Notícias

Evidências sugerem que iPad poderá ter aplicativo nativo para edição de imagens

Como já expressei algumas vezes aqui, meu sonho de consumo é poder blogar (escrever os artigos aqui do Blog) direto no iPad, sem precisar ficar preso ao computador ou às limitações do meu netbook. No iPhone isso é impraticável, pelo fato de não ser possível editar imagens e depois enviá-las para o site (não tem como fazer upload de arquivos locais). Pode ser que isso mude no iPad.

O site 9to5Mac descobriu alguns arquivos no último beta do SDK que podem significar um sistema de edição de imagens (como Photoshop), com função de rotação, recorte e seleção.

Se a Apple realmente disponibilizar um aplicativo de edição de imagens, o iPad se tornaria realmente um grande instrumento portátil para designers e blogueiros. Mas minha esperança mesmo é que a Adobe desenvolva uma versão turbinada de seu aplicativo Photoshop para iPhone OS, com funções realmente interessantes. É sonhar demais? 🙂

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Acho que não é sonhar demais. Se a adobe já disponibilizou uma versão do Photoshop para o iphone, o próximo passo seria uma versão para o iPad. É só esperar 🙂

  • Savignon

    Ja temos o Photoshop CS para o iPhone. Simples, mas ja eh um começo =P

  • Vandder

    Questão apenas de tempo…

  • Realmente acho possível. Pela localização em que sem encontram essas imagens, seria na mesma clássica tela “Pan and Zoom”, quando se escolhe uma imagem (tanto da câmera quanto da biblioteca), que na verdade ja é um editor de imagens simples.
    Abração, iLex, o seu blog está ótimo!

  • Frederico

    Mas pelo potencial que o iPad tem, isso é certo que terá, assim como outras ferramentas bem interessantes.

    Não é necessário nem criar expectativas, pode contar que é certeza.

  • Bom, não vão implantar associação de aplicativos para anexos de e-mail? O que custa fazer o mesmo para o aplicativo de imagens? Botar um botão “Editar” que roda um dos aplicativos de edição?

    Soa como algo para o 4.0.

  • iLex, isso que você escreveu é o meu sonho e o sonho de todo designer ou artista de concept art:

    “Adobe desenvolva uma versão turbinada de seu aplicativo Photoshop para iPhone OS, com funções realmente interessantes. É sonhar demais?”

    Meus questionamentos são:

    1. A Apple não declarou nada sobre stylus ou caneta digitalizadora para essas criações, apesar daquelas patentes que demonstram “tato” do iPad para diversas ferramentas de toque.

    2. Como seria desenhar uma tela supertultramultitouch, como é o caso do iPad, sem que o encostar da mão não atrapalhe em algumas funções?

    Como desenvolvedor da área cara juro que eu não encontrei resposta para essas dúvidas, parece que todo mundo tá vendo o iPad como uma ótima ferramenta de navegação e esquecendo a real intensão de uma ferramenta chamada TABLET… Considere Wacons e Cintiqs.

    Em fim, somos dois que aguardamos uma ótima notícia como essa.

  • JulianoR

    acho dificil, sabe pq?
    o iPad tem forte potencial para se tornar o catalisador do HTML5 como padrão para os sites. isso implicaria na redução do uso do Flash, ou até mesmo sua morte.
    logo, pq diabos a adobe trabalharia em uma versão para iPad do photoshop, qnd isso poderia fazer dele MAIS UM motivo para o iPad ser um sucesso, e indireitamente, colaborar para o sucesso do HTML5?

  • O HTML5 faz uma parcela do que o Flash faz, e ambos mal. Alguém aqui já experimentou o SQL do HTML5? É a coisa mais bizarra do mundo (é assíncrono!), e o Flash foi feito para animações, o resto que ele faz, na minha humilde opinião, foi adicionado posteriormente e não muito bem.

    Nenhum deles vai substituir o outro, eu ainda acho que enquanto o iPhone/iPod Touch/iPad fizerem sucesso, a Apple nunca vai abrir mão dessas práticas superprotetoras.

    E o iPad vai abrir um novo ramo de aplicativos, certamente a Adobe vai se beneficiar disso. O CS5 já irá transformar os projetos de Flash em aplicativos nativos do iPhone, e isso é só o que eles divulgaram.

  • Lucas D. P.

    Não sei se já sabiam: pelo que o iLex disse, não é possivel fazer upload de arquivos diretamente no iPhone.
    Existe um app chamado Image Shack, que com ele é possivel fazer upload somente de imagens diretamente no iPhone.