano (VIVO) para eles.

    Perguntei se eles teriam o Iphone 4 para me vender, ela disse que sim que tinha o modelo com 16Gb em estoque dai perguntei mas você não tem o modelo com 32Gb? Ela disse que o modelo de 32Gb eles não tem, mas eu poderia estar comprando um cartão de memória de mais 16Gb e colocar no telefone deixando ele com 32Gb.

    ahiuahiuahaiuhaiuaa como que pode?

    Isso é para vermos o nível do treinamento que dão para as pessoas.

    Simplesmente uma vergonha

  • Reinaldo

    iLex! saudações! o colega Lucas está certo qto ao título: deve trocar o mal pelo MAU! … “mau atendimento” na dúvida, o oposto é “bom atendimento”, se faz sentido, está OK. (mal,bem), (mau,bom). Na verdade, pelas msgs, até poderia ter substituído o “mal” pelo “péssimo” atendimento, é a realidade! abs.

  • Se fosse eu, quando a moça falasse: ”não tem iPhone 3GS em estoque na loja”, eu falaria na hora: ”então passa pra ca o iPhone 4 !” É um direito nosso, tem que dar outro aparelho novo, se não tiver o equivalente, tem que ser o melhor ainda. Eu arranjava um escandalo mais, se não tivesse 3GS em estoque, eu não sairia de lá sem um iPhone 4.

  • Fernando

    Olá amigos…

    Sem dúvida alguma o nosso colega do vídeo é a encarnação da dura realidade que vivemos periodicamente com nossas operadoras.

    No meu caso, adquiri um iPhone 4 na loja da Tim no dia do lançamento (passei a madruga na fila pra garantir o garoto). Ok. Telefone excepcional, 4 iPhone que tenho sem nenhum arrependimento.

    Porém, vamos aos fatos.

    Existe um problema em alguns iPhones 4 que é o do sensor de distância. Quando você está falando com ele encostado na orelha, do nada o bichinho ativa a tela e você dá “bochechadas” no teclado, ativando o teclado e com isso ativando aplicativos, o que atrapalha muito quando você está falando ao telefone.

    Li em alguns fórums que a Apple talvez corrigirá isso no iOS 4.2, porém, já foi prometido no iOS 4.1 e não foi o que aconteceu. Sendo que não somos obrigados a aguardar a saída de um software para a citada correção, pois adquirimos o produto com a promessa de que funcionava de tal forma e, se não funciona como é anunciado, trata-se de uma propaganda enganosa ou a troca deve ser realizada para satisfazer a expectativa gerada pela publicidade. Enfim, fui até a loja dizer que, segundo o CDC, tenho direito a 90 dias de garantia legal (independente da contratual, que, segundo a Apple, é de 1 ano). Um atendente da Tim me fez uma declaração de que não iria trocar ou prestar assistência porque a Tim troca aparelhos apenas 7 dias após a compra, depois disso, assistência.

    A assistência funciona como nosso amigo do vídeo disse, é uma piada de muito mal gosto, esperar que pessoas que usam o iPhone pra trabalhar, acessar seus e-mails dentre inúmeras tarefas, fique 1 mês sem telefone pelo simples fato da empresa DESRESPEITAR o consumidor e achar que está por cima das leis brasileiras.

    Pois bem, voltei lá e disse que o que estavam fazendo é entendido como uma série de crimes, previstos no CDC, sendo eles:

    Art. 74. Deixar de entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo;
    Pena Detenção de um a seis meses ou multa.

    Pois eu não sei vocês, mas eu não recebi termo de garantia algum.

    Art. 76. São circunstâncias agravantes dos crimes tipificados neste código:
    III – dissimular-se a natureza ilícita do procedimento;
    V – serem praticados em operações que envolvam alimentos, medicamentos ou quaisquer outros produtos ou serviços essenciais .

    A Tim manipula informação e confunde o usuário, fingindo ser uma prática legal a de dizer que se responsabiliza apenas por 7 dias pela garantia do produto, pois isto é CONTRA A LEI e eles agem como se assim não fosse.

    A maioria dos consumidores não sabem, mas o celular é tido pelo DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor como bem ESSENCIAL, sendo OBRIGATÓRIA a troca por outro produto no ato da solicitação.

    Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem SOLIDARIAMENTE pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

    A Tim diz que é assunto da Apple e a Apple que é da TIm, mas você pode acionar quem quiser, pois são SOLIDÁRIOS na responsabilidade pelo produto, ou seja, se você quiser exigir apenas da TIm, você tem esse direito.

    Art. 18, § 3° O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1° deste artigo (que seria a troca por outro produto, devolução do valor pago ou abatimento no preço de outro produto que você queira adquirir no mesmo fornecedor) sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.

    A Tim não nos dá essa opção, deixando claro, mais uma vez, que a legislação brasileira não significa nada para ela se a pagarmos nossa fatura no final do mês.

    Bom amigos, seria isso, pretendo gravar um vídeo ou áudio falando sobre isso e enviar para o nosso amigo criado deste blog contra a Tim, pois imagino que se todos nos manifestarmos sobre o que sofremos e passamos em nosso relacionamento com as operadoras de telefonia, quem sabe não sejam tomadas as medidas necessárias para sermos tratados como consumidores e não como palhaços.

  • Ricardo

    Caso ocorrido na vivo do shopping ibirapuera em sp
    A loja só disponibiliza o aparelho para quem for cliente ou faça a portabilidade de outra operadora para a vivo, e no plano pre pago esta vendendo o aparelho a r$ 1900,00 em 3x no cartao
    Fica aqui o desabafo

  • Edison

    Comentário para o pessoal do blog. Não é MAL atendimento. É MAU atendimento. Na dúvida, troca pelo antônimo. Se for BOM, é MAU. Se for BEM, é MAL.

  • Amílcar Henrique

    Maldade o que fizeram com este rapaz!!

  • ShoãoBraun

    Bem, primeiramente parabenizo o blog por abrir esse espaço para uma manifestação que me parece legítima.
    Tinha na minha empresa um plano corporativo com 15 linhas que depois de uns 8 anos eu portei para a Vivo pelo péssimo atendimento da Tim.
    Li algumas matérias que à época do início da portabilidade a Tim teria perdido mais de um milhão de assinantes.
    Infelizmente acho que o melhor protesto é não entregar nosso dinheiro para quem nos trata mal.
    Parabéns Blog!!!!!

  • luiz costa

    “Há quem reclame que a Apple não respeita o consumidor brasileiro, mas se nem as empresas nacionais o fazem, como podemos esperar algo diferente das estrangeiras?”

    Então devemos aceitar o mau tratamento das empresas estrangeiras uma vez que as brasileiras nao atendem bem

    • Não, é que não devemos achar que a injustiça vem só de fora. Temos que lutar por um respeito geral.

      Na minha opinião, quem vê essa frase como tendenciosa à Apple é porque já tem a pré-disposição de ser contra ela. Só pode, para colocar intenção onde não há.

  • William

    Eu concordo em gênero, número e grau com a indignação do nosso amigo, eu também passei por situações muito complicadas com a TIM que daria um livro, o atendimento via call center consegue ser ainda pior, para ter idéia eu substitui meus 3 telefones para a VIVO e jamais entrará TIM na minha empresa, nem de graça !!!!!

    Na minha opnião, eu classifico o atendimento da TIM como: ** O PIOR DO MUNDO ** ..

    William

  • Paulo Mauricio

    Fiz a portabilidade da Vivo para a TIM, por ter interesse em adquirir um Iphone 4. Confesso estar decepcionado com o atendimento e pos-vendas desta operadora. O atendimento ao cliente, opção de reclamação por telefone é um desastre, nunca atendem – deve ser pelo numero altísssimo de reclamantes, calculo. Passo vários minutos digitando numeros sem que alguém me atenda. Fora os bug de sistema como: meu número – que era da vivo, nã ser reconhecido no site, telefone fora área e sem sinal, 3G lento, bloqueio e agora o meu iphone não mostra o numero de quem está ligando para mim, e não é problema de configuração. Vou verificar qual é o custo pra retornar a minha antiga operadora, não era nenhuma flor que se cheire, mas não tenho reclamações a fazer da Vivo. Protestem, eles vendem pra caramba e não querem pagar por uma estrutura de atendimento melhor para o cliente. No caso do rapaz do video, o minimo que deveriam fazer era dar a ele um Iphone 4 novo, com um belo pedido de desculpas, de joelho.

    • Pois é, mas se eu fosse exigir um Iphone 4 iam me chamar de oportunista, de aproveitador e etc…várias pessoas que não entendem nada do que eu falei durante quase 10 minutos iam falar esse tipo de coisa.

      Agora se eu entrasse na justiça e ganhasse 10 mil reais ta de boa, eu ia ser o correto, mas porque eu levanto uma questão crucial que é RESPEITO, vem esses pela sacos enxer o saco.

      Mas obrigado cara, é isso ai mesmo…fiz por todos!

  • Wilson

    Fiz um plano na TIM(gana) e disseram que eu nao teria multa caso nao gostasse; Pedi o cancelamento do plano e nao deu outra, pimba multa no trouxa aqui.

  • Bruno

    Amigo, nao precisava de td isso… ANATEL.. ja tava resolvido…

  • maxi

    era so entrar em contato com a ANATEL se nao solucionasse.. simples JUIZADOS ESPECIAIS CIVEIS…
    ainda levava indenizacao pra casa…