Notícias

Próxima geração do iPhone poderá ser vendida já desbloqueada no Brasil

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) discute medidas mais severas que obriguem as operadoras brasileiras a desbloquearem todo e qualquer aparelho vendido por elas, coisa que, apesar de já ser norma, não é cumprida. Isso porque muitas filiais das operadoras se aproveitam de uma brecha na legislação para manter o aparelho bloqueado durante a duração da fidelidade, coisa que a agência quer evitar.

Se aprovadas, as regras obrigarão as teles a desbloquear gratuitamente os aparelhos quando assim pedir o consumidor, não influenciando em nada a duração do contrato de fidelidade assinado, nem a subvenção dos aparelhos adquiridos com um plano pós-pago.

O desbloqueio oficial já acontece atualmente com o iPhone em grande parte do país, onde as operadoras liberam o aparelho a pedido do cliente. Porém, em algumas regiões isso ainda é cobrado, como já nos relataram usuários da Claro, Vivo e TIM.

Coincidência ou não, a TIM anunciou esta semana que começará já em fevereiro a vender todos os seus celulares previamente desbloqueados. Porém, o iPhone ainda não vai entrar na brincadeira: de acordo com a operadora, o contrato com a Apple não permite isso.

Segundo algumas fontes do Blog, na revisão de contrato entre Apple e as operadoras brasileiras (que deve acontecer no lançamento do próximo modelo) é bem provável que todas solicitem que o aparelho já venha desbloqueado de fábrica, evitando que isso vire um argumento de marketing para a concorrência, como já faz atualmente a Oi.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • a vivo desbloqueia até o milestone.. mesmo com o contrato.

  • Já era hora, menos uma coisa pra me preocupar quando comprar o iPhone 4G (seja lá como venha a ser chamado!)

  • Absurdo a Claro, Vivo e Tim cobrarem para desbloquear o iPhone, o Brasileiro como é besta aceita isso
    Símbolo do iTouch ali na foto? shauahsuhaus

  • Thiago

    De q adianta pagar 2400,00 em um iPhone 3GS 32GB desbloqueado se posso pagar 1459,00 em um plano pós, pagando 71,00/mês (total 2.311,00 no final de 1 ano)? Além de pagar parcelado, tenho direito a ligações, sms, mms e dados. Junto pontos e ganho mais descontos em futuras aquisições.

    iPhone sem plano de dados não tem graça!

    • Tu não entendeu, o desbloqueio nada tem a ver com a subvenção da operadora…

      • Thiago

        Tá certo. Mas meus 2 iPhones foram desbloqueados no momento da compra, sem questionamentos. Qdo viajo uso outros chips nele sem problemas, inclusive no exterior.

      • Pois é, Thiago, em alguns lugares a operadora não cria nenhum problema em desbloquear (na maioria do país, felizmente). Mas muitos já reclamaram aqui que tiveram que pagar para o desbloqueio.

  • Breno Barros

    Que excelente notícia para fechar meu dia!

  • GRM177

    Poder comprar um chip pré-pago em outro estado em uma viagem internacional,… Poder colocar outro chip (eu tenho Vivo Pós e Tim Infinity Pré) em uma emergência onde o sinal da operadora principal esteja com problema ou sem cobertura,…

    A ideia é boa, mas já perdi a fé nesse país e suas agências, estão até agora sem fazer cumprir a questão do ponto gratuito da tv a cabo, o desrespeito é descarado e as pessoas não brigam, não reclamam, então as empresas descumprem mesmo.

    Embora eu seja contra o ponto gratuito (se significar mais de um), pois a conta aumentaria para quem tem menos (menos ricos) e ficaria mais barato para quem tem mais (mais ricos), sou a favor do desbloqueio, mas complicado nesse nosso país.

    • Eu ainda vou descobrir o porque dos teus comentários sempre ficam presos automaticamente na moderação. Você não está em nenhuma lista aqui e já procurei o que pode estar acontecendo, mas ainda não descobri. :/

      • GRM177

        Sem stress, esses dias eu achei que tinha falado algo inapropriado, mas notei que alguns tem trancado mesmo, o curioso é que não são todos também.

  • Victor

    Eu tenho dois iPhone 3G e 3GS e foram desbloqueados pela Vivo sem problema nenhum, no RJ, a Vivo apenas informa a Apple a solicitação de desbloqueio, e esta ocorre na sincronização do iTunes, quem controla o desbloqueio são os servidores da Apple e não a operadora.

  • Leo

    Eu já tive celular com a Claro, odeio essa peradora atualmente pq tudo pra mim eles dificultam.
    Meus 2 iPhones, o 3G e o 3GS foram comprados na Vivo e na mesma hora eu solicitei o desbloqueio na hora e eles na boa o fizeram.
    O processo foi muito menos burocrático do que na claro que eu tinha que ir dia de semana ao shopping das 14:00 às 18:00, horário que no caso estou trabalhando.
    Na minha experiência, a Vivo tá de parabéns.

  • Eu estou querendo desbloquear o meu iPhone que é da TIM, fui à um ponto de venda em minha cidade e a atendente me falou que só pode ser desbloqueado em loja própria da TIM e não há loja própria da TIM na minha cidade.
    Achei estranho, mas vou ter que ir a outra cidade pra desbloquear.
    Alguém poderia me dizer como é o processo? média de valor que costumam cobrar, tempo que leva, etc.

    • Leo

      David, não pague por uma coisa que é de graça mano. É tipo pagar o ar que você respira, sabe?
      As operadoras tem que desbloquear de graça, leva coisa de 5 min.
      Vc sai da loja com o iPhone ainda bloqueado e aí quando chega na sua casa vc põe o SIM CARD de outra operadora e liga no iTunes, ele vai aparecer uma atualização e aí vai te dar a feliz notícia que seu iPhone foi desbloqueado.

      Evita pagar por isso, não vale a pena. Eu prefiro usar o BlackSn0w do que pagar pra deixar mais rico esse povo mercenário #prontofalei.
      Espero ter ajudado 🙂

      • Valeu mesmo Leo. Brigadão pela resposta.
        Eu queria mesmo saber qual o valor deste desbloqueio.
        Não tive boas experiências com o desbloqueio ‘não oficial’) Não desbloqueei para jogos e apps piratas, pois sou contra isso (piratear programas de .99 dolares é sacanagem né?!?! sou super pão duro mas acho um absurdo) desbloqueei mesmo pra usar programas proibidos na AppStore e poder usar outros chips.
        Já desbloqueei o meu iPhone pelo Blackra1n, e usei o BlackSn0w, duas vezes, mas notei uma queda de desempenho no iPhone, principalmente quando usava apps mais pesados. O Layers e o Autodesk Sketchup (os APPs que eu mais uso junto ao iFitness) ficaram superpesados (sim, eu reiniciava o iPhone) então eu restaurei o iPhone e o desempenho melhorou, depois de um tempo tornei a desbloquear, o mesmo problema de desempenho (desinstalando aqueles programas que rodam em blackground tipo o SBSettings ou Boss prefs melhorava um pouco) e um dia o iPhone ficava mostrando aquela estrelinha de carregando no meio da tela durante um tempo e desligava, isso toda vez que eu ligava e passavam-se alguns minutos, restaurei (dessa vez utilizando o backup do iTunes) e o problema continuava. Desde então só uso bloqueado, mas as tarifas da TIM são absurdas (principalmente pra dados) além de não ter 3D aqui na minha cidade (tem em algum outro lugar?) queria ser livre de vez desse monstro azul (a TIM), mas oficialmente livre, e voltar pra OI (minha operadora desde o meu primeiro celular)

  • André

    iLex, estou lendo a nova Veja e tem uma referência ao possível lançamento do tablet da Apple para o final do mês tbm!

  • André

    Ah, para os q estiverem interessados eh uma matéria sobre tablets na pág. 70! Outra coisa, excelente esse post, tomara que se concretize para a proxima geraçao de iphones!

  • André

    Prova de que mais 1 brasileiro começou a pensar. Bom, é um começo. De 1 em 1 nós chegaremos lá!

  • Julio

    Eu fiz o desbloqueio d graça na Vivo, coisa mais simples do mundo, no sistema da Vivo tem uma aba iPhone, o atendente clica lá e coloca o IMEI do aparelho! Vc chega em casa coloca outro chip e sincroniza….
    Prontoo

  • JanjaBoy

    Não quero desbloqueado, quero com JB!! 🙂

  • Bruno

    Aqui na PB desbloqueei o meu iPhone na Claro sem nenhum onus e sem trabalho, parece q td eh feito online, a moca nem tocou no meu aparelho…

  • Bruno

    Hummmm interessante … Vamos esperar pelos novos capítulos 🙂

  • Chipaz

    O meu 3G e depois o 3GS foram desbloqueados pela vivo ao meu pedido antes mesmo da primeira ligação, sai da loja com o pedido de desbloqueio feito, qnd conectei no iTunes pela primeira vez já desbloqueado. Não to entendendo pq tem gente que diz que est sendo cobrada.

  • George Nunes

    Aqui em Manaus, comprei meu iphone pós-pago na TIM e a atendente falou que se seu quisesse desbloquear ia ter que pagar uma taxa, ou então esperar 1 ano (tempo do contrato) para poder desbloquear de graça :S

    • Hemerson

      Aqui também está da mesma maneira com um Claro Pré-Pago em Belo Horizonte, MG

  • Jeoman

    Também pode acontecer de NAO lançar no Brasil.

  • Alex iPilot

    O meu 3G a TIM RJ desbloqueou sem que eu pedisse, pagasse ou sequer soubesse… Só descobri quando fui pedir o desbloqueio e me responderam que já havia sido feito antes…

    OT 1: a exibição dos comentários voltou a funcionar no iPhone;

    OT 2: não tem mesmo como dar o comando “desfazer” em copiar e colar? Faz falta.

    • Claro que tem. Basta sacudir o aparelho. 😉

  • Quanto desta vez? 3 mil reais?

  • neto

    a TIM nem iPhone tem. Tentei adiquirir um semana passada e não tinha, isso pelo atendimento on-line. Imagina nas lojas.

    • George Nunes

      3GS realmente ainda não vi, mas 3G sobra nas prateleiras aqui da TIM de Manaus

  • O pessoal vê isso como algo maravilhoso..

    Estou muito feliz com o jeito que eu faço pra pegar os meus iPhones novos.

    Por exemplo, na minnha troca do 3G para o 3GS, eu vendi meu 3G por R$1400,00 no ML e peguei o 3GS 32GB na Vivo no primeiro dia de venda por R$1100,00 no meu plano da Vivo.

    Agora, vou fazer o mesmo com o meu 3GS para trocar pelo iPhone 4G… O preço de mercado do 3GS 32GB no ML é de mais ou menos R$2300,00… Vou vendê-lo mais tarde e compro o 4G na Vivo e ainda ganho em cima disso..

    Desbloqueio ele no ato da compra, então isso não me interessa muito não.

  • Leônidas

    Esta semana fui com minha namorada comprar um celular na vivo…o atendente na hora ofereceu o desbloqueio sem custo…aproveitei e pedi pra desbloquear meu iPhone, o que foi feito na hora e sem custo algum.
    Mas isto na loja da própria vivo, a central.
    Em uma credenciada o cidadão me disse custar 100 lulas pra desbloquear.
    Portanto, acredito que as informações desencontradas e as eventuais cobranças pelo desbloqueio seja na verdade pitaretagem das lojas credenciadas e não da operadora em si.

  • Daniel Taiguara

    Tomara que a tal lei seja aprovada e que as operadora não cobrem ainda mais caro pelos aparelhos !

  • Tulio Irie

    Pessoal, estou com uma dúvida.

    Hoje entrei no site da Vivo Online e tinha uma opção de desbloqueio do telefone. Digiteio o IMEI e escolhi a marca/modelo do aparelho (um iPhone 3GS 32GB) e apareceu a mensagem de que a Vivo havia enviado o desbloqueio para a Apple, bastando que eu conectasse o aparelho no computador, via cabo USB. Fiz isso, mas não vi nada de diferente quando liguei o iPhone no computador. Ele simplesmente abriu o iTunes e sincronizou o mesmo, da mesma forma como acontece das outras vezes.

    Queria saber se tem algum jeito de saber (pelo aparelho ou pelo iTunes) se o iPhone foi mesmo desbloqueado. Como faço isso?

    Não queria ter que pegar um chip de outra operadora pra testar no iPhone.

    Abraços e obrigado,
    Túlio

  • Maurício Cardoso

    Comprei meu Iphone4 um dia após o lançamento no Brasil, na TIM e desbloqueado. Apenas levei um chip que poderia ser cancelado imediatamente. Em seguida fiz um plano pós pago na VIVO. Sem problemas…