Dicas

[dica] Demora ao realizar o backup do iPhone pode ser culpa do excesso de fotos no aparelho

Cada vez que o iPhone é sincronizado com o iTunes, o programa realiza um rápido backup (cópia de segurança) dos dados, como lista de últimas ligações, SMS e pontuação de jogos. Mas um tipo de dado que pode fazer um grande volume são as fotos tiradas com o aparelho, que também são gravadas no backup. Resultado: maior demora cada vez que se sincroniza o iPhone.

Para evitar que isso ocorra, uma dica simples dada pela própria Apple.

O problema não acontece com todas as fotos presentes no aparelho, apenas aquelas presentes no Rolo da Câmera. Ou seja, você pode continuar organizando álbuns em sua fototeca com imagens transferidas do computador, pois elas não farão parte do backup. O inconveniente acontece somente com as fotos do rolo, e quanto em maior número elas forem, mais tempo a sincronização demorará.

O que a Apple sugere em sua página de suporte, é importar regularmente tudo para o computador e depois sincronizar de volta, caso você faça questão que as imagens permaneçam no aparelho.

No Windows XP, a importação pode ser feita com o Assistente de scanner e câmera, enquanto que no Windows 7 a Galeria de fotos do Windows faz a importação das fotos. É importante selecionar sempre a opção “Excluir imagens do dispositivo após copiá-las”, para a dica funcionar.

No Mac, a importação das fotos pode ser feito com o aplicativo iPhoto.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • João Diego

    Tá aí uma coisa que eu não sabia…
    Tava prestando atenção na demora do backup ontem mesmo.

    Valew

  • Raul Brandão

    Odeio esse backup, deveria existir um opção do tipo: só fazer o backup a cada 5 sincronizações, por exemplo. Sempre aperto o “x” pra acabar o backup e continuar a sincronização.

    • Ednilson Rosa

      Outra razão da demora pode ser por causa da grande quantidade de dados de aplicativos instalados. Tenho um aplicativo daqueles que servem para esconder vídeos e fotos “particulares” e o backup demora bastante por causa dele.

      Uma dica, pra quem usa Windows, é desativar o backup do Iphone quando se quer fazer uma sincronização mais rápida utilizando uma ferramenta chamada “iPhone Backup Switch”, que liga e desliga a opção de backup do iTunes. Basta procurar pelo nome no Google ou dar uma olhada num destes links:

      http://microseconds.com/?page_id=6
      http://www.mundotouch.com.br/2010/01/26/backup-switch-bloqueie-o-backup-automatico-do-itunes/

      Tenho usado e funciona perfeitamente, sem efeitos colaterais…

      • Marcelo Guariza

        Ednilson,

        Qual é o aplicativo que você usa para esconder fotos e vídeos? preciso de um aplicativo desse, mas não conheco nenhum … conhece algum oficial? digo, eu não uso jailbreak, algum que possa ser baixado pelo própio app store ( não precisa ser free )

        Obrigado

        • Ednilson Rosa

          Marcelo,

          Tem várias opções na App Store. A que uso e recomendo é o Video Safe:

          http://itunes.apple.com/us/app/video-safe-no-1-for-video/id306066434?mt=8

          Apesar do nome, ele serve tanto para videos quanto para imagens, com transferência para o iPhone pelo WiFi, tanto por Web Browser quanto por FTP, e também via USB.

          Custa 3,99…

          Abraços!

        • Neto

          O GoodReader é perfeito

    • Ednilson Rosa

      Ah, em tempo, pra quem usa MAC, tem também outra opção chamada “Backup Disabler”:

      http://www.macupdate.com/info.php/id/28158

      Tanto na versão Windows como na MAC, é preciso tomar cuidado pra não se esquecer de re-habilitar o backup depois, pois a falta dele por muito tempo pode complicar a recuperação do IPhone em caso de algum problema…

      Abraços!!

  • Ed

    Ha ha. A explicação de 3 linhas pra usuários de PC, e de 1 linha pra usuários Mac é o retrato perfeito da diferença entre os sistemas.

    • Não não. Sem querer entrar na eterna discução Apple vs. Microsoft, não é válido seu comentário.
      No Mac, o iPhoto faz o trabalho meio que automaticamente, por ser da própra Apple. Ai temos uma ‘compatibilidade com o iPhone’.
      No Windows, como não há nenhum celular da Microsoft, não há nenhum programa compatível na própria Microsoft compatível com celulares, e muito menos com o iPhone. Porém, o Assistente de Scanner e Camera, e a Galeria de fotos dão conta do serviço.
      E além do mais, todo mundo sabe a função de um ctrl+c e ctrl+v. A simples explicação de como fazer a importação de fotos do iPhone NÃO retrata a diferença entre Macs e PCs.
      Pense um pouco mais antes de fazer um comentário, principalmente quando o mesmo não tem nada a ver com o assunto do post. 😉

    • omarbh

      É uma questão de ponto de vista (Vista?). Pois poderia ser assim:

      “No Mac, a importação das fotos pode ser feita com o aplicativo iPhoto. É importante selecionar sempre a opção “Excluir imagens do dispositivo após copiá-las”, para a dica funcionar.
      No XP, a importação é feita com o Assistente de scanner e câmera e no “7” com a Galeria de Fotos.”

      É sempre bom tomar cuidado do com Campo de Distorção da Realidade da Apple e do Jobs. Senão, ao invés de consumidores conscientes, tornamo-nos torcedores ou seguidores.

  • Qualquer app que amarmazene muito dados deixa o backup lento. Um exemplo é o meu Stanza que tem cerca de 400 títulos e faz o backup demorar bastante.

    Parabéns pelas matérias de qualidade. É o blog que mais confio. =)

  • Edu

    O único problema é que não dá pra apagar fotos sincrozadas!!

  • Bruno Ferreira-Rio

    legal!!!

  • João

    Demora no iPhone da minha irmã…
    :O

  • Gabriel Levcovitz

    O meu demora muito o backup… Mas é iPod touch, ou seja, meu rolo de câmera é praticamente vazio, só tem screenshots… Acho que demora pela quantidade de apps que eu tenho, sei lá… Alguém tem alguma dica? Valeu

  • Daniel

    O que eu não consigo é fazer sync minhas fotos do iPhoto com o iPhone, dá sempre um erro que o arquivo não existe.
    :/

  • Lucas Ramos

    Ah, eu sempre importo as fotos para o meu pc para evitar isso, porque demora muito a sincronização!

  • Eu só tenho 400 fotos!
    Acho q não é culpa delas pq quando só tinha 100 demorava mais, acho q depende do espaço sendo utilizado, antigamente tinha 9 sbs hoje só 5 ou 6, e esta mais rapido!

  • marcos jp

    ha!!!!! entao é por isso que meu iphone demorava a sencronizar….hehe , valeu pela dica

  • GRM177

    Eu praticamente não tenho fotos e acho bem lento.

  • Monica Lage

    Como importar fotos do ROLO DE CAMERA do IPHONE para o IPHOTO?
    Alguém sabe?

  • Raul Brandão

    Ednilson Rosa,

    quando o iTunes está sincronizando e aparece “Realizando Backup”, se você aperta o X bem rápido, só um clique simples, ele só cancela o backup e não a sincronização. Acho mais prático deste jeito, pois o usuário tem menos chances de esquecer de “ligar” o backup depois. O que eu queria era uma opção que funcionasse assim: sempre que você fosse sincronizar ele perguntasse se você queria ou não backup, pronto.

  • Mario

    Como faz para adicionar mais álbuns (além do rolo da camera), tipo a fototeca e wallpapers iPhone, como na foto?
    Obrigado.

  • Eu uso um comando via terminal q desativa permanentemente o backup do iPhone no Mac. Acho perfeito. Não preciso de backup pro smartphone. Sempre importo as fotos no iPhoto e faço sync das notas, via iTunes, pro mail.app. O mesmo vale para calendários do iCal, agenda de contatos c/ adressbook etc. Simples assim. No stress!

  • Reginaldo Pereira dos Santos

    Eu não sei se todos notaram, mas não é só o Backup que se tornou lento ultimamente, após a atualização para o firmware 3.1.3 a sincronização de aplicativos ficou muito, mas muito lenta, sem falar que agora é impossível escolher a sincronização individual, as vezes eu faço uma pequena alteração em uma determinada lista de música e quando vou sincroniza-lá sou obrigado a aguardar a atualização de todos os aplicativos, fotos e etc…
    Eu sei também porque pude comparar com o iPhone da minha esposa que esta com a versão do firmware 3.0.1 , e o pior que a apple não tem uma explicação para isso, nem na pagina de suporte, e muito menos me respondem um e-mail que encaminhei a ele, Ilex, como vc tem resolvido esse incoveniente?

  • O Picasa é uma excelente alternativa ás “Galerias” do Windows

  • Dunha de Oliveira Penka Negrao

    O meu i-phone esta com as imagens enormes e nao consigo mais faze-lo funcionar. O que aconteceu?
    Ele toca mas nao da para atender?!

  • Joao Marcelo

    Estou com o mesmo problema, so que no iPad, que nao tem camera. O que fazer?

  • Troquei de Pc e não consigo trazer DO IPHONE para este as musicas e fotos que sincronizava no outro pc
    como fazer? e se dá para fazer
    att
    flavio

  • Erika

    SOCORROOOOOOOO!!!!!!!! Fiz o backup do Iphone, depois atualizaei com o IOS 5 e agora quando eu peço para restaurar do backup ele vem e me DIZ QUE O BACKUP FALHOU!!!!!!!!!!!!! OMG!!!!!!!!!!!!!!
    O que eu faço, não vou apertar mais nenhum botão, estou sem telefone !!!! ;((

  • Alexander

    No meu iPhone apareceu” restam cerca de 25 horas”

  • Ramon Rocha

    eu fiz o backup e restaurei o meu iphone, até ai tudo ok, mas a sincronização de músicas tá demorando muito além do normal. sabe me dizer porque?