2010ARQUIVOOpinião

Opinião: o iPod nano está morto. Longa vida ao iPod nano!

Apesar de não ser bem o foco deste Blog (que fala apenas de aparelhos que rodam o sistema iOS), muitos de nossos leitores pediram que falássemos do novo iPod nano lançado ontem, cujas opiniões são bem divergentes, conforme constatamos no Twitter.

Tecnicamente falando, nem estamos fugindo tanto assim do assunto. Afinal, o visual inconfundível do sistema e o suporte ao multitouch deixam claro que o novo iPod nano roda, na verdade, uma versão reduzida do nosso conhecido iOS, mas sem a possibilidade de instalar novos aplicativos.

A impressão que tenho é uma só: o iPod nano como conhecíamos, morreu. O que a Apple fez foi dividí-lo em dois e criar dois produtos diferentes, que ela resolveu chamar de nano e shuffle.

Se fosse só o antigo produto dividido e o tamanho da tela continuasse, poderia ser um produto matador. Mas os fãs do nano perderam bastante com a mudança: metade do tamanho da tela, sem possibilidade de visualizar e gravar vídeos, e desaparecimento do acelerômetro (agora tem que virar a tela com o dedo, aparentemente a única função do multitoque). Não dá mais para chamar de nano, pois é um aparelho totalmente diferente.


Origem da imagem: Dvice

Além do tamanho parecido com o shuffle, ele ainda ganhou um clipe traseiro igual, para aumentar ainda mais a semelhança.

Mas por que a Apple fez isso?
Com a introdução do iPhone e do iPod touch, em 2007, as vendas de iPods normais caíram muito. A moda agora é a de telas sensíveis ao toque. A reformulação de toda a linha será algo inevitável e o nano foi o primeiro. Dependendo de como forem as vendas (e podemos perceber que vários leitores gostaram dele), ano que vem o iPod Classic provavelmente receberá novidades em seus design, isso se não sair definitivamente de linha.

Será que ele tem futuro? Quem sabe, ao lançarem um acessório que o prenda no pulso, transformando em um relógio, ou então com a descoberta de um jailbreak para ele, abrindo inúmeras possibilidades.

Se querem saber minha opinião pessoal, eu não gostei, mas assumo que sou chato nesse tipo de coisa. Não gostava do primeiro iPod, com tela preto-e-branco rodando o que parecia um System 7; só fui gostar dele quando lançaram o nano, com tela colorida tipo Mac OS X.

Mas, como bem notaram alguns amigos do Twitter, eu sou “o cara que chamou o iPhone 4 de celular mais feio já feito pela Apple” e que agora baba por ele. :P

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo