Curiosidades

Carregador de tomada do iPhone 4 brasileiro: veja como ele é e como ele poderia ser

As fotos dos aparelhos brasileiros que chegaram antes do tempo revelaram os carregadores de tomada do novo iPhone 4, já adaptados ao padrão brasileiro. O exemplar mostrado nas fotos da ANATEL tinham o plug americano (com tomada chata) e vários leitores se chocaram com o novo formato. Na verdade, o novo plug já é conhecido de usuários que compraram o iPhone 3GS a partir do final do ano passado, quando o novo padrão foi adotado no Brasil.

Por alguma razão que ainda desconhecemos, a Apple não enviou para aprovação do órgão regulador brasileiro as novas tomadas compactas usadas pela França, que funcionariam perfeitamente no nosso país. Veja neste artigo nossa comparação entre os dois acessórios.

Em 2008 ela adotou em alguns países (como EUA, México e até mesmo Argentina) um modelo mais compacto, o que faz com que a própria caixa do aparelho seja bem menor.

No ano passado, a França (que possui padrão similar ao atual nacional) também adotou uma versão compacta, o que nos deu esperanças de também beneficiar dela. Mas não: talvez por questão de custos de fabricação ou porque a Maçã acha que os brasileiros não se importam com aparência, mas o fato é que o Brasil mais uma vez ficou com o padrão antigo de carregadores da Apple, usados desde o primeiro iPhone.

E o pior é que a diferença é puramente estética, pois o padrão é o mesmo. Estes que virão para o Brasil já eram usados na França desde 2007.

Em um acessório de um dispositivo móvel, tamanho é algo vital. Quanto menor, melhor de levar na bolsa ou na mala. Em termos de peso, o modelo antigo pesa mais que o dobro do compacto.

Mas não adianta reclamar: este ano teremos que nos contentar com este formato mesmo, e torcer para que no ano que vem (com o iPhone 5) a coisa mude.

A não ser que você resolva comprar seu aparelho na França, que já vem com o novo adaptador e funciona perfeitamente no Brasil. 😉

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alex

    Talvez não venderam tudo na França e resolveram mandar pra ca….

    • Matheus

      Prefiro esse padrão estilo carregador do MacBook. O outro parece um adaptador de lojinha de 1,99.

      • Larissa

        Também !

  • MacDan

    Esse carregador veio no iPhone 3GS e é feio demais. Tenho dois iPhones 3GS e os dois vieram assim!!

    []’s

  • numa boa. Eu ainda estou pra entender qual é a representação do mercado brasileiro para a Apple.

  • Victor Fabel

    Aqui na Nova Zelandia o modelo é do grande tb…mas aqui a tomada é bizarra acho q nao teria como ser o pqn….

    abs

  • O meu comprado na Franca veio com o padrao desse do lado esquerdo. Aqui no Brasil virou uma confusao esse negocio de padrao de tomada, temos que ficar cheios de adaptadores em casa para adequarmos cada tipo de eletronico ou eletrodomestico que possuimos…. so daqui a alguns anos é que a coisa deve se normalizar, qdo todos estivermos com equipamentos novos e todas as tomadas de casas trocadas….

  • O grande problema, é que dessa maneira quem fizer uma viagem aos EUA não conseguirá carregar o celular… O modelo do 3GS, quem tem um carregador, pode estar trocando apenas o plug da tomada com qualquer outro produto da Apple, seja com um carregador de MacBook ou até mesmo de um iPhone ou Itouch americano que vem com o plug chato…

    Mas beleza, é isso ai… ao invez de facilitar o Brasil complica!!!

  • RafaelVaccariN

    Voto no carregador do lado esquerdo !!!

  • Thiago

    Coberto de razão, iLex. O adaptador francês é muito melhor esteticamente e bem menor. Não curti o modelo q acompanha o iP4 brasileiro.

  • Nickolau

    Ainda bem q comprei o meu na frança!!!

    e é por isso que a caixa do iPhone 4 brasileiro é bem maior que a francesa!

    Isso acontece no iphone inglês tb!

  • Hemerson

    Na minha opinião está até bom.

    Os mac vem com aquele novo padrão da ABNT.

    • Ednilson Rosa

      Mas este é o novo padrão da ABNT! O que vc deve estar falando é o padrão com 3 pinos (com terra), já que este novo padrão da ABNT tem as duas opções: sem o terra, com dois pinos, para dispositivos de menos corrente, e com o terra, três pinos, para dipositivos com maior corrente e que necesitem da proteção do fio terra…

  • mvcmendes

    Vou continuar usando o meu velhinho mesmo. Assim como o cabo, que tá todo baleado, mas ainda funciona..

  • Issacar

    Simplesmente horrível! Deve ser resto que sobrou na França e mandaram pra cá…

  • André

    Provavelmente tiveram que fazer desse jeito porque as novas tomadas do padrão brasileiro (que na minha opinião é o pior padrão de todos e foi feito apenas para beneficiar o fabricante) tem um sulco, ou seja, com o modelo mais compacto seria mais dificil de tirar da tomada, pois a área que você teria para puxar é muito menor!
    Parabéns pela matéria!

  • LeoGouveia

    Lado positivo é que com o adptador grande é soh mudar o plug do encaixe. De qualquer forma vou continuar com o carregador do meu 3G, se ele queimar eu passo o plug pro carregador do iphone 4.

  • Bruno Serrão

    Esse padrão é muito #FAIL

  • Algus Helm

    Acho que não queriam mais stress com a anatel e resolveram empurrar os estoques do carregador do 3GS para cá e talvez reduzir os custos…

  • Versuri

    Quem não quiser o iPhone 4 devido a tomada pode mandar para mim, eu não ligo pra tomada, fuca escondido mesmo.

  • HB

    Site da Vivo fora do ar!!! Vamos ver o que vai aparecer.

    • Aqui está entrando normal o site.

  • Diego

    Eu também acho que recebemos o modelo trambolho para escoar excesso de produção pelo mercado brasileiro não ser tradicionalmente aficcionado por Apple. Tudo da Apple é muito caro para o povo brasileiro e nós, por sermos um povo ordeiro, aceitamos certas imposições que fazem parecer que estamos pedindo esmola ao Jobs por mandar seus produtos viciantes para nós.
    Não adianta, mesmo se o carregador fosse do tamanho de uma jaca nós continuaríamos comprando iPhones, iPods e demais viciosos produtos pois já mordemos a maçã maldita.
    Infelizmente nós nos contentamos com pouco. Não temos expressividade para boicotar algum lançamento. O máximo que conseguiríamos fazer é encher a caixa [email protected] de mensagens que seriam respondidas com um OK.
    Não é uma crítica, pois eu também coleciono produtos da Apple, apenas um desabafo.

    Sinceramente, não acho que o carregador trambolho seja um motivo de alarde. Só não gosto do adaptador de tomada redonda na fonte do macbook, que com o peso por muito tempo começa a ficar folgado. Mas o dealextreme tá aí pra quem não quer pagar muito pelos sobressalentes.

  • Diego

    Meu iPad comprado nos EUA veio com o carregador grande mesmo. Quero um pequeno >.<

    • Arthur

      !

  • Diego

    Sem falar no efeito atraso que tudo no Brasil passa por causa da burocracia.

  • Victor Fabel

    Eu nao entendendo o sentimento de excluidos que muitos tem.
    Certeza que deve ter um motivo para ser esse modelo..
    Em varias partes do mundo o modelo é o grande e ninguem fica reclamando, falando que é excluido…
    Posso ate ta errado, mas é o que eu acho, brasileiro nunca ta satisfeito com nada!!!!
    Se demora a lançar é porque não olham pro Brasil( e esquecem toda uma estrategia que a Apple tem nos mercados maiores) se o adpatador é grande estamos pegando sobras, acho que deveriamos parar de reclamar um pouco..heheheeh
    So um desabafo …

    valeu!

  • iAlex

    Em um acessório de um dispositivo móvel, tamanho é algo vital….Falou tudo!!!

  • Alpheu

    E o que vem da Inglaterra então ! é um trabuco !!! fora que ainda tem que usar um adaptador que vira um trabuco duplo !!!, mas como é somente pra carregar não faz diferença pois fica em casa, para levar junto uso o padrão americano que veio com meu 3g !

  • Ricardo Higa

    deve ser pq no Brasil tem 2 voltagens 220v e 110v…
    deve ser desse tamanho caso o individuo plugue na tomada errada 😉

    • Ednilson Rosa

      Mas o menor também não é bi-volt automático? iLex, pode confirmar?

    • Ednilson Rosa

      Não deve demorar para aparecer deste modelo compacto pra vender no Mercado Livre e nas lojas de acessórios por aí…

  • André

    Mais um motivo para preferir meu iPhone 4 francês. Oui!!!

  • Renato Doná

    Não sei, posso estar enganado, mas aparentemente pelas fotos o padrão francês tem os pinos mais largos (grossos), o que no Brasil pelo novo padrão só poderia ser usado em tomadas 110v, pois por questão de segurança foi exigida essa diferença para que ninguém mais ligue um aparelho 110v numa tomada 220v, por isso os aparelhos bivolt como é p caso do nosso iPhone precisam do plug mais fino.

    • A diferença na espessura dos pinos nas tomadas do novo padrão brasileiro, é para a diferença de AMPERAGEM e não de Voltagem. Esta medida visa levar mais potência para as tomadas que precisam ser ligados eletrodomésticos mais potentes mas independente da Voltagem.

      Todos os carregadores desde os primeiros Nokias do Brasil são bi-volt. Não existe hoje carregador de celular que não é bi-volt.

      Todos os carregadores do iPhone funcionam de 110 a 240 volts e nas frequencias 50 a 60Hz.

      Abs!

  • Bernaction

    Isso eh notório Ricardo. iLex verifique se o do padrão francês eh bivolt. Se nao for então mistério desvendado: transformador dentro do quadrado do carregador.

  • José Freitas

    Considerando que temos esse novo padrão bizarro de tomadas, eu sou muito mais o carregador maior mesmo. Porque desta forma você pode destacar o plug gigante e com padrão tosco e encaixar uma saida de tomada mais útil.

  • Alexandre Soares

    Na verdade nunca estão satisfeitos com nada …. eu estou BEM FELIZ com meu 3GS comprado aqui no Walmart e ainda com carregador grande. Não bastasse, comprei mais um carregador e deixei aqui no meu serviço. Prefiro mil vezes esse maior, porque se a pessoa viaja, basta trocar o conector …. muito mais prático.

    Estou na espera do Iphone 5 com rádio FM … não compro mais Iphone sem rádio FM ….

    Abraços

    • José Bernardo

      Não sei, mas algo me diz que você comprou o seu último iPhone…

      • Alexandre Soares

        É que a Apple é burra e anda contra a concorrência, qualquer telefone simples hoje tem rádio … tudo bem, posso acessar via internet as rádios como faço hoje, mas tem um delay enorme .. isso é ruim para ouvir jogo por exemplo. Será que atrapalharia o iTunes? Enfim … esperar …. to mais pilhado em comprar um Mac Mini hoje do que o Iphone 4 …

        Abraços

        • Guilherme

          você ainda está com o mesmo iPhone? hahaha

  • Felipe

    Desmonte os dois e veja se são iguais 😀

  • RAVAGNANI

    Welton,

    Se ajudar a Vivo é da telefonica, então pode ter ocorrido esta confusão.

    • Welton

      Heheheheeh sim sim. Foi esta minha confusão… Mesmo assim valeu. 😀
      Da prox. eu preto mais atenção…rs

  • Saulo Benigno

    Estranho, o novo padrão nacional não é aquele com 3 plugs?

    O que houve? Voltamos atrás?

    Tem algo errado aí.

    • Nicolas

      Os três pinos são usados só quando o aparelho precisa de aterramento.

      • Saulo Benigno

        Nicolas, muito bom.

        Obrigado por tirar essa dúvida 🙂

  • Fernando

    Até a tomada do meu iPhone 2G é mais bonita e compacta! Ela fecha e vira um quadradim

  • O meu iPhone 4 foi comprado no Canada e veio com tomada tipo USA, aquela quadradinha.

  • Daniel

    É mas feio mesmo é o do Iphone q eu comprei na inglaterra….nem parece um carregador

  • Marcus

    Eu tb acho esse modelo brasileiro (que já vinha com o 3GS) muito feio….

    Eu mesmo, ja tive um iphone 3G e agora tenho um 3GS. Porém o carregador do 3GS ta na caixa até hoje, continuo usando o plug do 3G, e foda-se o padrão brasileiro…. Minha casa (assim como a maioria de vcs tb deve ser) funciona os dois tipos de plug (redondo e chato), portanto continuo usando o carregador do meu antigo 3G.

  • Bruno

    Pelo menos nao eh o padrao de tomadas novo do Brasil…

  • Guilherme

    O meu iPhone 4 veio da Suíça e com a tomada compacta. Muito boa mesmo. Recomendo.

    att

  • Nelson

    Comprei meu iPad em julho na França e veio o mesmo modelo grandão, pelo visto mesmo por lá a troca não foi completa.

    • O do iPad é 10W, diferente do iPhone.

      • Alexandre Pott

        Ao menos este carregador do iPhone 4 deve servir para o iPad também. Mas realmente é muito feio e anti-prático quando comparado aos carregadores do exterior, que são pequenininhos no caso do iPhone ou retráteis no caso do iPad.

  • _g

    Vocês estão choramingando por causa de um CARREGADOR?

    PQP

    Prefiro mil vezes esse quadradão com pinos removíveis do que o pequeno estático. Não que eu viaje muito e precise disso, mas vai que…

  • Jon

    pra mim isso é p/ desovar o estoque antigo (desse maiorzão) que pra variar ficou pro Brasil… :o(

  • Rafael Nunes

    Acho que justamente pelo Brasil AINDA ter essa promiscuidade de tomadas eles continuam enviando este carregador onde podemos trocar a ponta. Meu MacBook foi comprado aqui e eu jurava que já viria com o novo padrão de tomadas, e não veio. Já o do meu primo veio…

    Então acho que as coisas ainda estão bagunçadas por aqui mesmo, eu particularmente prefiro o carregador grande. Esse pequenininho aí eu perderia em 2 tempos.

  • Nicolas

    Não vejo problema. Apesar do carregador francês ser mais bonito, o nosso é beeeeeeem mais prático. Se vou para um lugar que não tem tomadas que aceitem nosso padrão é só usar o plug que veio com o meu Mac e nem uso; Muito melhor do que sair pelas ruas de um outro país procurando por um adaptador…(isso aconteceu com a minha câmera em NY).

  • Renato Doná

    Realmente a informação que vi num jornal (ruim que não vem ao caso qual é) estava errada, a diferença da expessura do plug é da amperagem e não da voltagem como êh havia dito anteriormente.
    http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=7425
    Mas em todo caso, existe uma diferença no brasileiro e no francês.
    iLex, verifique a amperagem o modelo francês e acabe de vez com nossas dúvidas.
    Leonardo, obrigado por corrigir a informação.

    • Input 100-240V ~ 50/60 Hz 0.15A
      Output 5V — 1A

  • Bernaction

    Por essas específicacoes são iguais a francesa e brasileira.

  • Filipe Ligabue

    Comprei meu aparelho na Espanha e lá também vem com os modelos de carregador iguais e este e o aparelho é desbloqueado de fabrica! Abraços!

  • iLex

    Será que se eu manter o carregador do meu iPhone 3g para carregar o iPhone4 dará alguma buxa?

    Porque aqui em casa todos os plugs são “chatos” e não esses redondinhos.

  • Lucas P.

    Ahh que tomada mais horrível… vou continuar usando a do meu 3G mesmo pelo menos terei uma de reserva.

  • Mais o iphone 4 funciona com as tomadas antigas?

  • Ricardo Higa

    Mew… o iPhone 4 carrega em qualquer tomada e em qualquer porta USB do seu computador…
    Pelo amor… qualquer carregador da Apple irá carregar qualquer dispositivo (Iphone, iPod’s , iPad)!!! sem problema algum…
    parem de fazer tempestade em copo de água…

    • JS

      Não necessariamente. Precisei comprar um novo carregador e veio o modelo compacto, funciona para a linha 4, maa na linha 3 acusa incompatibilidade.

  • Mauro

    Putz… ô povo que reclama de tudo. Esta história de que brasileiro é povo que aceita tudo, etc, etc, etc está batida demais.. e já não é de hoje. Criar 1001 teorias com base nos produtos da Apple é foda.

    Nós temos uma economia fraquinha, fraquinha que há 15 anos representa apenas 2,1% do PIB mundial e queremos que nos dêem a “devida” atenção !

    Vamos curtir os produtos que chegam e votar direito pra ver se as coisas melhoram para as próximas gerações !!!

  • Roberto

    Como assim IPhone 5?????????
    Não sabia dessa …

  • Tiago

    O meu palpite é que há algum problema com relação à especificacao do padrão. Muito embora na prática não faça diferença, eu tenho a impressão que o pino do padrão francês é ligeiramente mais grosso que o nosso.

  • Ana B.

    Pois eu acabei de pegar meu IP4, e fiquei muito decepcionada com essa tomada feia/ridícula/rombuda que veio na caixa, um acinte à equipe de designers da marca! [é que eu sou designer!]
    Vou continuar usando o carregador que veio com meu 3GS que, ao contrário de muitos relatos vistos por aqui, é do modelo que “dobra” a ponta.
    Sei que é um detalhe, uma besteira, mas design é design, e muita gente compra o Iphone estimulada (também) pelas soluções de design propostas pela marca…
    Né-não?!

  • Savio

    Alguém sabe onde posso comprar o plugue padrão nacional original da apple? Comprei um iPad no exterior e veio com um padrão de plugue diferente do nacional, mas não quero ter que pagar R$ 100 pelo conjunto, sendo que só preciso do plugue (a parte destacável). Já comprei um “alternativo”, no mercado livre, mas a qualidade é sofrível e o plugue desmontou quando fui tirá-lo do carregador.
    Alguém sabe se existe alguma loja que venda um ORIGINAL? No site da apple do Brasil não acho, mas vai que alguém tem…

    • Se você quer qualidade, vai ter que escolher o original mesmo. Na Apple Store Online só tem o adaptador inteiro mesmo. Mas de repente seja uma boa ter sempre um adicional, ainda mais que ele funciona com o iPhone também.

  • Julio

    Ambos não são o ideal. E nem falo pelo tamanho do adaptador, mas pelo acabamento do plugue. Uso meu Mac para tocar em festas e eventos e normalmente eles tem aquelas réguas de alimentação de energia profissional. Essas tomadas com ponteira de metal + plástico simplesmente não funcionam nesse padrão. Preciso sempre usar a extensão, um tê ou o plugue antigo do Macbook, aquele flecha, padrão americano.

  • Ricardo

    Por aqui em Portugal, o meu iPhone 3G vinha com o carregador grande, e o iPhone 4 já vem com esse carregador menor.

    Aqui em Portugal a voltagem é 240v, mas posso confirmar que o pequeno diz: 100-240v – 50-60

  • McKoe

    Indo pra França final de ano e vou comprar DOIS!

    🙂

  • McKoe

    BTW, o q vende no dealextreme (igual na aparência) é bem ruim, em 127V demora anos pra carregar o i4

  • Leandro

    o meu iPhone eu comprei em Portugual e o carregador é o slim, digo que é bem melhor, e ainda é muito pratico para viajar pois não ocupa espaço em um estojo que eu tenho que eu levo os acessorios do meu iPhone, bem melhor mesmo

  • Leticia Lima

    Boa tarde, gostaria de saber se o carregador do iphone 4s compro nos EUA e bivolt?
    Grata

  • Larissa

    Esse tipo de carregador seve para todos os tipos de iPhone ?