Notícias

Testamos no iPhone: Skype em segundo plano é um devorador de bateria

Sejamos sinceros: apesar da Apple pregar que seu novo sistema de multitarefa, introduzido no iOS 4, não consome bateria desnecessariamente, na prática não é todo o aplicativo que segue esta regra. O Skype é um deles.

Diferente dos outros tipos de multitarefa do sistema (onde o aplicativo fica “em pausa”), a função de VoIP em segundo plano necessita ficar ativa constantemente, para que possa responder à chamadas externas a qualquer momento. Neste caso, a multitarefa é real, com o programa rodando completo em plano de fundo. Com sua última atualização, o Skype traz agora o multitasking e, com isso, constatou-se o grande receio da Apple: o consumo excessivo de bateria.

Vários leitores já tinham nos chamado a atenção, e nossos testes comprovaram: a bateria do iPhone gasta de duas a três vezes mais rápido com o Skype sempre “aberto”.

A praticidade de um aplicativo de VoIP sempre ativo é indiscutível, pois pode substituir o telefone normal e poupar bons reais (principalmente em viagens). Mas em contrapartida, é necessário manter o aparelho constantemente ligado na energia, sob pena de ficar sem celular antes da metade do dia.

Fizemos um teste e constatamos que o iPhone 4, por exemplo, perde 46% de sua carga em apenas 6 horas, mesmo no modo standby, sem nem ativar a tela ou realizar chamadas. Segundo o site oficial do produto, era para levar 120 horas para gastar isso nas mesmas condições (claro, a Apple é BEM otimista nestes números, mas mesmo assim a diferença é muito grande).

No iPhone 3GS o resultado é ainda pior: no mesmo período, perdeu quase 60% da bateria.

Talvez o Skype devesse reavaliar o modo como ele permite esta multitarefa, pois na prática fica quase impossível usá-lo no dia-a-dia. Ele acaba consumindo muito mais que o aplicativo nativo do telefone, que roda da mesma maneira.

Tenho certeza que se os desenvolvedores quiserem, podem tentar dar um jeito nisso. Apenas usar o recurso para ficar rodando de fundo, sem pensar em uma maneira de otimizar o consumo de bateria, acaba tirando toda a utilidade dele, que seria a de usar o VoIP quando se sai de casa.

Vale lembrar que para outros tipos de aplicativos do iOS, a multitarefa é mais eficiente, pois ele não fica realmente rodando em segundo plano, e sim em uma espécie de pausa. Leia mais aqui.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ed

    Ha ha ha. Excelente a imagem.

    Eu acho que todos os aplicativos estão seguindo o mesmo roteiro. Lançam a versão adaptada pro iOS4, e depois vão aparando as arestas, otimizando..

  • Felipe gasparino

    É muito bom o Skype para o iPhone, pensar em receber e fazer ligações por tarifas mais baixas é interessante. Entretanto nestas condições é de se repensar.

    O Skype em sua nova atualização utiliza a camera frontal do iPhone 4? Se não, deveriam realmente mudar de vez seu aplicativo. E ainda se tornar compativel com o FaceTime, ja pensou que legal…. ^_^

    VAmos aguardar…

    ( Alguem sabe se é necessario encomendar ou pode ser pego no ato da compra o iPhone no Canada? , Obrigado )

  • Halan

    Eu tb já tinha percebido isso… não compensa usar ele dessa maneira.

    FATO!

  • júlio César

    tb notei q o nimbuzz toma muito daquele suco tb…
    mas pelo menos ele usa o msn pra fazer chamadas tb… é ainda uso o msn sim kkkkk

  • Cesar Parzianello

    Realmente isso é a mais pura verdade.
    Deixei o Skype aberto no meu 3GS sem querer e em poucas horas a minha bateria tinha sido completamente devorada.
    Acho que está na hora de o povo do Skype caprichar mais na versão pro iOS.

  • Carlos Henrique

    Acho que isso é sem solução, ou soluções paliativas para o caso. Levar uma bateria de carro, seria uma solução! Hehe

  • Jonas

    Depois da última atualização para o iOS 4.0.1 notei um consumo acelerado da bateria.

    Wi-fi desligado, Localização desligada, Brilho em 40% aprox., Bluetooth desligado… Sigo todas as recomendaçõe de economia….

    Existe alguma ferramenta para avaliar o consumo da bateria?
    Ou então poderíamos promover uma discussão aqui para cada um chegar as suas conclusões…
    Vou fazer uns testes e postar

    Abraço a todos

  • Ricardo Ramos

    Olá iLex.
    Na verdade o tempo standby no site oficial da Apple é de 300 horas e não 120 horas.
    E ainda assim o “standby” entendido pela Apple seria algo como modo avião. O tempo de 6 horas medido por você é compatível com internet em 3G divulgado no site.
    Você já teve curiosidade de ver o tráfego da rede do se iPhone em “standby”? É um byte ou outro o tempo inteiro, mas o suficiente pra manter a conexão ativa.

    • 300 horas para 100% da bateria. Regra de 3. 😉

    • Vinícius

      era o que eu iria dizer: o programa pode até não ficar completamente aberto no plano de fundo, mas a parte que permanece rodando é a parte que fica o tempo todo com a conexão 3G ativa… ou seja: não há muito o que fazer neste caso, só lamentar e torcer para que logo alguém invente uma bateria de longuíssima duração para nosso gadgets

  • Diego Mota

    Deixei o GPS TomTom em segundo plano e esqueci, nossa!!! A bateria foi pro saco, perdi até a hora no trabalho pois dependia do alarme para acordar!

  • Carlos

    Estranho, não notei nada demais. Uso o Skype ligado direto.

  • Lucas

    Tbm fiquei com problemas na bateria depois que atualizei meu 3GS do 3.2 pro 4.0.1.

    Acordo as 6 da manha, fico ouvindo música e na internet e twiter umas 2 horas e ao meio dia minha bateria já ta perto da metade.

    iLex, indica um site bom de reviews de apps do cyndia. Não conheço quase nada de lá.

  • Gabriel

    Como faz para ativar a função de segundo plano do Skype no 3GS? Eu abro ele, vou para outro app e ele fecha!
    devo ser mongol de não conseguir 😛

    • Diego Mota

      atualize seu iOS para o 4.0

      • GUSTAVO B

        Como faço pra ativar o multitasking???? atualisei meu 3gs com o IOS 4.0.1 e toda vez que alterno pra outro aplicativo (botão home 2x e seleciono outro aplicativo) e volto para o aplicativo que “teria deixado aberto” ele reinicia o aplicativo como se tivesse sido aberto pela primeira vez… existe algum comando ou função ou aplicativo ou sei lá o quê pra ativar o multitarefa???? valeu

      • GUSTAVO B

        Ilex
        Como faço pra ativar o multitarefa???? atualisei meu 3gs com o IOS 4.0.1 e toda vez que alterno pra outro aplicativo (botão home 2x e seleciono outro aplicativo) e volto para o aplicativo que “teria deixado aberto” ele reinicia o aplicativo como se tivesse sido aberto pela primeira vez… existe algum comando ou função ou aplicativo ou sei lá o quê pra ativar o multitarefa???? (desculpe minha ignorância: mas quanto eu tinha o backgrounder era muito fácil) … mais 2 perguntas: o sbsettings e o hactivator podem ser instalados sem problemas, certo??? Obrigado e deixo registrado congratulações pelo excelente trabalho realizado neste blog.

  • Jorge Viani

    Outro aplicativo que bebe bateria quando em segundo plano é o Endomondo, para pedaladas e corridas.

  • iDmilson

    Será q o Fring tem esse problema de consumo?

  • André

    Fiquei mais tranquilo depois que li a matéria, mas ainda estou muito preocupado com a minha bateria, está durando apenas um dia! Carreguei o aparelho ontem a noite, tirando-o da tomada por volta das 22h, quando foi hj de manhã, sem ter nem tocado nele durante a noite, ele já tinha perdido 25% da carga, restando apenas 75%.
    Quanto tempo dura a bateria de vcs (iPhone 4)?

  • Wagner Sales

    Tenho o mesmo problema do gabriel
    já tentei fazer de tudo, mas se eu abrir o skype e apertar na tecla home o programa fecha, fica lá no multitask tudo bunitinho, porém o meu usuário do skype fica off, quando entro no skype de novo e faz o barulhinho de conectar!

    3gs com iOS 4
    se alguem souber como solucionar

  • Caio Lemos

    O fring gasta tanto quanto o Skype?

    E não, ainda não tem video no Skype… :/

  • Chilá

    Muito bom o artigo…

    Só corrige o “multitarking”…

  • “o Skype traz agora o multitarking”
    Pequeno erro iLex!

  • Alguma coisa tem de errado nisso.
    Pelo que o jobs falou a api de voip era só para quando saírmos do aplicativo com uma chamada em curso e aviso para atender as chamadas recebidas era o bom e velho push!
    E pelo que vejo aqui no meu nenhum outro aplicativo que usa o push mudou o consumo da bateria!
    Será que tem api privada só para os amigos?

  • Logo quando saiu, eu resolvi fazer o teste da bateria no skype rodando no fundo… nunca mais.

    Eu tenho um iPhone 3GS de 32Gb, e a bateria foi de 98% pra 17% em algumas horas.. (cerca de 6-7h)

  • edivaldo

    Parabens pelo post e principalmente pela figura do skype sugando bateria, tá hilário.

  • Jairo Paiva

    Olá Ilex ou amigos ! Tenho o iphone 4 32g Com jaibreak, e estou tendo problema Com o face time, pois estou usando o Micro Chip da Claro, e não estou conseguindo usar o face time, alguem pode me ajudar ou esta Com o mesmo problema? Ja liguei na Claro e nada foi feito! Agradeço a quem poder ajudar!

  • celso

    Respondeu meu drama dos últimos dias!!!!

  • celso

    Muito Bom, sabe que eu penei esses dias com esse assunto de bateria!

  • zigfrid

    resumindo, se quiser usar skype compre akelas capas q vem com bateria

  • Madmediphone

    Já tinha notado , assim só o deixo ativo nos horários que meus contatos estão no computador. Estou pensando em adquirir um carregador para o carro , vai ajudar na bateria.

  • Sergio

    Meu 3Gs sofreu um consumo de bateria exagerado com o skype ativo, para meu uso em media sem o Skype a bateria de um dia para outro sofre um desgaste de 40 a 50% em uso normal, com o skype em 4 ou 5 horas ela ficou com 18%…..

  • Alexandre

    Vinha experimentando esse problema no meu iphone iLEx. Só consegui me livrar dele quando me vali de uma solução publicada neste blog, na qual se ensina liberar os programas rodados em segundo plano. Estranho é observar o fato de que quando utilizava o jailbreak para rodar um programa exatamente para rodar o Skype em segundo plano, o consumo do meu iphone era absolutamente normal e o skype ficava o tempo inteiro funcionando. Recebi várias ligações do exterior pelo skype e mensagens pelo fring(msn) com o telefone em standby. Certamente o Skype promoverá uma solução para isso. Parabéns iLex pelo blog. Leio diariamente desde que migrei para o mundo apple. Primeiro com o meu iphone3GS, hj com todo o restante…

  • Rapaz, eu tinha percebido uma diminuição significativa no consumo de bateria desde a instalação do iOS 4. Agora entendi o motivo principal.

  • Christian Tavares

    A Apple vai ter que melhorar esse sistema multitasking. Tem vários apps que usam muita bateria.

    Eu por via das dúvidas, sempre fecho a maioria deles.

  • Edguitarra

    Perguntei numa loja da Tim sobre o Iphone 4 e o atendente me falou que eles receberam um e-mail dizendo que ele vem em setembro mesmo, mas não sabe que dia.

  • Vitor Sá

    Nossa, não tinha essa idéia. Pensei q seria bem mais eficiente, tinha altas expectativas. Vou fazer o teste tbm, no 3GS.

  • Caique Diniz

    Eu uso Skype direto e já tinha percebido isso, ele devora a bateria! É muito ruim, porque me ajuda bastante em manter contato com algumas pessoas. Espero que eles consigam avaliar isso e fazer uma versão cada vez melhor 😀

  • zigfrid

    tá mas q mal eu pergunte, é só com o iphone q o skype está um ladrão de bateria?

    ou ainda, será q isso já não foi imposto pela apple pra se ter uma desvantagem no mesmo

  • Daniel

    Uso o skype direto e não percebi um consumo exagerado de bateria. Pra mim está normal. Contudo, farei mais testes.

  • marcos jp

    Bom eu nao uso o Skype mas usava o nimbus e acho que ele consome muita bateria tb, mas apesar que dp que fiz a atualizaçao 4.01 ele ficou mais bebedor de bateria rsrs . Mas acredito que na oseja so skype que consome muitas bateria nao a outros tb que tem o mesmo problema !!

  • E eu ainda nao consegui usar o SKype no Segundo plano x( nem com o Mobile Substrate

  • Paulo

    Putz, está consumindo MUITA bateria… enquanto os desenvolvedores não ajustarem isso, fica inviável usar.

  • Kiko

    Quem tiver condições que faça como eu. Nokia E71 ou E72 com SIP nativo, não gasta nada de dados nem de consumo, e é um aparelho super fácil de carregar. O iPhone fica para telefonemas,navegar,ler e-mails, etc. O duro é sempre carregar os dois. Faço isso quando viajo.

  • Eduardo Ribeiro

    Nossa, não sei o de vcs, mas o meu skype não consome nada!!! iOS 4.0, tudo bonitinho, num 3GS… Sério, acho q o iPhone de vcs tá com problemas, pq eu só uso 3G, vivo em lugar com sinal ruim da TIM e é assim que funciona: Todo dia saio de casa 8 hrs com bateria carregada no talo. Ligo bluetooth pra ouvir músicas no fone e vivo com 3g e twitter… dá pra considerar que até as 8 da noite eu ouço 2hrs de música por bluetooth e vejo twitter umas 6 vezes. Antes do skype tava com 30-40% de bateria no final do dia, agora com skype, e recebendo 1, 2 ligações no máx (ainda não me ligam mto né!) eu fico com 20-30%…
    Pra mim os números são excelentes! Navego altas vezes durante o dia e não tenho do que reclamar…

  • Ricardo Tuka

    Estava tão empolgado com o SKYPE multitarefa e quando chegou e vi que a bateria acabava do nada no 3GS deixei de lado, não foram nem 3 dias de uso, uma pena. Mas eu já reparei que o NIMBUZZ não gasta a mesma bateria e estou usando ele.

  • Raphael

    Olha, não é só o iphone não, comprei um Nokia N900 há 2 meses e percebi algo muito parecido!! No meu caso o Skype/gralk/etc já são nativos no sistema, e qdo eu me conecto na internet automaticamente se conecta nas contas cadastradas… mas dae a bateria nao dura muito, principalmente no trabalho, onde o sinal é instável, o aparelho até esquenta =/

  • dilmar ribeiro

    Tb tenho um iPhone 3gs e fiquei super empolgado com o lançamento do Skype porém assim como todos os outros fiquei extremamente decepcionado com a duração da bateria…

  • Roberto

    Tenho o iPhone 3g com o 3.1.2 e jailbreak o Skype roda em background umas 12 horas.

  • Duka

    Então

    Alem disso essa nova versão Skype não adiantou fechar, minimizar e sei lá mais o que. Ele continuou bebendo a bateria feito louco. Realmente eu não sei porque. Não sei se ele fica funcionando obscuramente no iPhone. So sei que isso parou somente quando eu apaguei completamente o programa.
    Assim como eu ja tive problemas com o programinha na Nike +GPS para monitoramento de corridas. Fechava,minimizava etc e nada, so mesmo apagando o programa.
    Enfim. Esses programinhas de Voip, GPS etc tem que prestar atenção pois devem funcionar obscuramente no aparelho fazendo o consumo de bateria ir num piscar de olhos

  • Lukas

    Isso è mesmo.
    O skype gasta bastante bateria,mas aquele monte de inutilidade dele tambem,

  • Lukaas!!

    “iLeca” eu ri,kkkkk

    o skype,è pesado e cheio de inutilidade.. vc aperta o botão home achando que o app tinha se fechado e ele fica aberto,aconteceu comigo quando peguei meu iphone pela primeira vez,kkk.

  • Rsrsrsrsrsrsrsrs iLeca foi boa.
    Valeu pela dica.