iPadNotícias

Apple confirma problemas de recepção no Wi-Fi de alguns iPads

Desde domingo, vários usuários reclamaram nos fóruns de discussão da Apple sobre problemas com a recepção Wi-Fi do iPad. Segundo alguns, a larga superfície em alumínio bloqueia o sinal wireless.

A Apple, assim como fez com os últimos iMacs, colocou a antena Wi-Fi do tablet atrás do logo de plástico da Maçã, para que a conexão não fosse bloqueada pelo metal.

Segundo a teoria de alguns, ao contrário do que acontece com o computador, o iPad geralmente é apoiado em alguma superfície, bloqueando assim as ondas.

Mas esta teoria é recusada por outros usuários, que não encontraram ainda nenhuma instabilidade de rede.

Para tentar ajudar a quem tem esse tipo de problema, a Apple criou uma página de suporte explicando como melhorar a recepção em iPads. Mas ela não assume que seja um problema de design. As dicas que solução são referentes à configuração do router e à distância do aparelho.

Pessoalmente acho muito difícil que um erro básico de design como este tivesse passado pelo rigorosos testes que a Apple executa durante meses. É preciso ver, antes de alardear como um problema do aparelho, se não se trata de casos isolados, pois não são todos que reclamam do problema.

Mas caso seja mesmo confirmado, a Apple está em apuros.

viafoto

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • O sinal não atravessa a borda de vidro na parte da frente?

  • axo que isso é gnt que apoia o ipad la na casa da namorada e quer que pegue o wifi que ta na casa dele a 10 km
    huehuehe
    ipad nao vou comprar nao
    vou esperar o iphone 4g o iphone 3gss
    algo assim

  • ricardo

    nao estou tendo nenhum problema com o meu mesmo com o case original.
    Abs

    • Oh, você tem um iPad? Te odeio.

      Meu só chega no sabado de manhã, se a chuva parar… :(((((((((

      • Marcelo Baltar

        Odeio vocês dois… 🙂

        • Binho

          legal, lucky you guys!!! O meu só em junho =T

  • João Paulo Costa

    Tem um tópico de 16 páginas nos fóruns da Apple sobre isso… Do mesmo jeito que houve um com mais de 20 sobre os problemas de bateria no iPhone 3GS com 3.1. Duvido que seja um problema tão isolado assim.

  • Alex iPilot

    Então com a capa de proteção, vendida como acessório, vai pior ainda mais???

  • GRM177

    O problema é que o controle de qualidade da Apple é baseado na pressa de vender produtos sem testes suficientes, alimentam boatos, lucram com isso, mas deixam que os consumidores sejam seus beta testers (pagando por isso) ao invés deles mesmos testarem o suficiente.

    Troquei 8 iPhones 3G e 2 iPhones 3GS por coisas absurdas que nunca vi em outro produto de linha industrial, de telas desalinhadas até botões de silêncio tortos ou bateria não carregando 100%, nessas trocas notava curiosidades como detalhes diferentes de acabamento entre o mesmo produto, por exemplo, alguns com ponto laranja, outros vermelho e outros amarelo no botão de silêncio.

    E o meu 3G S atual que preferi não trocar de novo por estar funcionando bem veio com alguns riscos de fábrica no cromado, nada significativo mas incomum em outras coisas que possuo.

    Por exemplo, jamais vi essa diferença entre diversas câmeras Panasonic e Nikon que uso e ia fazendo upgrades, qualidade de acabamento sempre impecável, por isso não me parece normal o que notei e não me surpreende.

    Carro é que costuma vir com diferenças notáveis de acabamento por ter linhas de produção que em dados momentos operam acima da capacidade, ocorre que isso compromete o produto e a própria marca (vide o drama da Toyota, que da fama de automóveis impecáveis chegou ao ponto de 5 em 10 americanos afirmarem que não os comprariam).

    • Marcus

      kra, tu eh azarado mesmo…..
      Eu tenho um iPhone 3G, ateh agora nao tive nenhum problema com ele…
      E pelo que me parece, esta tudo perfeitamente alinhado e no lugar….
      Ele veio impecavel, quando comprei, hoje tem alguns riscos, mas nada de muito aparente.
      Nao me arrependo nem um pouco de ter adquirido ele, muito pelo contrario, nao existe nenhum aparelho celular no mercado, que eu substituiria pelo meu iPhone, a nao ser que fosse um 3GS (e futuramente o G4 ou 4G ou seja lah como for o nome dele)

      Quanto ao iPad, eu compraria um, se pudesse ir lah pros EUA buscar.. Provavelmente nao comprarei no Brasil, pois acho que vai vir por um preço absurdo, mas pelo preço americano eu compraria sim……

      Mas acho que eu prefiro aguardar 1 ano, e comprar uma provavel nova versao, que provavelmente seria corrigido a maioria dos possiveis erros que apareceram e ainda podem aparecer. Apesar que eu tambem nao acho muito provavel que uma falha de design esteja causando esse problema com o WiFi, acho que deve ser alguma outra coisa.

      • Juliano

        (2) XD

    • Frederico Carvalho

      Amigo,

      Vc realmente percebe um monte de coisas que ninguém mais percebe. Se o produto da Apple não é bom porque vc ainda não mudou de marca???. Vc já teve seus quinze comentários de fama

    • GRM177, não culpe a Apple pela política das operadoras brasileiras de revenderem os aparelhos que são devolvidos pelos clientes. Culpe pela falta de uma assistência técnica séria para o iPhone em nosso país, mas não de não se preocupar com a qualidade nos EUA… 😉

    • Paulo Eduardo de Souza

      Nesse mesmo fórum de discussões da Apple, os iPhones 3G e 3GS tem um threat com mais de 400 mil visitas com relação ao mesmo problema de Wi-Fi muitos ocorridos após atualizarem para o firmware 3.1.3, como é o meu caso.

      A Apple simplesmente ignora esse fato e boa parte da imprensa só tem olhos agora para o iPad… esse tópico do fórum conta com mais de 1000 posts e não para de crescer…. será que a Apple nunca reconhecerá que vive um problema de driver buggado?

  • JanjaBoy

    Imagino quem tem um amigo que estar nos EUA e vai comprar um….. ….deve dar um medo.

    • GRM177

      O que eu acho inaceitável (embora eu deva ser exceção, pois parece que o consumidor médio não liga tanto) é que ainda que fosse comprado aqui, como no caso que mencionei acima, pagar R$ 1500 num produto não é barato, e ter que ficar buscando troca… e é regra, isso sempre acontece com a Apple (creio que com notebooks não tanto, mas não são poucos relatos de problemas de iPhones nos fóruns), parece que o produto é feito em linha artesanal, cada um é exclusivo com variações de peças e acabamento, e isso em 2010.

      • GRM177 tu anda falando besteira, isso ai não tem a cara da apple não. Artesanal a apple? acho melhor tu dar uma pesquisada no índice de satisfação dos usuários apple.

      • Nossa, to de cara com os comentários desse cara. Inacreditavel.
        Ou ele comprou um iPhone falsificado e está com essa impressão ou é um nokiamaniaco.

        • GRM177

          Primeiro, cogitar iPhone falsificado, nem mereceria comentários, mas esclareço foram todos adquiridos em lojas Vivo e trocas realizadas sem discussão (10 no total). Segundo, tem todo direito de não concordar com uma opinião, mas não questionar um relato de outro usuário tomando por mentiroso alguém que sequer conhece. Terceiro, a Apple (ao menos nas unidades que vem para o Brasil, mas pelos relatos do iPad parece não fazer muita diferença nos U.S. também) não tem um controle de qualidade primoroso, qualquer pessoa mais observadora percebe (mais de cinco amigos já comentaram o mesmo, os botões de silencioso vivem dando problemas, só a exemplo), talvez pela grande quantidade que precisou produzir, não esperava tanto sucesso dos produtos, mas antes de ser desculpa, é um agravo para quem paga mais de U$ 500 num produto dessa natureza.

          • GRM177

            E a propósito, “desse cara”, que me recorde não lhe dei intimidade, que por sinal só leva a mal entendidos e filhos, quem sabe se você tiver uma irmã a segunda hipótese possa ser viável.

            • Janja Boy

              GRM177, sou seu fã!!

              Concordo com o que você diz.
              Tenho um sobrinho que foi estudar nos EUA e terminou ficando lá, casou, virou cidadão americano e trabalha na área de tecnologia.
              Batendo um papo com ele (via Skype que é mais barato) e falando sobre produtos Apple como iPod e iPhone, ele falou que tem tanto problema que a troca não é NUNCA questionada. Segundo ele que é especialista da área, falou que esse tipo de produto que era para ter um retorno por problema na faixa de 3% ou 4% e que pelo número de venda chaga a 25%!!! Se isso não é muito, eu não sei o que é.

              Também falou que a ordem na Apple é vender e depois troca se der problema.
              Quem não lembra que a HP fabricou iPod para alimentar o mercado?
              Quem não lembra que o primeiro iPod de 160GB deu pau no HD? Isso só em quase TODAS as unidade. Eu, fui um dos felizardos que comprei nos EUA um iPod de 160GB que parou de funcionar.

              Então se a ordem para o iPad, também é vender, vai ser e ter problema. Melhor esperar a segunda geração como TODOS os produtos Apple. Sou usuário da marca desde 1986 e sei que NADA da primeira geração funciona como deveria. iPhone comprei o 3G e agora o 3GS. Tenho um amigo que trabalha SÓ com Apple e usa um Nokia N95, me falou que quando o iPhone chegar na quarta ou quinta geração irá trocar. Deve saber o que fala já que paga as contas trabalhando com Apple.

            • Ricman1103

              Kra, que isso, calma aí na parada! Agnt tah num blog, ninguém aqui precisa ficar chamando os outros de vossa excelência não! E quanto as suas trocas, acho meio absurdo, pq os meus botões pelo menos mexem normalmente com o uso, nunca ficam retinhos. E tbm não precisa ser tão igual assim, são minusculos milímetros (se isso) que mudam. iPhone não êh vinho, êh um celular.

            • Felipe Drumond

              GRM177, fico feliz de encontrar um cara mais azarado do que eu! O meu iPhone veio com um pequeno defeito, na categoria dos que vc falou. O acoplamento do bezel à carcaça está mal feito: de um lado, a carcaça está mais pra um lado que o bezel, e do outro, obviamente, acontece o contrário. Mas nada que comprometa. Pra falar a verdade, só me lembrei disso após ler seu comentário.
              Outro detalhe que me chamou a atenção é que um dos parafusos que fica ao lado da conexão usb parece que jamais poderá ser desapertado, porque ele está um pouco atrás da carcaça. A impressão é que será preciso comer um pouco a carcaça com uma broca pra tirar o parafuso, em caso de manutenção. Espero nunca precisar.

          • A questão não é essa, só que me parece extremamente improvável que uma pessoa precise trocar DEZ vezes um mesmo periférico que possui o maior indice de satisfação dos usuários, e quanto a relatos só pessoas próximas a mim, como familiares e amigos intimos, foram comprados cerca de 13 iPhones entre 3G e 3GS, e nunca, jamais, em hipótese nenhuma, houve qualquer reclamação ou troca. E inclusive todos são identicos, o que acontece direto de eu, meu irmão, minha prima e minha cunhada, vivermos trocando de celular, tendo que sempre verificar qual é a tela de incio.
            E outra, aqui não há nenhum artigo cientifico, se quer ser tratado como se fosse autoridade maxima, vá expor sua opinião em uma palestra, e não em um blog, até mesmo porque ninguém aqui pira de ser chamado de cara ou de garota, já que para a maioria isso não é nada degradante.

            • GRM177

              Não se faça de ingênuo, não me ofendi com o termo ‘cara’, tanto que eu mesmo usei para me referir a outro usuário, é óbvio, mas é aquilo, para bom entendedor meia palavra é bost*, então desenho: dizer que falei besteira se referindo a ‘esse cara’, só faltou dizer ‘esse idiota’, é evidente que além de desrespeitoso, e o fato de estar num blog para mim não elimina o respeito, ao contrário, é mais importante por ser regra de convivência, e ainda por cima me tirar para mentiroso, ocorre sim, e isso aí vai de cada um, sou extremamente exigente, é possível que o que eu tenha feito trocarem tenha sido vendido para outro que nem reclamou, mas não acho aceitável que um produto na faixa de R$ 1500 tenha defeitos, por mínimos que sejam. E por fim, e daí que a satisfação é alta, o veículo que uso é o que tem a melhor satisfação dos brasileiros (92% na última vez que chequei, o segundo colocado não chegava a 80%) e ainda assim há usuários insatisfeitos com ele. De mesma forma seja mais exigente quanto a argumentação se pretende polemizar mera opinião de terceiro, pois falando em carro o Stilo tem um alto indice de satisfação e a Fiat nega os problemas veiculados na mídia, ainda assim temos moral para chamar de mentiroso um usuário que diz que a roda caiu? Antes o nível aqui fosse de palestras, alguns tentam, mas na democracia da Internet é impossível, mas ao menos respeite a opinião alheia para que a sua seja respeitada.

      • Djefferson Ramos

        Cara eu já estou no meu 4º iPhone ( 2G, dois 3G e o 3GS atual), fora os 3 que são das minhas filha e esposa. Nenhum deles nunca deu problema. Apenas o do meu irmão que perdeu a sensibilidade ao toque mas foi trocado por um novo sem nenhum problema.

        Tenho 1 iMac 20″, 3 MacBooks 13″, TimeCapsule, AppleTV, Airport Express, e nenhum deles nunca deu nenhum tipo de problema, enquanto um único Notebook HP que tenho só vive dando pau.

        Como qualquer outro produto do mundo, os da Apple também são passíveis de ter defeitos, porém muitas pessoas acham que por ser Apple não pode dar problema, e quando acontece alguma falha, querem super valorizar o fato dizendo que a Apple não é mais a mesma.

  • Ceceu Veron

    O sinal do wi-f, pelo menos do iPod Touch sempre foi uma PORCARIA 🙁 Tipo , comparado ao meu notebook no caso … Obvio que sei que isso tem influencia pelo tamanho do componente interno do wi-fi do iPod muito menor q nos notebooks … Mas isso me incomoda de vez em quando … As vezes o mesmo pode estar aocntecendo com o iPad … 😉

    • GRM177

      Na verdade está mais relacionado com o consumo de bateria, quando saiu o OS 3.1, por exemplo, a recepção piorou demais e a bateria melhorou, o idiota é que a Apple é controladora até nisso, isso deveria ser opção do usário, recepção mais forte/maior consumo x recepção mais fraca/menor consumo.

      • Ricman1103

        Se fosse isso, aconteceria em todos os ipads. E não êh oq tah acontecendo…

        • GRM177

          Amigo, o comentário era em relação ao iPhone/iPod… o problema do iPad não é sinal fraco, e sim instabilidade.

        • GRM177

          Ricman, do comentário acima em relação ao outro usuário, o problema não é a palavra cara em si, ou vossa excelência, e sim o tom desrespeitoso, sair chamando de besteira comentário de quem nem se conhece, foi por isso a reação, e isso ficou bem claro.

          • ricman1103

            tah velho, de boa. mas relaxa, se alguem te chamar de feio tu nao vai morrer nao. ele soh deu a opniao dele, e nem foi taaao desrespeitosa assim.

  • Vitor Yuri Tomoi

    Só vou comprar a 2ª geração do iPad

  • Rafael

    Nossa.
    nunca imaginei que isso ia acontecer com a apple.

  • Alexandre Telles

    eu como sou rico… só vou comprar o iPad 3G (3ª geração) daki uns anos… como o meu iPod Touch XD

  • André M.

    Não vai aparecer ninguém pra dizer “it’s not a bug, it’s a feature!”? kkkkkkk

    • Janja Boy

      CLARO!!!! Bug é só da Microsoft!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! 😛

  • Design do inglês é igual a Projeto, por que usa a palavra em inglês num artigo em português. E o correto seria dizer um erro de projeto como esses… Melhor comprar as versões revisadas.

    • Pedro

      Acho fantástico quando esses tarados pela gramática resolvem atormentar um blogueiro por ter usado um termo importado de outra lingua em um texto próprio. Rapaz, garanto que vc tem coisa muito mais importante para se preocupar 🙂

    • @Chipaz: Sorry… What?

  • Canastra

    A primeira versão do produto vem sempre cheio de problemas. A melhor coisa é esperar uma segunda versão, assim como aconteceu com o iPhone. Nunca é aconselhável a comprar um lançamento da Apple. Se lembra da época que a Apple abaixou o preço do iPhone em 100 dólares em pouco tempo ?

    • Não conheço nenhum problema no iPhone Classic.

  • @GRM1777 Caro colega, como Engenheiro de Produção posso dizer que existem várias técnicas de quality assurance e várias sistemáticas usadas por grandes empresas com a Apple, conhecida como Six Sigma, ou seja o processo produtivo atende a uma curva normal e tem 3 desvios (six = 3 para cada lado da curva) padrão dentro da curva, isso significa que 99.98% do processo deles é garantido que os produtos sejam iguais e certificados para isso. Então, se existem e existem mesmo algumas peças iPhones, Mac, iPads que tem algum defeito ou má qualidade de fabricação como vc mesmo relatou, tenha certeza disso que esse número vc e mais 5 amigo e mais “n” pessoas que tenham tido problemas similares, não são representativos no montante total que Apple anunciou de mais de 30.000.000 (milhões) de iPhones. Significaria dizer que 6000 iPhones poderão estar fora da curva de garantia de qualidade. E Acredito para ter um processo sixsigma não é fácil, existem inúmeras coisas que se pode fazer na sua linha de produção para garantir essa padronização do produto final.

    Não estou dizendo que Apple é perfeita, mas falar que a linha de produção que consegue ter uma logística sinistra para fazer lançamentos anuais e mundiais sincronizados (em alguns casos) e com schedule praticamente sempre atendido conforme informado, é uma linha artesanal é minimamente irresponsável.

    Imaginem ter um linha de produção que não sabe se vai vender 100.000 ou 300.000 em um dia, não é fácil não. Acho que a Apple está de parabéns.

    P.s Meu segundo iPhone um 3Gs, deu tela escura (sem retroiluminação) com 3 meses de uso, troquei pelo tele-atendimento da Vivo (nota 10) por um novo em 3 dias. Talvez o meu tenha sido um dos 6000 que estariam fora da curva acima descrita.

    • GRM177

      É possível, Chipaz, o estranho é acontecer a ponto de um cliente notar, veja bem, eu nem reclamava dos defeitos, mas das diferenças de acabamento, isso na minha experiência só notei com carros (que vem um com espaço entre botões, outro melhor acabado etc.)… e cara, é estranho, pq muitos falam aqui e ninguém sabe o grau de sanidade ou loucura do próximo, mas te digo, sou observador ao máximo e exigente, notei muitas diferentes entre iPhones que não noto entre câmeras fotograficas, por exemplo… um atendente da Vivo me disse certa vez que nenhum produto é igual ao outro, eu não posso concordar com isso, o que pode acontecer é basicamente o seguinte: ou o problema é o Brasil, ou o problema (alguns já levantaram isso no passado aqui no Blog do iPhone mesmo) é que a Apple contrata fábricas para fornecer peças e produtos, e devido a grande demanda não foi possível manter a mesma qualidade em cada produto como deveria ser, ocorre, como disse acima, não me parece que seja desculpa, antes não vender a se colocar na rua um produto imperfeito, especialmente pq isso risca a imagem.

    • Janja Boy

      @Chipaz.

      Amigo, como falei tenho um sobrinho que mora e trabalha nos EUA na área de tecnologia.
      Sei que parece história, mas, no tempo do “boom” dos iPod, ele me falou que retornava em média 25% dos iPod pifado!! E a palavra era VENDER e depois trocar. Na média a Apple é muito boa, verdade, mas, não podemos esquecer os novos iMac 27″ que chegam com as telas trincadas. Será problema de projeto, transporte ou “vista grossa” na triagem?

      • ricman1103

        estranho, minha prima tem um ipod de primeira geracao que funciona ateh hj. msm depois dos destratos que o coitado sofreu.

  • lupita

    mais e o problema de “muitos” iPhones que não encontram nenhuma rede wireless, inclusive o meu depois dessa atualização 3.1.2

    • Binho

      teu iPhone é jailbroken via blackra1n?

  • Christiano

    Acho que descobri porque meu antigo iPhone Original, aquele com a tampa trazeira de alumínio, era tão instável nas redes Wifi…

  • Valter

    ah se fosse um produto da microsoft..heheh
    o que? a apple? jamais…rs

  • Niegro

    Conheço vários problemas com produtos Apple, e como sou um dos poucos que trabalha e conserta esses produtos aqui na minha cidade, a demanda é grande, vivo lotado de serviços, de iPods e iPhones que são a maioria, a macs e imacs, com os mais variados defeitos, já presenciei cada uma só vendo. Mais é isso ai, como equipamento eletrônico não é perfeito, querer que a Apple seja exceção e demais, e que venha os iPads.

  • Gigiobat

    Tenho um iPhone Classic ele está perfeito.

  • @iLex no post diversas vezes vc falou de problemas de “Design” referindo-se a problemas de projeto. Design é a forma, acabamento, projeto refere-se a funcionalidade, usabilidade. Como o problema citado é um problema de projeto, posição, tamanho, recepção, então o correto era dizer problema de projeto. Achei q vc tinha confundido/esquecido de traduzir a paladra Design, que em português significa projeo.

    @all
    Concordo que com o BOOM das vendas as novas montadoras chinesas podem não estar com a garantia de qualidade de uma Fabrica montadora em Cupertino(se existir).

  • Carlos

    Segundo alguns sites Americanos, pelo tipo de solução proposta pela Apple, deve ser problema de software ( reconhecimento de roteadores em casos determinados).

    Voltando a questão da qualidade, estou no segundo iPhone. Embora esteja muito satisfeito não acho um primor de construção. Meu friso por exemplo tem um desnível . Nada que valha a pena ter o trabalho de trocar.

    Abs

    • CStrauch

      Esse seu comentário “bate em cima” de um problema que tenho aqui (que afeta meu 3GS, mas não só ele).
      A combinação entre meu AP Wi-Fi (chipset realtek) e um DHCP Microsoft (Win2003) faz com que, de tempos em tempos o iPhone (e alguns Vista) não consigam renovar IP e param de funcionar até que a bridge seja reiniciada. O problema não acontece com XP e Win7.
      Além disso, tem muito ‘doido’ querendo que Wi-Fi faça milagre. Acabo de adquirir um cartão Eye-Fi para minha camera e vi muitas reclamações de “upload lento”, “upload interrompido” etc.
      Tem gente que esquece que o alcance máximo TEORICO de 802.11b/g é 100mt em VISADA. E com todas as caracteristicas ótimas. O próprio cartão (nesse caso) informa 30mt em campo aberto…
      Será problema do cartão ou gente esperando que o Wi-Fi dentro da camera, cercado de metal e blindagem EMI ainda seja excelente a 300mt?
      Pode ser o mesmo com o iPad.

  • Robson

    Tenho um IPhone 3G que no 2 mês de uso deu problema no WIFI, já briguei com a VIVO, com as lojas Americanas e com a Apple e não consigo resolver o problemas.

    Já entrei com um processo no juizado especial e a resposta da Apple Brasil é que ela não produz o IPhone, que produz é a Apple USA e quem faz a importação são operadoras, tanto é asism que o aparelho bem bloqueado p/ operadora.

    Interessante que a resposta oficial da Vivo é que ela não fabrica o aparelho. Quem fabrica é a Apple.

    Gosto muito do IPhone e não trocaria por nenhum outro celular, mas me decepciona quando sou tratado desta forma.

    Pelo que já pesquisei em foruns não é um problema tão raro assim.

    Pretendia comprar um IPad, mas já estou ficando com trauma destes problemas.

  • (3.1.2)…Oi…vcs tem falado do problema da atualização do ultimo firmware do iphone com o Wi Fi. Também tenho enfrentado o mesmo problema. Alguém poderia me postar (por gentileza) o link da discussão aqui do blog…não estou conseguindo achar…Existe alguma maneira de contornar isso? O meu é originário oreradora Vivo e não está co Jail…Thanks…