Curiosidades

[aperitivo OS 4] Calendário nativo de aniversários no iPhone e iPod touch

Uma das ausências mais sentidas desde a primeira versão do iPhone era a possibilidade de organizar listas de aniversários nativamente no Calendário do aparelho. A agenda de contatos sempre permitiu a inclusão da data de nascimento para cada pessoa, mas absurdamente não havia modo de interagir com os calendários. Pois isso muda com o novo iPhone OS 4.

O novo sistema virá já com uma categoria Aniversários embutida no Calendário, que pegará automaticamente as informações dos Contatos.

Inclusive ele contará com um campo de buscas, onde você poderá procurar pelo nome, a data de aniversário de alguém.

Para que tudo isso seja possível, é obrigatório que o contato possua esta informação (afinal, o sistema não é capaz de adivinhar as datas). Você pode adicioná-la manualmente, editando os contatos e adicionando o campo “Aniversário”.

Mas ainda há um defeito nisso tudo. Pelo menos até o beta 4 do OS, não é possível determinar que ele avise o usuário na data, o que seria muito útil para que não corramos o risco de esquecer alguma data importante. Espera-se que isso seja regularizado até a versão final.

A previsão é que o novo iPhone OS 4 seja anunciado na próxima segunda, dia 7, com lançamento público para breve (apenas para iPhones e iPods touch de 2ª e 3ª geração). Para conhecer outras novidades do novo sistema, não deixe de conferir nossos outros aperitivos OS 4.:)

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Muito bom! Não vejo a hora de por as mãos no OS4

    • Kleyson Klesller

      São tantas novidades neste OS 4.0 que eu ja to doido pra ver ele rodando no meu iPhone 🙂

  • Maurício™

    O mais importante era o aviso, e ele ainda não foi implementado.

    Apple #fail

  • Wellington

    Resolvi isto com o App iHappyDays

  • Hoje utilizo o app iHappyDays.
    Ele pega todas as datas de aniversários nos contatos e informa. Acho que tem até uma versão com push.
    Se tiver a versão nativa no iPhone será muito melhor! 😀
    Espero que possamos programar alertas.
    Hoje meus alertas estão todos na agenda.

  • Vinicio Marzano

    Eu queria mesmo e que o calendário pudesse mudar o inicio da semana para Domingo, me acostumei assim e tive que comprar o pocket informant só por causa disso. No iCal no Mac há esta opção. Já no iPhone não.

  • Renato

    Eu sincronizo os contatos com o Google, lá ativei uma agenda de Aniversários, e adicionei esse calendário também na sincronização do iPhone… Pronto! Os contatos que tem aniversários cadastrados automaticamente são mostrados na agenda do iPhone, Mac e Google.

  • leonardo lence

    eu adoro o meu iphone mas isso ja existia no meu treo 650.

    nao da para entender como demorou para chegar no aparelho da apple.

  • Dino

    Também já uso no Google Calendar com sincronização com iPhone… acho melhor assim pelo fato de ter um cadastro único e poder acompanhar por um widget nos vários PCs que uso, todos com windows 7 (em casa, no trabalho e no netbook)….
    De qualquer maneira não deixa de ser um recusro interessante que irá ser bastante usado com certeza absoluta…
    A que eu mais gostei foi o agrupamento de emails… acho que com isso devo parar de usar o site do google online no iPhone..

  • Cléber Oliveira

    Ah se pudesse sincronizar contatos com a conta do Google….
    Isso sim seria bom!

  • IPC

    Uai…
    Mas esse calendário de aniversários já existe no sistema atual, não?
    Aqui, pelo menos (3.1.3), há um calendário de aniversários, sincronizado com a agenda de contatos. Mas o curioso é que se acrescento uma data de aniversario no app contatos, ela só aparece na agenda do iPhone depois que faço a sincronização com o iTunes. No mais, é igualzinho ao
    apresentado no artigo, inclusive o fail de não avisar… 🙂

    • Você tem MobileMe, né?

  • Winderson

    Eu não ia comentar nada, mas é exatamente a data do meu aniversário… aniversário não… nascimento!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • iRickMafra

    @Leonardo lence

    vai vir como uma coisa fantástica! Como foi com MMS, e acho que poucos usa MMS com frequência. Mas aviso é fundamental…

    Aproveitando o post alguém sabe como faço para que um aviso do calendário toque de verdade como um Alarme, pq aparece só como um Push com um toque baixo e tosco, e acabo não vendo ou ouvindo os avisos a não ser que esteja mechendo no iPhone, aí tenho que colocar no alarme os mais importantes…

  • Tenho uma pergunta que não tem à ver com o post, mas é sobre o OS 4 e acho que é importante: o botão de ligar o bluetooth ainda está no mesmo lugar, dentro de Settings/General/Bluetooth?

    Seria legal se eles o colocassem logo na primeira tela de configuração, porque é um saco ter que entrar em 3 telas para ficar ligando e desligando o bluetooth toda hora para economizar bateria.

    Valeu!

  • Charles Lins

    Coisas simples parecem muito complicadas para a Apple.
    A melhor forma que tenho no meu é pegar os aniversarios direto do orkut para minha agenda Google, quem não tem um orkut no Brasil?
    Integração é a chave do sucesso.

    • Felipe

      Como que pega os aniversarios do Orkut e joga para a Agenda no iPhone de forma automatica? To tentando descobrir isso!?

      Valeu

  • Érico

    Se na versão final não houver aviso, será totalmente inútil este calendário. Outra coisa importante: pelo que percebi, os aniversários são eventos marcados para o dia inteiro e isso é péssimo, pois se a gente marcar para avisar na hora ele tocará meia-noite… E isso é só um dos problemas.

  • Érico

    @ iLex, meio off… É o seguinte, no player ipod quando há pelo menos dois álbuns com o mesmo nome (ex. ‘the best of’) o sistema não entende que são dois artistas ou mais e sempre acaba misturando a lista de músicas (sempre ocorre quando usado na horizontal). Isso é normal? Se sim, ainda ocorre no os4? Abss

  • Lucas

    Minha pergunta pode ser meio besta, mas esse OS 4 vai poder ser baixado em quem tem o OS antigo no iPhone? E pelo iTunes?

  • Marcio

    Muito bom isso!!!

    Mas da pra inserir um aniversario no calendario de uma pessoa que não esteja nos seus contatos???

    abs valeu!

  • Felipe

    só pra marcar a caixa de aviso

  • Gostaria de saber se não há uma saída para inclusão de data aniversário diretamente no calendário, sem ter que adicionar aos contato??

    • Léo

      Não tem. Escrevo o nome do aniversariante em maiúsculas; marco o dia inteiro; e ligo dois alertas. Só não aparece o presentinho. Seria super simples para os desenvolvedores. Faltou a idéia?