2010ARQUIVO

Rumor provável: lançamento do novo iPhone no dia 18 de junho

Vale ressaltar a palavra RUMOR do título, que significa vozes de corredor do que pode ou não acontecer. Este artigo não tem fundo jornalístico, apenas suposições pessoais. Mas como a data é bem provável e segue uma certa lógica, acho que vale a pena debatermos um pouco sobre ele.

Internamente fizemos uma espécie de aposta entre a equipe, onde eu chutei algumas datas prováveis de lançamento do iPhone OS 4 e do novo celular da Apple, perguntas que muitos nos fazem diariamente. Não é baseada em nenhuma informação concreta (como tivemos no ano passado em primeira mão mundial), mas apenas fruto de matemática e lógica histórica, o que na verdade não quer dizer muita coisa em se tratando de Apple.

A coincidência que me levou a escrever este artigo foi o fato do conceituado Boy Genius Report ter acabado de postar uma conclusão muito semelhante à nossa, também sem apresentar muitos dados concretos.

Vamos aos chutes:

O iPhone OS 4 será liberado ao público no dia 7?

Quase certo que não. Normalmente a Apple precisa, antes de tornar o sistema público, de liberar uma versão Gold Master (praticamente finalizada) a todos os desenvolvedores, para que eles possam enviar seus aplicativos para a App Store. Se a Apple liberasse o sistema final na segunda, a loja não teria nenhum aplicativo compatível com as novas funções, como multitasking. Ou seja, o lançamento público do iPhone OS 4 não deve acontecer antes de uma semana após a WWDC.

Se seguirmos a mesma lógica do ano passado, a Apple pode escolher uma quarta-feira para lançar o sistema final, ou seja, dia 16 de junho. Há quem tenha discordado de mim e dito dia 15, uma terça. Por que não?

Quando pode ser lançado o novo iPhone?

Seguindo sempre a mesma lógica, com base no que aconteceu no ano passado, a Apple pode lançar o novo aparelho poucos dias após liberar o OS 4. Como o dia mágico é sempre uma sexta-feira, nesse caso seria o dia 18 de junho.

Ela não poderia lançar o novo iPhone no mesmo dia do OS 4?

Alguns sites estão cogitando esta possibilidade, mas é pouco provável. Isso porque a Apple aprendeu bem a lição em 2008, quando seus terminais saíram do ar pela primeira vez na história no dia em que ela resolveu lançar ao mesmo tempo o iPhone 3G, o OS 2.0 e o MobileMe (leia mais em “O dia em que os servidores da Apple pararam“). Desde então ela tem evitado fazer lançamentos simultâneos.

 

Chutes e previsões, por enquanto é só isso que temos. Mas no momento que escrevo este artigo, faltam apenas 2 dias e 18h para sabermos a verdade. Quem aguenta esperar? :)

Botão Voltar ao topo