Opinião

Opinião: o iPod nano está morto. Longa vida ao iPod nano!

Apesar de não ser bem o foco deste Blog (que fala apenas de aparelhos que rodam o sistema iOS), muitos de nossos leitores pediram que falássemos do novo iPod nano lançado ontem, cujas opiniões são bem divergentes, conforme constatamos no Twitter.

Tecnicamente falando, nem estamos fugindo tanto assim do assunto. Afinal, o visual inconfundível do sistema e o suporte ao multitouch deixam claro que o novo iPod nano roda, na verdade, uma versão reduzida do nosso conhecido iOS, mas sem a possibilidade de instalar novos aplicativos.

A impressão que tenho é uma só: o iPod nano como conhecíamos, morreu. O que a Apple fez foi dividí-lo em dois e criar dois produtos diferentes, que ela resolveu chamar de nano e shuffle.

Se fosse só o antigo produto dividido e o tamanho da tela continuasse, poderia ser um produto matador. Mas os fãs do nano perderam bastante com a mudança: metade do tamanho da tela, sem possibilidade de visualizar e gravar vídeos, e desaparecimento do acelerômetro (agora tem que virar a tela com o dedo, aparentemente a única função do multitoque). Não dá mais para chamar de nano, pois é um aparelho totalmente diferente.


Origem da imagem: Dvice

Além do tamanho parecido com o shuffle, ele ainda ganhou um clipe traseiro igual, para aumentar ainda mais a semelhança.

Mas por que a Apple fez isso?
Com a introdução do iPhone e do iPod touch, em 2007, as vendas de iPods normais caíram muito. A moda agora é a de telas sensíveis ao toque. A reformulação de toda a linha será algo inevitável e o nano foi o primeiro. Dependendo de como forem as vendas (e podemos perceber que vários leitores gostaram dele), ano que vem o iPod Classic provavelmente receberá novidades em seus design, isso se não sair definitivamente de linha.

Será que ele tem futuro? Quem sabe, ao lançarem um acessório que o prenda no pulso, transformando em um relógio, ou então com a descoberta de um jailbreak para ele, abrindo inúmeras possibilidades.

Se querem saber minha opinião pessoal, eu não gostei, mas assumo que sou chato nesse tipo de coisa. Não gostava do primeiro iPod, com tela preto-e-branco rodando o que parecia um System 7; só fui gostar dele quando lançaram o nano, com tela colorida tipo Mac OS X.

Mas, como bem notaram alguns amigos do Twitter, eu sou “o cara que chamou o iPhone 4 de celular mais feio já feito pela Apple” e que agora baba por ele. 😛

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Agora sim o iPod Nano está legal, agora eu quero ele mais ainda *-*

  • Pois é iLex, a única vantagem que eu vejo no novo nano pro shuffle é a memória maior. De resto, vale mais um shuffle ou um touch.
    Aliás, o novo iPod touch vem com o fone de ouvido com controle remoto e microfone?

    • Você esqueceu da pequena vantagem que todos os nanos (inclusive o novo) têm sobre o shuffle. A capacidade de ESCOLHER a música que você quer ouvir. o_O

    • Everton,

      viajou… é bem diferente! 😛

      Ilex,

      O nano nao morreu não, ele realmente virou nano hehehe, eu tive um que gravava video.. e no começo mostrava a todos, que manero.. depois de 1 mes usando.. o que aconteceu.. nunca mais gravei um video.. ;P e ja vi filme tb.. mas depois.. ahhh… nem queria ficar vendo filme nele.. entao no fim a funcao era escutar música.. por isso perfeito.. um bixo pequenino e que toca música e é bonito.. pronto a apple novamente matou a charada..

      E outra, eles quiseram transformar o ipod touch num center media.. vc grava, vc agora faz conferencia, e tudo mais, e integrando agora com apple tv.. ele será inclusivo um controle remoto, como tambem um provedor de midia para a tv

      VIVA AO NOVO NANO acho que ficaria melhor! 😛

      • Andre

        Victor,

        Pensando bem, muito bem, você tem razão.

        Eu gravei meia dúzia e filmes nele, tentei assistir um filme, mas não deu e no final das contas, só uso para ouvir música.

        • andre

          Ontem recebi o aparelho. Nunca havia fuçado (exceto no ipad da minha namorada, mesmo assim muito pouco) em algum produto da apple. Demorei para perceber que se trata de um produto apenas para ouvir músicas, em função de seu tamanho reduzido.

          Mas aí apanhei pra caramba para aprender a trabalhar o itunes. Minha primeira atitude foi pegá-lo, conectá-lo ao pc e copiar todos meus mp3, o que não deu em nada. Como não gosto muito de seguir os manuais. Mas com esse teve que ser diferente, tive que ler o manual para aprender um pouco do itunes.

          Pronto! A partir daí foi só sincronizar. O que me surpreendeu foi a qualidade de áudio. Fantástica!

          Bom, tá aí meu comentário. Abraços a todos.

  • Eu gostei. E tenho dito.

  • Raphael Nascimento

    Eu gostei, mas como já tenho iPhone não compraria.

  • Carlos Schmitt

    Eu só compraria esse se desse pra substituir meu relógio de pulso!!!

    • Eu também, se não custasse tanto por aqui… :/

    • Leonardo

      Assim que sair a pulseira compro o novo brinquedo.. Afinal ele é o mesmo preço de um bom relógio.

    • Será que os caras da Apple não pensaram nisto???

      É uma ótima idéia.

  • Evandro Junior

    Ilex, Também não gostei. Prefiro o meu IPOD NANO – show de bola!

    • Thiago

      tbm nao gostei, sou muito mais os modelos antigos, n troco meu shuffle 3dr pelo novo…

  • Leo

    Olha, eu simplesmente concordo 100% com o que foi redigido.
    Esse novo Nano, para mim, é um upgrade do iPod Shuffle e nada mais. Está totalmente descaracterizado e eu prefico comprar um Nano 5 do que esses.
    Acho bom eu garantir meu Classic logo antes que ele vire um iPod Touch de 2″ x 2″

  • Achei sensacional o novo nano! ta vontade de compra-lo alem do touch que eu já tenho… =P

  • Alexandre Jensen

    assim que vi o sexta geração, entrei no site do ••• e comprei o quinta geração. entendo a evolução e torço pelo sucesso do novo nano, mas ipod pra mim tem cara de click wheel….isso já faz parte do design consagrado do produto.

    To feliz com meu novo nano e quem sabe mais pra frente compre um sexta geração tmb.

  • Fernando

    Será o fim do iPod Classic?

  • Gostei do novo Nano!

    Agora que o Touch grava vídeos (e em HD!), parece mais sensato que apenas um produto da linha iPod tenha essa feature.

  • Bruno Almeida

    Gostei de usar ele como relogio
    Uahauahauaha

  • yes!

    Já pedi o meu e o que mais me motivou foi o rádio FM!

    • Que radinho caro esse, hein… 😛

      • karina

        Realmente radinho de 550 reais…carinho, carinho
        Para mim esse novo nano é um cruzamento do ipod touch com o shuffle…rs
        Realmente não da para ver videos nele, e fotos só se for 3×3 ….
        Ta mais para novo shuffle…Gostei de ter radio, e é legal para correr
        Mas concordo com voce em genero, numero e grau…
        A Apple matou o Nano!!

  • Nathan Cordeiro

    Eu achei muito legal o novo iPod nano, acho que essa mudança extrema no nano me fará compra-lo, com uma pulseira decente, talvez ele fique parecendo mesmo um bom relógio. 😀

  • Thyago Barbosa

    Este novo iPod Nano é muito legal, depois do iPod Touch esse é o melhor.
    Eu usaria ele como relógio também!

  • Thiago

    Acabei de notar, pq será q tiraram a camera do Nano?

    Acho q a grande maioria das pessoas não notaram isso.

  • Paulo Andre

    Pra mim foi uma lástima. Era o ipod mais vendido antigamente. Era o ‘ipod para todos’. Agora ele perde funcionalidades… sei la.. iLex foi perfeito no comentário “metade do tamanho da tela, sem possibilidade de visualizar e gravar vídeos, e desaparecimento do acelerômetro (agora tem que virar a tela com o dedo, aparentemente a única função do multitoque). Não dá mais para chamar de nano, pois é um aparelho totalmente diferente.”Outro leitor foi bem feliz tb no comentário : “mas ipod pra mim tem cara de click wheel….isso já faz parte do design consagrado do produto.”

    Bom, mas gosto é que nem … , cada um com o seu, ne brother?

    Sugiro uma enquete pra tirar essa dúvida.

    []s

    • Lucas P.
    • Rafael

      Concordo com tudo que você colocou…
      Ficou totalmente diferente…
      Horrivel se compararmos ao nome “nano”…
      E as perdas?
      Eu imaginava uma 6a geração com novidades (além)…
      Me decepcionei bastante!
      Se a tendencia e ser touch…
      Pq não fizeram do mesmo tamanho mais ou menos…
      com a frente igual ao do nano 5geracao…
      Imagina uma tela inteira?
      Do tamanho do nano 5th?
      Sei lá!

  • Rodrigo

    eu tava esperando o novo sair pra ver como seria.
    e acabei de comprar um prata com filmadora.
    a maior vantagem do nano era não ter que olhar pra passar pra proxima musica, e se eu quisesse parar e procurar podia também.

  • Ricardo

    Olha, ainda nao sei se gostei ou não do Nano. Provavelmente não teria um.

    O que eu não gostei foi dos ícones. Aquele do “Now Playing” é medonho, assim como “Artists”, “Playlists”, etc. E vários outros tb não tem nada demais. Parecem improvisos. Feitos sem critério.

    Quando se compara com outros ícones do iOs (como Settings, Voice Memos, Safari, YouTube, Mail) Dá pra ver uma queda bem grande na qualidade. Deve ser um estagiário da Apple que assumiu essa parte agora.

    Enfim, não tem a ver diretamente com a utilidade do produto, mas algo que me incomoda um pouco. Parece que talvez eles já tenham esgotado as possibilidades desses botõezinhos com cantos arredondados e reflexos. Tá perdendo a graça.

  • Edguitarra

    Eu gostei muito deste Nano nunca pensei em comprar um mais agora estou até querendo. O Ipod Touch normal realmente não vejo muita razão de existir ele é igual a um iphone só que sem telefone e gps. Quem tem um Iphone 4 jamais vai pensar em ter um Touch.

    • Edguitarra

      Eu gostei muito deste Nano nunca pensei em comprar um “mas” agora estou até querendo. O Ipod Touch normal realmente não vejo muita razão de existir ele é igual a um iphone só que sem telefone e gps. Quem tem um Iphone 4 jamais vai pensar em ter um Touch.

      Que erro imbecil, hahaha.

  • AFreire

    Eu entendo a indignação de alguns…mas eu adorei esse nano. Muito legal.
    E – SIM – eu usaria como relógio!
    Certamente em pouco tempo deve aparecer pulseiras para isso.

    Só pra brincar, coloquei aqui lado a lado com o meu relógio que uso atualmente. O iPod é inclusive é menos espesso…0,9mm mais largo e 2,5mm mais baixo. Não quer dizer que eu vou fazer isso mas …
    Já viram as dimensões dele?
    http://i774.photobucket.com/albums/yy28/arlissfreire/newnanovictorinoxside-by-side.jpg

  • Joao Paulo

    Acredito que na hora que iPod Touch tiver um custo/armazenagem mais barato é o adeus para o iPod Classic

  • Kyrii

    Amei,agora ele está melhor (so vou sentir falta da câmera e dos botões),agora uma sugestão:iPOD CLASSIC com câmera ,vídeo,wi-fi para face time num corpo de fusão com nano novo e classic.

    • Paulo Andre

      isso tá mais pra um Frankeinstein….

    • AFreire

      Isso já é o iPod Touch néééééé.

  • Pedro

    “uma versão reduzida do nosso conhecido iOS”
    Por enquanto!

  • Ivanildo Carjago

    Tenho um da segunda geração tamanho da tela para mim não vai ser novidade.

  • Vinícius

    eu compraria, gostei da proposta da apple…

    só um detalhe q me intriga: será q agora a apple pode liberar uma versão do app de radio para o iPhone 3GS e 4? já se o iPod nano (q agora ficou nano mesmo) roda uma versão do iOS, então talvez pode ser digamos: meio caminho andado já.

    • AFreire

      Claaaaaaro! Meio caminho andado.
      A outra metade é você abrir seu iPhone e soldar um circuito de rádio FM no telefone, e depois reprogramar o iOS para reconhecer a placa.

  • eduvinagre

    Acredito que a opinião de cada um vai estar diretamente ligada à utilidade que dará ao Nano. Vejo os usuários de iPhone como improváveis compradores, já que seus aparelhos oferecem o mesmo e muito mais (à exceção do rádio FM). Proprietários de outros aparelhos certamente ficarão tentados a entrar no “mundo Apple” sem precisar desembolsar o mesmo valor que faria para um iPhone, além de não abrirem mão dos benefícios que suas operadoras lhes proporcionam. Como bem disse Steve Jobs na sua apresentação dos iPods: “eles foram feitos para o que amamos mais, a música”.

    • Ramiz

      cara não necessariamente. eu por exemplo uso bastante o nano no som do carro e durante viagens de avião por causa da bateria do clickwhell ja que assim posso trocar de musica sem ter que ficar olhando pra tela

      • eduvinagre

        já experimentou balançar o iPhone enquanto ouve uma música? fica a dica.

  • João Paulo

    Com o lançamento de um iPod Touch com tantos recursos, manter o Nano com a mesma configuração de antes não faria sentido.

    Não achei o aparelho mais bonito mas, é muito mais prático que o modelo anterior. Tenho um Suffle, que uso para correr e é ótimo mas, o fator “shufle” é justamento o que me incomoda no aparelho. Com o novo tamanho o Nano ficou perfeito, dentro das possibilidades de escolha dentro da linha iPod, tem o tamanho ideal para usar no pulso durante uma corrida (apostao que os desenvolvedores de acessórios já tem esse whristband pronto) e posso visualizar e escolher as músicas que quero ouvir.

    Acredito que a estratégia da Apple seja essa mesmo, a cada lançamento um aparelho da linha se reposiciona e outro fica ligeiramente deslocado (a bolda da vez é o iPod Classic), o que é um gancho para as mudanças da geração seguinte.

    Tenho 3 tocadores da Apple, para 3 diferentes situações, o Shuffle (praticar esportes), o Touch (games e músicas) e o iPhone (telefone e compromissos). O legal da linha iPod é que você tem opções que atendem necessidades diferentes.

  • joey

    Pow, to no maior veneno agora pra descolar um 5G antes que acabe!
    Porra! esse minitouch ai só fode a vida! nano é bom pelos botoes, por ter uma tela razoável e nao precisar ficar olhando pra ele pra trocar de musica… agora com essa porra ai fudeu todo o nano. A prova que não é ponto touchscreen em tudo que se melhora as coisas.

  • Leonardo

    Eu vi escrito por aqui que ele não tem mais Bluetooth..

    Mas para funcionar o recurso da Nike a integração não é por Bluetooth?

    Seria muito bom se tivesse função de wi-fi e você conseguisse consultar a previsão do tempo ou outras informações em um “relógio de pulso”. Coisa de ficção científica.. haha

    Abs!

    • Coisa de ficção científica…?? acho que não, está bem dentro do contexto, um relógio onde vc pode ver previsão do tempo, bolsa de valores, notícias… dados assim mais práticos do dia-a-dia.. acho que viria bem!

      • Augusto

        claaro, manda fazer uma capa pro touch, que vc ganha tudo isso num relogio de pulso gigante –‘ pra ler uma previsao do tempo nessa tela do novo nano, vc teria que carregar uma lupa no bolso
        eu acho que esse novo nano é pra quem ja enjoou de tantos adicionais e ques algo pratico, basico, com amplo armazenamento pra podersoh ouvir musica indo trabalhar, fazendo uma caminhada, ou algo do tipo.

  • Lucas Petroni

    Não gostei nada desse novo NANO,acho que ipod nano sem o Click Wheel não é Ipod Nano,ja estou tão acostumado a almentar o volume com a roda clicavel da apple que não consigo me ver almentando por botoes comuns como acontece no novo ipod,e parece que nós mais perdemos do que ganhamos com esse novo ipod,o nano 5,o qual possuo tem camera filmadora,acelerometro,e tela com um otimo tamanho para reproduçoes de videos,agora o novo ipod só temos uma tela sensivel ao toque,enfim não gostei.
    agora cuidarei mais do que nunca do meu Nano 5ªG,pois quero continuar com ele por um bom tempo.

  • Lucas P.

    Eu achei ele bunitinho =p parece um mini iPhone
    Mas só mexendo nele mesmo pra saber

  • LFCR

    Ahh, nunca liguei pra iPod, o único que realmente me importa é o Touch… Mas analisando bem, o shuffle ficou praticamente igual ao nano..
    “Olá senhor, qual iPod shuffle o senhor quer, com touch ou com botões?”
    Tô até vendo… 😛

  • Como a Apple o o tio Jobs consegue fazer isso com a gente? Compartilho deste teu sentimento.

  • Marcelo

    nunca tive olhos para o nano…. mas c der pra usar como um relogio seria interessante! XD

  • iPlagiator

    para mim o novo iPod nano devia ser como mostraram na keynote:

    http://img202.imageshack.us/img202/8375/ipodliveblog20100197rme.jpg

    sempre gostei da clickwheel, caracteriza o iPod no geral, para fazer um nano e suffle quase iguais, mais valia só fazerem o nano, mas que se chamasse shuffle.

    Para mim o melhor iPod nano é o primeiro e segundo, compraria um, se tivesse mais capacidade

  • Olha o que mostra no site de vendas da Apple na página deste ipod nano http://store.apple.com/br/browse/home/shop_ipod/family/ipod_nano?afid=p219|GOBR&cid=OAS-BR-KWG

    Na parte de baixo nos requisitos mínimos:

    Necessário acesso Wi-Fi à Internet; sujeito ao pagamento de tarifas.

    • O links foi cortado mas só esta primeira parte leva à mesma página: http://store.apple.com/br/browse/home/shop_ipod/family/ipod_nano?afid=p219

      • Rafael

        Tinha visto isso tambem. isso me fez acreditar que pode vir com wi-fi sim!…vamos ver =D

    • Leonardo

      Pessoa, esta mensagem está em baixo de:
      Requisitos do sistema PC

      Ou seja, precisa de Internet para o computador que o iTunes estiver instalado..

      Alguem aí sabe se ainda resta o bluetooth por causa do recurso da Nike?

      Abs!

      • Leonardo

        PessoaL, esta mensagem está em baixo de:
        Requisitos do sistema PC

        Ou seja, precisa de Internet para o computador que o iTunes estiver instalado..

        Alguem aí sabe se ainda resta o bluetooth por causa do recurso da Nike?

        Abs!

    • ihenrique

      Apenas uma traducao estupida feita por um brasileiro idiota que achou mais bonitinho escrever wifi ao invés de conexao a internet. Na apple store americana o texo é: Broadband Internet access is required; fees may apply. Ou seja, o computador (mac ou pc) precisa estar conectado a internet, pois eh requisito do itunes para autenticacao e atualizacao de sofwares.

      • ah tah… porque conheço outros tipos de internet sem ser wi-fi (vi que estavam nos requisitos do pc) então pela lógica pensei… devem estar pedindo uma conexão wifi para o ipod… nem que seja só pra ver previsão do tempo, algumas notícias e coisas assim. Aff… alguns tradutores me dão medo!

        • Juliano

          Além disso.. se o nano tivesse WiFi precisaria ser homologado pela Anatel… e ele ja está a venda.

  • Brunolv

    Achei bem legal essa mistura do novo nano.

  • Mpires

    Para mim ficou muito bom, a Click Wheel é legal mas acredito que seja menos acessível que o Touch, vi um Hands On no Youtube e a interface ficou bem fluida, os “botões” ocupam bem a tela… Já a câmera, eu acho que um celular que filme dá conta, filmes EU particularmente acho a tela do antigo pequena, já acho a do iPhone meio incômoda, mas claro, são para se usar no bolso, então vai ser assim mesmo…
    Gostei, talvez compre um importado, que não sai MUITO caro… Os preços aqui são bizarros oO
    Falow!

  • Marcus

    A Combinação Perfeita:
    http://www.blogdoiphone.com.br/2010/09/humor-a-combinacao-perfeita/

    A edição ficou meio porca, pq fiz tudo às pressas….
    Mas isso foi a primeira coisa que eu pensei, quando vi os novos iPod Shuffle e Nano.

    Eu até que gostei do Nano, nunca tive nenhum iPod, mas achei ele simpático.

    • LFCR

      Hahahahaha eu rih aki óH!!! Ficou mt bom… acaba com a frescura de ”ou touch ou botão”. Pq não criar um com as duas funções? kkkkkkk

    • legal.. mas acho que ainda iria preferir ele com uma pulseira!

  • ico

    Estou enlouquecido por um desse, tenho um iphone 3Gs de 32GB, mais ocm certeza vou comprar um ipod nano, figuei apaionadooooooooooooooooooooooo… rsrs

  • Thalles

    Até gostei.
    Se tivesse um bluetooth pra usar na hora da prova seria ideal =D

  • Sergio Ito

    Eu gostei por que achei mais prático, visualmente ele não me atraiu, apesar que concordo com muitos que se fosse usado como relógio seria muito interessante. A tela touch veio para ficar e o Nano teria que mudar, já que seu modelo dava a impressão que a Apple não estava ligando muito para ele.

    Eu tenho o da terceira geração do nano e ainda acho mais bonito que as demais gerações. Ele é ainda meu companheiro para caminhadas, mas claro que depois que vc tem um Ipod Touch, vc já não pensa mais no nano e sim no Iphone.

  • Caique Diniz

    Hahaha, eu também achava o iPhone 4 super feio, isso foi até eu ver as fotos do iPhone 4 branco. Depois disso sou louco pra ter um logo! opksakopsapokopk’

  • Eduardo

    Surprendentemente já estão sendo vendidos na store brasileira. Achei que iria demorar mais tempo.

  • Luciano Cardoso

    Só faz sentido comprar um iPod desses se vc não tiver um iPhone ou um iTouch. Então natural os usuários do iPhone não ligarem muito pra ele. Mas pra quem quer apenas um mp3 player ele dá um show. Ótimo presente pra se dar no próximo natal pros meus sobrinhos rs

  • Mateus Pinheiro

    Acho que pegaram o iPod Nano de 5 geração e dividiram em 3partes de produtos o click wheel foi pro novo iPod Shuffle a tela fixeram o novo iPod Nano e a câmera do iPod Nano foi para o novo iPod Touch

  • José Branco

    Esse devia ser um IPod Shuffle touch e acabar com o nano ! Seria mais corrente !

    Ainda acho o Iphone 4 feio !

  • Guilherme Aoki

    Interessante esse novo modelo,… realmente ipod shuffle tava esquecido… boa materia.! aeww blog do iphone serial legal tbm se postasse maiss artigos sobre ipod! =] abrçs

  • Se forem ver, o Ipod Nano antigo não tinha nada de Nano em relação ao “topo” dos ipods hj, que é o touch.

    Creio que eles quiseram colocar o Nano como uma real “Miniatura” do ipod touch, deixando ele mais parecido, mais “nano”.

    Certamente a proxima versão deverá contar com videos e talvez outras funções do ipod touch

    Isso se nao fizerem o jail e descobrirem como colocar umas coisinhas a mais.

  • Luigi

    Sou muito mais o 5

  • Diogo

    Sinceramente de todos os IPods, para mim foi o que sofreu as piores mudanças, pois se pararmos para pensar ele acabou se transformando em um Shuffle Touch, retiraram a função de player de vídeo e a de filmar, forçando-nos a comprar o ITouch.

    Pensem, para quer comprar o Nano, se podemos comprar o Shuffle como player de música ? Ainda mais sendo essa tela touch muito pequena. Vi um vídeo no Youtube aonde o cara mexe no nano e dá para perceber a dificuldade devido ao tamanho da tela.

    A única função que salvou foi o rádio, que ainda bem que não tiraram.

    Pensem bem…

    Steve Jobs jogou bem nessa

    1 – Limitou a capacidade do Shuffle para apenas 2 GB, se alguém querer comprar um player de MP3 com mais capacidade vai ter que comprar o Nano

    2 – Retiraram a função de player e filmadora do Nano, se querermos esse recurso teremos que comprar o Itouch, a opção mais cara.

    Sinceramente acho que essas mudanças são devido a resposta do mercado com as gerações anteriores, aonde o Nano possuía filmadora, e assim Steve pensou que quem já tinha um ITouch, compraria um nano, porém o mercador provavelmente respondeu de outra forma, aonde muitas pessoas que não possuíam nem o ITouch e nem o Nano, compravam a opção mais barata, por causa da filmadora. Agora estamos presos a comprar a opção mais cara.

    Repito que na minha opinião essa mudança do Nano simplesmente foi a pior.

    O ITouch simplesmente arrebentou com as mudanças, o recurso FaceTime será revolucionário.

  • Ricardo Gomes

    Agora é só implantar um sistema de celular nele, colocar um mini fone bluetooth e uma pulseira.

    Resolvido.

    Inevitavelmente vai ter empresa fabricando pulseiras nas próximas semanas.

    Abraços.

  • Ricardo Gomes

    A sim eu havia me esqueçido…
    apenas um desabafo.

    FINALMENTE A APPLE COLOCOU UMA P… DE UM RADIO FM, TINHA TODAS AS TECNOLOGIAS NOVAS MAS A MAIS SIMPLES DEMOROU TANTO PARA COLOCAR EM UM DISPOSITIVO. PQP ALELLUIIIIAAAAAA!

    Abraços.

    • O nano do ano passado já tinha…

  • Johannes

    Pode ser uma maravilha da tecnologia (Naquela coisinha tem espaço pra visor, bateria, memória e mais circuito) mas que desagradou desagradou!
    Aos que gostam do verdadeiro iPod, resta o classic!

  • é bonitinho esse danado!!

  • Henrique

    Tudo que a Apple faz, pra minm, é demais!!!!
    Se vcs estao reclamando e querem botoes, compre um shurfle, se nao querem botoes, comprem um nano!!
    perfeita adoção da Aplle!

  • DVC

    Uma semana no máximo para aparecer um “wristband” para transformar esse ipod em relógio.

  • Felipe Fernandes

    Ele possui acelerometro sim, pois tem a funcao de passar musicas balancando ele, so que eles nao colocaram a tela virando automaticamente para dar sentido ao mullti toque. Mas um jailbreak arruma tudo.

  • Júnior

    Não tem nada haver mas… pessoal voces não tão achando o iPod touch de 8GB um pouquim caro não?!

  • Com certeza um relógio !

    Quando eu vi, a conferência, eu estava com um relogio quadradão que eu adoro que não é muito menor do que o Nano, e vi o botão do App de relógio, já juntei as duas coisas, vai ficar FODA
    primeira vez que tenho vontade de ter um iPod~ e vou ter um !

    My Nano is the new iWatch s2

  • Rafael

    Olha quem fizer questão da clivo wheel compre o shuffle,achei bem legal esse ainda mais que a tela quadrada cabe exatamente a capa do cd e é um acessório bonito de usar! O sistema deve ser muito pratico tb,achei linha de iPods perfeita agora,depois de fotos em HD no itouch não faz sentido ter uma câmera de bosta no nano

  • Overlord

    Sinceramente: para quem já tem um iPhone (principalmente um 3GS para cima…), o nano é uma ótima pedida.

    Câmera para fotos e vídeo? Não, obrigado! Já tenho no iPhone (ou no Touch).

    O ipod nano ficou como eu queria: voltado específicamente para MÚSICA e nada mais.
    A adição de rádio FM só indicou ainda mais isto.

    Para mim, é uma maravilha: quando quero apenas um player para ouvir música e não estou afim de levar o trambolhão iPhone (ou o Touch), levo o novo nano.

  • Overlord

    Ah, esqueci de dizer que adorei aquela tal função Live Pause do rádio FM do nano!

    Tu pausas a tranmissão FM e ele continua gravando por até 15 minutos.
    Daí, tu podes voltar e continuar ouvindo de onde parastes ou seguir de onde a emissora está transmitindo.

  • Christian Tavares

    Eu gostei. Acho que vai ser um sucesso.

    Muita gente que tem um iPod ou quer um, é pra ouvir música, só pra isso.
    Esse Nano vem pra facilitar a vida de quem quer um aparelho super moderno e quer pagar barato.

  • Pedro

    “Afinal, o visual inconfundível do sistema e o suporte ao multitouch deixam claro que o novo iPod nano roda, na verdade, uma versão reduzida do nosso conhecido iOS”.

    No Engadget, um repórter perguntou a um engenheiro da Apple (no dia da apresentação) se o nano roda iOS ou coisa parecida. Resposta: não, ele não tem nada de iOS. Roda outro sistema, provavelmente com uma skin pra lembrar o iPod touch, iPhone e iPad e funcionalidades semelhantes que estão no iOS (multitouch, por exemplo).

    Sobre o novo modelo do nano… na boa, deveriam ter lançado somente ele, com mais opções de capacidade e preço, e matado o shuffle. Parece bem pequeno, tem clipe, não sei se tem controle por voz (mas seria fácil implementar).

    • Não foi no Engadget, foi no Cult of Mac.
      Mas eu não acredito nessa informação. 🙂

  • adorei, mas para saber mais queria dar uma sugestão a vcs de fazer um teste do ipod nano como vcs fizer do ipad esperão que gostem da dica valeu!

  • David Weber

    iLex, como você havia cantado, não demorou muito: iPod Nano virou relógio.
    http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/miscelanea/o-ipod-nano-virou-relogio/

  • Cassiano

    Odiei essa versão mini toutch ,é muito ruim e sem novidades agradaveis ,a versão anterio tinha até camera e ficou ultrapassada muito rapido esse é mais caro e sem graça!
    Sinceramente a Apple descepciona com essa novidade ,espero que lance um Ipod nano descente na proxima ^_~